ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO
|
|
|
- Anderson Brunelli Lage
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Atualização: Novembro de 2012 Página: 1 SIA Sistema Integrado de Arrecadação ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FIORILLI SOC CIVIL LTDA.-SOFTWARE SIA Sistema Integrado de Arrecadação
2 Atualização: Novembro 2012 Página: 2 Sumário Introdução Encerramento e Abertura de Exercício Exercício em uso Empresa Alterar Novo Ano Reajustar Valores Mensagem UFM Índices de Correção Fichas da Receita (Contabilidade) Receitas (SIA) Criar Valores Imobiliário - Mobiliário - Diversos... 10
3 Atualização: Novembro de 2012 Página: 3 SIA Sistema Integrado de Arrecadação Introdução A mudança de exercício no Sistema Integrado de Arrecadação exige alguns procedimentos especiais comandados pelo usuário, pois depende de situações, informações e tomada de decisão para processamento que impedem o processamento automático. A mudança de exercício no Sistema Integrado de Arrecadação exige alguns procedimentos especiais comandados pelo usuário, pois depende de situações, informações e tomada de decisão para processamento que impedem o processamento automático. A mudança de exercício para o SIA-Sistema Integrado de Arrecadação, corresponde a uma separação de informações restritas de um determinado exercício em arquivos exclusivos, evitando um aumento contínuo e desnecessário no tamanho de arquivos que só provocaria demora em processamentos. Para entender esta situação tomamos por base um arquivo de lançamentos no qual é feito um registro para cada parcela lançada. A cada ano que passar este arquivo aumentaria de tamanho na mesma quantidade do número de cadastros multiplicado pelo número de parcelas. Ocorre que os lançamentos vencidos e não pagos no exercício, devem ser inscritos em Dívida Ativa para serem cobrados e recebidos nos exercícios seguintes separando desta forma a receita orçamentaria de um exercício e a do exercício anterior. Portando o lançamento de tributos de um exercício não precisa estar sempre disponível no exercício seguinte. Apenas em casos eventuais para consultas comprobatórias da situação do lançamento ou do não lançamento. Passa a ser apenas um complemento de origem ou histórico do registro cadastral. Tendo em vista esta conveniência técnica, o arquivo de registro de lançamentos é guardado e aberto um novo arquivo vazio para o novo exercício. Assim como este, vários outros arquivos passam por atualizações na mudança do exercício. Os arquivos com registros cadastrais são copiados normalmente de um exercício para o seguinte. Por sua vez, as tabelas auxiliares ficam disponíveis para o exercício anterior, e são copiadas para o exercício seguinte onde poderão receber novos índices, valores ou informações básicas. Um exercício encerrado terá todas as informações tanto cadastrais como de movimento disponíveis para consultas a qualquer momento. O SIA apenas impede que sejam feitos ou alterados lançamentos de qualquer tipo. No exercício inicializado é indispensável conferir e atualizar as tabelas auxiliares antes de efetuar lançamentos definitivos. O SIA permite que sejam feitos lançamentos de testes ou previsões com índices ou valores unitários diversos com objetivos de analisar os possíveis impactos ou resultados no próximo lançamento.
4 Atualização: Novembro 2012 Página: Encerramento e Abertura de Exercício Abra o SIA-7.5 no exercício em uso: No Módulo Principal do SIA-7.5 clique no Menu (Tabelas Gerais), a seguir na opção (2.1 Empresa)
5 Atualização: Novembro de 2012 Página: Em seguida selecione a Empresa, e clique no botão (Alterar) conforme figura abaixo Clique na aba (Ano) - a última da parte média inferior da nova janela aberta. Selecione o último exercício da listagem. Note que o campo (Fechamento) está vazio. Clique no Botão (Abre Exercício) e Informe o Somente depois disso, selecione o 2012 e clique no botão (Fecha Exercício).
