CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TRAUMA, EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TRAUMA, EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE"

Transcrição

1 2009/2010 COMISSÃO CIENTÍFICA Celínia Antunes Fernanda Príncipe Filomena Maia Francisco Esteves Graciete Faustino Júlio Branco Paulo Campos Salvador Massada Sónia Codinha COMISSÃO COORDENADORA André Cunha Carmén Noivo Fernanda Príncipe CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TRAUMA, EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE

2 INTRODUÇÃO Todos os dias somos confrontados com inúmeros acontecimentos que nos afectam, mesmo quando não incidem directamente sobre nós. Situações de doença súbita, acidentes de viação, acidentes de trabalho contribuem todos os anos para a mortalidade e morbilidade de milhões de pessoas em todo o Mundo. Numa outra escala, os conflitos, os desastres naturais, os incidentes industriais, entre outros, afectam irremediavelmente a vida de inúmeras de pessoas, muitas vezes para sempre e em poucos minutos. O profissional de saúde assume a responsabilidade de ser um factor de mudança a partir do momento em que escolhe assegurar-se do bem do outro. Contudo, é notória a falta de integração de conceitos e técnicas como suporte básico e avançado de vida, abordagem ao trauma, técnicas life-saving, gestão de situações multi-vítimas, comando, logística, entre outros, na formação de base de qualquer prestador de cuidados. Assim, demonstra ser primordial a formação e a actualização face aos desafios que surgem, tanto na vertente pessoal como profissional, uma vez que a profissão de prestador de cuidados exige a constante construção de conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas. A Pós-Graduação em Trauma, Emergência e Catástrofe foi idealizada de maneira a integrar todos os licenciados na área da saúde que sentem a necessidade de desenvolver as suas competências no atendimento à vítima em estado crítico e na abordagem de situações complexas. A forte componente prática providencia a operacionalização dos conhecimentos adquiridos na componente teórica, de maneira a que o formando sinta ao máximo a aproximação às situações reais, tendo como objectivo último a preparação dos profissionais nestas grandes áreas do socorro.! "#$%!

3 OBJECTIVOS No final do curso, os formandos deverão estar capacitados para:! Abordar a pessoa em situação crítica, reconhecendo prioridades de tratamento e actuando em consonância;! Abordar especificidades do trauma, trabalhando em conjunto com outras equipas de salvamento e socorro;! Gerir situações de incidentes multi-vítimas;! Liderar equipas de intervenção em grandes crises e coordenar a sua implementação no terreno;! Trabalhar em equipa, desenvolvendo dinâmica de grupo. METODOLOGIA O plano de estudos baseia-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e laboratoriais, seminários e cursos. Durante os cursos, os formandos serão divididos em equipas, evoluindo através de cenários de dificuldade crescente; haverá também um tutor destacado por equipa, constituindo uma referência de suporte. Nos cursos o rácio será sempre um formador por cada 5 formandos. ESTRUTURA CURRICULAR UNIDADE CURRICULAR 1 Investigação Aplicada (40H) Investigação em Saúde Processo de Investigação Metodologia de trabalho por projecto Técnicas e Métodos! &#$%!

4 Análise e Discussão de Resultados Investigação e escrita de trabalhos científicos Artigos científicos versus divulgação científica UNIDADE CURRICULAR 2 Trauma (65H) Ecogragia de emergência em trauma Sedação e analgesia no politraumatizado Suporte ventilatório e complicações associadas à ventilação Monitorização invasiva e não invasiva Prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção UNIDADE CURRICULAR 3 Gestão em Emergência Médica (56H) As organizações como sistemas sóciotécnicos, complexos e abertos O ciclo de gestão em sistemas de emergência e protecção Direcção e liderança de pessoas Princípios da gestão da qualidade UNIDADE CURRICULAR 4 Emergências Médicas (125H) Sala de Emergência Sistemas de informação Vias Verdes e Protocolos de Actuação Fibrinólise: Indicações e contra-indicações, procedimentos, farmacologia Emergências neurológicas e alteração do estado mental Emergências psiquiátricas Emergências farmacológicas e intoxicações medicamentosas Emergências respiratórias e cardiovasculares Emergências endocrinometabólicas Emergências digestivas Emergências Obstétricas e Ginecológicas Urgências ORL Urgências Oftalmológicas Urgências Nefrológicas e Urológicas! '#$%!

5 UNIDADE CURRICULAR 5 Emergências Neonatais e Pediátricas (30H) Fisiopatalogia pediátrica e neonatal Urgências pediátricas e neonatais Ventilação invasiva e não invasiva pediátrica e neonatal UNIDADE CURRICULAR 6 Noções Básicas de Catástrofe (60H) A resposta integrada do Sistema de Emergência Médica (SIEM) e de Trauma Triagem: Classificação e generalidades Tomada de decisão Trauma e Mecanismos de Lesão em situações Especiais Explosões e Terrorismo Stress Pós-traumático Questões éticas e jurídico - forenses Normas Básicas para o Uso de Comunicações em Emergências UNIDADE CURRICULAR 7 Organização em Catástrofe (40H) Definição do cenário de acidente Definição dos meios disponíveis Estabilização da vítima. Evacuação Controle de multidões Simulação no terreno Trabalho em equipa entre os vários intervenientes do pré ao intra-hospitalar Prática simulada Discussão de casos clínicos Avaliação do desempenho Debrefing com recurso a fotografias e vídeos efectuados durante os exercícios! UNIDADE CURRICULAR 8 Gestão de Crise e Apoio Humanitário (50H) Teoria Moderna de Gestão de Crise. Os novos desafios Planos de acção e cálculo de Riscos A Segurança como uma nova lei e bem social Vulnerabilidade Terrorismo! (#$%!

