CADERNO DE PROVAS. Cargo PROFESSOR DE ARTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO DE PROVAS. Cargo PROFESSOR DE ARTES"

Transcrição

1 Concurso Público para provimento de vagas em cargos do quadro permanente de pessoal, e emprego público vinculado ao Programa de Saúde da Família, da CADERNO DE PROVAS Cargo PROFESSOR DE ARTES Domingo, 18 de abril de 2010

2 1. Assinale a alternativa correta: ( A ) Na pré-história da Europa há desenhos de animais, tais como bisões e renas, entre outros, em que a expressão do traço é vigorosa e percebe-se a intenção do artista que representa animais com agilidade, força. ( B ) A escrita da pré-história é a demótica. ( C ) Não há expressão no traço do desenho da pré-história, pois, é um desenho infantil e primitivo. ( D ) Não há proporção entre os animais representados e os observados e conhecidos pelo homem pré-histórico. ( E ) Os desenhos pré-históricos são feitos em lugares escolhidos pelo homem pré-histórico, aparentemente, de forma aleatória. 2. Cada cultura possui uma produção artística que a caracteriza, não há registro de culturas sem manifestação artística. Sobre a cultura indígena pode-se afirmar que: ( A ) As peças de artesanato indígenas são de boa qualidade e muito importantes para conhecer o perfil do artesão indígena. ( B ) Atualmente, não se considera arte a produção artesanal do indígena. ( C ) O trabalho artístico indígena é artesanato e sendo artesanato não é arte. ( D ) As peças indígenas não são representativas para a cultura brasileira. ( E ) A preocupação do indígena com a feitura da peça demonstra a qualidade estética e a habilidade artística, que hoje é entendida como arte. 3. Assinale a alternativa incorreta: ( A ) Na arte egípcia, os cânones determinavam como deveriam ser representados, por exemplo, as partes do corpo, as posições de figuras humanas, os animais. ( B ) A arte da Grécia Clássica foi idealista ao representar deuses em corpos humanos tidos até hoje como perfeitos. ( C ) Os romanos práticos e organizados valeram-se dos conhecimentos da cultura grega para, de maneira realista, propagar as concepções romanas, ao espalhar bustos de seus líderes e construir arcos e colunas contando suas glórias em grandes batalhas. ( D ) A cultura bizantina não possui ligação com cultura romana, ambas são distintas. A arte bizantina é esplendorosa em seus mosaicos religiosos multicoloridos. ( E ) O mosaico é exemplo de procedimento técnico utilizado pelos bizantinos. 4. Assinale a ordem correta sobre as sentenças abaixo: I. A arte Românica é essencialmente linear mesmo, prima por um colorido intenso, planifica figuras e usa cores puras sem misturas. II. A arte gótica alonga as silhuetas, as construções são muito altas, como se estabelecessem comunicação entre o céu e a terra. III. No Renascimento, tanto italiano quanto nórdico, houve grande preocupação em utilizar diretamente os conhecimentos da Grécia Clássica. Assinale a ordem correta sobre as sentenças abaixo: ( A ) Estão corretas as letras I e II ; ( B ) Está correta a letra I ; ( C ) Está correta III ; ( D ) Estão corretas as letras III e II ; ( E ) Estão corretas todas as alternativas.

