Ativação da tomada de força no trem de força via BWS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ativação da tomada de força no trem de força via BWS"

Transcrição

1 Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos são desengatados e toda a potência pode ser usada para acionar a tomada de força. A tomada de força é posicionada entre a caixa de mudanças e o eixo traseiro. Nota: A tomada de força no trem de força só pode ser comandada pela unidade de comando do BWS. Assim, outras unidades de comando no veículo recebem informações de que a tomada de força está engatada. Isso é necessário para, por exemplo, que o controle de rotação do motor funcione corretamente. Operação com o veículo em movimento e parado Normalmente, a função é usada para veículos parados porque a transmissão de força aos semieixos está desengatada. A operação com o veículo em movimento é possível, por exemplo, em veículos destinados à limpeza de ruas. Neste caso, uma fonte de potência que não seja o motor comum deve ser engatada aos semieixos do veículo, por exemplo, um acionamento hidráulico. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 1 (19)

2 Informações gerais sobre a função Engrenagem direta É muito importante que a engrenagem direta seja usada na caixa de mudanças principal para minimizar o calor gerado na caixa de mudanças durante operação da tomada de força. Engrenagem direta significa que uma marcha é selecionada de modo que a caixa de mudanças tenha uma relação de transmissão de 1:1. Para uma caixa de mudanças com sobremarcha (GRSO), a próxima marcha mais alta deve ser usada. Para uma caixa de mudanças sem sobremarcha (GR, GRS), a marcha mais alta deve ser usada. Em caixas de mudanças Allison, a 4ª é a engrenagem direta. Quando a tomada de força é engatada de acordo com as instruções deste documento, a unidade de comando Allison ou Opticruise engatará a engrenagem direta automaticamente nas seguintes condições: A unidade de comando recebeu um sinal de confirmação: A alavanca de mudanças foi movida para a posição D e posição automática (Opticruise) ou para a posição de condução (Drive) (Allison). A embreagem foi pressionada (não se aplica ao Opticruise totalmente automatizado). Nota: Essa ativação significa que o motorista não precisa aumentar para a engrenagem direta toda vez que a tomada de força for ativada. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 2 (19)

3 Informações gerais sobre a função Sinal de reconhecimento A informação de que tomada de força está ativada é exibida no instrumento combinado. Quando a tomada de força foi ativada e os semieixos foram desengatados, um sinal de confirmação deve sempre ser enviado para a unidade de comando do BWS. O sinal de confirmação é sempre um sinal ligado à terra. A unidade de comando informa outros sistemas no veículo. O status da tomada de força é requerido para permitir o controle de rotação do motor quando uma marcha é engatada e o freio de estacionamento está ativado, ou seja, durante a operação parada. Confirmação de ativação de tomada de força em instrumento combinado mais recente O status da tomada de força é requerido para permitir o controle da rotação do motor quando os freios de roda estão sendo usados com o veículo em movimento e com uma marcha engrenada. Isso ocorre quando o veículo está sendo conduzido via a tomada de força; por exemplo, quando alguns veículos para limpeza de ruas estão sendo conduzidos hidraulicamente. Várias unidades de comando precisam saber o status da tomada de força para impedir que códigos de falha sejam gerados por causa de diferenças nos cálculos de velocidade com base nas velocidades da roda e da árvore de transmissão. A diferença ocorre quando a tomada de força está sendo usada porque a velocidade da roda é 0, mas a velocidade da árvore de transmissão não é 0. Confirmação de ativação de tomada de força em instrumento combinado antigo :60-06/09 Edição 8 pt-br 3 (19)

4 Informações gerais sobre a função Controle de rotação do motor Se a tomada de força no trem de força tiver sido engatada de acordo com as instruções deste documento, certas condições, normalmente usadas para proteger o trem de força, não funcionam. Isso é necessário para controlar a rotação do motor para essa aplicação 1. A Scania recomenda o Controle da rotação do motor à distância como alternativa ao controle de rotação do motor quando a tomada de força é engatada. Para mais informações sobre o controle de rotação do motor estão disponíveis nos documentos em Rotação do motor. Se for usada outra opção de controle da rotação do motor, por exemplo, Aceleração manual ou Aceleração manual limitada, ocorrerá o seguinte: A unidade de comando do motor passa a controlar a velocidade do veículo em vez de controlar a rotação do motor, se a velocidade do veículo prevista for maior que 20 km/h. Isso ocorre se o sensor de velocidade na estrada não for movido. Veja a próxima seção. Tocar nos pedais da embreagem e do freio desativa o controle da rotação do motor. 1.. As condições de segurança padrão que normalmente reduzem a rotação do motor até a marcha lenta para impedir que o motor e os freios funcionem um contra o outro são: a) Freio de serviço ou freio de estacionamento acionado quando uma marcha está engrenada e o pedal da embreagem não está pressionado. b) Freio de serviço ou freio de estacionamento acionado em veículos com conversores de torque quando a engrenagem mecânica do conversor de torque (lock-up) estiver engatada. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 4 (19)

5 Informações gerais sobre a função Movimento do sensor de velocidade na estrada O sensor de velocidade na estrada deve ser posicionado na árvore de transmissão após a tomada de força no trem de força pelos motivos a seguir: O sensor de velocidade na estrada indicará também a velocidade correta durante a operação da tomada de força. O tacógrafo registrará o uso correto do veículo. Os códigos de falha temporários nas unidades de comando do freio e da caixa de mudanças serão evitados. Esses códigos de falha não impedem a operação, mas tornam difícil identificar as falhas reais. Se a rotação do motor for controlada com a função Aceleração manual ou Aceleração manual limitada, o regulador do motor mudará para o modo de controle de cruzeiro quando o sensor de velocidade na estrada registrar velocidades acima de 20 km/h. Evite usar essas opções de controle da rotação do motor quando estiver acionando uma tomada de força no trem de força. O Opticruise permite que o motorista troque de marcha enquanto nenhuma velocidade da árvore de transmissão está sendo registrada. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 5 (19)

