Saber nadar é permanecer na água, sendo capaz de através de movimento fazer ou cumprir determinada distância (Carvalho, 1994).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saber nadar é permanecer na água, sendo capaz de através de movimento fazer ou cumprir determinada distância (Carvalho, 1994)."

Transcrição

1 A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO DEFINIÇÃO Saber nadar é permanecer na água, sendo capaz de através de movimento fazer ou cumprir determinada distância (Carvalho, 1994). Saber nadar é todo aquele que recebendo um certo número de aulas, poderá percorrer uma distância que irá dos 25 metros em diante (Carvalho, 1994). Saber nadar significa fundamentalmente ser capaz de flutuar e deslocar-se na água sem o recurso a apoios fixos ou a meios auxiliares de sustentação (Carvalho, 1994). Saber nadar não é mais que dar a possibilidade a um indivíduo de poder para cada situação inédita, imprevisível, resolver o triplo problema de uma interrelação das três componentes fundamentais: equilíbrio, respiração e propulsão, (Raposo, 1981). O conceito de adaptação ao meio aquático, usualmente, identifica-se com a 1ª fase da formação do nadador enquanto outros autores denominam esta fase de aprendizagem. Esta é a fase de aquisição das habilidades, cujo desenvolvimento possibilitará em fases posteriores alcançar diferentes níveis de prestação, (Carvalho, 1994). DIFERENÇAS ENTRE MEIO TERRESTRE E MEIO AQUÁTICO Quando um indivíduo entra num meio líquido, fica sujeito a um conjunto de estímulos que não existem da mesma forma fora do mesmo. Assim, quando um aluno (seja de que idade for) resolve iniciar a sua actividade física na água, vê nisso implicado um conjunto de alterações que passam por:. alterações do equilíbrio;. alterações da visão;. alterações da audição;. alterações da respiração;. alterações das informações recebidas do meio proprioceptivas;. alterações do sistema termo regulador do organismo.

2 Segundo Carvalho (1994), quando um indivíduo inicia o seu processo de adaptação ao meio aquático, ocorre um conjunto de transformações ao nível das referências dos órgãos dos sentidos (equilíbrio, visão, audição e proprioceptivos) e também ao nível de todas as referências que normalmente existem em terra (fora de água). Deste modo, o indivíduo ao longo do tempo da experiência desenvolvida na água, vai ajustando as suas referências, alterando o seu quadro motor em relação ao meio onde agora desenvolve as suas aprendizagens, na água, de forma a melhorar a sua resposta aos estímulos existentes. Assim, temos que: DESLOCAMENTOS Em Terra o equilíbrio é vertical; Na Água - o equilíbrio é horizontal; - os apoios são fixos; - os apoios não são fixos; - os braços equilibram; - os braços deslocam; - as pernas deslocam. - as pernas deslocam. RESPIRAÇÃO Em Terra automatismo nato; Na Água de início é voluntária; - não condicionado. - condicionada pelos movimentos e pela água. VISÃO Em Terra normal; Na Água limitada pelo fenómeno - o ar não é agressor de refracção; para os olhos. - a água pode conter agentes agressores.

3 AUDIÇÃO Em Terra normal. ouv condições acústicas das Instalações. Na Água limitada pela água nos ouvidos e pelas a TERMO-REGULAÇÃO Em Terra contacto com a (frio) atmosfera (frio calor). Na Água contacto com a água - grande apelo do sistema termo regulador. Informações propioceptivas / nocão do esquema corporal Em Terra informações vindas da planta do pé; - informações vindas do ouvido interno; - informações vindas dos músculos; - interpretação tanto mais difícil quanto o é o movimento. Na Água informações da planta do pé desaparecem; - informações do ouvido interno são alteradas; - informações vindas dos músculos; - maior dificuldade de interpretação do movimento. Todas estas alterações que o indivíduo sofre, são a consequência das propriedades físicas e químicas características da água e as respectivas leis que regem esse meio, com os corpos que nela estão em contacto.

4 Deste modo temos que: - O equilíbrio, que de vertical passa a horizontal. A sua resolução é expressa pela capacidade de deslizar ventral e dorsalmente. - A respiração do nadador é específica. Ela difere, nas suas características, da respiração do homem em terra. Coloca-se, por conseguinte, o problema da sua transformação, da passagem de uma forma para outra. É necessário especificar que em condições habituais a inspiração é activa e a expiração passiva. Em repouso, ou se o trabalho é moderado, a necessidade é reduzida e se acomoda ao circuito nasal. Assim, deve adquirir um novo automatismo que possibilite respirar ritmicamente, fazendo a expiração no meio aquático. - A propulsão, cuja resolução se expressa pela capacidade de deslocação no meio aquático com ausência de apoios fixos. IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Entende-se por adaptação ao meio aquático, o processo que envolve a iniciação à natação, recorrendo ao domínio do corpo na água, com base nos objectivos de cinco domínios: equilíbrio, respiração, imersão, propulsão e salto (Campaniço, 1988). A natação favorece a tomada de consciência do aluno em relação a si, ao meio, ao grupo e à sociedade, contribuindo no seu desenvolvimento e favorecendo o desenvolvimento de todas as suas aptidões. A natação dá-nos a possibilidade de, utilizando a água, desencadearmos na criança uma nova vivência que irá provocar novas capacidades de adaptação. O meio aquático cria novas sensações, modifica o equilíbrio abrindo um largo campo de experiências á capacidade motora sob o efeito de uma certa ausência de gravidade. O equilíbrio, a respiração e a propulsão são as componentes básicas inerentes ao acto de nadar e cujo domínio é necessário para garantir um comportamento ajustado na água. EQUILÍBRIO a sua transformação passa por uma consciencialização dos mecanismos que o orientam e pela percepção voluntária de inúmeras informações motoras que, no seu conjunto, permitem a aquisição de um novo esquema corporal devidamente enquadrado com o meio aquático.

