Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador"

Transcrição

1 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador No computador, os arquivos são representados por ícones (pequenas imagens); isso facilita o reconhecimento de um tipo de arquivo bastando olhar para o respectivo ícone. Pastas As pastas são compartimentos para guardar e organizar os arquivos no computador. Imagine se você tiver muitos documentos em papel sobre sua mesa de trabalho, seria difícil encontrar um determinado documento quando fosse necessário. É por isso que as pessoas costumam armazenar os arquivos em papel em pastas. As pastas no computador possuem a mesma utilidade. Ícone de Pasta Vazia Ícone de Pasta contendo arquivos Note que o ícone que representa uma pasta possui a cor amarela

2 Uma pasta também pode conter outas pastas. Uma pasta dentro de uma pasta é chamada subpasta. Você pode criar quantas subpastas quiser. 2. TRABALHANDO COM ARQUIVOS E PASTAS Obs.: Após a apresentação deste tópico faremos outros exercícios práticos utilizando Smartphones. Navegando no Windows Explorer (Computador) O Windows Explorer é um programa, ele é utilizado para acessar as pastas e os arquivos em um computador. Para abrir o Windows Explorer escolha uma das opções abaixo: a) Clique no botão Iniciar b) Clique em Computador (no menu à direita) Ou Dê 2 cliques sobre o ícone Computador na Área de Trabalho Ou Pressione as teclas + E. Ao abrir o Windows Explorer, ele inicia no item computador. Pelo Windows Explorer temos acesso a todos os dispositivos de armazenamento de dados do computador. Exemplo: o disco rígido (HD), o disco removível (geralmente pendrive), a unidade de DVD, etc. A figura a seguir é um exemplo de Windows Explorer aberto:

3 Botões de Navegação Barra de Endereços Pesquisar Arquivos e Pastas. Disco Rígido Botão Alterar Modo de Exibição Painel de Navegação Barra de Rolagem Painel de Detalhes DVD Pen Drive (disco removível) Experimente: Podemos explorar os discos que são exibidos na tela através do duplo-clique e verificar o que está gravado dentro deles. Ao explorar você irá observar que o programa irá exibir arquivos, pastas e subpastas (pastas dentro de outras pastas). Ao dar dois cliques em um item no painel de navegação, à esquerda da tela, o item irá se expandir, mostrando as subpastas que existirem. Basta ir dando cliques duplos para abrir outras subpastas ou clicar na setinha que tem do lado da pasta.

4 Outra importante função é alterar o modo de exibição dos arquivos, clicando no ícone alterar modo de exibição. Há vários modos para escolha: Ícones Grandes, Ícones Extra Grandes, lista, detalhes, etc. Bibliotecas são os espaços (como as pastas) que são criados automaticamente pelo Windows 7 para o usuário do computador guardar seus os arquivos pessoais (fotos, documentos de texto, músicas, vídeos, etc.). Existem quatro bibliotecas: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. Para acessar as bibliotecas, dentro do Explorer, dê 2 cliques no ícone Bibliotecas ou clique direto na biblioteca de interesse.

5 Como Criar uma Pasta ou Arquivo no Windows Explorer Podemos criar um arquivo ou pasta em qualquer lugar do computador, até mesmo na área de trabalho. O procedimento é sempre o mesmo. Exemplos: a) Criar uma pasta dentro da biblioteca Documentos. Dê 2 cliques na biblioteca Documentos. Dê 1 clique com o botão direito em qualquer parte vazia do painel direito do Windows Explorer. Aponte para Novo. Clique em Pasta. Digite Teste 1 como sendo o nome da pasta. Dê um <Enter> quando terminar de escrever o nome (ou clique em qualquer parte vazia). b) Criar um arquivo vazio dentro da pasta Teste 1. Entre/Abra a pasta Teste 1 (dê 2 cliques sobre Teste 1 ). Dê 1 clique com o botão direito em qualquer parte vazia do painel direito do Windows Explorer. Aponte para Novo. Clique em Documento de Texto. Digite Meu Nome como sendo o nome do arquivo. Dê um <Enter> quando terminar de escrever (ou clique em qualquer parte vazia). c) Abrir o arquivo Meu Nome. Dê 2 cliques no arquivo Meu Nome. Escreva o seu nome dentro do arquivo. Clique no menu Arquivo. Clique na opção Salvar (o arquivo não está mais vazio).

6 Importante: Na maioria das vezes, os arquivos são criados a partir de programas (aplicativos) específicos, como por exemplo, o Word (cria documentos de texto) utilizando a opção de salvar após a digitação. Como Renomear uma Pasta ou Arquivo Chamamos de renomear o procedimento para modificar o nome de uma pasta ou arquivo. Exemplo: a) Renomear a pasta Teste 1. Obs.: se você não estiver vendo a pasta Teste 1, utilize o Painel de Navegação ou os Botões de Navegação para caminhar pelas pastas e bibliotecas até encontra-la. Dê 1 clique na pasta Teste 1 para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre Teste 1. Clique em Renomear (ou pressione a tecla <F2>). Inicie imediatamente a digitação do novo nome da pasta, escreva Minha Pasta. Dê um <Enter> quando terminar de escrever (ou clique em qualquer parte vazia da tela). Como Copiar uma Pasta ou Arquivo Algumas vezes você precisa fazer uma cópia de um arquivo ou pasta que está em um determinado local para outro. Por exemplo: você fez um trabalho no computador da sua casa e quer leva-lo até o computador da casa de um amigo para imprimir ou mostrar o trabalho. Neste caso você pode copiar seu trabalho para um pendrive e levá-lo para a casa do amigo.

7 Exemplo: a) Copiar o arquivo Meu Nome. Abra a pasta onde está o arquivo (a pasta Minha Pasta ). Dê 1 clique no arquivo Meu Nome para selecioná-lo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Meu Nome. Clique em Copiar (ou pressione as teclas Ctrl + C). Com este procedimento você indicou qual o arquivo que você deseja copiar. Falta indicar onde deve ser colocada (onde colar) a cópia do arquivo. Vamos supor que você deseja colar a cópia na pasta Documentos. Dê 1 clique na pasta Documentos para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Documentos. Clique em Colar (ou pressione as teclas Ctrl + V). Agora você possui dois arquivos iguais chamados Meu Nome, um dentro da pasta Minha Pasta outro dentro da pasta Documentos. Como Mover (Recortar) uma Pasta ou Arquivo O processo para mover (recortar) um arquivo ou uma pasta é o mesmo do que para copiar, porém, quando você recorta, o arquivo é levado para outro local, deixando o local que estava antes.

8 Exemplo: a) Mover (Recortar) a pasta Minha Pasta. Dê 1 clique na pasta Minha Pasta para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Minha Pasta. Clique em Recortar (ou pressione as teclas Ctrl + X). Com este procedimento você recortou a pasta. Falta indicar para onde ela deve ser movida (onde colar). Vamos supor que você deseja que ela vá para a Área de Trabalho. Dê 1 clique na Área de Trabalho para selecioná-la (localize-a no painel de navegação). Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho. Clique em Colar (ou pressione as teclas Ctrl + V). Agora a pasta Minha Pasta foi movida para o local Área de Trabalho. Usar o método Arrastar e Soltar (Cuidado!) Muitas pessoas copiam e movem arquivos usando um método chamado arrastar e soltar. Este é um método bastante prático, mas deve-se tomar cuidado. Você pode acabar movendo um arquivo ou pasta que, na verdade, você desejava copiar.

9 Ou então, se não tiver um bom controle sobre o mouse ou se distrair, você poderá acabar movendo o arquivo ou a pasta para um local errado e nem saber qual. a) Usar o método arrastar e soltar para MOVER. Primeiramente certifique-se que você está visualizando a pasta ou o arquivo que você deseja mover e também a pasta de destino. Clique no arquivo ou pasta que deseja mover e não solte o botão do mouse. Arraste o objeto até a pasta de destino e solte o botão do mouse. Obs.: tudo isso pode ser feito na mesma janela ou em janelas diferentes.

10 b) Usar o método arrastar e soltar para COPIAR. Primeiramente certifique-se que você está visualizando a pasta ou o arquivo que você deseja copiar e também a pasta de destino (caso não seja a mesma). Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que deseja copiar e não solte. Arraste o objeto até a pasta de destino e solte o botão do mouse. Aparecerá um menu. Clique na opção Copiar aqui. Como Excluir (Deletar) uma Pasta ou Arquivo Quando desejamos excluir um arquivo ou pasta do computador, basta dar um clique sobre ele para selecioná-lo e, em seguida, pressionar a tecla DELETE. Ou clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clicar na opção Excluir do menu. Escolha um dos procedimentos para excluir o arquivo Meu Nome. Como Selecionar Muitos Arquivos e Pastas a) Selecionar muitos arquivos e pastas usando o mouse Basta desenhar um quadrado no painel a direita de forma que englobe todos os arquivos ou pastas que queremos selecionar.

11 b) Selecionar muitos arquivos e pastas usando o teclado. Utilizando as teclas <Ctrl + clique do mouse> é possível selecionar vários arquivos ou pastas individualmente; Utilizando a tecla <SHIFT + clique do mouse> e clicando no primeiro arquivo/pasta e no último de uma lista, o Explorer irá selecionar todos aqueles arquivos ou pastas entre o primeiro e o último arquivo selecionado. Na tela a cima, apenas as fotos ímpares foram selecionadas usando as teclas <Crtl + clique do mouse>. Importante: Todos os procedimentos que foram feitos nos itens anteriores para copiar e mover apenas um arquivo ou pasta, também podem ser feitos, da mesma forma, utilizando vários arquivos e pastas selecionados.

12 3. A LIXEIRA Todo arquivo ou pasta que é excluído vai parar na Lixeira. A Lixeira é uma pasta especial do Windows que se localiza na Área de Trabalho. Lixeira (na Área de Trabalho) É possível restaurar um arquivo que foi apagado (enquanto ele estiver na Lixeira). Atenção: Arquivos excluídos de unidades removíveis, como pendrives, não irão para a lixeira (não é possível recuperá-los). Exemplo: a) Restaurar o arquivo Meu Nome que foi excluído no exemplo anterior.

13 Dê 2 cliques rápidos sobre o ícone da Lixeira na Área de Trabalho para abri-la. No painel da direita localize o arquivo Meu Nome e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Escolha a opção Restaurar. Obs.: Use o Windows Explorer para verificar que o arquivo retornou para a pasta de origem ( Minha Pasta ). 4. CRIAR ATALHOS NA ÁREA DE TRABALHO Sabemos que é mais simples e rápido abrir um programa um arquivo ou uma pasta específica utilizando um atalho existente na Área de Trabalho. A seguir veja algumas formas simples de criar um atalho. Criar um Atalho para um Programa Procure o programa no menu Iniciar / Todos os Programas. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Enviar para / Área de trabalho (criar atalho). Criar um Atalho para um Arquivo ou Pasta Use o Windows Explorer para localizar o arquivo ou a pasta. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Enviar para / Área de trabalho (criar atalho).

14 5. USAR PEN DRIVE (Discos Removíveis) Os pen drives são dispositivos plug and play, ou seja, quando um pen drive é inserido no computador, automaticamente ele funciona, é exibido no Windows Explorer e pode ser usado. Os pen drives são inseridos em um local chamado porta USB ou interface USB ou simplesmente USB. Geralmente o pen drive é identificado pelo nome Disco removível. A operação de cópia de arquivo para um pen drive segue o mesmo procedimento que foi apresentado nos itens anteriores (basta selecionar o pen drive na hora de colar o arquivo). Atenção: Antes de retirar o pen drive do computador, devemos avisar que vamos desconectá-lo. Se isso não for feito corremos o risco de danificar o pen drive.

15 a) Removendo o pen drive. 1) Clique no ícone Remover Hardware e Ejetar Mídia que fica na Área de Notificação da Barra de Tarefas. Obs.: Caso este ícone não esteja aparecendo, clique antes no ícone Mostrar ícones ocultos que também fica na Área de Notificação da Barra de Tarefas (veja a figura). Ícone Remover Hardware e Ejetar Mídia Mostrar ícones ocultos 2) A seguir, clique sobre o item Remover USB.... O Windows exibirá uma mensagem na área de notificação, informando que o dispositivo foi desconectado com segurança. Ao aparecer esta mensagem você pode retirá-lo do computador.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III 1. Windows é responsável, entre outras funções, pelo gerenciamento: A) do acesso às páginas da Internet; B) das senhas de login em sites e portais; C) da

Leia mais

Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7

Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Informática Básica Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7 Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

-------------------- MÓDULO WINDOWS 7 1 -------------------- IPD Introdução Processamento de Dados Sumário 1.0 Computador... 04 2.0 Hardware e Software... 04-05 3.0 Dispositivo de Armazenamento... 06 2

Leia mais

Conforme aula anterior o nome de um arquivo é composto de duas partes que são o nome fornecido pelo usuário e a extensão. O Nome fornecido pelo

Conforme aula anterior o nome de um arquivo é composto de duas partes que são o nome fornecido pelo usuário e a extensão. O Nome fornecido pelo 1 Conforme aula anterior o nome de um arquivo é composto de duas partes que são o nome fornecido pelo usuário e a extensão. O Nome fornecido pelo usuário pode ser alterado, e é um dos objetivos desta aula,

Leia mais

Unidades de Armazenamento Para que os dados não se percam, precisam ser gravados num dispositivo de armazenamento chamado memória auxiliar; esta,

Unidades de Armazenamento Para que os dados não se percam, precisam ser gravados num dispositivo de armazenamento chamado memória auxiliar; esta, Unidades de Armazenamento Para que os dados não se percam, precisam ser gravados num dispositivo de armazenamento chamado memória auxiliar; esta, armazena as informações que estão na memória principal

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 Ambiente Gráfico. Concursos Profº José Chiconato Jr.

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 Ambiente Gráfico. Concursos Profº José Chiconato Jr. APRESENTAÇÃO Profº José Chiconato Jr Disciplina - INFORMÁTICA Aula 1 Ambiente Gráfico Concursos Profº José Chiconato Jr. - Informática 1 Gravando nomes e itens comuns: Área de Trabalho/Desktop ícones atalhos

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7181 - Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1.O que há de Novo?...24 1.2.Edições do Windows 10...25 1.3.Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...26 1.3.1.Menu

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET INFORMÁTICA AULA 04

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  INFORMÁTICA AULA 04 INFORMÁTICA AULA 04 Acessórios do Windows WINDOWS XP (CONTINUAÇÃO) O Windows Xp inclui muitos programas e acessórios úteis. São ferramentas para edição de texto, criação de imagens, jogos, ferramentas

Leia mais

Questões Windows Explorer

Questões Windows Explorer Informática para Concursos Professor: Lourival Kerlon Questões Windows Explorer 1ª) O aplicativo que é considerado o gerenciador de arquivos e pastas do Windows, através do qual é possível organizar, copiar,

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Manual de Backup de Arquivos

Manual de Backup de Arquivos Manual do Usuário Manual de Backup de Arquivos BACKUP Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Objetivo... 3 Mídias Apropriadas para Gravação de Dados... 4 Pen Drive... 4 HD Externo... 4 Procedimento...

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Dando uma volta na Área de trabalho

Dando uma volta na Área de trabalho Dando uma volta na Área de trabalho Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE No Painel de Controle existem diversas opções que permitem alterar as configurações do computador, periféricos e programas. Neste curso, veremos as utilizadas por usuários

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS WINDOWS Agosto, 2006 Apresentação O Windows é um Sistema Operacional popular, desenvolvido pela Microsoft. O Windows é um software proprietário, com preços diferenciados para cada versão. Um sistema operacional

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6259 - Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1. O que há de Novo......... 22 1.2. Edições do Windows 10...... 23 1.3. Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...... 24 1.3.1. Menu

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP CENTRO PAULA SOUZA ESCOLA TÉCNICA PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP PROFESSORES: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O computador O computador

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2014 Webmail... 2 Busca de Mensagens... 3 Possíveis problemas... 5 Ativando Pré-visualização do E-mail... 6

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 MATEMÁTICA Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 01. Caso se deseje, na sessão de uso do IE8 descrita no texto, dar início a uma navegação InPrivate, buscando evitar, dessa

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Dicas de utilização do Microsoft Outlook

Dicas de utilização do Microsoft Outlook Dicas de utilização do Microsoft Outlook Qual o aplicativo que fica aberto a maior parte do tempo? Microsoft Outlook? O Microsoft Outlook permite a utilização de diversas teclas de atalho para as mais

Leia mais

CONCURSO. IGP-RS Banca FUNDATEC

CONCURSO. IGP-RS Banca FUNDATEC CONCURSO 2017 IGP-RS Banca FUNDATEC CONCURSO 2017 IGP-RS Concurso Técnico em Perícias Conhecimentos Gerais 05 Questões Informática CONCURSO 2017 IGP-RS INFORMÁTICA Conhecimentos do sistema operacional

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Informática - Windows 7

Informática - Windows 7 Informática - Windows 7 Prof. Julio Pimentel - E-mail. julio@profpimentel.com.br 1. O atalho de teclado para alternar janelas abertas no Windows 7 é: a) TAB d) CTRL+TAB b) WINDOWS+TAB e) ALT+TAB c) SHIFT+TAB

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

2 Enviando arquivos para o Portal.

2 Enviando arquivos para o Portal. 2010 1 2 Enviando arquivos para o Portal. Para adicionar um arquivo do diretório principal, basta pressionar o botão Enviar um arquivo. Caso queira enviar um arquivo dentro de uma pasta já existente, clique

Leia mais

INFORMÁTICA

INFORMÁTICA INFORMÁTICA 01. Para selecionar o encerramento de um programa que travou e continuar trabalhando no Windows XP sem precisar reiniciar o computador, é necessário pressionar, simultaneamente as teclas, CTRL

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke. Informática Mozilla Thunderbird Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MOZILLA THUNDERBIRD O Mozilla Thunderbird é a ferramenta de correio eletrônico gratuita, baseado em software

Leia mais

Tela inicial do Windows 8. Voltando ao início Há algumas maneiras de voltar à tela Inicial de qualquer local no computador.

Tela inicial do Windows 8. Voltando ao início Há algumas maneiras de voltar à tela Inicial de qualquer local no computador. Prezado candidato, ao verificarmos novamente as especificações do edital ( Será tomada como base a versão em Português do Windows 7 e superiores ), nos atentamos que ficou faltando abranger as versões

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress:

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Informática 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Com relação a essa figura e aos recursos do BrOffice.org Impress, está INCORRETO afirmar que: (A)

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais