AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER Professor Monteiro Oficina de Criatividade Professores do Eixo Gestão e negócios Centro Técnico de Capacitações Centro Paula Souza SP
MAPA MENTAL DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
QI X QE QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA X QUOCIENTE EMOCIONAL
INTELIGÊNCIA LÓGICO MATEMÁTICA Associada ao pensamento cientifico, essa inteligência é ativada situações que requerem a solução de problemas ou nas quais existem desafios, implica a capacidade de reconhecer padrões trabalhar com símbolos abstratos como números e formas geométricas e compreender relações e conexões entre informações separadas e distintas. Pessoas com predominância desta inteligência resolvem facilmente quebra cabeças, puzzles, gostam de aprender sobre descobertas cientificas, invenções, astronomia entre outros.
INTELIGÊNCIA LÓGICO MATEMÁTICA Como ativar essa inteligência. Faça um resumo do seu hobby preferido, aponte quatro características, e para cada característica elabore quatro outras características. Use seu pensamento analítico comparando e contrastando objetos como uma máquina de escrever e um computador, aponte cinco particularidades de cada e três características em comum. Elabore uma explicação racional e convincente de um objeto absurdo como uma bola de futebol quadrada.
INTELIGÊNCIA VERBAL LINGUÍSTICA Responsável pela produção da linguagem em toda as possibilidades que existem, poesia, contar estórias, gramática, humor, raciocínio abstrato, modelagem de conceitos e a escrita. Pessoas com predominância dessa inteligência, leem muitos livros, ganham no jogo de forca, gostam de cruzadas, gostam de poesia, se dá bem nos debates, são contadores de estórias e se lembram de casos interessantes.
INTELIGÊNCIA VERBAL LINGUÍSTICA Como ativar esta inteligência. Leia uma estória que você gosta e escreva sua própria sequência; Ouça os outros exporem suas ideias e discuta-as com eles; Aprenda o significado de uma palavra nova e interessante por dia, praticando seu uso; Faça um discurso sobre um assunto no qual você tenha bastante interesse; Tenha o hábito de escrever sua reflexões sobre acontecimentos do seu dia-a-dia
INTELIGÊNCIA VISUAL-ESPACIAL Responsável pelas artes visuais (pintura, desenho e esculturas), navegação, confecção de mapas, arquitetura, (uso do espaço e o conhecimento de como utiliza-lo), e jogos como o xadrez. A base dessa inteligência é visão, mas também é necessária a habilidade de formar figuras e imagens mentais Quando éramos criança, podíamos voar, éramos heróis, e o principal, imaginavamos aventuras fabulosas, usávamos essa inteligência por completo. Pessoas com predominância dessa inteligência, gostam de montar quebra-cabeças, gostam de trabalhos artísticos, planejam e constroem objetos, etc...
INTELIGÊNCIA VISUAL-ESPACIAL Como ativar essa inteligência Trabalhe com argila, canetas, hidrográficas para expressar uma ideia ou opinião. Viaje, sonhe com o local ideial para suas férias, com requintes de crueldade, com o máximo póssivel de detalhes visuais. Tenha uma conversa imaginária com o seu herói preferido. Projete-se para uma outra época. Desenhe, arquitete, faça diagramas, crie um poster para transmitir suas ideias.
INTELIGÊNCIA MUSICAL Responsável pelo reconhecimento e uso de padrões de tons e ritmos, sensibilidade para sons do ambiente, voz humana e instrumentos musicais. O efeito da música e do ritmo sobre o cérebro, altera nosso humor e consciência, afinal a música nos acalma quando estamos estressados Pessoas com predominância dessa inteligência gostam de concertos, tocam algum instrumento, cantam, gostam de vários tipos de música, criam jingles, etc.
INTELIGÊNCIA MUSICAL Como ativar essa inteligência Ouça diferentes tipos de música para mudar o seu humor. Toque uma música relaxante antes ou durante atividades estressantes. Cante para expressar ideias, pode ser no chuveiro. Utilize um melodia popular e crie uma canção para sua família. Cante diversos ritmos, criando vibrações diferentes em sua cabeça.
INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA É a capacidade de usar o corpo para expressar emoções, como na dança ou linguagem corporal, jogar algum jogo, ou criar algo novo. Aprender fazendo, tem sido um desafio para a educação. Pessoas com predominância dessa inteligência, aprendem a dançar qualquer ritmo com facilidade, gostam de esportes coletivos, utilizam as mãos para falar com as pessoas e transmitir sua mensagem, e etc...
INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA Como ativar essa inteligência Dramatize uma ideia, desempenhe um papel dramático. Participe de jogos não competitivos que envolvam atividades físicas e muito movimento. Corrida, natação e caminhadas. Ande de formas diferentes de acordo com seu humor. Torne-se consciente do seu corpo, se observe.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL É a habilidade de trabalhar de forma cooperativa em grupo, essa habilidade é construída sobre a capacidade de perceber as diferenças entre os outros. Pode ser desenvolvida a partir da empatia, que é a qualidade de se colocar no lugar do outro. Pessoas com predominância dessa inteligência, trabalham em equipe, administram conflitos, gostam de festas e estar com pessoas, entendem os pontos fracos e fortes das pessoas, são solicitados a dar conselhos.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL Como ativar essa inteligência Pratique a escuta empática, procure ouvir atentamente outra pessoa, concentre-se apenas no que ela está dizendo. Baseado em dicas não verbais, tente adivinhar o que a pessoa está pensando ou sentindo, teste sua sintonia. Participe de grupos, comitês em que a confiança nas outras pessoas é essencial para o sucesso do projeto. Use diferente formas de se comunicar, expressões faciais, postura corporal, gestos e sons.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL É o auto conhecimento, o conhecimento do ego, dos sentimentos, emoções, é a busca por uma conexão maior, por uma realidade espiritual, sonhar e realizar potenciais não percebidos e nossas vidas. Pessoas com predominância dessa inteligência, possuem um diário onde anotam pensamentos e lembranças, tem melhor rendimento quando trabalham sozinhas.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL Como ativar essa inteligência Analise a sua estratégia, padrões de pensamento para resolver problemas e seu processo de pensamento analítico. Tente perceber seus pensamentos, sentimentos e humores, como se fosse um observador de fora, observe os padrões que surgem em certas situações, a raiva, a brincadeira, o desejo, a ansiedade entre outros. Tome consciência de tudo que ocorre ao seu redor, analise tudo de maneira intensa, pensamentos, sentimentos, movimentos físicos, e estados de espírito.
ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO Identificação, definir o problema, um problema bem definido já está 50% resolvido. Preparação, levantamento de informações que possam contribuir para a solução do problema, mesmo que aparentemente, não tenham a ver com o mesmo. Incubação, absorção consciente dos dados relacionados ao problema, faz a mente trabalhar inconscientemente.
ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO Aquecimento, retorno ao problema, sensação de solução, as ideias atravessam a barreira consciente/inconsciente quando se sente que a solução está realmente ao alcance da mão, mas ainda não compreendida. Iluminação, compreensão das relações entre os meios e os fins Elaboração, ideias antes abstratas, colocadas sob forma de teorias ou planos associados aos dados conhecidos da realidade, com o intuito de tornar o desconhecido familiar.
FERRAMENTAS PARA DESENVOLVER O PROCESSO CRIATIVO.