5 Sem ele os técnicos são postos em causa quando entramos na sua fase de aquisição e, mais ainda, quando se passa à fase de eficácia motora ou performance desportiva propriamente dita. RESPIRAÇÃO esta coloca-se e influi quando, por razões mecânicas e de ordem técnica, é necessário efectuar uma expiração completa na imersão e diminuir ao máximo o tempo de inspiração. Por isso, é necessária uma consciencialização expiratória inspiratória com os respectivos requisitos técnicos. PROPULSÃO existe uma correlação directa e proporcional entre a qualidade respiratória e equilíbrio óptimo, que influi significativamente na aquisição dos gestos técnicos e na eficácia motora. Da sua correlação depende a quantidade e qualidade do repertório motor do jovem praticante e a base das performances desportivas em Natação. Falta acrescentar que não são só estes três fundamentos o suporte do conteúdo de ensino. É natural associar nesta fase, a noção de profundidade, através de técnicas de deslocação em imersão e ainda, a vivência de diferentes situações de salto, para uma correcta noção da entrada na água. COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR Para se alcançar uma boa técnica de nado, partidas e viragens, é primordial que haja anteriormente o ensino de destrezas básicas no desenvolvimento motor da criança. O aluno, ao longo da sua aprendizagem, deve ser submetido a uma variedade de exercícios, de forma a adquirir determinadas competências de extrema importância para um bom desempenho posterior como nadador. O desenvolvimento dessas competências necessita de uma estimulação de variados domínios, tais como:. visão ;. tacto ;. audição;. equilíbrio;. propulsão;. respiração;. flutuação;. rotação;. cambalhotas;. imersão;. mergulho;. salto. Todas estas competências ajudarão o aluno a melhor desenvolver a noção de corpo, a coordenação global, a estruturação espaço-temporal e a noção de ritmo, ou seja, ajudará o aluno a melhor compreender o efeito da água sobre o seu corpo no meio aquático.

6 Os processos de adaptação ao meio aquático são longos (dependendo sempre das vivências de cada aluno), complexos e determinantes para a aquisição dos gestos técnicos. A adaptação ao meio aquático, inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação, é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O aluno só entrará na piscina quando se sentir seguro, para isso tem que estudar o novo meio a que é proposto. Logo que o aluno entra na água, encara um novo problema que terá de superar, o equilíbrio. Como já foi referido, o meio aquático tem características diferentes do meio terrestre, provocando desequilíbrios. Devemos, a principio, evitar perturbar o menos possível os hábitos de equilíbrio do aluno, para que este não se assuste. Quando sentirmos que o aluno já tem alguma segurança ao nível do equilíbrio, devemos solicitar progressivamente os deslocamentos, utilizando o equilíbrio vertical, para que consiga adquirir a noção da resistência que o meio impõe. Após o aluno ter adquirido o equilíbrio vertical, torna-se mais independente e confiante, podendo passar para uma outra fase que é a imersão. Neste domínio, associa-se a noção de profundidade. A imersão inicial do aluno será sempre de olhos fechados e em apneia. Gradualmente será solicitada a abertura dos olhos e da boca, garantindo o controlo da glote. Quando o aluno for capaz de imergir a cara na água de olhos abertos e boca aberta, solicitar-seá para que sopre, que expire pelo nariz e, finalmente, por ambos. É conveniente insistir na expiração forçada pela boca e pelo nariz, que deve ser contínua, longa e tão completa quanto possível. A imersão tem que ser adquirida a vários níveis de profundidade. Chegamos a um ponto em que o aluno cede ao meio aquático, isto é, apercebe-se que a impulsão é positiva após uma inspiração forçada. Compreende que é capaz de passar de uma posição vertical para uma posição horizontal e vice-versa. Após a aquisição do equilíbrio horizontal, agora que o aluno consegue realizar a expiração na água, esta etapa fica facilitada. Para que o aluno se sinta seguro, nesta sua nova posição dentro de água, deve ser ajudado pelo Professor, passando depois para apoios fixos (parede, separadores), apoios móveis (placa, palitos, pull-buoy, outros). Na realização destes exercícios devemos sempre insistir para que o aluno trabalhe a imersão da cara e faça a expiração.

7 A propulsão é o domínio que se segue. A princípio a noção de propulsão é adquirida junto da parede, para que o aluno interiorize o movimento correcto a realizar. Inicialmente, os batimentos das pernas com apoios e depois sem, são a forma de propulsão. É pertinente que o aluno realize correctamente o batimento, para que haja uma boa aquisição da técnica necessária para as diferentes técnicas de nado. O aluno deverá ser capaz de se deslocar em todas as direcções e sentidos, na posição ventral e dorsal. Podemos, também, solicitar ao aluno técnicas de propulsão rudimentares, como nadar à cão, à gato, à marés vivas, tartaruga, golfinhos e outros. São uma forma aliciante dos alunos adquirirem uma série de aptidões aquáticas. Estes exercícios são uma forma de dominar a respiração e também o equilíbrio. Com uma grande variedade de propulsões, o aluno irá compreender qual a melhor atitude hidrodinâmica. Chegámos a um ponto em que estão adquiridos os domínios de equilíbrio, imersão e propulsão, passando agora para o domínio da respiração. A respiração no meio aquático passa, do seu carácter automático, a ter um carácter voluntário. Como a expiração é feita na água, tem que se ultrapassar a pressão exercida por ela. Havendo um controlo dos reflexos de defesa, através da eliminação do bloqueio respiratório na imersão e perante movimentos propulsivos, a respiração passa a estar condicionada, não é possível respirar a qualquer momento. O aluno tem que adquirir a noção de expiração - inspiração, pois para a aquisição dos gestos técnicos é extremamente importante. É um processo muito longo, até que se chegue a um automatismo correspondente às exigências das técnicas de nado. Entramos, finalmente, no último dos domínios, o salto. O salto é importante para uma boa entrada na água e como meio de autoconfiança. O salto deve ser explorado através de variadas situações, para o desenvolvimento de uma percepção da posição relativa ao resto do corpo e as suas implicações no equilíbrio. Através do salto, adquire-se a noção de que não é necessário movimentos bruscos para facilitar a flutuação, desenvolve a capacidade de imergir completamente após um salto e apanhar objectos em pequenas e grandes profundidades.

8 Como podemos constatar, todos os domínios estão interligados a cada aquisição e cada um depende do outro. Estas competências, são extremamente importantes para um bom desempenho das técnicas de nado. No que se refere à adaptação ao meio aquático existe como preocupação a aquisição dos seguintes objectivos: CRIANÇAS 1. Caminhar dentro de água de frente e de costas; 2. mergulhar a cara na água e expirar; 3. abrir os olhos com o corpo em completa submersão; 4. saltos para a água de pé; 5. equilíbrio e flutuação dorsal e ventral; 6. deslize dorsal/ventral com placa; 7. deslize dorsal/ventral sem placa; 8. deslize dorsal/ventral sem placa com batimentos de pernas. ADULTOS 1. Caminhar, correr dentro de água de frente e de costas; 2. mergulhar a cara na água e abrir os olhos; 3. controlar a respiração boca, nariz na imersão; 4. controlar e coordenar a expiração/inspiração com e sem apoios; 5. controlar e coordenar a expiração/inspiração em situações propulsivas simples; 6. equilíbrio e aquisição do controlo das posições vertical/horizontal e horizontal/vertical flutuação nas posições dorsal e ventral; 7. propulsão deslize dorsal/ventral com e sem placas; - deslize dorsal/ventral com propulsão autónoma. INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO No processo de adaptação ao meio aquático, existem um conjunto de factores que o Professor deve controlar, de forma a melhorar a sua qualidade de ensino e, também, o clima nas aulas de natação.

9 A relação que o professor tem que estabelecer com cada aluno depende da faixa etária onde o mesmo se encontra. Para tal, o professor deve adequar o tipo de linguagem, as suas atitudes (lúdica) e o nível de exigência. Deve também ter em conta as motivações e disponibilidades físicas, intelectuais e afectivas do aluno. Assim, consoante a faixa etária onde o aluno se insere, existem factores relacionados com o contacto do aluno com o meio aquático (início da aprendizagem da natação) que interferem no normal desenrolar das aprendizagens. O medo, a respiração, o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico, segundo Raposo (1981), são factores que predispõem os indivíduos com atitudes diferentes perante o ensino da natação. 5 6 ANOS MEDO São os grandes espaços que desencadeiam na criança uma situação traduzida por medo. Normalmente assiste-se a situações das crianças procurarem as pequenas piscinas afastando-se das grandes sem terem a noção de nelas haver ou não pé. RESPIRAÇÃO Verifica-se uma tendência nas crianças para trazerem a cabeça para cima da água e uma certa inibição em mergulhá-la. EQUILÍBRIO ESTÁTICO Nestas idades a criança evita perder a posição ventral, evitando sobretudo a perda de apoios sólidos. Poderá sentar-se e deitar-se facilmente mas sempre com apoio. EQUILÍBRIO DINÂMICO Participa numa actividade que lhe solicite uma situação de equilíbrio dinâmico, se esta, respeitar a sua posição vertical (bípede) de ser humano.

10 6 12 ANOS MEDO Surge o medo pela profundidade em detrimento do medo dos grandes espaços. Começa a ser muitíssimo influenciada pelas opiniões dos mais velhos, que, por qualquer razão, tiveram uma má experiência aquática, transmitindo por palavras, o seu receio que acaba por se instalar na criança. RESPIRAÇÃO Vencida que seja a etapa de suportar a água nos olhos, a criança deixa de ter problemas em imergir a cabeça, assim como todo o corpo. EQUILÍBRIO ESTÁTICO Predomina a posição vertical. A passagem à posição horizontal é melhor aceite mediante exercícios em que haja movimento, do que em situações estáticas. EQUILÍBRIO DINÂMICO Aceita os exercícios de deslize ventral e dorsal, etc.. É, contudo, preponderante o equilíbrio vertical. Só quando tem a certeza de poder regressar à posição vertical é que a criança se aventura nos deslizes referidos. 12 AOS 20 ANOS MEDO As profundidades são graduadas como manifestação de receio para aqueles que não dominam nestas idades o meio aquático. RESPIRAÇÃO Evoluindo no domínio da técnica desperta-se neste escalão o desejo de corrigir a respiração. Por outro lado, o facto da execução deficiente de uma técnica conduzir rapidamente à fadiga leva ao desejo de precisar aprender a respiração. Desaparece em grande parte o receio de imergir a cabeça. EQUILÍBRIO ESTÁTICO Aceita e deseja evoluir nas posições que levem ao domínio e conquista da água. EQUILÍBRIO DINÂMICO O objectivo máximo é o de poder movimentar-se, cumprir uma distância em perfeição e com rendimento. Verifica-se a aceitação da correcção do estilo.

11 DOS 20 AOS 40 ANOS MEDO É mais provocado pela falta de confiança nas suas possibilidades de aprendizagem do que no problema de espaço e da profundidade. RESPIRAÇÃO Sendo a respiração um factor importante para a coordenação dos movimentos é encarado como uma necessidade e uma etapa a conquistar. Por outro lado, sabe que se coordenar o tempo de respiração a fadiga aparecerá mais tarde e será menor. EQUILÍBRIO ESTÁTICO Qualquer posição no meio aquático é aceite, começando, contudo, a surgir a necessidade de apoio. EQUILÍBRIO DINÂMICO Consequência de uma contracção muito grande é difícil conseguir-se nesta idade um deslize ventral ou dorsal. Só após um certo relaxamento é que é possível conseguir ultrapassar-se os problemas levantados pelo equilíbrio dinâmico. MAIS DE 40 ANOS MEDO Aumenta extraordinariamente o medo das profundidades assim como o das suas possibilidades mecânicas e fisiológicas. RESPIRAÇÃO É um problema nesta idade em virtude da grande inibição em mergulhar a cabeça. EQUILÍBRIO ESTÁTICO Nesta idade verificamos a grande aceitação da posição dorsal, que reflecte o espírito de estar na água, e da posição vertical que representa a segurança permanente. EQUILÍBRIO DINÂMICO Todas as deslocações são feitas lentamente e quase sempre em posição dorsal. Pode-se afirmar que o desejo é mais o de manter-se que o de deslocar-se.

12 TAREFAS E ESTRATÉGIAS DE PROGRESSÃO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO PRIMEIRO CONTACTO COM A ÁGUA TAREFA ESTRATÉGIAS 1 Sentado na berma da piscina com as pernas na água faz lavagem de diferentes partes do corpo mãos, pernas, pés, barriga, braços, nariz, olhos, cara. 2 Sentado na parede faz exercícios de coordenação:. mexer as duas pernas alternadamente (a salpicar água);. mexer uma perna e depois a outra;. mexer as duas pernas em simultâneo;. mexer as duas pernas alternadamente mas em profundidade (não salpica água). 3 Deitado ventral na berma da piscina com as pernas na água, faz movimentos alternados de pernas. 4 Dentro de água com os pés no chão e agarrado à parede, faz saltitares sem molhar a cabeça:. a dois pés juntos;. a um pé.. O Professor recorre a processos de imitação.. O Professor recorre a processos de imitação.. Dar referências do fundo.. Contacto físico para ajudar no movimento de pernas.. O Professor está na água.. Recurso a processos de imitação.. O Professor está na água.. Recurso a processos de imitação.. Recurso a estruturações espaço temporais.

13 RESPIRAÇÃO / IMERSÃO TAREFA ESTRATÉGIAS 1 Agarrado à parede, dentro de água faz:. saltitares com os dois pés, a molhar o corpo até ao queixo;. saltitares a molhar até à boca;. saltitares a molhar até aos olhos;. saltitares com imersão completa do corpo. 2 Saltitares e faz imersão completa com apneia:. ver no grupo quem fica mais tempo;. tentar tocar com uma das mãos no fundo da piscina;. tentar tocar com as duas mãos no fundo da piscina. 3 Dentro de água agarrado à parede com as mãos:. sopra na água com a boca em imersão (faz bolinhas);. sopra objectos flutuantes (discos, outros);. faz imersões e sopra na água. 4 Dentro de água com as mãos apoiadas na água desloca-se e sopra objectos flutuantes (discos, bolas de ping-pong, outros). 5 Agarrado à parede faz movimentos de pernas e sopra na água:. só com a boca na água;. com a cara na água com paragens;. com a cara na água sem paragens. 6 Agarrado à divisória (pista) com ambas as mãos, faz batimentos de pernas com respirações contínuas. 7 Desloca-se no espaço de água passando por baixo das pistas. 8 Passa por entre as pernas dos colegas:. um colega;. dois colegas;. vários colegas. 9 Passa por entre um ou mais arcos colocados debaixo de água.. O Professor está na água.. Recurso a processos de imitação.. Recurso a estruturações espaço temporais.. O Professor ensina a resolver o problema da água na cara.. Recurso a estruturações espaço temporais cantilenas, 1,2,3.. O Professor está dentro de água.. O Professor ensina a resolver o problema da água na cara.. O Professor está na água.. Recurso a processos de imitação.. Recurso a estruturações espaço temporais.. O Professor ensina a resolver o problema da água na cara.. O Professor está na água.. Recurso a processos de imitação.. Recurso a estruturações espaço temporais.. O Professor está na água e ajuda a resolver problemas de equilíbrio.. O Professor coloca-se no espaço de forma a ver todo o grupo.. O Professor controla o comportamento dos colegas no grupo.. O Professor segura os arcos.

14 MOVIMENTOS PROPULSIVOS DOS MEMBROS INFERIORES / EQUILÍBRIO TAREFAS ESTRATÉGIAS 1 Sentado na parede com as pernas na. Recurso a processos de imitação. água, faz movimentos alternados de pernas:. a salpicar água, à superfície;. O Professor através de contacto físico estimula. sem salpicar água, em profundidade. o movimento de pernas. 2 Deitado em posição ventral na parede,. Recurso a Processos de imitação. faz movimentos alternados de pernas:. O Professor através de contacto físico estimula. batimento livre (pernas flectidas); o movimento de pernas.. batimento com pernas estendidas.. O Professor ensina a resolver o problema da água na cara. 3 Dentro de água com as mãos apoiadas na parede, faz movimentos alternados de pernas:. com o queixo apoiado nas mãos;. com os braços estendidos;. com os braços estendidos e a fazer imersões da cara/cabeça;. com os braços estendidos e a fazer respirações pela boca (soprar na água);. com os braços estendidos e a fazer respirações com a face submersa. 4 Agarrado aos separadores (pistas), faz movimentos de pernas:. com os braços estendidos e a cabeça a olhar para a frente;. com os braços estendidos e a cara submersa a olhar para o fundo;. com os braços estendidos e a soprar na água com a face submersa. 5 Deitado em posição dorsal na água, com a cabeça em apoio na parede e a olhar para o tecto, coloca as mãos junto às orelhas para se apoiar, faz:. movimentos alternados de pernas;. movimentos alternados de pernas a fazer salpicar água;. movimentos alternados de pernas a fazer salpicar água, mas com a preocupação de manter a barriga à superfície. 6 Com a cabeça apoiada na pista (separador) e com as mãos a agarrar a mesma por baixo de água, faz:. movimentos alternados de pernas com água a salpicar;. movimentos alternados de pernas com água a salpicar e com a preocupação de manter á barriga à superfície.. Recurso a Processos de imitação.. O Professor através de contacto físico estimula o movimento de pernas.. O Professor ensina a resolver o problema da água na cara.. Recurso a estruturações espaço temporais.. O Professor dá referências para a visão.. Ensina a resolver o problema da água na cara.. O Professor está na água.. O Professor ajuda a colocação na posição dorsal.. O Professor ensina e ajuda a recuperar a posição vertical.. O Professor dá referências de como usar as mãos na água.. O Professor está na água..o Professor ajuda a colocação na posição dorsal.. O Professor ensina e ajuda a recuperar a posição vertical.. O Professor dá referências de como usar as mãos na água.

15 SALTO TAREFAS ESTRATÉGIAS 1 Partindo da posição de sentado na. O Professor está na água. parede, faz salto com o apoio do professor:. com as duas mãos.. Utilização de estruturações espaço-temporais.. com uma mão. 2 Partindo da posição de pé, faz salto da. O Professor está na água. parede:. com o apoio do Professor a duas mãos;. Utilização de estruturações espaço-temporais.. com o apoio do Professor a uma mão;. com o apoio do Professor dentro de água. Ajuda a recuperar o equilíbrio vertical. (equilibrador);. sem apoio do Professor (só).. Dá referências de como usar as mãos na água. 3 - Partindo da posição de pé, efectua saltos. Dar referências da colocação dos pés para não da parede: escorregar.. agarrando a pista (separador);. passando por baixo de uma só pista. Dar referências da colocação mãos. (separador);. passando por baixo de uma só pista e. Dar referências da direcção e sentido do salto. agarra a segunda. 4 Na posição de partida de Atletismo, efectua salto a partir da parede:. agarrando a primeira pista;. passando por baixo da primeira pista;. passando por baixo da primeira pista e agarra a segunda.. Dar referências da colocação dos pés para não escorregar.. Dar referências da colocação mãos.. Dar referências da direcção e sentido do salto.

16 BIBLIOGRAFIA Bucher, W. (1986) Exercices et jeux de natation, Paris, Editions Vigot. Campaniço, J. (1989). A escola de natação 1ª fase aprendizagem, Lisboa, Edição Ministério da Educação Desporto e Sociedade. Carvalho, C. (1994). Natação contributo para o sucesso do ensino aprendizagem, Edição do Autor. Catteau, R. Garoff, G. (1990). O ensino da natação, São Paulo, Editora Manole Ltda. Luque, R. (1991). Guía de las actividades acuáticas, Barcelona, Editora Paidotribo. Murcia, J.; Sanmartín, M. (1998). Bases metodológicas para el aprendizaje de las actividades acuáticas educativas. Zaragoza, INDE. Raposo, A. (1981). O ensino da natação, Lisboa, Edições I.S.E.F. U.T.L.. Sacadura, J.; Raposo, A. (1989). Metodologia do ensino das técnicas de nadar, partir e virar. Edição Ministério da Educação Desporto e Sociedade. Sarmento, P.; Carvalho, C.; Florinda, I.; Raposo, A. (1981). Aprendizagem motora e natação, Lisboa, U.T.L. I.S.E.F..

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas O que significa adaptação ao meio liquídio (aquático): Fase preparatória para aprendizagem seguinte, deve proporcionar relação

Leia mais

Adaptação ao Meio Aquático?

Adaptação ao Meio Aquático? CURSO DE NATAÇÃO ADAPTADA Janeiro 2011 Adaptação ao Meio Aquático Nelson Gomes Adaptação ao Meio Aquático? O conceito de adaptação ao meio aquático, usualmente, identifica se com a 1ª fase da formação

Leia mais

CLUBE NAVAL DE PONTA DELGADA

CLUBE NAVAL DE PONTA DELGADA CLUBE NAVAL DE PONTA DELGADA PROGRAMA DE ENSINO INTRODUÇÃO A Secção de Natação do Clube Naval de Ponta Delgada pretende neste documento apresentar de uma forma geral, as principais linhas orientadoras

Leia mais

NÍVEIS DE ENSINO. - retirar eventuais receios do contacto com a. O aluno: água;

NÍVEIS DE ENSINO. - retirar eventuais receios do contacto com a. O aluno: água; NÍVEIS DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS E CRITÉRIOS DE ÊXITO Nível de Aprendizagem Objetivos Gerais Critérios de êxito - retirar eventuais receios do contacto com a * aceita a água na cara, cabeça e ouvidos;

Leia mais

PROCEDIMENTO DE TRABALHO. (DV-DL Divisão de Desenvolvimento Local_Piscinas Municipais) CADERNO APOIO TÉCNICO E PEDAGÓGICO_AMA_INFANTÁRIOS

PROCEDIMENTO DE TRABALHO. (DV-DL Divisão de Desenvolvimento Local_Piscinas Municipais) CADERNO APOIO TÉCNICO E PEDAGÓGICO_AMA_INFANTÁRIOS OBJETIVO: Definir os conteúdos, objetivos específicos, exercícios e respetivas situações de aprendizagem referentes à adaptação ao meio aquático, aplicáveis ao ensino da natação nos níveis 0, 1, 2 e 3.

Leia mais

- 2 - PROGRAMA DE ENSINO 2018/2019

- 2 - PROGRAMA DE ENSINO 2018/2019 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas de nado. O meio aquático é familiar

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

Promover o equilíbrio em posição horizontal e Procurar um aumento da duração da apneia

Promover o equilíbrio em posição horizontal e Procurar um aumento da duração da apneia /NATAÇÃO De acordo com o nível das crianças, elas serão enquadradas em diferentes grupos com diferentes monitores. Promovendo a aprendizagem coerente procuraremos que cada professor seja responsável por

Leia mais

Piscina Olímpica. Piscina curta 10/04/2015. Prof. Esp. Dagnou Pessoa de Moura (Dog)

Piscina Olímpica. Piscina curta 10/04/2015. Prof. Esp. Dagnou Pessoa de Moura (Dog) Prof. Esp. Dagnou Pessoa de Moura (Dog) Piscina Olímpica Comprimento:50 metros Largura: 25 metros Número de raias: 8 Largura das raias: 2,5 metros Temperatura da água: 25 C a 28 C Intensidade da luz: >1500

Leia mais

APRENDER O REAL RITA PINTO

APRENDER O REAL RITA PINTO APRENDER O REAL RITA PINTO MUNDOHIDRO_RITAPINTO@YAHOO.COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO PROFESSOR O QUE PENSO SOBRE OS PAIS? Aqueles pais espetaculares Que pais stressados Não percebem nada do que eu digo

Leia mais

PIN PROJETO DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO

PIN PROJETO DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO PIN PROJETO DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação 2017/ 2021 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação 1 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Enquadramento... 3 Entidade

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

Formação de Árbitros Natação

Formação de Árbitros Natação Formação de Árbitros Natação O árbitro é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando

Leia mais

Natação. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Natação. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Natação 6 ECTS 2.º Ano, 1.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Adquirir e desenvolver conhecimentos do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de adaptação

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail:

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail: PROGRAMA ESCOLA DE NATAÇÃO 2013 2014 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas

Leia mais

RITA PINTO

RITA PINTO RITA PINTO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? NATAÇÃO A.M.A. ESTIMULAÇÃO AUTO-SALVAMENTO EDUCAÇÃO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? HABILIDADES AQUÁTICAS OU DESENVOLVIMENTO? O que é uma CRIANÇA? ENIGMA Qual é a IDADE do

Leia mais

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO SALTO EM ALTURA 1. Regras básicas do Salto em Altura FASQUIA POSTE COLCHÃO A prova do salto em altura disputa-se numa zona específica da pista de atletismo, e necessita de uma zona de balanço, um colchão

Leia mais

ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL

ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL MÉTODOS DE ENSINO OBJETIVOS É indispensável que o professor apresente recursos didáticos, e contemplados nos métodos de ensino. Assim o professor conduz a aprendizagem com

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES LOCALIZAÇÃO E CONTATOS

MISSÃO VISÃO VALORES LOCALIZAÇÃO E CONTATOS CARTA QUALIDADE A Piscina Municipal de Peniche é propriedade do Município de Peniche, sendo a Câmara Municipal, representada pelo seu Presidente, a entidade competente e responsável pela sua administração

Leia mais

Planificação Anual. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização

Planificação Anual. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização Planificação Anual Professor: Gonçalo Barradas Disciplina: Educação Física Ano: 7º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS III

VELOCIDADE E ESTAFETAS III VELOCIDADE E ESTAFETAS III 1. O Treino da Velocidade com Jovens Quando falamos de Velocidade é importante em primeiro lugar conhecer o conceito de movimento ciclíco, que correcponde a um movimento que

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA II Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA II Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA II Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RUY BELO Eb1/JI de Monte Abraão Eb1/JI de Monte Abraão nº 2 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EXPRESSÃO

Leia mais

O que é Defesa Pessoal?

O que é Defesa Pessoal? DEFESA PESSOAL O que é Defesa Pessoal? Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção

Leia mais

Atividades Aquáticas: Grandezas Físicas com Atuação no Meio Líquido

Atividades Aquáticas: Grandezas Físicas com Atuação no Meio Líquido Atividades Aquáticas: Grandezas Físicas com Atuação no Meio Líquido Sendo a natação um esporte praticado em meio diferente daquele no qual normalmente o homem vive, torna-se necessário lembrar algumas

Leia mais

Motricidade ISSN: X Desafio Singular - Unipessoal, Lda Portugal

Motricidade ISSN: X Desafio Singular - Unipessoal, Lda Portugal Motricidade ISSN: 1646-107X motricidade.hmf@gmail.com Desafio Singular - Unipessoal, Lda Portugal Santos, Ana Cristina; Gonçalves Pereira, Ruben Estudo comparativo da organização das escolas de natação.

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 18 e 19 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 5 Instalações: Exterior. Data: 03-11-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

JAT RUNNERS TRIPLO SALTO

JAT RUNNERS TRIPLO SALTO 1. Os saltos O salto consiste numa projecção do corpo no ar por meio de uma força aplicada pelos pés ou mãos contra uma superfície. Adrian e Cooper (1989, pág. 480) Dentro das três grandes áreas de especialidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Blocos/ Conteúdos Programáticos Perícias e Manipulações - Em concurso individual 1. LANÇAR uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos. 2. RECEBER a bola com

Leia mais

Conteúdos Programáticos 8º ano

Conteúdos Programáticos 8º ano Conteúdos Programáticos 8º ano DOMINIO SOCIO-AFETIVO Comuns a todas as áreas: Participação: - É assíduo e pontual - Participa com empenho nas atividades propostas Regras de Disciplina e higiene - Tem hábitos

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

Conceitos e curiosidades da Natação

Conceitos e curiosidades da Natação Conceitos e curiosidades da Natação Problemas de bordo de piscina Susana Maria Soares Ribeiro 1. Partida de bloco A partida de bloco obedece às seguintes vozes : apito mais longo, aos seus lugares, apito

Leia mais

A natação para Eles, desde a AMA até à Competição. Eles também têm direito a

A natação para Eles, desde a AMA até à Competição. Eles também têm direito a ORGANIZAÇÃO XI AÇÃO DE FORMAÇÃO I CONGRESSO AVEIRO PRINCESA SANTA JOANA A natação para Eles, desde a AMA até à Competição. Eles também têm direito a Apresentação Projeto FPN NATAÇÃO ADAPTADA PARA POPULAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE

REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE a REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE III FESTIVAL MADEIRA A NADAR FESTIVAL DE NATAÇÃO CLUBE DESPORTIVO NACIONAL Funchal, 19 de Janeiro de 2019 Complexo Piscinas Olímpicas

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl Posicionamento do corpo Permanece na horizontal em decubito ventral, realizando movimentos de rolamentos laterais, em seu eixo longitudinal. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água,

Leia mais

Hidrodinâmica Arrasto Resistivo

Hidrodinâmica Arrasto Resistivo Hidrodinâmica Hidrodinâmica Estudo dos corpos em movimento na água ou em fluídos em movimento. Na natação a hidrodinâmica oferece conhecimentos para a aplicação dos elementos de propulsão e resistência,

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO NOTA: Com a apresentação deste texto, da autoria e responsabilidade do Director Técnico Regional (professor José Costa) pretende-se contribuir para auxiliar os professores com maiores dificuldades de Planificação

Leia mais

Estratégia é a arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos (Ferreira, 2000)

Estratégia é a arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos (Ferreira, 2000) Estratégia é a arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos (Ferreira, 2000) Ensinar é a capacidade de estar atento e de utilizar as possíveis

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s)

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Componente de Formação Sociocultural Sebenta Disciplina de Educação Física Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Prof. (Documento adaptado) Cursos Profissionais Ciclo de Formação

Leia mais

A natação é uma modalidade que engloba quatro disciplinas:

A natação é uma modalidade que engloba quatro disciplinas: A natação é uma modalidade que engloba quatro disciplinas: NATAÇÃO a disciplina de natação pura desportiva (modalidade individual); a disciplina de pólo-aquático (jogo desportivo colectivo); a disciplina

Leia mais

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA Os Teste de Capacidade Física e de Habilidade Específica têm o objetivo de selecionar os candidatos cuja

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda

Associação de Futebol da Guarda Cronograma: Curso de Treinadores de Futsal 1º Nível Aulas Teóricas Dezembro/08 Janeiro/09 As Capacidades Motoras 17 / Janeiro 19 / Janeiro 21 / Janeiro Avaliação Teórica Avaliação Prática 04 / Fevereiro

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL FÍSICA E DESPORTIVA Objectivos do Plano Anual - Ser um documento de orientação para o professor da atividade e para o professor

Leia mais

Salto em Altura ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ

Salto em Altura ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ Salto em Altura O salto em altura é uma disciplina do atletismo que consiste na transposição de uma fasquia. Ao longo dos tempos, foram utilizadas inúmeras técnicas

Leia mais

Escola Municipal de Natação

Escola Municipal de Natação Município de Reguengos de Monsaraz Escola Municipal de Natação Documento de Orientação Pedagógica Índice Introdução... 3 Objectivos... 4 Inscrições / Renovações... 5 Entrada nas Classes... 6 Alterações

Leia mais

DISCIPLINA: ALTURA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ALTURA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ALTURA 207 DISCIPLINA: ALTURA DOMÍNIO DAS TÉCNICAS I FASE - ENSINO / APRENDIZAGEM FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino/Aprendizagem Aquisição da noção de saltar para cima, com chamada a um

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

Regulamento Específico Natação.

Regulamento Específico Natação. Regulamento Específico Natação Http://www02.madeira-edu.pt/dre Regulamento Específico Natação 2013-2014 Índice 1. INTRODUÇÃO...3 2. PARTICIPAÇÃO...3 3. ESCALÕES...3 4. INSCRIÇÕES...3 5. COMPETIÇÕES...4

Leia mais

Unidade IV. Unidade IV. Técnica do Nado Peito

Unidade IV. Unidade IV. Técnica do Nado Peito Técnica da pernada 1. A pernada de peito requer uma boa flexibilidade, Já que, para um bom posicionamento dos pés, no momento da flexão máxima das pernas e no decorrer da extensão, é necessário realizar

Leia mais

21 de novembro de 2015

21 de novembro de 2015 XIV Torneio de Atletismo de Pavilhão Local: Pavilhão da Escola Secundária Camilo Castelo Branco V. N de Famalicão 21 de novembro de 2015 Horário: 10h00 às 12h00 Organização:.Clube de Cultura e Desporto

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. EDUCACÃO E EXPRESSÃO FÍSICA-MOTORA 1.º Ano. Perícia e Manipulação

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. EDUCACÃO E EXPRESSÃO FÍSICA-MOTORA 1.º Ano. Perícia e Manipulação PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR EDUCACÃO E EXPRESSÃO FÍSICA-MOTORA 1.º Ano COMPETÊNCIAS 1.º Período 64 Em concurso individual: - lançar uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada

Leia mais

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR Docente: Sandra Marisa Leitão Gonçalves Moreira Funchal, 2014/2015 1 INDICE INTRODUÇÃO 3 CARATERIZAÇÃO DOS RECURSOS 5 CARATERIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º CICLO 5 HORÁRIO

Leia mais

A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO * 2 DIFERENÇAS ENTRE MEIO TERRESTRE E MEIO AQUÁTICO

A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO * 2 DIFERENÇAS ENTRE MEIO TERRESTRE E MEIO AQUÁTICO A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO * 1 DEFINIÇÃO Saber nadar é permanecer na água, sendo capaz de através de movimento fazer ou cumprir determinada distância (CARVALHO, 1994). Saber nadar é todo aquele que recebendo

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

Câmara Municipal Da Lousã NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL DE

Câmara Municipal Da Lousã NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL DE PROGRAMA DA ESCOLA MUNICIPAL DE NATAÇÃO DA PISCINA MUNICIPAL DA LOUSÃ Câmara Municipal Da Lousã NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL DE Câmara Municipal da Lousã Página 1 de 17 NATAÇÃO DA PISCINA

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR NATAÇÃO

DOCUMENTO ORIENTADOR NATAÇÃO DOCUMENTO ORIENTADOR NATAÇÃO Documento Orientador I Introdução Este documento surge na necessidade de introduzir alguns critérios na participação do Xira. Visa proporcionar a todos os técnicos, premissas

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho e a modalidade. RESUMO

NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho e a modalidade. RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus

Leia mais

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 15 e 16 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 5 Instalações: Exterior. Data: 27-10-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE TRABALHO. (DV-DL Divisão de Desenvolvimento Local_Piscinas Municipais) CADERNO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLA DE NATAÇÃO

PROCEDIMENTO DE TRABALHO. (DV-DL Divisão de Desenvolvimento Local_Piscinas Municipais) CADERNO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLA DE NATAÇÃO OBJETIVO: Definir os procedimentos, critérios e funções específicos para o ensino da natação nos tanques interiores (Aprendizagem e Desportivo) das Piscinas Municipais. ÂMBITO: Aplica-se a todos os professores

Leia mais

AQUÁTICO PSICOMOTRICIDADE EM MEIO

AQUÁTICO PSICOMOTRICIDADE EM MEIO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM MEIO AQUÁTICO Mónica Marques Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal 11 de Março de 2009 PSICOMOTRICIDADE EM MEIO AQUÁTICO A actividade aquática promove sensações

Leia mais

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca)

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NATAÇÃO Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NADO CRAWL Nado Livre Significado Rastejar História do Nado Crawl Até 1844, era realizado com uma braçada de peito executado na lateral do corpo com batimentos

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO TÉCNICAS DOS NADOS 1 Defender um determinado estilo ou forma em detrimento de outro: Ex.: mundo seguindo campeões; Poucos campeões possuem o background necessário para explicar

Leia mais

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período Área dos Conhecimentos 7º Ano 3º Período Capacidades motoras Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1 1º Período Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1 - Melhora a aptidão física elevando as capacidades motoras de modo harmonioso e adequado às suas necessidades

Leia mais

SALTO EM COMPRIMENTO

SALTO EM COMPRIMENTO SALTO EM COMPRIMENTO 1. Regras Básicas do Salto em Comprimento Caixa de areia Corredor de Balanço Tábua de Chamada A prova do salto em comprimento disputa-se na pista de atletismo numa zona específica

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

MODELOS PROPULSIVOS. O progressivo refinamento de uma técnica de nado não é mais que:

MODELOS PROPULSIVOS. O progressivo refinamento de uma técnica de nado não é mais que: MODELOS PROPULSIVOS O progressivo refinamento de uma técnica de nado não é mais que: Aumentar o nível de proveitamento dos recursos energéticos em velocidade de nado Minimizar D Minimizar as flutuações

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - NATAÇÃO -

REGULAMENTO ESPECÍFICO - NATAÇÃO - REGULAMENTO ESPECÍFICO - NATAÇÃO - INTRODUÇÃO Este Regulamento aplica-se a todas as competições de Natação realizadas no âmbito dos XXIV Jogos Nacionais Salesianos, em conformidade com o estipulado no

Leia mais

CAPACIDADES MOTORAS:

CAPACIDADES MOTORAS: CAPACIDADES MOTORAS: Na área da Educação Física e do desporto, capacidades motoras são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física ANO LETIVO 2017-2018 ANO: 7º OBJECTIVOS/ METAS Nível 3 1500m em 12 Nível 3 60M em menos de 13.00S Nível 3 40M em menos de 11.50S

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS Condições gerais das modalidades Documentação necessária para crianças: Fotocópia do B.I. e Cartão de contribuinte/c.c. do encarregado de educação Fotocópia do Boletim de nascimento/b.i./c.c. da criança/jovem

Leia mais

QUARTA PARTE: ESTILO BORBOLETA *

QUARTA PARTE: ESTILO BORBOLETA * QUARTA PARTE: ESTILO BORBOLETA * Até 1952 o estilo de borboleta era uma variante do estilo de braça. O movimento atual de braços de borboleta era alternado com o de pernas de braça. Em 1952 a FINA decidiu

Leia mais

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO Nado Peito - Braçada O movimento dos braços do nado peito são simultâneos e caracteriza-se por haver maior ênfase na lateralidade

Leia mais

Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais

Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais 12/10/2014 Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais Os Estilos Nado Livre (Crawl) Modalidade Olímpica Praticado bem antes do aparecimento da civilização O estilo mais utilizado e mais rápido

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO Índice 1. Introdução... 3 2. Calendarização... 3 3. Escalões Etários... 3 4. Competições... 3 4.1. Quadro de provas... 3 4.2. Inscrição... 5 4.3. Classificação... 5 4.4.

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades locomotoras São movimentos corporais totais, onde o corpo o corpo é impulsionado de um ponto ou local para outro. Habilidades

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 1. JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS - Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel

Leia mais

Planificação Anual. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização

Planificação Anual. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização Planificação Anual Professor: Gonçalo Barradas Disciplina: Educação Física Ano: 8º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Escola Básica com Pré da Nazaré

Escola Básica com Pré da Nazaré Escola Básica com Pré da Nazaré Pré- Escolar Azinhaga Docente: Sandra Marisa Leitão Gonçalves Moreira Funchal, 2015/2016 1 INDICE INTRODUÇÃO CARATERIZAÇÃO DOS RECURSOS CARATERIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º CICLO

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016-17 Capacidades Condicionais e Coordenativas Gerais Resistência Geral; Força Resistente; Força Rápida; Força Rápida; Velocidade de Reação Simples e Complexa; Velocidade

Leia mais

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo:

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo: MOVE NATAÇÃO Treino 1 iniciante Treino 1 intermediário Treino 1 avançado Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração 75 metros crawl 25 metros perna de crawl 4x Condicionamento cardiorrespiratório

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º ciclo do Fundão. Palavras-chave: objectivos, instrução, empenhamento motor, tentativas, exemplificação, feedback s e clima.

Escola Secundária c/ 3º ciclo do Fundão. Palavras-chave: objectivos, instrução, empenhamento motor, tentativas, exemplificação, feedback s e clima. Escola Secundária c/ 3º ciclo do Fundão Quinta-feira 11 De Fevereiro de 2010 Turma: 12º CSEAV --» Aula do professor estagiário Frederico Dias. Palavras-chave: objectivos, instrução, empenhamento motor,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA Roseli Fernandes* Shana Machado* Judite Filgueiras** Deficiência física é toda e qualquer alteração no corpo humano,

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas ... DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 9º Planificação (Conteúdos) Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 17 Aula U.D. Nº: 3 de 5 Instalações: Exterior. Data: 30-10-2009 Hora: 9h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO.

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO. futsalcoach.com la web para el técnico de fútbol sala C Copyright 2005, F U T S A L C O A C H, Spain Todos los derechos reservados Autor: Rui Miguel Gama Ferreira Entrenador de fútbol sala Madrid, Junio

Leia mais