RUFFINO BRUNELLO DI MONTALCINO GREPPONE MAZZI DOCG Pontuações: TRE BICCHIERI GAMBERO ROSSO Seco Uvas: Sangiovese Grosso Graduação Alcoólica: 14% Temperatura de Serviço: 18º C a 20º C. Melhor se aberto 12 horas antes de servir. Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, massas com trufas e queijos duros como Pecorino. Safra: 2005 Estimativa de Guarda: 30 anos 8001660137053 Graças à sua longevidade quase ilimitada e complexidade de sabor, o Brunello di Montalcino Greppone Mazzi é realmente um vinho especial. A estrela dourada que brilha na etiqueta é um símbolo da posição privilegiada que este vinho tem dentro do portfólio Ruffino - uma verdadeira estrela Sangiovese e orgulho dos enólogos da Ruffino. A fama do grande Brunello Di Montalcino não conhece limites. É o único vinho DOCG da Toscana a ser produzido com 100% Sangiovese. Encanta os amantes do vinho em todo o mundo por sua estrutura encorpada e natureza suave, rústica e elegante. O cultivo de Sangiovese Grosso em um solo de natureza argilo-cálcária, rico em galestro e rocha alberese, o que caracteriza a zona conhecida como "dei Greppi", gera uvas de uma qualidade rara. O resultado é um vinho Sangiovese elegante e harmonioso, caracterizado por taninos nobres, notas quentes, frutado e com sutis sensações picantes. É um vinho perfeito para longo envelhecimento em garrafa. Absolutamente excepcional!
RUFFINO BRUNELLO DI MONTALCINO GREPPONE MAZZI RISERVA DOCG Pontuações: TRE BICCHIERI GAMBERO ROSSO 2011 4 GRAPPOLI "Duemilavini 2010" Safra 2001: 91 - Wine Spectator 92 - Supertrestelle (Super 3 stars) - I Vini di Veronelli 2008 91 - Wine News Seco Uvas: Sangiovese Grosso Graduação Alcoólica: 13.5% Temperatura de Serviço: 18º C a 20º C. Melhor se aberto 12 horas antes de servir. Combinações gastronômicas: Vitela assada com cogumelos portobello, caças, queijos duros como Pecorino. Safra: 2003 Estimativa de Guarda: 30 anos 8001660132058 O Brunello de Montalcino Greppone Mazzi Riserva é um vinho histórico e moderno. É produzido a partir de uma seleção especial de uvas Sangiovese Grosso dos vinhedos da propriedade Greppone Mazzi. Seu estilo evoca a história gloriosa do Brunello di Montalcino. Seu extraordinário potencial de envelhecimento, sua estrutura e complexidade são símbolos da dedicação à qualidade e às mais modernas técnicas de vinificação que sempre caracterizaram a excelência Ruffino. A personalidade do Greppone Mazzi Riserva está na qualidade especial dos vinhedos localizados perto de Castelnuovo dell'abate, ao sul de Montalcino. As uvas produzidas geram um vinho verdadeiramente equilibrado e complexo, frutado e encorpado, suave e elegante. Estrutura e complexidade exigem muita paciência durante o processo de envelhecimento. O Brunello Riserva Greppone Mazzi passa por um longo período de envelhecimento em barris de carvalho grandes, a fim de desenvolver todas as suas características preciosas. O resultado é um vinho tinto impressionante que prima pela elegância, longevidade, riqueza e substância. Um vinho de meditação.
CHIANTI RUFFINO DOCG Pontuações: 88 International Wine Cellar (Safra 2009) 88 Wine & Spirits (Safra 2008) Uvas: 90% Sangiovese, 5% Canaiolo, 5% Trebbiano Toscano e Malvasia Graduação Alcoólica: 12.5% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C. Melhor se aberto 1 hora antes de servir. Combinações gastronômicas: Carnes brancas e vermelhas, aves nobres, massas e queijos. Safra: 2010 Estimativa de Guarda: Deve ser consumido jovem embora se conserve inalterado por 2 a 3 anos. 8001660101757 O CHIANTI RUFFINO tem grande tradição e há mais de um século tem sido uma referência para todas as categorias de Chianti. Para muitos consumidores em todo o mundo, o verdadeiro Chianti é Ruffino. Sua tradicional e refinada garrafa florentina é sua marca registrada. A Ruffino se utiliza da vinificação tradicional da região de Chianti. A fermentação principal dura três semanas e se estende durante sete dias em contato ainda com as cascas. Destinado a ser bebido bastante jovem, também se adapta perfeitamente a um longo período de guarda, uma característica da qual poucos vinhos podem se orgulhar. Notas do Produtor: No aroma, o Chianti Ruffino apresenta um ataque delicado ainda que firme de violetas como é típico dos vinhos Sangiovese. A safra 2010 oferece um frutado elegante e profundo de ameixas que leva a um sabor final levemente picante. Meio encorpado, o Chianti Ruffino é caracterizado por um frescor maravilhoso tornando-o muito agradável e fácil de beber. As sensações frutadas persistentes permanecem na boca por muito tempo.
CHIANTI RUFFINO DOCG Pontuações: 88 International Wine Cellar (Safra 2009) 88 Wine & Spirits (Safra 2008) Uvas: 90% Sangiovese, 5% Canaiolo, 5% Trebbiano Toscano e Malvasia Graduação Alcoólica: 12.5% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C. Melhor se aberto 1 hora antes de servir. Combinações gastronômicas: Carnes brancas e vermelhas, aves nobres, massas e queijos. Safra: 2010 Estimativa de Guarda: Deve ser consumido jovem embora se conserve inalterado por 2 a 3 anos. Conteúdo: 37.5 cl 8001660101733 O CHIANTI RUFFINO tem grande tradição e há mais de um século tem sido uma referência para todas as categorias de Chianti. Para muitos consumidores em todo o mundo, o verdadeiro Chianti é Ruffino. Sua tradicional e refinada garrafa florentina é sua marca registrada. A Ruffino se utiliza da vinificação tradicional da região de Chianti. A fermentação principal dura três semanas e se estende durante sete dias em contato ainda com as cascas. Destinado a ser bebido bastante jovem, também se adapta perfeitamente a um longo período de guarda, uma característica da qual poucos vinhos podem se orgulhar. Notas do Produtor: No aroma, o Chianti Ruffino apresenta um ataque delicado ainda que firme de violetas como é típico dos vinhos Sangiovese. A safra 2010 oferece um frutado elegante e profundo de ameixas que leva a um sabor final levemente picante. Meio encorpado, o Chianti Ruffino é caracterizado por um frescor maravilhoso tornando-o muito agradável e fácil de beber. As sensações frutadas persistentes permanecem na boca por muito tempo.
RUFFINO SANTEDAME CHIANTI CLÁSSICO DOCG Pontuações: 87 Wine Spectator 86 Robert Parker Medalha de Prata - Decanter World Wine Awards 2008 Uvas: Sangiovese Graduação Alcoólica: 13.5% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, lombo de porco assado, berinjela à parmegiana, sopa de ervilha, queijos frescos e semi-temperados. Safra: 2006 Estimativa de Guarda: 8 anos 8001660112753 O Chianti Clássico "Santedame" é produzido apenas com as melhores uvas selecionadas durante a colheita. Seu rótulo mostra um afresco do século XIV da Virgem Maria acompanhada por São João e São Pedro atribuído ao famoso artista florentino Il Ghirlandaio, que se encontra na pequena capela escondida na floresta da propriedade Santedame. É um exemplo de como história, cultura e vinho se encontram em Santedame. Esse vinho de cor vermelho rubi sempre se distinguiu por seu fantástico caráter frutado e aromático que lhe confere um bouquet de frutas vermelhas, violetas, ameixas maduras, café torrado e notas de chocolate que se entrelaçam, conduzindo a um acabamento elegante e refinado. O Santedame Chianti Clássico 2006 é meio-encorpado, suave e macio. Os taninos são aveludados e bem integrados ao núcleo frutado. Em boca, seu sabor é longo e persistente, caracterizado por notas de geléia de cereja.
RUFFINO RISERVA DUCALE ORO CHIANTI CLÁSSICO DOCG Pontuações: 91 Robert Parker 91 Wine Enthusiast 91 Wine News Uvas: Sangiovese Graduação Alcoólica: 13.5% Temperatura de Serviço: 18º C a 20º C. Melhor se aberto 30 minutos antes de servir. Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, feijoada, presunto de Parma e queijos duros como Pecorino. Safra: 2004 Estimativa de Guarda: 12 anos 8001660130054 A alma do Chianti Clássico... O Riserva Ducale Oro, produzido pela primeira vez em 1947, é uma evolução do vinho Riserva Ducale, que nasceu em 1927. É o resultado da busca contínua da verdadeira qualidade e potencial de envelhecimento do Chianti Sangiovese pela Casa Ruffino. Esse vinho extraordinariamente complexo, de estrutura sólida e perfumes elegantes, é envelhecido por longos períodos em Botti, os tradicionais tonéis de envelhecimento toscanos. É um vinho verdadeiramente de ouro. O Riserva Ducale Oro comemorou seu 60º aniversário em 2007. É considerado referência de Chianti Clássico e produzido apenas nas melhores safras. Uma das principais características deste vinho extraordinário é, de fato, a sua longevidade. A safra de 2004 se destaca pelo vermelho rubi profundo e aromas típicos da Toscana, violetas, cerejas e ameixas. Na boca, este vinho é encorpado e equilibrado, com um núcleo frutado e elegante, taninos doces e redondos que levam a um final longo com notas de noz-moscada, ameixas e tabaco doce.
RUFFINO RISERVA DUCALE CHIANTI CLÁSSICO DOCG Pontuações: Medalha de Prata International Wine Challenge 2007 Uvas: Sangiovese Graduação Alcoólica: 13% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, presunto de Parma, massas recheadas, queijos tipo Pecorino. Safra: 2004 Estimativa de Guarda: 10 anos 8001660109777 O Riserva Ducale é uma evolução do "Chianti Ruffino", que tem sido produzido desde o início do século XX. Um dos primeiros e mais importantes admiradores dos vinhos Ruffino foi sem dúvida o Duque d Aosta, que no final do século XIX nomeou o produtor Ruffino como fornecedor de sua casa. A preferência do Duque tornou-se oficial na forma de um Certificado Ducal. Deste evento decorre a origem do nome e da história do Riserva Ducale, um vinho produzido originalmente como Chianti Stravecchio, de acordo com as regras de produção da época, e posteriormente reclassificado como Chianti Clássico DOCG Riserva. Este vinho tinha um estilo inovador. Como principal produtor de vinhos Chianti, Ruffino, de fato, aplicou novos métodos de envelhecimento à casta Sangiovese - métodos que eram, então, reservados aos melhores vinhos franceses e não de uso comum na Itália. Notas do Produtor: A safra 2004 é caracterizada pelo aroma particularmente frutado de cerejas e frutas vermelhas, típico deste vintage. Em boca, o ataque é suave e equilibrado. Seu sabor revela taninos aveludados e muita fruta. O longo envelhecimento em barris de carvalho enriquece o núcleo frutado com notas de cacau e cravo. Seu final é longo e deliciosamente persistente.
RUFFINO RISERVA DUCALE CHIANTI CLÁSSICO DOCG Pontuação: 90 Wine Spectator Uvas: Sangiovese Graduação Alcoólica: 13% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, presunto de Parma, massas recheadas, queijos tipo Pecorino. Safra: 2006 Estimativa de Guarda: 10 anos 8001660109753 O Riserva Ducale é uma evolução do "Chianti Ruffino", que tem sido produzido desde o início do século XX. Um dos primeiros e mais importantes admiradores dos vinhos Ruffino foi sem dúvida o Duque d Aosta, que no final do século XIX nomeou o produtor Ruffino como fornecedor de sua casa. A preferência do Duque tornou-se oficial na forma de um Certificado Ducal. Deste evento decorre a origem do nome e da história do Riserva Ducale, um vinho produzido originalmente como Chianti Stravecchio, de acordo com as regras de produção da época, e posteriormente reclassificado como Chianti Clássico DOCG Riserva. Este vinho tinha um estilo inovador. Como principal produtor de vinhos Chianti, Ruffino, de fato, aplicou novos métodos de envelhecimento à casta Sangiovese - métodos que eram, então, reservados aos melhores vinhos franceses e não de uso comum na Itália. Notas do Produtor: A safra 2006 é caracterizada pela cor rubi intensa e pelo aroma particularmente frutado de cerejas e frutas vermelhas, típico deste vintage. Em boca, o ataque é frutado, suave e equilibrado. Seu sabor revela taninos aveludados e uma sensação agradavelmente picante. O longo envelhecimento em barris de carvalho enriquece o núcleo frutado com notas de cacau e cravo. O retrogosto longo e persistente adiciona notas intrigantes de alecrim e figos.
RUFFINO LODOLA NUOVA VINO NOBILE DE MONTEPULCIANO DOCG Pontuação: 88 Weinwelt Uvas: Prugnolo Gentile (Sangiovese) Graduação Alcoólica: 13% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, caças, massas recheadas, molho bolonhesa, queijos tipo Pecorino. Safra: 2004 Estimativa de Guarda: 10 anos 8001660113750 A qualidade irrefutável das uvas Prugnolo Gentile, nome dado às uvas Sangiovese pelos produtores da região de Montepulciano é sustentada por séculos de história de vinificação. É também um fenômeno moderno, pois só recentemente este vinho conquistou sua posição entre os preferidos pelos apreciadores do mundo. O Vino Nobile di Montepulciano é um dos vinhos mais antigos da Toscana, uma combinação da qualidade Prugnolo Gentile com a natureza extraordinária do território de Montepulciano. Esse vinho nobre de cor rubi profundo é ao mesmo tempo potente e elegante, meio-encorpado, mas surpreendentemente suave. Tem um estilo easy-to-drink ("fácil-de-beber"), onde as notas frutadas típicas da casta Gentile Prugnolo - amoras, cerejas, cassis - formam um bouquet doce e agradável. A doçura da fruta é a principal característica desta variedade cultivada em Montepulciano, onde o clima é muito quente e o solo é árido - condições perfeitas para a maturação das uvas. "Lodola Nuova Nobile di Montepulciano" é produzido a partir de uma minuciosa seleção das melhores uvas. Seu aroma revela notas florais, frutas vermelhas, ameixas maduras e noz-moscada que conferem profundidade e elegância ao bouquet. Notas do Produtor: A safra 2004 apresenta um núcleo frutado elegante, sustentado por taninos suaves, acidez equilibrada e um sabor surpreendentemente longo e encantador de cerejas e café.
RUFFINO MODUS SUPER TOSCANO Pontuação: 91 Wine Spectator Uvas: 50% Sangiovese, 25% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot Graduação Alcoólica: 13.5% Temperatura de Serviço: 17º C a 18º C Combinações gastronômicas: Carnes vermelhas, javali, lingüiças, coq au vin, risotos, queijos tipo gorgonzola. Safra: 2005 Estimativa de Guarda: 12 anos 8001660104758 Modus é um super toscano, fruto da perfeita combinação das uvas Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Esse vinho reflete a maravilhosa complexidade da região da Toscana. Ele combina a estrutura encorpada e aromas típicos de cerejas e frutas vermelhas das uvas Sangiovese à suavidade característica do Merlot e à harmonia do Cabernet Sauvignon, reunindo assim essas três castas em perfeito equilíbrio. Complexo, moderno e refinado, Modus é filho da união da experiência de vinificação secular da Casa Ruffino com o desejo de renovar-se através de novas tecnologias. Sua etiqueta mostra a rosa dos ventos entrelaçada com os elementos que formam a alma de um grande vinho: a videira - o sol - o solo - a vida o tempo - o fruto - a forma - o vinho Seu aroma é persistente, de frutas maduras (cerejas, pequenos frutos vermelhos e pretos, ameixas), com notas de especiarias, tabaco doce e madeira queimada. Notas do Produtor: O Modus 2005 é um vinho de cor rubi intensa, encorpado e muito equilibrado. A impressionante quantidade de taninos sedosos e o caráter amplamente frutado contribuem para a textura rica e a persistência aromática.
RUFFINO ORVIETO CLÁSSICO DOC Tipo: Branco Seco Região: Umbria Uvas: 40% Grechetto, 20% Procanico, 40% Verdello e Canaiolo bianco Graduação Alcoólica: 12% Temperatura de Serviço: 12º C a 14º C Combinações gastronômicas: Peixes, lagosta, camarão, frutos do mar, carnes brancas, saladas. Ideal como aperitivo. Safra: 2009 Estimativa de Guarda: 4 anos 8001660126750 Não há nenhum outro vinho branco italiano tão conhecido e amado como o Orvieto Clássico. Sua cor amarela palha brilhante e seu aroma de frutas cítricas e maçãs douradas com fundo floral, fizeram deste vinho uma verdadeira tradição italiana. Notas do Produtor: Em boca, destaca-se um excelente frescor, bem balanceado e agradável, caracterizado por notas de flores do campo e maçãs. O retrogosto é longo e aromático, com notas de amêndoas doces.