6 Acidentes Industriais Desastres Naturais Grande incêndio Organização de um Gabinete de Crise Equipas de gestão de Crises Uso das técnicas de comando Implementação e operacionalização de um posto de comando, de um posto médico avançado (PMA) e de uma unidade NRBQ Gabinete Psicológico UNIDADE CURRICULAR 9 Formação de Formadores (40H) O Ensino e a Aprendizagem: o factor humano Princípios da formação para adultos Acolhimento e integração Selecção e recrutamento A formulação de objectivos Técnicas de Ensino A condução de reuniões e dinâmicas de grupo A gestão das emoções e do stress profissional A comunicação eficaz A importância da Logística Recursos pedagógicos Preparar e administrar uma sessão teórica e prática Demonstração de micro sessões de ensino Grupos de discussão, feedback e situações difíceis A informática e novas tecnologias na formação A segurança face às novas tecnologias de informação e comunicação Métodos de avaliação do formando Debriefing Prática Simulada Avançada Preparação de simulacros! )#$%!

7 SEMINÁRIOS Técnicas de Mobilização e Imobilização em Trauma Imagiologia em Trauma Técnicas Invasivas em Trauma Capnografia Ventilação Invasiva e Não Invasiva Saúde Mental do Profissional Dinâmica da Equipa de Emergência Transporte do Doente Crítico Reanimação Neonatal Identificação de Vítimas em Grandes Desastres CURSOS CURSO AVANÇADO DE TRAUMA HOSPITALAR (CATH) Conteúdos Programáticos Biomecânica e Mecanismos de Lesão Abordagem Rápida e Sistematizada da Vítima Via Aérea Básica e Avançada Via Aérea Difícil Ventilação Choque e reposição de fluidos Neurotrauma Trauma Maxilo Facial Trauma Torácico Trauma Abdominal Trauma Musculo Esquelético e das Extremidades O Grande Queimado Populações Especiais: Grávida, Idade Pediátrica, Idade Geriátrica Situações de Excepção em Trauma Discussão de Casos Clínicos Prática Simulada Avançada! *#$%!

8 Objectivos Gerais Proporcionar um conjunto de instrumentos teóricos e práticos que permitam colher rapidamente dados acerca do estado fisiológico e hemodinâmico da Vítima Politraumatizada. Estabelecer um conjunto de práticas clínicas adequadas as lesões existentes e potenciais, por forma a aumentar as probabilidades de sobrevivência no imediato, e uma melhoria na qualidade de vida no período pós incidente. Objectivos Específicos Normalizar e sistematizar a abordagem do Politraumatizado na Sala de Reanimação. Criar grupos de trabalho Regionalmente em Hospitais que pretendam desenvolver este curso e este conceito. Proporcionar aos formandos instrumentos teóricos e práticos, que permitam fazer um Exame Rápido da Vítima. Proporcionar aos formandos instrumentos teóricos e práticos, que permitam fazer um Exame Sistematizado da Vítima. Proporcionar aos formandos instrumentos teóricos, que lhes permitam através dos achados clínicos, estabelecer com elevado grau de fiabilidade as lesões reais e as lesões potenciais. Criar núcleos regionais com objectivo de desenvolver investigação na área da Abordagem do Politraumatizado no Serviço de Emergência, afim de propor guidelines de abordagem. Grupo Trauma Emergência: Entidade Creditada pela DGERT.! CURSO TÉCNICA DE EXTRACÇÃO, SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO (TESD) Conteúdos Programáticos Salvamento sistematizado (método SAVER) Organização das operações de socorro Equipamento de desencarceramento Veículos e sua estabilização Técnicas de imobilização e extracção em vítimas encarceradas Abordagem de vítimas encarceradas Técnicas normalizadas para criação de espaço! %#$%!

9 Protecção e segurança nas operações Bancas Práticas Discussão de Cenários Exercício Simulado de abordagem de uma situação de Desastre com vítimas encarceradas Objectivo Geral Fornecer conhecimentos teórico-práticos, na abordagem da vítima de acidente e no seu tratamento de uma forma lógica e sistematizada, proporcionando um melhor prognóstico na recuperação e subsequente possibilidade de não só de sobrevivência mas também garantindo a qualidade de vida, baseados no ICET : International Centre for Emergency Training SAVER TM (Fevereiro de 2009), que reforcem e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, bombeiros, TAE s na área da Extracção, Salvamento e Desencarceramento. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Acidente de viação. Grupo Trauma Emergência Entidade Creditada pela DGERT.! CURSO GERIATRIC EDUCATION FOR EMERGENCY MEDICAL SERVICES (GEMS) Conteúdos Programáticos Envelhecimento Comunicação com os Idosos e com os seus Cuidadores Emergências Neurológicas e Alteração do Estado Mental Emergências Respiratórias e Cardiovasculares Emergências Farmacológicas e Intoxicações Medicamentosas Emergências Psiquiátricas Abuso de Idosos e Negligência Conceitos sobre o Fim de Vida Trauma Músculo-Esquelético e Imobilizações Promover a Qualidade de Vida! +#$%!

10 Objectivos gerais Fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intrahospitalar. Adquirir conhecimentos fundamentais que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência geriátrica. Aos formandos que obtiverem 80% de aproveitamento no exame final escrito e demonstrarem proficiência nas avaliações práticas, será concedido certificado e credenciação pela organização internacional American Geriatrics Society da qual o GTE-Grupo Trauma Emergência é a Associação formadora em Portugal.! PEDIATRIC EDUCATION FOR PREHOSPITAL PROFESSIONALS (PEPP) Conteúdos Programáticos Triângulo de Avaliação em Pediatria Desenvolvimento Infantil Via Aérea Básica e Avançada Obstrução da Via Aérea Interacção Criança e Família Trauma Músculo-esquelético e Imobilização RCP Neonatal e Pediátrico Farmacologia em Pediatria e Administração de Fluidos Emergências Respiratórias Emergências Médicas Emergências Cardiovasculares Emergências Obstétricas e Estabilização do Recém-nascido Maus-tratos Infantis Crianças com Necessidades Especiais Exposição a Tóxicos Síndrome de Morte Súbita! $,#$%!

11 Objectivos Gerais Fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar. Adquirir conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência pediátrica. Aos formandos que obtiverem 80% de aproveitamento no exame final escrito e demonstrarem proficiência nas avaliações práticas, será concedido certificado e credenciação pela organização internacional American Academy of Pediatrics da qual o GTE-Grupo Trauma Emergência é a Associação formadora em Portugal.! CURSO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO ELECTROCARDIOGRÁFICA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA (ECG) Conteúdos Pedagógicos Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular com maior incidência para aanatomia e fisiologia do coração. Sistema vascular do coração. Sistema de enervação do coração. Sistema eléctrico do coração. Técnicas de monitorização cardíaca. O electrocardiograma convencional de 12 derivações. Relação da actividade eléctrica e registo electrocardiográfico. Electrocardiograma normal em doente saudável. Alterações do traçado e seu significado. Alterações de ritmo e de condução, disritmias e bloqueios. Ritmos de paragem e de peri-paragem.! $$#$%!

12 Caso prático EAM Hipertrofias Pace-maker Objectivo Geral Melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados á vítima critica, no âmbito da abordagem em contexto de monitorização cardíaca. Objectivos Específicos Dotar os formandos de competência para avaliação rápida de traçados electrocardiográficos com base em alterações de ritmo. Capacitar os formandos para interpretação de traçados de acordo com a patologias cardiovasculares mais frequentes e que necessitem de intervenção médica emergente ou urgente. Certificação Aos formandos que tiverem uma assiduidade mínima de 90%, aproveitamento no teste escrito de 75% e aproveitamento proficiente nas avaliações práticas, será concedido certificado presencial e de aproveitamento emitido pelo GTE. Aos Formandos que não satisfaçam os requisitos anteriores será concedido um certificado de presença. ABORDAGEM AVANÇADA DA PARAGEM CÁRDIORESPIRATÓRIA NO ADULTO (AAPCR) Conteúdos Programáticos Paragem Cardio-Respiratória: Etiologia, Prevenção e Situações Especiais. Suporte Básico de Vida no Adulto e Posição Lateral de Segurança. Abordagem da Via Aérea e Ventilação (BLS e ALS). Dinâmica da Equipa de Emergência e Team Leader. Monitorização Cardíaca e Reconhecimento de Ritmos.! $"#$%!

13 Desfibrilhação Eléctrica, Desfibrilhação Automática Externa e Pacing. Farmacologia usada no contexto da emergência e Vias de Administração. Disritmias Péri-Paragem. Algoritmo Suporte Avançado de Vida no Adulto. Causas Potencialmente Reversíveis. Cuidados Pós-reanimação. Ética na Reanimação. Objectivos e Resultados Esperados O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados nas novas Guidelines do Concelho Europeu de Reanimação (Novembro de 2005), que reforcem e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros na área de emergência. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência. Aos formandos que obtiverem 80% de aproveitamento no exame final escrito e demonstrarem proficiência nas avaliações práticas, será concedido certificado e credenciação com reconhecimento nacional do GTE Grupo Trauma Emergência e Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (INCP) Professor Doutor Fernando Pádua. CURSO DE GESTÃO DE CRISES Conteúdos Programáticos Crise: conceito e mecanismo evolutivos Vulnerabilidade e risco Recursos, competências e capacidades Planos de emergência Planos de contingência A gestão da autoridade Definição Fontes de conflito! $&#$%!

14 Hierarquia de actuação Comando Control O cenário Áreas básicas Disposição dos meios Posto de comando avançado Gabinete de crise Papel dos Centros fixos de Operações A autoridade no cenário A gestão da crise Os procedimentos As transmissões em situações de crise Exercícios de quadro Gestão das lições aprendidas Objectivos Induzir comportamentos positivos entre os alunos e instrutores, para serem capazes de ensinar, absorver perturbações, planear e executar operações de múltiplas vítimas. Adquirir competências em gestão e explicação dos elementos implementados em situações de catástrofe. Ensinar e aprender a lidar com as crises de grande emergência. Grupo Trauma Emergência Entidade Creditada pela DGERT.!! CURSO DE EMERGÊNCIA, TRAUMA E CATÁSTROFE (CETC) Conteúdos Programáticos O Novo paradigma D.I.S.A.S.T.E.R. de abordagem de situações Multivítimas Comando, Segurança, e Comunicações, relatórios e operacionalização Planeamento e Organização da zona do Incidente Conceitos de triagem Multivítimas! $'#$%!

