Caminhões roll on/roll off
|
|
|
- Mafalda Weber Mendonça
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Informações gerais Informações gerais Os caminhões roll on/roll off são usados principalmente para transportadores de carga solta. O manuseio de cargas é feito elevando, removendo e puxando o transportador de carga da extremidade traseira do caminhão usando, por exemplo, um cabo ou braço do roll on/roll off. Exemplos de transportadores de carga comuns Tanque Plataforma Betoneira Contêiner A carroceria é considerada fraca quanto à torção. As instruções neste documento foram desenvolvidas para otimizar o veículo em relação aos seguintes fatores: Menor sensibilidade possível às oscilações do chassi que causam desconforto Compartilhamento de carga Seleção do tipo de anexo e do local dos anexos As instruções pressupõem que a carroceria seja projetada como uma unidade fraca quanto à torção. Nota: Não use caminhões com um quadro do chassi F800 para caminhões roll on/roll off, pois ele é muito fraco. Mais informações encontram-se nos seguintes documentos: Seleção do chassi auxiliar e fixação Design do chassi auxiliar Desconforto causado por vibrações Cálculos de peso do eixo Estabilidade de rolamento Scania CV AB 2017, Sweden 1 (16)
2 Preparação do veículo com opções de fábrica Informações gerais Encomende soluções e preparações prontas da fábrica. A instalação pós-venda levará a custos mais altos. Por exemplo, há soluções prontas para tomadas de força e preparações elétricas para tomadas de força que podem ser encomendadas da fábrica. Mais informações sobre as soluções e preparações prontas que estão disponíveis na fábrica encontram-se no website Scania Bodybuilder Homepage. Mais informações sobre possíveis tomadas de força da fábrica podem ser encontradas no documento Seleção de uma tomada de força. Mais informações sobre tomadas de força Scania encontram-se no documento da respectiva tomada de força: Exemplo de um termo de pesquisa: EG651P. Exemplos de filtros: Tipo de trabalho: Seleção da tomada de força e do equipamento hidráulico. Tipo de produto: Tomada de força EG. Mais informações sobre as opções de equipamento hidráulico estão disponíveis no documento Componentes para equipamento hidráulico. Scania CV AB 2017, Sweden 2 (16)
3 Tente atingir uma distância do eixo mais curta possível para reduzir o risco de desconforto por oscilações do quadro. O peso máximo permitido do eixo limita o tamanho de distância que pode haver. Posicione a carroceria o mais para frente possível pelo peso do eixo dianteiro. Há dois tipos diferentes de sistemas para elevar e puxar o transportador de carga do caminhão. Os seguintes sistemas são comuns: Braço do roll on/roll off acionado hidraulicamente; veja a ilustração. Guincho com corrente ou cabo; veja a ilustração. Nota: O sistema com um braço do roll on/roll off operado hidraulicamente geralmente exige um chassi auxiliar mais largo que um quadro do chassi. Isso significa que o chassi auxiliar não pode seguir a largura do quadro do chassi e que suportes de adaptação da carroceria devem ser usados. Caminhão com carroceria desmontável com braço do roll on/roll off Entre em contato com uma concessionária Scania para obter mais informações sobre a construção do veículo Caminhão com carroceria desmontável com corrente ou cabo. Scania CV AB 2017, Sweden 3 (16)
4 Configuração do chassi auxiliar O chassi auxiliar se move em relação ao quadro do chassi, devido aos movimentos de torção que ocorrem quando o veículo está em movimento. O movimento é amortecido pela fricção que ocorre entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi. Para que a fricção seja a maior possível, o chassi auxiliar deve ter a maior área de contato possível com as longarinas do chassi; consulte a ilustração O chassi auxiliar deve ter a maior área de contato possível com as longarinas do chassi. Local do chassi auxiliar O chassi auxiliar deve ser puxado para frente e preso ao quadro do chassi o mais para frente possível do eixo dianteiro. Isso reduz a carga no quadro do chassi e também diminui o risco de oscilações do chassi que causem desconforto. A distância máxima permitida entre o centro do eixo mais dianteiro e a borda dianteira do chassi auxiliar é de 600 mm. Veja a ilustração Scania CV AB 2017, Sweden 4 (16)
5 Seleção e localização das fixações IMPORTANTE! Projete os anexos e instale os suportes de adaptação da carroceria de maneira que as forças verticais da carroceria não causem forças de torção elevadas nas longarinas do chassi. Forças de torção elevadas nas longarinas do chassi podem causar danos ao quadro do chassi. Minimize a transferência de movimentos de torção do quadro do chassi ao chassi auxiliar Quando o veículo estiver em movimento, as forças de torção aumentam, o que pode gerar movimentos de torção no quadro do chassi. Veja a ilustração. A transferência do movimento de torção do quadro do chassi para a carroceria deve ser minimizada para agir contra forças de torção elevadas na carroceria e em seus anexos As forças de torção que podem gerar movimentos de torção no quadro do chassi quando o veículo estiver em movimento. Scania CV AB 2017, Sweden 5 (16)
6 IMPORTANTE! Minimize a transferência do movimento de torção do quadro do chassi usando anexos flexíveis entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi na seção dianteira do veículo. Siga as diretrizes da Scania para localização e seleção do tipo de anexo e suportes de adaptação da carroceria. Mais informações sobre suportes de adaptação da carroceria, seus locais e a seleção do tipo de anexo encontram-se nos documentos a seguir: Anexo da carroceria Seleção do chassi auxiliar e fixação Mais informações sobre os suportes de adaptação da carroceria e a localização dos orifícios estão disponíveis no ICD (desenho de chassi individual) do veículo. Informações sobre células de pesagem e anexos encontram-se no documento Equipamento de pesagem. Scania CV AB 2017, Sweden 6 (16)
7 Fixações na seção dianteira do veículo (A) Instale o chassi auxiliar usando anexos flexíveis que permitam os seguintes movimentos em relação ao quadro do chassi: Deslocamento longitudinal Determinado movimento para cima O tamanho dos movimentos depende das condições de condução. Os anexos devem controlar os movimentos laterais do chassi auxiliar. A B C D Scania CV AB 2017, Sweden 7 (16)
8 Localização do anexo mais dianteiro Para agir contra qualquer oscilação do chassi, o ponto de fixação da carroceria mais dianteiro deve estar o mais próximo possível do eixo mais dianteiro. A distância máxima permitida entre o centro do eixo mais dianteiro e o parafuso de fixação mais dianteiro no chassi auxiliar é de 725 mm. Veja a ilustração Scania CV AB 2017, Sweden 8 (16)
9 Anexos na seção traseira (B) e na extremidade traseira (C) do veículo Instale o chassi auxiliar com os anexos rígidos de modo que eles ofereçam a rigidez necessária entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi. Os anexos devem controlar os movimentos laterais do chassi auxiliar. Anexos na transição entre a seção dianteira e a seção traseira do veículo (D). Condições de condução diferentes exigem diferentes limitações de mobilidade entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi. Aumente ou diminua a mobilidade entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi adaptando e redistribuindo os anexos na transição entre a seção dianteira e a seção traseira do veículo. Os anexos mais flexíveis localizados mais para trás oferecem mais mobilidade, e os anexos mais rígidos que ficam mais para frente oferecem mobilidade reduzida. A B C D Scania CV AB 2017, Sweden 9 (16)
10 Localização dos roletes de suporte A posição do rolete de suporte é fornecida como a distância do centro do primeiro eixo de tração traseiro até o centro dos roletes de suporte (B). A distância B deve ser o mais curta possível para minimizar as tensões no quadro do chassi. A tabela mostra a distância mais longa recomendada (B) para caminhões com os tipos de quadros do chassi F950 e F958. Chassi Suspensão Dimensões recomendadas para a posição do rolete de suporte (B) 4x2 A/B Máx mm 6x2/4 8x2/4 4x2 Z Máx mm (1.730 mm se houver boa estabilidade) 4x4 6x2 A/B Máx mm 6x4 6x2 * 4 8x4 8x2 6x2 Z Máx mm 8x2 6x4 Z Máx mm (2.350 mm se houver boa estabilidade) 8x4 Máx mm 6x6 8x4*4 A/B Máx mm Apoie a posição do rolete em relação ao primeiro eixo de tração traseiro. B Scania CV AB 2017, Sweden 10 (16)
11 Mais informações sobre a estabilidade de capotamento para caminhões roll on/roll off com transportador de carga basculante podem ser encontradas no documento Estabilidade de capotamento. Scania CV AB 2017, Sweden 11 (16)
12 Requisitos para manuseio de cargas em caminhões com suspensão a ar As câmaras de ar em todos os eixos traseiros devem ser esvaziadas ao manusear cargas em caminhões com suspensão a ar. IMPORTANTE! Há um risco de o eixo traseiro ser danificado se toda a carga for carregada pelo eixo da roda mais traseira ao manusear as cargas. Esvazie completamente as câmaras de ar nos eixos traseiros. Verifique se todos os eixos traseiros (1) estão apoiados em seus respectivos batentes do eixo (2) ao manusear cargas em terreno plano; veja as ilustrações. Se a construção não permitir uma distribuição uniforme da carga em todos os batentes do eixo, um espaçador deve ser equipado entre a longarina do chassi e o batente do eixo. Mais informações sobre a instalação dos espaçadores podem ser encontradas no cabeçalho Use espaçadores em caso de distribuição desigual de peso. Mais informações sobre o esvaziamento automático de câmaras de ar são encontradas no documento Abaixamento do chassi Boa distribuição do peso ao manusear cargas com bogie ou bogie triplo Exemplo de distribuição de peso uniforme durante manuseio de carga. Scania CV AB 2017, Sweden 12 (16)
13 Use espaçadores ou substitua os batentes do eixo em caso de distribuição desigual de peso A distribuição desigual de peso ao manusear cargas ocorre se um dos primeiros eixos traseiros não estiver apoiado no batente do eixo. Para agir contra esse tipo de distribuição desigual de peso, a distância entre o batente do eixo e o eixo da roda pode ser reduzida de uma das seguintes maneiras: Troque para um batente do eixo com a altura correta. Mais informações sobre os batentes do eixo Scania encontram-se sob o cabeçalho Batentes do eixo da Scania. Instale um espaçador (1) entre o batente do eixo (2) e a longarina do chassi (3); veja a ilustração. Prossiga da seguinte maneira para instalar o espaçador: Instale o espaçador no batente do eixo. Use parafusos com cabeças escareadas. Use os mesmos orifícios e dimensões de parafuso (4) no batente do eixo usados anteriormente para prender o batente do eixo à longarina do chassi. 2. Prenda o espaçador à longarina do chassi. Use os mesmos orifícios e dimensões de parafuso (5) na longarina do chassi usados anteriormente para prender o batente do eixo à longarina do chassi. IMPORTANTE! Espaçador (1) entre a longarina do chassi (3) e o eixo (2) Não é permitido fazer novos orifícios na longarina do chassi para prender o espaçador. Scania CV AB 2017, Sweden 13 (16)
14 Batentes do eixo da Scania A altura H do batente do eixo é a medida da borda inferior do quadro do chassi até a borda inferior do batente do eixo. Número de peça H (mm) ,8 H Altura do batente do eixo (H) Scania CV AB 2017, Sweden 14 (16)
15 Use o bloqueio do bogie para aprimorar a estabilidade Para aprimorar a estabilidade ao manusear cargas com caminhões suspensos por mola em folha, o veículo pode ser equipado com um bloqueio de bogie hidráulico: Instale um cilindro hidráulico nas molas em folha direita e esquerda do segundo eixo da roda, de modo que ele bloqueie o movimento vertical das molas em folha; veja a ilustração. O cilindro hidráulico deve ficar o mais próximo possível do eixo da roda. Instale uma luz de advertência no painel de instrumentos. A luz de advertência indicará quando o bloqueio do bogie está ativo. Nota: O bloqueio do bogie não funciona em veículos com a configuração de roda 6x (mm) A posição do cilindro hidráulico em relação à mola em folha. 1. Sem carga. 2. Suspensão máxima pressionada. Scania CV AB 2017, Sweden 15 (16)
16 Seletor do modo de condução em posição neutra durante o manuseio de carga IMPORTANTE! Talvez seja necessário aumentar a rotação do motor ao manusear as cargas. Nesse caso, certifique-se de que o seletor do modo de condução esteja na posição neutra. Em veículos com Opticruise totalmente automatizado, pode ser feita uma exigência que evita o aumento da rotação do motor caso o seletor do modo de condução não esteja na posição neutra ao manusear as cargas. A exigência é adicionada com o SDP3 para os encarroçadores (Scania Diagnos & Programmer 3). Mais informações sobre o controle de rotação do motor ao manusear cargas são encontradas no documento Controle de rotação do motor. Scania CV AB 2017, Sweden 16 (16)
Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira
Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Caminhões para transporte de madeira são usados para o transporte de madeira redonda. Informações gerais sobre caminhões para transporte de
Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira
Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira A carroceria do caminhão para transporte de madeira pode ser considerada como
Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo
Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto A carroceria do caminhão com bomba de concreto é considerada muito resistente à torção.
Design do chassi auxiliar
Geral Geral O chassi auxiliar pode ser usado para as seguintes finalidades: Proporciona espaço para as rodas e outras peças que sobressaem acima do chassi. Proporciona rigidez e reduz a tensão no balanço
Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento
Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade
Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira.
Informações gerais sobre unidades de reboque Unidades de reboque é um termo coletivo que designa componentes com os quais o veículo deve estar equipado para rebocar um reboque. Informações gerais sobre
Tomada de força ED120
Informações gerais Informações gerais As seguintes opções de encomenda estão disponíveis para a tomada de força ED120: Jogo de engrenagens instalado na fábrica para conexão de uma bomba hidráulica (tomada
Equipamento de pesagem. Informações gerais sobre o equipamento de pesagem. Instalação de células de pesagem
Informações gerais sobre o equipamento de pesagem Informações gerais sobre o equipamento de pesagem A pesagem de carga do veículo pode ser feita de diferentes maneiras, dependendo, entre outras coisas,
Fixação da carroceria
Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.
Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações
Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,
Comando da rotação do motor durante o basculamento
Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador
Cálculos de peso do eixo. Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo
Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que o chassi entregue da fábrica seja complementado com alguma forma de carroceria.
Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT
Definições Definições É importante que a fixação da carroceria seja efetuada corretamente porque a fixação incorreta pode danificar a carroceria, a fixação e o quadro do chassi. Carroceria sujeita à torção
Aterramento e fornecimento de força
O parafuso de ligação à terra da bateria não deve ser usado para o aterramento das funções da carroceria. Todos os aterramentos para as funções da carroceria do quadro do chassi devem ser conectados à
Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou
Informações gerais sobre pedido Informações gerais sobre pedido Encomende tomadas de força e preparações elétricas para tomadas de força da fábrica. A instalação pós-venda será muito cara. Requisitos recomendados
Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição
Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento
Limitações de trabalho com o chassi. Geral
Geral Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo. Geral Este documento descreve algumas das limitações que se aplicam ao ajuste
Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação
Informações gerais Este documento especifica as opções de encomenda para os faróis de longo alcance e descreve também a conexão de faróis de longo alcance adicionais no teto ou no para-choque. As seguintes
Ativação da tomada de força EG. Função
Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da
Modificação do sistema de escape
Todas as alterações do sistema de escape afetam o certificado. Entre em contato com uma concessionária Scania para obter mais informações. Limitações gerais para todos os tipos de motores e sistemas de
Mensagens de advertência de tampa aberta. Função
Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um
Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática
Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação
Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0
Faixa de chassis da Scania Faixa de chassis da Scania A faixa de chassis abrange os seguintes tipos: Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 766 +1 768 +1 771 +1 768
Cálculos de carga do eixo. Informações gerais sobre cálculos de carga do eixo
Informações gerais sobre cálculos de carga do eixo Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que seu chassi seja complementado com alguma forma de carroceria. Os cálculos de
Informações gerais sobre tomadas de força. Informações gerais
Informações gerais Este documento fornece uma visão geral das tomadas de força e está dividido da seguinte forma: Informações gerais Arrefecimento do óleo da caixa de mudanças Tipos diferentes de tomada
Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador controla a ativação de uma
Ativação da tomada de força ED. Função
Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da
Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria
Console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria O console da carroceria é uma seção do painel que atua como suporte para os conectores destinados às funções de carroceria. Informações
Limitador de velocidade
Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN
Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo
Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca
Adaptações da extremidade traseira
Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 750
Caminhões basculantes. Design PGRT
Informações gerais sobre caminhões basculantes Informações gerais sobre caminhões basculantes Os caminhões basculantes são considerados como uma carroceria sujeita à torção. Os caminhões basculantes são
Adaptações da extremidade traseira
Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 780
Reposicionamento do tanque de redutor em veículos com motores Euro 6
Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor Em veículos equipados com o sistema de controle de emissões SCR (Selective Catalytic Reduction, redução catalítica seletiva),
Limitações para carroceria e equipamento opcional
Informações gerais sobre este documento Informações gerais sobre este documento Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo.
Informações gerais sobre o sistema pneumático
Definições É importante lembrar as seguintes definições e conceitos ao trabalhar no sistema pneumático do veículo: Reservatório de ar comprimido Um reservatório pressurizado contendo ar comprimido. Ele
Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação
Unidade elétrica central. Unidade elétrica central
A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A
Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE!
Efetue todo o aterramento da carroceria na estrutura do chassi na longarina esquerda. O aterramento na longarina direita fará com que ocorra perda de tensão pois o polo negativo da bateria está conectado
Soldagem no quadro do chassi. Áreas de soldagem IMPORTANTE! Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados.
Geral Geral Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados. Evite a soldagem no quadro do chassi, pois o procedimento aumenta o risco de formação de ruptura na área
Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque
Distância entre cabina e carroceria. Geral PGRT
Geral Geral Deixar uma distância entre a cabine e a carroceria garante que a cabine se movimente livremente ao conduzir e bascular e permite que o calor oriundo do motor vá embora. As distâncias neste
Parâmetros Trem de força
Introdução Introdução Nota: Os parâmetros disponíveis em um veículo específico dependem da configuração dele. Este documento descreve os parâmetros associados ao trem de força. Somente os parâmetros considerados
Tomadas de força, visão geral. Informações gerais. Designação EK 730 P
Informações gerais Este documento contém um resumo da linha de tomadas de força da Scania e os detalhes técnicos mais importantes. A designação das tomadas de força é uma combinação de caracteres compilada
Ativação da tomada de força no trem de força. Função
Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. Para que o comando
Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais
Descrição Descrição As lâmpadas de demarcação lateral podem ser conectadas de diferentes maneiras, desde que o veículo venha preparado para tanto de fábrica: É possível adicionar lâmpadas de demarcação
P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração):
Informações gerais sobre consumo de corrente Informações gerais sobre consumo de corrente VIKTIGT! Para prevenir danos na bateria, a capacidade de carga do alternador deve ser adaptada ao consumo de corrente.
Ativação da tomada de força EK. Função
Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A
Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais
Informações gerais Os veículos e os sistemas incluídos são certificados para atender a requisitos legais com relação à segurança na estrada, impacto ambiental etc. Informações gerais Um componente pode
Informações gerais sobre consumo de combustível
Resumo Resumo Este documento resume e explica os fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo. Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos: Pneus Condução
Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador
Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros
DIRETRIZES PARA TRANSFORMAÇÕES CHASSIS CABINE AMÉRICA LATINA
DIRETRIZES PARA TRANSFORMAÇÕES CHASSIS CABINE AMÉRICA LATINA 1 CONTEÚDOS 1. INTRODUÇÃO...3 2. MASSAS E DIMENSÕES...4 2.1 MASSAS ADMISSÍVEIS POR EIXO...4 2.2 EXTENSÃO DO VÃO LIVRE...4 2.3 EXTENSÃO DA DISTÂNCIA
Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda
Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que os componentes em materiais flexíveis e maleáveis não sejam pintados, pois a tinta pode afetar a durabilidade
Ativação da tomada de força no trem de força via BWS
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos
INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM
INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM RK 31074MC RK 31074MEC FIESTA E ECOSPORT As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto
Kit de grade de segurança Unidade de tração Groundsmaster com extensão ROPS de duas colunas. Preparação da máquina AVISO.
Form No. 3407-318 Rev A Kit de grade de segurança Unidade de tração Groundsmaster com extensão ROPS de duas colunas Modelo nº 132-3695 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do
Informações sobre chassis e designações de modelo
Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para
Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo
Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo
FICHA TÉCNICA MOTOR TRANSMISSÃO
NOVA CHEVROLET TRAILBLAZER 2.8 CTDI 2013 FICHA TÉCNICA Modelo: Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet Trailblazer LTZ Utilitário esportivo, 4 portas, motorização dianteira, tração
CÁLCULOS DE SUPERESTRUTURAS 2
Conteúdo CÁLCULOS DE SUPERESTRUTURAS... 2 PRINCÍPIOS DE CÁLCULO... 3 OPTIMIZAÇÃO DA CARGA... 6 EXEMPLOS DE CÁLCULO... 7 Exemplo 1 4x2 Carro-tractor de 2 eixos... 7 Exemplo 2 6x4 Carro-tractor de 3 eixos...
Dispositivo da Corrente
(Portuguese) DM-CD0001-00 Manual do Revendedor Dispositivo da Corrente SM-CD50 AVISO IMPORTANTE Este manual de revendedor tem como objetivo principal ser utilizado por mecânicos de bicicleta profissionais.
CHEVROLET TRAILBLAZER 2.8 CTDI 2014
CHEVROLET TRAILBLAZER 2.8 CTDI 2014 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet Trailblazer LTZ Utilitário esportivo, 4 portas, motorização dianteira, tração integral Carroceria
Cilindros puxa-empurra
Recursos e conceitos padrão Características padrão Os limpadores especiais mantém fragmentos e contaminantes fora. Os êmbolos de cromo e liga de aço temperado duram mais tempo com menos desgaste e fricção
Modificação dos componentes certificados Scania
Modificação dos componentes certificados Scania Geral Geral A certificação é feita para satisfazer requisitos legais sobre segurança de trânsito, influência ambiental, etc. Se os componentes certificados
Atuação do Servo-freio
Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...
Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO
1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO
Desconforto causado por vibrações. Princípios básicos. Frequência. Oscilação e amplitude
Princípios básicos O desconforto é subjetivo e difícil de medir. As causas das vibrações são muitas e difíceis de identificar. Conhecer certos princípios básicos facilita a localização da causa das vibrações.
Manual de Instruções & Montagem
Manual de Instruções & Montagem Conteúdo da embalagem Apresentação do Produto...1 Ferramentas Que Pode Necessitar...1 Lista das Peças Mecânicas...2 Peças Plásticas... 3 Montagem Mecânica Montagem da Garra...6
Instruções para Implementadores
Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(8) Instalações, Veículo Rígido Árvore de transmissão VM BRA19385 20 045192 Portuguese/Brazil
Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda
Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que peças feitas de material macio e flexível não devem ser pintadas. Mangueiras hidráulicas de borracha
DInstruções para. Implementadores. Características Construtivas Tomada de Força VM. Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil 5.
Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil DInstruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 5.09 95 04 1(5) Características Construtivas Tomada de Força VM BRA36614.ihval 88930164 Portuguese/Brazil
Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação
Descrição Descrição Generalidades A função de aceleração manual remota é usada para controlar de modo remoto as funções de aceleração manual, aceleração manual limitada e marcha lenta elevada. Condições
Instruções de Instalação do Rack para o IBM Gen-II Slides Kit
Instruções de Instalação do Rack para o IBM Gen-II Slides Kit Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um
Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade
Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece quatro funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2
Pedal plano. Manual do revendedor DEORE XT PD-M8040 SAINT PD-MX80 PD-M828. Não de série PD-GR500. ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike
(Portuguese) DM-PD0001-03 Manual do revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Pedal plano DEORE XT PD-M8040 SAINT PD-MX80 PD-M828 Não de série PD-GR500 ÍNDICE AVISO
Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos.
Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Novos chassis de ônibus Scania com motor dianteiro. SCAN0912-0836_Folheto_25x25cm.indd 1 Conheça os diferenciais que garantem a robustez, o conforto,
Instruções de Instalação em Rack
Instruções de Instalação em Rack Reveja a documentação fornecida com o rack para obter informações sobre cabeamento e segurança. Ao instalar o subsistema de armazenamento em um rack, considere o seguinte:
Kit de controlo de velocidade Cortador GrandStand de 2001 e posterior Modelo nº Instruções de instalação
Kit de controlo de velocidade Cortador GrandStand de 200 e posterior Modelo nº 9-7390 Form No. 3369-626 Rev A Instruções de instalação Segurança Autocolantes de segurança e de instruções Os autocolantes
Fixação ISOFIX cadeira de criança, atrás
Instrução n.º Versão Peça N.º 8639661 1.1 30758234, 8639658, 31439072 Fixação ISOFIX cadeira de criança, atrás Página 1 / 10 Equipamento A0000162 A0000161 J8903389 Página 2 / 10 INTRODUÇÃO Leia completamente
Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 ( )
Página 1 de 9 Publicado: 14/Jun/2005 Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 (41.20.54) Ferramentas especiais de serviço Ferramenta de desmontagem/montagem (LRT-54-015)
Kit de acabamento do pulverizador de relva Multi Pro WM Veículo utilitário Workman automático AVISO
Form No. 3389-133 Rev A Kit de acabamento do pulverizador de relva Multi Pro WM Veículo utilitário Workman automático Modelo nº 131-3301 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É
VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA
VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...
Freio de Estacionamento
Freio de Estacionamento 206-05-1 tseção 206-05 Freio de Estacionamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA ALAVANCA DO FREIO DE ESTACIONAMENTO... 206-05-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 206-05-02
Instruções para montagem
Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Edição 1.0 Garra Created by EBCCW 96:05 00:06 Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Garra
Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r
Alinhamento Laser Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Preparando para alinhar 1.1- Iniciando o Alinhamento 1.2- Deformação 2- Cambagem
Transmissão. Eixo Traseiro
Transmissão Eixo Traseiro Prefácio Este módulo de treinamento refere-se ao eixo traseiro. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este módulo
Installation instructions, accessories. Reboque, fixo
Installation instructions, accessories Instrução n.º 31339222 Versão 1.5 Peça N.º 30698602 Reboque, fixo IMG-350066 Volvo Car Corporation Reboque, fixo- 31339222 - V1.5 Página 1 / 34 Equipamento A0000162
CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA
MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 MANUAL DE MONTAGEM ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 4 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 11 REVISÃO DE ENTREGA... 12 MANUAL
KD Recomendações de montagem/desmontagem
KD481.05/PT/01-06/2014 KD481.05 Recomendações de montagem/desmontagem SUBARU: Forester (I, II, II FL, III), Legacy (IV, V), Impreza (G11, FL G11, GR/GV), Impreza (G11, FL G11, GR/GV), MOTORES 1.5 i, 2.0
Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex de 2011
Form No. 3396-476 Rev A Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex de 2011 Modelo nº 132-6967 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do
DD25B. COMPACTADORES DE DOIS CILINDROS VOLVO 2.6 t 18.5 kw
DD25B COMPACTADORES DE DOIS CILINDROS VOLVO 2.6 t 18.5 kw Visibilidade de 360 Com um assento deslizante posicionado de forma ideal, suportes angulados do cilindro e um projeto de capô inclinado, o DD25B
Reposicionamento de tanques de combustível. Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível. Veículos a gás
Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível Às vezes é necessário reposicionar um ou mais tanques de combustível para criar espaço para os componentes da carroceria. Anotações gerais
MANUAL DE INSTALAÇÃO. Painel decorativo de autor BYCQ140E2P BYCQ140E2PB
MANUAL DE INSTALAÇÃO Painel decorativo de autor BYCQ40EP BYCQ40EPB 4PPT9-.book Page Monday, January 7, 09 :0 PM c b a e b g a 4 4 4+ d f h g g 4 ~8 mm 4 7 4 4 9 8 8 4 4 0 BYCQ40EP Painel decorativo de
Cubo de Travão de Disco de Estrada
(Portuguese) DM-HB0004-01 Manual do Revendedor Cubo de Travão de Disco de Estrada HB-CX75 HB-RS505 FH-CX75 FH-RS505 AVISO IMPORTANTE Este manual do revendedor destina-se principalmente a ser utilizado
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 portas, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da
