Informática para Concursos. Professor: Lourival Kerlon. Questões Editor de Planilha (Excel)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática para Concursos. Professor: Lourival Kerlon. Questões Editor de Planilha (Excel)"

Transcrição

1 Informática para Concursos Professor: Lourival Kerlon Questões Editor de Planilha (Excel)

2

3 1ª) O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple e dispositivos móveis, como o Windows Phone, Android ou o ios. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos, que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. Em relação ao editor de planilha MS-Excel, é CORRETO afirmar que a) a planilha é constituída de células (linhas x colunas). b) permite o uso de fórmulas matemáticas e não estatísticas. c) usa apenas gráfico de setor. d) o uso de hiperlink só é possível fora das células. e) a proteção da planilha só permite, no máximo, três caracteres.

4 2ª) Na planilha Excel, são registrados os valores 100, 5, 6 e 7, respectivamente, nas células A1, A2, A3 e A4. Na célula A5 é registrada a seguinte fórmula =(A1/A2)+(A3*A4)/2. O resultado de A5 equivale a a) 38 b) 60 c) 41 d) 36 e) 30

5 3ª) Escolhida a mesa para começar a trabalhar, o chefe do setor entregou ao técnico administrativo um flash drive contendo uma planilha eletrônica Excel e pediu-lhe para que escrevesse um relatório no Word utilizando os dados da planilha. O relatório deveria conter o total de diárias e o total geral gasto pela unidade no mês de maio. Ao concluir o trabalho, o técnico administrativo deveria salvar o arquivo na pasta Trabalho compartilhada na rede, a partir do computador de nome Chefia. Para obter o total gasto pela unidade no mês de maio de 2017, o técnico administrativo deverá digitar, na célula D9, a fórmula a) =TOTAL(D2;D8) b) =SOMA(D2;D8) c) =TOTAL(D2:D8) d) =SOMA(D2:D8)

6 4ª) Para obter a soma do total gasto com diárias, o técnico administrativo deverá digitar, na célula D10, a fórmula a) =SOMASE(D2:D8;1414;B2:B8) b) =SOMASE(B2:B8;1414;D2:D8) c) =SOMASE(B2;B8;1414;D2;D8) d) =SOMASE(D2;D8;1414;B2;B8)

7 5ª) Observe a figura a seguir, extraída do MS Office Excel: Assinale a opção que indica o significado do símbolo $ colocado antes de A10. a) O valor da célula será a soma dos 10 primeiros elementos da coluna A. b) O valor dessa célula será um texto, mesmo que o valor de A10 seja um número. c) Se a célula for copiada por meio de Ctrl+C e Ctrl+V, somente o seu valor será copiado. d) Se essa célula for copiada por meio de Ctrl+C e Ctrl+V, a referência continuará a ser A10, mas somente se for na mesma linha. e) Se essa célula for copiada por meio de Ctrl+C e Ctrl+V, a referência continuará a ser A10, independentemente do destino.

8 6ª) A função SE, no MS Excel, a) determina o erro padrão (standard error) de uma distribuição probabilística. b) retorna valor_se_erro se a expressão for um erro; caso contrário, retorna o valor da expressão. c) calcula a Sensação Extravertida de uma amostra. d) calcula a Soma Exponencial de uma série histórica. e) verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se VERDADEIRO e um outro valor se FALSO.

9 7ª) Para efetuar o cálculo do pagamento à vista de uma conta de R$ 244,00 parcelada em 7 vezes, com taxa de juros de 3% ao mês, deve-se utilizar qual função? a) VP(3%;7;244) b) VF(3%;7;244) c) TIR(3%;7;244) d) VPL(3%;7;244) e) PGTO(3%;7;244)

10 8ª) A seguinte planilha foi elaborada no Microsoft Excel. O conteúdo da célula C1 pode ter sido gerado pela função indicada em a) =COLAR(A1;B1) b) =COPIAR(A1;B1) c) =JUNTAR(A1;B1) d) =JUNTAR(A1+B1) e) =CONCATENAR(A1;B1)

11 9ª) As fórmulas do MS Excel são essenciais e auxiliam na criação de planilhas eletrônicas. Assinale a alternativa que apresenta a fórmula utilizada no MS Excel para somar todos os números em um intervalo de células. a) =PROCV() b) =DESC() c) =SOMA() d) =BD()

12 10ª) Analise a planilha a seguir gerada pelo Excel. Qual o resultado da célula C1=SOMASE(A1:A4;2;B1:B4)? a) 9 b) 8 c) 3 d) 4

13 11ª) No Microsoft Excel, qual dos operadores a seguir deve preceder a digitação de uma fórmula em uma célula? a) # c) = d) + e) $

14 12ª) Considerando planilhas eletrônicas, nas células A1, A2 e A3, estão digitados os valores 20, 12 e 10, respectivamente. Na célula A4, está descrito o valor 14, como resultado da fórmula digitada. Indique qual fórmula foi digitada na célula A4. a) =SOMA(A1:A3) b) =MÉDIA(A1:A3) c) =SOMA(A1*A3) d) =MÉDIA(A1/A3) e) =MÉDIA(A1-A3)

15 13ª) Considerando planilhas eletrônicas, para inserir uma quebra de linha dentro de uma célula, pode-se usar o seguinte comando: a) No Excel, SHIFT + ENTER; no Calc, CTRL + ENTER. b) No Excel, CTRL + ENTER; no Calc, ALT + ENTER. c) No Excel, ALT + ENTER; no Calc, CTRL + ENTER. d) No Excel e no Calc, CTRL + ENTER. e) No Excel e no Calc, SHIFT + ENTER.

16 14ª) Considerando a planilha elaborada no software Excel, determine o valor da célula F1. a) 370. b) 185. c) 295. d) 250. e) 665.

17 15ª) No Excel, o erro #VALOR! ocorre quando: a) Um número é dividido por zero. b) Um valor não está disponível para uma função ou fórmula. c) É usado o tipo errado de argumento ou operando. d) São inseridos valores numéricos inválidos em uma fórmula ou função. e) Uma coluna não é larga o bastante ou quando é usada uma data ou hora negativa.

18 16ª) As macros no software Microsoft Excel são utilizadas para a) facilitar a construção de tabelas. b) criar gráficos dinâmicos. c) operacionalizar funções de soma e subtração. d) automatizar operações complexas e ocasionais. e) automatizar operações repetitivas.

19 17ª) Considere as afirmações abaixo acerca da cadeia de caracteres [ABC]PQR!XYZ referente à célula de uma planilha Excel externa. I. ABC é o nome do arquivo que contém a planilha Excel XYZ. II. XYZ representa a célula da planilha de nome PQR. III. PQR é o nome do arquivo onde está a planilha ABC. É correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) II e III. d) I e II.

20 18ª) Considere as afirmações abaixo acerca da cadeia de caracteres 'file:///c:/users/user/desktop/xuxa.ods'#sasha.lourival referente à célula de uma planilha Calc externa. I. 'file:///c:/users/user/desktop/xuxa.ods' é o diretório do arquivo que contém a planilha Calc SASHA. II. LOURIVAL representa a célula da planilha de nome SASHA. III. #SASHA é o diretório do arquivo onde está a planilha 'file:///c:/users/user/desktop/xuxa.ods'. É correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) II e III. d) I e II.

21 19ª) Uma professora mantém o controle das notas de seus alunos em uma planilha Excel 2013, conforme revela a figura. Sabendo-se que, para o aluno ser aprovado, a média aritmética deve ser maior ou igual a 6, as funções do Excel 2013, que facilitarão a tarefa da professora, no momento da determinação da média que deve ser colocada na coluna F e da situação do aluno mostrada na coluna G, são a) Função SOMA e Função SE. b) Função MED e Função SE. c) Função MÉDIA e Função SE. d) Função SOMA e Função MED. e) Função MED e Função MÉDIA.

22 20ª) Observe a figura seguinte para responder à próxima questão. Analise os itens a seguir e marque a alternativa correta. I) As células A1, B1 e C1 estão mescladas e centralizadas. II) As colunas B e C estão alinhadas ao centro. III) A célula C8 é o resultado da soma das células A3 até A7. IV) As células C3, C4 e C8 estão formatadas como contábil. V) A fonte usada é ARIAL. a) Somente os itens I e IV estão corretos. b) Somente os itens II e IV estão incorretos. c) Somente os itens II e V estão incorretos. d) Somente os itens II, III e IV estão corretos.

23 21ª) Com base em todos os valores apresentados na planilha eletrônica abaixo, assinale a alternativa que apresenta a fórmula que permita somente somar os valores menores que 350: a) =SOMASE(A1:C2;<350) b) =SOMA(A1:C2; <350 ) c) =SOMA(A1:C2;<350) d) =SOMASE(A1:C2; <350 ) e) =SE(SOMA(A1:C2);<350)

24 22ª) Qual é o atalho para formatar um campo com o tipo moeda no programa Microsoft Office Excel? a) ALT+SHIFT+$; b) ALT GR+SHIFT+$; c) CTRL+ALT+$; d) ALT GR+$; e) CTRL+SHIFT+$;

25 23ª) Observe a planilha Excel e a função exibida abaixo, na sua linha 2. O valor obtido em B2 é: a) A b) B c) C d) D

26 24ª) Na planilha a seguir, construída no Microsoft Excel 2013 (em português), são listadas as médias e a frequência de cinco alunos de uma turma. Para que o aluno seja aprovado, é necessário que sua média seja maior que a média da turma e que seja respeitada a frequência mínima determinada pela escola. Considerando que na célula B8 foi inserida a fórmula =ARRED(MÉDIA(B2:B6);1), qual das alternativas a seguir traz a função que deve ser inserida na célula D2 para determinar a situação da aluna Ana? a) = SE(E(B2<B8:C2<B9):"aprovado";"reprovado") b) =SE(OU(B2>B8;C2>B9); "aprovado"; "reprovado") c) =SE(OU(B2<B9;C2>B9); "reprovado" :"aprovado") d) = SE(E(B2>B8;C2>B9):"reprovado";"aprovado") e) =SE(E(B2>B8;C2>B9); "aprovado";"reprovado")

27 25ª) Em uma planilha eletrônica desejamos que se C2 for igual ou maior que 1, a fórmula retorna o texto Sim, caso contrário, retorna o texto Não. Para tanto, deve-se escrever essa fórmula assim: a) =SE[C2=>1- Sim - Não ] b) =SE(C2>=1; Sim ; Não ) c) =SE(C2=>1- Não - Sim ) d) =SE(C2=>1; Não ; Sim ) e) =SE(C2<=1; Sim ; Não )

28 26ª) O trecho de planilha apresentado abaixo foi editado no MS-Excel e contém informações sobre os usuários e as respectivas identificação e função junto à empresa de informática ABC. Caso seja inserida, na célula C6, a fórmula =CONT.NÚM(B2:C5), o valor dessa célula será: a) 6 b) 12 c) 9 d) 3 e) #VALOR!

29 27ª) Considere os seguintes dados em uma planilha do MS Excel: Se foram selecionadas as células A2, B1, C2, D1 e E2, será exibido automaticamente na Barra de Status do programa: (Fonte: Deixe-a-barra-de-status-do-Excel-fazer-todo-o-trabalho-96FC5331- D22F-47AB-978C EC) a) Contagem: 5; Média: 6; Soma: 30. b) Contagem: 10; Média: 3; Soma: 60. c) Contagem: 30; Média: 5; Soma: 30. d) Contagem: 60; Média: 12; Soma: 5.

30 28ª) A figura abaixo apresenta uma imagem de uma planilha do Microsoft Excel. Ao selecionar as células A1 e A2, clicar na alça de preenchimento, no canto inferior direito, e arrastar para baixo até a célula A6, mantendo a tecla Ctrl pressioinada. O conteúdo das células A3, A4, A5 e A6 serão, respectivamente, a) 1, 1, 1, 1. b) 1, 2, 1, 2. c) 2, 1, 2, 1. d) 2, 2, 2, 2. e) 3, 4, 5, 6.

31 29ª) A respeito das funções do Microsoft Excel, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( ) A função CONT.VALORES conta o número de células em um intervalo que contém somente valores numéricos. ( ) A função CONT.SE conta o número de células de um intervalo que atende a um critério especificado. ( ) A função MÉDIASE encontra a média aritmética de valores contidos em um intervalo de células que atende a um critério específico. A sequência correta é a) F, V, V. b) V, V, V. c) V, F, V. d) V, F, F. e) F, V, F.

32 30ª) Qual o número máximo de planilhas em uma pasta de trabalho do Microsoft Excel? a) 122 b) 16 c) 38 d) 1024 e) 255

33 31ª) Uma planilha Excel tem nas células A1 a A7 os valores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e nas células B1 a B7 os valores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e nas células C1 a C7 os valores 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e na célula A10 tem a fórmula =A1 + B3. Copiando (CTRL+C) a fórmula =A1 + B3 da célula A10 e colando (CTRL +V) na célula B12, o valor da célula B12 será igual a a) 5. b) 9. c) 10. d) 11.

34 32ª) Observe a planilha exibida a seguir, sendo editada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão. Assinale a alternativa que contém o valor que será exibido na célula C1, após esta ser preenchida com a fórmula =SE(A1>0;MÉDIA(B1;B4);MAIOR(A1:A4;2)) a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

35 33ª) Sobre a função de Pesquisa e Referência do Microsoft Excel, PROCH, é correto afirmar-se que a) recupera dados em tempo real de um programa que ofereça suporte à automação COM. b) pesquisa a primeira coluna de um intervalo de células e, em seguida, retorna um valor de qualquer célula na mesma linha do intervalo. c) retorna um valor de um intervalo de uma linha ou uma coluna ou de uma matriz d) retorna o número da linha de uma referência. e) localiza um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz.

36 Informática para Concursos Excel Professor: Lourival Kerlon

37 1ª) Gabarito: Letra a) Só existe célula no excel, tendo as coordenadas de (Coluna & linha) ; pois considere que em uma coluna x há determinadas linhas,sendo elas, x1 x2 x3 x4 x5 x6 x7 x8 x9 (...) ou seja, não existe x0, razão pela qual só existe célula, se houver Coluna + Linha.

38 2ª) Gabarito: Letra c) É só lembrar as prioridades de cálculo 1º - (^) Potenciação; 2º - (*) e (/) Multiplicação e Divisão; 3º - (+) e (-) Soma e Subtração; sem esquecer que toda operação entre parênteses tem prioridade sobre a referida ordem, sendo assim: =(100/5)+(6*7)/2 =(20)+(42)/2 =20+21 =41.

39 3ª) Gabarito: Letra d) No Excel existem basicamente duas maneiras de indicar células ou intervalos dentro de uma fórmula, usando ponto-e-vírgula (;) e doispontos (:). De uma maneira simplificada, o primeiro separa um intervalo (ou célula) de outro e o segundo une células formando intervalos. Caso eu queria somar todos os números do intervalo (ou seja, de A1 até A10): =SOMA(A1:A10) Caso eu queira somar apenas o primeiro número (A1) e o último número (A10): =SOMA(A1;A10)

40 4ª) Gabarito: Letra b) Sintaxe: SOMASE(intervalo;critérios;[intervalo_soma])?intervalo = intervalo onde se busca o dado de referência?critérios = nome ou número a ser procurado?[intervalo_soma] = intervalo onde está o dado correspondente ao critério

41 5ª) Gabarito: Letra d) Quando copia e cola, ou arrasta se for: $A1 muda o num da linha mas não da Coluna A$1 muda a coluna mas não muda a linha $A$1 não muda nada A1 muda os 2

42 6) Gabarito: Letra e)

43 7) Gabarito: Letra a) São diversas funções financeiras!! Função VP Retorna o valor presente de um investimento Função VF Retorna o valor futuro de um investimento Função TIR Retorna a taxa interna de retorno de uma série de fluxos de caixa Função VPL Retorna o valor líquido atual de um investimento com base em uma série de fluxos de caixa periódicos e em uma taxa de desconto Função PGTO Retorna o pagamento periódico de uma anuidade VP, uma das funções financeiras, calcula o valor presente de um empréstimo ou investimento com base em uma taxa de juros constante. Você pode usar VP com pagamentos periódicos e constantes (como uma hipoteca ou outro empréstimo) ou um valor futuro que é sua meta de investimento. Sintaxe VP(taxa, nper, pgto, [vf], [tipo])

44 8) Gabarito: Letra e) =concatenar é uma função. Tem como obter o mesmo resultado sem usar uma função através do "&" =concatenar(a1;a2) e =A1&A2 retornarão o mesmo resultado!

45 9) Gabarito: Letra c)

46 10) Gabarito: Letra a) SOMASE te pergunta: (Procuro_aonde?;Ok, qual o critério?;entendi, mas somo quem?) A questão disse pra ele: "somase, procura ali, no A1 até A4, o valor 2. Achou? Agora soma o que tiver ali na B1 até B4 na mesma linha que achou o 2.

47 11) Gabarito: Letra c) Nas planilhas de cálculos, as células podem armazenar valores, variáveis, constantes, fórmulas e funções. As células que iniciarem com o sinal de igual, possuem fórmulas e funções, e deverão ser calculadas ao invés de apenas armazenar o valor. O símbolo # representa erro, O símbolo $ é para travar uma referência de célula, e os e + poderiam ser usados por compatibilidade, mas seriam substituídos pelo sinal de igual após pressionar Enter.

48 12) Gabarito: Letra b) =MÉDIA(A1:A3) A1=20 A2=12 A3= = / 3 = 14

49 13) Gabarito: Letra c)

50 14) Gabarito: b) A fórmula está na barra de fórmulas =soma(a1:a4) ou seja, somar os valores de a1 até a =185

51 15) Gabarito: Letra c) Erros do Excel: a. #N/D Aparece quando a informação que você quer utilizar para executar um cálculo não está disponível b. #VALOR! Aparece quando a fórmula ou função não está correta de acordo com o argumento necessário. Por exemplo, se você utiliza uma fórmula matemática que divida um número por uma palavra terá esse tipo de erro. c. #REF! Aparece quando você apagou células que faziam parte da célula. d. #DIV/0! Aparece quando você tenta dividir um número por zero ou por uma célula em branco e. #NÚM! Aparece quando você tenta utilizar um argumento que não é válido para a função f. #NOME? Aparece quando você tenta utilizar um nome de função que não existe ou um texto sem as aspas dentro de uma fórmula g. #NULO! Aparece quando você tenta utilizar um operador de intervalos ou referência de célula incorretos h. ###### Esse é o mais simples, pois só aparece quando o valor numérico é tão extenso que não cabe na célula.

52 16) Gabarito: Letra e) Macros são recursos usados para automatizar as tarefas realizadas com mais frequência. Muitas delas são criadas com o VBA e gravadas por desenvolvedores de software. No entanto, algumas macros podem representar um possível risco de segurança. Um usuário mal-intencionado pode introduzir uma macro perigosa, em documentos ou arquivos, capaz de espalhar vírus no computador.

53 17) Gabarito: Letra b) Referência de outra planilha ABC => Pasta PQR => Planilha XYZ => Célula Sintaxe: =[pasta]planilha!célula

54 18) Gabarito: Letra d) 'file:///c:/users/user/desktop/xuxa.ods' => Diretório, pasta de onde a planilha se encontra #SASHA => Nome da planilha.lourival => Célula onde se encontra o valor

55 19ª) Gabarito: Letra c)

56 20ª) Gabarito: Nula Com certeza essa questão está errada! I) CORRETA II) INCORRETA III) INCORRETA IV) CORRETA V) INCORRETA Gabaritos que poderiam ser os certos: - Somente I) e IV) estão corretas OU - Somente II), III) e V) estão incorretas

57 21ª) Gabarito: Letra d) A função SOMA é para somar os valores numéricos das células informadas. As letras B e C estão construídas de forma incorreta. A função SE é para realizar um teste, e fazer o verdadeiro ou falso. A letra E está construída de forma incorreta. A função SOMASE é para somar as células que atenderem a um teste. A letra A está com o teste informado incorretamente, pois deveria estar entre aspas. A sintaxe da função SOMASE é =SOMASE(células;teste) =SOMASE(A1:C2; <350") -- > somará os valores de A1 até C2 que forem menores que 350 A1 = 100 é menor que 350? Sim. Então some A1 A2 = 400 é menor que 350? Não. B1 = 500 é menor que 350? Não. B2 = 200 é menor que 350? Sim. Então some B2 C1 = 300 é menor que 350? Sim. Então some C1 C2 = 600 é menor que 350? Não. =SOMASE(A1:C2; <350") tem como resultado -- > = 600

58 22ª) Gabarito: Letra e) Aplicar o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parêntesis). Ctrl+Shift+Cifrão ($)

59 23ª) Gabarito: Letra b) Novidade do Excel 2013/2016. A função SE aceita uma condição, e podemos colocar outras funções SE, criando uma opção aninhada, ou seja, função dentro de função. A função SES aceita várias condições, e para cada condição, um resultado de resposta. A função SES é como o Imediate IF ( IIF ) do Visual Basic, da própria Microsoft Sua sintaxe é =SES(teste1;resposta1;teste2;resposta2;teste3;resposta3;...) = SES ( A1 >= 90 ; "A" ; A2 >= 20 ; "B" ; A3 >= 70 ; "C" ; A4 > 7 ; "D" ) Se o A1 >= 90 exiba "A"... A1 vale é maior ou igual a 90? Não. Próximo. Se o A2 >= 20 exiba "B"... A2 vale é maior ou igual a 20? Sim. Exiba "B" e pronto. Se o A3 >= 70 exiba "C"... Se o A4 > 7 exiba "D"... A4 vale é maior que 7? Sim. Mas não vai exibir nada, porque já teve um teste (o teste2) atendido, e ali em cima, foi finalizado o SES.

60 24ª) Gabarito: Letra e) Diferença da função "E" para a Função "OU": Este caso serve para testar várias condições reunidas. Usa-se o "E" quando TODAS AS CONDIÇÕES precisar ter um determinado valor para se chegar a um resultado (ex: a pessoa só será aprovada se todas essas condições forem reunidas); Usa-se o "OU" quando APENAS UMA DAS CONDIÇÕES precisar ter determinado valor para se chegar a um resultado (ex: a pessoa será aprovada se atingir uma determinada nota OU uma determinada frequência); Como na questão era necessário, para que o aluno fosse aprovado, o preenchimento das duas condições ao mesmo tempo (nota E frequência), a fórmula foi construída com o "E".

61 25ª) Gabarito: Letra b) As letras A e C está erradas, porque o separador de argumentos é o ponto e vírgula, não o traço. A letra E tem o teste 'invertido', verificando valores menores ou iguais a 1 para exibir Sim. Na letra D o teste exibirá Não, caso seja maior ou igual a 1. A sintaxe da função SE é =SE(teste;verdadeiro;falso)

62 26ª) Gabarito: Letra d) A função CONT.NÚM é para contar quantos números existem nas células informadas. No intervalo de B2 até C5, existem 3 números (123, 501 e 50)

63 27ª) Gabarito: Letra a)

64 28ª) Gabarito: Letra b) Com o CTRL pressionado, será copiado. Portanto 1,2 será preenchido na sequência com suas cópias, 1,2,1,2

65 29ª) Gabarito: Letra a) A função CONT.VALORES conta as células contendo qualquer tipo de informações, incluindo valores de erros e texto vazio (""). Por exemplo, se o intervalo contiver uma fórmula que retorna uma cadeia vazia, a função CONT.VALORES contará esse valor. A função CONT.VALORES não conta células vazias. Se não precisar contar valores lógicos, texto ou valores de erro (em outras palavras, se quiser contar apenas as células que contêm números), use a função CONT.NÚM. Se quiser contar apenas as células que atendem a certos critérios, use a função CONT.SE ou a função CONT.SES fonte:suporte Office

66 30ª) Gabarito: letra e) Excel Número máximo de caracteres em uma célula: Número máximo de células: Número máximo de linhas: Número máximo de colunas: (A - XFD) Número máximo de planilhas: 255 (Na teoria*) Calc (Versão ) Número máximo de caracteres em uma célula: Número máximo de células: Numéro máximo de linhas: Número máximo de colunas: (A - AMJ) Número máximo de planilhas: Não encontrei essa informação* FONTE: Microsoft

67 31ª) Gabarito: Letra a) Como foi copiado usando CTRL + V, a fórmula atualiza de A10 = A1+B3 para B12=B3+C5 e o resultado fica B12= que é 11.

68 32ª) Gabarito: Letra b) Nas planilhas eletrônicas podemos usar funções para realização de cálculos, testes, obtenção de dados estatísticos, etc. A função SE é usada para testar uma condição, e caso seja verdadeira, faz um conjunto de instruções, ou faz outro conjunto de instruções caso seja falsa. A fórmula =SE(A1>0;MÉDIA(B1;B4);MAIOR(A1:A4;2)) é usada para realizar um teste, e de acordo com o resultado, fazer o verdadeiro ou falso da expressão. O teste é A1>0, que é falso, porque A1 tem o valor 0. Zero não é maior que zero. Assim, a parte do verdadeiro (MÉDIA(B1;B4) é ignorada, e fazemos a parte do falso MAIOR(A1:A4;2). Esta pede o segundo maior valor de A1 até A4. O primeiro maior valor é 5. O segundo maior valor é 3.

69 33ª) Gabarito: Letra e) A função PROCH localiza um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes:

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: Exercícios em Excel Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: 1) Com relação às informações presentes na figura anterior e aos

Leia mais

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT EXCEL, BROFFICE.ORG E LIBREOFFICE CALC MICROSOFT EXCEL LIBRE

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL ENTRANDO NO EXCEL Como o MS Excel faz parte da família Office, é bem provável que você o encontre diretamente abrindo o botão iniciar, e depois dentro do menu programas. A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL FORMATANDO

Leia mais

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9 Por Márcio Raphael ÍINDICE Fórmulas... 3 Funções... 6 Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo... 6 Funções Maior e Menor... 7 Função Se... 8 Exercício... 9 Função Se Aninhada... 10 Função Concatenada... 10

Leia mais

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel -

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Aula do dia 13 de setembro de 2012 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Sobre Planilhas Eletrônicas São usadas para: Trabalhar com lista

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta:

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta: INFORMÁTICA 01. Marque a opção que contém a definição correta de Intranet: a) Rede de computadores que não pode ter acesso à Internet. b) É uma rede local de computadores, ou seja, é limitada fisicamente.

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21 Copiando a formatação de uma planilha para outra No exemplo abaixo estamos querendo elaborar duas planilhas que são muito semelhantes e queremos aproveitar a formação completa de uma na outra. Quando queremos

Leia mais

Chegou a hora de entender como funcionam as fórmulas e as funções do Excel. Ao término desse material, você será capaz de:

Chegou a hora de entender como funcionam as fórmulas e as funções do Excel. Ao término desse material, você será capaz de: Professor: Alessandro Borges E-mail: alessandroborgesbsb@gmail.com Facebook: facebook.com/alessandroborgesbr Youtube: youtube.com/alessandroborgesbr EXCEL 213 Fórmulas e Funções Chegou a hora de entender

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

FUNÇÃO SE. = SE ([condição]; [valor se verdadeiro]; [valor se falso]). A condição pode ser efetuada usando sinais matemáticos comparativos:

FUNÇÃO SE. = SE ([condição]; [valor se verdadeiro]; [valor se falso]). A condição pode ser efetuada usando sinais matemáticos comparativos: FUNÇÃO SE A função SE() é uma função especial que determina o valor da célula de acordo com um teste-lógico. Ela sempre contém uma condição, que definirá o valor da célula. Se a condição for verdadeira

Leia mais

LibreOffice Calc. Jamille Madureira

LibreOffice Calc. Jamille Madureira LibreOffice Calc Jamille Madureira O Calc oferece um conjunto de funções que podem ser usadas. Uma função é um comando que recebe uma informação, realiza um cálculo e devolve uma resposta ao usuário.

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo:

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo: INFORMÁTICA 01. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando somente o botão direito do mouse, dentro de uma mesma unidade de disco no Windows Explorer: a) O arquivo é copiado para a pasta

Leia mais

Manual de Backup de Arquivos

Manual de Backup de Arquivos Manual do Usuário Manual de Backup de Arquivos BACKUP Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Objetivo... 3 Mídias Apropriadas para Gravação de Dados... 4 Pen Drive... 4 HD Externo... 4 Procedimento...

Leia mais

Figura1. Planilha Calc

Figura1. Planilha Calc Introdução à Informática Prof. Angelo Gonçalves da Luz Operadores em Calc O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica poderosa e cheia de recursos similar ao Microsoft Excel e vem evoluindo constantemente,

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL ASSUNTO: FÓRMULAS

MATERIAL EXTRA DE EXCEL ASSUNTO: FÓRMULAS 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

04 Fórmulas Matemáticas

04 Fórmulas Matemáticas HEWLETT-PACKARD 04 Fórmulas Matemáticas [Digite o subtítulo do documento] Prof. Rodrigo [Digite aqui o resumo do documento. Em geral, o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ - NCE EXERCÍCIOS-02

EDITORA FERREIRA MP/RJ - NCE EXERCÍCIOS-02 EDITORA FERREIRA MP/RJ - NCE EXERCÍCIOS-02 01 - Observe a figura abaixo extraída do MS Windows Explorer: Selecionando a opção Documento do Microsoft Word: (A) será criado um arquivo chamado doc1.doc na

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

Plano de Aula - Excel 2016 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel 2016 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Excel 2016 Avançado - cód. 6372 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Básicos Aula 2 Capítulo 2 - Aula 3 Aula 4 1.1. Base de Dados... 23 1.2. Pasta de Trabalho Compartilhada... 24

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO EXCEL

FOLHA DE CÁLCULO EXCEL 1 FOLHA DE CÁLCULO EXCEL 2 de Maio de 2011 SUMÁRIO 1. Introdução à criação de formulas. 2. Estrutura de uma fórmula. 3. Tipos de operadores. 4. Construção de fórmulas simples. 5. Importância das referencias

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA Professor: Luis Guilherme Magalhães professor@luisguiherme.adm.br www.luisguilherme.adm.br (62) 9607-2031 CALCULADORA HP 12C Conforme Bruni e Famá (2003, p.30) o uso dessa calculadora resiste ao tempo

Leia mais

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Informática para concursos 1

Informática para concursos 1 Informática para concursos 1 BrOffice.org Calc Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho (arquivo de planilhas) Extensão: ods (podemos salvar como pdf, xls e etc) Planilhas: 3 (padrão) Uma

Leia mais

Para abrir o programa Excel, usaremos os seguintes passos: 2. Posicione o cursor do mouse na opção todos os Programas

Para abrir o programa Excel, usaremos os seguintes passos: 2. Posicione o cursor do mouse na opção todos os Programas Microsoft Excel 2003 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel, usaremos os seguintes passos: 1.Clique no botão iniciar 2. Posicione o cursor do mouse na opção todos os Programas 3. Posicione o cursor

Leia mais

Cálculos Simples em Planilha Excel

Cálculos Simples em Planilha Excel Cálculos Simples em Planilha Excel Ordem de cálculo As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao

Leia mais

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Geração de gráficos O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3 Microsoft Excel Aula 3 Funções O que são funções? Funções são fórmulas prontas, que efetuam cálculos usando muitas células na planilha. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Microsoft Excel 2007

Microsoft Excel 2007 Microsoft Excel 2007 O Microsoft Excel é um aplicativo para a construção e edição de planilhas eletrônicas, que permite o trabalho com: formulários, tabelas, gráficos e outros. 2.1 CONCEITOS INICIAIS:

Leia mais

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos Folha de Cálculo Manual de Apoio Fórmulas e Gráficos Copyright Copyright 2006 Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, Carla Mansilha, Alexandre Martins. É permitido copiar, distribuir e/ou modificar

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Prof. Renato Costa =A1 =A$1

Prof. Renato Costa =A1 =A$1 TRE AM 2003 FCC 1) Considerando que uma planilha MS Excel 2000 contém 65.536 linhas e 256 colunas, a quantidade de células existente é (A) 256. (B) 65.536. (C) 65.792. (D) 8.388.608. (E) 16.777.216. TRT

Leia mais

Informática Léo Matos Exercícios

Informática Léo Matos Exercícios 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 1. (IDECAN 2014 COLÉGIO PEDRO II) Observe a imagem de uma planilha do BrOffice Calc. Assinale o valor gerado em G1, resultado da fórmula

Leia mais

INFORMÁTICA

INFORMÁTICA INFORMÁTICA 01. Para selecionar o encerramento de um programa que travou e continuar trabalhando no Windows XP sem precisar reiniciar o computador, é necessário pressionar, simultaneamente as teclas, CTRL

Leia mais

Informática Aplicada à Engenharia Florestal

Informática Aplicada à Engenharia Florestal Informática Aplicada à Engenharia Florestal PLANILHAS ELETRÔNICAS PARTE 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais LibreOffice 2/26 Introdução O LibreOffice

Leia mais

Trabalhando com Datas no Excel

Trabalhando com Datas no Excel Trabalhando com Datas no Excel Visão Geral Uma das mais poderosas características do Excel é a sua habilidade de trabalhar com datas. Neste curto curso técnico explicaremos como usar datas no Excel. 1.

Leia mais

Algumas Funções do LibreOffice Calc

Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc SOMA Soma o resultados dos seu argumentos ; separa os argumentos : indica intervalo Resultado: 9 Resultado: 20 Algumas Funções do

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Curso Microsoft Excel

Curso Microsoft Excel Quando você domina o Excel, coloca a sua criatividade a favor dos negócios! Para que você desenvolva todo esse potencial, dividimos o Excel em 3 módulos. São 3 passos para você dominar a ferramenta. Carga-horária:

Leia mais

Para inicio de Conversa

Para inicio de Conversa Prof. Carlos Viana Informática Para inicio de Conversa Chegamos a um capítulo importante do nosso curso completo de informática, o famoso Excel. Sabemos a importância que esse software tem no contexto

Leia mais

15/07/ :15 Leite Júnior QUESTÕES CESPE /07/ :15 Noções de sistema operacional Windows

15/07/ :15 Leite Júnior QUESTÕES CESPE /07/ :15 Noções de sistema operacional Windows QUESTÕES CESPE 2013 15/07/2013 19:15 Noções de sistema operacional Windows CONCURSO: TJ - DF CARGO: ANALISTA AMBIENTAL - NS Com relação a ambiente Windows e a aplicativos de edição de texto e de navegação

Leia mais

LIBREOFFICE CALC. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

LIBREOFFICE CALC. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry LIBREOFFICE CALC Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry SETEMBRO/2016 CONCEITOS BÁSICOS O que é Calc? Calc é um software multiplataforma (ou seja, roda em vários Sistemas Operacionais diferentes)

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo. SPC-DNP Versão /2005 Instruções de Uso

Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo. SPC-DNP Versão /2005 Instruções de Uso Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo SPC-DNP Versão 2.0 11/2005 Instruções de Uso Ministério da Previdência Social Secretaria de Previdência Complementar Elaboração: Departamento de Assuntos Econômicos

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 4 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 22 Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social

Leia mais

Uso da calculadora científica 82MS... 2

Uso da calculadora científica 82MS... 2 Uso da calculadora científica 82MS... 2 Ligar a calculadora... 2 Modo de operação... 2 Digitação de números... 2 Correção de digitação... 3 Segunda função... 3 Desligar a calculadora... 3 Fixação do número

Leia mais

MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES. Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia

MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES. Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia 1 MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia 2 Índice Conceitos básicos... 3 Operadores... 3 FÓRMULA DA SUBTRAÇÃO... 3 FÓRMULA DA MULTIPLICAÇÃO...

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 02 Primeiro Programa Roteiro Primeiros Passos Variáveis Expressões Comandos

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 Sumário Aula 1...3 Ordenação ou Classificação de Dados...3 Definir e Criar Nomes...4 Regras para os Nomes...4 Definir Nome...4 Excluir Nome...5 Aula 2...6 Teste Condicional...6

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Índice 1- INTRODUÇÃO... 3 2 - CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO EXCEL... 4 3 - FORMATANDO UMA PLANILHA... 6 3.1 BORDAS, FORMATAÇÃO MONETÁRIA E SOMBREAMENTO...

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 04 Uso da calculadora HP-12C Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Uso da Calculadora HP-12C... 3 1 Apresentação da Calculadora... 3 2 A memória da HP 12C... 4 2.1

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6

Atualizações da Versão Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Versão: 27/05/2016 Atualizado em: 31/05/2016 1 Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Consultas... 7 Consulta de Cotações... 8 Consultar

Leia mais

Exercícios: Comandos de Repetição

Exercícios: Comandos de Repetição Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Comandos de Repetição 1. Faça um programa que determine o mostre os

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Observe o texto a seguir, digitado no MS Word 2003: Muita atenção na hora de marcar o cartão resposta

INFORMÁTICA. 02. Observe o texto a seguir, digitado no MS Word 2003: Muita atenção na hora de marcar o cartão resposta INFORMÁTICA 01. O item que melhor descreve os passos necessários para criar a pasta D1 dentro da pasta D2, usando o Windows Explorer, é: a) Selecionar D1, entrar no menu arquivo, opção novo, item pasta

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

BANCO DO BRASIL CESPE/UnB - 2002 1)Para se maximizar a janela mostrada, é suficiente clicar o ícone, na barra de título, e, na lista de opções que aparece em decorrência dessa ação, clicar MAXIMIZAR. (

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

MICROSOFT EXCEL MÓDULO EXPERT

MICROSOFT EXCEL MÓDULO EXPERT PÚBLICO ALVO Profissionais que necessitem adquirir ou reciclar conhecimento sobre alta produtividade, automação e analises de dados utilizado Excel. LOCAL Treinamento oferecido exclusivamente in company.

Leia mais

GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17

GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17 GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17 Maple é um sistema algébrico computacional comercial de uso genérico. Constitui um ambiente informático para a computação de expressões algébricas, simbólicas

Leia mais

ASSUNTO: FÓRMULAS e FUNÇÕES

ASSUNTO: FÓRMULAS e FUNÇÕES ASSUNTO: FÓRMULAS e FUNÇÕES 1. Introdução Lembretes: Toda fórmula que você for criar, deverá começar sempre com o sinal de igualdade, caso contrário a fórmula não funcionará; Todas as funções existentes

Leia mais

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA. EXCEL PARA TODOS 1 AULA 02 INTRODUÇÃO A FÓRMULAS Oi Pessoal, Bem-vindos ao 2º capítulo do curso Excel para Todos do GAPE! Estou certo que você já começou a utilizar o que foi aprendido no primeiro capítulo

Leia mais

Tutorial. Editando os arquivos de banco de dados. Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani

Tutorial. Editando os arquivos de banco de dados. Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani Tutorial Editando os arquivos de banco de dados Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresentará uma metodologia para que os usuários possam editar as tabelas de

Leia mais

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos.

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos. Microsoft Excel 2010 Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho Extensão:.XLSX Planilhas: 3 (padrão) Uma nova pasta de trabalho pode conter até 255 planilhas. Máximo: Ilimitado (capacidade

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06. Prof. Fábio Diniz

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06. Prof. Fábio Diniz FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06 Prof. Fábio Diniz Na aula anterior: Acessando o VBA a partir do Excel. Visão Geral do VBA. Gravando uma Macro no VBA. Entendendo

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Formatação condicional

Formatação condicional Formatação condicional Formatar condicional é estabelecer condições para que um evento ocorra. Clicando em FORMATAR e escolhendo FORMATAÇÃO CONDICIONAL abrirá a seguinte tela: Nessa tela determinamos quais

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS! Criando cenários a partir do Solver! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Como alterar rapidamente

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais

Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais SABRINA - TUTORIAL Calc Lista de Compras Oficina de produção

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 5 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 19 Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL 1. INTRODUÇÃO Este tutorial apresenta, passo-a-passo, o processo de implementação e resolução de modelos matemáticos na planilha

Leia mais