Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria"

Transcrição

1 ESTRUTURA BÁSICA PARA UMA BOA REDAÇÃO

2 PRIMEIRO PASSO: entenda bem o tema da redação. Faça perguntas relacionadas ao assunto. Coloque seu conhecimento de mundo em ação. Pense no problema relacionado a esse tema: toda proposta de redação do ENEM terá um problema que precisa ser solucionado. Pense nesse problema, em suas causas e em sua solução. É interessante responder a perguntas como:

3 Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria ser colocada em prática? >> Como essa solução resolveria o problema?

4 VAMOS USAR COMO EXEMPLO UMA REDAÇÃO SOBRE O SEGUINTE TEMA: MOBILIDADE URBANA

5 Comece fazendo perguntas: O que é mobilidade urbana? Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados? Quais as causas desses problemas? Como fazer para resolver esses problemas? Como essa solução resolveria os problemas?

6 O QUE É MOBILIDADE URBANA? Vou colocar alguns tópicos que me ajudarão a formar a ideia completa: Infraestrutura das cidades Meios de transporte Transporte coletivo Deslocamento de pessoas

7 Q UA N D O S E P E N S A E M M O B I L I DA D E U R B A N A N O B R A S I L, Q UA I S P R O B L E M A S P O D E M S E R A P O N TA D O S? A questão da mobilidade urbana no Brasil é um problema. Por quê? Em tópicos: Excesso de veículos Congestionamentos Transporte coletivo precário Atrasos Estresse Poluição Acidentes

8 QUAIS AS CAUSAS DESSE PROBLEMA? Novamente vou colocar alguns tópicos: Falta de planejamento urbano Pouco espaço/incentivo para transporte alternativo, como bicicletas. Pouco investimento em transporte coletivo eficaz.

9 COMO FAZER PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA? Vou listar algumas possibilidades: Investimento em infraestrutura: reestruturação das vias públicas, construção/ampliação de ciclovias. Incentivo ao transporte alternativo, como bicicletas. Investimento em transporte coletivo mais eficaz.

10 COMO ESSA SOLUÇÃO RESOLVERIA O PROBLEMA? Transporte coletivo eficaz faz com que o indivíduo possa deixar o carro em casa para se deslocar pela cidade. Se houver condições estruturais e segurança para o uso de bicicletas, por exemplo, o incentivo a esse meio de transporte alternativo poderá surtir algum efeito. OBSERVAÇÃO: Quanto mais criativa a solução, maiores as chances de a redação ser bem avaliada. Dessa forma, é importante pensar em uma proposta inovadora, que não seja óbvia demais. Esse é o desafio!

11 SEGUNDO PASSO

12 INTRODUÇÃO (primeiro parágrafo da redação) A introdução deve ter o seguinte: Apresentação do tema O problema A tese (é o que se pretende defender no texto)

13 O tema é mobilidade urbana: vou colocar uma definição e explicar por que se trata de um problema. (veja que já pensei sobre isso quando estava entendendo o tema ) A tese é o que eu pretendo defender, é o objetivo do meu texto. Como estou fazendo uma redação modelo ENEM, vou apontar aqui para a solução do problema.

14 TESE E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade. >>> Vejamos, então, o primeiro parágrafo inteiro:

15 DESENVOLVIMENTO no mínimo dois parágrafos) É importante planejar o desenvolvimento do texto. Pense na relação entre os argumentos: A ideia será somar os argumentos?>> A ideia será contrapor argumentos: aspectos negativos e positivos, por exemplo? >> Os argumentos serão as causas e as consequências do problema? A relação entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de ideias, outros não.

16 Em relação ao tema mobilidade urbana, escolhi somar ideias que defendem minha tese: Para selecionar os argumentos, é possível fazer o seguinte raciocínio: Eu pretendo defender a tese tal por causa disso (1) e por causa disso (2).Disso (1) = argumento 1 Disso (2) = argumento 2 >>> Faço, então, o seguinte: Pretendo defender a ideia de que é preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade por causa DISSO (1) e por causa DISSO (2). DISSO (1) = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos atrasos poluição problemas de saúde.(argumento 1) DISSO (2) = falta de transporte coletivo eficaz. (argumento 2)

17 ARGUMENTO 1: falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos atrasos poluição problemas de saúde. >> Vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:

18 Veja que o foco principal do meu argumento é o excesso de veículos. Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

19 Para fechar o parágrafo, vou relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto: Observação: você pode optar por expressões como "dessa forma", "nesse sentido", "assim", "portanto" etc para iniciar a frase que irá relacionar a tese ao argumento.

