ANEXOS FETAIS Profª: Karin
É um órgão formado por tecido materno e fetal, realiza a troca gasosa de O2 e CO2 e nutrientes entre mãe e feto, implantada no fundo do corpo do útero. A face materna é de cor vinhosa, está aderida ao útero e a face fetal é cinza, azulada e lisa, nela está inserido o cordão umbilical. PLACENTA
A placenta secreta progesterona. A formação da placenta se desenvolve ao mesmo tempo que o embrião. Antes do 4º mês a placenta é + pesada que o embrião. 4º mês o peso é igual. Final da gravidez o peso da placenta é 1/6 do peso do feto.
CORDÃO UMBILICAL Formado por 2 aterias e um veia, é revestida pela geléia de Warton que lhe da aspecto esbranquiçado e gelatinoso, retorcido. Artéria umbilical-sangue venoso, retira os detritos metabólicos do feto. Veia carrega sangue arterial oxigenado e substâncias nutritivas da placenta e O2 vão para o feto. Mede cerca de 50 a 60 cm.
MEMBRANAS FETAIS O Cório e Âmnio formam a bolsa d água que reveste o feto.o Cório é mais próximo da parede do útero( externa ao feto). A membrana Amniótica é interna em relação ao feto, é mais fina e delicada. Rompe-se espontaneamente ou de modo artificial no parto.
LÍQUIDO AMNIÓTICO É um líquido derivado da mãe, no início da gravidez é um transudato de plasma materno. No 4 º mês de vida até o nascimento o feto engole líquido e elimina urina hipotônica. O líquido amniótico é substituído cerca de 1 vez a cada 3 horas. É formado de 98% de água, 1 a 2% de sólidos orgânicos e inorgânicos. O aumento do líquido amniótico chama-se polidrâmnios e a diminuição oligoidrâmnio. Função: proteger o feto (amortecer trauma).
GRAVIDEZ MÚLTIPLA É aquela na qual o útero contem 2 ou + embriões, gêmeos. A gravidez de gêmeos resulta na fertilização de : - 2 óvulos separados - de um único óvulo. A fertilização de 2 óvulos origina um ovo duplo, dizigótico; 1óvulo resulta em um ovo único, monozigoto (gêmeos idênticos).
No caso de gêmeos dizigóticos, os óvulos podem vir do mesmo ovário ou de ovários diferentes, implanta-se individualmente no útero, há 2 placentas. Os gêmeos monozigóticos são gêmeos verdadeiros, origina- se da união de 1 óvulo e 1 espermatozóide, a separação das células do zigoto resulta em 2 embriões. Orientações a família e parto (aspecto social, econômico e psicológico).
ATENDIMENTO PRÉ-NATAL Objetivos: -Preparo físico e psicológico da gestante; -Prevenir, identificar e tratar patologias; -Controle obstétrico; -Educação sanitária; No pré natal é feito o acompanhamento da mãe e do feto por atendimento periódicos e exames. A gravidez e o puerpério formam o ciclo gravídico.
EXAMES Exames clínicos e obstétrico: Laboratoriais: - Urina - Parasitológico de fezes Sorológico: - VDRL ( sífilis); - Toxoplasmose; - HIV - Hemograma completo - Glicemia - ABO e fator Rh
Exame ginecológico: exame das mamas, preventivo ( papanicolau) USG pélvica. É possível ouvir o BCF a partir da 17º a 18º semana de gravidez É muito importante iniciar o pré- natal CEDO.
Exame de sangue: Hemograma: anemia Glicemia: DM Tipagem: prevenir complicações Sorologia para sífilis (lues) é uma doença grave, mas com tratamento eficaz. A sífilis na gestante pode provocar abortamento tardio, morte do feto, passa por via transplacentária. Sendo tratada até a 18º semana de gravidez a criança não terá sífilis.
Exame de urina: ITU Ocorre Pressão alta, edema nos últimos 3 meses, pode ser pré-eclâmpsia, o exame de urina confirma o DX através da presença de proteína.
VACINAÇÃO A vacina DT deve ser feita durante a gravidez, para o tétano umbilical na criança. A vacinação é feita em 3 doses, a partir do 5º ou 6 º mês, com intervalos de 1 a 2 meses. A 1º dose é dada no 5º mês, a 2º no 7º mês e a 3º 6 meses após a 1º dose. As gestantes vacinadas há mais de 5 anos e menos de 10 anos devem tomar apenas 1 dose de reforço.
Exame físico da gestante: Consiste em: Avaliar o estado geral (pele, mucosas, hidratação, edemas) Verificar SSVV Averiguar os diversos sistemas (digestivo, respiratório) Verificar peso
Exame Obstétrico: Consiste em: Inspecionar, Palpar e Mensurar; Auscultar, Tocar Exame especular.
Inspeção obstétrica Observar: Lanugem do couro cabeludo( sinal de Halban) Cloasma gravídico em face Mamas: aumento da vascularização rede de Haller; auréola secundaria, Tubérculos de Montegomery Abdômen: linha Alba, aumento do volume, estrias MMII: Varizes e edema. Genitais: hiperpigmentação, edema, coloração violácea ( sinal de Jacquemeir)
Manobra de Leopold
2) Palpação e Mensuração Sentir pelo toque o conteúdo do útero, perceber as partes fetais e no final da gestação a posição fetal. Mensuração: avalia-se o crescimento do útero. 4 cm por mês. 3) Ausculta Ouvir os BCF durante 1 minuto através de : -estetoscópio de Pinard - Sonar Doppler Os BCF são audíveis no dorso fetal. F: 120 a 160 bpm Com o sonar os BCF é audível na 10º a 12º, 2meses. Pinard na 20 a 22º semana,5 meses.
4) Toque Deve ser feito na 1ª consulta e ao final da gestação. Avaliar as condições do canal de parto, presença de tumores ou massas anormais. 5) Exame especular Observar presença de lesões cervicais ou vaginais. Colhe-se papanicolau.