Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN externa (Rede de área do controlador). Ativação com o uso de sinais analógicos As seguintes condições definem quando e como a função pode ser ativada com o uso de sinais analógicos: Crie um diagrama lógico no BICT (Ferramenta de configuração da interface para carroceria) definindo os fatores que afetam a ativação da função. Os fatores podem ser, por exemplo, tempo, rotação do motor, torque e velocidade do veículo. Defina parâmetros no SDP3 para encarroçadores (Scania Diagnos and Programmer 3) especificando como e quando os diferentes fatores afetarão a ativação da função. O diagrama lógico é transferido, juntamente com os parâmetros, para a unidade de comando da BCI do veículo usando o SDP3 para encarroçadores. Mais informações sobre o BICT são encontradas no documento BCI, Interface de comunicação da carroceria. Ativação com o uso da CAN externa Quando o veículo é equipado com a funcionalidade BCI, é incluído um cabo da CAN externa para a carroceria. A CAN externa é ativada com o uso do SDP3 para encarroçadores. Uma mensagem CAN define quando e como a função será ativada. Scania CV AB 2016, Sweden 1 (8)
Funções Funções Há quatro funções para limite de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários sobre, por exemplo, caminhões de coleta de lixo, caminhões de bombeiro e tratores para o transporte de mercadorias pesadas. Limitador de velocidade Ativação Programação Informação 1 Sempre ativo, não pode ser desativado Feita por uma oficina Scania. Função padrão em todos os veículos. É sempre a mais alta velocidade permitida do veículo. O ajuste padrão é normalmente 89 km/h. 2 e 3 Sinal analógico ou CAN externa a A velocidade mais alta possível é definida Os limitadores de velocidade 1 e 2 podem ser ativados individualmente. por parâmetro no SDP3 para encarroçadores. Limitador de velocidade CAN externa Assume o valor enviado no sinal. - dinâmico a. Rede de área do controlador Scania CV AB 2016, Sweden 2 (8)
Comportamento Comportamento Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade O limitador de velocidade ativo com o valor mais baixo define a velocidade mais alta possível para o veículo. Por exemplo, podem ser usadas as seguintes definições para veículos de emergência: Defina o valor para o limitador de velocidade 1 com a mais alta velocidade permitida durante a condução de emergência. Defina o valor para o limitador de velocidade 2 ou 3 com a mais alta velocidade permitida durante a condução normal. Ative o limitador de velocidade 1 com um sinal, por exemplo, da ativação de um farol giroscópico. Condições do chassi Preparações de fábrica Opção Alternativa Código da variante Funcionalidade BCI a Com 5837A Limitadores de velocidade 2 e 3 Com 3821A a. A funcionalidade BCI inclui um cabo de CAN externa para a carroceria. Scania CV AB 2016, Sweden 3 (8)
Parâmetros que podem ser ajustados com o SDP3 para encarroçadores Parâmetros que podem ser ajustados com o SDP3 para encarroçadores Entre em contato com uma concessionária Scania se o acesso ao SDP3 para encarroçadores estiver faltando. Ajuste os parâmetros em Funções no SDP3 para encarroçadores. Parâmetro Valor possível De fábrica Grupo Limite de velocidade 2 do veículo 5 a 150 km/h 10 km/h Desempenho Limite de velocidade do veículo 3 5 a 150 km/h 50 km/h Mais informações sobre os parâmetros encontram-se no documento Parâmetros Trem de força. Scania CV AB 2016, Sweden 4 (8)
Exemplos de ativação da função Tipo de ativação Sinal analógico CAN externa Método de ativação Via conector C259 no console da carroceria. Mensagem CAN Informações sobre mensagens CAN encontram-se no documento External CAN Communication Specification. Exemplo de uma conexão analógica com o uso do BICT Esta descrição mostra uma conexão na cabina com a ativação para +24 V ou aterramento para os limitadores de velocidade 2 e 3. Siga as instruções abaixo: 1. Conecte o cabo de ativação a qualquer posição no conector C259. 2. Atribua a função à posição selecionada usando o BICT. 3. Transfira o diagrama lógico do BICT para a unidade de comando da BCI do veículo usando o SDP3 para encarroçadores. A função está pronta para a ativação. Scania CV AB 2016, Sweden 5 (8)
Informações sobre peças e pontos de conexão 1 Pos. Descrição Descrição 1 Fusível 5A +24 V Instalação na unidade elétrica central da carroceria pelo encarroçador. 2 3 2 Por exemplo, um interruptor Conectado de +24 V ou aterramento para posição 1-10 no C259. 3 Cabo A seção transversal mínima permitida do cabo é de 0,75 mm². C259 4 C259 Instalado pelo encarroçador. 4 C259 Localizado no console da carroceria. Conecte o cabo ao conector elétrico. 5 Aterramento Trilho de aterramento, G70, na unidade elétrica central da carroceria. Ativação por +24 V. 1 10 373 296 As peças estão disponíveis nas concessionárias Scania. 5 Tipo do sinal Método de ativação Analógico De +24 V para posição selecionada no C259 ou Aterramento da posição selecionada no C259 2 3 C259 4 C259 1-10 Ativação por aterramento. 373 297 Scania CV AB 2016, Sweden 6 (8)
Exemplo de um diagrama lógico no BICT Vehicle function And/Or 1 2 Activate speed limiter C259-X BCI master, C259-X, high ( ) or low ( ) 375 111 Pos. Descrição Opções 1 Fatores que afetarão a ativação da função. As seguintes opções estão disponíveis para a seleção de fatores: Uma função específica no veículo. Um sinal via posição opcional no C259 com conexão à unidade de comando da BCI. Configurações: Posição no C259, 1-10 Sinal alto ou baixo Reescreva o texto na caixa cinza para que fique claro de onde vem o sinal, por exemplo, um interruptor ou sensor específico. 2 A função que será ativada se todas as condições forem atendidas. Mais informações sobre quais funções estão disponíveis para o limitador de velocidade são encontradas sob o cabeçalho Funções. O comportamento é configurado com o uso do SDP3 para encarroçadores. Scania CV AB 2016, Sweden 7 (8)
Exemplo de conexão via CAN externa Esta descrição mostra uma conexão na cabina. Para que seja possível fazer a conexão via CAN externa, estes requisitos são necessários: O veículo está equipado com a funcionalidade BCI. O parâmetro para CAN externa é ativado com o uso do SDP3 para encarroçadores. A conexão é feita diretamente com o conector C493. Mais informações sobre a conexão com o C493 são encontradas no documento Conector C493 Funções da carroceria controladas pela BCI. Tipo do sinal CAN Mensagem CAN-meddelande Mais informações encontram-se nos seguintes documentos: Interface de comunicação CAN para carroceria External CAN Communication Specification Informações gerais sobre CAN Conector C493 no console da carroceria. 367 939 Scania CV AB 2016, Sweden 8 (8)