12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates
12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente As dicas citadas no ebook foram concedias gratuitamente pelo Dr. Rocha em seus vídeos gravados no Youtube. Ele é o criador do Programa Diabetes Controlada, em que ensina como diminuir a necessidade de medicamentos para o diabético atraves da alimentação inteligente. Para saber mais sobre este programa, visite seu site.
1 - A Recomendação do Centro de Joslin. O centro de Joslin, que foi o primeiro centro a se especializar em diabetes, divulgou há alguns meses um estudo falando da importância de se cortar alguns alimentos da dieta do diabético. Nesse estudo, a recomendação foi cortar alimentos à base de trigo e com muito açúcar, inclusive alimentos diet e com adoçantes. Adoçantes contém maltodextrina, que é um açúcar disfarçado tão ruim quanto o açúcar comum. O Centro de Joslin defende o uso de alimentos naturais, à base de gorduras saudáveis, como óleo de coco, ovo, abacate, azeite Esta recomendação já foi adotada na Suécia pelos diabéticos. No Brasil, médicos e nutricionistas ainda indicam alimentos à base de trigo integral.
2 - Pré-diabetes e os Riscos que Você Corre A pré-diabetes é o estado inicial da diabetes. Qualquer valor dentro da faixa de 100 e 126 da glicemia em jejum sugere que você esta pré-diabético e, em pouco tempo, vai evoluir para o estado de diabetes, que é acima de 126. Não há sintomas para o pré-diabético. Somente quando a pessoa passa para o estágio de diabético, os sintomas começam a surgir. São eles: cansaço, perda de peso, tonturas, muita fome, urinar e comer muito. Se você está acima do peso ou se é obeso, faça o teste de diabetes. Quanto antes começar a tratar, melhor.
3 - O Mito da Proteína e a Saúde dos Rins Muitos médicos continuam defendendo que comer muita proteína prejudica o rim. Estudos de elevado nível de evidência científica demostram que isto não é verdade. Ingerir alimentos ricos em proteína, como carne de peixe, frango e porco, assim como proteína a do ovo, é fundamental para a sua saúde e ajuda a manter os níveis de glicose mais baixas. Gordura animal também faz bem e não prejudica o rim. Alguns diabéticos têm lesão renal e estes sim precisam monitorar a quantidade de proteína que consomem, mas sem cortar de vez. O que prejudica o rim é o excesso de carboidrato e não de proteínas.
4 - Mito: Gorduras Causam o Problema do Fígado Gorduroso O fígado filtra tudo que passa no nosso corpo, fabrica uma série de hormônios e tem uma importância vital para a nossa saúde. Quem é diabético possui altos níveis de glicose no sangue, inflamando rins, vasos sanguíneos e o fígado também. O fígado gorduroso traz uma série de problemas e é um reflexo do excesso de insulina e da má alimentação. O mito é que boas gorduras, como da carne de gado, carne de aves, carne de porco que são importantes para a saúde inflamam o fígado. Isto é mito. O que inflama o figado são alimentos de alto índice glicêmico, ricos em açúcar e que viram glicose no corpo. A solução para o fígado gorduroso são alimentos com baixo índice glicêmico, como proteínas e gorduras saudáveis. Azeite de oliva extra-virgem e óleo de coco fazem muito bem ao corpo.
5 - Diabetes e a MENTIRA do Pão Integral O pão integral é passado na dieta de quem tem diabetes por médicos e nutricionistas. Entretanto, o pão integral que você pensa que é mais saudável é um alimento muito ruim, porque contém aminopectina, que é pior do que açúcar puro. Fuja de pão integral e alimentos à base de trigo em geral para controlar seu diabetes.
6 - Diabetes e os MALEFÍCIOS da Margarina Margarina faz tão mal que nem deveria ser chamada de alimento. Ela inflama ainda mais o corpo do diabético, que já tem o corpo inflamado. Use manteiga no lugar de margarina, que é o que os nossos avós usavam antigamente e o índice de obesidade e de problemas cardíacos era bem menor do que hoje..
7 - Dicas Para o Café da Manhã do Diabético Alimentos à base de trigo fazem muito mal para a saúde, inclusive o pão integral. Duas fatias de pão integral elevam mais os níveis de glicose do que ingerir 2 colheres de açúcar puro. Pão integral, macarrão, barras de cereais e alimentos diet, que são repletos de açúcar disfarçados, elevam os níveis de glicose no sangue. Mas qual alimento usar no lugar do pão integral? Uma sugestão é fazer uma tapioca de massa fina, com ovos, bacon e um pouco de queijo. Utilize a tapioca ou pão de queijo no lugar do pão. Não exagere na quantidade de pão de queijo. Omelete com brócolis refogado na manteiga também é uma ótima opção.
8 - A Relação Entre Diabetes e Boas Gorduras A gordura saturada, como à base de óleo de coco e de origem animal, são saudáveis e não devem ser retiradas da alimentação. A crença de que gordura faz mal à saúde é um mito que vem sendo propagado desde a década de 70. É fundamental utilizar essas gorduras para conseguir diminuir a medicação. Não tenha medo de incluir gordura na alimentação e utilizar boa gordura no lugar de alimentos a base de trigo.
9 - Diabetes e o Azeite de Oliva O azeite é um alimento funcional, que previne e trata doenças. Ele é rico em um óleo monoinsaturado, chamado ácido oleico, também conhecido como ômega 9. O azeite de olica não engorda, traz saciedade e ajuda a manter os níveis de glicose baixos no sangue.
10 - Consequências do Diabetes: Falência Renal Nós temos dois rins, um em cada lado do corpo. Eles filtram todo o sangue que passa, sendo o principal filtro do nosso corpo. O sangue de quem é diabético tem muita glicose. A glicose, para funcionar bem, precisa ser colocada dentro da célula do corpo. Se ela ficar circulando no sangue, que é o que acontece com quem tem diabetes, começa a lesar diversos órgãos, entre eles o rim. Com o tempo, a pessoa perde os rins. 65% de quem tem problema renal é diabético.
11 - Consequências do Diabetes: CEGUEIRA Cerca de 80% das pessoas que têm problemas de visão são diabéticas. O que faz com que o diabético tenha problemas de visão é a retinotipetia diabética, que é uma doença que dá na retina. A retina é a parte no fundo do olho cheia de células e ricamente vascularizada. Os diabéticos que têm elevados níveis de glicose no sangue ao longo de anos começam a degenerar as células nervosas e os vasos da retina, causando uma série de complicações e levando à cegueira.
12 - Consequências do Diabetes: Saúde Cerebral O excesso de glicose no sangue é um problema sério, porque inflama o corpo todo e causa uma série de complicações. Entre esses problemas, um deles é danificar as células do cérebro. Quem tem diabetes tem mais chances de desenvolver Alzheimer, derrames, AVC, doença de Parkinson e depressão. A boa notícia é que é possível melhorar a saúde cerebral através da alimentação inteligente.
12 Dicas do Dr. Rocha Para Quem Tem Diabetes As dicas citadas no ebook foram concedias gratuitamente pelo Dr. Rocha em seus vídeos gravados no Youtube. Ele é o criador do Programa Diabetes Controlada, em que ensina como diminuir a necessidade de medicamentos para o diabético atraves da alimentação inteligente. Para saber mais sobre este programa, visite seu site.