2018
Seja bem-vindo! Obrigado pela sua presença. DESGUSTAÇÃO DE VINHOS & QUEIJOS Todos os anos o Spasso Sabores realiza a Degustação de Vinhos & Queijos. São itens especiais para que você aproveite o melhor de nossas opções de vinhos, queijos e afins e faça a combinação ideal para desfrutar da estação mais charmosa do ano. Nesse espaço, disponibilizaremos dicas e curiosidades para que você possa fazer da degustação de um bom vinho um momento ainda mais prazeroso. EXCELENTE COMBINAÇÃO A origem dos itens que compõem essa dupla é uma longa e controversa história. Já a degustação é uma perfeita simbiose onde um completa o outro. O queijo possui uma variedade de sabores e formatos, sendo classificado como fresco ou maturado. Os queijos frescos são aqueles que já estão prontos para o consumo logo após a fabricação. Os queijos maturados são aqueles que sofreram trocas físicas e bioquímicas, processos responsáveis que dão a característica do alimento. O vinho é o brinde perfeito para essa união. Uma charmosa bebida cheia de peculiaridades e sabores, que conquistou o mundo sendo produzida em muitos países. O vinho é tradicionalmente classificado em três aspectos, são eles: tinto, branco e rosado (rosé ou clarete). Além do processo de fabricação, o vinho também está diretamente ligado à temperatura e à forma de armazenamento. Um mesmo vinho servido em temperaturas diferentes pode apresentar características degustativas diversas. Você sabia? A adega é o espaço onde o vinho é armazenado, seja ele em garrafas, barris ou em barricas. As garrafas sempre devem ser dispostas deitadas, pois dessa forma a rolha não resseca, processo que pode levar a deterioração e consequentemente causar alterações prejudiciais ao vinho. Para produzir uma garrafa padrão de vinho de 750ml, são necessárias aproximadamente 600 uvas. A dupla pode ser uma excelente combinação para o jantar, um almoço ou uma reunião, mas é preciso saber harmonizar dois produtos tão marcantes. A primeira regra básica é descobrir e se divertir. Não existe uma dica absoluta na combinação, mas alguns detalhes aumentam a possibilidade de você ter uma combinação mais agradável. Os queijos mais duros, como o parmesão, combinam bem com vinhos tânicos, caracterizados por pegar na boca ou travar a boca. Os queijos mais cremosos e suaves exigem maior acidez dos vinhos. Os vinhos brancos entram na lista dos queijos sem casca e frescos.
Espumante Dolce Sandi Base Moscato Código: 24583 Guarda Barrica Prêmios Itália Veneto Villa Sandi Um mix de uvas aromáticas, com a predominância da Moscato bianco e Moscato giallo. 18 a 20º C Deve ser consumido em sua juventude. Flans de frutas secas, pastéis de nata e mil folhas de creme. É um vinho festivo que vai bem com a tradicional Pomba Páscal italiana ou com o Panetone de natal. Álcool 12% - PH 3,4 Acidez Total 5,3 gll d H2S O4 Açucares Residuais 3,6gl Sem estágios em barricas. Uvas inteiras são colocadas na prensa pneumática para uma prensagem suave e o mosto resultante, após uma primeira passagem, é colocado em tanques de fermentação com temperatura controlada onde permanece até que seja usado para a produção do vinho espumante. Na fermentação secundária o mosto adicionado das culturas de levedura selecionadas pela Villa Sandi é colocado em recipientes onde a fermentação ocorre a uma temperatura controlada de 15-16 C para aumentar todas as fragrâncias aromáticas da colheita. Ao chegar ao teor de álcool e açúcar necessários a fermentação é interrompida pela refrigeração. Após um curto período de sedimentação o vinho está pronto para ser engarrafado. Amarelo palha brilhante e perlage persistente e delicado. Intensamente frutado e aromático no nariz com um toque de frutas exóticas e flores de laranja. Macio e redond na boca com um persistente e agradável sabor frutado.
Vinho Tinto Primitivo Puglia IGT Duca della Rocca Barrica Itállia Províncias de Taranto e Brindisi na região da Apulia Contri Spumanti S.p.A 2015 100% Primitivo 18º-22 C Perfeito com aperitivos, sopa de vegetais, carne vermelha e queijo fresco. Álcool 13% - PH. 4 a 6 meses Uvas colhidas à mão, vinificação tradicional de vinho tinto com a maceração das peles para melhorar a cor e o aroma. Depois, segue para afinamento em carvalho de 4 a 6 meses até o engarrafamento. A fermentação é feita em tanques de aço com temperatura controlada. De coloração vermelho profundo com tons de roxo, seu aroma frutado é delicioso com notas claras de frutas maduras e cerejas. No paladar, o vinho é seco, bem equilibrado, de boa estrutura com taninos suaves e um suave paladar de cerejas no final. É um vinho agradável, pronto para beber e pode ser consumido em todas as estações. Código: 24576
Sangiovese IGT Toscana Caparzo Código: 12709 Código: 25581 Guarda Itália Toscana Caparzo 2015 Sangiovese, Merlot, Petiti, Verdot, Alicante 16-18º C 3 anos Assados grelhados, queijos e massas Álcool 13-13,5 % Acidez : 5-6 % Vinificações feitas separadamente com macerações de 15 dias a 28ºC - 15% da Sangiovese produzia em Montalcino passar por maceração a frio a 8ºC durante 48 horas para extrair aromas primários, seguida de uma fermentação de 7 dias a 25ºC, a qual é então interrompida para obter um conteúdo mais elevado de açucar residual no mosto final. De cor rubi intenso com reflexos violáceos. Aroma intenso, frutado e picante com amoras maduras, morangos silvestres, especiarias e baunilha, na boca é cheio com frutado, especiarias persistente e violeta. e suave. No paladar apresenta uma entrada suave, boa estrutura, redondo, com um final agradável e longo.
