Usando o painel do operador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Usando o painel do operador"

Transcrição

1 Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora a partir do software aplicativo ou do driver da impressora. As definições alteradas a partir do aplicativo ou do driver são aplicadas somente no trabalho que você está preparando para enviar à impressora. Alterações feitas nas definições da impressora a partir de um software aplicativo substituem as alterações feitas no painel do operador. Se não for possível alterar uma definição a partir de seu aplicativo, utilize o painel do operador ou o painel do operador remoto do MarkVision. A alteração de uma definição de impressora a partir do painel do operador ou do MarkVision torna essa definição padrão do usuário. Consulte o CD de drivers para obter informações sobre o MarkVision.

2 Entendendo o painel do operador 2 O painel do operador da impressora possui uma tela de cristal líquido (LCD) de 2 linhas por 16 caracteres, cinco botões e uma luz indicadora. Pronta LCD 1 Menu 2 Selecionar 3 Retornar 4 Luz Continuar 5 Parar 6 Luz indicadora A luz indicadora fornece informações sobre o status da impressora. Se a luz estiver: apagada, a impressora está desligada; acesa, a impressora está ligada, mas inativa; piscando, a impressora está ligada e ocupada.

3 Utilizando os botões do painel do operador Utilize os cinco botões do painel do operador para abrir um menu, rolar por uma lista de valores, alterar as definições da impressora e responder às mensagens dela. 3 Os números 1 a 6 aparecem ao lado dos botões do painel do operador. Esses números são utilizados para fazer a inserção dos números de identificação pessoal (PIN) para trabalhos de Imprimir e Reter. Para obter mais informações, consulte Usando as funções Imprimir e Reter.

4 As informações a seguir descrevem as funções de cada botão. Nota: Os botões agem de acordo com as informações exibidas na segunda linha do painel do operador. 4 Continuar Pressione o botão Continuar para: retornar ao estado Pronta se a impressora estiver fora de linha (a mensagem Pronta não aparece na tela do painel do operador); sair dos menus da impressora e retornar ao estado Pronta; limpar as mensagens de erro do painel do operador. Se você tiver alterado as definições da impressora nos menus do painel do operador, pressione o botão Continuar antes de enviar um trabalho para impressão. A impressora deve exibir a mensagem Pronta para que os trabalhos possam ser impressos.

5 5 Menu Selecionar Retornar Cada extremidade do botão tem uma função. Pressione Menu: quando a mensagem Pronta estiver sendo exibida para deixar a impressora fora de linha (fora do estado Pronta) e rolar pelos menus; quando a mensagem Ocupada estiver sendo exibida para ir ao menu Trabalho; quando a impressora estiver fora de linha, pressione Menu> para rolar pelos menus. Pressione <Menu para voltar ao item anterior nos menus. Para itens de menu com valores numéricos, tais como Cópias, pressione e segure o botão Menu para rolar pelos valores. Solte o botão quando o número desejado estiver sendo exibido. Pressione Selecionar para: selecionar o menu exibido na segunda linha do painel do operador. Dependendo do tipo de menu, essa ação: abre o menu e exibe seu primeiro item; abre o menu e exibe a definição padrão. Salvar o item de menu exibido como a definição padrão. A impressora exibe a mensagem Salvo e retorna ao item de menu; Apagar determinadas mensagens do painel do operador. Pressione Retornar para voltar ao nível ou item de menu anterior.

6 6 Parar Pressione Parar nas mensagens Pronta, Ocupada ou Aguardando para parar temporariamente todas as atividades e deixar a impressora fora de linha. A mensagem de status do painel do operador muda para A impressora não está pronta. Pressione Continuar para voltar a impressora ao estado de Pronta, Ocupada ou Aguardando.

7 Alterando as configurações da impressora 7 A partir do painel do operador, é possível selecionar itens de menu e valores associados para imprimir seus trabalhos com sucesso. Também é possível utilizar o painel para alterar a configuração e o ambiente operacional da impressora. Consulte Usando os menus da impressora para obter uma explicação sobre todos os itens de menu. É possível modificar as configurações da impressora: selecionando uma configuração a partir de uma lista de valores; alterando uma configuração para ativada/desativada; alterando uma configuração numérica. Para selecionar um novo valor como uma configuração: 1 A partir de uma mensagem de status Pronta, pressione Menu. Aparecem os nomes de menu. 2 Continue a pressionar e soltar o Menu até que você veja o menu que precisa. 3 Pressione Selecionar para selecionar o menu ou o item de menu exibido na segunda linha do display. Se a seleção for um menu, o menu será aberto e aparecerá a primeira configuração de impressora no menu.

8 Se a seleção for um item de menu, aparecerá a configuração padrão do menu. A configuração padrão do usuário atual tem um asterisco [*] ao lado. 8 Cada item de menu tem uma lista de valores para o item de menu. O valor pode ser: uma frase ou uma palavra que descreva a configuração; um valor numérico que possa ser alterado; uma definição Ativado ou Desativado. 4 Pressione Menu para mover para o valor que precisa. 5 Pressione Selecionar para selecionar o valor da segunda linha do painel do operador. Um asterisco aparece ao lado do valor, indicando que ele é a configuração padrão do usuário. A nova configuração aparece por um segundo, limpa, exibe a palavra Salvo e depois exibe a lista de itens de menu anterior. 6 Pressione Retornar para voltar aos menus anteriores. Faça seleções de menu adicionais para definir novas configurações padrão. Pressione Continuar se esta for a última configuração a alterar. As configurações padrão do usuário permanecem em efeito até que você salve as novas configurações ou restaure os padrões de fábrica. As configurações escolhidas no software aplicativo também podem alterar ou substituir as configurações padrão do usuário selecionadas no painel do operador.

9 Imprimindo a página de configurações de menu 9 Siga as etapas seguintes para imprimir uma lista atual das configurações padrão de usuário e das opções de impressora instaladas: 1 Verifique se a impressora está ligada e se aparece a mensagem de status Pronta. 2 Pressione Menu até ver o Menu Utilitários e, a seguir, pressione Selecionar. 3 Pressione Menu até ver Imprimir menus e, a seguir, pressione Selecionar. A mensagem Imprimindo configurações de menu aparece e permanece até que a página seja impressa. A impressora retorna ao estado Pronta quando a(s) página(s) acabar(em) de imprimir. Se aparecer uma mensagem, consulte Entendendo as mensagens da impressora para obter mais informações. 4 Verifique se as opções que você instalou estão corretamente listadas em Recursos instalados. Se uma opção que você instalou não estiver listada, desligue a impressora, desconecte o cabo de alimentação e reinstale a opção. Nota: Para evitar uma sobrecarga elétrica, conecte a impressora em uma tomada devidamente aterrada de um circuito não GFI (ground fault interrupter).

10 5 Verifique se a quantidade de memória instalada está corretamente listada em Informações da impressora Verifique se as bandejas estão configuradas para os tamanhos e tipos de papel carregados. O diagrama em Usando os menus da impressora mostra os itens de menu em cada menu. Um asterisco (*) próximo a um valor indica a configuração padrão de fábrica. Os padrões de fábrica podem ser diferentes para cada país. Os padrões de fábrica são as configurações de função em efeito na primeira vez em que a impressora é ligada. Eles permanecem em efeito até que sejam alterados. Os padrões de fábrica são restaurados se você selecionar o valor Restaurar no item de menu Padrões de fábrica do menu Utilitários. Consulte Restaurando configurações padrão de fábrica para obter mais informações. Quando você seleciona uma nova configuração no painel do operador, o asterisco se move para próximo da configuração selecionada para identificá-la como o padrão atual do usuário. Os padrões do usuário são as configurações que você seleciona para as diferentes funções da impressora e armazena na memória dela. Uma vez armazenadas, essas configurações permanecem ativas até que novas configurações sejam armazenadas ou até que os padrões de fábrica sejam restaurados. Consulte Alterando as configurações da impressora.

11 Nota: As configurações escolhidas a partir do software aplicativo podem substituir as configurações selecionadas a partir do painel do operador. Menus desativados Se sua impressora estiver configurada como uma impressora de rede disponível para vários usuários, poderá aparecer a mensagem Menus desativados quando você pressionar Menu a partir do estado Pronta. A desativação dos menus impede os usuários de utilizarem o painel do operador para alterar inadvertidamente um padrão de impressora que tenha sido definido pela pessoa que gerencia a impressora. Ainda é possível utilizar os recursos Imprimir e Reter, limpar mensagens e selecionar itens a partir do menu Trabalho quando se estiver imprimindo um trabalho, mas não é possível alterar outras configurações da impressora. Você pode, entretanto, utilizar seu driver de impressora para substituir os padrões da impressora e selecionar configurações para trabalhos de impressão individuais. 11

Utilizando o painel do operador

Utilizando o painel do operador Esta seção contém informações sobre como compreender o painel do operador, alterar as configurações da impressora e entender os menus do painel do operador. Você pode alterar a maioria das configurações

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Menu Configuração 1 Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Automático

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Autom. Tempo de espera de

Leia mais

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações ." Xerox WorkCentre /0// Como fazer uma cópia. Coloque os documentos originais com a face para cima na bandeja. Pressione o botão Limpar tudo (C) para cancelar todas as seleções 88 ##. Pressione o botão

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Imprimindo uma página de configurações de menu

Imprimindo uma página de configurações de menu Utilizando o painel do operador 1 Imprimindo uma página de configurações de menu Você pode imprimir uma lista das configurações padrão do usuário atual a qualquer momento. Nota: Antes de imprimir a página

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) 1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens

Leia mais

Conhecendo Seu Telefone

Conhecendo Seu Telefone Conhecendo Seu Telefone Fone de ouvido Telefone com a função viva-voz Intensidade do Sinal Intensidade da Bateria Porta Celular Anexo Tecla de Ação Y Tecla Enviar N Teclado de Navegação Tecla da Agenda

Leia mais

Largura A4 Orientação CR automático após LF Pitch AL Autom. após RC Tamanho do Ponto Nome da Fonte Conj. Símbolos. Origem Fontes Renum.

Largura A4 Orientação CR automático após LF Pitch AL Autom. após RC Tamanho do Ponto Nome da Fonte Conj. Símbolos. Origem Fontes Renum. Use o Menu de Emul. PCL para alterar as configurações da impressora que somente afetam os trabalhos que usam a linguagem de impressora emulação PCL Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Largura

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Guia de Referência Rápida do Telefone do 9611 IP Office

Guia de Referência Rápida do Telefone do 9611 IP Office Guia de Referência Rápida do Telefone do 9611 Seu telefone 9611 O suporta o telefone 9611. O telefone suporta 24 botões de apresentação de chamada/recurso. Os rótulos deles são exibidos no display principal

Leia mais

ou opcional para 250 folhas (Bandeja 2) Cartões X X X X Papel brilhoso X X X X X Transparências X X X

ou opcional para 250 folhas (Bandeja 2) Cartões X X X X Papel brilhoso X X X X X Transparências X X X Página de 5 Guia de mídia A impressora é compatível com o seguinte papel e outros tipos de tamanhos de mídia. Selecione tamanhos personalizados até o máximo especificado para a configuração Universal.

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja.

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja. Página 1 de 10 Guia de impressão Esta seção explica como carregar bandejas para 250 e 550 folhas e o alimentador de várias funções. Ela também inclui informações sobre orientação do papel, definição do

Leia mais

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para imprimir uma variedade de listas relacionadas aos recursos disponíveis na impressora, às configurações da impressora e aos trabalhos de impressão. Outros itens do menu permitem configurar o

Leia mais

Colocando papel na bandeja 1 (MPT) para impressão de um lado. Todos os tamanhos e tipos de papel podem ser usados na bandeja 1 (MPT).

Colocando papel na bandeja 1 (MPT) para impressão de um lado. Todos os tamanhos e tipos de papel podem ser usados na bandeja 1 (MPT). Impressão básica Este tópico inclui: "Colocando papel na bandeja 1 (MPT) para impressão de um lado" na página 2-9 "Colocando papel nas bandejas 2-5 para impressão de um lado" na página 2-13 "Colocando

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Selecionando um nome de usuário

Selecionando um nome de usuário Ao enviar um trabalho para a impressora, você pode especificar no driver que a impressora deve reter o trabalho na memória e não imprimi-lo imediatamente. Quando você estiver pronto para imprimir o trabalho,

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA BRAILE

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA BRAILE MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA BRAILE Impressora Index Braille - Modelo Basic-D V4 A impressora Basic-D é uma impressora braile de fácil utilização, ela é equipada com sintetizador de voz em

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta serial (Serial Padrão ou Opção Serial ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS)

Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS) Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS) Você pode conectar duas câmeras via Wi-Fi e enviar imagens entre elas, como segue. IMPORTANTE A posição e o formato dos botões

Leia mais

Configuração do painel da Laser Mercury II

Configuração do painel da Laser Mercury II Visão do painel da Laser GCC Mercury II ---- Empty File Speed:. :% DPI: Power:. :% PPI:.. Prev Nest / Func Os botões F são os botões de função, que podem variar conforme o item selecionado do menu. Botão

Leia mais

Solucionar problemas de cópia. Soluções e problemas comuns Mensagens de status de Copiar Mensagens de erro de Copiar...

Solucionar problemas de cópia. Soluções e problemas comuns Mensagens de status de Copiar Mensagens de erro de Copiar... 1 fax Soluções e problemas comuns.................... 2 Mensagens de status de Copiar.................... 5 Mensagens de erro de Copiar...................... 6 Soluções e problemas comuns Para obter ajuda

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Resolvendo problemas de qualidade de impressão

Resolvendo problemas de qualidade de impressão Resolvendo de qualidade de impressão Se a ação corretiva sugerida não resolver o problema, chame seu representante de serviços. 1 A impressão está muito clara. O toner pode estar baixo. Para utilizar o

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

O alimentador multiuso aceita papel dentro das seguintes dimensões:

O alimentador multiuso aceita papel dentro das seguintes dimensões: O alimentador multiuso pode suportar diversos tamanhos e tipos de papel, como, transparências, cartões postais, cartões de anotação e envelopes. Ele é útil para impressão de uma única página em papel timbrado,

Leia mais

1 de 8. entrada USB. 1 MENSAGENS

1 de 8. entrada USB. 1 MENSAGENS entrada USB. 1 MENSAGENS O painel pode armazenar até 12 mensagens com no máximo de 250 caracteres (letras ou números) cada uma, que são selecionadas através das teclas F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9,

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações contidas neste documento

Leia mais

Líder mundial em monitores

Líder mundial em monitores Líder mundial em monitores Desligue o computador antes de realizar o procedimento abaixo. 1. Conecte o cabo de alimentação no conector apropriado na parte traseira do monitor. 2. Conecte uma extremidade

Leia mais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Assessor do Promotor Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos Básicos... 3 Softwares Requeridos... 3 Softwares Úteis... 3 Orientações

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET Página 1 de 8 CAGED Net O aplicativo CAGED Net é a solução desktop para o envio de declarações CAGED que contempla as regras de obrigatoriedade

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações contidas neste documento

Leia mais

HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida. Como fazer: Cópia. Envio digital. Fax. Armazenamento de trabalhos

HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida. Como fazer: Cópia. Envio digital. Fax. Armazenamento de trabalhos HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida Como fazer: Cópia Envio digital Fax Armazenamento de trabalhos www..com/support/cljcm3530mfp www..com/go/usemymfp Resumo da referência rápida

Leia mais

Carregando o alimentador multiuso

Carregando o alimentador multiuso O alimentador multiuso pode reter diversos tamanhos e tipos, como transparências e envelopes. Ele é útil para impressão em uma página timbrado, papel colorido ou outro tipo especial. Consulte a Guia de

Leia mais

Maio de 2012 708P90157. Servidor de Impressão FreeFlow Estimativa de toner

Maio de 2012 708P90157. Servidor de Impressão FreeFlow Estimativa de toner Maio de 2012 708P90157 Servidor de Impressão FreeFlow 2012 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. XEROX e XEROX and Design são marcas registradas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Pacote. Monitor de LCD com gerenciamento de cores. Importante

Guia de Instalação. 1. Pacote. Monitor de LCD com gerenciamento de cores. Importante Guia de Instalação Monitor de LCD com gerenciamento de cores Importante Leia as PRECAUÇÕES, este Guia de Instalação e o Manual do usuário armazenados no CD-ROM com atenção para familiarizar-se com o uso

Leia mais

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário

TouchPad e Teclado. Guia do Usuário TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para alterar as configurações da impressora que afetam uma porta Universal Serial Bus (USB) (Opção USB ou USB Padrão). Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Buffer Trabalhos MAC

Leia mais

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis.

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Operating Manual MA VPU V 7.81_1 2.4.2 Iniciar Acronis nos VPUs com números de série até # 86 VPUs com números de série abaixo de 86

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Referência rápida. Para entender o painel do operador. Para entender as luzes do painel do operador. Referência rápida

Referência rápida. Para entender o painel do operador. Para entender as luzes do painel do operador. Referência rápida Referência rápida Para entender o painel do operador O painel do operador da impressora tem dois botões e seis luzes (Continuar é uma luz e também um botão). As luzes indicam o status da impressora. Os

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Visão Rápida do. CopyCentre/ WorkCentre Pro. WorkCentre Pro. CopyCentre C65/C75/C90 65/75/90

Visão Rápida do. CopyCentre/ WorkCentre Pro. WorkCentre Pro. CopyCentre C65/C75/C90 65/75/90 CopyCentre WorkCentre Pro C65/C75/C90 65/75/90 Visão Rápida do CopyCentre/ WorkCentre Pro O Sistema oferece algumas vantagens distintas que ajudarão você a executar o seu trabalho. Índice Como fazer cópias...........................

Leia mais

Diagnóstico avançado de problemas

Diagnóstico avançado de problemas Se você entrar em contato com o Centro de suporte ao cliente da Lexmark para ajudá-lo a resolver um problema de impressão, eles podem orientá-lo no avançado de para alterar uma configuração padrão (por

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Software Configurador

Software Configurador Software Configurador Versão 2.0 Software Configurador Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor. Sumário 3 Sumário Capítulo

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

Português. Configuração / Referência Rápida da Impressora de formulários Lexmark 2400 Series. Itens que acompanham a impressora

Português. Configuração / Referência Rápida da Impressora de formulários Lexmark 2400 Series. Itens que acompanham a impressora Configuração / Referência Rápida da Impressora de formulários Lexmark 2400 Series Itens que acompanham a impressora Configuração/referência rápida da impressora Guia do usuário Cartão de registro Português

Leia mais

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 1. O Dreamweaver exige inicialmente uma configuração de pasta padrão, isso faz com que ao final da implementação do projeto ele resolva

Leia mais

Menu USB 1. Buffer Trabalhos. Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Buffer USB Binário PS p/ MAC. Imprimindo. Usando cores.

Menu USB 1. Buffer Trabalhos. Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Buffer USB Binário PS p/ MAC. Imprimindo. Usando cores. Menu USB 1 Use o Menu USB para alterar as configurações da impressora que afetam uma porta Universal Serial Bus (USB) (Opção USB ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Buffer Trabalhos

Leia mais

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe. Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda os usuários a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida.

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla T para Web Tecla N para Enviar Tecla Inteligente Tecla S para Navegação Tecla virtual direita Tecla

Leia mais

Resolvendo problemas de impressão

Resolvendo problemas de impressão Resolvendo de impressão 1 O display do painel do operador está em branco ou só exibe diamantes. Os trabalhos não imprimem. O autoteste da impressora falhou. A impressora não está pronta para receber dados.

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Manual do usuário do Telefone IP 2007. BCM Business Communications Manager

Manual do usuário do Telefone IP 2007. BCM Business Communications Manager Manual do usuário do Telefone IP 2007 BCM Business Communications Manager Status do documento: Padrão Versão do documento: 04.01 Código do componente: NN40050-109 Data: Setembro de 2009 Copyright Nortel

Leia mais

Controle Remoto (somente em determinados modelos)

Controle Remoto (somente em determinados modelos) Controle Remoto (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registradas da Microsoft

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO 1.3 IMPRESSÃO de PÁGINAS Na banca, selecione um fascículo para ter acesso ao painel de leitura. Lá você vai encontrar a opção Imprimir. 1 2 3 4 Clicando na opção Imprimir,

Leia mais

Guia de referência rápida

Guia de referência rápida PowerLite Pro G5450WUNL/G5750WUNL Guia de referência rápida Este cartão de referência rápida oferece instruções rápidas sobre a conexão do seu projetor PowerLite e sobre o uso de funções básicas. Para

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais