Relatório da Formação Complementar Turma do Jardim - Professora Carla Pitarello da Silva Auxiliar Rita de Cassia Terrazan Coordenação Ludmila Santos Um dos objetivos da Formação Complementar da Escola do Sítio é possibilitar que o aluno se expresse de forma integral, em que os pensamentos e sentimentos se manifestem no corpo. Dessa maneira o que acontece com o corpo também se reflete na mente. Sendo assim, por meio de experiências significativas, além de trabalhar habilidades imprescindíveis para uma vida pessoal, pretende-se permitir às crianças autopropor-se desafios, comunicar-se de forma clara, trabalhar em equipe, solucionar e lidar com os problemas do dia a dia de maneira criativa, desenvolver projetos pessoais e coletivos, improvisar e usar as emoções para embasar decisões. Nunca para isso deixando de lado o brincar, onde jogos, movimento e pequenas invenções habitam o espaço da escola que por si só, já é bastante convidativo permitindo assim enriquecer ainda mais suas vivências. É através do lúdico que embasamos nossas propostas pedagógicas para que tenhamos um ambiente propício e acolhedor para as crianças possibilitando uma variedade de experiências. A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração. (Ivan Cruz)
Ao longo do semestre proporcionamos para as crianças a oportunidade de aprender brincando de forma a leva-los a outros significados sobre a aprendizagem. Continuamos nossa organização semanal de acordo com as linguagens oferecidas, o que nos permite enxergar com objetividade aquilo que é proposto para colocarmos em prática nossa rotina. Segunda feira: Sentimentos e Sensações com a Yoga - Profª Andrea Na Escola do Sítio as crianças tem a oportunidade de estar próximas e cada vez mais ligadas à natureza, sendo assim, sentem-se felizes e motivadas ao praticar yoga, pois muitas vezes ao fazerem as posturas imitam os animais e os elementos da natureza. Quando aprendem a dança do ELEFANTINHO, por exemplo, os alunos fazem com o corpo uma linda dança, um movimento muito gostoso e relaxante, que produz uma sensação interna de calma. A criança se sente tranquila como este animal. Circo Prof.ª Débora Com as atividades circenses as crianças se envolveram com muita música e experiências novas, trazendo para elas objetos e brincadeiras relacionadas ao circo. Como malabares, cambalhotas, pinturas artísticas, trabalhando a psicomotricidade e a imaginação das crianças de forma lúdica e dinâmica. Terça-feira Eu que fiz Será que as coisas podem ser outras coisas além do que elas realmente são! E porque não podemos transformar acessórios e objetos em utensílios diferentes! O importante é brincar com a possibilidade de dar novos significados ao que já conhecemos... Essa tem sido a proposta do Eu que fiz. As tardes são livres, as crianças junto com a professora, utilizam a imaginação para colocar em prática o que é proposto com suas próprias mãos. O que proporciona a eles um grande desenvolvimento
da autoestima e da compreensão do funcionamento dos processos. A produção é feita por eles mesmos, portanto o resultado é visto de forma prazerosa e com grande orgulho!!! Ballet e dança A expressão corporal, através da dança contribui no desenvolvimento da criatividade, da imaginação; o convívio com suas próprias emoções revelando para a criança todo seu potencial criativo. Estimula a coordenação motora e outras aptidões. As crianças se exercitam de forma descontraída e animada. Quarta-feira Brincadeiras de quintal Nesse período da tarde, é onde resgatamos algumas brincadeiras de rua que com o tempo se perderam, mas que são tão importantes e saudáveis como amarelinha, cobra cega, pique esconde, bambolê, pular corda, queimada entre outras. As brincadeiras são atividades que permitem o ingresso da criança no mundo da imaginação e no mundo das regras. Brincando, a criança se torna espontânea, desperta sua criatividade, se socializa, interage uma com as outras, experimenta e ressignifica o mundo. Utilizo a citação abaixo para expressar essa questão: O brincar para a criança é importante porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente, porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades, porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento, porque, brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos
outros e as normas estabelecidas pelo grupo, porque, brincando, aprende a participar das atividades, gratuitamente, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa, porque, brincando, prepara-se para o futuro, experimentando o mundo ao seu redor dentro dos limites que a sua condição atual permite, porque, brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida. (CUNHA, 1994, p. 11). Culinária Prof.ª Eliana As aulas de culinária são muito divertidas, já que as crianças colocam a mão na massa e preparam quitutes deliciosos. Estimulam o vocabulário, pois aprendem nomes de utensílios, frutas, e outros ingredientes. A percepção, desenvolvendo noções de tamanho, quantidade e volume. Trabalha também o paladar, já que é apresentado para as crianças novos sabores e comidas, aumentando seu repertório na fase em que ela está formando seu paladar. Quinta-feira Exploradores da natureza Como o próprio nome diz, esse se tornou o momento perfeito para que as crianças explorem cada cantinho da escola em busca de novidades que a natureza pode oferecer. O planejamento dessa atividade é feito para que os alunos possam desvendar um mundo de curiosidades e riqueza de conhecimento. A natureza e suas cores, a alegria, as árvores, as diferentes flores, insetos e animais se tornam um grande motivo para que as crianças sejam exploradoras desse ambiente. Através de atividades diferenciadas levamos algumas dessas experiências para um maior contato, e descobrimos que a natureza assim como nós, precisa de alimento, água, sol, cuidado e também muito amor!!
Movimento e Expressão Prof.ª Marina A expressão corporal é um meio de comunicação das crianças; e, diferente das linguagens falada e escrita, já nasce com as pessoas e evolui das situações vivenciadas em seu cotidiano. Implica em uma produção de conhecimento do próprio corpo através de movimentos espontâneos e ativos, com os quais os alunos se sentem desinibidos e animados para soltar-se. Sexta feira Faz de Conta Durante esses momentos tudo é permitido... os sonhos se transformam em realidade e as crianças entram em um mundo imaginário no qual podem criar e recriar. A brincadeira do faz de conta (jogo simbólico) permite a criança a capacidade de imitar, imaginar, internalizar regras, enfrentar seus medos e angustias, contribuindo e muito, para a conquista da autonomia. Nessa atividade, as crianças podem construir brinquedos e cenários para suas brincadeiras, ajudadas pelos recursos que o professor lhes proporciona: materiais, sugestões, realizações das ações mais difíceis, dentre outros. Capoeira Prof. Mestre Antônio (Ferpa). As crianças aprendem a Capoeira brincando favorecendo a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança. No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças: aumento dos reflexos, agilidade, equilíbrio, coordenação e ritmo. No aspecto psicológico, a capoeira desperta e estimula a atenção, a percepção, a disciplina e o respeito. O Objetivo a ser alcançado é sempre o da auto superação e não da superação sobre os demais companheiros.