CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. AULA 3 Validade das normas jurídicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. AULA 3 Validade das normas jurídicas"

Transcrição

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 3 Validade das normas jurídicas Fontes do Direito e suas implicações É importante saber onde se origina a fonte do direito. Fonte é o veículo introdutor de determinada regra, para isso o veículo precisa ser válido para que a norma seja válida. O artigo 96 do CTN traz todos os veículos introdutores de normas jurídicas em âmbito tributário: Leis; Os tratados e as convenções internacionais; Decretos; Normas complementares. Fonte material: é basicamente a HI do tributo, ou seja, a HI sobre o patrimônio, a renda, os serviços. Vamos estudar hoje as fontes formais. Não confundir legislação tributária com lei, pois, lei é uma espécie da legislação. Atenção: Doutrinas e jurisprudência não são consideradas fontes formais e nem materiais. Doutrina trata-se de uma questão cientifica de interpretação de uma norma, mas não se trata de veículo introdutor. Jurisprudência, é um conjunto de decisões que de forma harmônica (decisões no mesmo sentido) nos ajudam na aplicação do direito. CASO I... TAXA DE LIXO Conforme determinação do decreto 13/2016 fica alterado a data de vencimento da respectiva taxa do dia 10 para todo dia 2 de cada mês a partir da prévia notificação aos contribuintes.

2 Art. 21 do CTN: O Poder Executivo pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas ou as bases de cálculo do imposto, a fim de ajustá-lo aos objetivos da política cambial e do comércio exterior. Art. 110 do CTN: A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela Constituição Federal, pelas Constituições dos Estados, ou pelas Leis Orgânicas do Distrito Federal ou dos Municípios, para definir ou limitar competências tributárias. Art. 114 do CTN: Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. Art. 160 do CTN: Quando a legislação tributária não fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crédito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lançamento. Desta forma, alterar a data de vencimento pode ser alterado por decreto! Geraldo surpreendido com a cobrança não conseguiu efetuar o pagamento, e ao fazê-lo foi determinado juros de 2,5% ao mês, o que entende ser indevido, pois o artigo 52 parag 2º do CDC determina penalidade máxima de 2%. Art º do CTN: O crédito não integralmente pago no vencimento é acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuízo da imposição das penalidades cabíveis e da aplicação de quaisquer medidas de garantia previstas nesta Lei ou em lei tributária. 1º: Se a lei não dispuser de modo diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês. Desta forma, os juros nas regras tributárias devem se aplicar o Art º do CTN, que é de 1%. O art. 97, V do CTN estabelece que somente lei por determinar o valor de multa a pagar. Atenção: Quando se erra o veículo introdutor da regra, pode pedir nulidade da cobrança. NOVA CLASSIFICAÇÃO DAS FONTES FORMAIS: Fontes formais primárias artigo 97 a 99 do CTN: Leis, Tratados e Decretos Fontes formais secundárias artigo 100 do CTN: Normas Complementares

3 VACATIO art.1º LINDB PUBLICAÇÃO VIGÊNCIA EFICÁCIA ORGÃO OFICIAL PODER P/PRODUZIR EFEITOS PASSA A SER APLICADA LEI 45 DIAS APÓS IMEDIATA A publicação da norma não significa que está vigente. A publicação é feita no Diário Oficial. A norma publicada não entra em vigência, e sim em VACATIO por 45 dias art. 1º LINDB (Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro) para depois entrar em vigência, salvo disposição em contrário, pois, depende da complexidade da norma. A vigência está relacionada ao poder que a lei já tem para produzir efeitos. A eficácia da norma é quando realmente no plano fático passa a ser aplicada. No direito tributário a regra válida é a do artigo 1º LINDB, ou seja, passa a viger em 45 dias após a sua publicação. CONCLUSÃO DO CASO DO GERALDO Art. 160 do CTN estabelece que pode ser por decreto. Art. 150, III, b e c da CF/88 Princípio da Anterioridade ou Princípio da não Surpresa para criação e aumento de tributos. Próximo exercício financeiro; 90 dias (noventena/nonagesimal) SUM 669 STF: Norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade. Não se aplica o CDC nas relações tributárias, neste caso aplica-se o que estabelece o art º do CTN. Verificar a prévia notificação ao contribuinte.

4 VIGÊNCIA NO TEMPO E NO ESPAÇO TEMPO: é o momento que a lei irá vigorar, portanto, é preciso observar a VACATIO LEGIS, observar o Princípio da Anterioridade e o Princípio da Irretroatividade art. 150, III, a CF/88 e art. 144 do CTN (que a lei vigente à época do FG que regula o ato). ESPAÇO: Principio da Territorialidade, vai viger no território que foi criada; exemplo se for uma norma estadual vigerá no Estado que foi criada. Repristinação É o fenômeno jurídico pelo qual uma lei volta a vigorar após a revogação da lei que a revogou. A repristinação é proibida no Brasil. Derrogação É a revogação parcial de uma lei, ou seja, parte dela continua em vigor, enquanto outra parte é extinta em decorrência da publicação de uma nova lei que expressamente declare revogado determinados dispositivos ou quando tratar da mesma matéria, porém de forma diversa. Art. 104, I, do CTN não foi recepcionado pela CF/88, pois, trata do Princípio da Anualidade e a CF/88 trata do Princípio da Anterioridade. Porém alguns doutrinadores defendem a aplicação deste artigo. Analisar o vigor (vigência) da norma de acordo com o artigo 104 do CTN e observar a eficácia pelo Princípio da Anterioridade art. 150 III, b e c CF-88. Art.144 do CTN o lançamento reporta-se a vigência do FG. Aplica-se a lei vigente à época do FG, portanto, o vencimento da taxa de fevereiro deverá ser paga no dia sem multa e sem juros, pois houve vício na vigência do TEMPO. Primeiro ponto observar a FONTE: que neste caso é formal. A legislação tributária regula o vencimento, neste caso através de um decreto. Segundo ponto se a norma se está em vigor e em eficácia. Para saber se está em vigor olhar a vacatio legis, que é substituída pelo artigo 104 do CTN, se a norma estabelecer que entra em vigor na data da sua publicação, ela já pode produzir efeitos, porém, é preciso observar o Princípio da Anterioridade (próximo exercício financeiro e respeitando a noventena), após observar o Princípio da Irretroatividade (vigor da lei vigente ao FG). Sempre observar o Princípio da Anterioridade e o Princípio da Irretroatividade. CASO II...MUNICÍPIO DE BARUERI O artigo 4º da lei municipal, está correto, para alteração da alíquota, não é preciso ser alterado por LC art. 97, IV do CTN. Porém, se o FG já passou, a eficácia só será aplicada em O artigo 5º da lei municipal é inconstitucional, pois o art. 146, III, a da CF/88 estabelece que para alterar base de cálculo é preciso de LC e neste caso, a BC foi alterado por LO. Princípio da Anterioridade = IPTU só aguarda o próximo exercício se alteração for pela BC, agora se for alterada a alíquota deve aguardar o próximo exercício + noventa dias.

5 Se o contribuinte for cobrado em 2017, é possível entrar com uma ação anulatória, para anular o lançamento com base na lei nova, pois, neste caso em 2017 a lei eficaz é a lei anterior, e pedir a inconstitucionalidade do artigo 5º da lei. Toda essa análise foi definida pela regra da fonte do direito, no que tange a fonte formal e definido de acordo com a vigência no tempo e no espaço. No espaço essa norma é devida, já no tempo essa norma foi indevida, pois, cobraram antes da data da sua eficácia. O depósito judicial teria que ser do valor novo ou do valor anterior? Na dúvida, fazer o depósito pelo valor maior e observar a Sum 112 do STJ depósito integral e em dinheiro. Art. 146, III Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes; A MP veio substituir o Decreto-Lei. A MP é para casos de relevância e urgência. Artigo 62, 2º da CF/88: Art. 62 da CF/88: Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001). 2º Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001). A MP só entra em vigor após a sua conversão em lei. Porém, é preciso observar o Princípio da Anterioridade e o Princípio da Irretroatividade para verificar a sua eficácia. OBSERVAÇÃO: O STF fez uma análise da contagem do Princípio da Anterioridade. Quando se fala em próximo exercício financeiro, o termo inicial da contagem sempre será a data da conversão em lei: PX EXERCICIO FINANCEIRO = DATA DA CONVERSÃO EM LEI. De acordo com o STF a contagem dos 90 dias vai depender do termo inicial de contagem. A MP quando convertida em lei que não teve alteração começa a contar a data da criação da MP, respeitando o princípio da anterioridade (Próximo exercício financeiro desde que tenha passado o período de 90 dias).

6 Se a MP quando convertida em lei teve alteração, começa a contar a data da conversão em lei, respeitando o princípio da anterioridade (Próximo exercício financeiro desde que tenha passado o período de 90 dias). CASO III EMPRESA XLS (LIÇÃO DE CASA) PUBLICAÇÃO: VIGENCIA: EFICÁCIA PRINC ANTERIORIDADE E IRRETROATIVIDADE: BONS ESTUDOS! Profa. Cristina Casares

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 03 Fontes Do Direito E Suas Implicações. O que é direito? Conjunto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 03 Apresentação e Conceito de Tributo. Analise das fontes do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Caso... Geraldo dos Santos, recebeu sua fatura correspondente ao seu lançamento da Taxa de Lixo do mês de fevereiro de 2016.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Caso... Geraldo dos Santos, recebeu sua fatura correspondente ao seu lançamento da Taxa de Lixo do mês de fevereiro de 2016.

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 08 Princípios Tributários PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE O princípio

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Caso... Geraldo dos Santos, recebeu sua fatura correspondente ao seu lançamento da Taxa de Lixo do mês de fevereiro de 2016.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 07 CONCEITO DE TRIBUTO 1 É tributo 2 A norma era vigente 3

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 06 Fontes do Direito e suas Implicações Fato Social X Fato

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 04 Apresentação e Conceito de Tributo. 1 A cobrança é um tributo?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 16/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 16/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 16/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 14 CONCEITO DE TRIBUTO Art. 34 da ADCT A criação do sistema

Leia mais

1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo?

1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo? 1ª Causa em Direito Tributário em meu escritório Por onde eu começo? É tributo? Norma Correta? Lei vigente? Lei Eficaz? Qual a tese? MULTA DE TRÂNSITO PEDÁGIO Art. 3 Tributo é toda prestação pecuniária

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 9 10/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 9 10/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 9 10/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA Art. 150 CF. Sem prejuízo de outras

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 28 Exclusão do Crédito Tributário Exclusão do crédito tributário

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Caso... Geraldo dos Santos, recebeu sua fatura correspondente ao seu lançamento da Taxa de Lixo do mês de fevereiro de 2016.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br PROCESSO TRIBUTÁRIO Serão abordadas as Ação Declaratória e Ação

Leia mais

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 09/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 09/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Alessandro Spilborghs 09/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 13 PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE O texto

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 34 O sistema tributário nacional entrará em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 07 Princípios Tributários É imprescindivel identificar se a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 21/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 21/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 21/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br Continuação da aula 08... ESPÉCIES DE ANTERIORIDADE - Anterioridade

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. Princípio de Anterioridade e da Irretroatividade tributária

Especialização em Direito Tributário. Princípio de Anterioridade e da Irretroatividade tributária Especialização em Direito Tributário Princípio de Anterioridade e da Irretroatividade tributária Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 13 LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA Em virtude de litígios entre as partes

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CESPE Características. Prof. Alberto Macedo

DIREITO TRIBUTÁRIO CESPE Características. Prof. Alberto Macedo DIREITO TRIBUTÁRIO CESPE Características Prof. Alberto Macedo Não há sucesso no que não se gerencia, não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 50 MANDADO DE SEGURANÇA Requisitos Art. 202 e 203 CTN. H.I

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 59 O processo legislativo compreende a elaboração de: I - Emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS Com a relação jurídico

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 Imunidades e Isenções Tributárias IMUNIDADES X ISENÇÕES

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Legislação Tributária. Vigência e Aplicação da Lei Tributária. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Legislação Tributária. Vigência e Aplicação da Lei Tributária. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Legislação Tributária Vigência e Aplicação da Lei Tributária Existência Eficácia Validade Vigência 2 CTN, Art. 101. A vigência, no espaço e no tempo, da legislação tributária rege-se

Leia mais

PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB 6ª PARTE RIA. Prof. JOSÉ HABLE

PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB 6ª PARTE RIA. Prof. JOSÉ HABLE PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB 6ª PARTE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA RIA Prof. JOSÉ HABLE www.josehable.adv.br johable@gmail.com A Legislação tributária ria A palavra lei, como tantas outras usadas na linguagem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IOF. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IOF. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IOF Previsão constitucional Art. 153, CRFB - Compete à União instituir impostos sobre: V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores

Leia mais

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade Curso/Disciplina: Direito Tributário Aula: 34 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 34 Medida provisória e o Princípio da anterioridade A EC 32/01 reformulou profundamente o sistema

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42)

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42) Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 02 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Quantos dias o brasileiro trabalha para pagar impostos? E nos outros países?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 33 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação aula 30... IMPOSTOS - Desde

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 11 Princípios Tributários. Divida tributaria = verificar a

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 28/02/2018) Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB antiga LICC (Lei de Introdução ao Código Civil),

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 30 TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS Os impostos diferem de outras

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 30/08/2017) Decreto Lei 4657/1942. LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) LINDB antiga LICC (Lei

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 20/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 20/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 20/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 08 PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Os Princípios são limitações ao

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Legislação Tributária Art. 96 A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 04/04/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 04/04/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 04/04/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 Isenção. Benefício fiscal concedido por liberalidade pelo

Leia mais

1) do termo final do período de apuração;

1) do termo final do período de apuração; RESOLUÇÃO NO 2.554, DE 17 DE AGOSTO DE 1994 (MG de 18 e ret. em 25) REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 2.880/97 Trata da atualização monetária dos créditos tributários do Estado, da cobrança de juros de mora,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Decreto 58.918/2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 21 de março de 2013 Aspectos Constitucionais dos Incentivos Fiscais CF/88 Art.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 DIREITO TRIBUTÁRIO Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 Conceito de Tributo: Art. 3º do CTN - Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 24 05/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tanto a prescrição quanto a decadência, visa interromper

Leia mais

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos.

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação LEI Nº 16.653, DE 23 DE JULHO DE 2009 Altera a Lei nº 13.569,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 18 Responsabilidade Tributária Sujeitos da Relação SUJEITO

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

AULA 13. Conteúdo da aula: Limitações constitucionais ao poder de tributar: Princípios Garantia.

AULA 13. Conteúdo da aula: Limitações constitucionais ao poder de tributar: Princípios Garantia. Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 13 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 13 Conteúdo da aula: Limitações constitucionais ao poder de tributar:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 8 05/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 8 05/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 8 05/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Atenção: Matéria de LC não pode usar MP. Art. 62 CF. Em caso de relevância

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 16 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Conjunto de normas que regulam a relação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 7 03/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 7 03/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 7 03/04/2017 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Os Princípios são regras do direito positivo que visa proteger a segurança

Leia mais

Professor Rubens

Professor Rubens Rubens Kindlmann Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br CONSULTIVO TRIBUTÁRIO: Trabalhos preventivos e préprocessuais Análise de situação fiscal Planejamento Tributário

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 Princípios Tributários PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

Leia mais

Decreto Lei. Vedações M.P.

Decreto Lei. Vedações M.P. Decreto Lei Antigamente existia a figura do decreto lei. Tinha como característica ser editada pelo chefe do executivo. Existia a figura do decurso de prazo, se não fosse aprovada em 30 dias virava lei.

Leia mais

INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA

INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA 1. Mercado Tributário 2. 5 perguntas chave na Advocacia Tributária 3. Cobrança de Honorários (Precatórios) 4. Teses Tributárias 5. Ferramenta de Prospecção 1. Mercado

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte I Real Direto Fiscal Proporcional Instantâneo Legislação Básica Constituição Federal, art. 156, III CTN, artigos 71 a 73 revogados LC 116/03 Previsão constitucional

Leia mais

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 23 31/05/17 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Prof. Bruno Valente Lei 9.430/96 legislação tributária federal Lei nº 8.212/91 Código Tributário Nacional - CTN Sempre que o recolhimento das contribuições previdenciárias

Leia mais

Sistema Tributário Nacional

Sistema Tributário Nacional Sistema Tributário Nacional Considerações Iniciais Direito Direito e Contabilidade como Ciências Ciência das Normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade. É o conjunto das normas

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Caso... Geraldo dos Santos, recebeu em 09.03.2018 sua fatura correspondente ao seu lançamento da Taxa de Lixo do mês de fevereiro de 2018. Identificou uma notação

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil COMO UTILIZAR A TABELA PRÁTICA NO CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS EM ATRASO

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil COMO UTILIZAR A TABELA PRÁTICA NO CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS EM ATRASO MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil COMO UTILIZAR A TABELA PRÁTICA NO CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS EM ATRASO Orientação para divulgação na Internet e Intranet Prezados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 07 Princípios Tributários. TRIBUTO IMPOSTO TAXA CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 03 CONCEITO DE TRIBUTO O pagamento do tributo tem a finalidade

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Suspensão do Crédito Tributário Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Ano UFIR-RJ* 2006 67.495.595,72 2007 50.486.636,57 2008 65.476.580,85 2009 231.174.347,46 2010 421.467.819,04 2011 144.707.862,62 2012 357.340.649,83 2013 367.528.368,78

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Legislação Tributária. Vigência e Aplicação da Lei Tributária Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Legislação Tributária. Vigência e Aplicação da Lei Tributária Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Legislação Tributária Parte II Prof. Marcello Leal CTN, Art. 102. A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, fora dos respectivos territórios,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

Tribunais Exercícios Direito Tributário Exercício Rafael Saldanha Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Exercícios Direito Tributário Exercício Rafael Saldanha Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Exercícios Direito Tributário Exercício Rafael Saldanha 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. QUESTÃO 01 Um município brasileiro, desconsiderando as regras

Leia mais

I - da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica;

I - da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica; CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 61 25/10/2017 Direito Tributário AÇÃO DECLARATÓRIA No direito tributário não há um código processual, desta forma, é usado as regras

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 29/08/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 29/08/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 29/08/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 01 Apresentação e Conceito de Tributo. Apresentação da Área

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 16 Legislação Tributária... continuação da aula 15 Quem determina

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário Petterson Rodrigues Cordeiro Andrade TRABALHO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário RESPONSABILIDADE POR INFRAÇÕES,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Direito Tributário Direção Final SEFAZ/RS Profs. Renato Oliveira & Danusa Studart. (jan/2019)

APRESENTAÇÃO. Direito Tributário Direção Final SEFAZ/RS Profs. Renato Oliveira & Danusa Studart. (jan/2019) APRESENTAÇÃO (jan/2019) Sumário SUMÁRIO... 1 AULA 00...2 APRESENTAÇÃO & METODOLOGIA DO CURSO... 2 CRONOGRAMA... 3 UM POUCO DA AULA 01...... 4 PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE... 4 PRINCÍPIO DA NOVENTENA OU ANTERIORIDADE

Leia mais

As normas de interpretação do Código Tributário Nacional 48

As normas de interpretação do Código Tributário Nacional 48 Sumário Capítulo 1 - O Direito Tributário 1.1. Conceito e definição de Direito Tributário 1 1.2. Outras formas de denominação da disciplina 3 1.3. Falso problema da autonomia 4 1.4. Importante distinção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 02 Conceito de Tributo. A Constituição Federal atribui o poder

Leia mais