CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV"

Transcrição

1 Prezado Participante, CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV O presente instrumento tem como objetivo ajudá-lo nas principais solicitações do Plano ACRICEL de Aposentadoria/ACRICELPREV, mostrando o passo a passo dos principais procedimentos. PROCESSO ADIANTAMENTO DE BENEFÍCIO ALTERAÇÃO DO PERFIL DE INVESTIMENTO PASSO A PASSO 1. A solicitação de adiantamento de Benefício poderá ser solicitada a qualquer momento, sendo imprescindível que o Participante já esteja recebendo Benefício pelo Plano ou tenha solicitado o Benefício no valor de R$ 0,00 (zero); 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Alteração de Percentual/Solicitação de Adiantamento, o qual será encaminhado via e- mail; 3. Preencher o formulário indicado no item acima, no campo destinado à solicitação de adiantamento; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha); 5. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser recebido e protocolado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo, no máximo, até o 15 dia do mês desejado para o adiantamento ser creditado até o último dia útil do mesmo mês. Caso o formulário seja recepcionado após o 15 dia, o crédito será realizado até o último dia útil do mês subsequente. 6. Na hipótese do participante que está recebendo benefício desejar receber a totalidade de seu saldo, se desligando do Plano, deverá indicar no formulário Alteração de Percentual/Solicitação de Adiantamento o percentual de 100%. 1. Será permitida a alteração do Perfil de Investimento somente nos meses de Janeiro, Maio e Setembro de cada ano; 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Declaração de Opção de Contribuição e Investimentos, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o formulário indicado no item acima, no campo destinado à escolha do Perfil de Investimento; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha); 5. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser recebido e protocolado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo no máximo até o último dia útil do mês anterior ao mês de alteração do Perfil de Investimento. Caso o formulário seja protocolado após o último dia útil, será mantido o perfil de investimento anteriormente escolhido.

2 ALTERAÇÃO DO PERCENTUAL DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIO ALTERAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS 1. Será permitida a alteração do percentual de recebimento de Benefícios somente nos meses de Janeiro e Julho de cada ano; 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Alteração de Percentual/Solicitação de Adiantamento, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o formulário indicado no item acima, no campo destinado à alteração de percentual, sendo que deverá ser respeitado o percentual permitido no Regulamento do Plano AcricelPrev; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha); 5. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser protocolado no HSBC Instituidor Fundo Múltiplo no máximo até o 15 dia do mês desejado. Caso o formulário seja recepcionado após o 15 dia, a alteração será realizada somente no Benefício do mês subsequente. 1. A manutenção (alteração, inclusão ou extinção) dos Beneficiários é de responsabilidade dos Participantes, sendo que no caso de falecimento do Participante, somente os Beneficiários cadastrados atualmente estarão aptos a receber o Benefício de Pensão por Morte; 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Cadastro de Participante, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o formulário indicado no item anterior, informando no cabeçalho que se trata de alteração. Preencher o campo do nome, CPF e os campos destinados aos Beneficiários. Importante: os Beneficiários que não sofrerão alteração também deverão constar no formulário, caso contrário, serão excluídos do cadastro e não estarão mais aptos a receberem o Benefício de Pensão por Morte; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha).

3 ALTERAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO ALTERAÇÃO DOS DADOS BANCÁRIOS ALTERAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS 1. Será permitida a alteração do valor da contribuição a qualquer tempo; 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Declaração de Opção de Contribuição e Investimentos, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o formulário indicado no item anterior, no campo destinado à opção de Contribuição, sendo que deverá ser observado o valor mínimo exigido no Regulamento do Plano AcricelPrev; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (encontra-se no final da Cartilha); 5. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser protocolado no HSBC Instituidor Fundo Múltiplo no máximo até o 10 dia do mês desejado para alteração do percentual de contribuição. Caso o formulário seja recepcionado após o 10 dia, a alteração do percentual será realizada na Contribuição do mês subsequente. 6. Importante: Somente o Participante poderá solicitar a alteração do valor de contribuição. 1. A alteração dos dados bancários poderá ser realizada a qualquer tempo, através do preenchimento do formulário específico; 2. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Autorização de Crédito / Conta Corrente, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o formulário indicado no item anterior, indicando os novos dados bancários; representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha); 5. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser recebido e protocolado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo no máximo até o 15 dia do mês desejado para ser creditado no novo endereço bancário no mesmo mês. Caso o formulário seja recepcionado após o 15 dia, o crédito será realizado no novo endereço bancário somente no mês subsequente. 1. A manutenção dos dados cadastrais é de responsabilidade dos Participantes. É importante que também mantenha os dados cadastrais atualizados diretamente na Acricel; 2. A alteração do endereço poderá ser realizada pela Central de Atendimento do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo ou pelo preenchimento do formulário específico. As demais alterações cadastrais somente poderão ser realizadas pelo formulário específico; 3. Entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o formulário denominado Cadastro de Participante, o qual será encaminhado via ; 4. Preencher o formulário indicado no item acima, informando no cabeçalho que se trata de alteração. Os campos a serem preenchidos serão somente aqueles que deverão ser alterados, excluídos os campos do nome e CPF, os quais são indispensáveis; 5. Imprimir o formulário em uma via, assinar no campo destinado ao representantes da Acricel) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo (endereço no final da Cartilha).

4 PORTABILIDADE PARA ENTRADA E SAÍDA DE RECURSOS 1. A Portabilidade é uma escolha do Participante e este deverá respeitar as regras estabelecidas no Regulamento do Plano AcricelPrev; 2. O Participante deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha) e solicitar o documento denominado Contrato de Portabilidade entre Entidades de Previdência Complementar, o qual será encaminhado via ; 3. Preencher o Contrato de Portabilidade entre Entidades de Previdência Complementar com os seus dados pessoais, conforme ilustrado no Anexo I; 4. O auxílio no preenchimento do Contrato de Portabilidade entre Entidades de Previdência Complementar poderá ser realizado pela Central de Atendimento (número no final da Cartilha); 5. Imprimir o formulário em 03 vias, assinar no campo destinado ao Participante (reconhecer firma da assinatura) e encaminhar ao endereço do HSBC Instituidor Fundo Múltiplo: HSBC Adm. Serviços para Fundos de Pensão (Brasil) Ltda. A/C PORTABILIDADE Rua Capitão Antônio José de Souza, nº 100 Portaria 01, Bloco 02 Bairro Xaxim Curitiba/PR

5 PERGUNTAS FREQUENTES 1. Não estou recebendo correspondências do Plano AcricelPrev, o que devo fazer? Você deverá verificar se o endereço cadastrado no HSBC Instituidor Fundo Múltiplo está correto (vide procedimento Alteração dos dados cadastrais ). 2. Como acesso os meus dados via Internet? Se você é CORRENTISTA do Banco HSBC: Você poderá consultar suas informações acessando sua conta corrente normalmente e seguindo os seguintes passos: Clique na aba Previdência >>> Clique em Informações Fundo de Pensão >>> Selecione Patrocinadora (ACRICEL), Participante e o serviço desejado e clique CONFIRMAR. Se você NÃO é CORRENTISTA do Banco HSBC: Você poderá consultar através de um cartão de segurança e senha que deverão ser solicitados diretamente pela Central de Atendimento (número no final da Cartilha) ou no site do HSBC. Veja o procedimento para realizar esta solicitação pelo site: Acesse o site > Clique em Internet Banking >>> Informe o seu CPF >>> Digite os caracteres da imagem >>> Clique em Solicite já seu >>> Informe novamente seu CPF para solicitar o cartão >>> Digite os caracteres da imagem >>> Digite a data de nascimento. Pronto, solicitação efetuada basta aguardar a recepção do cartão em seu endereço cadastral. Ao receber o seu cartão, você deverá desbloqueá-lo. Para fazer isso, siga os passos indicados na correspondência recebida com o cartão. Após o desbloqueio você poderá acessar suas informações seguindo os seguintes passos: Acesse o site >>> Clique em Internet Banking >>> Informe o seu CPF >>> Digitar o n do código solicitado (posição numérica contida no cartão) >>> Clique na aba Planejamento >>> Clique em Informações Fundo de Pensão >>> Selecione Patrocinadora, Participante e o serviço desejado e clique CONFIRMAR. 3. Meu boleto bancário não chegou o que devo fazer? Você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha), informar o ocorrido, confirmar se o endereço cadastrado está correto e solicitar a emissão de segunda via, o qual será encaminhado via . Importante: somente o participante poderá solicitar emissão de segunda via do Boleto. 4. Meu boleto bancário chegou vencido, o que devo fazer? Você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha), informar o ocorrido, confirmar se o endereço cadastrado está correto e solicitar a emissão de segunda via, o qual será encaminhado via . Importante: somente o participante poderá solicitar emissão de segunda via do Boleto. 5. Não tenho acesso à internet, como proceder para ter acesso ao extrato? Você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (número no final da Cartilha), informar que não possui acesso a internet e gostaria de obter um extrato, confirmar se o endereço cadastrado está correto e solicitar que o extrato desejado seja enviado por correio.

6 6. Tenho dúvidas sobre o Regulamento AcricelPrev, quem pode me ajudar? A nossa Central de Atendimento (número abaixo) poderá auxiliar na interpretação do seu regulamento. Ao entrar na internet, você terá acesso ao Regulamento do Plano AcricelPrev e ao Material Explicativo, que resume as principais regras do seu plano de aposentadoria. Estamos trabalhando sempre para melhorar nossos processos e trazer mais praticidades aos nossos Participantes. Aguarde novos contatos. Atenciosamente, HSBC Instituidor Fundo Múltiplo Endereço: HSBC Adm. Serviços para Fundos de Pensão (Brasil) Ltda. Rua Capitão Antônio José de Souza, nº 100 Portaria 01, Bloco 02 Bairro Xaxim Curitiba/PR Central de Atendimento HSBC Instituidor Fundo Múltiplo:

7 ANEXO I Portabilidade - Entrada de Recurso Portado oriundo de um Plano FECHADO Em AZUL o preenchimento das informações feito pela Entidade Receptora o Plano ACRICELPREV Em AMARELO o preenchimento das informações feito pela Entidade Cedente Plano FECHADO Em CINZA o preenchimento de informações e assinatura (com autenticação em cartório) feito pelo Participante

8

9 Portabilidade - Entrada de Recurso Portado oriundo de um Plano ABERTO Em AZUL o preenchimento das informações feito pela Entidade Receptora o Plano ACRICELPREV Em VERDE o preenchimento das informações feito pela Entidade Cedente Plano ABERTO Em CINZA o preenchimento de informações e assinatura (com autenticação em cartório) feito pelo Participante

10

CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV

CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV CARTILHA DE PROCEDIMENTOS PLANO ACRICELPREV Prezado Participante, O presente instrumento tem como objetivo ajudá-lo(a) nas principais solicitações do Plano Acricel de Aposentadoria AcricelPrev, mostrando

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 Versão 01/2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO SENHA

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS Manual de Cadastro SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS Índice Introdução 1 - Por que é importante manter seu cadastro atualizado? 2 - Que dados devo utilizar? 2.1 - Beneficiários

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2018 Versão 01/2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO SENHA

Leia mais

Manual do Aposentado HCPA PREV

Manual do Aposentado HCPA PREV Manual do Aposentado HCPA PREV SUMÁRIO Seu benefício 3 Qual a diferença entre Aposentado, Beneficiário e Pensionista? Quando é realizado o pagamento do Benefício? Quando o benefício é reajustado? Quando

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Ao se desligar da empresa que patrocina o seu plano de previdência complementar, administrado pela Visão Prev, você tem a possibilidade de sair do plano,

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar.

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site  na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. GUIA DE USO GESTOR ON LINE ACESSAR O GESTOR ON LINE CLIMEBA Através do site www.climeba.com.br, na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. * Caso ainda não tenha seus dados

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET Seja bem vindo Portal de Fornecedores Através do Portal de Fornecedores você poderá consultar a situação dos seus

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar o Departamento Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ Service

Leia mais

Versão 1.0

Versão 1.0 Versão 1.0 http://digifred.com.br/ Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 3. Cadastro de Usuário...5 4. Funções do SIC...6

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2017 SUMÁRIO 1 CADASTRO DE EDITOR 1 2 SOLICITANDO O PREFIXO EDITORIAL 7 3 SOLICITANDO O ISBN 8 4 ANEXANDO A DOCUMENTAÇÃO 11 5 SOLICITAÇÃO DE ATIVAÇÃO DE CADASTRO

Leia mais

Tutorial. Por Dentro do Novo Site do Participante

Tutorial. Por Dentro do Novo Site do Participante Tutorial Por Dentro do Novo Site do Participante Melhorias Melhor experiência de navegação: mais amigável, intuitiva, objetiva e rápida Novo visual: mais moderno e clean Nova distribuição das informações

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Governo de Paraíba RO.04.41 Versão: 12 RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS 1.1. Categorias de Servidores Autorizados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Manual do Aposentado. TecnoPrev

Manual do Aposentado. TecnoPrev Manual do Aposentado TecnoPrev 1 Sumário Seu benefício 3 Qual a diferença entre Aposentado, Beneficiário e Pensionista? Quando é realizado o pagamento do Benefício? Quando o benefício é reajustado? Quando

Leia mais

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE 06/05/2013 1. Introdução ÁREA DO PARTICIPANTE Clicando no link Área do Participante, você entrará em ambiente seguro para

Leia mais

Módulo Cliente (Conveniada) Cartão ACcredito

Módulo Cliente (Conveniada) Cartão ACcredito Página: 1/6 1. OBJETIVO Instruções sobre a utilização e as funcionalidades do Módulo de Cliente do. 2. PRIMEIRO ACESSO Acesse o link: http://www.tln.com.br/consultaweb/home/cliente/facesp Na tela principal,

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG)

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo deste documento?

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE

PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE ACESSANDO O SISTEMA FILIAWEB a) Entre na internet; b) Digite www.tse.gov.br; c) Na barra de menus, clique em Partidos ; d) Aberto o menu, clique em

Leia mais

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de sua cota de maneira ágil e fácil. Esse processo

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar os Departamentos da DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015)

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015) Passo a Passo para Rematrícula Online (de 23 a 30/10/2015) 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta1) Dica: O número da matrícula

Leia mais

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA São Paulo, 06 de Maio de 2013. Prezado cliente, Informamos que, a operadora S.JORGE (São Jorge Auto Ônibus Ltda.) migrou suas linhas que atendem as regiões de Ponte Nova e de Oratórios para o vale transporte-eletrônico,

Leia mais

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período.

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período. 1º Passo: Após a confirmação da matrícula do(s) aluno(s), acessar o site da Loja Virtual informado pela escola. Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito

Leia mais

CARTÃO CONSIGNADO INTERNET BANKING

CARTÃO CONSIGNADO INTERNET BANKING Versão Data de publicação Área(s) responsável (is) Classificação Código 0.206 6/05/206 Aquisição Comercial B2B - NAC Público 3-SCOM02. CARTÃO CONSIGNADO INTERNET BANKING APROVAÇÕES Elaboração Revisão Validação

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016 Período: 24 a 30/10/20 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o login, que é o número da matrícula do aluno (Seta1) Dica: o número da matrícula pode ser localizado na carteirinha,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 CAPÍTULO 1 Credenciamento como emissor de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Este capítulo descreve o processo de credenciamento para contribuintes emissores de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica neste

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet. A maneira mais inteligente de agilizar o seu atendimento, fidelizar seus clientes e incrementar suas vendas.

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

Manual do Corretor. Prezados,

Manual do Corretor. Prezados, Prezados, Conforme falamos, segue o passo a passo para que você possa, a partir de agora, executar a solicitação de suas demandas, promovendo ainda mais agilidade em nosso relacionamento. De qualquer forma,

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Solicitação de Compra... 3 Orientações Complementares SINTEGRA e Receita Federal... 8 1 Consulta

Leia mais

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018)

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018) MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS DTI Dezembro 207 (Atualizado em Março 208) Sumário Introdução...3. Criar processo eletrônico...4 2. Adicionar documento no processo eletrônico...7 3. Encaminhar o processo

Leia mais

Manual de Instalação Sistema Autorizador

Manual de Instalação Sistema Autorizador Manual de Instalação Sistema Autorizador Faça o download do Autorizador Funcional no site www.funcionalacesso.com. Na guia Instalação e Manuais faça o download do item 3. Após baixar, clique duas vezes

Leia mais

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas Escritura Simples Manual do Tabelionato de Notas 1 Sumário Apresentação... 3 Acesso ao Escritura Simples... 4 Configurações iniciais... 6 Aviso de Solicitação de Escritura... 14 Efetuar o login no sistema...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: JULHO/2016. Versão 2 ÍNDICE

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

Tutorial de Preenchimento Proposta de Solicitação de Cartões de Crédito Corporativo (Visa e Master)

Tutorial de Preenchimento Proposta de Solicitação de Cartões de Crédito Corporativo (Visa e Master) Tutorial de Preenchimento Proposta de Solicitação de Cartões de Crédito Corporativo (Visa e Master) JUNHO 2017 Índice 1 2 Passo a passo Perguntas Frequentes 1 - Passo a Passo Visão Geral Atenção: Todos

Leia mais

Manual Desbloqueio AllianzNet Corretor

Manual Desbloqueio AllianzNet Corretor Manual Desbloqueio AllianzNet Corretor 1 - Ativação do Auto Desbloqueio. Acesse o portal AllianzNet Corretor e no menu lateral direito, abaixo da opção Encerrar Sessão, será exibida uma caixa amarela com

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Novo Portal BanriCard - Guia do conveniado

Novo Portal BanriCard - Guia do conveniado CARTÕES ALIMENTAÇÃO, REFEIÇÃO E PRESENTE No site www.banricard.com.br você inclui portadores (funcionários, colaboradores, etc), efetua cargas, solicita 2ª via de cartão, bloqueia/desbloqueia cartão, verifica

Leia mais

CAMPANHA DE RENOVAÇÃO CARGILLPREV 2017 GUIA AUTOATENDIMENTO. Prezado participante,

CAMPANHA DE RENOVAÇÃO CARGILLPREV 2017 GUIA AUTOATENDIMENTO. Prezado participante, Prezado participante, A CargillPrev comunica o início da Campanha de Renovação Anual de Contribuições e Perfil de Investimentos. O período da campanha terá início em 01 de Dezembro de 2017 e encerramento

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE Santa Catarina, 27 de maio de 2016. Prezado Usuário: A fim de lhe auxiliar, apresentamos, abaixo, um breve tutorial de como proceder para efetuar Pedidos de certidão on-line, através da Central Compartilhada

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC AutoSC - 1o ACESSO O AutoSC - AutoAtendimento do Saúde CAIXA é exclusivo para beneficiários titulares do Saúde CAIXA (empregados ativos,

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA. 1. clique no link cadastrar a senha

TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA. 1. clique no link cadastrar a senha TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA 1. clique no link cadastrar a senha TELA CADASTRO DE SENHA 1. 2. 3. 4. 1. SELECIONE O SEU TIPO DE CADASTRO: Farmacêutico, Não Farmacêutico ou Técnico 2. CPF PROFISSIONAL:

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: MAIO/2018. Versão 4 ÍNDICE

Leia mais

PASSO A PASSO PARA SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO ETAPA I - ABERTURA DE CRÉDITO ETAPA II - CONTRATO DE EMPRÉSTIMO RENEGOCIAÇÃO

PASSO A PASSO PARA SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO ETAPA I - ABERTURA DE CRÉDITO ETAPA II - CONTRATO DE EMPRÉSTIMO RENEGOCIAÇÃO PASSO A PASSO PARA SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO CLIQUE NA ETAPA CORRESPONDENTE PARA SER DIRECIONADO ÀS INSTRUÇÕES ETAPA I - ABERTURA DE CRÉDITO ETAPA II - CONTRATO DE EMPRÉSTIMO RENEGOCIAÇÃO PASSO A PASSO PARA

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

❷ Como efetuar o Pagamento por BOLETO.

❷ Como efetuar o Pagamento por BOLETO. ❷ Como efetuar o Pagamento por BOLETO. Após clicar no botão Efetuar Pagamento você será redirecionado para o site do Pagseguro para dar prosseguimento ao pagamento. Os procedimentos demonstrados a seguir

Leia mais

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP MANUAL DE ORIENTAÇÃO CARTÃO BB PESQUISA FAPESP ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO CARTÃO BB PESQUISA Este manual é um guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP

Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP A Certificação CFP é uma certificação internacional de distinção, cuja filosofia global baseia-se

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Prezado (a) Cliente, 1 Acesse o nosso Site e aproveite as novidades, com informações, serviços e soluções simples e práticas de auto-atendimento, em apenas alguns cliques! A navegação é segura e muito

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE 1 Para acesso do novo sistema de aprovação continua o mesmo site www.uniodontosjc.com.br acesse o Portal cooperado, Clique em aprovação Online. Irá acessar essa pagina Login

Leia mais

Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento

Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento Manual do Usuário Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento Data e hora de geração: 08/01/2017 07:08 1 - Detalhar Tipo de Evento - Aba Regra de Acionamento 3 1.1 - Alterar Tipo de Evento - Aba

Leia mais