1 O que é o PowerPoint? Acesso ao PowerPoint Ecrã de abertura do PowerPoint Utilizando a opção Apresentação em branco...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O que é o PowerPoint?...4 2 Acesso ao PowerPoint...4 2.1 Ecrã de abertura do PowerPoint... 4 2.2 Utilizando a opção Apresentação em branco..."

Transcrição

1 Índice Departamento de Matemática e Engenharias 1 O que é o PowerPoint? Acesso ao PowerPoint Ecrã de abertura do PowerPoint Utilizando a opção Apresentação em branco Barras de ferramentas Abrir uma apresentação Gravar uma apresentação Fechar uma apresentação Terminar a sessão do PowerPoint Criação de uma apresentação Modelos Globais Cabeçalhos, Rodapés e Notas Inserção e Formatação de Texto Marcas e numeração Níveis de texto Espaçamento entre as linhas Letras Maiúsculas/Minúsculas Caixas de texto: Outras formatações Formas geométricas Inserção de objectos nos diapositivos Alinhar objectos Agrupar objectos Alteração da forma de um objecto Rotação de objectos Redimensionamento dos objectos Linha de contorno do objecto... 19

2 10 Potencialidades multimédia Fundos e cores Efeitos de preenchimento (Fill Efects) Imagens do ClipArt Imagens de outras aplicações Edição das imagens Redimensionar imagens Inserir sombras nas imagens Alteração das cores da imagem Filmes e Sons Construção de gráficos Alterar o tipo de gráfico Construção de Tabelas Construção de Organogramas Organização da Apresentação Modos de visualização Normal Outline (Estrutura de Tópicos) Slide (Diapositivo) Slide Sorter (Organização de Diapositivos) Notes Page (Página de Notas) Slide Show (Apresentação de Diapositivos) Organização de Diapositivos Trocar a posição dos Diapositivos Inserir diapositivos Eliminar diapositivos Slide Show (Apresentação de Diapositivos) Construção de um Slide Show Transição de Diapositivos Efeitos de animação Activar o Slide Show Impressão da Apresentação...39

3 18 Portabilidade das apresentações do PowerPoint Alguns Conselhos...40

4 O que é o PowerPoint? Departamento de Matemática e Engenharias O PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de diapositivos, com cores, imagens e objectos de outras aplicações. Também pode ser utilizado para a elaboração de acetatos/folhetos, com uma apresentação sofisticada e profissional. Esta aplicação tem bastantes potencialidades: Formatação de texto; Efeitos de animação e multimédia; Gráficos; Organogramas; Etc. 1 Acesso ao PowerPoint No Desktop (Ambiente de Trabalho) clique no botão Start (Iniciar) e seleccione Programs (Programas) e Microsoft PowerPoint ou através da barra de botões do Office: Fig. 2.1 Barra de ferramentas do Office Ecrã de abertura do PowerPoint Surgirá o seguinte ecrã de abertura:

5 Fig. 2.2 Ecrã de abertura do PowerPoint Nesta caixa de diálogo terá de escolher uma das quatro opções: AutoContent wizard (Assistente de conteúdo automático): ajuda a criar a apresentação, dando orientações sobre o conteúdo da mesma; Design template (Modelo): permite criar a apresentação a partir de um modelo, com cores de fundo, formatações de letras e outros efeitos predefinidos; Blank presentation (Apresentação em branco): permite definir totalmente o esquema dos diapositivos, de acordo com os seus desejos; Open an existing presentation (Abrir uma apresentação existente): permite abrir uma apresentação que já se encontra gravada. 1.1 Utilizando a opção Apresentação em branco Uma apresentação em branco permite construir uma apresentação a partir do zero.

6 Seleccione a opção Blank Presentation (Apresentação em branco) e clique Ok. Surge a caixa de diálogo New Slide (Novo Slide). Seleccione o Layout (Esquema do Diapositivo) que pretende e clique novamente Ok. Fig. 2.3 Layouts disponíveis para os dispositivos Uma vez escolhido o Layout pretendido, são visualizadas três áreas distintas em simultâneo, que lhe permitem ter uma percepção global do trabalho que está a desenvolver (no modo de visualização normal). Assim, ao centro, pode visualizar o diapositivo que está a construir onde pode inserir texto, gráficos, imagens, etc. No lado esquerdo do ecrã está presente a vista de destaques onde é apresentada a estrutura de itens que compõe cada diapositivo e, na parte inferior do ecrã, encontra-se a área das notas associadas ao diapositivo corrente. A qualquer momento pode optar por outro tipo de esquema automático para a sua apresentação, sem que os dados já introduzidos no diapositivo sejam perdidos. Basta que seleccione a opção Slide Layout (Esquema do Diapositivo) que se encontra na barra Common Tasks (Tarefas Comuns).

7 2 Barras de ferramentas Departamento de Matemática e Engenharias Standard (Padrão): contém botões que dão acesso aos comandos mais utilizados. Formatting (Formatação): contém botões que dão acesso às tarefas básicas de formatação. Drawing (Desenho) contém as ferramentas que permitem desenhar e trabalhar com objectos. View (Visualização): permite activar o modo de visualização pretendido. Status Bar (Barra de Estado): indica o número do diapositivo corrente, o total de diapositivos e visualiza o nome do modelo que está aplicado. Animation Effects (Efeitos de Animação): serve para dar animação a texto e imagens, mudança de um diapositivo para outro, etc.

8 3 Abrir uma apresentação Departamento de Matemática e Engenharias Para abrir uma apresentação já existente e continuar a trabalhar onde havia acabado anteriormente, aceda ao menu File (Ficheiro) e seleccione o comando Open (Abrir) ou, simplesmente, através do botão. Em qualquer dos casos, seleccione o ficheiro pretendido. 4 Gravar uma apresentação Para gravar pela primeira vez, aceda ao menu File (Ficheiro), seleccione o comando Save As (Guardar Como) ou o comando Save (Guardar), atribua o nome ao ficheiro e escolha o local onde quer gravá-lo. Para alterar o local onde o ficheiro está gravado ou para lhe atribuir um novo nome, aceda ao menu File (Ficheiro), seleccione o comando Save As (Guardar Como). Para gravar as alterações que fez na sua apresentação, aceda ao menu File (Ficheiro), seleccione o comando Save (Guardar) ou clique no botão. 5 Fechar uma apresentação Para encerrar uma apresentação aceda ao menu File (Ficheiro), seleccione o comando Close (Fechar) ou clique no botão de controlo da janela do documento. Se o ficheiro sofreu alterações que não foram gravadas, o PowerPoint questiona se deseja gravar ou não as alterações efectuadas na apresentação. 6 Terminar a sessão do PowerPoint Para terminar a sessão do PowerPoint, aceda ao menu File (Ficheiro), seleccione o comando Exit (Sair) ou clique no botão de controlo da janela do PowerPoint. Se os ficheiros sofreram alterações que não foram gravadas, o PowerPoint questiona se deseja gravar ou não as últimas alterações.

9 7 Criação de uma apresentação Departamento de Matemática e Engenharias O primeiro passo a dar na criação de uma apresentação é, antes de mais, a sua estruturação, de forma que mais tarde não perca muito tempo a fazer alterações. Em seguida, deverá escolher o modelo a utilizar e personalizar o modelo global. Para criar de uma forma extremamente eficaz uma apresentação, pode optar por recorrer aos Modelos do PowerPoint como base do seu trabalho, tomando em atenção que as formatações que contêm influenciam a forma como irá colocar os objectos nos slides (diapositivos). Para aplicar o modelo aceda ao menu Format (Formatar), seleccione o comando Apply Design Template (Aplicar Modelo de Apresentação). Pode fazer a mesma acção acedendo ao botão Common Tasks (Tarefas Comuns), opção Apply Design Template e seleccionando o modelo que mais se adequa ao que pretende. Cada Template (Modelo) tem um Slide Master (Modelo Global) que pode ser modificado, permitindo fazer a personalização da apresentação.

10 7.1 Modelos Globais O modelo global contém a formatação dos diapositivos: o tipo e o estilo da letra, cores, níveis de texto, etc. Quando se altera o modelo global, todos os diapositivos construídos com base nele são afectados, uniformizando a apresentação. Para alterar o modelo global do diapositivo, aceda ao menu View (Ver), comando Master (Modelos Globais), opção Slide Master (Modelo Global de Diapositivo). Fig. 8.1 Slide Master Para regressar à visualização do diapositivo, aceda ao menu View (Ver) e seleccione o comando Normal (Normal) ou faça um clique no botão Close (Fechar), da barra de ferramentas Master (Global).

11 No entanto, se pretender, também pode alterar o aspecto de apenas um dos diapositivos da apresentação, tornando-o diferente dos que seguem as características do modelo global. Para tal, posicione-se nesse diapositivo e efectue as alterações. 7.2 Cabeçalhos, Rodapés e Notas Para incluir ou alterar cabeçalhos, rodapés e notas nos diapositivos, aceda ao menu View (Ver), comando Header and Footer (Cabeçalho e Rodapé). Fig. 8.2 Caixa de diálogo Cabeçalho e Rodapé 7.3 Inserção e Formatação de Texto Os diapositivos podem conter um conjunto de elementos e, entre estes, texto. O texto pode ser formatado a vários níveis e com diferentes efeitos, tais como marcas, tabulações, etc. No primeiro diapositivo da apresentação, digite o título e o subtítulo da mesma.