6 Atualização: Novembro 2012 Página: O botão Reajustar Valores permite configurar os valores das tabelas mencionadas abaixo para o novo exercicio. Sua explicação estará em cada tópico apresentado. UFM: explicado no tópico Índices de Correção: explicado no tópico Fichas da Receita: explicado no tópico Receitas: explicado no tópico Valores Imobiliários: explicado no tópico Valores Mobiliários: explicado no tópico Valores Diversos: explicado no tópico Feche o sistema e entre informando o novo exercício O sistema vai dar a seguinte mensagem: O Exercício de 2013 não existe. Deseja Criá-lo? Clique na opção (Sim). O Sistema abrirá o exercício de 2013 e a partir deste momento só será possível trabalhar no novo exercício. O exercício anterior 2012 fica disponível apenas para consultas. Antes da utilização do sistema, principalmente com relação a informações que envolvam valores financeiros, é necessário atualizar índices, valores unitários e parâmetros de configuração tanto gerais como individuais de cada um dos módulos Para Cadastrar a UFM do novo Exercício, basta acessar o Módulo Principal >> Tabelas Gerais >> 2.15 Cadastro da UFM, então clique no botão Novo informar o exercício e o novo valor da UFM. O valor da UFM para exercício de será o valor do exercício de 2012 acrescido da índice da inflação. Ou seja, se 2012 o valor foi 30,00 e o índice de aumento será 5%, em 2013 o valor da UFM será 31,50 30,00 x 5% = 1,50 30,00 + 1,50-31, Para Cadastrar os Índices de Correção para o novo Exercício, basta acessar o Módulo Principal>> Tabela Gerais>>2.16 Índices de Correção, então clique na aba visualizar, selecione o Índice que será mudado, clique em alterar.
7 Atualização: Novembro de 2012 Página: 7 Visualize a ultima Referência (data) informada. A referência pode ser mensal ou anual, dependendo da determinação do CTM. Independente se anual ou mensal sempre deve ser informado o primeiro dia do mês. Na imagem foi demonstrado a correção anual para calculo dos débitos em aberto. O valor do índice de correção para exercício de será o valor do exercicio de 2012 acrescido da índice da inflação. Ou seja, se 2012 o valor foi 1,00 e o índice de aumento será 5%, em 2013 o valor da UFM será 1,05 1,00 x 5% = 0,05 1,00 + 0,05 = 1,05 Para as cidades que o índice de correção é mensal, o procedimento para o calculo é o mesmo, apenas deverá ser informado mês a mês. OBS: se o índice de janeiro de 2013 ainda não saiu índice ou o mesmo é negativo repita o índice do mês anterior Integração das Receitas do SIA com as Fichas da Receita do sistema de Contabilidade Para os municípios que trabalham com o sistema de arrecadação (SIA) integrado com o sistema da contabilidade (SCPI), é rápido e pratico fazer a implantação das receitas. Solicite os arquivos RECDIS e RECTAB para o setor de contabilidade (são exportados através do Módulo Principal >> Menu Utilitários >> Opção Exportar Tabelas) e coloque os mesmo dentro do diretório c:\ (diretório raiz) da sua maquina. Em seguida acesse o Módulo Principal >> Menu Tabelas Gerais >> Opção 2.13 Fichas das Receitas e clica no botão Importar.
8 Atualização: Novembro 2012 Página: 8 Após clique o botão Duplicar informe o exercício base que no caso será 2012 e o novo exercício Ao clicar em confirmar o sistema dará a mensagem de Duplicação Gerada com Sucesso. Para os municípios que não possuem a integração é necessário clicar no botão Novo informar o número da ficha, o código da receita ou sua classificação orçamentária e a descrição de cada ficha.
9 Atualização: Novembro de 2012 Página: Após a importação ou o o cadastro das receitas realizadas na opção 2.13 é necessário acessar a opção 2.12 Receitas e fazer a duplicação das fichas através do Botão Duplicar. Esse processo irá vincular as receitas da arrecadação com as fichas da receita da contabilidade. Ao clicar em Duplicar informe os Exercícios, Base e Novo, clique em Confirma. Em seguida o sistema emitirá a mensagem abaixo. Ao clicar em Sim o sistema procederá à duplicação das fichas das receitas para o exercício de Findando a duplicação clique no Botão Inconsistências e verifique o relatório. A importação das receitas é feita pela classificação orçamentária, mas é de extrema importância sua conferência, devido à alteração do número das fichas de um exercício para o outro, pois ao incluir ou excluir um projeto a seqüência das fichas mudam e pode acontecer equívoco ao classificá-las. Caso seja necessário proceder à alteração, clique na aba visualizar, localize a receita e clique no Botão Alterar. Lembramos que as fichas das colunas correção, multa e juros não deve ser a mesma das colunas Ano e Divida Principal, pois se isso ocorrer com certeza terá problema com o resultado da Apuração da Divida Ativa no final do exercício. Ao finalizar a configuração imprima a classificação leve ao departamento contábil e solicite a conferência. Tenha guardado esse documento, em caso de recebimento em fichas erradas, ele é a sua comprovação da autorização do departamento contábil.
10 Atualização: Novembro 2012 Página: Criação de Valores para o Exercício de 2013 para os módulos Imobiliário, Mobiliário e Diversos. Para inicialização do novo exercício no modulo Imobiliário é necessário entrar no Menu Tabelas Gerais, opção 1.13 Criar Novo Exercício. Para gerar o novo exercício para o Módulo Mobiliário, é necessário entrar no Menu Tabelas Gerais, opção 1.17 Criação dos Valores para o Novo Exercício. Para gerar o novo exercício para o Módulo Receitas Diversas é necessário entrar no Menu Tabelas Gerais, opção 1.4 Criar Novo Exercício. Caso haja aumento nos valores das tabelas utilizadas para calculo, para o novo exercício, deve-se informar o valor percentual no campo índice que será aplicado. Como apresenta o exemplo da imagem abaixo, um aumento de 5% do exercício de 2012 para Usando o mesmo exemplo de aumento de 5%, informo que NUNCA pode ser lançado rateado esse índice, ou seja, inicialmente foi passado que o índice seria 5%, e o usuário criou o exercicio com esse índice. Porém o índice correto é 6%, e o usuário como já aplicou 5%, entra na mesma opção informa os campos ano base e o novo 2013, o índice de 1% e clica em reaplicar indice. Esta ERRADO.
11 Atualização: Novembro de 2012 Página: 11 Neste caso o correto é criar novamente o exercicio com o índice correto marcando a opção Reaplicar índice. O sistema retornará uma mensagem informando que os valores definidos serão excluídos. Confirme a mensagem com Sim para prosseguir. Nos municipios que não não houver aumento ou o mesmo ainda não for conhecido, crie as tabelas informando o índice (Zero). Equipe de Suporte SIA
SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:
SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:
Help Contabilização Rápida E&L Produções de Software
Help Contabilização Rápida Note: To change the product logo for your ow n print manual or PDF, click "Tools > Manual Designer" and modify the print manual template. Contents 5 Table of Contents Foreword
Manual do Visualizador NF e KEY BEST
Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................
Corrigir detalhamento das Contas Correntes.
Corrigir detalhamento das Contas Correntes. A seguir, tem-se o Informativo AUDESP-SP, publicado no dia 24/09/2014, no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 1 : VARIAÇÃO NA NATUREZA DO SALDO
Tutorial contas a pagar
Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...
Programa Salão de Beleza
Polyvan Informática e Computação Gráfica Ltda. Email : [email protected] MSN : [email protected] Programa Salão de Beleza Objetivo : Controla serviços, comissões dos funcionários, débitos
E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes
E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.
E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes
E&L Compras, Licitações e Contratos Perguntas Frequentes 1. Como consolidar itens na pesquisa de preço ou licitação? Os itens deveram ter o mesmo código, unidade e descrição. 2. É possível reutilizar os
MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando
Novas funcionalidades do Gerenciador Contábil
1 Novas funcionalidades do Gerenciador Contábil Na versão 7.0.2.102, as seguintes opções foram implementadas no sistema: Integração das Contas a Pagar/Receber com a Contabilidade; Integração das Notas
Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium
Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou
Escritório Virtual Administrativo
1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório
PÚBLICA SERVICOS LTDA
PÚBLICA SERVICOS LTDA BAIXE ESSE GUIA EM: WWW.PUBLICA-RO.COM.BR/MANUAIS 2 Índice Realizando uma Dispensa de Licitação...pag 3 1 Passo...pag 3 2 Passo...pag 5 3 Passo...pag 12 4 Passo...pag 15 Estorno da
Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New
1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3
SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)
SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br [email protected] SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...
E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes
E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...
Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06
Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse
Treinamento Sistema Condominium Módulo III
Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,
MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE
C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...
1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE
1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE ANUIDADE
1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE
1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo
Manual da Nota Fiscal Eletrônica
Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------
Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet
www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...
MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS
MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1
Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais
Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...
Novas funcionalidades do sistema SCPI Módulo Contas
1 Novas funcionalidades do sistema SCPI Módulo Contas 1- Controles de saldos financeiros por Fonte e Aplicação Abaixo estão listadas as telas do sistema que sofreram adequações na nova versão do Módulo
ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas
1 2 ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota 04 2 - Cadastros da Frota 07 3 - Abastecimento de Bens 11 4 - Cadastro de Bombas 14 5 - Abastecimento de Bombas 15 6 - Abertura de Chamados
Modulo 05 ESTOQUE CGAINFOMÁTICA. Retwin
Modulo 05 0 CGAINFOMÁTICA Retwin ESTOQUE 2 Estoque Sumário 5.1 Configuração Geral... 3 5.2 Entradas... 4 5.2.1 Manutenção... 4 5.2.2 Consulta... 6 5.2.3 Produção... 6 5.2.4 Relatórios... 8 5.3 Saídas...
Manual Geral do OASIS
Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema
SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)
SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br [email protected] SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1
MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS
MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA...4 2.1 CONCILIAÇÃO MOVIMENTOS COM LANÇAMENTOS...6 3 PASSO A PASSO: CONCILIAÇÃO
Help Encerramento do Exercício E&L Produções de Software
Help Encerramento do Exercício Note: To change the product logo for your ow n print manual or PDF, click "Tools > Manual Designer" and modify the print manual template. Contents 5 Table of Contents Foreword
para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04
1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições
MANUAL DO PROESC EDUCACIONAL
Manual do Proesc Educacional 2012 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 3 1.2 ACESSANDO O SISTEMA -------------------------------------------------------------------------------
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados
Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados
Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo ajudar a realizar as configurações
UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...
Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......
Beauty 9.4 Salão de Beleza
Polyvan Informática e computação Gráfica Ltda. Email: [email protected] Beauty 9.4 Salão de Beleza Objetivo: Controla serviços, comissões dos funcionários, débitos dos clientes, contas apagar controle
Orientações Básicas Repom.
Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.
Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica
Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento
PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL
PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL Primeiro passo: importar impostos, para isso proceda da seguinte maneira: entre na empresa EXEMPLO, no menu Arquivos clique em Impostos, logo após, do lado direito
2013 GVDASA Sistemas Cheques 1
2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma
Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont
Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias
Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado
Guia Prático PGRural Adendo Livro Caixa Avançado Índice Sobre o PGRural... 3 Conceito... 3 Configurando a empresa... 4 Plano de contas... 5 Conta padrão para participante... 6 Forçar vínculo... 6 Tela
Manual de digitação de contas Portal AFPERGS
Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...
Controle de Almoxarifado
Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de
MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22
Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17
Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema
Manual de Instalação e Utilização
Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar
MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários
FERRAMENTARIA TELA INICIAL Ao autenticar no sistema com usuário e senha cadastrados é apresentada a seguinte tela ao lado esquerdo, sendo essa tela a página inicial do sistema de Ferramentaria. MENUS TELA
E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes
E&L Controle de Frotas Perguntas Frequentes 1. Quando ocorre a integração com o patrimônio e no cadastro de veículos na aba patrimônio o veículo não aparece, qual o procedimento a ser feito para que o
Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.
2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua
Manual de uso do RM Portal Acessando o portal
Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço
Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1
DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...
Ambiente de Pagamentos
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.
Importação de Lançamentos Contábeis Arquivo CSV
Importação de Lançamentos Contábeis Arquivo CSV Na versão 11.0.4.289, de 11 de Março de 2014, foi disponibilizado no sistema de Contabilidade Gerencial o recurso de importação de lançamentos contábeis
Treinamento de. Linx Pos
Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato
MÓDULO PROTOCOLO Manual do Usuário
MÓDULO PROTOCOLO Manual do Usuário Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. TÓPICOS ABORDADOS...3 3. PARA ENTRAR NO SIM...3 4. PARA ALTERAR SENHA...3 5. ACESSO AOS MÓDULOS... 4 6. APRESENTANDO A TELA INICIAL...4 7.
MANUAL - CONTABILIDADE
MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5
Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA
Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:
Manual do Almoxarifado SIGA-ADM
Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione
Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando
Agendamento para Importação de Notas Fiscais
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando
Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital
Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte
Orçamento 2013 e Sicom
Orçamento 2013 e Sicom Abertura do Orçamento 2013 Lançamento das Receitas e suas fontes Lançamento das fichas e suas fontes Relatórios de conferência IN 15 de 2011 Sicom Nesta tela selecionaremos os
Copyright 2004/2014 - VLC
Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...
Procedimentos para Instalação do SISLOC
Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de
Atualização Volare 17 Release 010
Atualização Volare 17 Release 010 Principais novidades do Volare 17: Release 010 CORREÇÕES: Ao trazer um item da base SINAPI ou SICRO2 DNIT para o orçamentos. Ele não estava deixando adicionar componentes
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema
PAG CONTAS CARNÊ Agora ficou mais fácil pagar suas contas. PAG CONTAS CARNÊ. Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO
PAG CONTAS CARNÊ Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DE GERAÇÃO DE BOLETOS EMPRESAS CONVENIADAS 1) REQUISITOS DO SISTEMA: Primeiramente devemos possuir seguintes itens abaixo: - Microcomputador
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando
Manual Administrador - Mídia System
Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido
Eventos Anulação e Retificação
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA PEDIDO DE COMPRAS Este manual tem como objetivo apresentar os passos necessários para inserir um pedido de compras no ERP-FURB. Com a implantação
Manual Operacional SIGA
SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...
LANÇAMENTO CONTÁBIL AUTOMÁTICO da contrapartida na inclusão de DOCUMENTOS PAGAR/RECEBER
LANÇAMENTO CONTÁBIL AUTOMÁTICO da contrapartida na inclusão de DOCUMENTOS PAGAR/RECEBER Por Cristiane Sateles A partir da versão 3.2.0.1, encontra-se disponível no sistema a opção de configurar a contabilização
Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões
Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9
Processo de Controle das Reposições da loja
Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido
SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição
SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários
PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP
PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas
MANUAL ITCMD - DOAÇÃO
MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão
Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.
Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de
CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS
CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações
Manual Sistema Curumim. Índice
Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de
Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.
Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login
Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital
Página 1 de 15 Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital O cadastro de produtos permite organizar as informações relativas a produtos e serviços, como grupo, marca, peso, unidades e outros, que
TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE
TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS BRADESCO NO FINANCE 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pelo Bradesco... 3 Como gerar os arquivos de Remessa para o Banco pelo Finance... 14 Como enviar
Manual do Usuário CFCWeb BA
ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10
Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.
Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários
Lembrando que a empresa deve estar devidamente cadastrada com o Regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e obrigada ao Sped.
ATIVIDADE IMOBILÁRIA Como configurar no sistema? Lembrando que a empresa deve estar devidamente cadastrada com o Regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e obrigada ao Sped. Para iniciar as configurações,
Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo [email protected]
Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo [email protected] Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...
