ENGENHARIA DE USABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENGENHARIA DE USABILIDADE"

Transcrição

1 ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 02 Bruna Patrícia da Silva Braga

2 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC

3 HEURÍSTICA DE USABILIDADE A avaliação heurística é um método de inspeção sistemático de usabilidade que leva em conta um conjunto de princípios desenvolvidos por Nielsen e Molich em 1990, denominadas heurísticas de usabilidade; É um termo que se refere à pesquisa e crítica de documentos para a descoberta de fatos. Alguns métodos de avaliação de interfaces não utilizam usuários.

4 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Tais métodos são conhecidos como não empíricos; Nestes casos, os pesquisadores fornecem apenas uma opinião (como perito) sobre a interface, ou realiza algumas checagens estruturadas na mesma; Como ocorre esse estudo? Um pequeno grupo de 3 a 5 peritos (avaliadores); Buscam identificar problemas que venham a ferir alguma das heurísticas; Sendo posteriormente imputados graus de severidade (importância) para cada problema diagnosticado.

5 HEURÍSTICA DE USABILIDADE O papel do avaliador está em identificar problemas e correlacioná-los às heurísticas, não sendo de sua responsabilidade propor soluções para as dificuldades encontradas na interface; O resultado da avaliação é descrito em um relatório emitido por cada um dos avaliadores, que será então consolidado pelo responsável pela avaliação.

6 HEURÍSTICA DE USABILIDADE É considerado um dos métodos mais rápidos e de menor custo para a verificação de problemas de usabilidade; A avaliação heurística é descrita por Nielsen como um método fácil, rápido e barato para avaliar interfaces; É indicado para a busca de grandes e pequenos problemas de usabilidade.

7 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Uma avaliação heurística representa um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces humanocomputador; Essa avaliação é realizada por especialistas em ergonomia, baseados em sua experiência e competência no assunto; Pede-se que esses peritos avaliem a interface isoladamente; Vale ressaltar que este método pode ser aplicado em qualquer estágio do desenvolvimento da interface, desde a prototipagem até a implementação.

8 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Eles examinam o sistema interativo e diagnosticam os problemas ou as barreiras que os usuários provavelmente encontrarão durante a interação; A facilidade e baixo custo advêm da simplificação dos métodos,

9 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Vale ressaltar que a gravidade de um problema de interface é uma combinação de 3 fatores: Frequência: implica em saber se um problema é comum ou raro; Impacto: deve-se procurar saber se os usuários conseguem ultrapassar o problema de maneira fácil ou com dificuldade; Persistência: implica em saber se os usuários poderão ultrapassar o problema, uma vez que tenham conhecimento de sua existência, ou se serão repetidamente incomodados pelo problema.

10 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Sobre as estratégias de ação dos avaliadores durante avaliações heurísticas pode-se observar cinco diferentes abordagens: Abordagem por objetivos dos usuários: o avaliador navega na interface a partir de um conjunto de tarefas representativas para os principais objetivos do software; Abordagem pela estrutura de interface: o avaliador percorre a interface como uma árvore de menus e seus possíveis encadeamentos;

11 HEURÍSTICA DE USABILIDADE Abordagem pelos níveis de abstração: o avaliador examina a interface em dois sentidos (top-down ou bottom-up); Abordagem pelos objetos das interfaces: o avaliador aborda a interface como um conjunto de objetos; Abordagem pelas qualidades das interfaces: o avaliador navega pela interface a partir de um conjunto de heurísticas de usabilidade ou qualidades que ela deveria apresentar.

12 HEURÍSTICAS PARA AVALIAÇÃO As heurísticas nasceram de um estudo desenvolvido por Nielsen e Molich, em 1990, para estudar a eficácia de treinar estudantes de ciência da computação para avaliar usabilidade; Foram então relacionados nove princípios aos quais os estudantes deveriam buscar violações em uma determinada interface: 1. Usar linguagem simples e natural; 2. Falar a linguagem do usuário; 3. Minimizar carga de memória do usuário; 4. Ser consistente;

13 HEURÍSTICAS PARA AVALIAÇÃO 5. Prover feedback; 6. Prover saídas bem indicadas; 7. Possibilitar uso de atalhos; 8. Apresentar boas mensagens de erro; 9. Prevenir erros.

14 HEURÍSTICAS PARA AVALIAÇÃO Posteriormente, a partir da análise de fatores observados em um conjunto de 249 problemas de usabilidade, segundo Nielsen, que definiu um novo conjunto contendo dez heurísticas de usabilidade que visam abordar uma maior extensão dos principais problemas de usabilidade de uma interface.

15 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 1. Visibilidade do status do sistema 2. Equivalência entre o sistema e o mundo real 3. Controle do usuário e liberdade 4. Consistência e Padrões 5. Prevenção de erro 6. Reconhecer ao invés de relembrar 7. Flexibilidade e eficiência de uso 8. Estética e design minimalista 9. Auxílio ao usuário para reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erro 10. Ajuda e documentação

16 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE À primeira vista podemos ter a impressão de que estas heurísticas são extremamente genéricas ou que não é possível cobrir a vasta diversidade de problemas de usabilidade; Para tanto, vejamos a seguir uma descrição do significado de cada uma das heurísticas quando aplicadas em uma avaliação heurística, acompanhadas de algumas recomendações que as relaciona com sua aplicação em interfaces para web:

17 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 1. Visibilidade do status do sistema O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo por meio de feedback apropriado dentro de um tempo razoável; Sob a forma de um sistema web que possibilita a navegação por diversos caminhos, em direções não convencionais ou prédeterminadas, sendo necessário que o usuário tenha instrumentos que permita que ele saiba em que ponto do sistema está, para onde pode ir e se aquele caminho o levará para um espaço fora do atual.

18 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 1. Visibilidade do status do sistema

19 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 2. Equivalência entre o sistema e o mundo real O sistema deve falar a linguagem do usuário com palavras, frases e conceitos que lhe sejam familiares, ao invés de termos orientados ao sistema. Deve-se seguir convenções do mundo real, fazendo a informação aparecer em uma ordem natural e lógica;

20 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 3. Controle do usuário e liberdade Os usuários podem escolher funções do sistema por engano e precisarão de uma saída de emergência bem marcada para deixar o estado não desejado sem ter que passar por um extenso diálogo. Deve-se possibilitar que o usuário possa desfazer e refazer ações.

21 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 4. Consistência e Padrões Usuários não devem ter que imaginar se palavras, situações, ou ações diferentes significam a mesma coisa. As convenções da plataforma devem ser seguidas.

22 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 5. Prevenção de erro Muito melhor que boas mensagens de erro é um projeto cuidadoso que, em primeiro lugar, previna a ocorrência de problemas.

23 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 6. Reconhecer ao invés de relembrar Deve-se tornar objetos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que relembrar informação de uma parte do diálogo em outra parte dele. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis ou facilmente recuperáveis sempre que necessário.

24 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 7. Flexibilidade e eficiência de uso Aceleradores da tarefa não visíveis a usuários novatos ou com pouca habilidade na utilização do software podem aumentar a velocidade de interação para o usuário experiente, de forma que o sistema possa atender tanto aos usuários experientes quanto aos inexperientes.

25 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 8. Estética e design minimalista Diálogos não devem conter informação que seja irrelevante ou raramente necessária. Toda unidade de informação extra em um diálogo compete com unidades de informação relevantes e diminui sua visibilidade relativa.

26 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 9. Auxílio ao usuário para reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erro Mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem códigos), indicar precisamente o problema, e sugerir construtivamente uma solução.

27 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 10. Ajuda e documentação Ainda que seja melhor que o sistema possa ser usado sem documentação, pode ser necessário prover ajuda. Qualquer informação deste tipo deve ser fácil de buscar, ser focada na tarefa do usuário, deve relacionar passos concretos a serem desenvolvidos, e não deve ser muito longa.

28 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE 10. Ajuda e documentação

29 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE As heurísticas descritas por Nielsen têm como foco um sistema genérico, ou seja, não se destinam a um contexto específico, o que não impede que sejam aplicadas em qualquer tipo de interface; Rocha e Baranauskas em 2003 destacam que, uma avaliação também pode utilizar heurísticas voltadas para uma determinada categoria de produto, por meio de heurísticas derivadas do resultado de avaliações de produtos similares.

30 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE Como exemplo podemos citar as heurísticas apresentadas por Romani e Baranauskas em 1998 voltadas a uma categoria de sistema fortemente baseado em formulários de entrada de dados: Opções de menu significativas e agrupadas logicamente Facilidade no modo de operação Agrupamento lógico e seqüencial dos campos Diferenciação entre campos não editáveis, obrigatórios e opcionais Permitir identificação do tipo de dado e quantidade de caracteres

31 HEURÍSTICAS DE USABILIDADE Agilidade na movimentação do cursor Facilidade na correção de erros durante a entrada de dados Aproveitamento de dados entrados anteriormente Localização de informação rapidamente

32 TRABALHO HEURÍSTICA (2,0) Acesse o site: e outro de sua escolha. Faça uma breve avaliação de acordo com os 10 itens de heurística de usabilidade de Nielsen; Realize comentários relativos a avaliação de cada item e siga o modelo do formulário a seguir para a análise de severidade.

33 TRABALHO HEURÍSTICA (1,0) Formulário de Inspeção Heurística na Web Avaliador: Descrição da URL: URL: Data da avaliação: / / Níveis de Severidade: 0 - não concordo que seja um problema de usabilidade 1 - problema cosmético - corrigir se houver tempo extra 2 - problema pequeno - baixa prioridade na correção 3 - problema grave - alta prioridade na correção

34 TRABALHO HEURÍSTICA (1,0) HEURÍSTICA PARA WEB SEVERIDADE 1. Visibilidade do status do sistema Tempo de Carga 2. Compatibilidade do sistema com o mundo real Conteúdo Precisão do Conteúdo Sons Imagens Conhecimento do público-alvo

35 TRABALHO HEURÍSTICA (2,0) HEURÍSTICA PARA WEB SEVERIDADE 3. Controle do usuário e liberdade Controle sobre ações 4. Consistência e padrões Links Escrita e gramática Navegação 5. Prevenção de erros Compatibilidade

36 TRABALHO HEURÍSTICA (2,0) HEURÍSTICA PARA WEB SEVERIDADE 6. Reconhecimento ao invés de relembrança Identificação de elementos de interação 7. Flexibilidade e eficiência de uso Modos de interação 8. Estética e design minimalista Background Cor Fontes Gráficos Layout

37 TRABALHO HEURÍSTICA (2,0) HEURÍSTICA PARA WEB SEVERIDADE 9. Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros Mensagens de erros compreensíveis 10. Help e documentação Copyright Informações para Contato Data de entrega: 29/02/12 (próxima aula) Obs: Entregar o trabalho somente impresso a professora. O mesmo deve conter capa e utilizar as devidas formatações.

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professor: Alberto Barbosa Raposo Avaliação Heurística 19/03/2012 O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento

Leia mais

Avaliação de Interfaces Humano- Computador

Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces A avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface. Se faz

Leia mais

Interacção Pessoa-Computador

Interacção Pessoa-Computador Trabalho Individual 1: Análise de Má Usabilidade no Mircosoft Paint Proposta de Melhorias. Conceitos: (1): Interacção Pessoa-Computador Interacção Pessoa-Computador: - É o estudo da interacção entre o

Leia mais

14 regras práticas para seu aplicativo ou software. engajar os usuários

14 regras práticas para seu aplicativo ou software. engajar os usuários 14 regras práticas para seu aplicativo ou software engajar os usuários produto X usuário Sua empresa tem uma solução interativa digital? Um site? Um aplicativo mobile? Um software? Se sim talvez você já

Leia mais

Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional.

Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional. Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional. Rodrigo Sevinhago, Adriana Herden, Marcos Banheti Rabello Vallim UTFPR - Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Critérios Ergonômicos Ergonomia e Usabilidade

Critérios Ergonômicos Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Agenda Critérios Ergonômicos Exemplos Estudo de caso Page 2 Definições Gerais Proposto pelo INRIA um conjunto

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo

Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo Antonio Mendes da Silva Filho To fear love is to fear life, and those who fear life are already three parts dead. Bertrand Russell (in Marriage and Morals,

Leia mais

Usabilidade. Capítulo 2. Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece

Usabilidade. Capítulo 2. Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece Usabilidade Capítulo 2 Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece Melhor e Pior? Mau desenho! Porquê? Como é que se cancela a operação? Sumário Desenho de sistemas interactivos Actividades principais do

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Thaísa Cardoso Lacerda Convergência

Leia mais

CI751 Interação Humano-Computador

CI751 Interação Humano-Computador CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Interação nas aplicações Web em dispositivos móveis: Questões de acesso e usabilidade

Interação nas aplicações Web em dispositivos móveis: Questões de acesso e usabilidade Interação nas aplicações Web em dispositivos móveis: Questões de acesso e usabilidade Humberto Lidio Antonelli * Orientadora: Profa. Dra. Renata Pontin de Mattos Fortes Instituto de Ciências Matemáticas

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 12 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 12-31/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software (Caps. 2, 3 e 4 do Pressman) Estratégias e técnicas de teste

Leia mais

Projeto de Interface Homem- Máquina

Projeto de Interface Homem- Máquina Projeto de Interface Homem- Máquina PCS 013 Profa. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Selma S. S. Melnikoff Projeto de Interface- Homem- Máquina Em geral, esta atividade é realizada na fase de análise ou de

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

Relatório consolidado

Relatório consolidado Problema 1: Tipos de letra adoptados Relatório consolidado P1 Ao longo de todos os menu são utilizados vários tipos de letras em que algumas contem serifas o que dificulta a leitura. H2-4 Consistência

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2017 Requisitos do Sistema Introdução O que são requisitos de um software? Serviços

Leia mais

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS 1. Com relação à engenharia de software, julgue os itens seguintes. Engenharia de software não está relacionada

Leia mais

ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO

ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO 81 ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO Ricardo COSTACURTA 1 Raphael GARCIA 2 RESUMO: Este artigo relata a construção de um website para suprir

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Usabilidade na WEB CCUEC. Roberto Romani. UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas

Usabilidade na WEB CCUEC. Roberto Romani. UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas CCUEC Roberto Romani UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas Usabilidadena WEB Tópicos Principais O que é usabilidade? Por que usabilidade na Web 7 regras básicas de usabilidade na Web Inspeção de usabilidade

Leia mais

Design de Interação. O principal objetivo sempre é proporcionar a máxima interatividade do produto.

Design de Interação. O principal objetivo sempre é proporcionar a máxima interatividade do produto. Design de Interação Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as

Leia mais

Anexo I. Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa.

Anexo I. Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa. Anexo I Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa. NOTA: Os exemplos utilizados neste documento fazem referência a uma página de curso com quatro níveis, conforme

Leia mais

Avaliação de Interfaces

Avaliação de Interfaces Especialização em Tecnologias de Software para Ambiente Web Avaliação de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Projeto e Avaliação de Interfaces: Ambiente Web

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Aula 8-01/04/2016 Marcelle Mota http://mpmota.ufpa.br/ihc-en05178/ Contato: mpmota@ufpa.br 2 Agenda O que é design? Perspectivas de design Processos de design de IHC Ciclo de

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2)

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão Metodologias de projeto e desenvolvimento:

Leia mais

Introdução INTRODUÇÃO AO SWEBOK. Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Introdução a Computação e Engenharia de Software

Introdução INTRODUÇÃO AO SWEBOK. Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Introdução a Computação e Engenharia de Software INTRODUÇÃO AO SWEBOK Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Engenharia da Computação Ciência da

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio Engenharia de Software Gerenciamento de Pessoal Professor Joerllys Sérgio Pessoas no Processo Pessoas constituem o bem mais valioso de uma organização. Atividades de um gerente são fortemente orientadas

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 04/09/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Relatório de Avaliação de Usabilidade Simples

Relatório de Avaliação de Usabilidade Simples BORORO Informática Ltda Relatório de Avaliação de Usabilidade Simples { Versão revisada 1.0 } Autores: Equipe Bororo: Cláudia Galinkin Fernanda de Souza Fortuna Laranjeira Gino Ottoni Durante Simone de

Leia mais

Estilos de Interacção

Estilos de Interacção Interfaces Pessoa Máquina Estilos de Interacção Cap. 3.2 Estilos de Interacção 17 Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Capacidade para processar informação é limitada Implicações no design de IUs Informação

Leia mais

CAPÍTULO 4 AVALIAÇÃO DE INTERFACES

CAPÍTULO 4 AVALIAÇÃO DE INTERFACES CAPÍTULO 4 AVALIAÇÃO DE INTERFACES For a company to say 'we don t need evaluation' is just the same as saying 'our system designers don t need to see anything when they are driving: they can drive with

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Agenda Considerações Iniciais Classificação dos Métodos de Avaliação Avaliação Heurística Teste de Usabilidade Comparativo Referências Bibliográficas 2-57 3-57 4-57 Avaliação Coletar informações sobre

Leia mais

Engenharia de Usabilidade e Interface

Engenharia de Usabilidade e Interface Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que é Ergonomia? Questão 1 Resposta O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

2.4 Principais estilos de interacção

2.4 Principais estilos de interacção 2.4 Principais estilos de interacção Janelas Menus Formulários Caixas de diálogo Manipulação directa Outros 2.1 Regras para Janelas 1. Não utilizar demasiadas janelas e minimizar as necessidades de manipulação

Leia mais

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Avaliação Heurística (Recapitulação) A Teoria da Ação A (Norman, 1986) Aula 8 01/04/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos

Leia mais

O quê avaliação? Unidade IV - Avaliação de Interfaces. Quem deve avaliar um produto de software? Técnicas de Avaliação

O quê avaliação? Unidade IV - Avaliação de Interfaces. Quem deve avaliar um produto de software? Técnicas de Avaliação Unidade IV - Avaliação de Interfaces O quê avaliação? O quê avaliação? Técnicas de Avaliação Tipos de Avaliação com Usuários Paradigmas de avaliação com usuários Avaliação rápida e suja Testes de Usabilidade

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - O teste nas fases de vida e de desenvolvimento de um software. 1.2 - O teste na engenharia de sistemas e na engenharia de

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia 1 PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06 Prof.: Franklin M. Correia NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Atividades de Gerenciamento Planejamento de Projetos Programação de Projeto O QUE TEMOS PARA HOJE!!

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Ferramentas para análise dos processos Etapas do Processo de Racionalização Outras técnicas de apoio à melhoria

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Lista de Exercícios 01 Questão 01 Os problemas de usabilidade configuram-se em dificuldades vivenciadas pelos usuários durante

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

10 1 Introdução Com o fomento da internet, novas formas de se fazer coisas tradicionais surgiram, como fazer compras e conhecer novas marcas e produtos. A internet gerou novas possibilidades para a indústria,

Leia mais

Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor

Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor Junia Coutinho Anacleto Alessandro José Francisco Carlos Ana Luiza Dias Aparecido Fabiano Pinatti de Carvalho

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana

Leia mais

ABD Arquivos e Bibliotecas Digitais

ABD Arquivos e Bibliotecas Digitais ABD Arquivos e Bibliotecas Digitais FEUP, Março de 2010 Parte III A interface dos Arquivos e Bibliotecas Digitais Documentos em ĺınguas diversas Tipos de interrogação Redução de maiúsculas e radicalização

Leia mais

Indicadores para avaliação de websites

Indicadores para avaliação de websites Indicadores para avaliação de websites Clorisval Pereira Jr. PUC-Rio/Rede Nacional de Pesquisa Estrada Dona Castorina, 110 (22460-320) Rio de Janeiro, RJ, Brasil + 55 (21) 274-7445 (e 239-2436 FAX) cjunior@nc-rj.rnp.br

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS Compreender o processo de gerenciamento de qualidade e as principais atividades do processo de garantia, planejamento e controle

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02

Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02 Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação POR QUE APRENDER CONCEITOS

Leia mais

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação Interfaces Pessoa Máquina Avaliação III Cap. 9 - Avaliação 11 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Avaliadores 3 a 5 avaliadores (normal) Graus de Severidade 5 graus (0 a 4) Fases da Avaliação

Leia mais

Sistemas Baseados em Conhecimento

Sistemas Baseados em Conhecimento Sistemas Baseados em Conhecimento Profa. Josiane M. P. Ferreira Baseado no capítulo 2 do livro Sistemas Inteligentes Fundamentos de Aplicações, organizadção: Solange Oliveira Rezende, ed. Manole, 2005.

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve. PORTUGUÊS 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COMPREENSÃO DO ORAL Compreensão de formas complexas do oral, exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional. * Capacidade de extrair

Leia mais

Projeto de Interfaces: Design de Telas

Projeto de Interfaces: Design de Telas Projeto de Interfaces: Design de Telas 1 Componentes Visuais Interativos (Widgets) Permitem ao usuário interagir Disponíveis em bibliotecas Podem ser agrupados Precisam ser associados à funcionalidade

Leia mais

Testes de Usabilidade (1/2)

Testes de Usabilidade (1/2) 1 INF1403 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 21/09/2011 2 Recordação (1) Envolver usuários Observá-los Entrevistá-los Não envolver usuários Advogar

Leia mais

PROBLEMAS COMUNS EM MODELOS DE TAREFA E INTERAÇÃO

PROBLEMAS COMUNS EM MODELOS DE TAREFA E INTERAÇÃO 1 PROBLEMAS COMUNS EM MODELOS DE TAREFA E INTERAÇÃO Aula 22 17/06/2013 2 Sobre MODELOS DE TAREFAS 1. Modelos de Tarefas são estruturas hierárquicas. Eles expressam decomposição de metas em sub-metas até

Leia mais

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001 PROJETO DE PROGRAMAS Projeto de Programas PPR0001 Desenvolvimento de Software 2 3 Desenvolvimento de Software Análise de Requisitos Distinguir e dividir o sistema em componentes: Analisar os componentes

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Engenharia de Software Onipresença/DEPENDÊNCIA de computadores Computador = Software Aspectos POSITIVOS Aspectos NEGATIVOS

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita.

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita. Se você já usou ou usa o Excel, sabe que ele tem uma infinidade de funcionalidades. São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer

Leia mais

Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706

Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706 1 Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706 Carla Faria Leitão (PUC-Rio) Milene Selbach Silveira (PUCRS) Clarisse Sieckenius de Souza

Leia mais

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou

Leia mais

Documentação de Software. Simone Vasconcelos

Documentação de Software. Simone Vasconcelos Documentação de Software Simone Vasconcelos 1 Contexto Qualquer software deve ter uma quantidade razoável de documentação.! Documentos de trabalho.! Manuais de usuário produzidos profissionalmente. Em

Leia mais

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 Inscrições vão até 12 de fevereiro/17. Vagas limitadas. CONTEÚDO Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;

Leia mais

Aspectos preliminares

Aspectos preliminares Aspectos preliminares Linguagens de Programação Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. http://github.com/malbarbo/na-lp-copl

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Engenharia de Software. Processos. Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2. Prof. Luís Fernando Garcia

Engenharia de Software. Processos. Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2. Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software Processos Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Processos Um conjunto estruturado de atividades necessárias para o desenvolvimento

Leia mais

ENGENHARIA DE REQUISITOS. SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

ENGENHARIA DE REQUISITOS. SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ENGENHARIA DE REQUISITOS SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1 Conteúdo 1. Engenharia de Requisitos 1.1 Elicitação 1.2 Análise 1.3 Modelagem 2. Documento de Requisitos 2 1.

Leia mais

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar?

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar? 4 Método ISIM O método ISIM, aqui proposto, avalia a qualidade da interação baseada em mapas, com especial ênfase em situações de uso que envolvem localização ou traçado de trajetos. Nesta avaliação, os

Leia mais

Avaliação Heurística no site do DETRAN-TO

Avaliação Heurística no site do DETRAN-TO Avaliação Heurística no site do DETRAN-TO Resumo NOGUEIRA, Cássio Cipriano SILVA, Leonardo Lourenço da LEITE, Luiz Fernando de Paiva SANTOS, Elizeu José dos BRITO, Rogério dos Reis Este artigo consiste

Leia mais

Topo - Portal do Governo 5 1 5 2 3 4 1. Barra Superior 3. Menu de Categorias 4. Atalhos Esta barra é composta pelos seguintes elementos, onde todos são obrigatórios: A partir deste menu podemos mudar a

Leia mais

Eficiência e Sustentabilidade

Eficiência e Sustentabilidade Eficiência e Sustentabilidade P r i n c i p a i s r e s u l t a d o s d a p e s q u i s a J u n h o / 2 0 1 6 w w w. o i 3 e. o r g. b r E f i c i ê n c i a e S u s t e n t a b i l i d a d e Objetivos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais