O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno."

Transcrição

1 PROJETO BURITI

2 O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

3 NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA!

4 PRINCÍPIOS DO PROJETO Domínio da linguagem Todas as disciplinas investem na competência leitora e escritora, pois reconhecem que, embora esse seja o território natural de Português, as demais disciplinas têm muito a contribuir.

5 DOMÍNIO DA LINGUAGEM Em Matemática, as seções Matemática em textos e A Matemática me ajuda a ser... enfatizam a comunicação de idéias e a análise matemática em diferentes gêneros textuais e situações cotidianas.

6 DOMÍNIO DA LINGUAGEM Em Geografia, Ciências e História, a seção Para falar e escrever melhor tem um programa de leitura e produção de textos para trabalhar estruturas textuais sempre presentes em textos expositivos.

7 PRINCÍPIOS DO PROJETO Vocabulário conceitual Expandindo o programa de domínio da linguagem, a seção Meu Vocabulário traz fichas que organizam a análise e a compreensão de conceitos fundamentais de cada disciplina.

8 EDUCAÇÃO EM VALORES E TEMAS TRANSVERSAIS Cidadania, Meio Ambiente, Saúde e Pluralidade Cultural são temas formadores de cidadãos conscientes. Em todas as disciplinas, situações sensibilizam os alunos para importantes questões da atualidade, estimulando-os ao debate e à reflexão.

9 O Guia e Recursos Didáticos constitui uma ferramenta de trabalho prática, completa e inteligente.

10 CONEXÃO ENTRE AS DISCIPLINAS A fim de facilitar o trabalho do professor e ajudá-lo na tarefa de consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diferentes áreas, boxes sinalizam com clareza, os pontos de contato entre as disciplinas.

11 SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO Avaliações adequadas à abordagem que foi dada aos conteúdos são sugeridas ao professor.

12 O Buriti inova sem perder as características didáticas que o consagraram e favorece o interesse do aluno. Traz, em 2011, conteúdos digitais que estimulam os alunos e facilitam a aprendizagem.

13 CONTEÚDO DIGITAL 2011

14 Conteúdo digital disponível para 2 disciplinas: Português 1º ano: músicas e contação 2º a 5º ano: programa de oralidade (vários gêneros) Matemática 2º a 5º ano: animações e atividades interativas que auxiliam na exposição de determinados conceitos. Objetos se dividem em 3 tipos: Atividade multimídia Sequência interativa Sequência temática

15 Matemática:atividade multimídia Jogos e atividades com níveis, baseados em interação com o usuário. Podem ser usados coletivamente pelo professor em sala ou individualmente no laboratório de informática.

16 Matemática: sequência interativa Apresentações multimídia, divididas em capítulos e enriquecidas por atividades interativas que podem ser acessadas via menu. Podem ser usadas antes ou depois da exposição teórica do professor, ou individualmente no laboratório de informática.

17 Matemática: sequência temática Apresentações multimídia divididas em capítulos, que podem ser acessados via menu. Podem ser usadas antes ou depois da exposição teórica do professor em classe.

18 Relação com os livros Em Português, há menções nos livros do professor para indicar os temas que têm áudios relacionados.

19 Relação com os livros Em Matemática, ícones nos livros do professor também indicam os temas que têm conteúdo multimídia correlato.

20 Portal para o professor com novidades: Matemática 1º a 5º ano: PDFs de fichas de Meu Vocabulário 2º a 5º ano: PDFs de Questões sobre jogos 5º ano: PDFs de atividades de Ampliação PDFs vão estar também nos CDs pós-adoção Para todas as disciplinas 1º a 5º ano: Sugestões de Avaliação (editáveis) Vídeos: vídeo de lançamento + novo Palavra do Editor, junto a área de depoimentos de professores Acesso fechado a certas áreas por login/senha gerados a partir do cadastro pedido nos CDs pós-adoção (LP, Mat) ou no próprio portal (demais disciplinas)

21 PLANEJADOR DE AULAS

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Geografia Araribá Geografia Material do Professor

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Caderno do Aluno zona de cola CIÊNCIAS NATURAIS 8.

e-manual Premium Manual Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Caderno do Aluno zona de cola CIÊNCIAS NATURAIS 8. CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Manual zona de cola Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Aluno Caderno do Professor e-manual Premium Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso. Oo Manual Manual

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura DISCIPLINA: PORTUGUÊS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 90 % DOMÍNIOS Oralidade Compreensão e Expressão oral Leitura e Escrita Leitura fluente Exercício de compreensão oral : um por período; Exercício de expressão

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 A Linguagem Música Matemática Estudos Sociais Linguagem Matemática Linguagem Religião Recreação Ciências Ciências Matemática Estudos Sociais EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 B Linguagem

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios

Leia mais

e-manual Premium GEOGRAFIA 9. o ANO Experimente em espacoprofessor.pt

e-manual Premium GEOGRAFIA 9. o ANO Experimente em espacoprofessor.pt GEOGRAFIA 9. o ANO Manual Para o professor (na banda lateral do manual) Mapas Desdobráveis (Mundo e Portugal oferta ao aluno) Caderno de Atividades Caderno do Aluno (oferta ao aluno) Guia do Professor

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Adriana Justin Cerveira Kampff Fábio de Jesus Lima Gomes Mary Lúcia Pedroso Konrath Marie Soares Jane Carvalho Rosane

Leia mais

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Guia de Vida Saudável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Guia de Suporte Básico de Vida e-manual Premium

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

Conheça o seu manual 2.0

Conheça o seu manual 2.0 Conheça o seu manual 2.0 Entre Palavras 7 Língua Portuguesa 7.º ANO António Vilas-Boas, Manuel Vieira e mais de 1200 professores construíram connosco o melhor manual! Manual Leitura: Inclui 10 textos integrais

Leia mais

Matemática Ensino Profissional

Matemática Ensino Profissional Oo Ensino Profissional Manuais novos e atualizados Elaborados por professores e autores experientes Adequados aos alunos do Ensino Profissional Apoio digital útil a professores e alunos Manuais Permitem

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

Conheça o seu manual 2.0

Conheça o seu manual 2.0 Conheça o seu manual 2.0 MP.6 Matemática para Pensar 6.º ANO Cecília Monteiro, Hélia Pinto e mais de 1500 professores construíram connosco o melhor manual! Manual Cada capítulo está organizado em sequências

Leia mais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Aula: 17/05/2019 Prof.: José Neres www.joseneres.com Alguns conceitos básicos nos estudos atuais da linguagem

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 52:

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 36:

Leia mais

Moderna Plus Geografia

Moderna Plus Geografia Moderna Plus Geografia Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo de geografia do ensino médio. Livro Texto - Aluno Cada livro é divido

Leia mais

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO SESSÕES DE APRESENTAÇÃO Inscreva-se em www.leirilivro.pt ou pelo telefone 244 769 070 VENHA TER CONNOSCO... O QUE TEMOS PARA SI E PARA OS SEUS ALUNOS... Para o professor: Teacher s Book: inclui o livro

Leia mais

e-manual Premium Manual

e-manual Premium Manual Manual zona de cola FÍSICO-QUÍMICA 8.o ANO Desdobráveis (Reações Químicas + Som e Luz) Fichas de Apoio (oferta ao aluno) Apoios Áudio (ficheiros mp para download) Caderno de Atividades (inclui Fichas de

Leia mais

Acesso. Caro Professor,

Acesso. Caro Professor, Caro Professor, Bem-vindo à Plataforma Sophia, uma plataforma de ensino adaptativo da CNEC. Nela, alunos e professores terão acesso a conteúdos exclusivos, como Material Didático com recursos multimídia,

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestreado em

Leia mais

Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico

Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico Enquadramento O Tema da Eficiência Energética está enquadrado e pode ser uma fonte de inúmeras ideias e mecanismos de promoção da aprendizagem de diferentes literacias.

Leia mais

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI. Jéssica

Leia mais

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO ARGENTINA 1º Horário: Geografia Conteúdo: A formação do universo, correção da tarefa Tarefa: Pág 199 (1,2), 200 (3), 201 (4), 202 (5), 203 (2), 204 (3) 2º Horário: Matemática Conteúdo: Conjunto

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

DISCIPLINA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: LINGUAGEM E OUTROS CÓDIGOS

DISCIPLINA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: LINGUAGEM E OUTROS CÓDIGOS 2015. 2 DISCIPLINA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: LINGUAGEM E OUTROS CÓDIGOS Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2015.2 Carga Horária 80h / 1 Dia da Semana 2 Semestre do

Leia mais

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Cada segmento tem sua característica Educação Infantil: - desenvolvimento dos padrões de aprendizagem. Ensino Fundamental: - domínio de conceitos essenciais

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO - Ano letivo 2017/2018

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO - Ano letivo 2017/2018 Disciplina: PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Avaliação das aprendizagens 90 % Instrumentos de avaliação Oralidade Compreensão e Expressão oral Leitura e Escrita Leitura fluente

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Matemática Conteúdo: Sequencia numéricas Atividade: Correção da tarefa, atividades em sala de aula Tarefa: Folha xerocada 1º Horário: História Atividade: Correção

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA Critérios de avaliação do 3.º ciclo Ano letivo 2017-18 Domínio das atitudes e valores nas disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Matemática, Ciências Naturais,

Leia mais

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 2 EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FICAR LIMPINHO Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao conteúdo da página 17 do Livro do Aluno.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores. Psicologia B.º ano Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Métodos e Técnicas de Estudo (oferta ao aluno) Dossiê do Professor e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt

Leia mais

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas.

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas. PEN DRIVE DO BLOG DESAFIOS DA SALA DE AULA ÍNDICE DE CONTEÚDOS: PASTAS: 1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: ADA 3º CICLO: 4º E 5º ANO Avaliações e Gabaritos 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos,

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

Moderna Plus História

Moderna Plus História Moderna Plus História Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro-texto - Professor Um único volume compõe todo o conteúdo de história do ensino médio. Livro Texto - Aluno O livro é dividido em três partes

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição PLANO DE AULA PORTUGUÊS PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição GRUPO DE TRABALHO: O COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Curso: Tecnologia em Análise

Leia mais

PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA http://pacto.portalceel.com.br 2013 O portal para formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta informações

Leia mais

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001 PEDAGOGIA 1º PERÍODO TARDE EDUC3004 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO. DA EDUCAÇÃO I 45h EDUC3003 IDENTIDADE CULTURA E SOCIEDADE I 45h EDUC3002 IDEOLOGIA - DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 45h EDUC3010

Leia mais

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS A tarefa de construção de materiais interativos é um desafio, uma vez que é pequeno o tempo de experiência da maioria dos profissionais de educação no planejamento de materiais

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

ponderações

ponderações ponderações 2018-2019 ENSINO BÁSICO 3.º ciclo regular decreto legislativo regional 21/2010/A, de 24 de junho áreas curriculares disciplinares PORTUGUÊS Português LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (L.E. I) Inglês (L.E.

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

3º Ciclo de Observações do OPMUSA AE António Sérgio

3º Ciclo de Observações do OPMUSA AE António Sérgio 3º Ciclo de Observações do OPMUSA AE António Sérgio Ana Mouraz junho de 2018 Contexto geral da observação 22 guiões de observação Disciplinas observadas Geografia Artes Visuais Biologia e Geologia Educação

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

e-manual Premium Manual

e-manual Premium Manual Geografia 9. ano Manual zona de cola Para o Professor (na banda lateral do manual) Mapas desdobráveis (oferta ao aluno) Caderno de Atividades Bloco do Aluno (oferta ao aluno) Planos de Aula Portefólio

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva GOVERNO DA PARAÍBA Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto Maria José Almeida Silva Projeto Biblioteca Ambulante II: propiciando

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) Mapas desdobráveis

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) Mapas desdobráveis Geografia 8. ano Manual zona de cola Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) Mapas desdobráveis Caderno de Atividades Bloco do Aluno (oferta ao aluno) Planos de Aula Portefólio do Professor GPS

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO- 2016/2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade,

Leia mais

Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios

Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios Materiais didáticos coleção fundamento Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios O Fundamento, material do Ético para o Ensino Fundamental, traz uma abordagem interdisciplinar,

Leia mais

Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores 2018

Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores 2018 Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores Como instituição confessional e conforme seu Regimento, rege-se pelos princípios da ética e da fé cristã reformada e desenvolvem suas atividades em ambiente

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE Título e estrutura curricular O título da aula deverá ser claro e estar relacionado aos objetivos Os objetivos precisam se relacionar com

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Sequências (revisões)

Sequências (revisões) CURSO: COSTUREIRA/MODISTA EFA B3 NÍVEL II ÁREA DE COMPETÊNCIA: MATEMÁTICA PARA A VIDA MV - D Ficha de Trabalho nº 10 Nome: Observação: Data: / / Formadora: Paula Leitão Sequências (revisões) 1. Que número

Leia mais

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS Profa. MSc. Nora Almeida Belém- PA 2019 APRESENTAÇÃO Caro(a) aluno(a), A disciplina Oficina de Didatização de Gêneros é uma disciplina de 68 horas cujo objetivo

Leia mais

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola Britannica Escola Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola 325 N LASALLE ST, SUITE 200 CHICAGO, IL 60654 Britannica Escola, uma ferramenta para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Leia mais

PROJETO NÚCLEO INTEGRADOR CURSOS PRESENCIAIS. COORDENAÇÃO: PROFª. Luiz Accacio

PROJETO NÚCLEO INTEGRADOR CURSOS PRESENCIAIS. COORDENAÇÃO: PROFª. Luiz Accacio NI 2015.2 PROJETO NÚCLEO INTEGRADOR CURSOS PRESENCIAIS COORDENAÇÃO: PROFª. Luiz Accacio OBJETIVOS DO NI Inserção do estudante como cidadão no mundo contemporâneo e globalizado; Oferecer disciplinas de

Leia mais

MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NO

MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NO MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NO COMPUTADOR Josane de Jesus Cercal 1 Ambientes informatizados e a matemática 1 Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro

Leia mais

ANO LECTIVO 2009/2010

ANO LECTIVO 2009/2010 ANO LECTIVO 2009/2010 Nota introdutória Este documento referenciará apenas os domínios que, relativamente ao projecto elaborado no ano lectivo 2008/2009, foram alterados. 1.1 Caracterização da comunidade

Leia mais

Conheça o seu manual 2.0

Conheça o seu manual 2.0 Conheça o seu manual 2.0 Fazer Ciência Ciências da Natureza 6.º ANO Sónia Marcelino, Vânia Magalhães, Ricardo Morais-Pequeno e mais de 900 professores construíram connosco o melhor manual! Manual O projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Drº José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales/SP Eixo Tecnológico: Componente Curricular: Linguagem, trabalho e Tecnologia (LTT) Série:

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Móduloe 1 Carga horária total: 400h Projeto Integrador I 40 Não tem Aprendizagem Infantil

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA Relatório Ano letivo 2017/2018 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sistematizada as atividades realizadas no âmbito do Programa de Educação

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 1.º Semestre 1 1. Introdução A

Leia mais

ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN

ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN CANAIS ELETRÔNICOS DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL II *EM BREVE PORTAL ELEVA E EDIFY!* (ANTES DO ACESSO) PORTAL DO RESPONSÁVEL AMBIENTE DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Compartilhe este ideal.

Compartilhe este ideal. Imagem ilustrativa. Integrar tecnologia, experiências e conteúdos a favor do aprendizado. Compartilhe este ideal. A tradição em ensinar aliada à tradição em inovar. Os alunos deste século estão conectados

Leia mais

Pós-graduação Avaliação de Componente Curricular

Pós-graduação Avaliação de Componente Curricular Pós-graduação Avaliação de Componente Curricular 1º semestre de 2013 Setembro 2013 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Durante os meses de abril, maio e junho de 2013. Formato Pesquisa realizada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UMATURMA DE NONO ANO DO ENSINO

Leia mais

Nauana Andrade ramal: 3727

Nauana Andrade ramal: 3727 Nauana Andrade nauanams@positivo.com.br 0800 725 3536 ramal: 3727 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Uma proposta pedagógica tradicional não implica o retorno aos modelos antigos de Educação nem romper com avanços pedagógicos

Leia mais

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS Rosilda Cajaiba Barbosa 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Carine Leal Klein carine_leal@homatmail.com Eva Rita Machado Ferreira Crestani evarita.ferreira@hotmail.com Aline Locatelli alinelocatelli@upf.br

Leia mais