VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH"

Transcrição

1 VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH

2 BIOGRAFIA

3 Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em , aos 37 anos, devido a tuberculose. Graduação em Direito (Universidade de Moscou). Aluno de alguns cursos de história, filosofia e medicina. Tese de mestrado um estudo do Hamlet de Shakespeare, que deu origem ao livro Psicologia da arte Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa.

4 Fez diversos estudos sobre o comportamento humano, sendo junto com Luria e Leontiev (seus colaboradores mais próximos) procurava construir uma nova psicologia. Em 10 anos, Vygotsky passou como um raio pela teoria, pela prática e por instituições oficiais. Produziu cerca de 200 trabalhos de Psicologia e 100 sobre arte e literatura. Dois anos após sua morte suas obras foram proibidas durante 20 anos pela ditadura de Stálin... Obras em português: Formação Social da Mente. Pensamento e Linguagem.

5 CONCEITOS FUNDAMENTAIS

6 O foco de suas preocupações Foi o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana como resultado de um processo sócio histórico.

7 Idéias centrais 1. O funcionamento psicológico está baseado nas relações sociais entre o indivíduo e o meio num processo histórico: As características humanas não estão presente desde o nascimento do indivíduo, nem são mero resultados das pressões do meio externo. Elas resultam da interação dialética do homem e o seu meio sócio-cultural. Quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio comportamento, essa mesma modificação vai influenciar seu comportamento futuro.

8 Idéias centrais 1. As funções psicológicas superiores têm um suporte biológico: o cérebro é visto como órgão principal da atividade mental. Mas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.

9 Idéias centrais Vygotsky define dois tipos de funções psicológicas: As Funções Elementares que são total e diretamente determinadas pela estimulação ambiental, estão reguladas por processos biológicos. As Funções Psicológicas Superiores, que são o resultado da estimulação auto-gerada (criação e uso de estímulos artificiais, ou seja signos), dentro de um contexto sóciocultural. Possuem quatro características que as diferenciam das funções elementares, elas são: constituídas no contexto social voluntárias intencionais mediatizadas.

10 Idéias centrais 3. A relação homem-meio é uma relação mediada por sistemas simbólicos São os instrumentos técnicos e os signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo. A linguagem é um signo mediador por excelência.

11 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

12 Processo de internalização Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo, passando a ser executados em um plano interno.

13 Nível de Desenvolvimento Real Referente as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina. Indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram. Representa as funções já amadurecidas. Exemplos: andar de bicicleta, cortar com tesoura, dominar o teclado.

14 Nível de Desenvolvimento Potencial Referente aquilo que a criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa (adulto ou outra criança). Para Vygotsky, esse nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que ela consegue fazer sozinha. Exemplo: uma criança de 5 anos montando um quebra cabeça com ajuda de um irmão mais velho.

15 Zona de Desenvolvimento Proximal ZDP Vygotsky define a Zona de Desenvolvimento Proximal como a diferença entre o que o sujeito consegue fazer individualmente e aquilo que consegue realizar com a mediação social.

16 Exemplo Exemplo 1: Considere duas crianças A e B com 10 anos de idade cronológica e 8 anos em termos de desenvolvimento mental. Pergunta: Ambas têm a mesma idade mental? Resposta: Sim. A e B conseguem resolver, sozinhas, problemas até o nível de 8 anos de idade.

17 Exemplo Exemplo 2: É proposto às duas crianças problemas em outros níveis com auxílio do professor. OBSERVA-SE QUE: Criança A resolve problemas até o nível de 12 anos. Criança B resolve problemas até o nível de 9 anos. Pergunta: Teriam essas crianças a mesma idade mental? Resposta: Não. Conclusão: Apresentam a mesma idade mental do ponto de vista dos ciclos já completados, mas dinâmica de desenvolvimento diferentes. Essa diferença entre 12 e 8 ou 9 e 8 é chamada por Vygotsky de zona de desenvolvimento proximal.

18 PENSAMENTO E LINGUAGEM

19 Interrelação A função inicial da linguagem é comunicativa. Posteriormente, a linguagem combina a função comunicativa com a de organizar o pensamento. O desenvolvimento da fala e do pensamento não são processos paralelos e que existem pontos de conexão entre ambos, transformando a fala em racional e o pensamento em verbal.

20 Linguagem: capacidade humana O pensamento, construído a partir da habilidade de transformar vivências em signos, nos permite evocar aquilo que não se encontra presente, ou seja, podemos representar mentalmente objetos, situações. Esta é uma capacidade tipicamente humana, que nos diferencia dos outros animais.

21 Função mediadora da linguagem A linguagem carrega em si os conceitos elaborados pela cultura e, ao mesmo tempo, é o meio para transmissão dessa cultura, daí sua importância. A linguagem é a mediadora entre a pessoa e o mundo. É o meio pelo qual o indivíduo se relaciona com o mundo exterior e, ao mesmo tempo, com seu próprio mundo. O significado da palavra é a chave para a compreensão da relação entre pensamento e linguagem e, como conseqüência, da constituição da consciência e da subjetividade. O autor destaca o valor fundamental da palavra como forma mais pura de interação social.

22 Relação dinâmica O pensamento e palavra são processos com origens distintas, mas que estabelecem entre si uma relação contínua e sistemática que se modifica ao longo do desenvolvimento humano. A relação vai se modificando à medida que a criança cresce: os significados das palavras são formações dinâmicas, que se modificam e evoluem à medida que a criança se desenvolve, de acordo com as várias formas pelas quais o pensamento funciona.

23 Desenvolvimento Quando o bebê nasce, seu pensamento evolui, inicialmente, sem a linguagem. Nos primeiros meses de vida, a criança possui um pensamento pré-lingüístico uma linguagem pré-intelectual. Por volta dos dois anos, as curvas do pensamento prélingüístico e da linguagem pré-intelectual se encontram e se unem, iniciando um novo tipo de organização do pensamento e da linguagem. O pensamento torna-se verbal e a fala, racional. A criança descobre, ainda que difusamente, que cada coisa tem seu nome. A fala começa a servir ao intelecto e os pensamentos começam a ser verbalizados.

24 Fala egocêntrica Representa uma passagem da atividade social da criança (interpsíquica) para sua atividade mais individualizada (intrapsíquica) e não desaparece, mas transforma-se em fala interior. É um meio que a criança utiliza para organizar sua atividade, uma vez que ainda não desenvolveu a capacidade de pensamento abstrato.

25 Fala interior À medida que desenvolve a capacidade de pensar as palavras, a criança deixa de ter a necessidade de pronunciá-las para si mesma. Na fala interior, o sentido das palavras é o que predomina: uma mesma palavra pode ter vários sentidos, dependendo do contexto em que ela é pronunciada.

26 Fala interior Para Vygotsky, a nomeação das coisas do mundo é o grande salto de qualidade que a criança dá na direção da linguagem humana. Isso porque: a nomeação exige uma representação, uma significação, uma imagem mental para os objetos do mundo (referentes); a nomeação exige, ao mesmo tempo, que se saiba o nome do objeto do mundo (significante)

27 Fala interior Os sentidos produzidos na relação entre pensamento e linguagem possibilitarão ao indivíduo compreender o mundo e as relações que vivencia, assim como os papéis que desempenha nestas relações. As palavras pronunciadas podem adquirir significados de acordo com nossa interpretação. Entretanto, tais interpretações dependem, por sua vez, de nossas experiências, adquiridas nas relações que estabelecemos com os outros.

28 Fala interior Por isso, quando a criança fala para si mesma em sua fala interior, reproduzindo, em princípio, os padrões de relação significativa com os outros, está construindo sua consciência e constituindose enquanto sujeito. Esse processo é possível no momento em que as relações interpessoais são transformadas em intrapessoais, permitindo assim a construção mais delicada da sociedade, que é a consciência humana.

29 Conclusão Quanto mais ricas e diversificadas forem as experiências vividas pela criança, maiores serão suas possibilidades de compreender o mundo e se expressar sobre ele.

