Sistema de Controle ITBI
Histórico Ao final do ano de 2009 a Prefeitura Municipal de Rio do Sul manifestou interesse no desenvolvimento de um sistema para controle do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Em 2010 a FECAM assumiu a responsabilidade sobre o sistema integrando ao consorcio com os municípios.
Sobre ITBI O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de direitos a eles relativos(itbi) é um imposto brasileiro, de competência municipal (Art.156, II, da Constituição Federal). O ITBI tem como fato gerador a transmissão, inter vivos, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis. A alíquota utilizada é fixada em Lei ordinária do município competente. A base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos à época da operação. A função do ITBI é predominantemente fiscal. Sua finalidade é a obtenção de recursos financeiros para os municípios.
Envolvidos Prefeitura Municipal. Cartórios. Registro de Imóveis. Compradores de Imóveis. Vendedores de Imóveis. Corretores / Imobiliárias.
Vantagens do Sistema Controlar e identificar todos os processos que envolvam transação de imóveis. Registrar a solicitação de transação imobiliária, gerar a guia de pagamento, liberar e efetivar o registro da escritura através de um único processo. Controle total sobre transações de imóveis no município. Aumento de arrecadação. Desburocratização de procedimentos para o cidadão.
Parametrizações do Sistema O sistema é parametrizável para se adequar as regras de cada município. Os tipos de parametrizações disponíveis são: as regras gerais do município os dados para a geração do boleto bancário cadastro das naturezas de transação indicando suas alíquotas e características durante uma transação
Parametrizações Gerais do Sistema A quantidade de ocorrências de entrada de processos para um mesmo imóvel, sem ser finalizado, para que ocorra o bloqueio do imóvel. Prazo para desbloqueio automático de imóveis. O prazo para homologação da transação solicitada. Informe de impugnação da transação para o cidadão.
Parametrizações Gerais do Sistema
Parametrizações Referentes ao Boleto Bancário Indicação do Banco, Conta corrente e agencia. Instruções gerais. Instruções sobre o pagamento após o vencimento. Identificação do Convênio.
Parametrizações Referentes ao Boleto Bancário
Parametrizações da Natureza da Transação Naturezas da Transação Compra e Venda. Cessão de Direito. Dação em Pagamento. Permuta. Transmissão de Domínio Útil. Remissão. Transmissão da NUA Propriedade por Ato Oneroso. As alíquotas para cada tipo de pagamento (recursos próprios, financiamento, FGTS). Se transfere débitos do Imóvel para o comprador. Responsabilidade do sistema quando o valor venal é maior que o valor da transação. A quantidade de dias para o vencimento de uma guia.
Parametrizações da Natureza da Transação
Funcionalidades Integração com o REGIN O controle de acesso ao sistema é feito através do sistema REGIN O usuário entra no sistema REGIN, faz seu login e o menu será exibido conforme suas permissões
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária A prefeitura ou cartório faz o registro de solicitação de transação através do sistema. O registro de imóveis faz o registro de transações judiciais. O sistema recupera as informações do imóvel e dos proprietários a partir do sistema da prefeitura. O sistema emite a guia para impressão. O controle de venda dos imóveis considera os percentuais ainda em tramitação. Não pode estar em tramitação mais de 100% do imóvel ou um vendedor vender acima de seu percentual proprietário. Cadastra intermediários da transação (imobiliárias).
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária
Funcionalidades - Solicitação de Transação Imobiliária
Funcionalidades Análise da Prefeitura A prefeitura pode analisar a solicitação para confirmar ou alterar o valor da base de cálculo.
Funcionalidades Acompanhamento do Processo O cidadão pode acompanhar o estado de seu processo através do sistema.
Funcionalidades Liberação da Escritura Ao efetuar o pagamento da guia, o processo é liberado para a emissão da escritura no cartório. O cidadão pode solicitar revisão quando um processo é impugnado através do sistema. O cidadão pode solicitar restituição do ITBI, mas deve se dirigir a prefeitura onde um funcionário irá tramitar este processo através do sistema. O cidadão tem acesso à segunda via da guia de pagamento através do acompanhamento do processo. Depois do vencimento da guia, caso o pagamento não tenha sido efetuado, o processo é automaticamente cancelado.
Funcionalidades Liberação da Escritura
Funcionalidades Registro da Escritura Após a liberação da escritura, o processo é liberado para o registro no Registro de Imóveis.