20 ARGUMENTO 2 falta de transporte coletivo eficaz. Novamente vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:

21 Veja que o foco principal desse meu argumento é a ineficiência do transporte coletivo. Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

22 Para fechar o parágrafo, vamos relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu te

23 É importante relacionar meus argumentos. Veja que eu estou somando ideias, por isso devo inserir uma expressão que explicite essa soma. No segundo parágrafo, posso iniciar o argumento com uma expressão como além disso :

24 CONCLUSÃO (último parágrafo) Volte ao tema/problema. Apresente uma solução para o problema (proposta de intervenção). Reafirme a tese apresentada na introdução.

25 No último parágrafo eu volto ao problema da mobilidade urbana: Desenvolvimento da solução para o problema (proposta de intervenção)

26 Reafirmação da tese:

27 VEJAMOS COMO FICOU A REDAÇÃO PRONTA

28

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Profª Rebecca Amor Atua no magistério há 19 anos; Formada em Letras pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE - (SC); Mestrado em Letras UNIR (RO); Vice-coordenadora do projeto de

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia O que esperamos? Introdução simples e direta Argumentação clara Proposta de intervenção que resolva os problemas citados Diga quem fará o que Respeito

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

WORKSHOP REDAÇÃO DISCURSIVA

WORKSHOP REDAÇÃO DISCURSIVA WORKSHOP REDAÇÃO DISCURSIVA Prof. Diego Amorim t professordiego SOMENTE QUEM TEM METAS DEFINIDAS E COMPROMISSO COM ELAS POSSUI A DETERMINAÇÃO DE VENCER! SEJA MUITO BEM-VINDO AO SUCESSO. 32 de 34 t professordiego

Leia mais

PROFESSOR: DIEGO AMORIM REDAÇÃO DISCURSIAVA. professordiego

PROFESSOR: DIEGO AMORIM REDAÇÃO DISCURSIAVA. professordiego PROFESSOR: DIEGO AMORIM REDAÇÃO DISCURSIAVA professordiego www.professordiego.com SOMENTE QUEM TEM METAS DEFINIDAS E COMPROMISSO COM ELAS POSSUI A DETERMINAÇÃO DE VENCER! SEJA MUITO BEM-VINDO AO SUCESSO.

Leia mais

Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo

Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo Esquema básico de uma redação Título 1º Parágrafo 2º parágrafo 3º parágrafo 4º parágrafo 5º parágrafo TESE + argumento 1 + argumento 2 + argumento

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

Estudo temático para os 9º anos. Redação 2

Estudo temático para os 9º anos. Redação 2 Estudo temático para os 9º anos Redação 2 Problematização: Por que a mobilidade urbana no Brasil está em crise? Falta de diversidade no transporte público, além da situação precária em que se encontra.

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

REDAÇÃO. aula A estrutura do parágrafo

REDAÇÃO. aula A estrutura do parágrafo REDAÇÃO aula A estrutura do parágrafo Estrutura do parágrafo Os parágrafos precisam apresentar organização adequada à sua função no texto, tanto em sua organização interna quanto na transição entre os

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles

Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles Os níveis de desempenho e suas denominações qualificam o perfil de escritor enquadrado em cada um. Esses níveis compreendem intervalos

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL O DESAFIO DAS CIDADES BRASILEIRAS

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL O DESAFIO DAS CIDADES BRASILEIRAS MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL O DESAFIO DAS CIDADES BRASILEIRAS Renato Boareto Diretor de Mobilidade Urbana SeMob Ministério das Cidades renato.boareto@cidades.gov.br www.cidades.gov.br INTRODUÇÃO 1- Crise

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo

Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo Introdução: Abordagem do tema + Tese ABORDAGEM DO TEMA: cenário geral em que o tema está inserido. TESE: aquilo

Leia mais

Não ter níveis de prioridade pode ser um tiro no pé

Não ter níveis de prioridade pode ser um tiro no pé Nesse artigo falaremos sobre: Não ter níveis de prioridade pode ser um tiro no pé Matriz de priorização Como usar a matriz GUT para melhorar a matriz de Priorização Matriz GUT na prática Não ter níveis

Leia mais

SUMÁRIO Videoaula Nr 10

SUMÁRIO Videoaula Nr 10 SUMÁRIO Videoaula Nr 10 1. INTRODUÇÃO - Palavras iniciais 2. MÉTODO - Dúvidas sobre o método 3. CONCLUSÃO Sei que não existe uma fórmula do bolo, mas gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a estrutura

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Exemplo de Marketing Mix no lançamento de um produto/serviço

Exemplo de Marketing Mix no lançamento de um produto/serviço Nesse artigo falaremos sobre: O que é o marketing mix (ou 4 Ps do marketing) Exemplo de marketing mix no lançamento de um produto ou serviço Se tem recursos e faz sentido, analise o retorno E se o produto

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

(Fonte: Jornal do Brasil - 02/07/95)

(Fonte: Jornal do Brasil - 02/07/95) AUUL AL A As médias Na aula 29, você estudou um pouco de Estatística e aprendeu que esse ramo da Matemática trabalha com dados comparativos, pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e projeções futuras.

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta

Leia mais

ATIVIDADE. A melhor viagem da minha vida

ATIVIDADE. A melhor viagem da minha vida UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLE CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA CILP SIMULADO DE PRODUÇÃO ESCRITA PRÉ-INTERMEDIÁRIO ESCOLAR B1 ATIVIDADE 01 Relatos Dicas

Leia mais

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL.

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL. ATUALIDADE S Prof. Roberto Um desafio ATUAL. MOBILIDADE URBANA Todas as atividades dependem de um bom deslocamento na cidade! Ir a escola; Ir ao Trabalho; Frequentar uma academia; Usar um posto de saúde;

Leia mais

ENEM Profª. Thaís

ENEM Profª. Thaís ENEM 2015 Profª. Thaís DISSERTAÇÃO Dissertação Dissertar é desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso

Leia mais

O uso da reportagem na aula de redação: o relato de uma experiência no Projeto Alternativa Cidadã

O uso da reportagem na aula de redação: o relato de uma experiência no Projeto Alternativa Cidadã O uso da reportagem na aula de redação: o relato de uma experiência no Projeto Alternativa Cidadã O presente artigo relata a experiência realizada no Projeto Alternativa Cidadã, um curso pré-vestibular

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico?

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Oi pessoal, tudo bom? Hoje nós vamos falar sobre a diferença de artigo científico, TCC e monografia. Mas antes, precisamos passar por aquela

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk Estatísticas e Relatórios Treinamento OTRS Help Desk Sumário Estatística... 3 Visão Geral... 3 Gerando Relatórios... 4 Criação de Relatórios... 5 Lista de Chamado... 7 Acumulação de Chamados...10 Tempo

Leia mais

PROFESSORES ELABORADORES: FRANZÉ PEREIRA E HUMBERTO CASSIANO

PROFESSORES ELABORADORES: FRANZÉ PEREIRA E HUMBERTO CASSIANO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO IV ABRIL 2019 PROFESSORES ELABORADORES: FRANZÉ PEREIRA E HUMBERTO CASSIANO PROPOSTA 01 ENEM A partir da leitura dos textos

Leia mais

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado.

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado. Redação E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Está chegando o grande dia, não é?! As provas do ENEM acontecerão logo logo, portanto, cá estamos para revisar este assunto: REDAÇÃO. A ideia é traçarmos um

Leia mais

para uma cidade melhor

para uma cidade melhor PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO CARLOS A participação da sociedade A participação da sociedade para uma cidade melhor Problemas urbanos Perda de tempo e dinheiro Viagens sem conforto Maior risco de

Leia mais

CONSELHO GOVERNAMENTAL DE MIDDLESEX DO NORTE PLANO DE TRANSPORTE REGIONAL RTP 2040: PESQUISA

CONSELHO GOVERNAMENTAL DE MIDDLESEX DO NORTE PLANO DE TRANSPORTE REGIONAL RTP 2040: PESQUISA PRECISAMOS DA SUA CONTRIBUIÇÃO! O Conselho Governamental de Middlesex do Norte está atualizando o Plano de Transporte Regional (RTP), um guia de política e planejamento exigido pelo Governo Federal, que

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI 1ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA IMPLÍCITO Redija um texto dissertativo argumentativo acerca da temática apresentada no cartum 2ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA EXPLÍCITO FGV: Analista

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 7. Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Pareto

Gestão de Processos. Tópico 7. Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Pareto Gestão de Processos Tópico 7 Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Pareto Sumário 1. Introdução... 3 2. Construindo um Gráfico de Pareto... 3 3. Exemplo Prático Livraria Virtual... 3 3.1 Primeiro Passo:

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas FÍSICA I AULA 02: MOVIMENTO RETILÍNEO TÓPICO 04: EQUAÇÃO HORÁRIA DO MOVIMENTO; EQUAÇÃO DE TORRICELLI Caro aluno, neste tópico você vai adquirir o embasamento matemático para poder trabalhar os exercícios

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Nome: Data: VOCÊ VEIO! BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que a vida

Leia mais

Olá, sou o Daniel estamos de volta para a parte 2 do nosso minicurso: redação matadora em 3 passos simples.

Olá, sou o Daniel estamos de volta para a parte 2 do nosso minicurso: redação matadora em 3 passos simples. 2 Olá, sou o Daniel estamos de volta para a parte 2 do nosso minicurso: redação matadora em 3 passos simples. Nesta parte você verá a parte da Introdução, e de ante mão adianto, invista bastante nela,

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

Entenda a estrutura da dissertação (e veja como planejar a sua)

Entenda a estrutura da dissertação (e veja como planejar a sua) COORDENAÇÃO DO 1º ANO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA NOTA DE AULA 11/ 3º TRIMESTRE 2016 Entenda a estrutura da dissertação (e veja como planejar a sua)

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

Estouro e Representação em Ponto Flutuante

Estouro e Representação em Ponto Flutuante Estouro e Representação em Ponto Flutuante Cristina Boeres Insituto de Computação (UFF) Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Material baseado nos slides de Fernanda Passos Cristina Boeres (IC/UFF)

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017 CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 207 Pâmela Rafaela Oliveira de Brito¹, Bernadete Rossi Barbosa Fantin² ¹Graduanda em Logística pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

EDITORIAL. Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular.

EDITORIAL. Na chamada grande imprensa, os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular. - O QUE É ISSO? EDITORIAL Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

Leia mais

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1- A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

Índice Remissivo. Introdução. Rotinas burocráticas. Rotinas de secretaria. Rotinas do profissional. Conclusão

Índice Remissivo. Introdução. Rotinas burocráticas. Rotinas de secretaria. Rotinas do profissional. Conclusão Índice Remissivo Introdução Rotinas burocráticas Rotinas de secretaria Rotinas do profissional Conclusão 3 5 7 10 12 2 Introdução Olá!! Bem-vindo a mais um tutorial! Dessa vez, vamos sistematizar o que

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO II ENCONTRO TÉCNICO-PEDAGÓGICO COM ACADÊMICOS DA GRADUAÇÃO DIAMANTINA SETEMBRO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 03 23/03/ Profº Rafael Semensi

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 03 23/03/ Profº Rafael Semensi Redação aula 03 23/03/2.011 Profº Rafael Semensi 1 Outras Linguagens Charge Representação pictórica (imagem), de caráter burlesco (cômico) e caricatural, que trata de fatos de conhecimento do público.

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

Todos os dias fazemos "contas de mais", que nada mais são do que operações Veja o seguinte exemplo:

Todos os dias fazemos contas de mais, que nada mais são do que operações Veja o seguinte exemplo: Aula 5 Todos os dias fazemos "contas de mais", que nada mais são do que operações Veja o seguinte exemplo: de adição ou soma. Um pequeno fabricante de telhas tem em seu estoque 520 telhas. Em certo sábado,

Leia mais

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de O QUE É INTRODUÇÃO? É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos.

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Quanto deve ser, em média, o peso de cada pessoa que entrar no elevador? Uma pessoa que

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número:

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: Para montar a razão, basta fazer o numerador sobre o denominador. Para esse exercício, temos: a) 1 para 9 = 9 1 b) para

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 3 O PROJETO E O ARTIGO PARTE 1 TEMA DE PESQUISA, FONTES E FICHAMENTO Objetivo Geral Auxiliar o aluno na elaboração

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira Mobilidade Urbana Luciana Ghidetti de Oliveira Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Cap. 4 - Implicação Lógica Implicação Lógica Antes de iniciar a leitura deste capítulo, verifique se de fato os capítulos anteriores ficaram claros e retome os tópicos abordados

Leia mais

Apresentação. Bento de Jesus Caraça ( ), matemático português

Apresentação. Bento de Jesus Caraça ( ), matemático português Apresentação A matemática é geralmente considerada uma ciência a parte, desligada da realidade, vivendo na penumbra de um gabinete fechado, onde não entram ruídos do mundo exterior, nem o sol, nem os clamores

Leia mais

O TEXTO DISSERTATIVO

O TEXTO DISSERTATIVO O TEXTO DISSERTATIVO O texto dissertativo é de natureza teórica e visa discutir minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. O autor de um texto dissertativo pode, entre outras coisas,

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão Caro aluno, Você deve ter percebido, durante todos os seus anos escolares, a importância de um texto curto e lógico nas mais diversas situações: provas, seminários, debates... Aqui

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional

Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional Diamantina, Outubro de 2016 Mobilidade Urbana 2 Histórico Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM 1 Republica (1989

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

Curso de Gestão de Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 18 Transporte Público coletivo como prioridade

Curso de Gestão de Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 18 Transporte Público coletivo como prioridade 1 Curso de Gestão de Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 18 Transporte Público coletivo como prioridade Fernando Soares dos Santos (*) O planejamento das cidades para as próximas décadas passa, necessariamente,

Leia mais