30

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY VYGOTSKY AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NÃO ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO, NEM SÃO

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS 611 AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Amanda Rodrigues TAVARES Anyelle Vasconcelos REZENDE Fabiane Alves do VALE Marlene Barbosa de Freitas REIS

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos SOCIOGÊNESE: estuda as interações sociais como sendo as raízes das funções mentais superiores, que só passam a existir no indivíduo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Resumo do livro Bacabal 2011 A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY

Leia mais

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY 1. APRENDIZAGEM HUMANA NÃO PODE SER COMPREENDIDA INDEPENDENTE DAS FORÇAS HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE INFLUENCIAM OS INDIVÍDUOS** 2. PAPEL CRÍTICO DA LINGUAGEM 3. IMPORTÂNCIA

Leia mais

+ Vygotsky ( )

+ Vygotsky ( ) + Vigotsky + Vygotsky (1896 1935) n Filosofia n Materialismo dialético marxista: n é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres

Leia mais

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I Lev Semyonovitch Vygotsky 4 - Vygotsky Estágio Curricular Supervisionado em Física I nasceu na Rússia em 1896 formou-se em Direito e Medicina e foi professor de Literatura e Psicologia grande produção

Leia mais

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY Enquanto: As teorias do condicionamento reduzem o indivíduo às determinações dos objetos; A teoria da Gestalt reduz as possibilidades de conhecimento às estruturas pré-formadas.

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY 2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY O construtivismo é um movimento que se consolidou no início do século XX e tem suas raízes na filosofia. Os construtivistas de maior relevância são Piaget,

Leia mais

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Pensadores da Educação Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Para Vygotsky, é o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos Rodrigo Ratier Camila Monroe Voz do pensamento

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Essa abordagem propõe que se trabalhe com os indicadores de desenvolvimento proximal, que revelariam os

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Para J. Piaget, a aprendizagem é a alavanca dentro da reflexão construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem e tais conceitos

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA Disciplina: Desenvolvimento Psicológico III Profª Ms. Luciene Blumer Pois nisto de criação literária cumpre não esquecer guardada a infinita distância que o mundo também

Leia mais

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático. 1 LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mara Cristina de Sylvio 1 Sandra Valéria Limonta 2 Pôster GT Didática, Práticas de Ensino

Leia mais

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: - Editora:

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição:  - Editora: CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA ESPÍRITA VYGOTSKY IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: www.ide.org.br - Editora: www.ideeditora.com.br Lev Vygotsky Lev Semionovitch Vygotsky (Lev Semënovi

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES 419 de 664 A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES Simone Neri da Siva (UESB) 127 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB) 128 RESUMO Este trabalho objetiva investigar

Leia mais

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Fernando Haddad SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. Os conceitos científicos são formais, organizados, sistematizados, testados pelos meios

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

Direito Educacional e Ética. Aula 4

Direito Educacional e Ética. Aula 4 Direito Educacional e Ética Aula 4 Revisando: o pensamento de Piaget Em relação à moral: dupla perspectiva - Pesquisando a experiência moral e estudando o pensamento moral teórico; Por ser psicólogo, alertou

Leia mais

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Ibaiti 2006 MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação,

Leia mais

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima

Leia mais

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Roberta Pires Corrêa; Lucas Higino de Morais Universidade Federal Fluminense; Universidade

Leia mais

OS SENTIDOS DA LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PRODUÇÃO SOCIAL

OS SENTIDOS DA LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PRODUÇÃO SOCIAL OS SENTIDOS DA LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PRODUÇÃO SOCIAL Deuvane Oliveira Ocanha RESUMO: a temática aborda questões que norteiam os sentidos da linguagem, alfabetização e do letramento

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 Eliezer Pereira Cavalheiro Licenciado Pleno em Ciências

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

II SEMINÁRIO DO PPIFOR

II SEMINÁRIO DO PPIFOR INTERFACES ENTRE A MANIFESTAÇÃO DA LINGUAGEM, O CONCEITO DA SUBTRAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Nilza Marcia Mulatti Silva Fátima Aparecida de Souza Francioli

Leia mais

APRENDIZAGEM ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS Autor: Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres*

APRENDIZAGEM ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS Autor: Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres* APRENDIZAGEM ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS Autor: Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres* Institución: Universidade de São Paulo (Brasil) E-mail: acpaeslemetorres@hotmail.com Resumen: O presente

Leia mais

PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA Unidade I PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA Profa. Mônica Cintrão Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e sua abordagem social do desenvolvimento e da aprendizagem.

Leia mais

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente AUGUSTA PADILHA(UNINGÁ)¹ MARTA SILENE FERREIRA BARROS(G-UNINGÁ) 2 RESUMO Este artigo é resultado

Leia mais

2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II

2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II 2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II 2.2.5 Pensamento e Linguagem Para descobrir a relação entre pensamento e linguagem, Vygotsky teve como ponto de partida os estágios

Leia mais

FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.

FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. Capítulo 4 - Implicações pedagógicas das teorias de Vygotsky e Bakhtin: conversas ao longo

Leia mais

História da Educação. Fernando Santiago dos Santos (13)

História da Educação. Fernando Santiago dos Santos  (13) História da Educação Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 Aula 6 A educação como processo social Grandes pensadores do século XX: Vygotsky

Leia mais

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica:

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Para iniciar uma proposta de atividades para a área de conhecimento linguagem na perspectiva histórico-cultural vale ressaltar a importância

Leia mais

O desenvolvimento do indivíduo

O desenvolvimento do indivíduo O desenvolvimento do indivíduo Rosane Trapaga Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia Sistêmica e Cognitivo-Comportamental Mestra em psicologia clínica com ênfase na infância e adolescência Doutora

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA O QUE É NECESSÁRIO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA? - Desconstruir. - Compreender que existem estruturas neuronais que podem ser estimuladas para esta aquisição. - Compreender

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO 75 VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO OLIVEIRA, Cláudia da Cunha Monte SILVA, Eliane Campos da Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Espírito Santo Resumo: Este artigo discute alguns conceitos

Leia mais

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Roberta Pires Corrêa; Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira Universidade Federal Fluminense;

Leia mais

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia Suely Amaral Mello Concepção de educação Quem é o ser humano? Concepção naturalizante: o ser humano é biológico, o social é importante,

Leia mais

A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Aline Hikari Ynoue (PIBIC/CNPq/UEM), Adriana de Fátima Franco (Orientadora), Silvana Calvo Tuleski (Co-orientadora), e-mail: ynoue.aline@gmail.com. Universidade Estadual de Maringá / Centro de Ciências

Leia mais

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES 241 A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES Gislene de FREITAS GT3 Formação de Professores Resumo: Texto de revisão teórica embasado no referencial teórico dos autores

Leia mais

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) A profissão docente, embora pouco prestigiada na sociedade brasileira, é muito importante, pois ser professor significa, entre outros aspectos,

Leia mais

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA Resumo Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Faculdade de Educação/USP marciaborin@unioeste.br,marciaborin@usp.br

Leia mais

20º Congresso de Iniciação Científica INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE MEDIAÇÃO E AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

20º Congresso de Iniciação Científica INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE MEDIAÇÃO E AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 20º Congresso de Iniciação Científica INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE MEDIAÇÃO E AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Autor(es) CRISTINA ALVES CRUZ ORTEGA Orientador(es) LEDA RODRIGUES

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: UMA DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Leandro Carmo Souza Silvana Calvo Tuleski A apropriação da linguagem escrita constitui-se como elemento

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos RESENHA Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos Maria Teresinha Leite Sene Araújo Universidade de Uberaba (UNIUBE), mteresinhasene@hotmail.com Lílian Araújo Ferreira

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Marcela Francis Costa Lima; Márcia Denise Pletsch Universidade

Leia mais

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização.

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Ivonete Benedet Fernandes Coan UNIPLAC Agência Financiadora: Prefeitura Municipal de Lages (SC) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

A RETENÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DO EDUCADOR NUMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA

A RETENÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DO EDUCADOR NUMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA A RETENÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DO EDUCADOR NUMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins UPF RESUMO - Este ensaio tem por objetivo analisar a problemática da retenção escolar e o

Leia mais

A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO.

A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO. A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO. Kelly Aparecida de Lima Cardoso (1) ; Luís Sérgio Sardinha (2) (1) Estudante; Curso de Graduação de Bacharelado em Psicologia; Braz Cubas UBC

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS BASES ONTOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE VYGOTSKY: UMA LEITURA MARXISTA DO AUTOR

CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS BASES ONTOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE VYGOTSKY: UMA LEITURA MARXISTA DO AUTOR CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS BASES ONTOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE VYGOTSKY: UMA LEITURA MARXISTA DO Maria Teresa Buonomo de Pinho * AUTOR Eixo temático: 3. Educação, Trabalho e Juventude Resumo O objetivo é

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO KAULFUSS, Marco Aurélio Docente da faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva RESUMO O presente trabalho de revisão teve por objetivo um levantamento

Leia mais

VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA Adriane Guimarães de Siqueira Lemos RESUMO O objetivo aqui é entender os desdobramentos do

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

ASPECTOS BASILARES DO INTERACIONISMO SOCIODIS- CURSIVO: CONCEITOS VYGOTSKYANOS REVISITADOS

ASPECTOS BASILARES DO INTERACIONISMO SOCIODIS- CURSIVO: CONCEITOS VYGOTSKYANOS REVISITADOS ASPECTOS BASILARES DO INTERACIONISMO SOCIODIS- CURSIVO: CONCEITOS VYGOTSKYANOS REVISITADOS Marcia Cristina Correa 1 Karoline Rodrigues de Melo 2 Vanessa Bianchi Gatto 3 ABSTRACT: In this paper, we will

Leia mais

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa)

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA INFÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA INFÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA INFÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PELEGRINI,Caroline Silva 1 ANDRADE, Lizbeth Oliveira de 2 1 RESUMO Este trabalho é parte dos estudos desenvolvidos

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição A Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Teoria da Atividade. Formação por etapas das ações mentais. Direção

Leia mais

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia Campos Cardozo (UFRRJ) Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ) Thatiana do Santos Nascimento Imenes (UFRRJ) RESUMO

Leia mais

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA GIARETTON, Francielly Lamboia 1 (UNIOESTE) SZYMANSKI, Maria Lidia Sica 2 (Orientadora/UNIOESTE) Este texto compõe parte do projeto de pesquisa do Curso de Mestrado

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - As principais teorias da aprendizagem; - Os principais autores das teorias da aprendizagem; - As concepções sobre o desenvolvimento

Leia mais

PENSAMENTO, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA VIGOTSKIANA E A FORMAÇÃO DOCENTE

PENSAMENTO, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA VIGOTSKIANA E A FORMAÇÃO DOCENTE PENSAMENTO, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA VIGOTSKIANA E A FORMAÇÃO DOCENTE Resumo SILVA, Andréia Kelly Araújo da 1 - UFRN / SME(Natal) / SEEC(RN) Grupo de Trabalho - Formação de Professores

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

TÍTULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

TÍTULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS TÍTULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ?

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? Princípio: As ações pedagógicas no agrupamento de 2 anos, se estrutura na atividade objetal manipulatória, que no segundo ano

Leia mais

Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar

Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar Celso Antunes Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar D I c o l e ç ã o D Á T I C A Copyright Paulus 2013 Direção editorial Claudiano Avelino

Leia mais

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora Por Renata Taborda Atualmente a ciência da leitura vem nos fornecendo informações preciosas sobre como aprendemos a ler e escrever.

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

A TEORIA VYGOTSKYANA DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO

A TEORIA VYGOTSKYANA DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO A TEORIA VYGOTSKYANA DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO Carmen Denize Souto Maior Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA) cdenize.soutomaior@gmail.com José de

Leia mais

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DE EQUAÇÕES DO 1ºGRAU

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DE EQUAÇÕES DO 1ºGRAU ANÁLISE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DE EQUAÇÕES DO 1ºGRAU Adriana Regina da Rocha Chirone Universidade Federal de Roraima, Brasil a_chirone@hotmail.com Jeneffer Araújo de

Leia mais

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA JOÃO ZANARDINI UNIOESTE - CASCAVEL PEDAGOGIA POR QUÊ UMA PREOCUPAÇÃO COM A PEDAGOGIA?

Leia mais

COTIDIANO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY AO ENSINO DE GEOGRAFIA

COTIDIANO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY AO ENSINO DE GEOGRAFIA COTIDIANO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY AO ENSINO DE GEOGRAFIA LANA DE SOUZA CAVALCANTI * RESUMO: Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY MARIA ESTER MORITZ PSICOLINGUÍSTICA Conhecer as origens, o objeto de estudo

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA As peculariedades do pensamento e da lógica das crianças despertaram o interesse de Jean Piaget. Ao agir sobre o meio o indivíduo incorpora a si mesmo elementos que pertencem

Leia mais