Vinho Tinto Cotes Du Rhone Petit Legende França Rhône 2016 Père Guillot Syrah, Grenache e Mourvèdre Temperatura de Serviço: 17ºC Acompanha carnes, queijos e massas. Álcool 13,5 % - Ph 3,47 - Acidez Total 6,9g/l Açúcares Totais - 0,7g/l tradicional com controle de temperatura e maceração longa. Tempo de Guarda: 4 anos Código: 19845 A cor é vermelha escuro intenso e brilhante. No nariz notas de frutas escuras marcado por notas de especiarias. O vinho é amplo e consistente. Os taninos são bem macios e aveludados. Este vinho se distingue por sua amplitude e intensidade aromática. Sua elegância, persistência e equilíbrio entre frutas e taninos o tornam em Petite Legende, uma Pequena Lenda.
Estancia Mendoza Bivarietal Cabernet Malbec Argentina Mendoza Bodega Estancia Mendoza 2016 Cabernet Sauvignon 60% e Malbec 40% 16 a 18ºC Com caner cozida ou grelhada e com queijos fortes. Barrica Álcool 12,50% PH 3.4/3.7 - Acidez Total 5,6 g/l Açúcares Totais 2,50 g/l Sem estágio de barricas. Uvas colhidas em março em cestos de 500g. Temperatura da fermentação é controlada entre 28ºC. Código: 12709 Um vinho de cor preta com tons de violeta. Aroma complexo de frutas vermelhas e frutas pretas, com especiarias e violeta. No paladar apresenta uma entrada suave, boa estrutura, redondo, com um final agradável e longo.
Polero Reserva Cabernet Sauvignon Chile Valle do Maipo Viña Indómita 2016 100% Cabernet Sauvignon 17º C Ideal para acompanhar com pratos de carne vermelha, cozidos, milaneza, pernil e massas. Álcool 14,5% - PH 3,56 Açucares Residuais 3,6 gl Barrica Sem estágio em barricas Vinho elaborado com uvas selecionadas, colhidas manualmente de vinhedos próprios do Valle do Maipo. Fermentação alcoólica tradicional em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. Vinho frutado, fresco e ao mesmo tempo possui uma Código: 21502 complexidade interessante. Coloração vermelho escuro brilhante. Seu aroma lembra fruta doce. Na boca tem textura firme, volumoso, com tanino redondo e agradável final.
Ficha Técnica Real Lavrador Tinto Guarda Portugal Alentejo Adega Cooperativa de Redondo C.R.L. 2011 100% Castelão 17 a 18º C 2 a 3 anos Carnes vermelhas e queijos. Álcool 12,5% - PH 3,47 Acidez Total 5,8 gll d H2S O4 Açucares Residuais 2,7 g/dm3 Barrica Sem estágios em barricas. Tradicional de curtimenta, com temperatura de fermentação controlada de 30 ºC. Cor granada, aroma de frutos vermelhos, sabor suave e equilibrado. Prêmios Código: 11480
Monte da Peceguina Tinto Portugal Alentejo / Albernôa Herdade da Malhadinha Nova 2015 Touriga Nacional - Syrah - Aragonez - Alicante Bouschet - Cabernet Sauvignon 16-18ºC Barrica Acompanha pratos de carne vermelha, pastas, cozinha Portuguesa; Queijos e enchidos. Álcool 14,5% - PH 3,68 Acidez Total 5,8 g/l Açúcares Totais 1,8 g/l Estágio parcial de 9 meses em barricas de carvalho francês. Uvas colhidas manualmente em solo xistoso e criteriosamente seleccionadas na mesa de escolha. A fermentação ocorreu em lagar a temperatura controlada com várias pisas durante todo o processo e também em cubas tronco-cónicas. Código: 12701 Conjunto dominado pela fruta que se mostra bem madura, suculenta, cheia de energia e com muito frescor. Bonita complexidade com envolvimento floral, ligeiro aconchego da madeira que se esbate num conjunto bem estruturado e marcado no fundo por suaves notas de especiaria e vegetal.
dos queijos Queijo Gorgonzola Scala Descoberto por acaso há mais de 10 séculos na cidade de Gorgonzola na Itália, o queijo Gorgonzola é um dos mais apreciados e requintados do mundo. Se destacou na culinária por complementar e sofisticar receitas saborosas. O Gorgonzola Scala tem uma massa cremosa, sabor pronunciado e aroma intenso. Queijo Parmezão Scala 6 meses de Maturação O Parmesão Scala já se impôs no mercado, em virtude de sua qualidade. É maturado por mais de 6 meses em câmaras aclimatadas com a assistência ininterrupta de queijeiros atentos e dedicados. Revela após esse primeiro período um sabor franco e ligeiramente picante, que o torna um excelente complemento para os mais sofisticados pratos culinários. Queijo Paysan Breton Le Brie O queijo Brie 60% é um dos queijos mais apreciados, conhecido como o Rei dos Queijos. Originário do norte da França, este queijo de massa mole, de crosta fina de mofo branco, possui textura diferenciada que faz com que o queijo derreta na boca e proporcione um sabor único. Combina perfeitamente com geleias e um bom vinho branco seco ou tintos leves. Encontro Amigos
Obrigado pela sua presença Rua Gáspere, 1333 Bairro Cruzeiro do Sul Jaguariúna-SP Fone: (19) 3867 6999 Avenida Invernada, 854 Parque Nova Suiça Valinhos-SP Fone: (19) 3829 5999