1 Objetivos da aula de hoje Saber diferenciar Projeto de Produto. Saber definir o escopo do Projeto. Saber definir o escopo do Produto. Saber construir uma EAP. Escopo do projeto Ideia central (moderna administração de projetos) fornecer um produto singular, também chamado de entregável, para um cliente. Produtos são singulares divididos em: o Subprodutos, elementos ou componentes fornecíveis ou entregáveis. Entregáveis ou subprodutos: No caso do projeto de produzir um novo veículo. O próprio veículo; Novo processo produtivo para fazer o veículo (inclusive o desenvolvimento dos fornecedores); Formação de MO (mão-de-obra); Treinamento dos distribuidores; Sistema de produção e distribuição de peças de reposição; Desenvolvimento do manual do proprietário. Escopo do projeto produto ou conjunto de produtos que o projeto deve entregar a um cliente, patrocinador ou usuário. Produto componente da relação de entregáveis; o Viabilizado pelos demais entregáveis Escopo do produto é parte do escopo do projeto definida pelas características, especificações funcionais e técnicas. Base para a administração da qualidade do projeto. 1 MAXIMIANO (2010) Cap. 3.
Figura 1 O escopo do produto é parte do escopo do projeto. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.1. Administração do escopo do projeto define até onde vai o trabalho. Planejamento Execução; Controle dos produtos (entregáveis) do projeto. Assegura que: Todo o trabalho necessário seja realizado; Não haja desperdício de recursos. 1) NECESSIDADE Qual a necessidade do projeto (encomenda, problemas, ideias, oportunidades)? Esclarecimentos definem produto e demais entregáveis do projeto. Exemplos: 1) Para resolver problemas de competitividade e poluição dos motores atuais, é necessário desenvolver novos motores; o Para resolver os problemas... = objetivo ou justificativa do projeto; o Novos motores = produto do projeto. Pode ser complicado se há muitas partes interessadas: 2) Diversos pontos de vista dependendo da parte interessada: Presidente da empresa objetivo do projeto é melhorar a competitividade da empresa. atender aos interesses dos acionistas;
Gerente financeiro objetivo do projeto é aumentar o faturamento aumentar a linha de produtos significa aumentar o faturamento da empresa; Gerente de marketing objetivo do projeto é diversificar os clientes aumentar vendas e, consequentemente, o faturamento para garantir a sobrevivência da emrpesa. 2) OBJETIVOS OBJETIVO diferente de PRODUTO Hierarquia dos objetivos do projeto Figura 2 Hierarquia dos objetivos do projeto. Fonte: MAXIMINIANO (2010), figura 3.2. O PRODUTO objetivo central Cumpre uma utilidade objetivo imediato o Leva ao objetivo final -> manutenção da instituição. Hierarquia dos objetivos do projeto Objetivo primário produto ou missão do projeto. Ex.: ampliação da linha; Objetivo imediato utilidade do produto para o cliente razão ou propósito do projeto. Ex.: no caso da ampliação da linha
o Visão do presidente melhorar a competitividade; Objetivo final utilidade do objetivo imediato. Ex.: novo produto aumenta a competitividade. PLANEJAMENTO DO ESCOPO Duas etapas: Declaração enunciado sucinto dos produtos a serem fornecidos / não fornecidos pelo projeto; Detalhamento relação minuciosa dos produtos que serão fornecidos ou lista de entregáveis. 1) Declaração de Escopo Enunciado resumido do leque de produtos ou serviços a serem fornecidos ao cliente. Primeiro passo no processo de estabelecer os entregáveis do produto; Pode incluir o não escopo; Foco: i. Projeto com foco tem objetivos precisos; ii. Reduzir ao mínimo a abrangência do resultado esperado. 2) Detalhamento do escopo do projeto Definir o produto principal em partes administráveis; Estrutura Analítica do Projeto (EAP ou WBS Work Breakdown Structure) representação gráfica da divisão do produto em entregáveis menores. Diversas maneiras de desenho da EAP.
Figura 3 Diferentes formatos para representar uma EAP. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.4. Forma comum lista de itens ou peças. Ex.:Motor.
Pacote de trabalho é o menor produto que o projeto entrega (não é uma tarefa); Tarefa são atividades que consomem tempo e recursos. 3) Desenho de uma EAP Exemplo: Maratona entrega de um serviço Você é o/a gerente do projeto MARATONA a ser realizado num domingo de julho em Pindaíba, LJ (Lonjura). Sua responsabilidade primária é entregar a Maratona. O produto Maratona tem três entregáveis principais no 1º nível: a competição, o público e a infraestrutura (pista e outros elementos, tais como: sinalização, arquibancada etc.). com essas informações você pode desenhar uma EAP, com o título e o 1º nível. Detalhar: o O entregável competição no projeto maratona; o O entregável atletas no entregável competição. Obs.: A EAP é uma relação de produtos, não de tarefas ou atividades; Sempre usar um substantivo (não verbos) para nomear os entregáveis.
Figura 4 EAP do projeto MARATONA. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.5. 4) Critérios para montar a EAP Dois são os critérios para montar uma EAP: produto ou fase do Ciclo de Vida (ou processo). Para ilustrar serão mostradas as duas versões para um mesmo projeto: Garagem. EAP por produtos A figura 5 mostra a EAP do Projeto Garagem utilizando o critério de EAP por produtos. Ele está dividido em partes do produto principal.
Figura 5 EAP por produtos. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.7. EAP por fase do projeto também conhecida por PBS (Process Breakdown Structure). A figura 6 mostra o mesmo projeto garagem, porém utilizando a EAP por fase do projeto. Ele está dividido em partes de uma sequência: desenho e construção. Outros processos ou funções poderiam ser acrescentados. Este critério é usado com freqüência em projetos que envolvem construção ou desenvolvimento de produtos. Figura 6 EAP do projeto Garagem pelo critério de fases do projeto. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.9. A figura 7 mostra um exemplo um pouco mais complexo de um projeto envolvendo o projeto de desenvolvimento e implantação de um novo produto em uma organização.
Figura 7 Exemplo de Estrutura Analítica do Projeto. Fonte: MAXIMIANO (2010), figura 3.8.