O PODER OLFATIVO O HOMEM E O ANIMAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PODER OLFATIVO O HOMEM E O ANIMAL"

Transcrição

1

2

3 O PODER OLFATIVO O HOMEM E O ANIMAL O homem tem olfato menos desenvolvido do reino animal. Vejamos os exemplos: O cachorro Fox ao cheirar uma árvore, identificará não somente que outro Fox esteve lá, como é capaz de reconhecer qual era. O salmão não só reconhece olfativamente seu caminho para voltar ao mar, após a desova, como também a combinação específica de odores de seu rio nativo. A borboleta macho detecta o odor de uma fêmea a muitas milhas de distância, embora ela carregue menos que um milésimo de mg de seu Perfume e exala uma proporção mínima disto no ar. Os hamsters delimitam seu território com um odor glandular que o homem não consegui sentir.

4 Por que o homem tem a capacidade olfativa tão limitada? A primeira função do nariz humano é ser canal pré-aquecedor e filtrante do ar que vai aos pulmões. Cheirar é função secundária. As células olfativas ocupam uma função muito limitada na mucosa nasal. Há somente cerca de cinco milhões destas células, enquanto um cachorro pastor de carneiros das montanhas, na Alemanha, tem cerca de 220 milhões. Porém, este mesmo cachorro, tem um nariz mil vezes mais apurado que o homem (e não só 44 vezes). Ele detecta sem ver o inimigo, o predador, seu limite de território, o seu caminho. O homem com sua capacidade de ver, raciocinar, falar, discutir, foi tendo sua capacidade olfativa atrofiada.

5

6 PERFUMARIA É UMA ARTE O perfumista mistura os odores como um pintor o faz com suas cores e o músico com os acordes de notas. A fragrância é feita de três partes: 1 TOP NOTE ou NOTA DE CABEÇA ou NOTA DE SAÍDA. É a porção mais volátil da composição. Deliberadamente acentuada pelo uso de ingredientes altamente voláteis: óleos cítricos (bergamota, limão, laranja), lavanda, petitgrain. A escolha do TOP NOTE é muito importante ao fazer a fragrância, pois o impacto dará a primeira impressão do produto e a venda dependerá muito desse fato.

7 DURAÇÃO: até mais ou menos 15 minutos

8 2 BODY NOTE ou NOTA DE CORPO É o caráter do tema do perfume. Este caráter dura algumas horas e será essencialmente responsável pelo sucesso do perfume. Faz-se uso de produtos de tenacidade e volatilidade intermediárias: Spice (noz moscada), Floral (muguet, rosa, lavanda), Químicos (aldeídicos) e como os de mais baixa volatilidade, temos os Amadeirados (sândalo, cedro, patchouly).

9 DURAÇÃO: dos 15 minutos iniciais até 3 a 4 horas

10 3 DRY OUT OU FIXACÃO. É a terceira parte, que é o exame depois de algumas horas ou dias. Utilizase componentes de baixa volatilidade: Resinas, Notas Amadeiradas e Musks.

11 DURAÇÃO: após 4 a 5 horas até o dia seguinte

12 No entanto, uma essência deve ser balanceada, redonda, com uma integração perfeita das fases ou partes, esquematicamente: INTEGRAÇÃO FENDA OU BURACO INTEGRAÇÃO

13 Ou algumas vezes com pontes: LAVANDA BERGAMOTA PETITGRAIN Como foi visto, a fase de integração é muito importante. Um exemplo é o patchouly que aparece no corpo e na fixação. Musgo é outro exemplo que aparece em todas as fases.

14

15 1. ORIGEM FONTE NATURAL: Vegetal Animal SÍNTESE: Orgânica Semivegetal (Quando a síntese é realizada a partir de reagentes naturais). 2. PROCESSOS DE OBTENÇÃO As matérias-primas de origem animal, normalmente são utilizadas na forma de tintura. Este preparo é obtido através de uma extração que consiste em colocar o órgão ou material secretado em repouso dentro de um solvente apropriado. Em seguida efetua-se a filtração, obtendo-se a tintura. Se no processo houver a influência do calor, teremos uma infusão.

16 As matérias-primas de origem vegetal são obtidas em função das propriedades físicas (volatilidade), do rendimento e o local da planta onde se encontram. Os processos mais importantes são: DESTILAÇÃO A VAPOR Quando o óleo essencial é volátil. Exemplos: Flor de laranjeira (ou Nelori) e Lavanda (Flores), Patchouly (Folhas), Sândalo e Cedro (Tronco), Celery (Semente). PRENSAGEM Quando o óleo essencial é volátil, porém, altera-se com o calor. Por meio de uma compressão obtém-se, por exemplo, os óleos da casca de frutas cítricas como: limão, laranja, etc.

17 EXTRAÇÃO Neste processo, substâncias aromáticas são separadas do material de origem por meio de solventes orgânicos. Pode ser utilizado para óleos essenciais de alto ponto de ebulição e para produtos secretados pela planta (Resinas). O material a ser processado é imerso no solvente e aquecido. Após um curto tempo, o solvente terá absorvido as substâncias aromáticas (a escolha do solvente, a temperatura e a duração do processo, irá variar dependendo do produto). No estágio seguinte, o solvente é evaporado e à mistura restante dá-se o nome de Concreto. Este processo acarreta produtos não solúveis em álcool, principalmente graxos. Se este concreto for misturado com álcool, aquecido cuidadosamente, resfriado e finalmente filtrado, os produtos graxos serão removidos e resultará num produto totalmente solúvel em álcool denominado Absoluto, de grande utilização na perfumaria. Exemplos: Labdanum, Benjoim.

18 ENFLEURAGE Este processo é aplicado principalmente em flores que não produzem uma quantidade apreciável de óleo essencial, através da destilação a vapor (baixo rendimento), ou em flores muito delicadas para suportarem exposições ao calor e vapor. Além disso, existem certas pétalas que continuam a produzir óleos essenciais e liberar vapores perfumados, mesmo depois de colhidas. Durante o processo de enfleurage, uma base gordurosa colocada sobre uma bandeja irá absorver todo o óleo essencial contido na flor. As flores aderidas às placas gordurosas, são deixadas por 24 horas. Em seguida, são retiradas e um novo ramalhete de flores é espalhado sobre a mesma camada de gordura, repetindo o processo até 36 vezes, para que a gordura fique totalmente saturada de óleo essencial. Em seguida parte-se para o processo de extração. Exemplo: óleo essencial de tuberosa.

19 3. INFLUÊNCIA NA QUALIDADE As de origem sintéticas podem ter um controle maior e a influência na flutuação da qualidade poderia ser resultante do tipo e da qualidade do solvente utilizado, bem como equipamentos, etc. Enfim, depende somente da tecnologia. As de origem natural vegetal, no entanto, sofrem influência não só da tecnologia, mas da própria natureza, ou seja, um determinado óleo essencial, olfativamente terá diferenças sensíveis, dependendo: A. Local de cultivo (Europa, Ásia, África, etc.). B. No mesmo local, em função de acidentes geográficos (base, topo ou encosta da montanha, planície, etc.). C. No mesmo local, em função da idade do terreno.

20

21 Não há nenhuma linguagem descritiva satisfatória na perfumaria. Existe sim, um vocabulário especializado e limitado, porém uma vez interpretado, remove muito do místico. Por outro lado, há farta literatura citando diversas e diferentes nomenclaturas e seguiremos a que se baseia no comitê do American Society of Perfumes Inc. Assim, as notas simples da perfumaria (mais tarde veremos os tipos de fragrâncias) podem ser classificadas do seguinte modo: FLORAL ALDEÍDICA BALSÂMICA/DOCE CÍTRICA SPICE ANIMAL VERDE MUSGOSA AMADEIRADA FRUTAL CONÍFERA COURO OZÔNICA AROMÁTICA MARINHA HERBAL E algumas composições como: FOUGÈRE E CHYPRE

22 FLORAIS Provenientes das flores naturais. Utilizadas no corpo da fragrância e como agentes da interação TOP CORPO e CORPO DE FUNDO. CÍTRICAS São provenientes das furtas cítricas e utilizadas para dar o TOP da fragrância. Sua característica é refrescância e difícil fixação. FRUTAIS Além dos cítricos que têm sua origem nas frutas, outros produtos têm conotação frugal. Exemplos sintéticos: VERDES Verdural Extra conotação de pera. Antranilato de metila conotação de uva. Melonal conotação de melão. Tem conotação de folhas molhadas, cortadas ou terra molhada. Dá o caráter natural e de refrescância ao perfume, fazendo parte do TOP NOTE, às vezes do BODY NOTE e, portanto, da integração TOP BODY.

23 SPICE (ESPECIARIAS) As notas Spice ou Especiarias são, na perfumaria francesa, conhecida como cravo, canela, gengibre, noz moscada, etc. A sua utilização é universal, desde colônias até sabonetes. CONÍFERAS São de origens diversas, porém com uma característica comum: dão refrescância ao TOP. AROMÁTICAS São notas que dão conotação típica proveniente de elementos da culinária. Apresentam-se no TOP, CORPO e FUNDO, portanto na interação TOP CORPO e CORPO DE FUNDO. AMADEIRADAS Um grupo muito importante no BODY NOTE e DRY OUT. Com a maceração, arredonda o TOP.

24 POLVOROSAS, BALSÂMICAS E DOCES Este grupo caracteriza-se por ter uma nota em comum: Doce Balsâmica. ANIMAIS Neste grupo destacamos os materiais de origem animal, muito importantes na composição dos perfumes, dando o caráter sensual à fragrância. ALDEÍDICAS Seu odor é típico, algo picante. Dão TOP na fragrância e contribuem como agente interligante ao CORPO. MUSGO É uma espécie de liquém (termo botânico que define a associação de uma alga com fungo), que cresce sobre as árvores de carvalho em todo o centro sul da Europa, principalmente Yugoslávia e França. Existe uma outra espécie que cresce sobre certos pinheiros das florestas úmidas da Europa, conhecidas como musgo de árvore.

25 COURO É um termo muito utilizado na perfumaria, envolvendo um grande número de notas de origem sintética e natural, que reproduzem o odor de couro. Não existe nenhum produto disponível comercialmente, baseado em couro natural. Na França, as notas Couro são geralmente conhecidas como Cuir ou Cuir de Russie. OZÔNICAS (AQUOSAS) São usadas como notas de cabeça/corpo, de grande poder de irradiação e potência, proporcionando um odor aquático peculiar. É uma família desenvolvida nos últimos anos, formada principalmente por especialidades químicas. São materiais que lembram natureza, ar, água fresca, cachoeira, etc., ou seja, são notas frescas, leves e aquosas.

26 MARINHAS São notas usadas para reemplastar notas de mar e maresia, que predominam no corpo/fundo, mais que podem aparecer na cabeça dependendo de sua concentração na formulação, são notas de extrema fixação. HERBAL Notas com conotação de ervas. Dá o caráter natural e de refrescância ao perfume. Fazem parte do TOP NOTE.

27 COMPOSIÇÕES CHYPRE É uma composição muito utilizada na perfumaria, caracterizada pela harmonia clássica de bergamota e musgo de carvalho. FOUGÈRE Outra composição muito utilizada na perfumaria. Lavanda, musgo de carvalho e cumarina formam o acorde básico desta composição. Sua aceitação é masculina, porém no Brasil, com adição acentuada de lavanda, tem tido boa aceitação entre as mulheres.

28 FLORAL CÍTRICA FRUTAL CONÍFERA VERDE SPICE

29 AROMÁTICAS AMADEIRADAS BALSÂMICAS ANIMAIS ALDEÍDICAS MUSGOSAS

30 OZÔNICAS MARINHAS COURO HERBAL

31

32 Tintas imobiliárias ( base: água) para mascarar cheiro de amoníaco e de acrílico para promover cheiro agradável Tintas imobiliárias (base: solvente) mascarar cheiro de solventes Tintas UV mascarar cheiro monômeros para promover cheiro agradável thinners e solventes mascarar cheiros indesejáveis

33 Tintas para indústria têxtil (microencapsuladas) promover cheiro agradável em tecidos e roupas eliminar cheiros indesejáveis Tintas Impressão mascarar cheiros indesejáveis promover cheiro agradável promover cheiro do conteúdo da embalagem para páginas perfumadas de catálogos Tratamento efluentes mascarar cheiros indesejáveis

34 No mundo das tintas, usamos essências para dois propósitos: 1. Para dar cheiro Essências de diversas notas para promover cheiros agradáveis. 2. Para não dar cheiro Essências de uma classe denominada mascarantes, ou seja, é uma essência capaz de reduzir ou eliminar cheiros desagradáveis. NOS CONSULTE PARA TRABALHARMOS A SUA NECESSIDADE.

35

Fragrâncias Iberoquímica Para fórmulas cosméticas personalizadas e individualizadas

Fragrâncias Iberoquímica Para fórmulas cosméticas personalizadas e individualizadas Fragrâncias Iberoquímica Para fórmulas cosméticas personalizadas e individualizadas O termo fragrância está relacionado ao perfume, aroma, cheiro e odor produzido por uma substância ou mistura de substâncias,

Leia mais

Sinta em você todo o poder de transformar, reinventar e fortalecer sua própria história com as Fragrâncias Mary Kay.

Sinta em você todo o poder de transformar, reinventar e fortalecer sua própria história com as Fragrâncias Mary Kay. Sinta em você todo o poder de transformar, reinventar e fortalecer sua própria história com as Fragrâncias Mary Kay. Vamos conhecer um pouquinho da História da Perfumaria.. A palavra PERFUME que usamos

Leia mais

TREINAMENTO DE FRAGRÂNCIAS DIRETORA SÊNIOR CRIS CORSINI

TREINAMENTO DE FRAGRÂNCIAS DIRETORA SÊNIOR CRIS CORSINI TREINAMENTO DE FRAGRÂNCIAS DIRETORA SÊNIOR CRIS CORSINI Fragrâncias Mary Kay Thinking of You Eau de Parfum Notas de Topo: Frutais e Florientais: tangerina, pêssego e ameixa Notas

Leia mais

Treinamento Online. Treinamento de Produtos - Perfumes. 29.Fevereiro 21h00 ás 22h00 Faça já sua inscrição no LINK

Treinamento Online. Treinamento de Produtos - Perfumes. 29.Fevereiro 21h00 ás 22h00 Faça já sua inscrição no LINK Treinamento Online Treinamento de Produtos - Perfumes 29.Fevereiro 21h00 ás 22h00 Faça já sua inscrição no LINK Presença e Cadinho Convidadas Vendas da Semana mais de R$ 2.000,00 mais de R$ 1.000,00 de

Leia mais

Por dentro de uma. fragrância

Por dentro de uma. fragrância Por dentro de uma fragrância Mercado Brasileiro de fragrâncias Brasil: LÍDER DE MERCADO MUNDIAL DE FRAGRÂNCIAS. De acordo com um novo relatório publicado pela Canadean, o mercado brasileiro de perfumes,

Leia mais

QUANTOS LITROS DE ÁGUA

QUANTOS LITROS DE ÁGUA QUANTOS LITROS DE ÁGUA FANTASMA DO FIXADOR São os primeiros ingredientes que sentimos ao abrir o frasco e logo ao borrifar a fragrância. Elas são as notas mais frescas e expansivas que, por serem altamente

Leia mais

10/06/2014. Profª. Ms. Juliane da Silva. O nariz humano tem cerca de 5 milhões de receptores olfativos por narina.

10/06/2014. Profª. Ms. Juliane da Silva. O nariz humano tem cerca de 5 milhões de receptores olfativos por narina. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE - CAMPUS PELOTAS CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Profª. Ms. Juliane da Silva 2 O nariz humano tem cerca de 5 milhões de receptores olfativos

Leia mais

FAMÍLIAS OLFATIVAS O BOTICÁRIO

FAMÍLIAS OLFATIVAS O BOTICÁRIO FAMÍLIAS OLFATIVAS O BOTICÁRIO ACCORDES DESODORANTE COLÔNIA ACCORDES HARMONIA DESODORANTE COLÔNIA Família olfativa: Floriental Amadeirado Família olfativa: Floral Aldeídico Flor de Laranjeira, Cassis,

Leia mais

Lavanda &Algodão. Lavanda. Algodão. Linha

Lavanda &Algodão. Lavanda. Algodão. Linha TREINAMENTO CICLO 5 Linha Lavanda A lavanda é uma flor que cresce naturalmente em regiões de clima mais fresco. Tem um tom de lilás que leva o nome da flor. Seu nome vem do latim "lavare", "lavar, pois

Leia mais

Apresentação Lançamentos Natu Life ciclo 2011

Apresentação Lançamentos Natu Life ciclo 2011 Apresentação Lançamentos Natu Life ciclo 2011 Poliana Alves Couto Química Industrial Especialista em Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento de Cosméticos 22/11/2010 HIDRATANTE AÇAÍ E KIWI ATIVOS Óleo de

Leia mais

HISTÓRIA DA COALA O Eucalipto no Brasil A família Meneghetti e o Eucalipto. Origem da Marca COALA

HISTÓRIA DA COALA O Eucalipto no Brasil A família Meneghetti e o Eucalipto. Origem da Marca COALA APRESENTAÇÃO BRASIL INDUSTRIA COALA HISTÓRIA DA COALA O Eucalipto no Brasil As primeiras sementes de eucalipto chegam ao Brasil no começo do século XIX, vindas da Austrália. Ao longo dos anos, a árvore

Leia mais

Saiba mais sobre perfumes!!!

Saiba mais sobre perfumes!!! Saiba mais sobre perfumes!!! FRAGRÂNCIAS MARY KAY HISTÓRIA DA PERFUMARIA O que se conhece a respeito da história do nascimento da perfumaria é que ela nasceu por volta do ano 176 a.c. no Oriente, mais

Leia mais

RUTH COUTINHO Diretora Sênior Mary Kay

RUTH COUTINHO Diretora Sênior Mary Kay RUTH COUTINHO Diretora Sênior Mary Kay CLASSIFICAÇÃO DAS FRAGRÂNCIAS CLASSIFICAÇÃO MARY KAY Água de Colônia & Fine Mist Desodorante Colônia Eau de Parfum/Deo Parfum São os formatos mais suaves das

Leia mais

á 54 anos nasce um sonho, sonho de ser diferente e fazer a diferença, acreditar que aguçando os sentidos, é possível construir relacionamentos.

á 54 anos nasce um sonho, sonho de ser diferente e fazer a diferença, acreditar que aguçando os sentidos, é possível construir relacionamentos. C O L E Ç Ã O 2 0 1 6 H á 54 anos nasce um sonho, sonho de ser diferente e fazer a diferença, acreditar que aguçando os sentidos, é possível construir relacionamentos. Com as mãos no presente, mas os olhos

Leia mais

TÓPICO 2 - Processos de Extração

TÓPICO 2 - Processos de Extração UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Disciplina de Farmacognosia I- (FBF-0428) TÓPICO 2 - Processos de Extração Profa Dra Dominique C H Fischer 2017 CONCEITOS ANVISA- RDC 26/2014

Leia mais

Dia dos Pais Linha MK Men Fragrâncias Masculinas. Mayara Peixoto Consultora e Diretora de Vendas Independente Mary Kay Unidade Pérolas Poderosas

Dia dos Pais Linha MK Men Fragrâncias Masculinas. Mayara Peixoto Consultora e Diretora de Vendas Independente Mary Kay Unidade Pérolas Poderosas Dia dos Pais Linha MK Men Fragrâncias Masculinas Mayara Peixoto Consultora e Diretora de Vendas Independente Mary Kay Unidade Pérolas Poderosas Avisos: Atenção ao calendário para pedidos Avisos: Atenção

Leia mais

CICLO-04. Treinamento de Produtos

CICLO-04. Treinamento de Produtos CICLO-04 Treinamento de Produtos Páscoa Chocolate! Uma paixão em todos os sentidos. A Mahogany traz este sabor para uma linha que dá vontade de usar e se lambuzar! A Mahogany se inspirou no caminho olfativo

Leia mais

Sim, nós temos Fragrâncias!!

Sim, nós temos Fragrâncias!! On Line 19/10 21h Sim, nós temos Fragrâncias!! Tudo que você precisa saber sobre Fragrâncias para arrasar nas vendas Sim, nós temos Fragrâncias!! Tudo que você precisa saber sobre Fragrâncias para arrasar

Leia mais

ANTES DE TUDO, UMA HISTÓRIA

ANTES DE TUDO, UMA HISTÓRIA ANTES DE TUDO, UMA HISTÓRIA REFLEXÃO: Feche os Olhos Pense na pessoa que mais te inspirou a ser quem você é hoje Quais as características dessa pessoa? Pensando em... Você. Nas pessoas que você admira.

Leia mais

Fragrâncias - Conceitos

Fragrâncias - Conceitos FRAGRÂNCIAS Famílias de Fragrâncias Femininas Fragrâncias - Conceitos Tipos de Fragrâncias Atributos FLORAL: Suave Leve, combina notas translúcidas e florais Oriental Frutal Musk Notas florais, doces

Leia mais

Conselho Regional de. Aromas e Fragrâncias. Especialista em Ciência dos Alimentos e Cosméticos.

Conselho Regional de. Aromas e Fragrâncias. Especialista em Ciência dos Alimentos e Cosméticos. Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ministrante: Renata Cerqueira Análise Sensorial em Aromas e Fragrâncias Especialista em Ciência dos Alimentos e Cosméticos. e-mail: [email protected].

Leia mais

Brasil: o país número 1 de vendas de fragrâncias no mundo! Se você não está as vendendo, quem estará?

Brasil: o país número 1 de vendas de fragrâncias no mundo! Se você não está as vendendo, quem estará? Fragrâncias Brasil: o país número 1 de vendas de fragrâncias no mundo! Se você não está as vendendo, quem estará? Uma mulher tem, em média, 7 perfumes! Quantos perfumes MK você tem? Duração da Fragrância

Leia mais

PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS

PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS Há mais de quinze anos no mercado de higienização institucional, a PREMISSE oferece produtos e serviços que primam pela qualidade e inovação nas

Leia mais

Prof: Francisco Sallas

Prof: Francisco Sallas Prof: Francisco Sallas Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático. É líquido, inflamável, incolor

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

Amaciantes Oportunidades Sensoriais

Amaciantes Oportunidades Sensoriais Amaciantes Oportunidades Sensoriais Principais movimentações recentes FABRIC SOFTENERS MARKET EVOLUTION REGULAR + CONCENTRATED 653.378 658.443 1.782.555 1.927.922 +0.8% +8.2% +10.2% 3,32 3,66 2014 2015

Leia mais

PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS

PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS PRODUTOS PARA APAIXONADOS POR PET CATÁLOGO DE PRODUTOS Há mais de quinze anos no mercado de higienização institucional, o Grupo PREMISSE oferece produtos e serviços que primam pela qualidade e inovação

Leia mais

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE COZINHA E SUA CAPACIDADE DE AVALIAR BEM OS SABORES, TEXTURAS E CORES DOS PRATOS. NO GARDE MANGER, OS MOLHOS

Leia mais

Prof. Willame Bezerra

Prof. Willame Bezerra 1. Os feromônios são compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto. Um dos tipos de feromônios são os chamados atraentes sexuais de insetos, que facilitam sua reprodução.

Leia mais

Por dentro de uma. fragrância

Por dentro de uma. fragrância Por dentro de uma fragrância Mercado Brasileiro de fragrâncias Brasil: LÍDER DE MERCADO MUNDIAL DE FRAGRÂNCIAS. De acordo com um novo relatório publicado pela Canadean, o mercado brasileiro de perfumes,

Leia mais

Faculdade de Gastronomia. Propriedades Organolépticas e Sensoriais dos Alimentos. Matérias Primas na alimentação

Faculdade de Gastronomia. Propriedades Organolépticas e Sensoriais dos Alimentos. Matérias Primas na alimentação Faculdade de Gastronomia Propriedades Organolépticas e Sensoriais dos Alimentos Matérias Primas na alimentação Características ou Propriedades Organolépticas/Sensoriais São os atributos dos alimentos que

Leia mais

especial DE natal CiClo Antonio C arlos Tremonte e seu neto Daniel

especial DE natal CiClo Antonio C arlos Tremonte e seu neto Daniel especial DE natal CiClo 16 2012 Antonio C arlos Tremonte e seu neto Daniel www.revistanatura.com.br Fernando de Almeida, sua esposa Francylla Mara Tremonte de Almeida, seu sogro Antonio Carlos Tremonte

Leia mais

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos:

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: Chocoterapia O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: MASSAGENS DE RELAXAMENTO E HIDRATAÇÃO (COM CACAU E CHOCOLATE) Massagem de Assinatura Ritual "Fábrica do Chocolate"

Leia mais

Introdução. Bem-vindas! Aprender e impulsionar a sua confiança nas vendas. Compartilhar experiências. Perguntas antes de iniciarmos?

Introdução. Bem-vindas! Aprender e impulsionar a sua confiança nas vendas. Compartilhar experiências. Perguntas antes de iniciarmos? Fragrâncias Introdução Bem-vindas! Aprender e impulsionar a sua confiança nas vendas. Compartilhar experiências. Perguntas antes de iniciarmos? 2 Resumo Apresentação das participantes Fragrâncias Como

Leia mais

FRAGRÂNCIAS: Um mercado em crescimento constante

FRAGRÂNCIAS: Um mercado em crescimento constante FRAGRÂNCIAS: Um mercado em crescimento constante Vamos ARRASAR EM ABRIL? Você sabia que o Brasil é o maior consumidor de fragrâncias do mundo? O consumo de perfumes cresceu muito nos últimos anos e o melhor

Leia mais

A arte do perfume tem suas origens no Egito e remete ao ano de 2000 a.c.

A arte do perfume tem suas origens no Egito e remete ao ano de 2000 a.c. Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. A arte do perfume

Leia mais

EXPERIMENTOS DE QUIMICA ORGANICA I(QUI 127, QUI 186 E QUI 214) EXPERIMENTO 7 TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO

EXPERIMENTOS DE QUIMICA ORGANICA I(QUI 127, QUI 186 E QUI 214) EXPERIMENTO 7 TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO EXPERIMENTO 7 TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO 1.1. Fundamentação teórica A extração é um processo de separação de compostos que consiste em transferir uma substância da fase na qual essa se encontra (dissolvida ou

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Estas lembranças fazem um bem enorme para alma e também para o corpo, não é mesmo? Este é o poder de um perfume!

Estas lembranças fazem um bem enorme para alma e também para o corpo, não é mesmo? Este é o poder de um perfume! Você se lembra a sensação que teve ao respirar profundamente num jardim florido, ou num bosque cheio de árvores e eucaliptos? Lembra o perfume daquela pessoa que deixou saudade? Se lembra do cheiro da

Leia mais

SESSÃO DE SPA E FRAGRÂNCIA. Conheça mais e venda ainda mais nossas fragrâncias

SESSÃO DE SPA E FRAGRÂNCIA. Conheça mais e venda ainda mais nossas fragrâncias SESSÃO DE SPA E FRAGRÂNCIA Conheça mais e venda ainda mais nossas fragrâncias UM POUCO DE HISTÓRIA A origem do perfume se perde na noite dos tempos. O perfume é tão antigo quanto o homem, e sua múltipla

Leia mais

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos A Alquimia Aromática Nos Ciclos Femininos Como uma forma de promover a reconexão do corpo feminino com os saberes da Natureza, este livro traz informações básicas a respeito do universo da Aromaterapia

Leia mais

C A T Á L O G O D E P R O D U T O S

C A T Á L O G O D E P R O D U T O S C A T Á L O G O D E P R O D U T O S Criada para agradar aos mais exigentes olfatos, proporcionar bemestar e conforto, a Marina Machado traz um novo conceito em produtos cosméticos pessoais e para a casa.

Leia mais

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS Livro pág. 66 Leitura do Texto: A conquista do Ambiente Terrestre. Livro: Uma breve história do conhecimento Embora o homem represente 1% da Biomassa do Planeta, é provável

Leia mais

Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini

Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini Filtração Fonte de aquecimento Destilação Correção do ponto de ebulição OBJETIVO: Remover impurezas

Leia mais

Isolamento de compostos orgânicos voláteis de fontes naturais

Isolamento de compostos orgânicos voláteis de fontes naturais Isolamento de compostos orgânicos voláteis de fontes naturais Os componentes voláteis de plantas constituem uma enorme riqueza da Química Orgânica. Eles são utilizados na farmacologia, ingredientes de

Leia mais

ESTRUTURA DA MADEIRA

ESTRUTURA DA MADEIRA Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (5) - Madeiras / 6ºB A madeira é um material muito heterogéneo, isto é, as suas propriedades

Leia mais

Bebidas alcoólica obtidas por mistura (base vinho)

Bebidas alcoólica obtidas por mistura (base vinho) Bebidas alcoólica obtidas por mistura (base vinho) Prof. Marcos Gabbardo Custos; Alternativas; Mercado; Demanda; Introdução bebidas alcoo licas por mistura São bebidas obtidas pela mistura de destilado

Leia mais

Soluções olfativas capazes de envolver e encantar clientes, agregando mais valor ao seu negócio.

Soluções olfativas capazes de envolver e encantar clientes, agregando mais valor ao seu negócio. Catálogo Soluções olfativas capazes de envolver e encantar clientes, agregando mais valor ao seu negócio. (21) 3903-5590 / (16) 3012-4729 / (16) 99461-3274 [email protected] fb.com/rosatrigo.aromatizantedeambiente

Leia mais

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico 4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico H levedura C 8 H 12 3 C 8 H 14 3 (156,2) (158,2) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina.

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. O processo completo de produção de biodiesel partindo-se do óleo degomado é constituído

Leia mais

7 Dicas para escolher a fragrância do seu Perfume. Introdução

7 Dicas para escolher a fragrância do seu Perfume. Introdução 7 Dicas para escolher a fragrância do seu Perfume. Introdução Olá, meu nome é Selma Elias, sou Gerente Financeira, formada em Ciências Contábeis e Graduada em Controladoria pela FECAP/SP. Por não entender

Leia mais

Dos aromas A percepção subjetiva. Lado objetivo

Dos aromas A percepção subjetiva. Lado objetivo Dos aromas A percepção subjetiva Antes de fazer cursos de vinho, uma das coisas que mais me inquietavam ao ler descrições nos rótulos, era encontrar coisas como "aromas de frutas exóticas, com toques florais".

Leia mais

NEW BRAND. Apresentação: EDP 100ml

NEW BRAND. Apresentação: EDP 100ml New Brand foi criada por um casal apaixonado por perfumes, cujo sonho era a invenção de uma marca para celebrar tal paixão. Seu sonho sempre foi desenvolver fragrâncias de qualidade com preços acessíveis,

Leia mais

Parte II. Meneah Renata Talita

Parte II. Meneah Renata Talita Extração e Purificação do Limoneno Parte II Meneah Renata Talita Objetivo da prática Isolar e Purificar o Limoneno a partir de uma fase orgânica contendo n-hexano, limoneno, traços de substâncias voláteis

Leia mais

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente ESTADO DA ARTE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum QUÍMICA QUESTÃO 41

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum QUÍMICA QUESTÃO 41 QUÍMICA QUESTÃO 41 O gráfico a seguir relaciona as pressões máximas de vapor e a temperatura para o éter etílico, álcool etílico e água. Em nível do mar, onde a pressão atmosférica é igual a 760 mmhg,

Leia mais

Diretora Sênior Bárbara Siqueira EXPERT. em fragrâncias

Diretora Sênior Bárbara Siqueira EXPERT. em fragrâncias Diretora Sênior Bárbara Siqueira EXPERT em fragrâncias Pirâmide Olfativa notas de topo Notas que sentimos ao abrir o frasco. São leves e duram até 15 minutos. Primeira impressão olfativa da fragrância

Leia mais

CH 3. ) tem massa molecular e ponto de ebulição comparáveis ao do n-pentano (C 5 H 12

CH 3. ) tem massa molecular e ponto de ebulição comparáveis ao do n-pentano (C 5 H 12 QUÍMICA Questão 01 O éter dietílico (CH 3 CH 2 OCH 2 CH 3 ) tem massa molecular e ponto de ebulição comparáveis ao do n-pentano (C 5 H 12 ). O éter, em contraste, apresenta solubilidade em água à temperatura

Leia mais

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM NIF 509620515 E-Mail [email protected] Instalação Aterro Intermunicipal

Leia mais

Aromaterapia Dicas e Receitas

Aromaterapia Dicas e Receitas Aromaterapia Dicas e Receitas Aromaterapia Dicas e Receitas Fabiane Soares A aromaterapia é um tratamento natural à base de óleos extraídos de plantas, com a finalidade de promover o bem estar geral do

Leia mais

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO 16 TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE FONTES SUSTENTÁVEIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES,

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA ESTRUTURAS DE MADEIRA CLASSIFICAÇÃO DA MADEIRA AULA 2 EDER BRITO Classificação das árvores Pela Botânica as árvores são classificadas como vegetais superiores, denominados de fanerógamas, que apresentam

Leia mais

Destilação etanólica

Destilação etanólica Destilação etanólica Etanol - 5 a 10% (v) Líquida Água Outras substâncias (ácidos lático, succínico e acético, glicerol, furfural, alcoóis homólogos superiores (amílico, propílico, butílico), aldeído acético,

Leia mais

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão.

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Vallado Douro Branco Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Sabor: Vinho muito mineral e fresco, com sabor equilibrado e persistente com notas cítricas. Vinificação: As uvas, provenientes

Leia mais

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso...

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Introdução O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Composição da Uva PELE Bons taninos ENGAÇO Corantes Taninos adstringentes. t Componentes importantes. Leveduras na superfície SEMENTES Taninos

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

BUNN. Como causar uma impressão duradoura... ao preparar uma perfeita xícara de café.

BUNN. Como causar uma impressão duradoura... ao preparar uma perfeita xícara de café. BUNN Como causar uma impressão duradoura... ao preparar uma perfeita xícara de café. OS ELEMENTOS PARA SE FAZER UM CAFÉ PERFEITO ÁGUA Fresca e de sabor agradável, a água é essencial e representa mais de

Leia mais

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Os lipídeos são abundantes em animais e vegetais. Compreendem os óleos, as gorduras, as ceras, os lipídios compostos como os fosfolipídios e os esteróides

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Alimentos saudáveis com sabor e praticidade Nos últimos anos, cada vez mais pessoas buscam alimentos saudáveis e práticos, sem abrir mão da qualidade e do prazer de uma boa refeição.

Leia mais

Extração da Cafeína a partir de saquinhos de chá

Extração da Cafeína a partir de saquinhos de chá Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UESP Instituto de Química Campus Araraquara Extração da Cafeína a partir de saquinhos de chá Andressa Somensi H 3 C C H 3 C H 3 1 bjetivos: Isolamento

Leia mais

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade 8.º Ano FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA: / / CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE ACORDO COM ALGUNS CRITÉRIOS Podem distinguir-se

Leia mais

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. Adaptações das plantas ao meio terrestre Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. É impossível imaginarmos

Leia mais

Experimentos de Química Orgânica

Experimentos de Química Orgânica Experimentos de Química Orgânica Conhecimento dos procedimentos experimentais Montagem dos equipamentos e execução da reação REAGENTES PRODUTO PRINCIPAL + PRODUTOS SECUNDÁRIOS SOLVENTES + CATALISADORES

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

PERFUMES MASCULINOS Lord Million Inspiração: One Million Dragon Inspiração: Drakkar Noir Maximus Inspiração: lnvictus

PERFUMES MASCULINOS Lord Million Inspiração: One Million Dragon Inspiração: Drakkar Noir Maximus Inspiração: lnvictus ,_.. e CC PERFUMES MASCULINOS Lord Million Inspiração: One Million Dragon Inspiração: Drakkar Noir Maximus Inspiração: lnvictus PERFUMES FEMININOS La Vie L'amour lnspiração: La Vie Est Belle Moselle lnspiração:

Leia mais

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque PROFESSOR: EQUIPEE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Observe as imagens

Leia mais

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes!

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes! As Bebidas Amigas são opções saborosas que podem ser utilizadas para matar a sua sede e deixar o seu dia mais refrescante. Elas podem ser consumidas a vontade e você pode usar a criatividade para brincar

Leia mais

05 FRAGRÂNCIAS 04 FRAGRÂNCIAS 02 FRAGRÂNCIAS. refrescantes. Amadeirados. florais. orientais

05 FRAGRÂNCIAS 04 FRAGRÂNCIAS 02 FRAGRÂNCIAS. refrescantes. Amadeirados. florais. orientais refrescantes 05 FRAGRÂNCIAS Fragrâncias que enfatizam acordes leves e frescos, geralmente compostas por notas cítricas, herbais e ozônicas. Remetem a sensação de frescor e natureza harmonizando ervas,

Leia mais

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Disciplina: Análise de Alimentos CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos MÉTODOS FÍSICOS Densimetria Densidade é

Leia mais

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Reprodução nas plantas Apresentação feita por Como se reproduzem as plantas com flor? As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reprodução sexuada, que ocorre quando as células sexuais

Leia mais

Materiais informativos e de formação para Parceiros de Negócio FM WORLD

Materiais informativos e de formação para Parceiros de Negócio FM WORLD L I V R O D E P R O D U T O S Materiais informativos e de formação para Parceiros de Negócio FM WORLD Maio 2016 C O N T E Ú D O PERFUMES.... 3 PURE... 6 PERFUMES FEMININOS 50 ML.... 7 PERFUMES MASCULINOS

Leia mais

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia.

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Por Everton Kolosque Engenheiro Consultor de Mercado da Klüber Lubrication A evolução tecnológica

Leia mais

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro A compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro organismos (fungos e bactérias). Esta decomposição é feita num compostor, (recipiente apropriado

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Esponja Bombril Códigos Internos: Antiaderente Superfícies Delicadas: Unitária 17014 / Embalagem Econômica 17023 Multiuso Limpeza

Leia mais

A Provanza é uma indústria de cosméticos de alto padrão de qualidade, criada em 2007 para desenvolver uma linha inspirada na magia da região francesa

A Provanza é uma indústria de cosméticos de alto padrão de qualidade, criada em 2007 para desenvolver uma linha inspirada na magia da região francesa A Provanza é uma indústria de cosméticos de alto padrão de qualidade, criada em 2007 para desenvolver uma linha inspirada na magia da região francesa de Provence, especialmente criada para o consumidor

Leia mais

Extração e Purificação do Limoneno. Parte arte I Ana Carolina Faria Barrozo Daniele Bueno dos Santos

Extração e Purificação do Limoneno. Parte arte I Ana Carolina Faria Barrozo Daniele Bueno dos Santos Extração e Purificação do Limoneno Parte arte I Ana arolina Faria Barrozo Daniele Bueno dos Santos 1 Apresentação Óleos essenciais Terpenos Limoneno Destilação por arraste de vapor Extração com solvente

Leia mais

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja NP 0 Isolamento de hesperidina da casca da laranja Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Isolamento de produto natural Produto natural Técnicas de trabalho Extração com extrator de Soxhlet,

Leia mais

Química Orgânica. Aldeídos e cetonas. Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari.

Química Orgânica. Aldeídos e cetonas. Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari. Química Orgânica Aldeídos e cetonas Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari Aldeídos São compostos que possuem o grupo: C O R C O H H Cetonas São compostos que possuem o grupo: R C O C O R' Não confunda

Leia mais

Seja um expert em Fragrâncias! Fragrâncias Mary Kay

Seja um expert em Fragrâncias! Fragrâncias Mary Kay Seja um expert em Fragrâncias! HISTÓRIA DA PERFUMARIA O que se conhece a respeito da história do nascimento da perfumaria é que ela nasceu por volta do ano 176 A.C. no Oriente, mais especificamente no

Leia mais

04/12/2012 SECAGEM. Patricia Moreira Azoubel

04/12/2012 SECAGEM. Patricia Moreira Azoubel SECAGEM Patricia Moreira Azoubel 1 Cronograma Terças e quartas- de 04/12/2012 a 15/01/2013; - Conceito, uso; - Psicrometria; - Processos do ar; - Métodos de secagem; - Equipamentos. Prova- 15/01/2013 Consiste

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Sabe o que te faz única e especial? O perfume é a assinatura de um artista em uma aventura. É a sua autenticidade e a sua identidade.

Sabe o que te faz única e especial? O perfume é a assinatura de um artista em uma aventura. É a sua autenticidade e a sua identidade. Sabe o que te faz única e especial? O perfume é a assinatura de um artista em uma aventura. É a sua autenticidade e a sua identidade. Escolher o seu aroma ideal é tão pessoal quanto encontrar a maquiagem

Leia mais

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor.

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Espumantes & Vinhos Espumantes Argentina Tamari Brut Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Alta Vista

Leia mais

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína 57 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína CH H H + 2 + 2 H 2 H C 8 H 4 3 C 6 H 6 2 C 2 H 12 5 (148.1) (11.1) (332.3) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos 2016 QUÍMICA Conteúdos Programáticos MATERIAIS - Origem - Constituição e composição dos materiais: - Constituição

Leia mais

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 4ª Lista de Exercícios (parte B Extração Líquido-Líquido)

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 4ª Lista de Exercícios (parte B Extração Líquido-Líquido) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 4ª Lista de Exercícios (parte B Extração Líquido-Líquido) Profº Carlos Henrique Ataíde (novembro de 2013) 1ª) Concurso Petrobras Químico (a)

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Destilação fracionada. Destilação por arraste à vapor. Extração

Destilação fracionada. Destilação por arraste à vapor. Extração ISOLAMENTO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE FONTES NATURAIS OBJETIVO isolar e purificar o limoneno do óleo de laranja TÉCNICAS UTILIZADAS Destilação fracionada Extração Limoneno CH3 H2C CH3 1-metil-4

Leia mais

A Sua Grife de Aromas

A Sua Grife de Aromas A Sua Grife de Aromas Quero te oferecer versos com perfume de flor, Flor de laranjeira, Flor de jabuticabeira, Flor do campo, Qualquer flor que exale a fragrância e o nectar do amor. Úrsula A. Vairo Maia

Leia mais