2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários, mapas e maquetes), tendo como referência as relações espaciais. COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções de relações espaciais. COMPETÊNCIA 2: Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo o 1- Geometria 1.1- Espaço: 1.1.3- Representações gráficas: - Representações na malha quadriculada. - Itinerários, mapas. 1- Formas geométricas: 1.1- Sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, prisma, cone, cilindro, esfera). H2. Orientar-se no espaço, por meio de determinadas indicações de sentido. H3. Localizar-se no espaço, registrando deslocamentos por meio de desenhos. H4. Orientar a movimentação de outra pessoa, fornecendo-lhe direções. H5. Interpretar movimentação em diversas representações gráficas (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários, mapas e maquetes). H1. Identificar os elementos que compõem sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro e cone), denominando-os. H2. Comparar sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro e cone), identificando semelhanças e diferenças entre eles.
raciocínio espacial. H3. Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam, observando suas propriedades. H4. Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras tridimensionais, analisando suas características. H5. Reconhecer as figuras geométricas planas que compõem os sólidos. COMPETÊNCIA 3: Compreender informações dadas em gráficos e tabelas, aplicando-as em diferentes contextos. 1- Tratamento da informação: 1.1- Estatística: 1.1.1- Tabelas: simples e de dupla entrada. 1.1.2- Gráficos: colunas simples, barras simples. H1. Organizar dados coletados por meio de fontes diversas, em tabelas simples e de dupla entrada. H2. Organizar gráficos de colunas simples, barras simples, para apresentar o resultado de dados coletados. H3. Interpretar informações e dados explícitos em gráficos de coluna e de barra. H4. Interpretar informações e dados explícitos em tabelas simples e de dupla entrada. H5. Associar informações apresentadas em tabelas simples aos gráficos de colunas que as representam e vice-versa. H6. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para resolução de problemas, considerando diversos contextos.
COMPETÊNCIA 4: Compreender os sistemas de medida, relacionando as grandezas com o processo de medição e com as medidas que lhes são próprias, para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 1- Medidas de tempo: 1.2- Relógio 1.3- Unidades de medida de tempo: minuto, hora, meia hora, dia, semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, ano. 1.4- Abreviaturas. 2- Medida de massa: 2.1- Instrumentos de medidas. 2.2- Unidades padronizadas: grama, quilograma. 2.3- Abreviaturas. 3- Medida de valor (sistema monetário): 3.1- Cédulas e moedas. 3.2- Quantias (escrita por extenso e em forma decimal). 3.3- Composição e decomposição de quantias. 3.4- Conceito de compra e venda, troco, caro, barato, venda à vista, entrada e prestações, descontos. H1. Ler horas exatas e minutos múltiplos de cinco, em relógio analógico, e horas em relógio digital, da 1ª e 2ª metade do dia. H2. Marcar horas exatas e minutos múltiplos de cinco em relógio digital e analógico da 1ª e 2ª metade do dia. H3. Estabelecer relações entre as unidades de medida de tempo. H4. Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento no qual os horários sejam horas exatas, meia hora e múltiplos de cinco. H5. Resolver problemas envolvendo as unidades de medida de tempo e suas relações. H6. Reconhecer o uso das medidas de massa em situações práticas do cotidiano. H7. Identificar diferentes instrumentos de medida de massa. H8. Comparar medidas de massa, observando o que cada uma representa. H9. Identificar as medidas de massa, reconhecendo quando elas devem ser utilizadas.
H10. Resolver problemas realizando estimativas de medida de massa. H11. Resolver problemas envolvendo medidas de massa. H12. Reconhecer o uso do dinheiro em situações práticas do cotidiano. H13. Resolver problemas que envolvam diferentes tipos de formas de pagamento (à vista, a prazo, com entrada e prestação). H14. Resolver problemas envolvendo o sistema monetário. COMPETÊNCIA 5: Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional que envolve números e operações, suas relações e a variedade de suas representações (simbólicas, algébricas, gráficas, tabulares e geométricas), em diferentes contextos. 1- Números e operações 1.1- Números naturais até cinco algarismos. 1.2- Sistema de numeração decimal até a quarta ordem: 1.2.1- Princípios (princípio posicional, valor relativo) e características (base 10, organização em ordens e classes). 1.2.2- Representação de números naturais. H15. Compor e decompor valores, utilizando cédulas e/ou moedas. H1. Continuar sequências numéricas, de um em um, de dois em dois, de três em três, quatro em quatro, de cinco em cinco, seis em seis de dez em dez, a partir de qualquer número dado. H2. Reconhecer o uso social dos números ordinais em diferentes contextos. H3. Compreender os princípios e características do sistema de numeração decimal: base 10, valor posicional, ordens e classes.
1.2.3- Primeira e segunda classes: formação de agrupamentos de base 10. 1.2.4- Composição e decomposição de números naturais. 1.3- Operações 1.5.1.- Ideias da adição (acrescentar e reunir) e da subtração (tirar, complementar, comparar e equalizar). 1.3.1.2- Fatos fundamentais. 1.5.1.4- Algoritmos. 1.3.1.5- Adição com reserva. 1.3.5- Subtração com reserva. 1.4- Multiplicação e divisão de números naturais: 1.4.1- Ideias da multiplicação (repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade) e da divisão (partilha e medida). 1.4.2- Fatos fundamentais. 1.4.3- Algoritmo. 1.5 Cálculo mental com H4. Representar números naturais utilizando Q.V.L., material dourado, ábaco, amarradinhos. H5. Compor números naturais. H6. Decompor números naturais de diferentes maneiras. H7. Associar a adição às ideias de reunir e acrescentar. H8. Associar a subtração às ideias de tirar, completar, comparar e equalizar. H9. Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da adição (reunir e acrescentar), utilizando estratégias próprias e materiais concretos. H10. Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da subtração (tirar, comparar e equalizar), utilizando estratégias próprias e materiais concretos. H11. Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais. H12. Utilizar variados procedimentos de cálculo aproximado e exato, utilizando estimativas, agrupamentos, composição e decomposição, relações numéricas que envolvem as características e os princípios do SND e as propriedades das operações.
números naturais. 1.6 Números racionais 1.6.1 Frações: 1.6.1.1 Conceito e ideias (relação parte-todo) H13. Associar a multiplicação à ideia de repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade. H14. Associar a divisão à ideia de partilha e medida. H15. Nomear os termos da multiplicação e da divisão. H16. Resolver problemas envolvendo as ideias da multiplicação e da divisão. H17. Automatizar os fatos da multiplicação e da divisão. H18. Reconhecer frações no contexto diário. H19. Conhecer o conceito de fração. H20. Estabelecer comparações entre frações e inteiros para associar fração à ideia de relação parte-todo H21. Grafar frações em diversos contextos.
Dicas de aprofundamento Livros: Convivendo com o dinheiro Laura Jaffé/Laure Saint-Marc. Editora Ática. De hora em hora Ruth Rocha. Editora Quinteto Editorial. Contando com o relógio Nilson José Machado. Editora Scipione.