6 Informações gerais sobre a função Condições de ativação e desativação A lógica de ativação e desativação da tomada de força no trem de força normalmente está contida no equipamento selecionado para a carroceria. Além disso, várias condições ampliadas podem ser configuradas na unidade de comando do BWS. Exemplo: Mais informações sobre o controle de rotação do motor podem ser encontradas no documento Visão geral do controle de rotação do motor. Condições do freio de estacionamento Condições da posição do ponto morto Limite superior da rotação do motor para ativação Limite inferior da rotação do motor para ativação Limite superior de velocidade do veículo para ativação Limite inferior de velocidade do veículo para ativação Desativação do pedal do acelerador Recomendações: Sempre use as condições do freio de estacionamento para ativação e desativação. Use a Desativação do pedal do acelerador quando a carroceria do veículo for uma bomba de concreto, com Skylift de grande alcance, ou algo similar. Aplicável aos modos 1, 3 e 4 de controle de rotação do motor. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 6 (19)

7 Informações gerais sobre a função Opticruise totalmente automatizado Nos veículos com Opticruise totalmente automatizado o pedal do acelerador controla a embreagem. O seguinte se aplica ao comando da embreagem: A embreagem se fecha quando o pedal do acelerador é pressionado. O fechamento da embreagem é controlado por quanto o pedal do acelerador está pressionado. Quanto mais o pedal do acelerador é pressionado, mais rápido será o fechamento. A embreagem se abre quando o pedal do acelerador é liberado antes do total fechamento da embreagem. Coloque o seletor do modo de condução na posição N (neutro) para desengatar a tomada de força. Nota: O valor do parâmetro Frenagem em operação com tomada de força no trem de força controla se a embreagem deve abri quando o pedal do freio é aplicado ou se ela deve permanecer fechada. O valor padrão é embreagem aberta. Lógica de proteção para o desengate Quando a tomada de força é desengatada e os eixos de tração são reengatados, as velocidades de torque e de rotação da árvore de transmissão provenientes da caixa de mudanças principal devem ser reduzidas para níveis que sejam baixos o suficiente para engate e desengate. Normalmente, o usuário faz isso engatando o ponto morto na caixa de mudanças principal antes de desligar o interruptor da tomada de força. Nota: A Scania recomenda que o circuito de proteção seja conectado para proteger o veículo de falhas do operador, provocadas por danos mecânicos. A função do circuito de proteção é manter a tomada de força ativada até que velocidade rotacional de saída esteja suficientemente baixa. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 7 (19)

8 Condições do chassi Condições do chassi Informações gerais A função pode ser conectada em veículos com um número de série do chassi listado nos resumos desta seção. Se um caso operacional específico for requerido para veículos com números de série de chassi inferiores, entre em contato com uma concessionária Scania para obter informação sobre como executar a conexão. Nota: Observe a diferença na série do número de série do chassi de veículos destinados à operação com eles parados e em movimento. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 8 (19)

9 Condições do chassi Veículos para operação enquanto parados Veículos com caixa de mudanças manual, com ou sem Opticruise: Veículos com caixa de mudanças automática: Período de produção do veículo Período de produção do veículo Local de produção Número de série do chassi Local de produção Número de série do chassi Södertälje Södertälje Zwolle Zwolle Angers Angers Veículos para operação enquanto em movimento Veículos com motores Euro 3: Veículos com motores Euro 4, Euro 5 e Euro 6: Período de produção do veículo Período de produção do veículo Local de produção Número de série do chassi Local de produção Número de série do chassi Södertälje Södertälje Zwolle Zwolle Angers Angers :60-06/09 Edição 8 pt-br 9 (19)

10 Condições do chassi Opção obrigatória para todas as alternativas de caixa de mudanças Preparações de fábrica Opção Alternativa Código da variante BWS Com 3319A Preparação elétrica para tomada de força no trem de força Com 3545A Nota: A opção do cliente 3545A cobre apenas a preparação elétrica. O próprio encarroçador deve instalar interruptores, luzes indicadoras, solenoides, tomada de força e sensor de confirmação. A figura fornece uma visão geral das opções de cliente 3319A e 3545A. V152 e C231 estão localizados no interior do membro do chassi esquerdo. C231 não tem um conector na terminação. C A 3319 A 3545 A :60-06/09 Edição 8 pt-br 10 (19)

11 Alternativa 1: Caixa de mudanças manual com ou sem Opticruise Informações gerais sobre a conexão O sensor de velocidade na estrada é transferido para a árvore de transmissão após a tomada de força no trem de força. Para Opticruise: O Opticruise seleciona automaticamente a engrenagem direta quando o sinal de confirmação é ativado. A engrenagem é ativada quando a embreagem é acionada. O Opticruise sempre ativa o modo manual durante a operação da tomada de força. Se a engrenagem direta não for proposta, o motorista deve aumentar a marcha toda vez que a tomada de força for ativada. Sensor de velocidade na estrada A Scania recomenda que o mesmo número de dentes do pulsador original seja usado quando o sensor de velocidade na estrada for transferido para a árvore de transmissão de saída. Se o número de dentes (pulsos por revolução) for alterado, o arquivo SOPS deverá ser atualizado com o SDP3 (Scania Diagnos & Programmer 3). As seguintes variantes estão disponíveis: Exemplo: Caminhão com bomba de concreto Opção Constante da velocidade de rotação para sensores de velocidade na estrada Pulsos por revolução Código da variante A D 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 11 (19)

12 O código da variante 1541B para a caixa de transferência não está indicado na tabela porque a Scania não recomenda a combinação de caixa de transferência e tomada de força no trem de força. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 12 (19)

13 Tipo de sinal e ativação da função Tipo do sinal Direção do sinal Anotações Ligação à terra ao C260-4 a Entrada Ativação do solenoide, o que ativa a tomada de força Ligação à terra ao C260-3 Entrada Sinal de confirmação para tomada de força ativada b a. Como alternativa, podem ser usados C260-5 (ativação com +24 V) ou C ou C (CAN externo). Ajustado com SDP3. b. Deve indicar quando a tomada de força no trem de força foi acionada. Somente após isso é que, por exemplo, o controle da rotação do motor é permitido. Parâmetros que podem ser definidos com SDP3 Nota: Siga as propostas na tabela, especialmente os seguintes parâmetros: Reconhecimento de outro equipamento Requisitos para freio de estacionamento aplicado (outro equipamento) Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta conexão Sistema Seleção da entrada do sinal para ativação da tomada Ativo baixo Ativo baixo Ativo baixo de força 3 ou outro equipamento Ativo alto CAN Confirmação da tomada de força 3 ou outro Com Com Com equipamento Sem Indicação de luz (lâmpada indicadora) para tomada Com Sem Com BWS de força 3 Sem Sem Tipo de ativação (tomada de força 3 ou outro Manual Manual Manual equipamento) Automático Automático Posição de condução Posição de condução 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 13 (19)

14 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta conexão Sistema Requisitos para freio de estacionamento aplicado Um Nenhum Um (tomada de força 3 ou outro equipamento) Dois Dois Nenhum Condições para posição neutra (tomada de força Um a Nenhum Um a BWS 3 ou outro equipamento) Dois a Dois a Nenhum Frenagem em operação com tomada de força no Embreagem aberta Embreagem aberta Embreagem aberta GMS trem de força b Mantenha a embreagem fechada Mantenha a embreagem fechada Limite inferior de desativação, rotação do motor Não há limite inferior Não há limite inferior Não há limite inferior (tomada de força 3 ou outro equipamento) 200 a r/min 200 a r/min Limite superior de desativação, rotação do motor Não há limite superior Não há limite superior Não há limite superior (tomada de força 3 ou outro equipamento) 200 a r/min 200 a r/min Limite inferior de desativação, velocidade do Não há limite inferior Não há limite inferior Não há limite inferior BWS veículo (tomada de força 3 ou outro equipamento) 1 a 100 km/h 1 a 100 km/h Limite superior de desativação, velocidade do Não há limite superior Não há limite superior Não há limite superior veículo (tomada de força 3 ou outro equipamento) 1 a 100 km/h 1 a 100 km/h Equilíbrio dos cilindros Ativo Ativo Ativo EMS Inativo Inativo a. Em veículos com caixa de mudanças manual, essas condições requerem que a caixa de mudanças seja instalada com um sensor de ponto morto separado. b. Este parâmetro foi introduzido em 23 de outubro de :60-06/09 Edição 8 pt-br 14 (19)

15 Informações sobre peças e posições de conexão 1 Interruptor De fechamento Instalado pelo encarroçador 2 Sensor de confirmação Instalado pelo encarroçador 3 Solenoide Instalado pelo encarroçador S171 S171 A área transversal do cabo deve ser de pelo menos 1,5 mm 2. O aterramento e os conectores são instalados na fábrica. As peças estão disponíveis nas concessionárias Scania. C C260 1 C493 C V152 S231 2 S231 V :60-06/09 Edição 8 pt-br 15 (19)

16 Alternativa 2: Caixa de mudanças automática Informações gerais sobre a conexão Para transferir o sensor de velocidade na estrada, veja a opção 1. As condições que comandam a ativação e a desativação da tomada de força são definidas na unidade de comando do BWS (veja a ilustração abaixo) com o SPD3. Um resumo de parâmetros modificáveis pode ser encontrado na opção 1. A ativação mecânica da tomada de força é realizada pelo solenoide. Um sensor de confirmação indica se os eixos de tração foram desativados e se a tomada de força foi ativada; a lâmpada 2 indica a mudança para o motorista. O relé A entra em curto com o circuito entre C449 pino 6 e C449 pino 4. O curtocircuito indica para a unidade de comando da caixa de mudanças que os eixos de tração foram desengatados e que a tomada de força foi engatada. O relé B entra em curto com o circuito entre o C260 pino 3 e a terra, a fim de indicar a mudança para outras unidades de comando do veículo. O relé C é ativado quando o C449 pino 5 indica que a caixa de mudanças está travada na quarta marcha (a função Allison Lock-up 4th gear). O sinal de saída que ativa o relé está ativo baixo (aterramento). A lâmpada 3 indica quando a caixa de mudanças ativa a engrenagem direta e quando é possível começar a aumentar a rotação e o torque do motor. Exemplo: Carro de bombeiro com bomba de água :60-06/09 Edição 8 pt-br 16 (19)

17 Reprogramação da caixa de mudanças Allison A unidade de comando da caixa de mudanças Allison deve ser reprogramada para um Novation package, desenvolvido para essa finalidade, que inclui um Pump Mode Program. A reprogramação é executada por uma concessionária ou oficina Allison. Esse exemplo se baseia em Allison Vocation Package 124, Fire and Emergency Vehicles (pacote com finalidade da Allison, carros de bombeiros e de emergência). A vantagem desse exemplo é que todos os cabos elétricos e pinos necessários são acessíveis por meio do conector C449. Outras opções requerem comutação de pinos. Sempre compare com as instruções de conexão da Allison para o Vocation Package relevante. Nota: O SDP3 só reconhecerá um Vocation Package que tenha sido programado pela Scania. É porque o número de peça não é válido. Os códigos de falha podem ser lidos mas não exibem os textos explicativos. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 17 (19)

18 Informações sobre peças e posições de conexão 1 Interruptor De fechamento Instalado pelo encarroçador 2 Lâmpada 1 Instalada pelo encarroçador 3 BWS Opção obrigatória Instalado pela Scania 4 Solenoide Instalado pelo encarroçador 5 Sensor de confirmação Instalado pelo encarroçador 6 Lâmpada 2 Instalada pelo encarroçador 7 Relé A Instalado pelo encarroçador 8 Relé B Instalado pelo encarroçador 9 Relé C Instalado pelo encarroçador 10 Lâmpada 3 Instalada pelo encarroçador +24V 1 C BWS C C V C GMS Allison:143 Allison:117 Allison:103 Allison: Os campos na cor cinza mostram o que foi preparado pela Scania. Os campos na cor branca mostram as conexões que o encarroçador deve executar. As peças estão disponíveis nas concessionárias Scania. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 18 (19)

19 Exemplo de lógica de proteção para o desengate As linhas sólidas na figura à direita mostram a conexão da lógica de proteção para a tomada de força no trem de força em conjunto com uma caixa de mudanças Allison. Esse exemplo se baseia em Allison Vocation Package 124, Fire and Emergency Vehicles (pacote com finalidade da Allison, carros de bombeiros e de emergência). A lógica de proteção impede que o desengate seja executado antes que a velocidade de rotação da caixa de mudanças esteja suficientemente baixa. O relé ativa o C493 pino 3 de entrada (ligação à terra), enquanto C449 pino 10 indica que a velocidade do eixo de saída da caixa de mudanças está acima de determinada velocidade de rotação. O nível da velocidade da rotação pode ser controlado por uma concessionária ou oficina Allison. As condições lógicas para ativação e desativação do C493 pino 14 de saída são definidas na unidade de comando do BWS com o SDP3. O C493 pino 3 de entrada e o C493 pino 14 de saída são chamados de Tomada de força 1 (outro equipamento) no SDP3, e devem ser definidos como Outro equipamento. Os diodos evitam tensão invertida nas saídas da unidade de comando do BWS. 1 Relé Instalado pelo encarroçador 2 BWS Opção obrigatória Instalado pela Scania 3 Diodos Instalados pelo encarroçador +24V C BWS 3 +24V GMS C493 C Allison: Allison:117 3 C Allison:103 Allison: Allison: V Lógica de proteção para o desengate com uma caixa de mudanças Allison Mais informações estão disponíveis no documento Precauções de segurança A área transversal do cabo deve ser de pelo menos 1,5 mm 2. Os cabos são instalados pelo encarroçador. As peças estão disponíveis nas concessionárias Scania. 11:60-06/09 Edição 8 pt-br 19 (19)

Funções para limitação de velocidade do veículo

Funções para limitação de velocidade do veículo Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece três funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

1 Circuitos Pneumáticos

1 Circuitos Pneumáticos 1 Circuitos Pneumáticos Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados. Estes elementos estão agrupados

Leia mais

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÕES FORD 6F50 e GM 6T70 - PARECIDAS PORÉM DIFERENTES As transmissões 6F50 e 6T70 foram desenvolvidas por um esforço conjunto entre FORD e General Motors. Devido ao

Leia mais

TORNIQUETE ITS-MC 28-100

TORNIQUETE ITS-MC 28-100 TORNIQUETE ITS-MC 28-100 Fabricante ITS Material Cirúrgico Ltda. Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 837 93.415-520 Novo Hamburgo RS Res Técnico: João Batista da Luz Nascimento - COREN 164361 Registro ANVISA

Leia mais

Operação e manutenção da transmissão série C20

Operação e manutenção da transmissão série C20 Transmissão série C20 Operação e manutenção Form. N.º Seção Data de emis. Data de rev. F-1031 2413 07/29/03 05/11/12 Índice Informação de segurança...2 Introdução...3 Descrição geral...3 Instruções de

Leia mais

Índice. tabela das versões do documento. GPOP - Gerenciador POP 1598510_05 01 11/01/2016 1/14. título: GPOP. assunto: Manual de utilização

Índice. tabela das versões do documento. GPOP - Gerenciador POP 1598510_05 01 11/01/2016 1/14. título: GPOP. assunto: Manual de utilização título: GPOP assunto: Manual de utilização número do documento: 1598510_05 índice: 01 pag.: 1/14 cliente: geral tabela das versões do documento índice data alteração 01 11/01/2016 versão inicial 02 03

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI Modelo (padrão) :HBF20C-7/HBF25C-7/HBF30C-7 Capacidade de carga, kg (lb) :2.000(4.000) / 2.500(5.000) / 3.000(6.000) Velocidade (Descarregada), km/h (mph) :17(10,5) / 15,9(9,8)

Leia mais

Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP. BCM Business Communications Manager

Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP. BCM Business Communications Manager Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP BCM Business Communications Manager Versão do documento: 02 Código do componente: N0094439 Data: Janeiro de 2006 Copyright Nortel Networks

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES TRANSFORMADOR A SECO ÍNDICE DESCRIÇÃO PÁGINA 1 Instruções para a instalação.................................... 02 2 Instruções para a manutenção..................................

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Conceitos envolvidos: a) Memória de Dados (interna e externa) b) Memória de Programa (interna e externa) c) Operações aritméticas e lógicas d) Portas e) Endereçamento a Bit f) Contadores e Temporizadores

Leia mais

Manual das Biseladoras Externas ISD/ ISF/ SKD/ HYD

Manual das Biseladoras Externas ISD/ ISF/ SKD/ HYD Manual das Biseladoras Externas ISD/ ISF/ SKD/ HYD Antes de iniciar qualquer manutenção ou operação mantenha o equipamento desligado das fontes de energia, retire os bits da máquina, em seguida meça o

Leia mais

Meteoro. Nitrous Drive

Meteoro. Nitrous Drive Meteoro Nitrous Drive Manual do Proprietário Desenvolvido pelo Especialista de Produtos Eduardo Parronchi Conteúdo Início /Apresentação...3 Notas Importantes...4 Descrição do Painel...5 Ligando o NITROUS

Leia mais

Software Configurador

Software Configurador Software Configurador Versão 2.0 Software Configurador Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor. Sumário 3 Sumário Capítulo

Leia mais

13. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 13-1 TRANSMISSÃO/SELETOR DE MARCHAS

13. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 13-1 TRANSMISSÃO/SELETOR DE MARCHAS 13. TRANSMISSÃO/SELETOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 13-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 13-1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA 13-2 DESMONTAGEM DA TRANSMISSÃO 13-6 INSPEÇÃO DA TRANSMISSÃO 13-6 MONTAGEM DA TRANSMISSÃO 13-7 INFORMAÇÕES

Leia mais

Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota

Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ESPECIFICAÇÃO BÁSICA... 3 2.1 AQUISIÇÃO DE DADOS MONITORADOS DO VEÍCULO... 3 2.2 AQUISIÇÃO DE DADOS DE LOCALIZAÇÃO...

Leia mais

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia.

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. 7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. Em primeiro lugar é preciso esclarecer o que significa e para que serve o aterramento do sistema elétrico. Ao contrário do que é usual considerar,

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo no bloco de

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support

Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support Condução Econômica Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support Condução Econômica 2-3 A Scania avança para os custos recuarem. A Scania não para de acelerar rumo à diminuição de custos operacionais

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS CHASSI ÍNDICE

CATÁLOGO DE PEÇAS CHASSI ÍNDICE CHASSI CATÁLOGO DE PEÇAS ÍNDICE Assento... 37 Carenagem lateral... 31 Cavaletes... 15 Chassi... 03 Chassi B... 05 Conjunto de Pedaleiras... 07 Escapamento... 29 Freio dianteiro... 21 Freio traseiro...

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

Válvula de Pré-Ação Modelo: 400-NAC-VGPA Double Interlock

Válvula de Pré-Ação Modelo: 400-NAC-VGPA Double Interlock Válvula de Pré-Ação Modelo: 400-NAC-VGPA Double Interlock Terminologia: Non-Interlock - Utiliza uma válvula de canalização seca e um sistema de detecção pneumático ou elétrico suplementar. A válvula pode

Leia mais

Inclusão de Validação Biométrica

Inclusão de Validação Biométrica Inclusão de Validação Biométrica Ambiente : Planos de Saúde Data da publicação : 12/11/08 Data da revisão : 12/11/08 Versões : Protheus 8.11 Países : Brasil Sistemas operacionais : Windows Bancos de dados

Leia mais

Manual de instruções U00123175100. Definições da impressora CP_Manager

Manual de instruções U00123175100. Definições da impressora CP_Manager Manual de instruções U00123175100 Definições da impressora CP_Manager U00123175100 2011 Março Seiko I Infotech Inc., 2011 Todos os direitos reservados. Os conteúdos deste manual podem ser alterados sem

Leia mais

reciclagem a frio KMA 220

reciclagem a frio KMA 220 Technische Especificação Daten Técnica Kaltfräse Usina misturadora W 200 móvel de reciclagem a frio KMA 220 Especificação Técnica Usina misturadora móvel de reciclagem a frio KMA 220 Capacidade da usina

Leia mais

Rádio R 4.0 IntelliLink Perguntas Frequentes (FAQs)

Rádio R 4.0 IntelliLink Perguntas Frequentes (FAQs) Índice 1. Áudio... 1 2. Telefone... 2 3. Apple CarPlay... 2 4. Android Auto... 5 5. Galeria... 7 6. Outros... 8 1. Áudio P: Como posso alterar a fonte de áudio, por exemplo, de rádio FM para USB? R: Para

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem

MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem Por favor, contate-nos antes de retornar o produto à loja: (19) 3573-8999. Garantia Limite de 90 dias Este produto tem garantia de até 90 dias

Leia mais

Análise Termográfica RELATÓRIO TÉCNICO 0714

Análise Termográfica RELATÓRIO TÉCNICO 0714 ANÁLISE TERMOGRÁFICA DAE - Santa Barbara D'Oeste DAE 1. OBJETIVO Apresentar ao DAE a Inspeção Termográfica realizada nos equipamentos de suas unidades em Santa Barbara d'oeste 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA

Leia mais

Circuitos para controles de motores

Circuitos para controles de motores Circuitos para controles de motores Os motores de corrente contínua, com tensões de alimentação entre 3 V e 12 V e correntes de até 1 A podem ser usados facilmente para movimentar braços mecânicos, elevadores,

Leia mais

Seu manual do usuário GIGABYTE GA-P43T-ES3G http://pt.yourpdfguides.com/dref/3037508

Seu manual do usuário GIGABYTE GA-P43T-ES3G http://pt.yourpdfguides.com/dref/3037508 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para GIGABYTE GA- P43T-ES3G. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA COMMON RAIL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA COMMON RAIL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL FUNCIONAMENTO DO SISTEMA COMMON RAIL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL O sistema Common Rail de injeção eletrônica Diesel é um dos mais modernos e flexíveis sistemas de injeção existentes no mercado, preenchendo

Leia mais

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS Tipos de robôs Classificação de robôs Definições importantes: O arranjo das hastes e juntas em um braço manipulador tem um importante efeito nos graus de liberdade da ferramenta

Leia mais

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB SOFTWARE VIAWEB Como instalar o Software VIAWEB O Software VIAWEB é na verdade um receptor de eventos. A única diferença é que os eventos são recebidos via INTERNET. Portanto, a empresa de monitoramento

Leia mais

Manual de Equipamento Balança

Manual de Equipamento Balança Manual de Equipamento Balança Rev.00 6 - Alarmes INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Célula de Carga Célula de Carga não conectada. A seguinte tela será exibida *** ALARME *** CELULA DE CARGA Tempo de Carga Estouro

Leia mais

Fundamentos De Hardware

Fundamentos De Hardware Fundamentos De Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 O QUE É ELETRICIDADE?... 3 A TOMADA PARA COMPUTADOR... 3 ATERRAMENTO... 4 ESPECIFICAÇÕES DE UM ATERRAMENTO... 4 ELETRICIDADE

Leia mais

Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO. II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA

Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO. II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA Aprovado em 18/02/2015 1 Os concorrentes, que pretendam, participar nas provas do Troféu de resistência

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições legais, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art.

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Escavadeiras Tipo de máquina N. de série Tempo de operação Equipamento, Número Data de entrega Página Proprietário Distribuidor Data 1 (6) Contato, Nome Consultor / Técnico Ordem

Leia mais

Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS.

Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS. 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS. Nas inspeções, procura-se identificar, registrar

Leia mais

Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação Caro Usuário, Queremos parabenizá-lo por escolher o PlugData MG100T e dar-lhe as boas vindas a um conjunto de facilidades que serão conseguidas com o uso deste equipamento. Apresentação

Leia mais

NR-12. Adaptação em pontes com talhas DEMAG TERRA E MAR. Tipo DC. Serviços FS 557364. terraemar.com.br. Representante Exclusivo

NR-12. Adaptação em pontes com talhas DEMAG TERRA E MAR. Tipo DC. Serviços FS 557364. terraemar.com.br. Representante Exclusivo FOLDER-01-V1 - Adequação NR10-12 TERRA E MAR NR-12 Adaptação em pontes com talhas DEMAG Tipo P Tipo DR Tipo DC FS 557364 TERRA E MAR CONCEITO O compromisso Demag com segurança visa levar em primeira mão

Leia mais

Requisitos legais. Para obter mais informações, consulte o documento Homologação de tipo.

Requisitos legais. Para obter mais informações, consulte o documento Homologação de tipo. Informação geral sobre leis e regulamentos Informação geral sobre leis e regulamentos Todos os países possuem requisitos legais para veículos conduzidos em vias públicas. Na União Europeia, eles são regidos

Leia mais

COMPONENTES DO CHASSI W200NEW11 CATÁLOGO DE PEÇAS

COMPONENTES DO CHASSI W200NEW11 CATÁLOGO DE PEÇAS COMPONENTES DO CHASSI CHASSI ÍNDICE ELÉTRICA ÍNDICE CHASSI... GUIDÃO... 06 SISTEMA DE DIREÇÃO... 08 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 10 SUSPENSÃO TRASEIRA... 12 SISTEMA DE FREIO DIANTEIRO... 14 SISTEMA DE FREIO

Leia mais

Classificação de Ativo Orçamento e Provisão de Despesa

Classificação de Ativo Orçamento e Provisão de Despesa Classificação de Ativo Orçamento e Provisão de Despesa Produto : Microsiga Protheus Ativo Fixo versão 11 Requisito : 154.03 Data da publicação : 28/02/13 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta

Leia mais

O ESTRANHO TRATOR M-5 NA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA 1944/45

O ESTRANHO TRATOR M-5 NA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA 1944/45 O ESTRANHO TRATOR M-5 NA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA 1944/45 Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, o Exército Brasileiro passou a receber equipamentos motomecanizados, modernos,

Leia mais

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Tem o objetivo de evitar que o trabalhador entre em contato com partes móveis da máquina. Definições Maquinas

Leia mais

K&M Carregadores de Baterias

K&M Carregadores de Baterias Sumário 1.0 - CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS....2 2.0 - INFORMAÇÕES IMPORTANTES.... 2 3.0- INSTALAÇÃO.... 2 3.1- Local.... 3 3.2 - Tomadas de rede.... 3 3.3 4.0 - Conectores....3 - FUNCIONAMENTO.... 3 4.1- Característica

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS Kaptor Di es el INFORMAÇÕES ADICIONAIS Informações Adicionais Kaptor SUMÁRIO 1.0 - MERCEDES-BENZ... 5 1.1 - CONTROLE DO MOTOR - PLD / MR... 5 1.1.1 - Modo Teste Atuadores... 5 1.2 - CONTROLE DE CARROCERIA

Leia mais

Scanner Diesel Cargo SDC 701 Equipamento de diagnóstico eletrônico Diesel

Scanner Diesel Cargo SDC 701 Equipamento de diagnóstico eletrônico Diesel Scanner Diesel Cargo SDC 701 Equipamento de diagnóstico eletrônico Diesel 102 (07/2005) Para Mercedes-Benz, Volvo, International, GMC, Scania, Volkswagen e Protocolos Standard Norma SAE. Injeção eletrônica/abs/piloto

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000

Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000 Tecnologia de calibração Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000 WIKA folha de dados CT 27.51 Aplicações Calibração portátil de instrumentos de medição de baixas pressões Geração de baixas

Leia mais

FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto

FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto Característica Avaliação de sinal controlada por microprocessador Endereçamento automático, sem necessidade de decodificação ou DIP-Switch 1 entrada

Leia mais

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 1/2014 Prefeitura Municipal de Bom Despacho OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1)- Marque a opção CORRETA que constitui infração gravíssima. A) Dirigir sem atenção ou sem os

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X150EXP10

CATÁLOGO DE PEÇAS X150EXP10 CHASSI ÍNDICE CHASSI... 04 GUIDÃO... 06 SISTEMA DE DIREÇÃO... 08 CARENAGEM DO FAROL... 10 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 12 PARALAMA DIANTEIRO... 14 CAVALETES... 16 SUSPENSÃO TRASEIRA... 18 PARALAMA TRASEIRO...

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 267 - TELEFONE: 6823-8800 Revisado em 24/10/2006 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 www.linear-hcs.com.

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 267 - TELEFONE: 6823-8800 Revisado em 24/10/2006 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 www.linear-hcs.com. LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 267 - TELEFONE: 6823-8800 Revisado em 24/10/2006 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 www.linear-hcs.com.br CENTRAL ELETRÔNICA MONOFÁSICA DE CONTROLE DE PORTÃO rev8 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT).

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT). Vale Presente para Controle de Lojas Produto : Microsiga Protheus - Controle de Lojas - Versão 10 Chamado : TFDI16 Data da publicação : 12/07/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL FEVEREIRO DE 2012 INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E A transmissão automática Jatco de 6 velocidades JF 613-E, para veículos com tração dianteira,

Leia mais

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto:

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto: Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 8 pontos de entrada digital +24 Vdc isolada e monitorada, é indicado para aplicações onde a situação de linha rompida necessita ser detectada

Leia mais

Manual de Instalação. BC-2C Módulo GPRS

Manual de Instalação. BC-2C Módulo GPRS Manual de Instalação BC-2C Módulo GPRS INTRODUÇÃO O BC-2C Módulo GPRS Pináculo é um conversor de comunicação que se conecta a qualquer painel de alarme monitorado que utilize o protocolo de comunicação

Leia mais

Fonte de alta tensão CA/CC simultânea. Manual de operação

Fonte de alta tensão CA/CC simultânea. Manual de operação Fonte de alta tensão CA/CC simultânea Manual de operação Atenção! Risco de Vida! Este equipamento gera tensões e correntes que podem ser letais! Leia este manual até o fim, e somente tente utilizar o equipamento

Leia mais

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL SENSORES MAGNETO-RESTRITIVOS UM CRUZAMENTO DE DOIS TIPOS DE SENSORES CONHECIDOS.

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL SENSORES MAGNETO-RESTRITIVOS UM CRUZAMENTO DE DOIS TIPOS DE SENSORES CONHECIDOS. MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL SENSORES MAGNETO-RESTRITIVOS UM CRUZAMENTO DE DOIS TIPOS DE SENSORES CONHECIDOS. Figura 1: Aqui uma vista dos sensores do eixo comando de válvulas de um NISSAN Máxima 2012.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA. Autotransformadores

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA. Autotransformadores Autotransformadores Pode-se observar, na figura a seguir, que dois enrolamentos normais podem ser conectados de forma que um deles é comum a ambos os circuitos do primário e do secundário. Joaquim Eloir

Leia mais

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1.

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1. Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM PROXSYS Versão 1.4 Setembro -2015 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

WEBFLEET 2.20. Índice remissivo. Notas de lançamento - Março de 2015

WEBFLEET 2.20. Índice remissivo. Notas de lançamento - Março de 2015 WEBFLEET 2.20 Notas de lançamento - Março de 2015 Índice remissivo OptiDrive 360 2 Especificação do veículo 6 Copiar definições de veículo 8 Relatório de resumo de tempos de trabalho 9 Melhor apresentação

Leia mais

Medidor de Vibrações para Serviços Pesados

Medidor de Vibrações para Serviços Pesados Guia Do Usuário Medidor de Vibrações para Serviços Pesados Modelo 407860 Introdução Parabéns pela sua compra do Medidor de Vibrações 407860 da Extech. O Modelo 407860 mede os níveis de vibração nas máquinas

Leia mais

Subestação. Conceito:

Subestação. Conceito: Sistema Eletrosul Conceito: Subestação Instalações elétricas que compreendem máquinas ou aparelhos, instalados em ambiente fechado ou ao ar livre, destinadas à transformação da tensão, distribuição da

Leia mais

OBJETIVOS DA SEÇÃO. Após concluir com êxito o módulo sobre Área de Trabalho, o aluno deve estar apto a:

OBJETIVOS DA SEÇÃO. Após concluir com êxito o módulo sobre Área de Trabalho, o aluno deve estar apto a: OBJETIVOS DA SEÇÃO Após concluir com êxito o módulo sobre Área de Trabalho, o aluno deve estar apto a: I. Definir os critérios da Área de Trabalho para o Sistema de Cabeamento Siemon, tanto para interfaces

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) 1.0 O CAPACÍMETRO É o instrumento usado para medir o valor dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital

Leia mais

Terminal de Operação Cimrex 69

Terminal de Operação Cimrex 69 Descrição do Produto O Cimrex 69 agrega as mais novas tecnologias e a mais completa funcionalidade de terminais de operação. Possui visor de cristal líquido gráfico colorido de 5,7 sensível ao toque (

Leia mais

INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA ÍNDICE

INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA ÍNDICE P19294 - Rev. 2 ÍNDICE INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA Instruções importantes de segurança... 3 Características técnicas... 4 Ferramentas necessárias para instalação... 5 Instalação elétrica... 5 Cuidados

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MP4 PLAYER

MANUAL DO USUÁRIO MP4 PLAYER *Foto ilustrativa MANUAL DO USUÁRIO MP4 PLAYER 1. CONTEÚDO DA EMBALAGEM MP4 Player. Fone de Ouvido. Cabo USB. Manual do Usuário. 2. INTRODUÇÃO Este MP4 Player é uma nova geração de áudio digital portátil

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS CATÁLOGO DE PEÇAS

CATÁLOGO DE PEÇAS CATÁLOGO DE PEÇAS 1 CHASSI ÍNDICE ELÉTRICA ÍNDICE CHASSI... GUIDÃO... 06 SISTEMA DE DIREÇÃO... 08 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 10 SUSPENSÃO TRASEIRA... 12 AMORTECEDORES... 14 EIXO TRASEIRO... 16 PROTETORES DE PERNA... 18 SISTEMA

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X250TV105

CATÁLOGO DE PEÇAS X250TV105 CHASSI ÍNDICE ELÉTRICA ÍNDICE CHASSI... 04 GUIDÃO... 06 SISTEMA DE DIREÇÃO... 08 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 10 SUSPENSÃO TRASEIRA... 12 PROTETOR DE CARTER... 14 PROTETOR DE PERNA... 16 FREIO DIANTEIRO... 18

Leia mais

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÃO MERCEDES 722.9 INFORMAÇÃO PRELIMINAR

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÃO MERCEDES 722.9 INFORMAÇÃO PRELIMINAR MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÃO MERCEDES 722.9 INFORMAÇÃO PRELIMINAR A transmissão Mercedes 722.9 já está sendo utilizada nos veículos a partir de 2004, mas apesar deste fato, ainda não existe

Leia mais

GUIA GERAL DO PIX-DSX

GUIA GERAL DO PIX-DSX ADCP-80-354 GUIA GERAL DO PIX-DSX Sumário Página 1. TERMINAÇÕES COM WIRE WRAP...3 2. ENERGIA...4 3. ELEMENTO DE REDE (EQUIPAMENTO)...5 4. ROTEAMENTO DE JUMPER DE CONEXÃO CRUZADA...8 1390027 Rev A Página

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa

Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa Extintores 2,1m 3 Os extintores devem ser convenientemente distribuídos, sinalizados sempre que necessário e instalados em

Leia mais

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8 CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Manual do Usuário - Firma Inspetora SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O

Leia mais

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA TEORIA Princípios básicos de transmissão a. Sinais de radiofreqüência (RF) Possuem freqüências acima de 100 KHz e são usados pelas emissoras para transportar

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS CHASSI ÍNDICE

CATÁLOGO DE PEÇAS CHASSI ÍNDICE CHASSI CATÁLOGO DE PEÇAS ÍNDICE Assento... 50 Báu... 15 Bolha... 44 Carenagem lateral... 46 Cavaletes... 23 Chassi... 03 Conjunto de Pedaleiras... 16 Escapamento... 42 Freio dianteiro... 30 Freio traseiro...

Leia mais

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação.

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação. Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos. Para a operação de filtração contínua sem manutenção

Leia mais

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Anexo B Especificações do simulador Eduardo Lopes Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Objetivos Apresentar o simulador de pista com

Leia mais

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas.

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas. 1 Aplicativos JEEP MPI JEEP CHEROKEE 5.2L V8 Código de Falhas A unidade central incorpora uma função de diagnóstico O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas

Leia mais

1 IFSul-Campus Pelotas. Circuitação Pneumática

1 IFSul-Campus Pelotas. Circuitação Pneumática 1 IFSul-Campus Pelotas Circuitação Pneumática Prof. Gladimir Pinto da Silva 03/2002 Circuitação Pneumática 2 1- Circuitos Pneumáticos Básicos 1.1- Comando direto de cilindro de Simples Ação A VCD 1.1,

Leia mais

Esta melhoria depende de execução do update de base U_UPDFIN, conforme procedimento para implementação.

Esta melhoria depende de execução do update de base U_UPDFIN, conforme procedimento para implementação. Solicitação de Fundos Novas Funcionalidades Produto : Microsiga Protheus Financeiro versão 11 Chamado : TEIXDG Data da publicação : 01/08/12 País(es) : Argentina Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

CONTROLE TECHNIQUE AUTOMOBILE (IPO)

CONTROLE TECHNIQUE AUTOMOBILE (IPO) CONTROLE TECHNIQUE AUTOMOBILE (IPO) O regulamento exige uma inspecção técnica para todos os veículos com mais de 4 anos. Em seguida, é renovada a cada 2 anos de acordo com um check-up preciso abrangendo

Leia mais

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras básicas de trânsito Regras básicas para pedestres Regras básicas para ciclistas Tem ocorrido frequentes acidentes de trânsito em Aichi e também

Leia mais

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS Painéis Elétricos: São conjuntos construídos de acordo com um projeto elétrico e mecânico padrões, onde a performance do mesmo é assegurada por ensaios de tipo realizados

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion SISTEMA I MOTION FOX - I Motion Professor SCOPINO Técnico e Administrador da Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal

Leia mais

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 Aplicações Água de reuso Sistemas de coleta Pré-tratamento industrial Controle ambiental Águas pluviais A amostragem nunca foi tão fácil. O controlador do amostrador AS950 da

Leia mais

Dicas de Segurança sobre Virus

Dicas de Segurança sobre Virus Dicas de Segurança sobre Virus Utilize uma boa aplicação antivírus e actualizea regularmente Comprove que o seu programa antivírus possui os seguintes serviços: suporte técnico, resposta de emergência

Leia mais

TORNO ORBITAL PORTÁTIL CNC COMPLETO

TORNO ORBITAL PORTÁTIL CNC COMPLETO TORNO ORBITAL PORTÁTIL CNC COMPLETO Para torneamento no local com extrema precisão (completamente executada por um painel de controle CNC) nas faces e extremidades internas e/ou externas de superfícies

Leia mais

EM8032 EM8033 Adaptador Powerline de 500Mbps com tomada elétrica

EM8032 EM8033 Adaptador Powerline de 500Mbps com tomada elétrica EM8032 EM8033 Adaptador Powerline de 500Mbps com tomada elétrica 2 PORTUGUÊS EM8032 EM8033 - Adaptador Powerline de 500Mbps com tomada elétrica Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais