Atendimento à gestante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atendimento à gestante"

Transcrição

1

2 Atendimento à gestante Aprovado projeto que garante acompanhamento no pré e pós-parto em hospitais 2 A exemplo de outros Estados brasileiros, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou por 19 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 38/2014 para garantia do direito de assistência especializada ou acompanhante de parto doula, as parturientes. Momentos antes da votação, a autora da matéria defendeu a importância da presença de uma doula no pré, durante e pós-parto da mulher, pois essa presença passaria mais confiança e evitaria uma série de transtornos à paciente. Diminuirá as taxas de partos cesáreos, a duração do trabalho de parto, os pedidos de anestesia, o uso de medicamentos, do fórceps, diminui ainda a incidência de infecções, a insegurança, também da depressão pós-parto, além de ajudar a mãe na hora da amamentação, destacou a autora do projeto. A lei também aumentaria a humanização e evitaria as chamadas violências obstétricas. As doulas também seriam um estímulo ao parto normal uma preocupação do Ministério da Saúde. A revisão de alguns estudos científicos, feitos com mais de 15 mil mulheres, sugere existir uma relação entre a presença de doulas e a diminuição de cesáreas.

3 3 Atendimento à gestante Aprovado projeto que garante acompanhamento no pré e pós-parto em hospitais No projeto fica garantido as parturientes o acesso a uma assistente doula ou pelo menos uma em cada ala da maternidade do Estado. A Lei Federal nº 8080/90, permite a presença de acompanhante junto à parturiente. Com a lei proposta estadual, essa presença não seria substituída, mas concederia suporte físico e emocional. As doulas exercerão a ocupação de forma voluntária.

4 4 Atendimento à gestante As grávidas querem as doulas nos Hospitais públicos Algumas cidades brasileiras já contam com leis que permitem que a profissional que apoia as gestantes participe de partos. Há uma lei, aprovada em 1990, que garante que a gestante tenha a companhia de uma pessoa durante o nascimento do bebê: geralmente o pai ou familiar. Nesse caso, a entrada da doula depende exclusivamente de o hospital autorizar mais um acompanhante. Se não permitir e a gestante fizer questão da presença da doula, o pai ou qualquer outro acompanhante tem de ficar de fora do nascimento do próprio filho. É uma escolha difícil. Pensando nesse dilema, algumas mães criaram uma petição. Há, por parte de alguns médicos, a preocupação de que a doula possa interferir na conduta médica,segundo o presidente da Comissão de Abortamento, Parto e Puerpério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetríca.

5 INOVAÇÕES em SAÚDE Nova tecnologia fiscaliza higiene das mãos em hospitais e laboratórios 5 Dispenser integrado a um sistema de reconhecimento da palma das mãos permitirão maior controle sobre procedimento que evita infecções hospitalares. Desenvolvida com recursos do edital Desafio Senai de Inovação 2014 e criado pela Neoprospecta, startup que desenvolve tecnologias inovadoras para diagnóstico e análise microbiológica de alta precisão. O objetivo é a vigilância efetiva para obter maior controle sobre os procedimentos de higienização das mãos e aumentar os índices de adesão a esta prática. Plataforma de alta precisão para análise epidemiológica, rastreamento e contenção de surtos causados por micro-organismos patogênicos, utilizando tecnologias de ponto em biologia molecular, genômica e bioinformática. Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2012: - Apenas 30,7% dos hospitais apresentam uma taxa de adesão a higienização das mãos superior a 70%, que é o índice considerado ideal por especialistas; - Estima-se que profissionais da saude lavam as maos menos da metade das vezes do que seria necessario.

6 6 INOVAÇÕES em SAÚDE Médico idealiza aplicativo e site para marcar exames em até 5 minutos MedJá, disponível gratuitamente para IOS e Android. Neles, o usuário consegue agendar o procedimento em até cinco minutos e realizá-lo em um prazo médio de 24 horas em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Oferece 300 exames que não inclui de sangue - para usuários de 30 planos de saúde em 25 clínicas.

7 7 Inovações em saúde CTC/PUC-Rio cria programa que otimiza filas de hospitais, reduzindo o tempo de espera em até 30% Software estabelece prioridades de atendimento conforme a agenda dos diversos profissionais, salas de cirurgia e estrutura de cada unidade de saúde. O sistema foi criado pelo engenheiro Dario Bolivar que defendeu a Dissertação de Mestrado Otimização de procedimentos cirúrgicos em unidades de saúde por algoritmos genéticos. Modelos computacionais inteligentes que estabelece prioridades, levando em consideração prazos máximos de atendimento, a conciliação da agenda dos médicos, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, exames de saúde, além da disponibilidade de sala de cirurgias, CTI e enfermaria, equipamentos e próteses etc. Nos testes preliminares realizados, o sistema proposto forneceu uma redução na fila de até 30%.

8 8 Referências em hospitais: Cuidado com profissionais Hospital Santa Isabel inaugura espaço para cuidado com seus profissionais Espaço Florescer: um espaço direcionado aos funcionários como forma de aliviar as tensões e os estresses que o trabalho cria. Assim, esse profissional vai desenvolver com mais calma e tranquilidade sua função, beneficiando diretamente nossos pacientes afirma Aleuda Nágila.

9 9 he londrina na imprensa Hospital Evangélico de Londrina se Afilia à Anahp

10 he londrina na imprensa Hospital Evangélico de Londrina se Afilia à Anahp 10

11 he londrina na imprensa Hospital Evangélico de Londrina se Afilia à Anahp 11

12 12 Referências em hospitais: Atendimento infantil Hospital no Rio usa literatura para criar ambiente lúdico para crianças Projeto acontece no Instituto Nacional da Criança e Adolescente, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Em parceria com a Biblioteca Viva, o projeto faz parte do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC), que atualmente conta com 154 voluntários. A ideia é promover espaços de cultura e educação no ambiente hospitalar, tornando a recuperação das crianças mais rápida e humanizada.

13 13 Dados hospitalares nacionais Apenas 6% dos hospitais públicos do país têm leitos de UTI Neonatal Dado levantado pela Pesquisa Munic 2014 (perfil de municípios) realizado pelo IBGE. - A maior concentração de UTI neonatal é no sudeste (com 9,3%), e a menor no nordeste (3,7%) - Somente 8,7% dos municípios possuem unidades municipais com espaço para nefrologia. - 59,9% dos municípios necessitavam referenciar usuários de atenção básica para internação em outros municípios.

14 14 Monitoramento da concorrência Incentivos fiscais na área de saúde Os investidores da área da saúde hospitais, laboratórios, operadoras de planos de saúde, entre outros do setor podem reduzir a carga tributária com incentivos fiscais. Segundo a sócia e advogada do escritório de advocacia Pinhão e Koiffman Advogados, especializado em direito da saúde, Suzi Hong Tiba, as empresas podem destinar parte do pagamento de seus impostos para o desenvolvimento de iniciativas sociais nas áreas de saúde, esporte, educação, entre outros incentivos. Um exemplo de incentivo fiscal que pode ser empregado no setor da saúde é a redução da carga tributária para empresas que investirem em pesquisa, desenvolvimento e inovação, explica Suzi. Outro exemplo de incentivo é a redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados na aquisição de bens destinados à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. A redução fiscal também pode ser concedida às empresas que investirem em organizações que atuam na prevenção e no combate ao câncer e no estímulo da reabilitação de pessoas com deficiência, explica Suzi. Dos valores que as empresas destinarem a esses programas, elas poderão deduzir até 1% do imposto sobre a renda devido em cada período de apuração.

15 15 Monitoramento da concorrência Hospital Infantil inaugura novo Pronto Atendimento em Londrina O Hospital Infantil Sagrada Família entregou em agosto o novo Pronto Atendimento (PA). O serviço, que já funciona no hospital, passa a funcionar em estrutura anexa. A ampliação de 483 metros quadrados conclui a primeira etapa de obras de modernização do hospital, em parceria com a Unimed-Londrina. 10 consultórios, 3 salas de observação, 1 sala de inalação e 1 sala de procedimentos, além de espaço de acolhimento e estruturas de apoio como os três postos de enfermagem. A unidade continua atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.

16 16 Notícias locais Santa Casa de Londrina alerta para o golpe dos falsos médicos Golpistas entram em contato com pacientes e familiares e pedem dinheiro para custear procedimentos. O Hospital Evangélico de Londrina também presenciou o mesmo golpe sendo aplicado aos familiares de seus pacientes internados. Segundo a assessoria, os falsos médicos têm acesso a dados de pacientes internados principalmente nas UTIs. O hospital, no entanto, não soube explicar como dados e contatos de pacientes acabam nas mãos dos criminosos. Golpe semelhante acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e em várias cidades do país.

MERCADO DA SAÚDE: Clínicas de especialidades

MERCADO DA SAÚDE: Clínicas de especialidades Como funcionam as clínicas que oferecem consultas expressas em SP Cresce o número de estabelecimentos que oferecem consultas no mesmo dia a preços baixos. Consultas de R$80,00 a R$120,00. Clínicas atingem

Leia mais

MERCADO DA SAÚDE: ATENDIMENTO À GESTANTE

MERCADO DA SAÚDE: ATENDIMENTO À GESTANTE ATENDIMENTO À GESTANTE Equipe visita hospital modelo no atendimento a gestantes e bebês - Visita realizada pela Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). - Hospital Sofia Feldman, em Belo

Leia mais

Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar

Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar Programa Segurança em Alta: um modelo de apoio à qualidade assistencial hospitalar Panorama mundial da saúde No mundo ocorrem cerca de 421 milhões de internações hospitalares anuais e 42,7 milhões de eventos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS Fundado em 10 de abril de 1978. Iniciativa de 5 sócios em estrutura alugada, conta atualmente com 41 sócios e instalações próprias. Em novembro de 2014 o Hospital

Leia mais

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Criado há 31 anos, é uma instituição filantrópica de direito privado, conveniado com o Sistema Único de Saúde, prestador

Leia mais

Monitoramento da concorrência

Monitoramento da concorrência Monitoramento da - 8,679 mil metros quadrados de área; - Ocupará 5 andares do edifício no alto da Avenida Ayrton; - Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Internação, Pronto Atendimento e Centro de Diagnósticos

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos nos serviços de saúde e definição de Artigos e Áreas Criticas, semi-criticas e não criticas Obrigação de todos profissionais: - trabalhar

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 % 2 1,9 1,56 2,1 1,6 1,84 1,17 1,25 1 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 1,5 1,45 % 1,92,64,76,5

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO ATENÇÃO ÀS MULHERES PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: Cada nascimento é diferente. A experiência de cada mulher e a história a ser contada, tudo sempre será único". Objetivos dessa apresentação

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens.

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens. Parto Normal A importância de conhecer as vantagens. PARTO NORMAL Ser mãe é ter o prazer de se sentir especial não só durante os nove meses de gestação, mas pelo resto da vida. O momento do nascimento

Leia mais

Cuidar bem de nossos clientes: esse é o compromisso de todos os dias!

Cuidar bem de nossos clientes: esse é o compromisso de todos os dias! Cuidar bem de nossos clientes: esse é o compromisso de todos os dias! A Rede Mater Dei de Saúde está sempre pronta para atender a toda família. Estrutura, equipes qualificadas, segurança assistencial e

Leia mais

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO.

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. LOCAL: DATA: BOSQUE MARINA PARK (perto da piscina) Todos os Trabalhos serão apresentados

Leia mais

MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL

MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL SERVIÇOS OFERECIDOS PELO HOSPITAL OBJETIVO: Oferecer aos nossos clientes, pacientes, profissionais, médicos, enfermagem, técnicos e administrativos, dentro do possível, um hospital

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 2,2 2,2 2,2 % 2 1 1,28 1,47 1,79 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 % 1,5 1,21 1,28 1,96,96,96,5

Leia mais

3/37. Quarto do centro de parto normal do Hospital Santo Antônio em São Paulo/SP. Fonte: Folha de São Paulo (2016).

3/37. Quarto do centro de parto normal do Hospital Santo Antônio em São Paulo/SP. Fonte: Folha de São Paulo (2016). Elaboração de um Centro de Parto Normal com UTI neonatal no município de João Pinheiro-MG, a fim de humanizar a cultura do parto. Parto normal / Intervenção cirúrgica e hospitalar; A Organização Mundial

Leia mais

Câmara Municipal de João Pessoa Casa de Napoleão Laureano Gabinete Vereador Flávio Eduardo Maroja Ribeiro

Câmara Municipal de João Pessoa Casa de Napoleão Laureano Gabinete Vereador Flávio Eduardo Maroja Ribeiro Câmara Municipal de João Pessoa Casa de Napoleão Laureano Gabinete Vereador Flávio Eduardo Maroja Ribeiro PROJETO DE LEI N. /2015. AUTOR: VEREADOR FLÁVIO EDUARDO MAROJA RIBEIRO Permissão da presença de

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas Conheça nossa Rede Própria Campinas rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

Estratégias de Combate a Sífilis

Estratégias de Combate a Sífilis Estratégias de Combate a Sífilis Sífilis A prevenção da transmissão vertical da sífilis é uma prioridade das Instituições: SESAB Ministério da Saúde OMS OPAS E visa assegurar o direito à atenção humanizada

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 24.385/2013 Assunto: Referente atuação das doulas na assistência ao parto e condições para o exercício da atividade. Relatores: Conselheiro Krikor Boyaciyan e Dr. Nelson da Cruz Santos, Membro

Leia mais

Homologação dos Trabalhos Científicos

Homologação dos Trabalhos Científicos A Comissão Científica da XXIII Semana da do COREN-RR, no uso de suas atribuições torna público a homologação dos resumos dos Trabalhos Científicos submetidos a esta Comissão. Os resumos que se encontram

Leia mais

ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO SEÇÃO

ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO SEÇÃO ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO SEÇÃO UTI - ADULTO CME ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO Exercer atividades assistenciais de enfermagem sob a supervisão e orientação direta do enfermeiro,

Leia mais

Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva

Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Fundado em 11 de maio de 1913 como Hospital de Caridade,

Leia mais

A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018

A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018 A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018 1 0 Fórum Somos SUStentáveis da Fehosp SUMÁRIO CENÁRIO INDICADORES VALOR REFLEXÕES CONTEXTO

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP Seguem abaixo os ramais com suas respectivas classificações. RAM AL LOCAL CLASSIF. 6284 Acesso Legal - Rafael 2 6412 Agendamento - Bloco 2 6425 Agendamento - Núcleo - Administração 4 6427 Agendamento -

Leia mais

PARECER CRM/MS 11/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS: INTERESSADO

PARECER CRM/MS 11/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS: INTERESSADO PARECER CRM/MS 11/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS: 000004/2017 INTERESSADO: Associação de Amparo à Maternidade e à Infância PARECERISTA: ELIANA PATRÍCIA SEMPÉRTEGUI MALDONADO PIRES PALAVRA CHAVE: Presença

Leia mais

Preencher com a data limite de validade da senha concedida pela Petrobras para a internação. 7 Data de emissão da guia

Preencher com a data limite de validade da senha concedida pela Petrobras para a internação. 7 Data de emissão da guia GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Número do Nome do campo Observação campo 1 Registro ANS Nas guias em papel impressas pela Petrobras ou Petrobras Distribuidora e nas guias disponibilizadas no site da Petrobras,

Leia mais

Módulo: Experiência das Autogestões no Gerenciamento de Assistência à Saúde, Painel da Promoção da Saúde à Verticalização do Atendimento.

Módulo: Experiência das Autogestões no Gerenciamento de Assistência à Saúde, Painel da Promoção da Saúde à Verticalização do Atendimento. Módulo: Experiência das Autogestões no Gerenciamento de Assistência à Saúde, Painel da Promoção da Saúde à Verticalização do Atendimento. Ricardo Ayache Diretor de Comunicação da Unidas Presidente da Caixa

Leia mais

AOS NOSSOS PARCEIROS

AOS NOSSOS PARCEIROS AOS NOSSOS PARCEIROS Neste folder você encontrará informações sobre o compromisso que o Hospital Belvedere tem com a Gestão da Qualidade cujo objetivo é estabelecer uma relação de confiança com seus principais

Leia mais

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO.

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. GUIA DO MÉDICO GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. PRÉ-NATAL MEDICINA FETAL DIAGNÓSTICA CIRURGIA FETAL E NEONATAL OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NEONATOLOGIA CENTRO DE CIRURGIA

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Monitoramento da concorrência

Monitoramento da concorrência Monitoramento da concorrência Atualizações sobre o Pronto Atendimento da Unimed Londrina - Inauguração prevista para início de 2016 (provavelmente em março) - Funcionamento 24 horas - Capacidade para 12

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA

CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA PRINCIPAIS DESAFIOS DO SETOR O CENÁRIO DO SISTEMA DE SAÚDE COMPLEMENTAR NO BRASIL A perda de clientes e o aumento dos custos operacionais afetam drasticamente

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. BARÃO, Flávia Roberta 1 MORAES, Ana Lúcia Lebarbenchon Puretz de 2 PREUSS, Lislei Teresinha 3 RESUMO O objetivo

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017

ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017 ANEXO I - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO DE TRABALHO 2017 OBJETIVO ESTRATÉGICO 1º: Prestar assistência médica e de reabilitação, de excelência e gratuita, nas áreas neurológica e ortopédica. 1 Serviços

Leia mais

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO O C I A S - Inaugurado no dia 30 de junho de 2003; - Área construída de 15.000 m² com 176 leitos (46 leitos de Unidade de Terapia

Leia mais

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento O Serviço de Terapia Intensiva Adulto, possui 10 leitos que incluem 2 leitos de isolamento distribuídos em uma área aproximada de 130m2. Encontra-se

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde.

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. AOS PAIS E FAMILIARES Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que a angústia, o medo e as preocupações são comuns

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

Em seis meses, hospitais revertem taxas de cesáreas de 10 anos

Em seis meses, hospitais revertem taxas de cesáreas de 10 anos Em seis meses, hospitais revertem taxas de cesáreas de 10 anos Os primeiros resultados das ações para incentivar o parto normal e melhorar a assistência à saúde de gestantes e bebês nos hospitais que integram

Leia mais

PROGRAMA CQH - COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR INDICADORES HOSPITAIS SELADOS TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR*

PROGRAMA CQH - COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR INDICADORES HOSPITAIS SELADOS TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR* TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR* 100% 90% 80% 70% Mediana 76,65% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 3º trimestre de 2008 1 ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DO LEITO* 9,0 8,0 7,0 Mediana 5,88 6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 3º trimestre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO ORÇAMENTO O orçamento é uma ferramenta de planejamento (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e estimativa de despesas

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2017 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

GHC Empresa Cidadã. Aumento da Licença Paternidade como Estratégia para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância

GHC Empresa Cidadã. Aumento da Licença Paternidade como Estratégia para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância GHC Empresa Cidadã Aumento da Licença Paternidade como Estratégia para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância Brasília julho 2016

Leia mais

Knute Rockne. Flight 599 Fokker F.10 trimotor

Knute Rockne. Flight 599 Fokker F.10 trimotor Parto Seguro Dr. Paulo Gomes Filho Especialista em Ginecologia e Obstetrícia Especialista em Gestão de hospitais de ensino Professor de Obstetrícia da EBMSP Gerente de Atenção à Saúde MCO/UFBA Knute Rockne

Leia mais

QUALISS RN 405/ jul.2016

QUALISS RN 405/ jul.2016 QUALISS RN 405/2016 14.jul.2016 O Programa QUALISS O processo de construção coletiva: dos conceitos, atributos e indicadores de Qualidade Definição e classificação de Atributos de Qualificação Como são

Leia mais

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos.

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos. HORÁRIOS DE VISITAS Setor Horário Nº de Visitantes Pediatria Das 15h às 19h30min 6 visitantes por período Sendo até 2 por vez. Retaguarda/Clínica Médica Das e 15h Clínica às 19h30min Cirúrgica 6 visitantes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS 1- LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS Compreensão e Interpretação de Texto Vocabulário (antonímia, sinonímia, polissemia) Regência (verbal e nominal) Concordância (verbal e nominal)

Leia mais

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII IHAC Elaborada em 1990 pela OMS e UNICEF OBJETIVOS: o reduzir as taxas de Morbi e Mortalidade Infantil Como? o Incentivando

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE SURTOS EM DESENVOLVIDAS PELA ANVISA

INVESTIGAÇÃO DE SURTOS EM DESENVOLVIDAS PELA ANVISA INVESTIGAÇÃO DE SURTOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ANVISA GERÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES E DOS EVENTOS ADVERSOS GIPEA JULHO/08 ANVISA ANVISA A Agência Nacional de

Leia mais

Otimização da Ocupação dos Leitos da Maternidade

Otimização da Ocupação dos Leitos da Maternidade Otimização da Ocupação dos Leitos da Maternidade Área: Materno / Infantil Setor: Acolhimento Trabalho de Melhoria Contínua: PDCA Identificação do problema Fase 01 Planejar Subutilização dos leitos da Ferramentas

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2018 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI Nº 8.080, DE 19

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº

O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 2016-2020 O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº 8.246. As ações estratégicas serão monitoradas e

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Política Nacional de Atenção às Urgências

Política Nacional de Atenção às Urgências Política Nacional de Atenção às Urgências POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Em setembro de 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, uma das prioridades

Leia mais

Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa

Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa Workshop: Melhores Práticas em Pesquisa Clinica Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa Grupo Hospitalar Conceição Escola GHC/Gerência de Ensino e Pesquisa Coordenação da Pesquisa GRUPO HOSPITALAR

Leia mais

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote O plano brasileiro de enfrentamento do crack Dr. José Manoel Bertolote Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Usuários de crack (prevalência na vida)

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

1ª Revisão - SUS. SESAP-RN Banca: COMPERVE - UFRN

1ª Revisão - SUS. SESAP-RN Banca: COMPERVE - UFRN 1ª Revisão - SUS SESAP-RN Banca: COMPERVE - UFRN 1 2 1. (Pref. Ceará-Mirim-RN/COMPERVE/2016) A Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015, institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Segurança do Paciente Perspectiva do Corpo Médico Capacidade de identificar as falhas, mensurá-las e analisar criticamente de forma a implementar melhorias

Leia mais

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Brasília, 9 a 12 de julho de 2011 A rede cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar

Leia mais

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS.

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a forma como o Governo deve prestar saúde pública e gratuita a todo o cidadão. A ideia é ter um sistema público de

Leia mais

HOSPITAL E MATERNIDADE POLICLIN Unidade Taubaté

HOSPITAL E MATERNIDADE POLICLIN Unidade Taubaté HOSPITAL E MATERNIDADE POLICLIN Unidade Taubaté Interior São Paulo Hospital Geral Privado Corpo Clínico: Aberto Número de Funcionários: 215 Terceiros: 62 50 leitos: 44 * Maternidade * Clínica Médica e

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012)

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) Florianópolis, 29 de Março de 2012 SINASEFE Sobre a Unimed A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

Recursos Próprios 2013

Recursos Próprios 2013 Recursos Próprios 2013 " Serviços Próprios de Atendimento Pré-Hospitalar (SOS) e Assistência Domiciliar ( Home- Care): reconhecendo a importância destas modalidades assistenciais para o cliente e para

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

Tabela de 3 à 29 vidas/beneficiários. Enfermaria (E) Faixa Etária VITAL FUNDAMENTAL. 0 à 18 anos R$ 240,61 R$ 214, à 23 anos R$ 261,06 R$ 232,83

Tabela de 3 à 29 vidas/beneficiários. Enfermaria (E) Faixa Etária VITAL FUNDAMENTAL. 0 à 18 anos R$ 240,61 R$ 214, à 23 anos R$ 261,06 R$ 232,83 CAIXA SEGURADORA SAÚDE Empresarial A par r de 3 Vidas com 01 Titular COMPULSÓRIA 20% COPARTICIPAÇÃO Agosto 2016 Importante: (Por Contrato) O boleto da 1 parcela será encaminhado ao cliente no início da

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres 1) o que é e como é conhecido (seus nomes e siglas mais comuns) o que é e como é conhecido Internação ou Internamento é o local de permanência

Leia mais

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL.

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL. Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas

Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas Por Fabiana Alves de Lima Ribeiro 22/12/2015 A Justiça Federal deu até o fim de janeiro de 2016 para a Agência Nacional

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 2016-2020 O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº 8.246. As ações estratégicas serão monitoradas e

Leia mais

PLANOS EMPRESARIAIS. Soluções personalizadas para todo tipo de empresa. planos empresariais. saudesistema.com.br

PLANOS EMPRESARIAIS. Soluções personalizadas para todo tipo de empresa. planos empresariais. saudesistema.com.br S EMPRESARIAIS Soluções personalizadas para todo tipo de empresa planos empresariais saudesistema.com.br 31 3524-6410 2 A 29 VIDAS 180 Rede Ampla - com participação) até 18 anos 111,89 148,56 19 a 23 anos

Leia mais

Publicação elaborada pelo Departamento de Comunicação Santa Casa Rondonópolis

Publicação elaborada pelo Departamento de Comunicação Santa Casa Rondonópolis Publicação elaborada pelo Departamento de Comunicação Nádia Boni Leonardo Artuzo Rodrigo Matos Marcus Bordado Guilherme Silveira Solange Lorenzon Relações Públicas Designer Gráfico Marketing Fotos Fotos

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2016 Média Complexidade Hospitalar % jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 média realizado Procedimento

Leia mais

A Farmácia no Sistema de Saúde

A Farmácia no Sistema de Saúde A Farmácia no Sistema de Saúde João Silveira 24 de Abril de 2008 A Farmácia O Farmacêutico O Medicamento O Doente Farmacêuticos - Competências 1. I&D, fabrico, qualidade, registo, distribuição e dispensa

Leia mais

Nardini encerra ano com festividades natalinas para pacientes e funcionários Qui, 18 de Dezembro de :33

Nardini encerra ano com festividades natalinas para pacientes e funcionários Qui, 18 de Dezembro de :33 Para celebrar o ano de 2014 e presentar usuários e funcionários o Hospital Nardini preparou diversas atrações natalinas no mês de dezembro. A programação teve início no dia 13/12 com apresentação de coral

Leia mais

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Saúde Suplementar no Brasil 2 Beneficiários na Saúde Suplementar 47,2 23,0 Despesas Assistenciais Somaram R$ 151,4 bilhões (operadoras médico

Leia mais

ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO SEÇÃO ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO

ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO SEÇÃO ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO ANEXO III - RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO SEÇÃO ATRIBUIÇÕES DO CARGO - RESUMO TECNICA EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NUTRIÇÃO EM NUTRIÇÃO Acompanhar e orientar as atividades do serviço de nutrição e

Leia mais

CNPJ: / Rua Três nº 1269 centro tel Fax Sta Fé do Sul-SP

CNPJ: / Rua Três nº 1269 centro tel Fax Sta Fé do Sul-SP 1 PLANO DE TRABALHO DA SANTA CASA DE SANTA FÉ DO SUL ANO DE 2.018. 1. Introdução: O presente plano trabalho elaborado pela Irmandade da Santa Casa de Santa Fé do Sul, tem por objetivo, definir as metas

Leia mais

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos

Leia mais

RELAÇÃO DAS BANCAS DE QUALIFICAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA

RELAÇÃO DAS BANCAS DE QUALIFICAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA RELAÇÃO DAS S DE QUALIFICAÇÃO ENFERMAGEM SÉRIE: 3 MIKAELLA LEANDRO DE ANDRADE - 1611370532 Título da Qualificação: O PAPEL DO ENFERMEIRO GENETICISTA NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO AO PACIENTE PORTADOR DE FIBROSE

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018 Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. 25,00 20,00 15,00 15,26 18,42 20,23 20,19 11,61 17,23 16,39 15,10 10,00 5,00 4,13 8,13 5,84 0,00 Cirúrgica Médica RUE I RUE II RUE III Obstétrica Ginecológica

Leia mais