Moderna Plus: Literatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Moderna Plus: Literatura"

Transcrição

1

2 Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante; 1 Suplemento de Revisão (Livro do Professor); 1 folheto Guia do Professor; 1 CD com o conteúdo digital.

3 Livro-texto Para o professor, o livro é volume único, com o conteúdo dos três anos letivos; Cada parte é dividida em unidades; Cada unidade contém capítulos.

4 Livro-texto Primeiras Leituras Uma viagem no tempo: primeiras leituras: Seção que propicia um primeiro contato com textos representativos da estética literária a ser estudada no capítulo.

5 Livro-texto Abertura do Capítulo Cada capítulo é introduzido por uma imagem e traz um boxe com os objetivos que identificam as habilidades a serem desenvolvidas ao longo do estudo; Boxe Leitura da imagem: traz um conjunto de questões para trabalhar diferentes formas de interpretação e desenvolver nos alunos conceitos importantes de Literatura.

6 Livro-texto Abertura do Capítulo Boxe Biográfico: Traz informações sobre o autor nacional ou estrangeiro, citando sua vida, formação, influências culturais e aspectos importantes de sua produção artística. Da Imagem para o Texto: Texto literário acompanhado de questões. Relacionando a imagem das aberturas, o texto permite ampliar a discussão sobre a abordagem dos temas privilegiados em determinada época por meio de diferentes linguagens artísticas.

7 Livro-texto De olho em..: Sugestões de filmes, livros, obras de arte e músicas que apresentam uma relação direta com algum aspecto estudado. Quadros laterais: Apresentam o autor e o contexto da obra. Tome Nota: destaca conceitos e definições importantes para o conteúdo estudado.

8 Livro-texto Linhas do tempo: são apresentadas na lateral para estimular o aluno a relacionar o contexto caracterizado aos fatos mais significativos de determinado período.

9 Livro-texto Programa de Atividades Texto para análise: Um conjunto de questões promove a análise de textos literários, para que o aluno compreenda e reconheça diferentes gêneros e ideias literárias.

10 Livro-texto Programa de Atividades Esquemas: Apresentam as principais características dos projetos literários das estéticas estudadas. Projeto literário do período: Revela como as diferentes dimensões do texto literário (contexto de produção e de circulação, perfil do público leitor, características da produção) se articulam para dar forma a um projeto literário específico.

11 Livro-texto Programa de Atividades Base de informação: Apresentado ao longo do capítulo, traz informações que ampliam o conteúdo estudado. Jogo de ideias: Seção que permite reorganizar o que se aprendeu e discutir de que maneira os conceitos e as características apresentadas podem se relacionar a manifestações artísticas em diferentes linguagens. Além disso, são criadas oportunidades para o aluno fazer uso de gêneros discursivos da oralidade.

12 Livro-texto Programa de Atividades Conteúdo Digital Moderna Plus: Indicação de conteúdo digital disponível no portal do Moderna Plus, como animações multimídia, trechos de filmes e documentários e músicas. A estante de: Boxe que apresenta informações sobre o que liam os principais escritores e poetas. Aqui fica claro que todo autor é também um leitor, sensível à influência de outros autores.

13 Livro-texto Programa de Atividades A tradição de...: Seção que destaca a relação da produção literária do momento estudado com a produção anterior e posterior a ela. O objetivo é que se compreenda como a literatura se define por um permanente diálogo entre autores e obras de diferentes tempos e culturas.

14 Livro-texto Programa de Atividades Conexões: Sugestões de filmes, livros, músicas e sites, com o intuito de despertar a curiosidade e alimentar o desejo de descobrir novas relações entre o conteúdo apresentado e outras manifestações artísticas.

15 Caderno do Estudante Auxilia o aluno na leitura e na organização do conhecimento. Além disso, permite o registro e a consulta rápida dos tópicos mais relevantes.

16 Caderno do Estudante Conexões: Uma atividade inicial trabalha os termos e conceitos fundamentais estudados na unidade. Guia de estudo: Leva o aluno a aplicar, analisar, comparar, refletir e sintetizar informações por meio de organizadores gráficos que facilitam a compreensão dos conceitos e processos.

17 Caderno do Estudante Teste seus Conhecimentos: Essas atividades solicitam a reflexão e a aplicação dos conhecimentos a novas situações.

18 Suplemento de Revisão Material destinado ao terceiro ano, traz uma síntese dos principais temas de todo o Ensino Médio, acompanhada de exercícios de vestibulares de todo o Brasil.

19 Correio da Unesco na Escola Está disponível para professores e alunos adotantes Reportagens, entrevistas e propostas de atividades relacionadas a temas socialmente relevantes no cenário brasileiro e mundial.

20 Portal Moderna Plus Conteúdos digitais; Fórum de discussões; Criação de grupo de alunos; Informações sobre os exames de vestibular e Enem; Banco de questões;

21 Newsletter Veículo de divulgação científica; Depoimento de professores sobre o projeto; Dicas pedagógicas sobre a disciplina; Atualidades;

22

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

Moderna Plus História

Moderna Plus História Moderna Plus História Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro-texto - Professor Um único volume compõe todo o conteúdo de história do ensino médio. Livro Texto - Aluno O livro é dividido em três partes

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

Moderna Plus Geografia

Moderna Plus Geografia Moderna Plus Geografia Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo de geografia do ensino médio. Livro Texto - Aluno Cada livro é divido

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. PROJETO BURITI O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA! PRINCÍPIOS

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Geografia Araribá Geografia Material do Professor

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam

Leia mais

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M.

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M. Artes 3ª Priscila Marra 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 Compreender que a arte é uma linguagem que propicia o desenvolvimento da expressão, do senso crítico, estético,

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores. Psicologia B.º ano Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Métodos e Técnicas de Estudo (oferta ao aluno) Dossiê do Professor e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Guia para elaboração. de textos da Revista

Guia para elaboração. de textos da Revista Guia para elaboração de textos da Revista EducarMais Sobre a revista Canal de comunicação com as instituições de ensino parceirasdo Sistema Ari de Sá, a Revista EducarMais conta com textos e artigos, entrevistas

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

A ABORDAGEM DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE

A ABORDAGEM DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Departamento de Linguagem e Tecnologia Curso de Letras Tecnologias de Edição Tecnologia Digital na Aprendizagem de Línguas e Literatura Profª Dra.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Literatura Portuguesa ANO: 10.º CURSO: Secundário Total de aulas Previstas: 76 Mês Conteúdos Programáticos N.º Aulas Estratégias Avaliação

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RELAÇÃO DE LIVROS PARA ª SÉRIE

RELAÇÃO DE LIVROS PARA ª SÉRIE RELAÇÃO DE LIVROS PARA 2016 2ª SÉRIE Livro 1-)Título: GRAMÁTICA. TEXTO: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO (MODERNA PLUS) EDIÇÃO 2010 Autoras: Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS RELAÇÃO DOS LIVROS PARA ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO

ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS RELAÇÃO DOS LIVROS PARA ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS RELAÇÃO DOS LIVROS PARA 2017 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO Livro 1-)Título: GRAMÁTICA. TEXTO: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO (MODERNA PLUS) EDIÇÃO 2010 Autoras: Maria Luiza M.

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Aula Conceitos editoriais

Aula Conceitos editoriais Nesta aula, vamos ver alguns conhecidos e nem tão conhecidos jargões e expressões do jornalismo. Esse conhecimento permite ficar mais familiarizado com a linguagem jornalística. Manchete O jornal normalmente

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / 2017 Disciplina: GEOGRAFIA Professora: Jeovana Tonet MAPA DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS. Orientações para realização do trabalho:

Leia mais

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência.

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência. HUMANAS - História Décius 3ª 1ª Série - E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas que

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor Filosofia. ano Manual zona de cola Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) Caderno do Aluno O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor e-manual Premium Contamos com o seu melhor.

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Competência é o modo como fazemos convergir nossas necessidades e articulamos nossas habilidades

Leia mais

A Leitura Literária no Ensino Fundamental:

A Leitura Literária no Ensino Fundamental: A Leitura Literária no Ensino Fundamental: Possibilidades de trabalhos em sala de aula de Língua Portuguesa a partir de uma perspectiva de formação continuada do professor Profª Ms. Joyce Rodrigues Silva

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais III Bimestre / 2017 Disciplina: Física Professor: Alisson JOGOS EDUCATIVOS SOBRE ELETRICIDADE Tendo em vista que as competições intelectuais

Leia mais

( X ) FTD ( ) ( ) LINGUA PORTUGUESA. Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. PNLD 2012 ENSINO MEDIO

( X ) FTD ( ) ( ) LINGUA PORTUGUESA. Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. PNLD 2012 ENSINO MEDIO PNLD 2012 ENSINO MEDIO LINGUA PORTUGUESA ( X ) FTD ( ) ( ) Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA FTD PNLD 2012 ENSINO MÉDIO LINGUAGEM EM MOVIMENTO O envolvimento

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Educação Literária ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer (2) Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental I Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: EDUCAÇÃO PARA

Leia mais

o livro de gaia projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11)

o livro de gaia projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11) projeto pedagógico o livro de gaia Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos

Leia mais

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES Módulo de Formação Orientações Módulo Preparação Objetivos: Discutir as competências gerais da BNCC. Refletir sobre as necessidades de transformação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas.

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas. 2017 Jornal da Manhã Tradição e modernidade caminham juntas Mais antigo jornal em circulação ininterrupta de Ponta Grossa e região Centro-Sul do Paraná, o JM é um dos veículos que mais se destacam neste

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED 26 de fevereiro de 2018 A Área no Ensino Médio: Consolidar e ampliar as aprendizagens previstas

Leia mais

ANEXO I QUESITOS A SEREM CONTEMPLADOS NA AVALIAÇÃO DE CADA CATEGORIA 3.1 ADAPTAÇÃO NOTAS DE 8 A 10 INEDITISMO NA FORMA DA ADAPTAÇÃO; TRADUÇÃO CRIATIVA

ANEXO I QUESITOS A SEREM CONTEMPLADOS NA AVALIAÇÃO DE CADA CATEGORIA 3.1 ADAPTAÇÃO NOTAS DE 8 A 10 INEDITISMO NA FORMA DA ADAPTAÇÃO; TRADUÇÃO CRIATIVA ANEXO I QUESITOS A SEREM CONTEMPLADOS NA AVALIAÇÃO DE CADA CATEGORIA 1 ADAPTAÇÃO INEDITISMO NA FORMA DA ADAPTAÇÃO; TRADUÇÃO CRIATIVA DESAFIO DA ADAPTAÇÃO REINVENÇÃO COM RESPEITO À OBRA ORIGINAL ADAPTADA

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta A proposta é mapear alguns dos escritores que vivem na cidade e convidá-los para uma conversa

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA FASE DE DESCOBERTAS, ALÉM DE APRENDER, SEU FILHO PRECISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO A COGNIÇÃO, A AUTONOMIA, AS HABILIDADES

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 2 EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FICAR LIMPINHO Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao conteúdo da página 17 do Livro do Aluno.

Leia mais

Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas.

Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Pessoas físicas residentes no RS com inscrições em duas categorias diferenciadas:

Pessoas físicas residentes no RS com inscrições em duas categorias diferenciadas: Edital de Convocação: O Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, faz saber que se encontra aberto o processo para apresentação, seleção e publicação material paradidático para utilização

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Filosofia 3ª Geralda Helena 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 teoria do conhecimento sobre os quais se compôs a produção filosófica, elaboradas a partir dos diferentes

Leia mais

a sinfonia de ronronia

a sinfonia de ronronia projeto pedagógico a sinfonia de ronronia A SINFONIA DE RONRONIA UMA PARÁBOLA ESCRITA E ILUSTRADA POR DEBBY CARMAN Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios

Leia mais

1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO

1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO 1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO LÍNGUA PORTUGUESA Título: Aprender e Praticar a Gramática Nova Edição 25 Coleção 360º volume único. Autor: Mauro Ferreira. Editora: FTD. LITERATURA Título:

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 3ª Série Ensino Médio 2018

LISTA DE MATERIAL 3ª Série Ensino Médio 2018 LISTA DE MATERIAL 3ª Série Ensino Médio 2018 Agenda modelo próprio do Colégio (será oferecida pelo Colégio no início das aulas) Confira: Nome do livro e autor; Série e volume do livro; Edição: última publicação.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE Título e estrutura curricular O título da aula deverá ser claro e estar relacionado aos objetivos Os objetivos precisam se relacionar com

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE Componente Redação Professor: Anne Werlang; Ariadne Coelho; Joel Vale; Pâmela Curricular: Aguiar Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2ª série Apresentação da disciplina O enfoque atual pressupõe colaboração,

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

Plano de Atividades. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. Gratidão. Ensino Fundamental I ANO

Plano de Atividades. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. Gratidão. Ensino Fundamental I ANO Plano de Atividades Gratidão Ensino Fundamental I PERGUNTA INSPIRADORA Autoconsciência SOMOS GRATOS POR TODOS OS ALIMENTOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE????? ÁREA - LINGUAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA Melhor DURANTE

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL. As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo

METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL. As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo Orientações Ler o material; Anotar aspectos relevantes da aula;

Leia mais

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Organização da Disciplina. Pedagogia. Contextualização

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Organização da Disciplina. Pedagogia. Contextualização Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa Teleaula 6 Profa. Dra. Thereza Cristina de Souza Lima tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Pedagogia Organização da Disciplina Um novo tratamento para o ensino

Leia mais

ENSINO MÉDIO 1.ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO 1.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 1.ª SÉRIE OS 201829220/3t LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2019 Uso diário Agenda escolar contendo obrigatoriamente uma página para cada dia da semana e as datas. Português Literatura brasileira:

Leia mais

2ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO

2ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO 2ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO LÍNGUA PORTUGUESA Título: Aprender e Praticar a Gramática Nova Edição 2015 Coleção 360º volume único. Autor: Mauro Ferreira. Editora: FTD. LITERATURA Título:

Leia mais

ENSINO MÉDIO 2.ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO 2.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2.ª SÉRIE OS 201829221/3t LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2019 Uso diário Agenda escolar contendo obrigatoriamente uma página para cada dia da semana e as datas. Português Literatura brasileira:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas

Leia mais

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA INTRODUÇÃO O papel da literatura é determinante na formação dos alunos, na vertente da experiência

Leia mais

REGULAMENTO 1

REGULAMENTO  1 Concurso Criativo Cartaz FIGAC 2017 REGULAMENTO www.figacipvc.wordpress.com 1 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO: Concurso Criativo Cartaz FIGAC 2017 Introdução O Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS COLEÇÕES COC ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais (6º ao 9º Ano) Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos

Leia mais

Jornal PANROTAS Encartes Customizados Suplementos Diários Abav Diários PANROTAS na WTM Anuários e Guias

Jornal PANROTAS Encartes Customizados Suplementos Diários Abav Diários PANROTAS na WTM Anuários e Guias Jornal Encartes Customizados Suplementos Diários Abav Diários na WTM Anuários e Guias O Jornal completa 25 anos em 2017 como o único veículo semanal para os profissionais de Viagens e Turismo no Brasil

Leia mais

Prémio: Bilhete Diário para o festival "ROCK in RIO" Lisboa 2018.

Prémio: Bilhete Diário para o festival ROCK in RIO Lisboa 2018. Convocatória para Concurso Criativo Cartaz FIGAC 2018 A comissão organizadora promove esta iniciativa com objetivo de estimular e desafiar a criação de um cartaz promocional para o IX Fórum Internacional

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! ENSINO MÉDIO

Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! ENSINO MÉDIO Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC 2018 ENSINO MÉDIO Manual do Candidato 1 Ano Ensino Médio Mensagem da Direção Caro candidato, Ao escolher participar

Leia mais

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ENDEREÇO DESCRIÇÃO ÁREA http://www.nasa.gov/ Nasa - fotos e informações sobre missões espaciais www.uol.com.br/aprendiz Aprendiz

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais