Ativação do estribo em conformidade com EN
|
|
|
- Lívia Stachinski Carneiro
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Descrição geral da função Descrição geral da função A função é uma opção do cliente para veículos de coleta de lixo equipados com um estribo (código da variante 3820B). Quando o estribo está ativado de acordo com esta descrição, a função protege quem está no estribo. A função cumpre com a norma europeia EN Mais informações sobre EN e o texto completo da norma podem ser obtidos da agência de padrões de cada país. A função atende os seguintes requisitos descritos na norma: A velocidade máxima do veículo está limitada a 30 km/h. Não é possível dar a ré quando o estribo está ativado. No entanto, a função não previne o rolamento para trás do veículo em uma rampa. Para auxiliar o motorista e diminuir o risco de rolar para trás, o veículo pode ser equipado com a opção de Força de frenagem na subida (código da variante 3485A). A norma foi adotada como sendo nacional nos seguintes países (final de 2011): Bélgica Grécia Luxemburgo Suíça Hungria Bulgária Irlanda Malta Eslováquia Áustria Chipre Islândia Países Baixos Eslovênia Grã-Bretanha e Irlanda do Norte Dinamarca Itália Noruega Espanha Estônia Croácia Polônia Suécia Finlândia Letônia Portugal República Checa França Lituânia Romênia Alemanha 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 1 (11)
2 Descrição geral da função Implementação da função O limite da velocidade máxima é controlado pelo parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Essa função impede a marcha à ré da seguinte forma: Mais informações sobre o Limite de velocidade do veículo 2 estão disponíveis no documento Funções de limitação de velocidade do veículo. O freio de serviço é acionado. Em veículos com caixas de mudanças automáticas ou Opticruise, a marcha à ré não pode ser engatada. De forma alternativa, a marcha à ré é desengatada ao mesmo tempo que o motor volta para a rotação de marcha lenta, a despeito da posição do pedal do acelerador. Se não foi possível impedir a marcha à ré de ser engatada, o motor se desliga. Em veículos com caixas de mudanças manuais, o motor será desligado quando a marcha à ré for engatada. Se a marcha à ré tem sido impedida, o motorista deve selecionar o ponto morto antes de poder usar o veículo novamente, independentemente de o estribo estar sendo usado ou não. Para garantir que a função não seja usada erroneamente, é necessária a marcha lenta. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 2 (11)
3 Descrição geral da função Para caixas de mudanças automáticas e Opticruise Caso 1: Estribo ativado com o veículo parado Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal através do instrumento combinado indicando que o estribo foi ativado (veja a ilustração à direita). A velocidade mais alta do veículo é limitada a um máximo de 30 km/h mediante o parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Se o motorista acidentalmente tentar engatar a marcha à ré, o freio de serviço é acionado, o motor volta à marcha lenta e a troca de marcha é bloqueada. Caso 2: Estribo ativado enquanto o veículo está fazendo a ré Acontece o seguinte: 20 Foot plate Active 11: km 20 C O motorista recebe um sinal através do instrumento combinado indicando que o estribo foi ativado (veja a ilustração à direita). Se o veículo está a menos de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta, a marcha à ré é desengatada e o freio de serviço é acionado. Se o veículo está a mais de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta e a marcha à ré é desengatada. Quando a velocidade cai abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado. ADVERTÊNCIA! Pular no estribo com o veículo em marcha à ré resultará em grande risco de ferimentos por queda. Todos devem ser instruídos a se afastarem de veículos em marcha à ré. Nota: Opticruise com pedal da embreagem: Se não for possível desengatar a ré por causa da pesada carga no trem de força, o motor desligará 2 segundos após o estribo ter sido ativado. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 3 (11)
4 Descrição geral da função Para caixa de mudanças manual Caso 1: Estribo ativado com o veículo parado Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal via o instrumento combinado de que o estribo foi ativado (veja a ilustração na página 3). A velocidade mais alta do veículo é limitada a um máximo de 30 km/h mediante o parâmetro Limite de velocidade do veículo 2. Se o motorista acidentalmente tentar engatar a marcha à ré, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. Caso 2: Estribo ativado enquanto o veículo está fazendo a ré Acontece o seguinte: O motorista recebe um sinal via o instrumento combinado de que o estribo foi ativado (veja a ilustração na página 3). Se a velocidade cair para abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. Se o veículo está a mais de 5 km/h em marcha à ré, a rotação do motor cai para marcha lenta. Quando a velocidade cai para abaixo de 5 km/h, o freio de serviço é acionado e o motor é desligado. ADVERTÊNCIA! Pular no estribo com o veículo em marcha à ré resultará em grande risco de ferimentos por queda. Todos devem ser instruídos a se afastarem de veículos em marcha à ré. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 4 (11)
5 Condições do chassi Condições do chassi Período de produção do veículo Pacotes opcionais instalados na fábrica Local de produção Número de série do chassi Opção Alternativa Código da variante Estribo Preparado 3820B Södertälje Unidade de comando da carroceria BWS Com 3319A Zwolle Angers Se necessário São Bernardo do Campo Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o pinos 2411F chassi Chicote de cabos da carroceria no chassi 2 m 3023A 8 m 3023D 12 m 3023C Força de frenagem na subida Com 3485A 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 5 (11)
6 Instruções de conexão para todos os tipos de caixas de mudanças Alternativa 1: Ativação por meio do aterramento Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal Aterrado ao C259-4 Anotações Ativa função e limite de velocidade 2 do veículo via aterramento Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Seleção da entrada do sinal para limite Ativo baixo Ativo baixo Ativo baixo BWS de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 6 (11)
7 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Sensor do estribo Fechamento com posições ajustadas 2 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 0,75 mm 2 O cabo ao ponto de aterramento G15 está conectado com um terminal de conector 3 Chicote de cabos da carroceria Instalado na fábrica desde a cabina até o chassi 4 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador C259 G15 C a. Qualquer pino livre pode ser utilizado no conector. Os pinos especificados são mostrados apenas como exemplo. Observe que a escolha afeta a conexão (conector e numeração de pino) no conector DIN no chassi. São fornecidas mais informações em Conexões. As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. 3 C488 1 C :60-13/11 Edição 4 pt-br 7 (11)
8 Alternativa 2: Ativação através da interrupção da conexão de +24V Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal Anotações +24 V ao C260-6 Ativa a função e o limite de velocidade 2 do veículo interrompendo a conexão de +24V Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Seleção da entrada do sinal para limite Ativo baixo Ativo baixo Ativo alto BWS de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 8 (11)
9 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Sensor do estribo Interrupção com posições definidas 2 Cabo a Área transversal do cabo no mín. 0,75 mm 2 3 Fusível 5 A b 4 Cabo Área transversal do cabo no mín. 2,75 mm 2 5 Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o chassi 6 Chicote de cabos da carroceria no chassi a. Qualquer pino livre pode ser utilizado no conector. Os pinos especificados são mostrados apenas como exemplo. Observe que a escolha afeta a conexão (conector e numeração de pino) no conector DIN no chassi. São fornecidas mais informações em Conexões. b. A função consome aprox. 3 ma. Instalado na fábrica Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. C C260 2 C V C :60-13/11 Edição 4 pt-br 9 (11)
10 Alternativa 3: Ativação via interface de comunicação CAN Tipo de sinal e ativação da função Tipo de sinal CAN Anotações O seguinte sinal CAN ativa a função e o limite de velocidade do veículo 2: Scania Bodywork Control Message 2. Second Vehicle Speed Limiter (Speed Limit Requested) Mais informações sobre a interface de comunicação CAN para carroceria se encontram no documento com o mesmo nome. Parâmetros ajustados usando SDP3 Parâmetro Valor possível De fábrica Para esta ativação Sistema Comunicação CAN com Sem Todos J1939 BWS carroceria J1939 Todos Todos Seleção da entrada do sinal para Ativo baixo Ativo baixo CAN externa BWS Limite de velocidade do veículo 2 Ativo alto CAN externa Limite de velocidade do veículo 2 Não é utilizado 30 km/h Máx. 30 km/h BWS km/h Mais informações sobre os parâmetros podem ser encontradas em Parâmetros ajustáveis. 11:60-13/11 Edição 4 pt-br 10 (11)
11 Informação sobre a peça e posições de conexão 1 Rede CAN Rede CAN externa para carroceria C487-7 CAN baixa, C487-6 CAN alta 2 Cabo Condutores trançados em pares, cabo com área transversal de 0,75 mm 2 C Chicote de cabos da carroceria desde a cabina até o chassi 4 Chicote de cabos da carroceria no chassi Instalado na fábrica Instalado na fábrica Área transversal do cabo no mín. 1,5 mm 2 Fornecido pela fábrica, instalado pelo encarroçador C Se a rede CAN externa para carroceria estiver conectada dentro da cabina, CAN baixa está conectada ao pino 20 no conector C259. CAN alta está conectada ao pino 21 no conector C259. Se a conexão CAN no C487 não for usada por outros nós na rede CAN externa, a ponte instalada na fábrica para os sinais CAN de C259 a deverá ser removida. Consulte também a seção Interface de comunicação CAN para carroceria. 3 As peças podem ser adquiridas junto a uma concessionária da Scania. C487 C :60-13/11 Edição 4 pt-br 11 (11)
Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação
Descrição Descrição Generalidades A função de aceleração manual remota é usada para controlar de modo remoto as funções de aceleração manual, aceleração manual limitada e marcha lenta elevada. Condições
Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque
Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação
Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade
Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece quatro funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,
Ativação da tomada de força EG. Função
Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da
Comando da rotação do motor durante o basculamento
Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador
Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador controla a ativação de uma
Ativação da tomada de força ED. Função
Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da
Ativação remota das funções de visibilidade e iluminação
Função Função As seguintes funções de visibilidade e iluminação podem ser ativadas remotamente: Mais informações sobre iluminação podem ser encontradas nos documentos Desativação da luz de condução e Pisca
Ativação da tomada de força EK. Função
Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A
Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática
Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação
Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais
Descrição Descrição As lâmpadas de demarcação lateral podem ser conectadas de diferentes maneiras, desde que o veículo venha preparado para tanto de fábrica: É possível adicionar lâmpadas de demarcação
Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição
Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento
Ativação da tomada de força no trem de força. Função
Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. Para que o comando
Limitador de velocidade
Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN
Ativação da tomada de força no trem de força via BWS
Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos
C259 Conector para funcionalidade ampliada C259
é um conector de 21 pinos que permite que o encarroçador acesse vários sinais e funções via sistema de controle da carroceria, BWS (Sistema da carroceria). Ele também fornece ao encarroçador a opção de
C493 Conector para funcionalidade ampliada. Introdução para C493
Introdução para C493 Introdução para C493 C493 é um conector de 15 pinos que permite que o encarroçador acesse vários sinais e funções via sistema de controle da carroceria (BWS, Sistema da carroceria).
Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador
Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros
Mensagens de advertência de tampa aberta. Função
Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um
Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso)
Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Áustria Bélgica Carta de condução da categoria D: 2015 Carta
Unidade elétrica central. Unidade elétrica central
A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A
ANEXO. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a situação de execução das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração
COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 10.2. COM() 85 final ANNEX 4 ANEXO da Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a situação de execução das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração
Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria
Console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria O console da carroceria é uma seção do painel que atua como suporte para os conectores destinados às funções de carroceria. Informações
Parâmetros Trem de força
Introdução Introdução Nota: Os parâmetros disponíveis em um veículo específico dependem da configuração dele. Este documento descreve os parâmetros associados ao trem de força. Somente os parâmetros considerados
Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação
Informações gerais Este documento especifica as opções de encomenda para os faróis de longo alcance e descreve também a conexão de faróis de longo alcance adicionais no teto ou no para-choque. As seguintes
Funções para limitação de velocidade do veículo
Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece três funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,
REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO
11.5.2016 L 121/11 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO de 10 de maio de 2016 que estabelece os limites máximos orçamentais aplicáveis em 2016 a certos regimes de apoio direto previstos no
Preçário. REALTRANSFER Instituição de Pagamentos, S.A. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 03-out-2014
Preçário Instituição de Pagamentos, S.A. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da, Instituição de Pagamentos, S.A., contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora
RETIFICAÇÕES. («Jornal Oficial da União Europeia» L 139 de 26 de maio de 2016) O anexo II é inserido com a seguinte redação:
3.6.2016 L 146/31 RETIFICAÇÕES Retificação do Regulamento de Execução (UE) 2016/799 da Comissão, de 18 de março de 2016, que dá execução ao Regulamento (UE) n. o 165/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho
Lista de anotações - Motor. Formulário de encomenda
Formulário de encomenda Formulário de encomenda O Formulário de encomenda serve para encomendar ajustes de parâmetros em uma oficina Scania equipada com SDP3. Data Encomendado por/pessoa de contato Observações/outros
PGI 2. Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) EUCO 7/18. Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8
Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) EUCO 7/18 INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8 ATOS JURÍDICOS Assunto: DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que fixa a composição
OEm Observatório da Emigração
OEm Observatório da Emigração Ficha 2014.01 Emigração Portuguesa na União Europeia Os Dados dos Censos de 2011 Mais de um milhão de portugueses estavam emigrados nos países da União Europeia e da EFTA
Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA
Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTISociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras
CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en)
CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2013/0900 (NLE) EUCO 110/13 INST 234 POLGEN 69 OC 295 ATOS JURÍDICOS Assunto: PROJETO DE DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que
Preçário MAXPAY, INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS
Preçário MAXPAY, INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS, LDA INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da MAXPAY-Instituição de Pagamento, Lda, contém o Folheto
11. CARTÕES DE CRÉDITO E DE DÉBITO (OUTROS CLIENTES)
11.1. Cartões de crédito Comissões (Euros) Designação do Redes onde o é aceite 1. Anuidades Outros 1.º Titular titulares 2. Emissão de 3. Substituição de 4. Inibição do 5. Pagamento devolvido 6. Comissão
P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração):
Informações gerais sobre consumo de corrente Informações gerais sobre consumo de corrente VIKTIGT! Para prevenir danos na bateria, a capacidade de carga do alternador deve ser adaptada ao consumo de corrente.
UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES
UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica
PORTUGAL UMA NOVA CENTRALIDADE LOGÍSTICA. Dia Regional Norte do Engenheiro 2012
Dia Regional Norte do Engenheiro 2012 Bragança, 29 de setembro de 2012 José António de Barros Presidente de AEP 1 Gráfico I 2 Tabela I 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Exportações Globais (Bens e Serviços),
Preçário EASYPAY - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO LDA INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS
Preçário INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS O Preçário completo da, contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora os valores máximos de todas as comissões bem
Preçário RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A. INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 01-dez-2016
Preçário RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A. INSTITUIÇÕES PAGAMENTOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de O Preçário completo da RAIZE SERVIÇOS DE GESTÃO, S. A., contém o Folheto de Comissões
DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de
COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.9.2014 C(2014) 6141 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 4.9.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Argélia,
Vodafone Negócios Red
Vodafone Negócios 2016 Red Apresentação de Serviço Plano Red Vodafone Negócios O plano RED é indicado para os clientes que procuram uma solução sem preocupações, com comunicações gratuitas para todas as
REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS
REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS 29 de março 217 198 9+ 8 8 7 7 6 6 4 4 3 3 2 2 2.. 1.. 1.... 1.. 1.. 2.. + 6 anos Fonte: IBGE (Projeção da População,
