Ativação do estribo em conformidade com EN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ativação do estribo em conformidade com EN"

Transcrição

1 Descrição geral da função Descrição geral da função A função é uma opção do cliente para veículos de coleta de lixo equipados com um estribo (código da variante 3820B). Quando o estribo está ativado de acordo com esta descrição, a função protege quem está no estribo. A função cumpre com a norma europeia EN Mais informações sobre EN e o texto completo da norma podem ser obtidos da agência de padrões de cada país. A função atende os seguintes requisitos descritos na norma: A velocidade máxima do veículo está limitada a 30 km/h. Não é possível dar a ré quando o estribo está ativado. No entanto, a função não previne o rolamento para trás do veículo em uma rampa. Para auxiliar o motorista e diminuir o risco de rolar para trás, o veículo pode ser equipado com a opção de Força de frenagem na subida (código da variante 3485A). A norma foi adotada como sendo nacional nos seguintes países (final de 2011): Bélgica Grécia Luxemburgo Suíça Hungria Bulgária Irlanda Malta Eslováquia Áustria Chipre Islândia Países Baixos Eslovênia Grã-Bretanha e Irlanda do Norte Dinamarca Itália Noruega Espanha Estônia Croácia Polônia Suécia Finlândia Letônia Portugal República Checa França Lituânia Romênia Alemanha 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 1 (11)

2 Descrição geral da função Implementação da função O limite da velocidade máxima é controlado pelo parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Essa função impede a marcha à ré da seguinte forma: Mais informações sobre o Limite de velocidade do veículo 2 estão disponíveis no documento Funções de limitação de velocidade do veículo. O freio de serviço é acionado. Em veículos com caixas de mudanças automáticas ou Opticruise, a marcha à ré não pode ser engatada. De forma alternativa, a marcha à ré é desengatada ao mesmo tempo que o motor volta para a rotação de marcha lenta, a despeito da posição do pedal do acelerador. Se não foi possível impedir a marcha à ré de ser engatada, o motor se desliga. Em veículos com caixas de mudanças manuais, o motor será desligado quando a marcha à ré for engatada. Se a marcha à ré tem sido impedida, o motorista deve selecionar o ponto morto antes de poder usar o veículo novamente, independentemente de o estribo estar sendo usado ou não. Para garantir que a função não seja usada erroneamente, é necessária a marcha lenta. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 2 (11)

3 Descrição geral da função Para caixas de mudanças automáticas e Opticruise Caso 1: Estribo ativado com o veículo parado Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal através do instrumento combinado indicando que o estribo foi ativado (veja a ilustração à direita). A velocidade mais alta do veículo é limitada a um máximo de 30 km/h mediante o parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Se o motorista acidentalmente tentar engatar a marcha à ré, o freio de serviço é acionado, o motor volta à marcha lenta e a troca de marcha é bloqueada. Caso 2: Estribo ativado enquanto o veículo está fazendo a ré Acontece o seguinte: 20 Foot plate Active 11: km 20 C O motorista recebe um sinal através do instrumento combinado indicando que o estribo foi ativado (veja a ilustração à direita). Se o veículo está a menos de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta, a marcha à ré é desengatada e o freio de serviço é acionado. Se o veículo está a mais de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta e a marcha à ré é desengatada. Quando a velocidade cai abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado. ADVERTÊNCIA! Pular no estribo com o veículo em marcha à ré resultará em grande risco de ferimentos por queda. Todos devem ser instruídos a se afastarem de veículos em marcha à ré. Nota: Opticruise com pedal da embreagem: Se não for possível desengatar a ré por causa da pesada carga no trem de força, o motor desligará 2 segundos após o estribo ter sido ativado. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 3 (11)

4 Descrição geral da função Para caixa de mudanças manual Caso 1: Estribo ativado com o veículo parado Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal via o instrumento combinado de que o estribo foi ativado (veja a ilustração na página 3). A velocidade mais alta do veículo é limitada a um máximo de 30 km/h mediante o parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Se o motorista acidentalmente tentar engatar a marcha à ré, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. Caso 2: Estribo ativado enquanto o veículo está fazendo a ré Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal via o instrumento combinado de que o estribo foi ativado (veja a ilustração na página 3). Se a velocidade cair para abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. Se o veículo está a mais de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta. Quando a velocidade cai para abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. ADVERTÊNCIA! Pular no estribo com o veículo em marcha à ré resultará em grande risco de ferimentos por queda. Todos devem ser instruídos a se afastarem de veículos em marcha à ré. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 4 (11)

5 Condições do chassi Condições do chassi Período de produção do veículo Pacotes opcionais instalados na fábrica Local de produção Número de série do chassi Opção Alternativa Código da variante Estribo Preparado 3820B Södertälje Unidade de comando da carroceria BWS Com 3319A Zwolle Angers Se necessário São Bernardo do Campo Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o pinos 2411F chassi Chicote de cabos da carroceria no chassi 2 m 3023A 8 m 3023D 12 m 3023C Força de frenagem na subida Com 3485A 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 5 (11)

6 Instruções de conexão para todos os tipos de caixas de mudanças Alternativa 1: Ativação por meio do aterramento Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal Aterrado ao C259-4 Anotações Ativa função e limite de velocidade 2 do veículo via aterramento Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Seleção da entrada do sinal para limite Ativo baixo Ativo baixo Ativo baixo BWS de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 6 (11)

7 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Sensor do estribo Fechamento com posições ajustadas 2 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 0,75 mm 2 O cabo ao ponto de aterramento G15 está conectado com um terminal de conector 3 Chicote de cabos da carroceria Instalado na fábrica desde a cabina até o chassi 4 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador C259 G15 C a. Qualquer pino livre pode ser utilizado no conector. Os pinos especificados são mostrados apenas como exemplo. Observe que a escolha afeta a conexão (conector e numeração de pino) no conector DIN no chassi. São fornecidas mais informações em Conexões. As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. 3 C488 1 C :60-13/11 Edição 4 pt-br 7 (11)

8 Alternativa 2: Ativação através da interrupção da conexão de +24V Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal Anotações +24 V ao C260-6 Ativa a função e o limite de velocidade 2 do veículo interrompendo a conexão de +24V Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Seleção da entrada do sinal para limite Ativo baixo Ativo baixo Ativo alto BWS de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 8 (11)

9 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Sensor do estribo Interrupção com posições definidas 2 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 0,75 mm 2 3 Fusível 5 A b 4 Cabo Área transversal do cabo no mín. 2,75 mm 2 5 Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o chassi 6 Chicote de cabos da carroceria no chassi a. Qualquer pino livre pode ser utilizado no conector. Os pinos especificados são mostrados apenas como exemplo. Observe que a escolha afeta a conexão (conector e numeração de pino) no conector DIN no chassi. São fornecidas mais informações em Conexões. b. A função consome aprox. 3 ma. Instalado na fábrica Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. C C260 2 C V C :60-13/11 Edição 4 pt-br 9 (11)

10 Alternativa 3: Ativação via interface de comunicação CAN Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal CAN Anotações O seguinte sinal CAN ativa a função e o limite de velocidade do veículo 2: Scania Bodywork Control Message 2. Second Vehicle Speed Limiter (Speed Limit Requested) Mais informações sobre a interface de comunicação CAN para carroceria se encontram no documento com o mesmo nome. Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Comunicação CAN com Sem Todos J1939 BWS carroceria J1939 Todos Todos Seleção da entrada do sinal para Ativo baixo Ativo baixo CAN externa BWS Limite de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 10 (11)

11 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Rede CAN Rede CAN externa para carroceria C487-7 CAN baixa, C487-6 CAN alta 2 Cabo Condutores trançados em pares, cabo com área transversal de 0,75 mm 2 C Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o chassi 4 Chicote de cabos da carroceria no chassi Instalado na fábrica Instalado na fábrica Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador C Se a rede CAN externa para carroceria estiver conectada dentro da cabina, CAN baixa está conectada ao pino 20 no conector C259. CAN alta está conectada ao pino 21 no conector C259. Se a conexão CAN no C487 não for usada por outros nós na rede CAN externa, a ponte instalada na fábrica para os sinais CAN de C259 a deverá ser removida. Consulte também a seção Interface de comunicação CAN para carroceria. 3 As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. C487 C :60-13/11 Edição 4 pt-br 11 (11)

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação Descrição Descrição Generalidades A função de aceleração manual remota é usada para controlar de modo remoto as funções de aceleração manual, aceleração manual limitada e marcha lenta elevada. Condições

Leia mais

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque

Leia mais

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação

Leia mais

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece quatro funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Comando da rotação do motor durante o basculamento

Comando da rotação do motor durante o basculamento Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador

Leia mais

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador controla a ativação de uma

Leia mais

Ativação da tomada de força ED. Função

Ativação da tomada de força ED. Função Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Ativação remota das funções de visibilidade e iluminação

Ativação remota das funções de visibilidade e iluminação Função Função As seguintes funções de visibilidade e iluminação podem ser ativadas remotamente: Mais informações sobre iluminação podem ser encontradas nos documentos Desativação da luz de condução e Pisca

Leia mais

Ativação da tomada de força EK. Função

Ativação da tomada de força EK. Função Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A

Leia mais

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação

Leia mais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais Descrição Descrição As lâmpadas de demarcação lateral podem ser conectadas de diferentes maneiras, desde que o veículo venha preparado para tanto de fábrica: É possível adicionar lâmpadas de demarcação

Leia mais

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força. Função

Ativação da tomada de força no trem de força. Função Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. Para que o comando

Leia mais

Limitador de velocidade

Limitador de velocidade Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos

Leia mais

C259 Conector para funcionalidade ampliada C259

C259 Conector para funcionalidade ampliada C259 é um conector de 21 pinos que permite que o encarroçador acesse vários sinais e funções via sistema de controle da carroceria, BWS (Sistema da carroceria). Ele também fornece ao encarroçador a opção de

Leia mais

C493 Conector para funcionalidade ampliada. Introdução para C493

C493 Conector para funcionalidade ampliada. Introdução para C493 Introdução para C493 Introdução para C493 C493 é um conector de 15 pinos que permite que o encarroçador acesse vários sinais e funções via sistema de controle da carroceria (BWS, Sistema da carroceria).

Leia mais

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros

Leia mais

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um

Leia mais

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso)

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Áustria Bélgica Carta de condução da categoria D: 2015 Carta

Leia mais

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A

Leia mais

ANEXO. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a situação de execução das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração

ANEXO. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a situação de execução das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 10.2. COM() 85 final ANNEX 4 ANEXO da Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a situação de execução das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração

Leia mais

A8-0321/78. Texto da Comissão

A8-0321/78. Texto da Comissão 17.10.2018 A8-0321/78 Alteração 78 Keith Taylor em nome do Grupo Verts/ALE Relatório A8-0321/2018 Andrzej Grzyb Promoção de veículos de transporte rodoviário não poluentes e energeticamente eficientes

Leia mais

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria O console da carroceria é uma seção do painel que atua como suporte para os conectores destinados às funções de carroceria. Informações

Leia mais

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.5.2017 COM(2017) 242 final ANNEX 1 ANEXO do Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a análise da aplicação prática do Documento Europeu Único de Contratação

Leia mais

Parâmetros Trem de força

Parâmetros Trem de força Introdução Introdução Nota: Os parâmetros disponíveis em um veículo específico dependem da configuração dele. Este documento descreve os parâmetros associados ao trem de força. Somente os parâmetros considerados

Leia mais

Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação

Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação Informações gerais Este documento especifica as opções de encomenda para os faróis de longo alcance e descreve também a conexão de faróis de longo alcance adicionais no teto ou no para-choque. As seguintes

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia L 30/6 2.2.2018 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/162 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2017 que altera o anexo I do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho e os anexos II e III

Leia mais

Funções para limitação de velocidade do veículo

Funções para limitação de velocidade do veículo Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece três funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO 11.5.2016 L 121/11 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO de 10 de maio de 2016 que estabelece os limites máximos orçamentais aplicáveis em 2016 a certos regimes de apoio direto previstos no

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 74 final - ANEXO 3.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 74 final - ANEXO 3. Conselho da União Europeia Bruxelas, 10 de fevereiro de 2017 (OR. en) 6171/17 ADD 3 JAI 104 ASIM 10 CO EUR-PREP 8 NOTA DE ENVIO de: Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU,

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018.

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018. Jornal Oficial da União Europeia L 165 I Edição em língua portuguesa Legislação 61. o ano 2 de julho de 2018 Índice II Atos não legislativos DECISÕES Decisão (UE) 2018/937 do Conselho Europeu, de 28 de

Leia mais

Preçário. REALTRANSFER Instituição de Pagamentos, S.A. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 03-out-2014

Preçário. REALTRANSFER Instituição de Pagamentos, S.A. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 03-out-2014 Preçário Instituição de Pagamentos, S.A. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da, Instituição de Pagamentos, S.A., contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora

Leia mais

RETIFICAÇÕES. («Jornal Oficial da União Europeia» L 139 de 26 de maio de 2016) O anexo II é inserido com a seguinte redação:

RETIFICAÇÕES. («Jornal Oficial da União Europeia» L 139 de 26 de maio de 2016) O anexo II é inserido com a seguinte redação: 3.6.2016 L 146/31 RETIFICAÇÕES Retificação do Regulamento de Execução (UE) 2016/799 da Comissão, de 18 de março de 2016, que dá execução ao Regulamento (UE) n. o 165/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE)

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) Instituto Nacional de Estatística stica Procedimento dos Défices Excessivos () Acordo Institucional Notificação de Setembro/Outubro de 2009 Comparação com outros EM Acordo Institucional Acordo Institucional

Leia mais

Organizar a Escola para 12 anos de escolaridade obrigatória JOAQUIM AZEVEDO

Organizar a Escola para 12 anos de escolaridade obrigatória JOAQUIM AZEVEDO Organizar a Escola para 12 anos de escolaridade obrigatória JOAQUIM AZEVEDO 3º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização escolar UCP - 27 de fevereiro de 2013 Escolaridade de

Leia mais

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.12.2015 COM(2015) 639 final ANNEXES 3 to 4 ANEXOS ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos

Leia mais

Lista de anotações - Motor. Formulário de encomenda

Lista de anotações - Motor. Formulário de encomenda Formulário de encomenda Formulário de encomenda O Formulário de encomenda serve para encomendar ajustes de parâmetros em uma oficina Scania equipada com SDP3. Data Encomendado por/pessoa de contato Observações/outros

Leia mais

PGI 2. Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) EUCO 7/18. Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8

PGI 2. Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) EUCO 7/18. Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8 Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) EUCO 7/18 INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8 ATOS JURÍDICOS Assunto: DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que fixa a composição

Leia mais

GRAU GRAU

GRAU GRAU C 451/4 PT Jornal Oficial da União Europeia 14.12.2018 Atualização anual de 2018 das remunerações e pensões dos funcionários e outros agentes da União Europeia, e dos coeficientes de correção aplicados

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 27-06 a 03-07- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal TEMPORARIAMENTE

Leia mais

GRAU GRAU

GRAU GRAU 14.12.2016 PT Jornal Oficial da União Europeia C 466/5 Atualização anual de 2016 das remunerações e pensões dos funcionários e outros agentes da União Europeia e dos coeficientes de correção aplicados

Leia mais

Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil,

Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil, «Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil, Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais Serviço de Estatísticas Demográficas 07/10/2016

Leia mais

OEm Observatório da Emigração

OEm Observatório da Emigração OEm Observatório da Emigração Ficha 2014.01 Emigração Portuguesa na União Europeia Os Dados dos Censos de 2011 Mais de um milhão de portugueses estavam emigrados nos países da União Europeia e da EFTA

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTISociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Identificação do inquirido: Fields marked with * are mandatory.

Identificação do inquirido: Fields marked with * are mandatory. Rumo à aplicação de normas de contabilidade harmonizadas no setor público europeu (EPSAS) dos Estados-Membros - consulta pública sobre os futuros princípios de gestão e estrutura das EPSAS Fields marked

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTI Sociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTI Sociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 25-12 a 31-12-2017 As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na

Leia mais

CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en)

CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en) CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2013/0900 (NLE) EUCO 110/13 INST 234 POLGEN 69 OC 295 ATOS JURÍDICOS Assunto: PROJETO DE DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 02-05 a 08-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 16-05 a 22-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.2.2016 COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros, do Protocolo do Acordo

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS Produto Porco classe E (57% *) EUR / Kg P.C. Entrada Matadouro 1,51 0,0 4,9 2,7 Porco classe S EUR / Kg P.C. Entrada Matadouro

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) L 73/20 15.3.2019 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2019/410 DA COMISSÃO de 29 de novembro de 2018 que estabelece normas técnicas de execução no que respeita aos pormenores e à estrutura das informações a notificar,

Leia mais

Preçário MAXPAY, INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS

Preçário MAXPAY, INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Preçário MAXPAY, INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da MAXPAY-Instituição de Pagamento, Lda, contém o Folheto

Leia mais

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.12.2017 COM(2017) 723 final ANNEX ANEXO da Proposta de Decisão do Conselho relativa à celebração, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros,de um Terceiro Protocolo

Leia mais

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 216/17 Casimiro Balsa Clara Vital Cláudia Urbano 21 217 4 Aplicações do estudo SICAD/INPG 21, 27, 212 e 216/217 Um

Leia mais

11. CARTÕES DE CRÉDITO E DE DÉBITO (OUTROS CLIENTES)

11. CARTÕES DE CRÉDITO E DE DÉBITO (OUTROS CLIENTES) 11.1. Cartões de crédito Comissões (Euros) Designação do Redes onde o é aceite 1. Anuidades Outros 1.º Titular titulares 2. Emissão de 3. Substituição de 4. Inibição do 5. Pagamento devolvido 6. Comissão

Leia mais

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração):

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração): Informações gerais sobre consumo de corrente Informações gerais sobre consumo de corrente VIKTIGT! Para prevenir danos na bateria, a capacidade de carga do alternador deve ser adaptada ao consumo de corrente.

Leia mais

ANEXO V I. Média da semana Variação % Semana Anterior. EUR/Kg Peso. P. Carcaça

ANEXO V I. Média da semana Variação % Semana Anterior. EUR/Kg Peso. P. Carcaça Período de Referência 31/12/2007 a 06/01/2008 BOVINOS Cotações Médias Nacionais Média da semana Variação % EUR/Kg Peso Semana Anterior Novilho 12-18 meses cruzado Charolês 3.35 0.0-10.4 Novilho 12-18 meses

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

ANEXO V I I. Média da semana Variação % EUR/Kg Peso Carcaça. Semana Anterior

ANEXO V I I. Média da semana Variação % EUR/Kg Peso Carcaça. Semana Anterior Período de Referência 22/12 a 28/12/2008 BOVINOS Cotações Médias Nacionais Média da semana Variação % EUR/Kg Peso 89 Semana Anterior Semana Ano Anterior Novilho 12-18 meses cruzado Charolês 3.45 0.0 3.0

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 05-12 a 11-12- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

ELAS E ELES NA BALANÇA DAS ESTATÍSTICAS A corrida dos números entre homens e mulheres em Portugal

ELAS E ELES NA BALANÇA DAS ESTATÍSTICAS A corrida dos números entre homens e mulheres em Portugal ELAS E ELES NA BALANÇA DAS ESTATÍSTICAS A corrida dos números entre homens e mulheres em Portugal PORTUGAL TEM MAIS 5.433.469 53% População residente em 2016 47% 4.891.983 São poucos os casos em que há

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis MARÇO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica

Leia mais

ACTA FINAL. AF/EEE/XPA/pt 1

ACTA FINAL. AF/EEE/XPA/pt 1 ACTA FINAL AF/EEE/XPA/pt 1 Os plenipotenciários, DA COMUNIDADE EUROPEIA a seguir denominada "a Comunidade", e DO REINO DA BÉLGICA, DO REINO DA DINAMARCA, DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, DA REPÚBLICA

Leia mais

NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA

NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 31 de Março de 2005 (OR. en) AA 1/2/05 REV 2 TRATADO DE ADESÃO: ÍNDICE PROJECTO DE ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Junto

Leia mais

PORTUGAL UMA NOVA CENTRALIDADE LOGÍSTICA. Dia Regional Norte do Engenheiro 2012

PORTUGAL UMA NOVA CENTRALIDADE LOGÍSTICA. Dia Regional Norte do Engenheiro 2012 Dia Regional Norte do Engenheiro 2012 Bragança, 29 de setembro de 2012 José António de Barros Presidente de AEP 1 Gráfico I 2 Tabela I 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Exportações Globais (Bens e Serviços),

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2015 Nº 02/2015 Dezembro 2015 Grécia Finlândia Dinamarca Estónia Suiça Itália Aústria França Bélgica Portugal Zona Euro Alemanha Lituânia

Leia mais

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE)

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) Conselho da União Europeia Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17 Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) COLAC 144 WTO 329 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Terceiro Protocolo

Leia mais

Preçário EASYPAY - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO LDA INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS

Preçário EASYPAY - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO LDA INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Preçário INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS O Preçário completo da, contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora os valores máximos de todas as comissões bem

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 217 final - ANEXO 1.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2017) 217 final - ANEXO 1. Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de maio de 2017 (OR. en) 9046/17 ADD 1 EF 97 ECOFIN 351 AGRIFIN 50 NOTA DE ENVIO de: data de receção: 8 de maio de 2017 para: Secretário-Geral da Comissão Europeia,

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de março de 2016 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de março de 2016 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de março de 2016 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2014/0013 (NLE) 15436/15 AGRI 684 AGRIORG 101 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: REGULAMENTO DO

Leia mais

Preçário MAXPAY - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS

Preçário MAXPAY - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Preçário INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da MAXPAY-Instituição de Pagamento, Lda, contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora

Leia mais

Preçário RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A. INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 01-dez-2016

Preçário RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A. INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 01-dez-2016 Preçário RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A. INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A., contém o Folheto de Comissões

Leia mais

Coordenação Geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro

Coordenação Geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Coordenação Geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Equipe Técnica Kennya Beatriz Siqueira - Pesquisadora Embrapa Gado de Leite Alziro Vasconcelos Carneiro - Analista Embrapa Gado de

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis ABRIL DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 18-02 a 24-02- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no faceou facebook em: em: https://www.facebook.com/sima.portugal

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.9.2014 C(2014) 6141 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 4.9.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Argélia,

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 29.4.2014 C(2014) 2737 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 29.4.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Bielorrússia,

Leia mais

FÓRUM PARLAMENTAR DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2018 A SEGURANÇA RODOVIÁRIA

FÓRUM PARLAMENTAR DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2018 A SEGURANÇA RODOVIÁRIA FÓRUM PARLAMENTAR DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2018 A SEGURANÇA RODOVIÁRIA Jorge Jacob Lisboa, 08 de maio de 2018 Agenda: 1 A Sinistralidade Rodoviária em 2017 e a sua Evolução 2 O Enquadramento Europeu e Comunitário

Leia mais

Vodafone Negócios Red

Vodafone Negócios Red Vodafone Negócios 2016 Red Apresentação de Serviço Plano Red Vodafone Negócios O plano RED é indicado para os clientes que procuram uma solução sem preocupações, com comunicações gratuitas para todas as

Leia mais

, , , ,

, , , , 13. TRANSFERÊNCIAS (OUTROS CLIENTES) - FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Entrada em vigor: 01-julho-2016 13.1. Ordens de Transferência 1. Transferências Internas / Nacionais Emitidas 1.1. Entre Contas Bankinter

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 15-01 a 21-01-2018 As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na

Leia mais

I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços

I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços FORMULÁRIO PARA USO (FACULTATIVO) DA ADMINISTRAÇÃO QUE FAZ O PEDIDO I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços em conformidade

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS 29 de março 217 198 9+ 8 8 7 7 6 6 4 4 3 3 2 2 2.. 1.. 1.... 1.. 1.. 2.. + 6 anos Fonte: IBGE (Projeção da População,

Leia mais

Newsletter Informação Mensal - AGOSTO 2018

Newsletter Informação Mensal - AGOSTO 2018 PREÇOS DO LEITE À PRODUÇÃO - Preços Médios Mensais PRODUTO (Leite de vaca cru com teores reais de matérias gordas e proteínas) Newsletter Informação Mensal - AGOSTO maio As Newsletter do SIMA podem também

Leia mais

Alterações futuras ao Preçário

Alterações futuras ao Preçário Alterações futuras ao Preçário FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS A 15 de outubro de 2018, o Millennium bcp vai proceder a alterações no preçário. Consulte estas alterações, devidamente assinaladas com cor

Leia mais

Newsletter Informação Mensal - MARÇO 2018

Newsletter Informação Mensal - MARÇO 2018 PREÇOS DO LEITE À PRODUÇÃO - Preços Médios Mensais PRODUTO (Leite de vaca cru com teores reais de matérias gordas e proteínas) Newsletter Informação Mensal - MARÇO dezembro As Newsletter do SIMA podem

Leia mais

Junto se envia, à atenção das delegações, um documento sobre o assunto em epígrafe, conforme aprovado pelo Conselho (JAI) de 20 de julho de 2015.

Junto se envia, à atenção das delegações, um documento sobre o assunto em epígrafe, conforme aprovado pelo Conselho (JAI) de 20 de julho de 2015. Conselho da União Europeia Bruxelas, 22 de julho de 2015 (OR. en) 11130/15 ASIM 62 RELEX 633 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 10830/2/15 REV 2 ASIM 52 RELEX 592 n.

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 25.10.2017 COM(2017) 622 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO Fundo Europeu de Desenvolvimento (DED): previsões das autorizações, dos pagamentos e das contribuições dos

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS PRODUTO Newsletter Informação Semanal 13-05 a 20-05- MÉDIA DA SEMANA Semana Anterior VARIAÇÃO PERCENTUAL Semana Homóloga

Leia mais

Newsletter Informação Mensal - DEZEMBRO 2018

Newsletter Informação Mensal - DEZEMBRO 2018 PREÇOS DO LEITE À PRODUÇÃO - Preços Médios Mensais PRODUTO (Leite de vaca cru com teores reais de matérias gordas e proteínas) Newsletter Informação Mensal - DEZEMBRO setembro As Newsletter do SIMA podem

Leia mais

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional 1 Uma porta aberta para a Europa Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional Albino Oliveira Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto 2 1 Cinco tipos de Acção Mobilidade

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 17-06 a 23-06- COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS PRODUTO MÉDIA DA SEMANA Semana Anterior VARIAÇÃO PERCENTUAL Semana Homóloga

Leia mais