15 O Ambiente Pré-hospitalar O Ambiente Hospitalar Decisão de Vítima Critica e Exame rápido Lesões Criticas da Vítima em Acidentes Multivítimas Cuidados préhospitalares com o Grande Queimado NRBQ Nuclear Radiológico Biológico e Químico Manutenção da Via Aérea e Ventilação Medidas de life-saving em situações de Multivítimas Medidas de Controle da dor Suporte Avançado de Vida em Situações Multivítimas Técnicas de Imobilização, mobilização e transporte das Vítimas Preparação hospitalar e recepção das Vítimas Exercício Simulado em tempo real de abordagem de uma situação de Desastre com Multivítimas Objectivos Gerais Fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar em contexto de catástrofe. Adquirir conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações de catástrofe. Grupo Trauma Emergência: Entidade Creditada pela DGERT. ABORDAGEM AVANÇADA DA VIA AÉREA (AAVA) Conteúdos programáticos Anatomia e fisiologia da via aérea Técnicas de abordagem básica da via aérea Técnicas de abordagem avançada da via aérea Entubação com sequência rápida Abordagem e avaliação da via aérea difícil! $(#$%!

16 Abordagem da via aérea em situações de trauma Fármacos na abordagem da via aérea Ventilação em suporte básico e avançado de vida Estações práticas Casos clínicos Objectivos Gerais Fornecer conhecimentos teórico-práticos de abordagem da via aérea que reforcem e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros e técnicos diferenciados de emergência médica na área da Via Aérea Básica e Avançada. Adquirir conhecimentos e competências fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta de qualidade perante situações específicas de abordagem da via aérea. Grupo Trauma Emergência Entidade Creditada pela DGERT. INCIDENT COMMAND SYSTEM (ICS) Conteúdos programáticos Visão geral do ICS ICS recursos & princípios Gestão, Comando e Responsabilidades Organização ICS: parte 1 e 2 Resumo do curso e relação com o Sistema de Comando Português Organização da Emergência Hospitalar Objectivos Gerais Explicar o relacionamento entre o ICS e o National Incident Management System (NIMS). Utilizar uma ferramenta padrão para a gestão de situações de emergência a nível mundial (é a base do Sistema de Comando de Protecção Civil Português). Grupo Trauma Emergência Entidade Creditada pela DGERT.! $)#$%!

17 FORMAÇÃO DE FORMADORES Conteúdos Programáticos Princípios da formação para adultos Preparar e administrar uma sessão teórica Preparar e administrar uma sessão Prática Demonstração de 5 minutos de micro sessão de ensino Grupos de Discussão, feedback & Situações difíceis Técnica de brainstorming Métodos de avaliação do formando e do Formador Demonstração da metodologia dos 5 passos nas sessões práticas Apresentação do Projecto GTE, AIT e ITE Apresentação de Regulamentos Internos Noções básicas de coordenação de cursos SKILLS-STATIONS Objectivos Gerais Usufruir da experiência profissional dos formandos e desenvolver em grupo uma metodologia sólida em termos formativos. Uniformizar procedimentos pedagógicos dentro dos programas nacionais e internacionais. Grupo Trauma Emergência Entidade Creditada pela DGERT.! $*#$%!

18 PÚBLICO-ALVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Profissionais de saúde com grau académico de Licenciado. VAGAS O número de vagas a concurso é 30 (trinta), sendo necessário um mínimo de 20 formandos para a abertura do mesmo. CARGA HORÁRIA E ECTS S O Curso terá a duração de doze meses e com a carga horária total de 506 h de contacto, 39 ECTS.! $%#$%!

2009/2010 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE ANESTESIA

2009/2010 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE ANESTESIA 2009/2010 COMISSÃO CIENTÍFICA Celínia Antunes Cristina Baião Fernanda Príncipe Henrique Dias Jorge Coelho José Alberto Martins José David Ferreira Marcos Pacheco Nuno Tavares Lopes Paulo Amorim Paulo Figueiredo

Leia mais

Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S).

Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S). Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho Público-Alvo Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S). OBJECTIVOS Formação direccionada para cumprimento da legislação em matéria de higiene,

Leia mais

Cursos de Primeiros Socorros Inscrições Particulares

Cursos de Primeiros Socorros Inscrições Particulares Rua dos Douradores, 106-118 1100-207 LISBOA tel. 218 459 440 fax 218 459 458 eso.recepcao@cruzvermelha.org.pt Cursos de Primeiros Socorros 27 Janeiro / 2011 Encontre a Delegação Local CVP mais próxima:

Leia mais

Memória Descritiva. Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: Objetivos: Tipo/Nível da Ação:

Memória Descritiva. Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: Objetivos: Tipo/Nível da Ação: Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: O socorro e o transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma é executado por vários elementos que têm de ter conhecimentos técnicos

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1 Introdução No actual quadro legislativo (35/2004) é bem claro que a responsabilidade pelas condições de Segurança, Higiene e Saúde

Leia mais

Curso de Técnico Auxiliar de Geriatria

Curso de Técnico Auxiliar de Geriatria Curso de Técnico Auxiliar de Geriatria Área de Formação: 762. Trabalho Social e Orientação O Técnico Auxiliar de Geriatria é o profissional com múltiplas competências para poder desempenhar as suas funções

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS 1. Introdução O papel do farmacêutico, em particular no contexto da Farmácia Comunitária tem vindo a evoluir no sentido de uma maior intervenção do Farmacêutico

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS Empresas, Instituições e População no Geral 20 horas Idade Mínima de 16 anos e máxima de 60/65; Dominar a língua Portuguesa Nº de Formandos

Leia mais

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10 Artigo 1º Objectivo e âmbito O Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Coordenação de Unidades de Saúde, adiante designado por curso, integra a organização, estrutura curricular e regras de funcionamento

Leia mais

Curso Combate a Incêndios

Curso Combate a Incêndios Curso Combate a Incêndios Referencial do Curso Objectivos Objectivos Gerais Dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre o combate a incêndios e colocar em prática os conteúdos teóricos abordados.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA

1. INTRODUÇÃO 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA CADERNO FICHA 11. RECUPERAÇÃO 11.4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado

Leia mais

Médicos da idoneidade e da capacidade formativa para ministrar o Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia.

Médicos da idoneidade e da capacidade formativa para ministrar o Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia. Regulamento do Colégio de Subespecialidade de Neonatologia da Ordem dos Médicos para reconhecimento de Idoneidade e Capacidade Formativa para ministrar o Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia - Versão

Leia mais

ANEXO 7 FORMAÇÃO PROFISSIONAL

ANEXO 7 FORMAÇÃO PROFISSIONAL ANEXO 7 FORMAÇÃO PROFISSIONAL A profissionalização dos membros da Organização, enquanto factor determinante da sua eficácia na prevenção e no combate aos incêndios florestais, requer a criação de um programa

Leia mais

Localização da AHBVBrasfemes Entidade Formadora

Localização da AHBVBrasfemes Entidade Formadora Localização da AHBVBrasfemes Entidade Formadora Colocar mapa de localização com coordenadas: GPS: 40.271892, -8.404848 Morada: Bombeiros Voluntários de Brasfemes Rua Antonino dos Santos, nº. 37 3020-533

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Em Portugal estão a abrir um conjunto muito vasto de equipamentos de saúde, nomeadamente unidades de cuidados continuados. Para este tipo de estabelecimento são necessários

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS: Os formandos deverão saber identificar as atividades necessárias para gerir o evento.

OBJETIVOS GERAIS: Os formandos deverão saber identificar as atividades necessárias para gerir o evento. 1 GESTÃO DE EVENTOS REFERENCIAL DE FORMAÇÃO: 342030 - Técnico/a de Organização de Eventos NIVEL DE QUALIFICAÇÃO DO QNQ: 4 CÓDIGO: 0528 CARGA HORÁRIA: 50 Horas DESTINATÁRIOS: Profissionais ativos, empregados

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO

Leia mais

World Disaster Reduction Campaign 2010-2011 Making Cities Resilient: Amadora is Getting Ready!

World Disaster Reduction Campaign 2010-2011 Making Cities Resilient: Amadora is Getting Ready! Parceiros: Câmara Municipal da Amadora Serviço Municipal de Protecção Civil Tel. +351 21 434 90 15 Tel. +351 21 494 86 38 Telm. +351 96 834 04 68 Fax. +351 21 494 64 51 www.cm-amadora.pt www.facebook.com/amadora.resiliente

Leia mais

Animação Turística Unipessoal, Lª Alvará nº 11/2006 DGT. Programas de Cursos e Especializações. Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas

Animação Turística Unipessoal, Lª Alvará nº 11/2006 DGT. Programas de Cursos e Especializações. Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas Programas de Cursos e Especializações Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas CURSO DE SALVAMENTO COMISSÃO TÉCNICA DE MERGULHO DESPORTIVO CURSO DE SALVAMENTO 1 - CLASSIFICAÇÃO DO CURSO O Curso

Leia mais

Atuação em Situações de Crise

Atuação em Situações de Crise 1 Atuação em Situações de Crise Enf. José Magalhães INEM Delegação Regional do Porto Porto, 11 de Abril de 2014 2 INEM O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde

Leia mais

Referencial de Qualificação para as Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa

Referencial de Qualificação para as Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa Portal ECVET para a Promoção e o Reconhecimento Mútuo das Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa MaecVET 527 330-LLP-1-2012 1 DE-Leonardo-LMP Referencial de Qualificação para as

Leia mais

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho 1 - Objetivos: Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros

Leia mais

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Rua Camilo Castelo Branco, N.º4, a cerca de 100 metros do Marquês de Pombal, Lisboa

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Rua Camilo Castelo Branco, N.º4, a cerca de 100 metros do Marquês de Pombal, Lisboa Programa de Formação Código - Designação Cuidadores A atitude perante o idoso Local Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Rua Camilo Castelo Branco, N.º4, a cerca de 100 metros do Marquês de Pombal, Lisboa

Leia mais

Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos

Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos Legislação para Operações Turísticas Análise do quadro legal aplicável no contexto da atividade das agências de viagens. Caracterização dos organismos Institucionais

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Especialização em Gestão de Projectos Nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Este curso constitui

Leia mais

Universidade Nova de Lisboa ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

Universidade Nova de Lisboa ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA REGULAMENTO O Regulamento do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho (CEMT) visa enquadrar, do ponto de vista normativo, o desenvolvimento das actividades inerentes ao funcionamento do curso, tendo

Leia mais

Uma Questão de Atitude...

Uma Questão de Atitude... Uma Questão de Atitude... Catálogo de Formação 2014 1 Introdução 3 Soluções de Formação 3 Áreas de Formação 4 Desenvolvimento Pessoal 5 Comercial 12 Secretariado e Trabalho Administrativo 15 Indústrias

Leia mais

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos Patient Safety 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica Susana Ramos Junho 2008 : Projectos de Acreditação nos Hospitais 1999 Manual da Qualidade: Normas e Critérios área da Saúde Normas - Gestão

Leia mais

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt Hotel Alvalade LUANDA 16 a 27 de RH Os Ciclos de RH, consistem em planos de desenvolvimento de competências no domínio da gestão de Recursos Humanos, nomeadamente ao nível das áreas de Selecção, Formação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PORTO GLOSSÁRIO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA

UNIVERSIDADE DO PORTO GLOSSÁRIO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA UNIVERSIDADE DO PORTO GLOSSÁRIO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA Acção de formação Módulo, curso, curso livre, curso multidisciplinar ou seminário realizado no âmbito da Educação Contínua ou da Aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ACTIVIDADES DESPORTIVAS Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ACTIVIDADES DESPORTIVAS Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular ACTIVIDADES DESPORTIVAS Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1. Identificação do Curso Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos 2. Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos

Leia mais

Pós-Graduação em Emergência e Trauma - 6ª e 7ª Edição (Ilha Terceira e São Miguel - Açores)

Pós-Graduação em Emergência e Trauma - 6ª e 7ª Edição (Ilha Terceira e São Miguel - Açores) Pós-Graduação em Emergência e Trauma - 6ª e 7ª Edição (Ilha Terceira e São Miguel - Açores) Data de realização Maio de 2011 IPSN VA - Departamento de Enfermagem Coordenação científica PROF. DOUTOR A. ALMEIDA-DIAS

Leia mais

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.9 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora:

Leia mais

ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL A PESSOAS IDOSAS

ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL A PESSOAS IDOSAS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL A PESSOAS IDOSAS PLANOS DE SEGURANÇA A sociedade é feita por todas as pessoas, em todas as idades NÚCLEO DE CERTIFICAÇÃO E FISCALIZAÇÃO ALEXANDRA SANTOS E MARIA ANDERSON

Leia mais

REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO

REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO DE Área de Formação 862 Segurança e Higiene no Trabalho Formação Profissional Contínua/de Especialização ÍNDICE 1- ENQUADRAMENTO... 3 2- OBJECTIVO GERAL... 4 3- OBJECTIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO Aprovado em reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 22/11/2006 Aprovado em reunião de Plenário do Conselho Directivo em 13/12/2006 PREÂMBULO

Leia mais

Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09

Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09 Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09 A EMPRESA A RIO EMERGÊNCIA treinamentos trata-se de uma empresa educacional, voltada ao ensino

Leia mais

Plano de Curso Normas de Realização GESTÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÃO AVANÇADA

Plano de Curso Normas de Realização GESTÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Plano de Curso Normas de Realização GESTÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÃO AVANÇADA 1. Enquadramento O exercício das actividades de gestão e coordenação de segurança

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8B/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8B/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 8B/2010 Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVIII Plano de Emergência um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado O Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado pela Resolução de

Leia mais

Apreenda como os Auditores Externos das diferentes Normas analisam e auditam processos Coordenador Eng.º Pedro Marques

Apreenda como os Auditores Externos das diferentes Normas analisam e auditam processos Coordenador Eng.º Pedro Marques Apreenda como os Auditores Externos das diferentes Normas analisam e auditam processos Coordenador Eng.º Pedro Marques Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos...

Leia mais

ENFERMAGEM HUMANITÁRIA. - Que competências? - - Que futuro? -

ENFERMAGEM HUMANITÁRIA. - Que competências? - - Que futuro? - ENFERMAGEM HUMANITÁRIA - Que competências? - - Que futuro? - Filomena Maia Presidente do Conselho de Enfermagem Regional Norte Vice-Presidente do Conselho de Enfermagem Universidade Fernando Pessoa Porto

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais. Relatório de Avaliação Final. Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info.

FICHA TÉCNICA. Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais. Relatório de Avaliação Final. Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info. FICHA TÉCNICA Título Organização Curso Relatório de Avaliação Final Suzete Lopes suzetelopes@leaderconsulting.info Cooperação, Parcerias e Contratos Internacionais Entidade Leader Consulting, 08 de Dezembro

Leia mais

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores;

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores; Inaugurado em 17 Janeiro de 2000, o CHCB foi construído segundo padrões de alta qualidade, sujeito às mais rigorosas exigências tecnológicas. É a maior e mais sofisticada Unidade de Saúde de toda a Região

Leia mais

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders Worldwide Charter for Action on Eating Disorders - CARTA MUNDIAL DE ACÇÃO PARA AS PARTURBAÇÕES ALIMENTARES- DIREITOS E EXPECTATIVAS PARA PESSOAS COM PERTURBAÇÕES ALIMENTARES E AS SUAS FAMÍLIAS PREÂMBULO

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS PREOCUPAÇÕES EM OBRA

GESTÃO DE RESÍDUOS PREOCUPAÇÕES EM OBRA GESTÃO DE RESÍDUOS PREOCUPAÇÕES EM OBRA Os resíduos de construção e demolição, quer devido à sua perigosidade, quer devido às quantidades produzidas, é considerado um fluxo de resíduos prioritário a nível

Leia mais

Regulamento de Estágios

Regulamento de Estágios Programa de Inserção Profissional Regulamento de Estágios Faculdade de Ciências Humanas Nos últimos anos, o ensino universitário tem vindo a integrar nos percursos formativos a realização de estágios curriculares

Leia mais

Curso de Técnico Auxiliar de Saúde (Auxiliar de Ação Médica)

Curso de Técnico Auxiliar de Saúde (Auxiliar de Ação Médica) Curso de Técnico Auxiliar de Saúde (Auxiliar de Ação Médica) Área de Formação: 729. Serviços de Saúde O Técnico Auxiliar de Saúde, vulgarmente designado por Auxiliar de Ação Médica, é o profissional capacitado

Leia mais

Aspectos Legais em APH

Aspectos Legais em APH Aspectos Legais em APH Aspectos Legais em APH Resolução COFEN 375/2011 Dispõe sobre a presença do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter- Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido.

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: Planeamento da Alta do Doente com AVC Intervenção dos Assistentes Sociais Nº: 7/DSPCS DATA: 28/04/04 Para: Contacto na DGS: Assistentes

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Organização de Eventos Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL SAÍDAS

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Auxiliar de Saúde Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/9

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Auxiliar de Saúde Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/9 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Auxiliar de Saúde Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/9 ÁREA DE ACTIVIDADE - SAÚDE OBJECTIVO GLOBAL SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS)

Leia mais

III CONGRESSO DE TRAUMA DO VALE DO PARAÍBA

III CONGRESSO DE TRAUMA DO VALE DO PARAÍBA TRAUMA 2010 III CONGRESSO DE TRAUMA DO VALE DO PARAÍBA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TRAUMA FAST TRACK ORGANIZAÇÃO DOS CUIDADOS HOSPITALARES URGENTES AO DOENTE TRAUMATIZADO - UMA VIA VERDE PARA O TRAUMA Carlos Mesquita

Leia mais

Referencial do Curso de Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra- Incêndios (Extintores e SADI) 1. MÓDULOS:

Referencial do Curso de Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra- Incêndios (Extintores e SADI) 1. MÓDULOS: Referencial do Curso Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra-Incêndios (Extintores e SADI) [2011] 1. MÓDULOS: Unidade 1 - Introdução e enquadramento da actividade de Técnico de Equipamento

Leia mais

ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO

ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO ÁREA COMERCIAL ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO Como entusiasmar clientes pela forma de atender? Desenvolver competências técnicas e relacionais que potenciem a angariação e satisfação de clientes. Atendimento

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores MÓDULOS CARGA HORÁRIA Acolhimento 1 O formador face aos sistemas e contextos de formação 8 Factores e processos de aprendizagem 6 Comunicação e Animação de Grupos

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão da Qualidade na Formação

Manual do Sistema de Gestão da Qualidade na Formação NATURA-ITP, L.da Manual do Sistema de Gestão da Qualidade na Formação Elaborado por Revisto por Aprovado por GT - MSGQF - 01 Coordenador pedagógico Director Formação 17 de Julho de 2014 Código do Documento:

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 127 (Março/Abril de 2000) KÉRAMICA N.º 251 (Janeiro/Fevereiro 2002)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 127 (Março/Abril de 2000) KÉRAMICA N.º 251 (Janeiro/Fevereiro 2002) TÍTULO: Formação e Informação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 127 (Março/Abril de 2000) KÉRAMICA N.º 251 (Janeiro/Fevereiro 2002) 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ENFERMAGEM DO TRABALHO - TURMA VII

ENFERMAGEM DO TRABALHO - TURMA VII Rua Rio Branco, 216, Centro, CEP 650-490, São Luís /MA - Fone: (98) 3878.21 Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1764/06, D.O.U. 211 de 03.11.06, Seção 01, Folha14 ENFERMAGEM DO TRABALHO - TURMA VII

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação pela Arte Artigo 1.º Objectivos Os objectivos dos cursos de mestrado (2.º ciclo), da Escola Superior de Educação João de Deus

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DO 51º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

PLANO DE ESTUDOS DO 51º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PLANO DE ESTUDOS DO 51º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Janeiro de 2012 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESTINATÁRIOS... 4 3. FINALIDADE... 4 4. OBJECTIVOS GERAIS... 4 5. PLANO CURRICULAR... 5 6.

Leia mais

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5.5.2. CURSOS DE FORMAÇÃO AVANÇADA (2.º CICLO MESTRADOS) E PÓS-GRADUAÇÃO 5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo

1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo 1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo 2. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO: PROBLEMA/NECESSIDADE DE FORMAÇÃO IDENTIFICADO Esta formação de professores visa

Leia mais

Diagnóstico das Necessidades de Formação

Diagnóstico das Necessidades de Formação Diagnóstico das Necessidades de Formação A AciNet Sistemas e Tecnologias de Informação é uma empresa de tecnologias de informação nas actividades de representação e comercialização de equipamentos informáticos,

Leia mais

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA (SBV - DAE)

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA (SBV - DAE) Instituto Nacional de Emergência Médica DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA () Julho 2014 Departamento de Formação em Emergência Médica Gabinete

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE APOIO À CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM 1º Ciclo CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA EM Número de vagas: - Ingresso - 30 - Transferência (1) - 01 - Mudança de Curso (1) - 01 - Maiores

Leia mais

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão Hospital Universitário Walter Cantídio Diretoria de Ensino e Pesquisa Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão HOSPITAL

Leia mais

enquadramento objectivos

enquadramento objectivos enquadramento O curso tem uma estrutura holística, integradora e procura trabalhar as competências da gestão de recursos humanos numa perspectiva de marketing interno no âmbito de temas marcadamente actuais,

Leia mais

CURSO NATUROPATIA NATUROLOGIA

CURSO NATUROPATIA NATUROLOGIA 1. Área de formação Saúde (729) 2. Itinerário de Qualificação Naturopata - Naturologista 3. Modalidade da formação Qualificação Inicial e Profissional 4. Saída profissional Naturopata - Naturologista 5.

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE FUNCIONAMENTO DO CURSO O curso terá duração de 40 horas/aula, composto pelos seguintes módulos: MÓDULO h/a Entendimento da NR-10 4 Análise de Riscos 4 Prevenção Combate a Incêndio e Atmosfera Explosiva

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO

SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS SERVIÇO IMUNOHEMOTERAPIA SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO SERVIÇO RADIOLOGIA SERVIÇO CENTRAL ESTERILIZAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

CURSO DE HABILIDADES PRÁTICAS EM MEDICINA INTENSIVA 8 e 9 de agosto de 2014 03 e 04 de outubro de 2014

CURSO DE HABILIDADES PRÁTICAS EM MEDICINA INTENSIVA 8 e 9 de agosto de 2014 03 e 04 de outubro de 2014 CURSO DE HABILIDADES PRÁTICAS EM MEDICINA INTENSIVA 8 e 9 de agosto de 2014 03 e 04 de outubro de 2014 Coordenação Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo Doutor em medicina pela Universidade de São Paulo - USP

Leia mais

V Jornadas de Assumar Qualidade em saúde mental: A gestão, a promoção e as parcerias para a mudança

V Jornadas de Assumar Qualidade em saúde mental: A gestão, a promoção e as parcerias para a mudança V Jornadas de Assumar Qualidade em saúde mental: A gestão, a promoção e as parcerias para a mudança As parcerias e as suas dinâmicas: considerações a ter em conta para a promoção da mudança O olhar da

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Artigo 1º Natureza O presente regulamento

Leia mais

Braga, 10 de Janeiro de 2011.

Braga, 10 de Janeiro de 2011. Braga, 10 de Janeiro de 2011. Página 1 de 20 INDICE INTRODUÇÃO... 3 Págs. CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE FORMAÇÃO... 10 BALANÇO DAS ACTIVIDADES DEP. FORMAÇÃO.11 PRIORIDADES DE MELHORIA. 15 CONCLUSÃO.. 16

Leia mais

ESTUDOS AVANÇADOS EM ANESTESIOLOGIA PEDIÁTRICA

ESTUDOS AVANÇADOS EM ANESTESIOLOGIA PEDIÁTRICA Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto Director de Serviço Dr. Humberto Machado Março de 2014 ESTUDOS AVANÇADOS EM ANESTESIOLOGIA PEDIÁTRICA Conforme o Diário da República 1ª série nº18-26

Leia mais

Índice. 1. Nota Introdutória... 1. 2. Actividades a desenvolver...2. 3. Notas Finais...5

Índice. 1. Nota Introdutória... 1. 2. Actividades a desenvolver...2. 3. Notas Finais...5 Índice Pág. 1. Nota Introdutória... 1 2. Actividades a desenvolver...2 3. Notas Finais...5 1 1. Nota Introdutória O presente documento consiste no Plano de Acção para o ano de 2011 da Rede Social do concelho

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

Ciclo de Formação e Treino em Manutenção e TPM

Ciclo de Formação e Treino em Manutenção e TPM Manutenção e A MANUTENÇÃO O PILAR ESSENCIAL DOS SISTEMAS PRODUTIVOS Não seria excelente se existisse um sistema de manutenção que reparasse o seu equipamento antes de ele avariar? Sim, pois quando os equipamentos

Leia mais

Bona: Chamada para a Ação

Bona: Chamada para a Ação Bona: Chamada para a Ação Texto da posição conjunta da AIEA e da OMS A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) realizou em dezembro de 2012, em Bona (Alemanha), a "Conferência Internacional de

Leia mais

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Fedrave - Fundação Para O Estudo E

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Edital de abertura de concurso. Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV) Gestão da Qualidade e Ambiente

Edital de abertura de concurso. Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV) Gestão da Qualidade e Ambiente 1. Perfil Profissional Edital de abertura de concurso Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV) Gestão da Qualidade e Ambiente O/A Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade e do Ambiente é o/a

Leia mais

UNIVERSIDADE ATLÂNTICA

UNIVERSIDADE ATLÂNTICA UNIVERSIDADE ATLÂNTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE Investigação Radiológica em Ciências Forenses 2015-2016 1 -COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nome E-mail Telemóvel do (s) coordenador (es) 2 COMISSÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

Leia mais

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Maio de 2011 Preâmbulo As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Índice Introdução 1 Recursos Humanos afectos ao PSE... 3 1.1 Caracterização...

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais