Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Disciplina: História da Matemática Professora: Andrea Cardoso Aluno: Wagner Vinícius Volpi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Disciplina: História da Matemática Professora: Andrea Cardoso Aluno: Wagner Vinícius Volpi"

Transcrição

1 Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL Disciplina: História da Matemática Professora: Andrea Cardoso Aluno: Wagner Vinícius Volpi

2 Introdução Trigonometria trigonos (triângulos) + meiruns (medida) = medida dos triângulos. Estudar os lados e ângulos de um triângulo. Astronomia, Agrimensura e Navegação. A trigonometria desenvolveu como resultado de uma interação contínua e fértil entre a oferta e a demanda. Várias civilizações contribuíram de alguma forma para a trigonometria: Egito, Babilônia, China, Grécia, Índia, Arábia e Pérsia. A Trigonometria somente tornará ciência analítica no século XVII d.c.

3 Trigonometria no Egito Cálculo das razões entre números e entre lados de triângulos semelhantes. Papiro Rhind 1650 a.c. seqt. Seqt: Razão entre afastamento horizontal e elevação vertical resultava em como deveria ser a inclinação da face de uma pirâmide a. C. - Associação de sombras projetadas por uma vara na vertical, Gnômon, à sequencias numéricas, onde o comprimento da sombra era relacionada com a hora do dia.

4 O mais antigo gnômon de que temos conhecimento e que chegou até nossos dias, está no museu de Berlim.

5 Utilizavam a relação = 5 para obter ângulos retos durante a construção de suas pirâmides utilizando de corda de 13 nós.

6

7 Trigonometria na Babilônia Astronomia razões religiosas, calendário e as épocas de plantio. Placa cuneiforme Plimpton 322. O Plimpton 322 recebe esse nome porque é o número 322 na coleção GA Plimpton na Universidade de Columbia, é uma tabela de quatro colunas que, inicialmente, parece ser registro de uma transação comercial. Entretanto, ao ser analisado com mais cautela revelou algo bem diferente: é uma lista de secantes. A divisão do círculo em 360º, por exemplo, teve origem na Babilônia, onde se convencionou dividir um círculo em seis partes iguais, em que cada uma equivalia a 60. Assim, o círculo passava a ter 360, que também designava o número de dias do ano segundo o seu calendário.

8 Trigonometria na China Trigonometria primitiva foi encontrada no império de Chou Pei Suang Ching aproximadamente 1110 a.c. Medir distâncias, comprimentos e profundidades; O conhecimento vem da sombra e a sombra vem do gnômon. Noção de geometria plana primitiva Segundo Milênio a.c.; 152 a. C. Chuan Tsanom Nove capítulos sobre a arte da Matemática. 9º Capítulo Triangulo Retângulo conceitos: Empilhar quadrados e a função tangente. Há indícios que a resolução destes problemas assemelham-se com a dos Babilônicos.

9

10 Existem evidências tanto do conhecimento das relações trigonométricas quanto do conceito de ângulo e a forma de medí-los, mas não há registros de como eram feitas as medições e quais unidades de medidas utilizadas. Dois motivos: registros em bambu material perecível; Imperador Shi Huang-ti ordenou em 213 a.c. uma lamentável queima de livros, apesar de muitos livros terem sido reconstituídos, muitos ainda indagam sobre autenticidades de grande parte destes materiais bibliográficos

11 Trigonometria na Grécia A trigonometria teve um grande desenvolvimento na Grécia antiga preceptora a todas as outras nações. Trigonometria está diretamente relacionada com a geometria. Tales de Mileto (625? 546? a. C.) astronomia e geometria medir a altura da pirâmide de Quéops semelhança de dois triângulos.

12 Pitágoras de Samos (~580 a.c. - ~500 a.c.) discípulo de Tales : Demonstrou o teorema do triângulo retângulo:.em todo triângulo retângulo a área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.

13 A trigonometria grega surgiu com a necessidade da astronomia, afim de prever as efemérides celestes calcular tempo e ser utilizada na Navegação e Geografia. Trigonometria esférica triângulos esféricos Triângulos sobre uma superfície esférica, com isso houve um desenvolvimento da trigonometria plana.

14 Astrônomo. Aristarco de Samos (310 a.c. 230 a. C.) Acreditava que todos os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno do Sol. Fases da Lua, quando a lua exibia um quarto iluminada, era possível observar um triângulo retângulo. Os escritos de Aristarco sobre esse tema se perderam e somente conhecemos suas ideias mencionados por Arquimedes e Plutarco. Obra: Tamanhos e distancias do Sol e da Lua Suas ideias estavam relacionadas nos conceitos de semelhanças de triângulos, noções de geometria simples e um pouco de Algebra.

15 Eratóstenes de Cirene (276 a.c. 194 a.c.) Matemático e Geográfico. Tutor do filho de Ptolomeu III e coordenador da biblioteca de Alexandria no período que viveu em Atenas. Siena: 800km de Alexandria ao meio dia do Solstício de verão, colunas verticais não projetavam qualquer sombra e já em Alexandria na mesma época havia projeção da sombra. Com isso deduziu que a Terra fosse redonda. Quanto maior fosse a curvatura da Terra, maior seria a projeção da sombra e o Sol deveria estar tão longe que seus raios de luz chegam paralelos. Chegou à um valor aproximado da medida da circunferência da Terra utilizando a geometria plana: Km. Atualmente sabemos que a distancia da circunferência na linha do Equador é de Km.

16 Hiparco de Nicéia (180 a.c. 125 a.c.) Fortemente influenciado pela matemática Babilônica Base 60 dividiu a circunferência em 360 partes arco de 1 grau 60 partes arco de 1 minuto. Tabela de cordas: tabela trigonométrica com os valores das cordas de uma série de ângulos entre 0º e 180º - correspondência entre o arco e sua corda utilizadas na astronomia. Pai da trigonometria Criou o astrolábio, instrumento para medir alturas.

17 Claudio Ptolomeu ( 85 d.c 165 d.c.) Áreas de estudo: matemática, geografia, cartografia, dentre outras. Viveu em Alexandria. Sua obra mais importante A Coleção Matemática Almagesto composto de 13 livros apresenta e desenvolve argumentos a favor da teoria geocêntrica do universo. Desenvolve também as ferramentas matemáticas, a geometria elementar, usada na astronomia e bem como a trigonometria. A trigonometria apenas aparece nos capítulos 10 Tabela de cordas mais aprimorada do que a de Hiparco e capítulo 11 onde explica como tal tabela pode ser calculada.

18 Segue um pequeno trecho do Almagesto traduzido para o português (...) Pois, se ela fosse côncava, as estrelas que nascem apareceriam primeiro às pessoas do Ocidente; e se fosse plana, as estrelas nasceriam e se poriam para todas as pessoas ao mesmo tempo; e se ela fosse uma pirâmide, um cubo ou qualquer outra figura poligonal, ela apareceria ao mesmo tempo para todos os observadores na mesma linha reta. Mas nenhuma dessas coisas parece acontecer (...) está claro aqui que a curvatura da Terra, cobrindo uniformemente as partes em direções oblíquas, prova sua forma esférica de cada lado. (...)

19 Almagesto: 1 - Uma tabela mais completa que a de Hiparco, com ângulos de meio em meio grau, de 0º a 180º; 2 - a circunferência foi dividida em 360 partes hoje chamadas graus, o diâmetro foi dividido em 120 partes e cada uma dessas divididas em 60 porções minutos, sendo essas, por sua vez, divididas em mais 60 partes segundos. 3 - Teorema de Ptolomeu: Um quadrilátero convexo inscrito em um círculo, então a soma dos produtos dos lados opostos é igual ao produto das diagonais. 4 Equivalência das fórmulas (nos dias atuais) de seno da soma e seno da diferença, isto é sen(a + b) e sem (a b); 5 O uso, também usando as cordas, do seno do arco metade: Na Grécia Antiga o conceito de função propriamente dito não foi desenvolvido.

20 Tábua de cordas de Ptolomeu

21 Trigonometria Hindu Trigonometria aplicada para a Astronomia. No Século IV d.c., a Europa Ocidental entrou em crise com as constantes dominações dos bárbaros germânicos e a queda do Império Romano, o centro da cultura deslocou-se para a Índia Siddhanta sistemas de Astronomia. Aritmética ao contrário da grega que era muito geométrica. Surya Siddhanta Sistemas do Sol 400 d.c. poucas explicações e nenhuma prova, pois acreditavam que a obra foi escrita pelo Deus Surya e seria muita pretensão exigir provas de um Deus. Jya Utilização de uma tábua da metade da corda de um arco duplo Tábua do seno.

22 No Surya, a relação usada era entre a metade da corda e a metade do ângulo central correspondente, chamada por eles de jiva razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Isto possibilitou a visão de um triângulo retângulo na circunferência. 500 d. C Aryabhata calculava semi cordas e usava também o sistema decimal. 505 d. C Varahamihira encontramos o equivalente de sen² θ + cos² θ = 1. Muitos matemáticos se dividiram através do tempo na literatura matemática de Ptolomeu (Almagesto) e Surya dos hindus.

23 Conclusão Mesmo com instrumentos rudimentares as civilizações antigas tiveram grandes feitos para a Trigonometria como observação, prática e demonstrações, para séculos depois tornar-se uma ciência. A importância da Astronomia e das problemáticas cotidianas para a época foram primordiais para construção de uma Trigonometria sólida e eficaz nos dias atuais, conhecendo um pouco de sua evolução.

24 Referências MENDES OLIVEIRA, Juliana. A trigonometria básica com foco em sua evolução histórica e suas aplicações contemporâneas. Disponível em: < 4954/Publico/texto%20completo.pdf>. Acesso em 04/04/2015. COSTA, Nielce M. Lobo da. A história da trigonometria. Disponível em: < em 04/04/2015. UBERTI, Gerson Luiz. Uma abordagem das aplicações trigonométricas. Disponível em: < nce=1>. Acesso em 05/04/2015. COSTA NETO,Deoclécio Pinto da. Dando corda a Trigonometria. Disponível em:< %20Deocl%C3%A9cio%20Pinto%20da%20Costa%20Neto.pdf>. Acesso em 05/04/2015. NASCIMENTO, Alessandra Zeman do. Uma sequencia de ensino para a construção de uma tabela trigonométrica. Disponível em < 03T07:18:46Z-3983/Publico/Alessandra%20Nascimento.pdf>. Acesso em 05/04/2015. SANTOS COSTA, Daniel dos. Astronomia e Trigonometria: As cordas de Ptolomeu. Disponível em: < Acesso em 07/04/2015. OLIVEIRA, Jaqueline de. Tópicos selecionados de Trigonometria e sua História. Disponível em:< em 08/04/2015.

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Reconhecer a importância da Trigonometria na compreensão de fenômenos naturais 2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Trigonometria na Antiguidade: Babilônia e China 2 OBJETIVO DA AULA: Aplicar os conceitos trigonométricos

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org 2014.1

Leia mais

Prof. Márcio Nascimento. 1 de junho de 2015

Prof. Márcio Nascimento. 1 de junho de 2015 Introdução Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Matemática Básica

Leia mais

Prof. Márcio Nascimento. 26 de agosto de 2014

Prof. Márcio Nascimento. 26 de agosto de 2014 Introdução Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Matemática Básica

Leia mais

Trigonometria: alguns fatos históricos

Trigonometria: alguns fatos históricos Trigonometria: alguns fatos históricos Universidade Federal de Pelotas Prof. Dr. Maurício Zahn 1 2 3 Conteúdo 1 2 3 Conceito O nome Trigonometria vem do grego trigōnon - triângulo + metron - medida ).

Leia mais

Um pouco de história da trigonometria. Professor: Antonio Carlos Brolezzi IME/USP

Um pouco de história da trigonometria. Professor: Antonio Carlos Brolezzi IME/USP Um pouco de história da trigonometria Professor: Antonio Carlos Brolezzi IME/USP http://www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@usp.br Os povos da Antiguidade admiravam o céu, seus mistérios e sua influência

Leia mais

Caro aluno: vamos conhecer um pouco da História da Matemática? Por que seno se chama seno?

Caro aluno: vamos conhecer um pouco da História da Matemática? Por que seno se chama seno? GUTIERRE, Liliane dos Santos. Uma aula de trigonometria. UFRN. Natal, 009. Caro aluno: vamos conhecer um pouco da História da Matemática? Por que seno se chama seno? Primeiramente, falemos do nosso calendário:

Leia mais

A FORMA das coisas. Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio

A FORMA das coisas. Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio A FORMA das coisas Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio A Geometria A Geometria - trabalhar com distâncias, áreas e volumes no mundo real foi uma

Leia mais

Algumas Dúvidas Frequentes

Algumas Dúvidas Frequentes Algumas Dúvidas Frequentes - Usando a sombra de um gnomon. -O que há de incorreto/incompleto nas respostas abaixo? Como você pode saber quando é meio-dia? R: Quando não houver sombra na estaca (comprimento

Leia mais

II- Contando a História da Trigonometria

II- Contando a História da Trigonometria I- Introdução A palavra trigonometria é formada por três radicais gregos: tri = três, gonos = ângulos e metron = medir. Daí, o seu significado: medida dos triângulos. Dizemos, então, que a Trigonometria

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PLANO DE TRABALHO SOBRE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULOS RETÂNGULO TAREFA 2 MARLON VINICIUS SPILARI DA SILVA SÃO GONÇALO/RJ Introdução Este plano

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

Esfera Celeste: estrelas fixas

Esfera Celeste: estrelas fixas Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o

Leia mais

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar

Leia mais

RELATÓRIO: OFICINA DE TRIGONOMETRIA. Bolsistas: Clarice F. Vivian. Isabel Teixeira. Murilo Medeiros

RELATÓRIO: OFICINA DE TRIGONOMETRIA. Bolsistas: Clarice F. Vivian. Isabel Teixeira. Murilo Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS PIBID MATEMÁTICA RELATÓRIO: OFICINA DE TRIGONOMETRIA Bolsistas: Clarice F. Vivian Isabel Teixeira

Leia mais

História da trigonometria

História da trigonometria Trigonometria História da trigonometria A história da trigonometria e das funções trigonométricas pode abranger em torno de 4000 anos. Etimologia A nossa palavra moderna seno é derivada do latim sinus,

Leia mais

Trigonometria. 1 História. 2 Aplicações

Trigonometria. 1 História. 2 Aplicações Trigonometria 1 História As origens da trigonometria são incertas. É possível encontrar problemas que envolvem a cotangente no Papiro Rhind e uma notável tábua de secantes na tábua cuneiforme babilônica

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos

Leia mais

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos

Leia mais

TRAJETÓRIA DAS TRIGONOMETRIAS: uma incursão histórica

TRAJETÓRIA DAS TRIGONOMETRIAS: uma incursão histórica TRAJETÓRIA DAS TRIGONOMETRIAS: uma incursão histórica Rosana dos Passos Correa* 1 Rúbia Soraia Barata Monteiro* Pedro Franco de Sá ** RESUMO O presente artigo versa sobre o contexto histórico das Trigonometrias

Leia mais

9.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano

9.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano 9.º Ano Planificação Matemática 1/17 Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano Funções, sequências e sucessões Álgebra Organização e tratamento de dados Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais /

Leia mais

RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA

RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA Vaneila Bertoli 1 Elcio Schuhmacher 2 Temática do artigo: História da Matemática, História da Educação Matemática

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Trigonometria 1. Danielly Guabiraba- Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Trigonometria 1. Danielly Guabiraba- Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 018.1 Trigonometria 1 Danielly Guabiraba- Engenharia Civil Definição A palavra trigonometria é de origem grega, onde: Trigonos = Triangulo e Metrein = Mensuração

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ. Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ. Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Plano de Trabalho 2. Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano 2º Bimestre/2013 Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Tarefa 4: Cursista: Marcia Eliane

Leia mais

UNITAU APOSTILA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PROF. CARLINHOS

UNITAU APOSTILA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PROF. CARLINHOS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 TRIGONOMETRIA A palavra Trigonometria

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática ANO: 9.º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Números

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 AULA PRÁTICA No. 04 TRIGONOMETRIA NOTA PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos: Verificar e medir relações trigonométricas importantes. Conhecimentos desenvolvidos:

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 9.º ANO DE MATEMÁTICA 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de reconhecer propriedades da relação de ordem em, definir intervalos de números reais

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico. Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

Estudo da Trigonometria (I)

Estudo da Trigonometria (I) Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI 1) Escola de Ensino Médio Macário Borba Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2º ano Nível: Ensino Médio Turma: 01 Professora: Patrícia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

PLANO DE TRABALHO SOBRE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PLANO DE TRABALHO SOBRE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Camila Regina dos Santos Silva camreg1904@hotmail.com 1. Introdução: O Currículo Mínimo inicia o conteúdo do terceiro bimestre do nono

Leia mais

REVISÃO DE TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA ANALÍTICA

REVISÃO DE TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA ANALÍTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB340 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO I PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI REVISÃO DE

Leia mais

Esfera Celeste: estrelas fixas

Esfera Celeste: estrelas fixas Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico. Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Ciência em Alexandria Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Escola de Alexandria Após a morte de Alexandre Magno (325 a. C.) o seu império fragmentou-se. O Egipto passou a ser governado

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia

Leia mais

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PLANO DE TRABALHO Círculo, Circunferência e Razões Trigonométricas no triângulo retângulo. Claudia Valin dos Santos Rio de Janeiro 2014

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas Curriculares Conteúdos Aulas

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 007 - a Chamada Proposta de resolução. Como a planta está desenhada à escala de :0 e o Miguel está sentado a 3 m do televisor, ou seja 300 cm, então a distância, em

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas Matemática Aula 5 Geometria Plana Alexandre Alborghetti Londero Nesta aula iremos aprender as noções básicas de Geometria Plana. 1 Ponto, reta e plano Estes elementos primitivos da geometria euclidiana

Leia mais

Ciclo Trigonomé trico

Ciclo Trigonomé trico Ciclo Trigonomé trico Aluno: Professores: Camila Machado, Joelson Rolino, Josiane Paccini, Rafaela Fidelis, Rafaela Nascimento. Aula 1 As origens da trigonometria Não se sabe ao certo da origem da trigonometria,

Leia mais

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 1ª série - volume 1 1. Conjuntos - Conceito de conjunto - Pertinência - Representação de um conjunto - Subconjuntos - União de conjuntos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ... 1º PERÍODO. Medidas de localização

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ... 1º PERÍODO. Medidas de localização ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas Medidas de localização

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 ano 3 bimestre/2014 Plano de Trabalho Trigonometria na Circunferência Tarefa 2 Cursista: Agnaldo José de Sá Tutor: Rodolfo

Leia mais

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Ciência em Alexandria Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Escola de Alexandria Após a morte de Alexandre Magno (325 a. C.) o seu império fragmentou-se. O Egipto passou a ser governado

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Trigonometria. Iris Lima - Engenharia da produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Trigonometria. Iris Lima - Engenharia da produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 018. Trigonometria Iris Lima - Engenharia da produção Definição Relação entre ângulos e distâncias; Origem na resolução de problemas práticos relacionados

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11o Ano Geometria -Trigonometria Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11o Ano Geometria -Trigonometria Propostas de resolução MTEMÁTI - o no Geometria -Trigonometria ropostas de resolução Eercícios de eames e testes intermédios. bservando que os ângulos e RQ têm a mesma amplitude porque são ângulos de lados paralelos), relativamente

Leia mais

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria...

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Este texto é apenas um resumo. Procure estudar esses assuntos em um livro apropriado. Ângulo é a região de um plano delimitada pelo encontro de duas

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A

PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A Trigonometria e Funções Trigonométricas (12º ano) António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Luísa Loura, Maria Clementina Timóteo No 12º ano continua-se

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno Ano Letivo 2012/2013 Conteúdos Nº médio de Aulas Previstas Atividades de diagnóstico e caraterização da turma. Números Naturais Adição. Propriedades.

Leia mais

POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU?

POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? Não percebemos a Terra se movendo contraintuitivo Modelo heliocêntrico contrariava frontalmente o pensamento aristotélico. Aristóteles: Sol jamais poderia ocupar o centro

Leia mais

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ CEDERJ Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Tarefa 2: Triângulo Retângulo, Circunferência e Círculo, Trigonometria no Triângulo Retângulo.

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC

PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC Matemática /9º ano Página 1 de 9 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC Números

Leia mais

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA SUBSIDIADO POR NOVOS RECURSOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 RESUMO

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA SUBSIDIADO POR NOVOS RECURSOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 RESUMO O ENSINO DA TRIGONOMETRIA SUBSIDIADO POR NOVOS RECURSOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 RESUMO ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 1ª série do Ensino Médio

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 1ª série do Ensino Médio EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 1ª série do Ensino Médio Datas 31/agosto 01/setembro 02/setembro 07/setembro 08/setembro 09/setembro

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 5: Trigonometria. Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto)

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 5: Trigonometria. Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto) 1 Acadêmico(a) Turma: 5.1. Triangulo Retângulo Capítulo 5: Trigonometria Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto) Figura 1: Ângulos e catetos de um triangulo retângulo. Os catetos

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Proposta de Resolução [dezembro - 017] Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno ). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul

Leia mais

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO O FUTEBOL 1

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO O FUTEBOL 1 UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO O FUTEBOL 1 Julia Dammann 2, Felipe Copceski Rossatto 3, Eliane Miotto Kamphorst 4, Carmo Henrique Kamphorst

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução MTEMÁTI - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. omo a base do prisma é um quadrado, os lados adjacentes são perpendiculares,

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º Área curricular disciplinar de Matemática 1. Números inteiros Números naturais Números primos e números compostos. Múltiplos e divisores de um número natural. Decomposição de um

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução MTEMÁTI - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. omo a reta T P é tangente à circunferência no ponto T é perpendicular ao

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

Relações Métricas nos Triângulos. Joyce Danielle de Araújo

Relações Métricas nos Triângulos. Joyce Danielle de Araújo Relações Métricas nos Triângulos Joyce Danielle de Araújo Trigonometria A palavra trigonometria é de origem grega, onde: Trigonos = Triângulo Metrein = Mensuração - Relação entre ângulos e distâncias;

Leia mais

Cronograma - 2º Bimestre / 2016

Cronograma - 2º Bimestre / 2016 Prof.: TIAGO LIMA Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano EM 25/04 e 28/04 02/05 e 04/05 09/05 e 12/05 23/05 e 26/05 30/05 e 02/06 06/06 e 09/06 13/06 e 16/06 20/06 e 23/06 27/06 e 30/06 04/07 e 07/07 Função

Leia mais

Fundamentos de Matemática I

Fundamentos de Matemática I Trigonometria no triângulo retângulo8 Gil da Costa Marques 8.1 Trigonometria nos primórdios 8. Ângulos no triângulo retângulo: o grau 8.3 Definição de seno e cosseno de um ângulo agudo num triângulo retângulo

Leia mais

Geometria Métrica na Babilônia, Egito, Grécia.

Geometria Métrica na Babilônia, Egito, Grécia. Geometria Métrica na Babilônia, Egito, Grécia. Autor: Christian Fernando Cordeiro Pinheiro Disciplina de História da Matemática Universidade Federal de Alfenas Professora: Andréa Cardoso Introdução Geometria

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 Ano do Ensino Médio 3 Bimestre Plano de trabalho TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TAREFA 2 CURSISTA: RODOLFO DA COSTA NEVES TUTOR (A): ANALIA MARIA FERREIRA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC

FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC Professora: Ednara Alves da Silva Matrícula: 30343321 Série: 1º ano Ensino Médio 4º bimestre Tutor: Rodolfo Gregório 1 SUMÁRIO Introdução ---------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

NASCIDOS PARA VOAR: 60 ANOS DE FUMAÇA JÁ

NASCIDOS PARA VOAR: 60 ANOS DE FUMAÇA JÁ PROFESSOR: Equipe BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE ============================================================================================= TRIGONOMETRIA 0- Uma das

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) MTMÁTI - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) xercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura ao lado, estão representados uma circunferência de centro no ponto e os pontos T, P,, M

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10min) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10min) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 8º e 9º ano 1.3 Turno: manhã 1.4 Data: 09/10 Lauro Dornelles e 14/10 Oswaldo Aranha 1.5 Tempo

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

Matemática Ensino Médio 2ª série

Matemática Ensino Médio 2ª série Matemática Ensino Médio 2ª série - Livro de Matemática - Ensino Médio 2ª série - 1ª Edição - Autor Manoel Paiva - ISBN 85-16-04067-4 - Editora Moderna Capítulo 1 - A circuferência trigonométrica e as extensões

Leia mais

Tarefa 2: Trigonometria no triângulo retângulo

Tarefa 2: Trigonometria no triângulo retângulo FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ CURSO: MATEMÁTICA 1º ANO do ENSINO MÉDIO 2º BIMESTRE DE 2014 Tarefa 2: Trigonometria no triângulo retângulo Cursista: Waine

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

Associamos a esse paralelepípedo um número real, chamado volume, e definido por. V par = a b c.

Associamos a esse paralelepípedo um número real, chamado volume, e definido por. V par = a b c. Volumes Paralelepípedo Retângulo Dado um retângulo ABCD num plano α, consideremos um outro plano β paralelo à α. À reunião de todos os segmentos P Q perpendiculares ao plano α, com P sobre ABCD e Q no

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares 3º CICLO MATEMÁTICA 9ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Ciência Grega. Astronomia Fundamental. Tibério B. Vale

Ciência Grega. Astronomia Fundamental. Tibério B. Vale Astronomia Fundamental Tibério B. Vale Descendem dos Minoanos e Micênicos (3000 a 2500 a.c.) Contemporâneos ao Sumérios e Antigo Império Egípcios (Era do Bronze). Mar Egeu: Creta e Cíclades Sofreram diversas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 9ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015 nº 1 de (EB23) Organização e tratamento de dados Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de produzir informação estatística bem como de a utilizar para resolver problemas e tomar decisões

Leia mais

Funções Trigonométricas8

Funções Trigonométricas8 Licenciatura em Ciências USP/Univesp FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS 8 137 TÓPICO Gil da Costa Marques 8.1 Trigonometria nos Primórdios 8. Relações Trigonométricas num Triângulo Retângulo 8..1 Propriedades dos

Leia mais

Trigonometria e relações trigonométricas

Trigonometria e relações trigonométricas Trigonometria e relações trigonométricas Em trigonometria, os lados dos triângulos retângulos assumem nomes particulares, apresentados na figura ao lado. O lado mais comprido, oposto ao ângulo de 90º (ângulo

Leia mais

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Fascículo 1 Módulo 1 Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos Noção de conjuntos Conjuntos numéricos Módulo 2 Funções Definindo função Lei e domínio Gráficos de funções

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 017/018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO (45 ) 3º CICLO MATEMÁTICA

Leia mais