12 Insira um novo diapositivo na apresentação. Para tal, aceda ao menu Insert (Inserir), comando New Slide (Novo Diapositivo) e, em seguida, seleccione o Layout mais adequado Marcas e numeração Para inserir Bullets and Numbering (Marcas e Numeração), deve, ao criar um novo diapositivo, escolher o seguinte Layout (Esquema do Diapositivo): As Bullets (Marcas) são inseridas automaticamente, sendo possível alterar o seu formato ou, simplesmente, retirá-las de uma ou mais linhas. Para alterar o tipo de marca aceda ao menu Format (Formatar), comando Bullets and Numbering (Marcas e Numeração). Em alguns casos, pode ser necessário deixar linhas sem marcas, para tal, há que retirá-las. Posicione o cursor na linha pretendida e faça um clique sobre o botão Bullets (Marcas) na barra de ferramentas de Formatação:. A numeração é inserida da mesma forma Níveis de texto O PowerPoint permite utilizar diferentes níveis de texto na área de texto do diapositivo: Fig. 8.3 Utilização de níveis de texto Para passar ao próximo nível de texto, use a tecla Tab; Para regressar a um nível de texto, utilize as teclas Shift + Tab;

13 Ou: Departamento de Matemática e Engenharias Para passar ao próximo nível de texto, deve fazer clique sobre o botão Promote (Diminuir nível) ; Para regressar a um nível de texto anterior, faça clique sobre o botão Demote (Aumentar nível) Espaçamento entre as linhas Quando se digita o texto, é assumido um espaço simples entre as linhas. No entanto, isso pode ser alterado. Para definir o espaçamento entre as linhas, siga os seguintes passos: Seleccione o parágrafo cujo espaçamento pretende alterar; Aceda ao menu Format (Formatar), comando Line Spacing (Espaçamento entre Linhas) Letras Maiúsculas/Minúsculas O PowerPoint permite transformar letras maiúsculas em minúsculas e viceversa. Para tal, aceda ao menu Format (Formatar), comando Change Case (Alterar para maiúsculas/minúsculas). Escolha a opção desejada: Fig. 8.4 Opções de alteração de letras maiúsculas/minúsculas Caixas de texto: Para introduzir texto adicional ao diapositivo, pode utilizar caixas de texto. Estas servem, normalmente, para realçar algum aspecto importante. Os procedimentos para criar uma caixa de texto são os seguintes: Faça clique sobre o botão de inserção de texto ferramentas Drawing (Desenho);, na barra de

14 Posicione o apontador do rato no local onde quer inserir a caixa de texto e, premindo o botão esquerdo do rato, arraste-o de forma a abrir o espaço necessário para a caixa; Quando digitar o texto, vai verificar que, ao atingir o lado direito da caixa, este passa automaticamente para a linha de baixo Outras formatações A maioria das formatações referidas no estudo do MS Word também se aplicam ao PowerPoint, pelo que não serão repetidas nesta parte. 8 Formas geométricas O PowerPoint permite incluir no diapositivo, objectos com formas já predefinidas ou, então, desenhar formas livres. Para tal, recorra às opções presentes na barra de ferramentas Drawing (Desenho). 8.1 Inserção de objectos nos diapositivos Para inserir formas geométricas no diapositivo, deve executar os seguintes procedimentos: Seleccione a ferramenta que pretende na barra de ferramentas Drawing (Desenho); Posicione o apontador do rato no local onde pretende inserir a forma geométrica, prima o botão esquerdo do rato, arrastando o apontador de forma a desenhá-la no ecrã. Digite o texto pretendido. Para além das ferramentas já descritas, existe ainda um conjunto de formas automáticas, como linhas, setas, etc.:

15 Fig. 9.1 Formas automáticas Se no local onde o objecto foi inserido já existir texto, então necessita de recorrer aos seguintes comandos: Trazer para a frente; Enviar para trás; Trazer para diante; Enviar atrás. Fig. 9.2 Posicionamento de objectos 8.2 Alinhar objectos O PowerPoint permite alinhar, na vertical e na horizontal, os objectos que forem seleccionados. Para tal, aceda ao menu Draw (Desenhar), comando Align or Distribute (Alinhar ou Distribuir). Como foi referido, os objectos que se pretendem alinhar devem estar seleccionados. Para efectuar esta selecção deve fazer clique sobre o primeiro

16 objecto e, depois, para fazer a selecção dos objectos seguintes, recorrer à tecla Shift e fazer clique em simultâneo. Fig Alinhar objectos 8.3 Agrupar objectos Se necessário, pode trabalhar com vários objectos em simultâneo como se fossem um só. A este processo chama-se agrupamento de objectos. Para tal: Seleccione os vários objectos; Aceda ao menu Draw (Desenhar) e seleccione o comando Group (Agrupar). Para voltar a trabalhar com unidades individuais pode desagrupá-las através do comando Ungroup (Desagrupar), do mesmo menu.

17 8.4 Alteração da forma de um objecto Departamento de Matemática e Engenharias Para alterar a forma de um objecto deverá seleccioná-lo e, em seguida, aceder ao menu Draw (Desenhar), comando Change AutoShape (Alterar Forma Automática). Fig. 9.4 Alteração de Formas Automáticas 8.5 Rotação de objectos O PowerPoint permite fazer a inversão ou rotação dos objectos. Para tal: Seleccione o objecto ou objectos pretendidos; Aceda ao menu Draw (Desenhar), comandos Rotate or Flip (Rodar ou Inverter).

18 Fig. 9.5 Rotação ou inversão de objectos

19 8.6 Redimensionamento dos objectos Departamento de Matemática e Engenharias Os objectos podem ter diferentes tamanhos. Para redimensionar um objecto: Seleccione o objecto, coloque o apontador do rato num dos cantos da selecção e prima o seu botão esquerdo; Arraste o apontador do rato de forma que a zona a ponteado assuma a dimensão pretendida para o objecto. 8.7 Linha de contorno do objecto A linha utilizada para a construção do objecto pode ter diferentes estilos e, se pretender, pode alterar o tipo de linha que utilizou para desenhar o objecto. Para tal: Seleccione o objecto; Aceda ao menu Format (Formatar) e seleccione o comando Colors and Lines. Na caixa de diálogo que surge, seleccione as opções que deseja.

20 Fig. 9.6 Caixa de diálogo Colors and Lines 9 Potencialidades multimédia 9.1 Fundos e cores O PowerPoint permite definir fundos para os diapositivos com vários tipos de sombreados, cores, texturas e até imagens. Para tal, aceda ao menu Format (Formatar), comando Background (Fundo). Surge a seguinte caixa de diálogo:

21 Fig Alteração de Fundos Efeitos de preenchimento (Fill Efects) Shaded (Gradação da cor): Fig Gradação da cor Textured (Texturas):

22 Fig Caixa de diálogo de texturas Patterns (Padrões): Fig Caixa de diálogo de Padrões

23 Picture (Imagem): Departamento de Matemática e Engenharias Fig Caixa de diálogo Inserir Imagem More Colors (Mais Cores): Fig Caixa de diálogo de Alteração de Cores

24 9.2 Imagens do ClipArt No Microsoft Office existe uma biblioteca de imagens (Clip Art) que podem ser incluídas nas apresentações. As imagens estão organizadas por categorias, de acordo com o assunto com que estão relacionadas. Para inserir uma imagem num diapositivo: Posicione-se no diapositivo onde pretende inserir a imagem; Aceda ao menu Insert (Inserir), comando Picture (Imagem), opção ClipArt (Clip Art): Fig Categorias de Imagens Para visualizar as imagens contidas nas categorias, faça um clique sobre uma delas. Em seguida, seleccione a imagem que pretende inserir no diapositivo. No menu que surge, faça um clique sobre o primeiro botão, o qual permite inserir a imagem no diapositivo:

25 Fig Imagens da categoria Cartoons 9.3 Imagens de outras aplicações Para inserir uma imagem de outra aplicação tem duas hipóteses: Aceder ao menu Insert (Inserir), seleccionar o comando Picture (Imagem), opção From File (Do ficheiro). Em seguida, deve seleccionar a drive e a pasta onde se encontra a imagem pretendida e clicar no Ok Aceder ao menu Insert (Inserir), seleccionar o comando Object (Objecto), opção From File (Do ficheiro). Em seguida, deve seleccionar a aplicação onde quer criar o objecto e a pasta onde se encontra a imagem pretendida e clicar no Ok. 9.4 Edição das imagens Redimensionar imagens Pode alterar a dimensão das imagens de duas formas:

26 Manualmente, da mesma forma que se altera a dimensão de objectos (ver secção 8.6); Seleccionar a imagem, aceder ao menu Format (Formatar), comando Picture (Imagem) e seleccionar o separador Size (Tamanho), surgindo a seguinte caixa de diálogo: Fig Opções de Redimensionamento de Imagens Inserir sombras nas imagens Seleccione a imagem, clique no botão Shadow (Sombra), na barra de ferramentas Drawing (Desenho), e seleccione a sombra:

27 Fig Opções de Sombras

28 9.4.3 Alteração das cores da imagem Para alterar as cores de uma imagem, é necessário: Seleccionar a imagem, aceder ao menu Format (Formatar), comando Picture (Imagem) e seleccionar o separador Picture: Fig Opções de Controlo de Imagem Neste separador pode definir características como a luminosidade, contraste, etc., bem como alterar as cores através da opção Recolor (Recolorir). 9.5 Filmes e Sons Para inserir filmes na apresentação, posicione-se no diapositivo que pretende, aceda ao menu Insert (Inserir) e seleccione o comando Movie and Sounds (Filmes e Sons). Da listagem de opções que surge, seleccione Movie from Gallery (Filme da Clip Gallery) ou Movie from File (Filme a partir de Ficheiro):

29 Fig Inserir Filmes e Sons Para inserir sons na apresentação, posicione-se no diapositivo onde quer inserir o som, aceda ao menu Insert (Inserir), comando Movie and Sounds (Filmes e Sons). Da listagem de opções que surge, seleccione Sound from Gallery ou Sound from File, escolha o som e clique no botão Insert (Inserir). De seguida, surgirá uma caixa de diálogo com as opções de activação do som durante o decorrer da apresentação. 10 Construção de gráficos O PowerPoint permite a construção de gráficos nas apresentações através da aplicação Microsoft Graph. Existem vários processos de inserir um gráfico num diapositivo: Aceder ao menu Insert (Inserir), opção Chart (Gráfico); Aceder ao menu Insert (Inserir), opção Object (Objecto) e seleccionar, da lista de aplicações, Microsoft Graph 2000 Chart (Gráfico do Microsoft Graph 2000); Através do botão, na barra de ferramentas; Seleccionar um dos Layouts (Esquemas do Diapositivo) que tenha uma área do diapositivo destinada a introduzir um gráfico directamente (faça um duplo clique na área onde o gráfico irá ser introduzido). Em qualquer destes casos, irá surgir a seguinte Datasheet (Folha de Dados):

30 Fig Folha de Dados A Datasheet (Folha de Dados) funciona tal como uma tabela com linhas e colunas. Cada rectângulo corresponde a uma célula onde se digitam os dados. É a partir dela que o gráfico será construído. Quando tiver substituído os dados da tabela pelos seus dados, faça um clique na área do diapositivo (fora do gráfico), regressando assim à apresentação Alterar o tipo de gráfico No processo de criação é assumido um gráfico de colunas, tridimensional, mas é possível alterá-lo para outro tipo. Isto pode ser efectuado através da barra de ferramentas dos gráficos: Fig Alteração do tipo de gráfico Pode, ainda, recorrer ao menu Chart (Gráfico), comando Chart Type (Tipo de Gráfico), separador Custom Types (Tipos Personalizados) e seleccionar um tipo de gráfico.

31 Fig Caixa de diálogo Tipo de Gráfico 11 Construção de Tabelas O PowerPoint permite a construção de tabelas utilizando as potencialidades do Microsoft Word. Para inserir uma tabela numa apresentação, existem vários processos: Aceder ao menu Insert (Inserir), comando Picture (Imagem), opção Microsoft Word Table (Tabela do Microsoft Word) Através do botão, na barra de ferramentas Standard (Padrão); Seleccionar um dos Layouts (Esquemas do Diapositivo) que tenha uma área para introduzir a tabela directamente (faça um duplo clique na área do diapositivo onde a tabela irá ser introduzida). Para efectuar alterações numa tabela, deve proceder exactamente da mesma forma que no MS-Word.

32 12 Construção de Organogramas Departamento de Matemática e Engenharias O PowerPoint permite a construção de estruturas organizacionais, conhecidas como organogramas, nas apresentações, através da aplicação Microsoft Organization Chart. Um organograma representa o conjunto das unidades da organização, com definição das respectivas funções e as dependências hierárquicas. Para inserir um organograma na apresentação, existem dois processos: Aceder ao menu Insert (Inserir), opção Object (Objecto) e seleccione, da lista de aplicações, o Microsoft Organization Chart 2.0; Seleccionar o Layout (Esquema do Diapositivo) que tem uma área para introduzir o organograma directamente. O Microsoft Organization Chart tem ao seu dispor uma barra de botões que permite inserir diferentes tipos de caixas, dependendo da posição hierárquica representada: Fig Tipos de Caixas (representações hierárquicas) Existem, ainda, diversas configurações que o organograma pode assumir. Assim, no menu Style (Estilos), pode-se visualizar os estilos de organogramas que o Microsoft Organization Chart permite construir: Fig Estilos de Organogramas

33 13 Organização da Apresentação Departamento de Matemática e Engenharias 13.1 Modos de visualização O PowerPoint permite utilizar vários modos de visualização, de forma a facilitar a criação e organização da apresentação. Existem cinco modos de visualização que podem ser acedidos através do menu View (Ver) e do comando que apresenta o modo de visualização pretendido. Fig Modos de visualização Os modos de visualização também podem ser acedidos utilizando os botões de visualização Normal O modo de visualização permite trabalhar no diapositivo corrente Outline (Estrutura de Tópicos) Permite estruturar o texto dos diapositivos que fazem parte da apresentação. Permite também introduzir mais texto, apagar ou simplesmente alterar a sua localização Slide (Diapositivo) Este modo de visualização permite um trabalho mais detalhado sobre o diapositivo corrente, uma vez que está a ser visualizado, de momento, no ecrã Slide Sorter (Organização de Diapositivos) Este modo permite ter uma visualização geral sobre todos os diapositivos que fazem parte da apresentação, o que torna mais fácil a sua organização Notes Page (Página de Notas) Permite ao utilizador criar notas para cada um dos diapositivos.

34 É criada uma área para as notas que pode ser ocupada por texto explicativo, ou deixada em branco por forma que, quem assiste à apresentação, possa tirar notas Slide Show (Apresentação de Diapositivos) O modo de visualização Slide Show permite construir uma apresentação com visualização automática, ou não, dos diapositivos, inclusivamente com efeitos especiais de transição entre eles.

35 14 Organização de Diapositivos Para que uma apresentação fique mais organizada, o PowerPoint permite a troca da posição dos diapositivos, assim como, como apagar e inserir Trocar a posição dos Diapositivos No modo de visualização Slide Sorter: Aceder ao menu View (Ver) e seleccionar o comando Slide Sorter (Organização de Diapositivos), ou fazer clique no respectivo botão na barra de botões de visualização: ; Seleccionar o diapositivo que pretende mudar de localização, fazendo clique sobre ele, e arrastá-lo para a localização pretendida. Esta operação também pode ser feita no modo de visualização Outline View Inserir diapositivos Pode-se inserir diapositivos em qualquer modo de visualização, em qualquer momento e em qualquer posição da sua apresentação. Para tal, posicione-se no diapositivo anterior, aceda ao menu Insert (Inserir) e seleccione o comando New Slide (Novo Diapositivo) Eliminar diapositivos Pode-se apagar diapositivos a partir de qualquer modo de visualização. Para tal, basta colocar-se no diapositivo que pretende apagar, aceder ao menu Edit (Editar), comando Delete Slide (Eliminar Diapositivo). 15 Slide Show (Apresentação de Diapositivos) Um Slide Show permite automatizar a apresentação, simulando algumas funções do projector de Slides. No entanto, o Slide Show tem maiores potencialidades, pois permite vários tipos de transições entre os diapositivos, desenho livre e anotações.

36 15.1 Construção de um Slide Show Departamento de Matemática e Engenharias Pode criar um Slide Show com todos os diapositivos da apresentação ou com apenas um conjunto de diapositivos Transição de Diapositivos O PowerPoint permite definir o efeito a dar à passagem de um diapositivo para outro, assim como a velocidade a que essa transição se dará. As transições entre diapositivos podem ser definidas no modo de visualização Slide View (Vista de Diapositivos), da seguinte forma: Abra a apresentação e seleccione os diapositivos; Aceda ao menu Slide Show (Apresentação de Diapositivos), comando Slide Transition (Transição entre Diapositivos): Fig Caixa de diálogo dos efeitos de transição O mesmo pode ser feito no modo de visualização Slide Sorter através do botão Efeitos de animação Também se podem atribuir efeitos especiais para o texto, diapositivo a diapositivo, procedendo da seguinte forma:

37 Posicione-se no diapositivo pretendido; Aceda ao menu Slide Show (Apresentação de Diapositivos), comando Custom Animation (Animação Personalizada); Surge a seguinte caixa de diálogo: Fig Efeitos Especiais de Animação Nesta caixa, deve seleccionar o separador Order & Timing (Ordem e Temporização), seleccionar o objecto e indicar o tempo de animação a ele associado. No separador Effects (Efeitos), pode definir o tipo de animação que pretende atribuir ao objecto seleccionado e respectivo som:

38 Fig Efeitos Especiais de Animação Para definir efeitos de animação em relação aos gráficos da sua apresentação, seleccione o separador Chart Effects (Efeitos do Gráfico): Fig Efeitos Especiais de Animação No separador Multimedia Settings, define-se as acções em relação aos objectos multimédia. Utilize o botão Preview (Pré-visualizar) para ver os efeitos, antes de carregar no botão Ok.

39 15.2 Activar o Slide Show Departamento de Matemática e Engenharias Uma vez que já definiu os efeitos de transição para os vários diapositivos, bem como os efeitos de animação, já pode executar o Slide Show: Aceda ao menu View (Ver) e seleccione o comando Slide Show (Apresentação de Diapositivos); Ou através do respectivo botão na barra de botões de visualização:. 16 Impressão da Apresentação Aceda ao menu File (Ficheiro) e seleccione o comando Print (Imprimir), surgindo a seguinte caixa de diálogo, onde deve seleccionar as opções que pretende: Fig Caixa de diálogo de Impressão Pode optar entre imprimir 1, 2, 3 ou 6 slides por página. Também é possível imprimir apenas as páginas de notas ou a vista de destaques. Basta seleccionar a opção desejada na caixa de listagem Print what (Imprimir).

40 Depois de fazer um clique sobre o botão Ok, o processo de impressão inicia-se. 17 Portabilidade das apresentações do PowerPoint Através do comando Pack and Go (Apresentação Portátil), do menu File (Ficheiro), é possível fazer a compressão da apresentação para esta ser visualizada noutro computador. Para tal, basta seguir as instruções fornecidas pelo Wizard (Assistente de apresentações portáteis). 18 Alguns Conselhos Utilize sempre o princípio KISS - Keep It Simple and Straightforward (Manter a Apresentação Simples e Clara) no seu trabalho; Seja consistente. Não mude de cor em cada diapositivo só porque isso é possível; Coloque apenas uma ideia por diapositivo; Não utilize mais que dois tipos de letra por diapositivo. Se quiser salientar alguma ideia use o sublinhado, o negrito ou o sombreado; Controle o seu tempo tendo em atenção que o tempo ideal de apresentação de um diapositivo é de 2 minutos, no máximo 4; Acrescente, no final, um diapositivo em branco para que, ao terminar a apresentação dos diapositivos, não apareça o programa de apresentação que está a utilizar; Ensaie a sua apresentação com antecedência, no sistema que vai ser utilizado, para garantir que está tudo como deseja; Só utilize a apresentação automática se tiver a certeza que não vai ser interrompido; O tamanho das letras utilizadas não deve ser inferior a 18 pontos. Preferencialmente, use 44 pontos para títulos, 32 pontos para texto e 28

41 pontos para subtexto, de modo a que fique visível para quem está sentado no fundo da sala.

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Microsoft PowerPoint para apresentações. Formador: Carlos Maia

Microsoft PowerPoint para apresentações. Formador: Carlos Maia Microsoft PowerPoint para apresentações Formador: Carlos Maia 1 Tópicos Trabalhar com Slides Alterar a definição do slide Criar títulos nos slides Adicionar um novo slide Eliminar um slide Ordenação de

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT

GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT Nuno Azevedo 2005/06 ESCOLA BÁSICA B INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT A Janela de apresentação do Programa Barras de menus, padrão e de formatação Área

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Microsoft PowerPoint. Prof. Rafael Vieira

Microsoft PowerPoint. Prof. Rafael Vieira Microsoft PowerPoint Prof. Rafael Vieira Características do Microsoft PowerPoint O que é? Éuma aplicação utilizada sobretudo para criar apresentações Permite utilizar animação, efeitos de transição entre

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Introdução ao MS PowerPoint

Introdução ao MS PowerPoint Introdução ao MS PowerPoint Pré-requisitos: Windows e Word Software utilizado: Windows xp, PowerPoint 2003 O PowerPoint é um software utilizado para criar apresentações multimédia sobre vários temas ou

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Mathematician and Economist-Informatician Consultant in Planning, Statistics and Computer Applications POWERPOINT para Estatísticos

Mathematician and Economist-Informatician Consultant in Planning, Statistics and Computer Applications POWERPOINT para Estatísticos POWERPOINT para Estatísticos Manual do curso Compilado por Klaus Röder - maio 2004 Conteúdo. Mathematician and 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MICROSOFT POWERPOINT INTRODUÇÃO... 3 2.1. O ACESSO PRATICO... 3 2.2.

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto Ficha de trabalho n.º1 Objectivos: Escrever/formatar texto Formatar imagens Inserir uma tabela Criar uma pasta Guardar um documento INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto - No processo de introdução

Leia mais

Workshop (mínimo de 5 inscrições)

Workshop (mínimo de 5 inscrições) Workshop (mínimo de 5 inscrições) 6 horas (2 x 3 horas) Operar, em segurança, equipamento tecnológico, usado no quotidiano. Realizar operações básicas no computador Sistema operativo gráfico Conceitos

Leia mais

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011 Domine o Word 2007 1 Professor: Rafael Henriques Ano Lectivo 2010/2011 Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2007 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2007; Realização

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

OBJECTIVO Primeiros passos no processamento de texto

OBJECTIVO Primeiros passos no processamento de texto FICHA 0 OBJECTIVO Primeiros passos no processamento de texto Antes de começar a elaborar documentos com o Word é necessário que saiba o essencial sobre o funcionamento deste processador de texto. Não menos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s

E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s 1. Inicie o Microsoft Excel. Menu Start > Programs > Microsoft Excel, ou faça duplo clique no atalho Microsoft Excel que se encontra no ambiente de trabalho.

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

1. Ligar o Computador Ambiente de Trabalho

1. Ligar o Computador Ambiente de Trabalho 1. Ligar o Computador Ambiente de Trabalho O Ambiente de trabalho é a imagem que nos aparece no ecrã quando ligamos o computador. As imagens e as cores no ambiente de trabalho variam, mudam de computador

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Word+ Excel + PowerPoint Iniciação Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de informação

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

1. Abrir o Processador de Texto - Microsoft Word 1.1. Clique no botão Iniciar, comando Todos os Programas e escolha Microsoft Word.

1. Abrir o Processador de Texto - Microsoft Word 1.1. Clique no botão Iniciar, comando Todos os Programas e escolha Microsoft Word. Conteúdos Ambiente de Trabalho Criação de um Documento Edição de um Documento 1. Abrir o Processador de Texto - Microsoft Word 1.1. Clique no botão Iniciar, comando Todos os Programas e escolha Microsoft

Leia mais

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage.

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage. Objectivos: Identificar os elementos do Ambiente de trabalho do Microsoft FrontPage Criar um website Fechar um website Abrir um website Modos de visualização de um website Criar, eliminar, abrir e fechar

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Tarefa Orientada 1 A interface do Powerpoint

Tarefa Orientada 1 A interface do Powerpoint Tarefa Orientada 1 A interface do Powerpoint Nesta tarefa é proposta a realização de um conjunto de actividades que têm como finalidade a familiarização com o programa e adquirir alguma destreza na sua

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2003

Microsoft Office PowerPoint 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Microsoft Superior de Gestão Office PowerPoint 00 Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office PowerPoint 00 Introdução ao PowerPoint

Leia mais

FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO

FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO Noções Básicas FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO 2.2.1 Painel de Tarefas (Task Pane) O painel de tarefas constitui a grande novidade do ecrã de trabalho desta nova versão do Word. Para utilizadores menos experientes,

Leia mais

Folha de Cálculo (Excel)

Folha de Cálculo (Excel) Tecnologias de Informação e Comunicação Folha de Cálculo (Excel) Professor: Rafael Vieira. 1. Introdução à folha de cálculo o nome folha de cálculo atribuído a este tipo de programas, deve-se, principalmente,

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

OBJECTIVO Modelo personalizado com marcas d água

OBJECTIVO Modelo personalizado com marcas d água ICHA OBJECTIVO Modelo personalizado com marcas d água Actualmente é possível criar e guardar um modelo personalizado em formato digital, que poderá, por exemplo, substituir o tradicional papel timbrado.

Leia mais

Tarefa Orientada 6 Edição de Dados

Tarefa Orientada 6 Edição de Dados Tarefa Orientada 6 Edição de Dados Objectivos: Inserção de dados. Alteração de dados. Eliminação de dados. Definição de Listas de Pesquisa (Lookup Lists) O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad Escolas de Escola Básica e Secundária de (sede) 347680 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TIC (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESSCCOOLLAA: : EB 1 de ANNOO DDEE ESSCCOOLLAARRI IIDDAADDEE:

Leia mais

Quadros Interactivos CLASUS

Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo Pagina 1 Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo 1.

Leia mais

Aula nº 9 - O Programa de Apresentações Microsoft PowerPoint 2. OPERAÇÕES DE MANIPULAÇÃO DE APRESENTAÇÕES...2 6. AUTOMATIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO...

Aula nº 9 - O Programa de Apresentações Microsoft PowerPoint 2. OPERAÇÕES DE MANIPULAÇÃO DE APRESENTAÇÕES...2 6. AUTOMATIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO... Aula nº 9 - O Programa de Apresentações Microsoft PowerPoint Sumário: 1. INTRODUÇÃO...1 2. OPERAÇÕES DE MANIPULAÇÃO DE APRESENTAÇÕES...2 3. MODOS DE VISUALIZAÇÃO...3 4. EDIÇÃO DE APRESENTAÇÕES...4 5. MODELO

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

1. Estilos 1. 2. Índices 7

1. Estilos 1. 2. Índices 7 Carlos Maia Índice 1. Estilos 1 1.1. Considerações gerais 1 1.2. Aplicar estilos 1 1.3. Modificar estilos 2 1.4. Criar um novo estilo 3 1.5. Cópia de estilos 5 1.6. Retirar todos os estilos presentes num

Leia mais

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone 2010 Fichas de Demonstração Demonstrações de Produtos Microsoft Office 2010 Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone Compatibilidade de Ficheiros Novo e melhorado para

Leia mais

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações Introdução ao Ambiente de Trabalho 3.º e 4.º Anos de Escolaridade Distinguir hardware de software; Identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções; Reconhecer os principais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O FICHA ORIENTADA Nº1 INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO CRIAÇÃO DE UMA FOLHA DE CÁLCULO O Microsoft Excel é um programa que faz parte das

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período Elementos básicos da interface gráfica do Windows (continuação).

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

EXCEL TABELAS DINÂMICAS

EXCEL TABELAS DINÂMICAS Informática II Gestão Comercial e da Produção EXCEL TABELAS DINÂMICAS (TÓPICOS ABORDADOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA II) Curso de Gestão Comercial e da Produção Ano Lectivo 2002/2003 Por: Cristina Wanzeller

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz Manual do Utilizador PowerPoint 2013 Carlos Diniz Índice 1. Acerca do PowerPoint 2013... 3 1.1. Principais caraterísticas do PowerPoint 2013... 3 2. Trabalhar no interface do PowerPoint 2013... 3 2.1.

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais