Endividamento Feminino
Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunidades de comunicação com elas, a Sophia Mind busca desvendar o que elas querem, quando querem, como querem. O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. ( 2008 Thinking, (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Sophia Mind acredita que este é o século do avanço feminino em todos os setores e do aumento contínuo do poder nas mãos delas, seja de compra, seja de grandes transformações políticas e sociais. As mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais, e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.
Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 913 mulheres com renda própria. Perfil: mulheres entre 18 a 60 anos Mercado: Brasil Data das entrevistas: Junho de 2010 O objetivo desta pesquisa é entender o perfil das mulheres que se endividam, o que causa e como lidam com o endividamento.
Sumário Executivo 59% das brasileiras estão endividadas - 67% das mulheres que possuem cheque especial já o usaram, sendo que 29% delas o usam todos os meses; - 46% das mulheres já contraíram uma dívida alta no cartão de crédito a ponto de não conseguir quitá-la a curto prazo; - Cartão de crédito é o maior tipo de endividamento ; - Surgimento de um problema é o maior motivo para as mulheres se endividarem; - 92% das mulheres já conseguiram se livrar de alguma dívida, porém 45% delas já se endividaram novamente; - 48% das mulheres já contrairam uma dívida para pagar outra; - Comprar a prazo é o costume de 81% das mulheres.
Limite do cheque especial 34% das mulheres não possuem cheque especial. Já entrou no limite do cheque especial? (somente para as mulheres que possuem cheque especial vinculado às suas contas) Não 33% Sim 67% 2/3 das mulheres que possuem cheque especial já usaram o limite em algum momento. O uso do cheque especial cresce conforme a idade, sendo de 60% entre as mulheres com até 25 anos, chegando a 75% entre as mulheres com mais de 40 anos. 29% das mulheres o utilizam todo mês. Todo mês 29% 3 a 4 vezes por semestre 15% 3 a 4 vezes por ano 15% Menos de 3 vezes por ano 41%
Cartão de Crédito 12% das mulheres não possuem cartão de crédito. Já contraiu dívida alta no cartão de crédito a ponto de não conseguir quitá-la a curto prazo? Sim 46% Não 54% Essa dívida indifere de idade, estado civil e filhos.
Dívidas 59% das mulheres estão endividadas. Nesse momento, você está endividada de alguma forma? Sim e não tenho previsão de quitar 21% Sim, mas já estou pagando 38% Não 41% Tipos de endividamento Cartão de crédito Crédito pessoal Cheque especial Carnês Crédito consignado Financiamento de automóvel Cheques pré-datados Financiamento de imóvel Agiota 25% 25% 20% 15% 12% 8% 7% 2% 54% Cartão de crédito é o maior tipo de endividamento das mulheres.
Dívidas Qual o principal motivo do endividamento? Surgimento de problema 31% Desajuste no orçamento doméstico 22% Compra de um bem de alto valor (automóvel, Imóvel, etc) Compras supérfluas 12% 11% Doença 7% Viagem Nascimento de filho 2% 2% Outro 14% Alguns motivos variam de acordo com a idade. As compras supérfluas estão concentradas nas mulheres de até 30 anos. Já a compra de um bem de valor alto, nas mulheres de 26 a 40 anos. O motivo de doença está concentrado nas mulheres com mais de 40 anos.
Dívidas Já conseguiu se livrar de alguma dívida? Sim 92% Não 8% Voltou a se endividar depois? (apenas para mulheres que já se livraram de uma dívida) 45% das mulheres voltaram a se endividar depois de terem se livrado de alguma dívida. Sim, mas já consegui quita-la 26% Sim, ainda estou enrolada com essa divida 19% Não 56% Já contraiu uma dívida para pagar outra? 48% das mulheres já contrairam uma dívida para pagar outra, mas, na maioria dos casos, não valeu a pena. Sim e não valeu a pena 30% Não 52% Sim e valeu a pena 18%
Dívidas Você costuma fazer compras a prazo / crediário? Sim, mas sei quanto posso gastar 70% Sim, e não controlo os gastos 11% Não compro a prazo 19% 81% das mulheres costumam comprar a prazo.
Conclusões É grande a quantidade de mulheres que se endividam. O cartão de crédito é a principal forma. Não se trata de uma dívida pequena, já que 21% das mulheres dizem não ter previsão para quitá-las. Um ponto relevante é a quantidade de mulheres que já contraíram uma dívida alta no cartão de crédito. Em contrapartida, elas afirmam fazer compras a prazo, mas dizem saber quanto podem gastar sem contrair mais dívidas. Os motivos para as dívidas mudam de acordo com o perfil das mulheres, mas o surgimento de um problema é o principal deles.