7ª ano Ensino Fundamental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7ª ano Ensino Fundamental"

Transcrição

1 7ª ano Ensino Fundamental Disciplinas: Ciências Professoras: Regina Patricia PALESTRA E SEMINÁRIO SOBRE EPIDEMIOLOGIA O trabalho constará de 3 etapas: 1º Etapa: 26 a 30/9/ Divisão da turma em grupos de 4 alunos. Será realizado sorteio dos grupos e temas a serem pesquisados: Temas: Toxoplasmose Raiva Leptospirose Psitacose Dipilidiose Calazar Na pesquisa, deverão constar todas as informações possíveis, pertinentes ao assunto como contaminação, transmissão, tratamento e curiosidades. - Palestra pela Média Veterinária Maríndia Cacchetti Lahn: 30/9/2016 2º Etapa: 3/10 a 7/10 Organização do trabalho: O Grupo devera se organizar para cada participante ficar responsável por uma etapa do trabalho, com orientação da professora. - Pesquisa - Organização das informações (associar a pesquisa realizada às informações da palestra). - Montagem do Trabalho. Os alunos deverão organizar informações para a apresentação do trabalho em sala de aula. 3 Etapa: 17/10 a 21/10 Entrega e apresentação dos trabalhos. 4,00 pontos.

2 7º ano Ed. Física Basquete Masculino Disciplina: Educação Física Professor: Sérgio Henrique Louzada. CONHECENDO O ESPORTE PARAOLÍMPICO. JOGANDO E ENTENDENDO O BASQUETEBOL SOBRE RODAS. 1ª Etapa: 26/9/ Entrega de pesquisa sobre Basquetebol sobre rodas. Conhecendo um pouco dos Jogos Paralímpicos. Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1960, na cidade de Roma, Itália. O Brasil fez sua estreia em Jogos Paraolímpicos em 1972, em Heidelberg (Alemanha Ocidental). Nestas Paraolimpíadas, o Brasil não ganhou medalhas. É comemorado em 22 de setembro o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Vale lembrar que 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O melhor desempenho do Brasil em Jogos Paraolímpicos ocorreu em 2012, nas Olimpíadas de Londres, quando os atletas paraolímpicos brasileiros conquistaram 43 medalhas. Ficamos em 7º lugar no quadro de medalhas com 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. O slogan das Paraolimpíadas do Rio 2016 será Viva sua paixão, o mesmo que foi usado nos Jogos Olímpicos Nesta primeira etapa, após conhecer um pouco mais dos esportes Paralímpicos, você deverá realizar uma pesquisa e produzir um trabalho digitado, utilizando as normas da ABNT, sobre o conteúdo descrito abaixo: As regras do Basquetebol sobre Rodas; Como foram as participações do Brasil no Rio 2016; Quais os principais diferenças nas regras entre o jogo habitual e o jogo sobre cadeiras de rodas? Como os fundamentos técnicos e táticos são desenvolvidos para auxiliar no jogo dos cadeirantes? Quais são as principais equipes a nível mundial desses esportes? 2ª Etapa: 19/9/2016 Em sala, visualizaremos os vídeos abaixo, para identificarmos mais o Basquete sobre rodas:

3 2,0 pontos 2ª Etapa: 4/10/ Realização de um jogo e atividades na quadra similar ao basquete de rodas. Os alunos dispostos em equipes e sentados em cadeiras orientados pelo professor realizarão um jogo de passes e arremessos com propósito de identificar os pontos importantes a serem trabalhados durante uma partida desta forma. Ao final do jogo, pedirá as explicações de cada aluno e como foi vivenciar alguns momentos sem a visão, durante a participação vendada no jogo (mesa redonda). 3,0 pontos OBS: Conforme disposto durante as aulas, trabalhos entregues após a data agendada serão penalizados com a perda de 50% do valor.

4 7º ano Ed. Física Futsal Masculino Disciplina: Educação Física Professor: Sérgio Henrique Louzada. CONHECENDO O ESPORTE PARAOLÍMPICO. JOGANDO E ENTENDENDO O FUTEBOL 5 (DEFICIENTE VISUAL) E FUTEBOL 7 (PARALISIA CEREBRAL E OUTROS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS). 1ª Etapa: 27/9/ Entrega de pesquisa sobre o Futebol 5 e Futebol 7. Conhecendo um pouco dos Jogos Paralímpicos. Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1960, na cidade de Roma, Itália. O Brasil fez sua estreia em Jogos Paraolímpicos em 1972, em Heidelberg (Alemanha Ocidental). Nestas Paraolimpíadas, o Brasil não ganhou medalhas. É comemorado em 22 de setembro o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Vale lembrar que 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O melhor desempenho do Brasil em Jogos Paraolímpicos ocorreu em 2012, nas Olimpíadas de Londres, quando os atletas paraolímpicos brasileiros conquistaram 43 medalhas. Ficamos em 7º lugar no quadro de medalhas com 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. O slogan das Paraolimpíadas do Rio 2016 será Viva sua paixão, o mesmo que foi usado nos Jogos Olímpicos Nesta primeira etapa, após conhecer um pouco mais dos esportes Paralímpicos, você deverá realizar uma pesquisa e produzir um trabalho digitado, utilizando as normas da ABNT, sobre o conteúdo descrito abaixo: As regras do futebol 7 e futebol 5; Como estão sendo as participações do Brasil no Rio 2016; Quais os principais atletas dessa modalidade nas equipes brasileiras? Quais são as classes que os atletas devem se encaixar no Futebol 7 e Futebol 5? Quais são as principais equipes a nível mundial desses esportes? Em casa, utilizando um aparelho conectado a internet, assista ao vídeo: Para entender um pouco mais sobre estes esportes.

5 2,0 pontos 2ª Etapa: 4/10/ Realização de um jogo no campo de futebol e/ou quadra do Futebol de 5 para deficiente visual. Os alunos dispostos em equipes e orientados pelo professor realizarão um jogo com propósito de identificar os pontos importantes a serem trabalhados durante uma partida desta forma. Ao final do jogo, pedirá as explicações de cada aluno e como foi vivenciar alguns momentos sem a visão, durante a participação vendada no jogo (mesa redonda). 3,0 pontos OBS: Conforme disposto durante as aulas, trabalhos entregues após a data agendada serão penalizados com a perda de 50% do valor.

6 7º ano Ed. Física Handebol Feminino Disciplina: Educação Física Professor: Sérgio Henrique Louzada. CONHECENDO O ESPORTE PARAOLÍMPICO. JOGANDO E ENTENDENDO O GOALBALL. 1ª Etapa: 28/9/ Entrega de pesquisa sobre o Goalball. Conhecendo um pouco dos Jogos Paralímpicos. Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1960, na cidade de Roma, Itália. O Brasil fez sua estreia em Jogos Paraolímpicos em 1972, em Heidelberg (Alemanha Ocidental). Nestas Paraolimpíadas, o Brasil não ganhou medalhas. É comemorado em 22 de setembro o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Vale lembrar que 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O melhor desempenho do Brasil em Jogos Paraolímpicos ocorreu em 2012, nas Olimpíadas de Londres, quando os atletas paraolímpicos brasileiros conquistaram 43 medalhas. Ficamos em 7º lugar no quadro de medalhas com 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. O slogan das Paraolimpíadas do Rio 2016 será Viva sua paixão, o mesmo que foi usado nos Jogos Olímpicos Nesta primeira etapa, após conhecer um pouco mais dos esportes Paralímpicos, você deverá realizar uma pesquisa e produzir um trabalho digitado, utilizando as normas da ABNT, sobre o conteúdo descrito abaixo: As regras do Goalball; Como foi a participação do Brasil no Rio 2016? Quais são as principais seleções a nível mundial praticantes de Goalball? Quais são as classificações para deficientes visuais existentes nos esportes Paralímpicos? Como são inseridos esses atletas para poder chegar a uma participação na seleção brasileira? Em casa, utilizando um aparelho conectado a internet, assista ao vídeo: Para entender um pouco mais sobre estes esportes.

7 2,0 pontos 2ª Etapa: 5/10/ Realização de um jogo na quadra coberta, com características do Goalball. Os alunos dispostos em equipes e orientados pelo professor realizarão um jogo com propósito de identificar os pontos importantes a serem trabalhados durante uma partida desta forma. Ao final do jogo, pedirá as explicações de cada aluno e como foi vivenciar alguns momentos sem a visão, durante a participação vendada no jogo (mesa redonda). 3,0 pontos OBS: Conforme disposto durante as aulas, trabalhos entregues após a data agendada serão penalizados com a perda de 50% do valor.

8 7º ano Ed. Física Voleibol Disciplina: Educação Física Professor: Welinton Leandro. PESQUISA E ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE AS PARALIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO ª Etapa: 08 a 23/09/2016 -Aula expositiva e dialogada, vídeo sobre a modalidade voleibol na paraolimpíada. -Dividir a turma em 3 grupos, que deverão realizar uma pesquisa sobre o voleibol sentado e suas regras, curiosidades e algum esporte que não conheciam) 2ª Etapa: 26/09 a 22/10/2016 -Produção de um texto descritivo com figuras e imagens, contendo informações referentes a história das Paralimpíadas do Rio de Janeiro O texto deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, contendo capa, introdução, desenvolvimento e conclusão. Anexar ao trabalho 3 gravuras ou fotos para confecção de um painel expositivo. -Cada grupo fará apresentação de sua pesquisa e devera conter um vídeo ilustrativo. 3ª Etapa: 24/10 a 11/11/2016 Realização de um jogo e atividades na quadra: vôlei sentado. Exposição de painel com imagens das Paralimpíadas. 5,0 pontos

9 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Espanhol Professora: Nayane Machado JUEGO DE TABLERO CON LOS TIEMPOS VERBALES 1ª Etapa 01 a 30/9/2016 -Divisão da turma em grupos de 4 pessoas e será por meio de sorteio. -Aula expositiva sobre o conteúdo verbos -Atividade oral e Lista de exercícios. 2ª Etapa 26/10/2016 -Realização de jogos de tabuleiro com aplicação do uso dos verbos e socialização da turma. 5,00 pontos

10 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet SIMULADO (LISTA DE EXERCÍCIOS) Orientações para realização do trabalho: 1ª Etapa-13 a 27/9/2016 -Aula expositiva sobre o conteúdo: a professora irá explicar os conteúdos selecionados para estudo e preparação do simulado, também realizará sorteio dos trios de alunos. -Nesse período de preparação toda dúvida deverá ser sanada com a professora em sala de aula. 2ª Etapa- 29/9/2016 -Realização do simulado em trios 5,0 pontos

11 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: História Professor: Silas Batista do Nascimento SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MINISTÉRIOS DO ESTADO DO LEM O corpo discente, em grupos de quatro alunos, irão pesquisar as necessidades de LEM, na área de saúde, segurança, cultura, lazer, economia, e apresentar soluções coerentes, e possíveis para solucionar esses casos. Etapas do trabalho: 1º Passo: Divisão em grupos de 5 alunos; Aula expositiva sobre o conteúdo. 2º Passo: Orientações sobre forma e sites de pesquisa. Elaboração da pesquisa (laboratório de informática) e montagem do trabalho: 18/10/2016 3º Passo: entrega do trabalho escrito em 25/10/2016, digitado de acordo com as normas técnicas (Fonte Arial, tamanho 12, capa, introdução, desenvolvimento, conclusão). Critérios para a correção do trabalho: A partir da observação da correta elaboração e análise dos pontos culturais. 5,0 pontos

12 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Matemática Professora: Érica Fernanda JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS JOGOS MATEMÁTICOS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÕES DO 1º GRAU. 1ª Etapa: Entre os dias 08/09 a 16/09 serão desenvolvidas em sala as seguintes passos: 1º - Organização e divisão das equipes; 2º - Depois das equipes organizadas, a professora entregará desafios matemáticos e cada equipe com bastante atenção, deverá ler e fazer as anotações sobre dados e informações sobre os desafios; 3º - Em seguida a professora vai estipular um tempo (entre 5 e 10 minutos) para que cada equipe solucione cada desafio, estimulando sempre a importância do trabalho em equipe. 4º - Passado o tempo estipulado pela professora, a mesma fará a análise das soluções, e em seguida cada equipe fará a socialização dos desafios para o grande grupo; 5º - Cada equipe ficará responsável de pesquisar outros desafios matemáticos para desafiar as outras equipes, em data posterior. 2ª Etapa: Entre os dias 19/09 a 23/09 serão desenvolvidas em sala: 6º - A professora analisará cada desafio proposto pelas equipes, para a partir daí seguir dando prosseguimento as próximas etapas; 7º Será realizado um sorteio e cada equipe irá desafiar as outras equipes com os desafios pesquisados. 8º As equipes terão um limite de 10 minutos para solucionar os desafios que forem solicitados pelas equipes desafiadoras. 9º A professora dará auxílio a todas as equipes, tirando algumas dúvidas se for necessário. Cada desafio solucionado deverá ser socializado com o grande grupo. 5,0 pontos

13 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Redação Professora: Margarida Mieko Noce Kuroda 1- ANÁLISE E CRIAÇÃO DE UM NOVO CONTO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DIRECIONADO DE ATIVIDADES REFERENTES DO COMPLEMENTO CONTOS - PARTE DO MATERIAL DO SISTEMA OBJETIVO. 1ª Etapa 12/9 a 16/ 9/2016 A partir desta proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de texto de (CONTOS) tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável. - Ampliar a habilidade de leitura; - Expandir a capacidade de uso da linguagem; - Ler Contos e produção. - Propiciar múltiplas leituras de um texto, bem como interação social; - Desenvolver a criatividade na realização dos trabalhos; - Analisar diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto; - Formular opiniões e justificá-la. - Resolver exercícios com clareza. 2ª Etapa 19 a 23/9/ Compreensão e interpretação de texto; - A linguagem literária, suas características e componentes estéticos; - Gêneros/tipo textual. - Produção de texto em forma de contos. - Ortografia e Acentuação. - Oração e frases. - Criar uma nova história após a leitura do livro. - Criações serão individuais. 3ª Etapa 26 a 30/9/ Entrega do trabalho escrito para a professora. 1,0 pontos

14 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Parte II Professora: Solange C. B. Stocco Projeto de Leitura: Ei, você! Vem me ler! Atividade 1: SEMINÁRIO SOBRE O LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO O livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento reúne treze contos que, embora escritos em uma época marcada pela velocidade e pelo mundo virtual, traz à tona o encantamento dos contos de fada. Os personagens, criados por Marina Colasanti, habitam lugares distantes, vivem em outros tempos, porém buscam como o homem de hoje, a liberdade, a justiça, o amor, o sonho, a própria identidade. Nesse universo atemporal e simbólico podemos encontrar respostas que dialogam com nossos desejos e sonhos cujos caminhos da razão nem sempre conseguem percorrer. Vamos, junto com esses personagens, romper barreiras, superar obstáculos, tecer diferentes caminhos que nos encorajem a seguir em frente por reinos fantásticos ou universos reais, pelo som das palavras ou pelo silêncio delas, mas com a possibilidade de criar e apreender novos sentidos. Motivação para realização da leitura da obra Doze reis e a moça no labirinto do vento ; Leitura da apresentação da obra e levantamento de hipóteses acerca das narrativas; Leitura integral e individual do livro Doze reis e a moça no labirinto do vento ; Debate oral, em sala, a respeito das impressões e opiniões que os alunos formaram a partir da leitura da obra; Sorteio e formação das duplas para resolução da atividade escrita proposta pela professora; Orientações para resolução dos questionamentos a partir da obra lida e explorada em sala de aula; Apresentação dos contos em forma de seminário: cada dupla ficará responsável por um conto que será sorteado previamente; Ajustes finais com as duplas para apresentação de seminário; Apresentação de Seminário.

15 Cronograma: De 3/9 a 30/9 Motivação para leitura do livro Doze reis e a moça no labirinto do vento ; Leitura integral da obra; Esclarecimento de eventuais dúvidas acerca do livro lido; Debate oral, em sala, a respeito das impressões e opiniões que os alunos formaram a partir da leitura da obra; Orientações para resolução da atividade escrita; Início da resolução da atividade escrita pelas duplas, composta pelas seguintes questões, em 16/9: 1. Em sua opinião, qual o traço mais forte da personalidade da Moça Tecelã? 2. Se você tivesse as habilidades da moça tecelã, o que desejaria tecer para você, para sua família, para sua cidade e para seu país? 3. Conte com suas palavras o que aconteceu no final da história entre o rei e rainha, no conto Entre leão e unicórnio. 4. No texto A mulher ramada, o que o personagem fez para acabar com a dor da solidão? Conte através de um desenho. 5. No texto No colo do verde vale, o personagem faz duas grandes descobertas. Explique quais são. 6. O trecho: Foi portanto de manhã, logo ao amanhecer, que a trança aconteceu. Uma longa trança loura, que para seu absoluto espanto o príncipe viu escorrer pela fenda no fluxo do filete, e lá ficar, pendurada e gotejante, balançando de leve. Rápido, antes que fosse recolhida por sua misteriosa dona, agarrou-a na ponta dos dedos. É um trecho de que conto? 7. Conte com suas palavras o desfecho do conto Onde os oceanos se encontram. 8. No conto Um desejo e dois irmãos, qual foi a solução encontrada pelo pai para resolver o conflito ente os filhos? Sua ideia deu certo? Explique. 9. O que levou o rei, no conto Palavras Aladas, a dizer Que se abram as portas? Explique. 10. Como você interpreta a atitude da moça no final do conto que dá título ao livro? 11. Sobre quais contos nenhuma pergunta foi feita nesta atividade? 12. Escolha um deles e elabore duas perguntas. 13. De que conto você mais gostou? Justifique sua escolha. 14. Que conto você achou mais difícil sua compreensão? 15. Em sua opinião, outro conto poderia ser o título do livro? Qual? Justifique. Escolha de metodologia e definição de instrumentos para apresentação de seminário; Orientações para organização de apresentação de seminário a partir da leitura de obra literária; Ajustes finais dos preparativos para apresentação de seminário; Apresentação de seminário a partir da leitura da obra. Critérios de avaliação: Observação ao cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização da leitura da obra; Capacidade de sistematização oral das idéias abstraídas da leitura da obra e das discussões realizadas em sala após a leitura do livro; Domínio da linguagem verbal oral e/ou escrita.

16 1,0 (um ponto) Atividade 2: LIVRO MELHORES DIAS VIRÃO- GISELDA LAPORTA NICOLELIS Lenílson, moleque de periferia, conta como se tornou bandido. Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos. Motivação para realização da leitura da obra Melhores dias virão ; Leitura da apresentação da obra e levantamento de hipóteses acerca da narrativa; Leitura integral e individual do livro Melhores dias virão ; Debate oral, em sala, a respeito das impressões e opiniões que os alunos formaram a partir da leitura da obra; Divisão da turma em 03 equipes responsáveis por pesquisar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) direitos e deveres; sobre violência urbana - causas e possíveis soluções e sobre o tema Consciência Negra; Apresentação da pesquisa, compartilhando os resultados obtidos coletivamente anotar pontos importantes; Orientações gerais e individuais para produção de texto de opinião acerca da obra lida; Elaboração de texto sobre a narrativa que deve apresentar uma crítica sobre a temática abordada na obra, fundamentada nas pesquisas efetuadas e compartilhadas pelos grupos; Correção de produção textual (análise crítica); Devolução das produções e orientações para possíveis reelaborações. Entrega do trabalho para avaliação final do conteúdo escrito. Cronograma: De 5/9 a 28/10 Motivação para leitura do livro Melhores dias virão ; Leitura integral da obra; Esclarecimento de eventuais dúvidas acerca do livro lido; Debate oral, em sala, a respeito das impressões e opiniões que os alunos formaram a partir da leitura da obra; Diviso das equipes; Orientações para pesquisa solicitada; Apresentação da pesquisa em sala de aula; Orientações para resolução da atividade escrita; Elaboração da produção textual, conforme orientação; Correção da produção textual; Devolução das produções com orientações para refacção, se necessária; Entrega do texto finalizado para avaliação da produção escrita.

17 Critérios de avaliação: Observação ao cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização da leitura da obra; Capacidade de sistematização oral das idéias abstraídas da leitura da obra e das discussões realizadas em sala após a leitura do livro; Domínio da linguagem verbal oral e/ou escrita. 1,0 (um ponto) OBS: Conforme disposto pela professora em sala com seus alunos, trabalhos entregues após a data agendada serão penalizados com a perda de 50% do valor.

18 7º Ano Ensino Fundamental Projeto de Robótica Professor: Jean Tárcito. MOSTRA DE CONHECIMENTO 7º Ano (História da tecnologia contada por imagens) É difícil para um aluno do século XXI imaginar que as imagens um dia foram capturadas de forma analógica, que por muito tempo eternizar momentos era uma tarefa realizada por poucos que conheciam a técnica de fotografar e revelar. Visando a compreensão do aluno com relação à evolução da tecnologia, os alunos do sétimo ano de ensino fundamental, irão montar uma mostra que contará a evolução da tecnologia de captura de imagens. Com o tema: Evolução da tecnologia, da câmera PINHOLE as Câmeras digitais. A turma será dividida em cinco grupos, cada grupo ficará responsável por um tema a ser apresentado, os grupos e temas serão definidos por sorteio. A mostra ocorrerá no horário normal das aulas da turma, nas dependências da escola. Conteúdos: Formação de imagens (visor PINHOLE); Formação de Imagens II (caixa de cinema); Captura e revelação de imagens, câmera Pinhole; A polaroide; Câmeras digitais; Obs. Durante a mostra outros projetos serão mostrados, esses projetos são: Carro acionado por LDR, Planador infinito. 1ª Etapa: 15/09 - Orientações gerais sobre o trabalho. Conteúdo a ser pesquisado e apresentado; Demonstração do que é uma câmera PINHOLE ; Sorteio dos grupos de alunos, cada dupla ficará responsável por um tema a ser apresentado; 2ª Etapa: 22/09 - Estudo sobre conceito de fotografia e formação de imagem, referencial teórico. - História da evolução das câmeras fotográficas. - Início da produção da câmera.

19 3ª Etapa: 29/09 - Produção da câmera. 4ª Etapa: 05/10 - Hora de fotografar. Do material 1 lata de alumínio ou 1 caixa que não entre luz; (Aluno) 1 folha de papel fotográfico; (escola) 1 pedaço de papel cartão preto ou tinta preta; (escola) 1 prego e 1 martelo para fazer uma furo na lata; (professor) 1 lata de refrigerante vazia; (aluno) 1 lixa; (professor) Revelador fotográfico; (escola) Interruptor fotográfico; (escola) Fixador fotográfico; (escola) Fita adesiva preta. (professor)

9ª Série Ensino Fundamental

9ª Série Ensino Fundamental 9ª Série Ensino Fundamental Disciplinas: Ciências Professoras: Regina Patricia SEMINÁRIO QUÍMICA INORGÂNICA O trabalho constará de 3 etapas: 1º Etapa: 19 a 23/9/2016 -Aula expositiva sobre o conteúdo.

Leia mais

8ª Série Ensino Fundamental

8ª Série Ensino Fundamental 8ª Série Ensino Fundamental Disciplinas: Ciências Professoras: Regina Patricia PALESTRA E CAMPANHA SOBRE PREVENÇÃO ÀS DSTS O trabalho constará de 3 etapas: 1º Etapa: 26 a 30/9/2016 -Divisão da turma em

Leia mais

6º Ano Ensino Fundamental

6º Ano Ensino Fundamental 6º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais III Bimestre / 2017 Projeto de Robótica Professor: Jean Tárcito. MOSTRA DE CONHECIMENTO, DOS SENSORES A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 6º ANO

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais III Bimestre / 2017 Disciplina: Física Professor: Alisson JOGOS EDUCATIVOS SOBRE ELETRICIDADE Tendo em vista que as competições intelectuais

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1 - Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

2ª Série Ensino M édio

2ª Série Ensino M édio 2ª Série Ensino M édio Disciplina: Filosofia Professor: Ivanildo Júnior Debate sobre o filme: Matrix A Origem 1ª Etapa: 24/4 a 28/04 O professor apresentará a proposta aos alunos na sala e fará as orientações

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017 Projeto Quero Ler Fundamental 2 Coleguium/2017 O que é o PQL? É a construção de um conto a partir da leitura feita pelo aluno de um livro escolhido por ele e supervisionado pela professora da turma. Instruções

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M. - 2017 Filosofia e Sociologia Data de Pontuação Atividade Descrição Observação 16/05/17 4,0 Slide Elaborar um slide sobre o subtema que está responsável

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Andréa Machado Atividades: Atividade 1: Produção de um musical a partir da leitura da obra Lisbela e o prisioneiro de Osman Lins. Atividade 2: Produção de um jornal

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO SEMINÁRIO - OBRA SEQUESTRO NO CIBERMUNDO Aula Expositiva - Divisão dos grupos e orientações

Leia mais

CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017

CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017 ESCOLA MONTEIRO LOBATO OBJETIVO Unidade 1 Barreiras Bahia, 1º de Fevereiro de 2017. SERVIÇO DE DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO LEGENDA

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 9º ano Disciplina: Ciências Data: 15 de abril a 06 de maio

Leia mais

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Filosofia 3ª Geralda Helena 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 teoria do conhecimento sobre os quais se compôs a produção filosófica, elaboradas a partir dos diferentes

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

(03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos

(03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos (03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos Obs.: Os conteúdos programáticos previstos para a 2ª etapa poderão ser alterados para ajustes do planejamento escolar em relação ao desempenho das

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado. Língua Inglesa Data Atividade Conteúdo Postado

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado. Língua Inglesa Data Atividade Conteúdo Postado 8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre Turma 81 Filosofia 24/09 Elaboração do Conclusão da Entrevista (mais informações na área Vídeo no Laboratório de Informática. de Estudos Curta Justiça

Leia mais

EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Módulo de Educação e Cultura MEC Ensino Médio

EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Módulo de Educação e Cultura MEC Ensino Médio EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Módulo de Educação e Cultura MEC Ensino Médio TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA Prof. Diones Charles Física 2 2º ano A Taguatinga, 22

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO Centro Educacional La Salle Av. Dom Pedro I, 151 Bairro Dom Pedro Manaus/AM Fone: (92) 3655-1200 E-mail: lasalle.manaus@lasalle.org.br ALUNO (A): DISCIPLINA Língua Portuguesa / Língua Inglesa / Arte S

Leia mais

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos.

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos. PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Matemática Componente Curricular/Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de Textos Carga Horária Total: 63,3h - Aulas semanais: 4 Professor(es)

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: Mês: Março e Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1: Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81 8ª Série Datas de Provas e s 3º Trimestre Turma 81 Filosofia 24/09 Elaboração do Vídeo no Laboratório de Informática. Conclusão da Entrevista (mais informações na área de Estudos Curta Justiça T.81 e 82)

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 001/2012 CALENDÁRIO DOS JOGOS

ORDEM DE SERVIÇO Nº 001/2012 CALENDÁRIO DOS JOGOS GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER. GERÊNCIA EXECUTIVA DO DESPORTO FÍSICO JOGOS ESCOLARES E PARAESCOLARES DA PARAÍBA - 2012 ORDEM DE SERVIÇO Nº 001/2012 CALENDÁRIO

Leia mais

CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017

CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017 ESCOLA MONTEIRO LOBATO OBJETIVO Unidade 1 Barreiras Bahia, 1º de Fevereiro de 2017. SERVIÇO DE DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO LEGENDA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO 2016 5º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ONDE O QUE COMO SERÁ REALIZADA? Gêneros: Conto de mistério e lendas urbanas. Literatura:O fantasma

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

MERCADINHO COMPRA CERTA EMEIEF PROF. ERNESTO MARCONDES RANGEL

MERCADINHO COMPRA CERTA EMEIEF PROF. ERNESTO MARCONDES RANGEL MERCADINHO COMPRA CERTA EMEIEF PROF. ERNESTO MARCONDES RANGEL Professor(es) Apresentador(es): Tânia Mara Martins Goulart Realização: Foco do Projeto Atividades interdisciplinares: Língua Portuguesa Gêneros

Leia mais

HORTA DOMÉSTICA NA ESCOLA E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo

HORTA DOMÉSTICA NA ESCOLA E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo HORTA DOMÉSTICA NA ESCOLA E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Professor(es) Apresentador(es): Celina Ap Rodrigues Machado Dos Santos Ivani Pedrozo França Umeki Marco Antonio Realização: Foco do Projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec ETEC. PAULINO BOTELHO Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série: 2ºA,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Eventos FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

2º ano - Ensino Médio

2º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Cuerpo humano Pronombres de complemento (doler) Deportes Pretérito Imperfecto Pretérito

Leia mais

SISTEMA DEDISPUTAS. Para esta etapa, cada duas microrregiões formarão uma região, que terá uma sede onde ocorrerão as disputas:

SISTEMA DEDISPUTAS. Para esta etapa, cada duas microrregiões formarão uma região, que terá uma sede onde ocorrerão as disputas: 1 - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO O XXIII JIMI será disputado em 03 (três) etapas: SISTEMA DEDISPUTAS 1.1-1ª ETAPA - JOGOS MICRORREGIONAIS Esta etapa será realizada em duas datas sendo: 1ª data Microrregionais

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

3ª Priscila Marra. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Priscila Marra. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade História 3ª Priscila Marra 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Hebreus e fenícios Hebreus e fenícios H6 - Identificar e/ou comparar os modos de vida e as práticas culturais das sociedades

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 18ª vez nos propomos a realizar em nossa capital o concurso de redação: Goiânia na Ponta do Lápis.

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 18ª vez nos propomos a realizar em nossa capital o concurso de redação: Goiânia na Ponta do Lápis. APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiânia na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Educação

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

NA GAVETA DA MEMÓRIA...

NA GAVETA DA MEMÓRIA... NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras

Leia mais

Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências

Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências - 2012 Regulamento 1. Objetivos: a. Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando,

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos Professor

Plano de Trabalho com Projetos Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Interpretação textual; Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis.

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis. APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiânia na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Educação

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO Proporciona no aluno a habilidade de conhecer os diversos tipos de contos, e desenvolver no aluno

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016 1º trimestre -2016 Professor (a): Janice Rodrigues Gomes, Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Ano:9 EF Turma:19A e 19B Lista dos conteúdos: Leitura e interpretação de

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL elaboração de frases / MATEMÁTICA: Trabalhar medidas de capacidade com auxílio de garrafas e outros recipientes / Relação de objetos ou coisas medidas

Leia mais

PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PROFESSOR Nome Email Instituição Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento. marciamychelle1@gmail.com Escola Estadual Padre Cosme TÍTULO DA ATIVIDADE Conhecendo

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 9º ano 2º Trimestre - 2017 Língua Portuguesa Caros pais, Relacionamos no quadro abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos

Leia mais

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): André Luis Gazeta de Souza Maria do Rosário Ordonis Realização: Foco do Projeto

Leia mais

O celular na sala de aula

O celular na sala de aula O celular na sala de aula ELABORANDO NOTÍCIAS Objetivo: Noticiar um fato - Entrevistar, utilizando o gravador do celular, pessoas que fazem parte do fato a ser noticiado, no bairro ou comunidade em que

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE. 1º Horário: Ciências Conteúdo: Correção de atividades. Atividade: *** Tarefa: ***

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE. 1º Horário: Ciências Conteúdo: Correção de atividades. Atividade: *** Tarefa: *** 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CHILE 1º Horário: Ciências Conteúdo: Correção de 2º Horário: Português pintinho verbo. Atividade: Correção coletiva de 3º Horário: Português pintinho verbo. Atividade: Correção

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

6º ANO ARGENTINA. 1º Horário: Ciências Conteúdo: Camadas da atmosfera. Atividade: Aula expositiva e dialogada. Tarefa: Página 169 (nºs01 a 04).

6º ANO ARGENTINA. 1º Horário: Ciências Conteúdo: Camadas da atmosfera. Atividade: Aula expositiva e dialogada. Tarefa: Página 169 (nºs01 a 04). 6º ANO ARGENTINA 1º Horário: Ciências Conteúdo: Camadas da atmosfera. Atividade: Aula expositiva e dialogada. Tarefa: Página 169 (nºs01 a 04). 2º Horário: Português Conteúdo: Pronomes pessoais retos e

Leia mais

Roteiro de estudos IV Unidade Ano letivo 2016 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos IV Unidade Ano letivo 2016 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA 1. Poemas e suas características Livros de Língua Portuguesa; sites; atividades xerografadas. LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação de texto do gênero Poema. (2,0) Estrutura de um poema identificando

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A

Leia mais

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS:

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA Religiosidade, religião e fé; O desejo de ser feliz; CF 2012 Fraternidade e Saúde Pública; Liberdade e responsabilidade; Os dois caminhos; O respeito

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações Valor Data V1 (Verificação I) 10 pontos 20 de abr V2 (Verificação II): -5 fichas de leitura (2 pontos) - prova escrita (8 pontos) VT (Verificação

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA E-book A SAÚDE NO CONTEXTO DO MOVIMENTO HUMANO Síndrome do Túnel do Carpo ORIENTAÇÃO: Prof.: Lorena Freire Prof.: Renata Amanajás Prof.: Iranete

Leia mais

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS:

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS: Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio Basquete Futsal Handebol Voleibol Festa junina Jogos Olímpicos Nutrição e exercício Aulas práticas, trabalhos em grupo, aulas expositivas e interativas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série:1ºA,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA 1) Faça seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, participe da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) Mantenha

Leia mais

22/01/2016 Sexta-feira. 2º ano do Ensino Fundamental I

22/01/2016 Sexta-feira. 2º ano do Ensino Fundamental I 2º Ano - C 2º Ano - B 2º Ano - A 1ª, 2ª e 3ª e 22/01/2016 Sexta-feira 2º ano do Ensino Fundamental I 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Números naturais do 6 ao 9; Págs.22

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. Data de Revisão: Dezembro Data de Aprovação: 10 de Novembro de 2005

DESCRITIVO TÉCNICO. Data de Revisão: Dezembro Data de Aprovação: 10 de Novembro de 2005 DESCRITIVO TÉCNICO OCUPAÇÃO 29 Data de Aprovação: 10 de Novembro de 2005 Data de Revisão: Dezembro 2005 A comissão de Diretores do SENAI, Coordenadora das Olimpíadas do Conhecimento, determina, de acordo

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 6º ano Disciplina:

Leia mais

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal.

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal. ROTEIRO DE AVALIAÇÕES do 2 ANO DA IV UNIDADE PROCESSUAL ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:

Leia mais

EDITAL Nº 04 /2016 DIGER/CAMPUS MACAPÁ NORMAS PARA OS JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS MACAPÁ, 1ª EDIÇÃO/2016.

EDITAL Nº 04 /2016 DIGER/CAMPUS MACAPÁ NORMAS PARA OS JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS MACAPÁ, 1ª EDIÇÃO/2016. campus MACAPÁ O DIRETOR GERAL DO CAMPUS MACAPÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS QUE LHE CONFERE A PORTARIA IFAP Nº 1.321/2015, CONFORME

Leia mais

6º ANO BRASIL. 1º Horário: Português Conteúdo: Interpretação do texto: O pintinho. Atividade: Correção coletiva. Tarefa: ***

6º ANO BRASIL. 1º Horário: Português Conteúdo: Interpretação do texto: O pintinho. Atividade: Correção coletiva. Tarefa: *** 6º ANO BRASIL 1º Horário: Português Conteúdo: Interpretação do texto: O pintinho. Atividade: Correção coletiva. 2º Horário: Ed. Física 3º Horário: História Conteúdo: Análise da cultura do povo Nok. 4º

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL Prof. MSc Samuel Guerra Torres Prof. Patric Barreto CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo Horas 1 06/ago Planejamento 0 2 13/ago

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 7. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte Ciências A nota do PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas ao caderno de Arte. 1.

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

Da notícia à crônica

Da notícia à crônica PIBID - Língua Portuguesa Escola Estadual Professor José Fernandes Machado Turma: 1º ano A Vespertino Bolsistas: Supervisor: Ladmires Carvalho Coordenadora de área: Érica Iliovtiz Sequência didática Crônica

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA Sala 5 Língua Portuguesa EF I E.M.E.I.E.F PROFª ODILA DE SOUZA OLIVEIRA Professora Apresentadora: WANDA ARAÚJO ALKMIM GALVÃO Realização: Justificativa A História

Leia mais

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016 Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Edição grandiosa das Paralímpiadas 2,1 milhões de ingressos vendidos, superando Pequim 2008 e atrás apenas de Londres

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL Profª. ELIENE 3º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL Profª. ELIENE 3º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL Profª. ELIENE 3º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26 /09/2013 Etec: Prof. Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 9º ANO A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 9º ANO A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 9º ANO A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Interpretação textual com imagens, charges, cartum; Figuras de linguagem: Palavras e pensamento;

Leia mais

Turismo #FPS rumo ao Rio 2016

Turismo #FPS rumo ao Rio 2016 Turismo #FPS rumo ao Rio 2016 EE Prof. Francisco Pereira da Silva Professor(es) Apresentador(es): Kamila Vieira Machado Realização: Foco do Projeto Disciplinas: Língua estrangeira- Francês -Saudações/

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS. Expressões numéricas, múltiplos e divisores de um número natural (valor 3,0)...

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS. Expressões numéricas, múltiplos e divisores de um número natural (valor 3,0)... CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS COMPONENTE CURRICULAR Matemática Ciências Português Profª Fernanda História Geografia CONTEÚDOS Expressões numéricas, múltiplos e divisores

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso aprovado pela portaria Cetec nº Etec: Prof.ª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano letivo: 2017 Semestre: PRIMEIRO-NOTURNO DISCIPLINA: Comportamento Organizacional

Leia mais

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais.

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais. Venha jogar conosco! Estão abertas as inscrições para os Pais, Mães e os Ex-Alunos nos Jogos Salesianos 2017!!! Lembrando que as inscrições estarão abertas até dia 21/09, quinta-feira, às 15h! Abaixo os

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações da disciplina para o 1º semestre de 2010 Valor Data V1 (Verificação I): 10 pontos 11 de abril V2 (Verificação II): - OFICINA DE PRÁTICAS

Leia mais