3 5. A Missão Artística Francesa interferiu na produção e nas concepções artísticas da época. Sobre essa época é correto afirmar: ( A ) O Barroco não é o estilo predominante no Brasil colonial. ( B ) A arte barroca brasileira é difundida pela Missão Artística Francesa. ( C ) A Missão Artística Francesa traz da Europa, profissionais de várias áreas, entre eles artistas com uma formação neoclássica. ( D ) O artista cronista viajante não tem importância histórica frente aos demais artistas da época, pois a paisagem por ele retratada é subjetivada pelas concepções do romantismo europeu da missão artística. ( E ) Estão corretas todas as alternativas. 6. Qual a frase abaixo que trata do Impressionismo e é correta? ( A ) Vincent van Gogh é um dos artistas representantes do movimento Impressionista, é um dos precursores; ( B ) Degas utiliza a fotografia em seus estudos compositivos, uma característica do Impressionismo; ( C ) A luz e a cor são preocupações de Monet e Renoir, a ausência de linha de contorno é uma das características do impressionismo; ( D ) Monet e Manet são artistas que se empenharam em produzir a partir das concepções impressionistas de seus mestres; ( E ) Seurat é essencialmente impressionista ao construir imagens pontilhistas. 7. Os ismos do século XX são movimentos artísticos modernos. Quais dos itens abaixo pertencem a eles? I. Expressionismo; II. Cubismo; III. Abstracionismo; IV. Surrealismo; V. Dadaísmo. ( A ) Letras I e II. ( B ) Letras I, II, IV. ( C ) Letras IV e V. ( D ) Letras I até IV. ( E ) Letras I até V. 8. São características da arte moderna: ( A ) Inovação nas formas de produção artística com repetição e seriação; ( B ) Ruptura na linearidade ao representar formas figurativas, com fragmentação e deformação; ( C ) Preferência pelos tons intensos, luz direta sobre os objetos, diluída gradualmente, sem linhas de contorno, numa clara alusão a um mundo entre luz e escuridão; ( D ) Uso adequado da proporção, da cor e suas combinações ópticas; ( E ) Ser inovador, não repetir padrões acadêmicos, buscar soluções a partir de concepções estéticas adequadas.

4 9. Ao estudar a Arte Contemporânea percebe-se que há uma variedade de materiais e meios de que o artista se apropria e traz para o mundo da arte, construindo novos significados. Entre os itens abaixo escolha aquele que não está correto: ( A ) Xerox arte apropriação do meio de impressão fotocopiado; ( B ) Arte Postal - vale-se do postal como meio de circulação da arte; ( C ) Art Door O out door é o espaço visual que o artista utiliza para produzir; ( D ) Instalação é a ambientação do trabalho artístico num espaço tridimensional; ( E ) Interlux art é um movimento artístico da década de São artistas catarinenses: ( A ) Victor Meirelles, Luis H. Schwanke e Eli Heil; ( B ) Pedro Américo, Victor Meirelles, Djanira da Mota e Manoel da Costa Ataíde; ( C ) Anita Malfati, Eli Heil, Djanira da Mota; ( D ) Victor Meirelles, Luis H. Schwanke, Miguel Bakun; ( E ) Nenhuma das alternativas anteriores. 11. Em desenho, pode-se afirmar que: ( A ) A linha caracteriza o desenho, e os materiais mais utilizados são fusan, giz pastel, nanquim, grafite; ( B ) O estudo da perspectiva não é um estudo de desenho, pois é técnico e não artístico; ( C ) A palavra desenho vem do design, que quer dizer desenhar; ( D ) No desenho deve ser sempre valorizado o grafite, pois não há interferência da cor; ( E ) Desenhar é atribuir valores pictóricos, ou seja, desvelar formas por meio da construção plástica do espaço compositivo. 12. A afirmação de que Pintura é aplicação de cor sobre uma superfície é um conceito muito abrangente para conceituar pintura nas Artes Visuais. Então, sobre pintura, é correto afirmar que: ( A ) A pintura caracteriza espaços em superfícies; ( B ) Pintar é colorir com diferentes nuances, ou uma só, um suporte ou uma superfície; ( C ) Cores e valores tonais não são conhecimentos artísticos relevantes, e cada pessoa pode entender a pintura de forma diferente; ( D ) Atribuir cor a uma forma e/ou uma superfície de maneira a afirmar ou questionar concepções humanas é pintura; ( E ) Colorir uma superfície com tintas e materiais específicos. 13. São primárias as cores que, em misturas entre si, formam as demais cores. Assinale a alternativa que não estiver correta: ( A ) Há cores primárias luz e pigmento; ( B ) São cores luz primárias: o verde, o azul e o vermelho; ( C ) Violeta, verde e laranja são cores pigmento primárias; ( D ) Amarelo, magenta e azul são cores primárias; ( E ) Roxo é a mistura de azul mais magenta.

5 14. Sobre escultura o que não é correto: ( A ) A Escultura existe apenas no espaço tridimensional; ( B ) O que caracteriza a escultura é o volume; ( C ) Esculpir é modelar uma textura sobre uma superfície; ( D ) Modelar não é esculpir, mas uma peça artística modelada é uma escultura; ( E ) Usar moldes para confeccionar esculturas. 15. São alguns exemplos de tipo de escultura: ( A ) Relevos narrativos, modelagem; ( B ) Modelagem, baixo e alto relevo, construção; ( C ) Colunas tipo cariátides, relevos escultóricos, construção; ( D ) Modelagem, cariátide, relevo, modelagem, construção, narrativa; ( E ) Nenhuma das alternativas anteriores. 16. A gravura pertence às Artes Visuais e garantiu seu lugar na categoria Arte, quando: ( A ) Albrecth Durer fez gravura no período do Renascimento, num estudo sistemático sobre pintura, desenho e gravura; ( B ) Andy Warhol, publicitário e artista, em seu processo de criação, utilizou tecnologias disponíveis e explorou a gravura, evidenciando esse procedimento artístico; ( C ) Toulouse faz gravuras no período pós-impressionista, em cartazes de saraus, bem elaborados; ( D ) A gravura não pertence à mesma categoria entendida como arte, tal qual o desenho e a pintura, mas, mesmo assim, é arte; ( E ) Apenas atualmente é que a gravura encontrou certo reconhecimento frente às demais modalidades artísticas. 17. Para conceituar Gravura podemos dizer que ela é: ( A ) Um tipo de carimbo, sofisticado, com atributos estéticos e artísticos; ( B ) Procedimento artístico que envolve um processo mecânico, por meio do qual se obtém uma imagem impressa; ( C ) Parte de uma matriz, e o desenho sobre ela define as linhas gerais da gravura; ( D ) Meio de se obter mais de uma imagem original com um desenho sobre uma matriz; ( E ) Desenhar e gravar sobre uma matriz. 18. Escolha a afirmação que define o que é Fotografia: ( A ) Captura da luz do ambiente, seja por meio digital seja mecânico; ( B ) Impressão da luz do ambiente, capturado com atenção pelo artista; ( C ) Só é realmente arte quando a fotografia estiver em preto e branco; ( D ) Não pode ser considerada arte, pois hoje em dia é muito comum, há um profusão de fotos de todos os tipos, o banal não pode ser entendido como arte; ( E ) Representação da luz do ambiente, com a utilização de equipamento fotográfico. 19. Leitura de imagens ( A ) Ao fazer leitura de imagens é importante que, na interpretação, exista coerência espontânea;

6 ( B ) A leitura de imagens é livre e cada indivíduo vê e conjetura livremente; ( C ) A coerência da leitura de imagem está nas observações pertinentes, a partir da própria vivência que o observador faz sobre a imagem; ( D ) Não há comparações ou associações que podem ser feitas entre a visualidade de um texto e de uma imagem; ( E ) Todas as respostas anteriores estão corretas. 20. O ensino de arte, atualmente, baseia-se na proposta triangular, uma metodologia que: ( A ) Propõe a leitura, a produção e contextualização do trabalho de arte; ( B ) Propõe a releitura como exercício de desenvolvimento da capacidade criativa; ( C ) Associa diferentes exercícios que despertam o interesse e a criatividade dos alunos; ( D ) Por meio da comparação de imagens com a reprodução de obras artísticas, orienta a realização de leituras e releituras; ( E ) Propõe representações a partir de imagens obras de arte, na forma de releituras, contextualização e apreciação. 21. No ensino de arte no Brasil há duas tendências fortes, a partir de 1940/50: ( A ) A padronização dos desenhos e a adoção de modelos estereotipados; ( B ) A liberdade de expressão e criação, espontaneísmo e a orientação para uma produção artística voltada à técnica; ( C ) O ensino de arte e a formação para o mercado de trabalho priorizando o desenho técnico; ( D ) A valorização do espontaneísmo, mas com tendência ao desenvolvimento do conhecimento científico; ( E ) e)nenhuma das respostas anteriores. 22. No desenvolvimento do grafismo a criança passa por fases, são elas: I. A criança inicia seu desenvolvimento gráfico passando pelas seguintes fases: garatuja desordenada e ordenada, os desenhos esquemáticos, realismo, abstração; II. Para Piaget a criança inicia com Garatuja: (entre 2 a 7 anos), Pré-Esquematismo, Esquematismo (entre 7 a 10 anos), Realismo, Pseudonaturalismo (a partir 10 anos); III. Para Luquet, a criança atravessa quatro estágios, são eles: Realismo fortuito, Realismo fracassado, Realismo intelectual e o Realismo visual (por volta dos 12 anos, com a conquista da perspectiva). As opções: ( A ) I e II estão corretas; ( B ) II e III estão corretas; ( C ) I e III estão erradas; ( D ) II é a correta; ( E ) Estão todas corretas. 23. São teóricos sobre o ensino de Arte, pesquisadores e/ou professores: ( A ) Ford, Vigotsky e Read; ( B ) Dewey, Lowenfeld, Eisner e Read; ( C ) Lowenfeld, Vigotsky e Piaget; ( D ) Munari, Gombrich, e Read; ( E ) Lowenfeld, Eisner e Vigotsky.

7 24. A linha na composição pode: ( A ) Regular o fluir do tempo; ( B ) Orientar, conduzir o olhar do observador; ( C ) Delimitar formas, silhuetas, contornos; ( D ) Sugerir leveza ou força, velocidade ou lentidão; ( E ) Todas as afirmativas estão corretas. 25. Sobre a linha e o ponto, nas Artes Visuais, pode-se afirmar que: I. A linha é um traço tão particular que pode ser associado a uma assinatura. O ponto é um elemento gráfico; II. A linha está presente em todas as composições visuais, mesmo que não esteja em evidência. O ponto é essencial em toda composição; III. A linha configura uma dimensão. O ponto tem dimensão, ou seja, o ponto dimensional; IV. A linha delimita volumes. O ponto não tem dimensão, mas por agrupamento ou dispersão modula superfícies; V. A linha possui uma direção. Ponto na linguagem visual não pode ter qualquer forma. Estão corretas: ( A ) Estão corretas as letras I, IV e V ; ( B ) Está correta somente a letra III ; ( C ) Estão corretas as letras I, II e IV ; ( D ) Estão corretas todas as alternativas, exceto a letra V ; ( E ) Todas as alternativas estão corretas. 26. O plano, como elemento compositivo é: ( A ) Bidimensional e deve possuir limites bem definidos; ( B ) Bidimensional, regulado por eixos internos ou limites de contorno; ( C ) Definido por altura e largura; ( D ) Nenhuma das respostas anteriores; ( E ) O plano não é elemento compositivo. 27. A perspectiva pode ser definida como: ( A ) Representação do espaço; ( B ) Representação com pontos de fuga; ( C ) Ponto de observação de uma paisagem; ( D ) Situação no desenho que destaca a profundidade; ( E ) Representação bidimensional do espaço linear. 28. No estudo das cores não é correto afirmar que: ( A ) Cores são a primeira impressão que o olho capta; ( B ) Podemos alterar brilho e saturação de uma cor misturando-a a preto ou branco; ( C ) O estudo de cores ultrapassa limites da arte e da cultura, pode ser pesquisada em inúmeras áreas do conhecimento;

8 ( D ) No estudo das cores, o disco de Newton ajuda a compreender a mistura entre primárias e secundárias; ( E ) A luz implica diretamente na qualidade da cor que é vista. 29. Leia as afirmações abaixo: I. Simetria é uma relação de eixo entre as partes de um desenho, um espelhamento; II. Assimetria é quando não há uma relação de eixo, considerando as formas ou medidas da composição; III. O eixo de simetria pode ser vertical, diagonal ou horizontal. Assinale o item correto: ( A ) Estão corretas a letra I e II ; ( B ) Está correta somente a letra III ; ( C ) Estão corretas as letras II e III ; ( D ) Estão corretas todas as alternativas; ( E ) Todas as alternativas estão erradas. 30. Os elementos formadores do som são: I. Timbre; II. Altura; III. Intensidade; IV. Duração e densidade. Assinale o item correto: ( A ) Estão corretas a letra I, II e III ; ( B ) Está correta somente a letra III ; ( C ) Estão corretas as letras I, II e IV ; ( D ) Estão corretas todas as alternativas; ( E ) Todas as alternativas estão erradas. 31. Escolha dos itens abaixo, respectivamente, qual define o que é música erudita e música popular: ( A ) Música culturalmente mais elevada e música mais simples, menos sofisticada; ( B ) Tem como exemplo a sinfonia e o quarteto e transforma-se no decorrer do tempo. É a música das festas, com melodias e canções que passam de geração a geração; ( C ) Música de maior qualidade e música com poucas preocupações estéticas; ( D ) Música produzida no século XVIII e XIX, música de classes culturais inferiores; ( E ) Nenhuma das alternativas acima. 32. Dizer que Música é o tempo passando sonoramente, conceitua música pois: ( A ) Considera que toda música dura um determinado tempo; ( B ) Parte da concepção de que cada nota musical executada existe por um determinado tempo; ( C ) Música não tem relação com tempo; ( D ) O tempo interfere no ritmo da música; ( E ) Música distrai, passando o tempo.

9 33. Sobre a história do teatro, que opção não é correta? ( A ) Tem origem na festa grega em homenagem a Dionísio, em que aconteciam representações dramas e comédias encenadas; ( B ) Em Roma as batalhas eram representadas em anfiteatros e os romanos, então, conheciam as histórias das lutas heroicas; ( C ) Na época medieval só homens podiam atuar, não era permitida a presença de mulheres nos palcos; ( D ) No realismo tudo era tão preocupadamente real, que objetos de cenário não deveriam ser substituídos por similares; ( E ) Todas as opções anteriores estão corretas. 34. O teatro contemporâneo, para existir, precisa de: ( A ) Figurino, cenário, atores e palco; ( B ) Atores, plateia e texto; ( C ) Plateia, atores, figurino e palco; ( D ) Palco, plateia e atores; ( E ) Figurino, texto, plateia e palco. 35. Associe as informações e escolha a ordem correta: I. Teatro; II. Música; III. Artes visuais; IV. Dança. ( ) Modalidade artística tem como suporte o tempo. ( ) Arte que tem no movimento a sua existência. ( ) A é expressão corporal é a questão explorada. ( ) Essencialmente imagética. Respostas: ( A ) I, II, III e IV; ( B ) II, IV, I e III; ( C ) I, III, II e IV; ( D ) II, I, III e IV; ( E ) II, III, I e IV. 36. Em dança que tipo de ação é kinesfera? ( A ) Mover-se como esfera, rolar; ( B ) Agachar-se e girar a cabeça; ( C ) Mover-se seguindo uma linha esférica; ( D ) Esfera formada pelo movimento dos braços ao redor do corpo; ( E ) Deslocar o corpo com pequenos saltos.

10 37. Estética pode ser entendida como: ( A ) Leis que regem e determinam o que é belo; ( B ) A concepção do que é belo; ( C ) Estudo da percepção humana sobre a arte; ( D ) Caracterização e sentido da habilidade artística; ( E ) Habilidade em reconhecer o que é essencialmente belo. 38. Sobre cores: ( A ) Cores neutras são aquelas obtidas a partir da mistura das cores básicas; ( B ) Cores análogas possuem a mesma cor base (por exemplo: laranja e amarelo); ( C ) Cores complementares estão opostas no disco de cores; ( D ) Cores saturadas são aquelas sem mistura com a cor preta ou a branca; ( E ) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. 39. O que é movimento visual? ( A ) É um movimento de s invertido que o olho percorre sobre a composição; ( B ) É o deslocamento do olhar; ( C ) É o percurso que o artista planejou, para que o olhar se desloque na tela, entre os personagens da composição, desenhando diagonais; ( D ) São as composições de op art, de ilusão ótica; ( E ) Nenhuma das respostas anteriores. 40. O que é e quais são os gêneros em pintura? ( A ) Gênero são opções para pintura, e podem ser óleo, aquarela, pastel, acrílica e guache; ( B ) Gênero são temas preferidos por alguns pintores, retrato e paisagens; ( C ) Gênero são os temas de pinturas figurativas, retrato, paisagem, cena, natureza morta; ( D ) Gênero são as pinturas temáticas, animais, objetos, pessoas e ambientes; ( E ) Nenhuma das respostas anteriores.

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico) PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA CNPJ 83.102.251/0001-04 Fone: (47) 3395-6300 E-mail: educacao@pomerode.sc.gov.br Rua 15 de Novembro, 649 Bairro Centro 89107-000

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Artes Curso: Técnico Em Eletromecânica Integrado Ao Ensino Médio Série: 1º Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável: EMENTA O universo da arte, numa abordagem

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 41, DE 23 DE MARÇO DE 2010 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE PROF. ESPECIALISTA LAILE ALMÉRIA DE MIRANDA e-mail: lailealmeria@hotmail.com DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE APRESENTAÇÃO EMENTA BOAS VINDAS FORMAÇÃO ACADÊMICA 1ª Pós Graduação 2004/2005. Campanha Nacional

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

I - Educação Através da Arte ( ) Termo instituído no Brasil com a LDB 9394/96. II - Educação Estética

I - Educação Através da Arte ( ) Termo instituído no Brasil com a LDB 9394/96. II - Educação Estética EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ARTES PLÁSTICAS 01) Alguns termos têm sido empregados no Brasil referentes à Arte e seu ensino, conforme determinado contexto histórico. Assinale a alternativa CORRESPONDENTE à nomenclatura

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 /10 /2011 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 /10 /2011 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor Programa Anual ARTE A proposta O ensino da Arte na escola precisa possibilitar a produção de um auto-retrato das múltiplas faces e funções desta área de conhecimento, revelando as formas de ser e habitar

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA Planificação Anual 2016-2017 Disciplina: Expressão Plástica - 10º ano M Professores: Ana Araújo e Pedro Domingues 1 - Estrutura e finalidades da disciplina

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida 2 Bimestre

6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida 2 Bimestre 5ª aula: ( / ) Leitura pag. 40 e exercícios pág. 41 e 42 explorando sons e ritmos (SR) 6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida Tema: O MUNDO DAS FORMAS E DOS SONS Estimular a coordenação e o desenho de

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano

Ano: 3º Ano letivo Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Professores: todos os docentes do 3º ano Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina : Expressões (Plástica, Música, Motora e Dramática) Turmas: 3º

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires - GRUPO DE RECRUTAMENTO - Cód. 600 CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE PRÉ IMPRESSÃO PLANIFICAÇÃO A LONGO

Leia mais

FEIRA DE IDEIAS. Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas

FEIRA DE IDEIAS. Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas FEIRA DE IDEIAS Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas O que é releitura de uma obra de Arte? Releitura de uma obra, é ler novamente a obra, é fazer uma nova interpretação

Leia mais

Sem luz não existe cor

Sem luz não existe cor Estudo da cor Sem luz não existe cor Aristóteles, um filósofo grego, que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente na nossa

Leia mais

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes VESTIBULAR 2015 ~unes PROVA DE HABILIDADES 09.12.2014 (14 horas) Confira seus dados. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas nos locais indicados. Qualquer identificação fora dos locais indicados

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CAMPUS SANTA LUZIA EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 1.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Modelagem e Escultura -Desenvolver a motricidade fina. - Explorar e tirar

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas Nome Nº Ano Ensino Turma 8 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 05/08/2016 Temas 8. Expressão musical início da manifestação musical no Brasil.

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1ºCiclo 1º ano Unidade temática / Conteúdos Objetivos específicos Critérios de MUSICAL Jogos de Voz Corpo Dizer rimas e lengalengas Entoar rimas e lengalengas Cantar canções Reproduzir pequenas melodias

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES - 2016 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série Ano Data: Matéria: _Artes Turno: tarde Valor: Nota: Professora: Ana Carolina Supervisoras:

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

Provas de Avaliação de Capacidade dos Maiores de 23 anos para a frequência do Curso de Comunicação Social

Provas de Avaliação de Capacidade dos Maiores de 23 anos para a frequência do Curso de Comunicação Social Curso de Comunicação Social Provas de Avaliação de Capacidade dos Maiores de 23 anos para a frequência do Curso de Comunicação Social Março 2014 Nos termos do Regulamento nº 03/IPT/2012 o Curso de Comunicação

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 -

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 204 DISCIPLINA:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES Normas Complementares, relativas aos perfis dos candidatos, temas e as especificações das Provas Teórico-Práticas dos concursos para Professores Efetivos da Escola de Belas

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) Disciplina: Expressões ANO: 1º ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O 1 0 P E R Í O D O - 1 0 CICLO Área: Educação Físico Motora Atividades físicas Ginástica. Atividades rítmicas expressivas. Jogos.

Leia mais

PROJETO DE DECORAÇÃO

PROJETO DE DECORAÇÃO CONCURSO PUBLICO EBA/UFBA EDITAL 03/2011 Critérios de avaliação das provas teórico-práticas das matérias do DEPARTAMENTO I HISTÓRIA DA ARTE E PINTURA PROVA TEÓRICO-PRÁTICA PROJETO DE DECORAÇÃO Adequação

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO - 2017 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Artes I CH: 67 h/r DOCENTE RESPONSÁVEL: Mauricio

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO EDITAL 03/2011

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO EDITAL 03/2011 ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO EDITAL 03/2011 ESCOLA DE BELAS ARTES Normas Complementares, relativas às especificações das provas dos concursos para professores da Escola de Belas Artes,

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho Disciplina: HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Prova/Código: 824 Ano(s) de Escolaridade: 12º ano

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual Departamento/Grupo disciplinar: 600 Artes Visuais Disciplina: Educação Visual Docentes: Vera Gonçalves e Maria Neves Não existe manual adotado Ano: 7.º.º Período 2.º Período 3.º Período 26 26 4 Apresentação/Avaliação

Leia mais

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas Programa de Formação Básica Ano letivo 2018 Cursos com inscrições abertas Artes Cênicas Percurso Práticas do Ator Carga horária total: 145h/a O percurso Práticas do Ator propõe uma experiência de iniciação

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho Ano letivo 2012/2013 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho Disciplina: HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Prova/Código: 824 Ano(s) de Escolaridade: 12º ano

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos Teoria da Cor - Fundamentos Básicos O objetivo desse material de apoio é trazer algumas informações básicas sobre teoria da cor, embora seu estudo seja muito mais amplo e envolve diversos aspectos de percepção,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código:091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Técnico e Processo Industrial Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

DESENHO PARA QUE E COMO?

DESENHO PARA QUE E COMO? DESENHO PARA QUE E COMO? de.se.nho sm (lat designu) 1 Arte de representar objetos por meio de linhas e sombras. 2 Objeto desenhado. 3 Delineação dos contornos das figuras. 4 Delineamento ou traçado geral

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo EDUCAÇÃO VISUAL Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo Ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual - 3º Ciclo O ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual foi elaborado

Leia mais

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

EXPRESSIONISMO ABSTRATO EXPRESSIONISMO ABSTRATO O Expressionismo Abstrato foi o primeiro movimento de arte legitimamente norteamericana a ganhar destaque internacional na década de 1940. O movimento de arte privilegia a produção

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 EPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. A Explorar as atitudes de: imobilidade/mobilidade, contração

Leia mais

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS Sem Voz Sem Vez Fotografia em preto e branco, em formato paisagem, do

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICOMOTORA 1.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICOMOTORA 1.º ANO AO LONGO DO ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICOMOTORA 1.º ANO Subdomínios Metas de Aprendizagem Atividades físicas Jogos Atividades rítmicas e expressivas Percursos no exterior Dançadesenvolvimento

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais