PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico."

Transcrição

1 PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

2 Araribá Geografia

3 Araribá Geografia Material do Professor Livro-texto: Geografia 4 volumes; Guia de estudos; CD Multimídia; Respostas e comentários das atividades;

4 Organização das Unidades 8 unidades divididas em 4 temas cada; Organização regular: Abertura, Estudo dos temas, Atividades, Representações gráficas e Compreender um texto.

5 Abertura da Unidade Infográficos: integração da linguagem textual e visual; Começando a Unidade: questões que convidam a analisar as imagens da abertura e recordar o que já sabem sobre o assunto que será estudado.

6 Estudo dos temas Quadro de introdução do tema; De olho em... Traz questões sobre gráficos, mapas e tabelas que convidam o aluno a refletir para interpretálos; Nas laterais do texto informativo, há sugestões de leituras, filmes e sites para você aprofundar seus conhecimentos.

7 Estudo dos temas Glossário: apresenta o significado de termos extraídos do texto, facilitando a sua compreensão; Vocabulário em contexto: as palavras destacadas nessa vinheta remetem à seção Vocabulário em contexto do Guia de estudo; Gráficos, mapas e tabelas: estimulam a leitura de informações em diferentes linguagens.

8 Páginas especiais Lugares interessantes: diferentes lugares do Brasil e do mundo relacionados aos temas da unidade.

9 Páginas especiais Saiba mais: informações complementares sobre o assunto já abordado na unidade.

10 Programa de atividades Organize o conhecimento: atividades de síntese, compreensão e sistematização dos conteúdos aprendidos; Aplique seus conhecimentos: promove a reflexão ao propor que os alunos relacionem os conteúdos a novas situações.

11 Programa de atividades Representações gráficas: O programa desenvolve, em cada unidade, um tipo específico de representação gráfica.

12 Compreender um texto: seção com diferentes tipos de texto e atividades que estimulam o aluno a gostar de ler e a compreender o que lê.

13 Atividades: trabalham a compreensão leitora e são desenvolvidas nos seguintes passos: Obter informações: identificar e fixar as principais ideias do texto; Interpretar: trabalha o entendimento de informações implícitas; Pesquisa/Reflexão/Use sua ciatividade!: incentiva a pesquisa de novas informações, a associação entre conteúdos e conhecimentos prévios do aluno ou a elaboração de um trabalho pessoal.

14 GUIA DE ESTUDO: ARARIBÁ GEOGRAFIA

15 Guia de Estudo: tem como objetivo auxiliar na compreensão e fixação dos conteúdos por meio de atividades de exploração de vocabulário, de síntese e atividades para checar o aprendizado.

16 Guia de estudo Síntese dos conteúdos: propõe atividades de revisão, com o auxílio de organizadores gráficos que facilitam a compreensão dos assuntos estudados. O que aprendi nesta Unidade: a autoavaliação permite identificar os pontos que necessitam de revisão e sugere estratégias para superar as dificuldades. Vocabulário em contexto: trabalha os significados das palavras e termos essenciais para a compreensão dos conceitos da Geografia. Um ícone especial, presente no Livro do Aluno, indica que a expressão pode ser encontrada no Guia de estudo.

17 Conteúdo digital disponível para todas as disciplinas, 6º a 9º ano: Português Matemática Ciências História Geografia

18 Relação com os livros Em todas as disciplinas, há menções nos livros do professor para indicar os temas que têm conteúdo digital relacionado.

19 Relação com os livros Os ícones nos livros do professor dão dicas também sobre o conteúdo de portal relativo a cada matéria.

20 Proposta de tecnologia ARARIBÁ GEOGRAFIA 1 Vídeos exploratórios 2 Animações e Mapas interativos 3 Temas animados

21 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 1 Vídeos exploratórios Vídeos que acompanham a abertura de várias unidades, trazendo flashes bem humorados dos principais conceitos que a compõem. Esse recurso adicional para o levantamento de conhecimentos prévios deve ser usado principalmente pelo professor em classe, mas pode ser (re)visto pelos alunos no laboratório de informática.

22 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 2 Animações e mapas As animações apresentam processos e fenômenos complexos passo a passo, com movimento e som. Os mapas interativos trazem dados de diferentes mapas dos livros, com a opção de cruzar cada informação deles (clima com vegetação, por exemplo).

23 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 3 Temas animados Apresentações multimídia que complementam temas relevantes ou expandem os conteúdos dos infográficos de cada unidade. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

24 Proposta de tecnologia PORTAL ARARIBÁ 1 Atividades colaborativas 2 Planejador de aulas 3 Material complementar Acesso fechado a certas áreas por login/senha gerados a partir do cadastro pedido nos CDs pósadoção ou no próprio portal (demais disciplinas).

25 Projeto de tecnologia Portal Araribá 1 Atividades colaborativas Área do portal em que os alunos poderão postar os trabalhos do Projeto Multimídia em Equipe (Português) e de Por uma Nova Atitude (Ciências). O uso dessa área deve ser mediado pelo professor, que atuará como moderador das próprias turmas. Os comentários de usuários serão preaprovados pela Moderna.

26 Projeto de tecnologia Portal Araribá 2 Planejador de aulas Ferramenta para uso do professor, que poderá montar online todo o seu planejamento de aulas, a partir dos sumários dos livros e dos conteúdos disponíveis no portal e nos CDs.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. PROJETO BURITI O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA! PRINCÍPIOS

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Moderna Plus História

Moderna Plus História Moderna Plus História Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro-texto - Professor Um único volume compõe todo o conteúdo de história do ensino médio. Livro Texto - Aluno O livro é dividido em três partes

Leia mais

Moderna Plus Geografia

Moderna Plus Geografia Moderna Plus Geografia Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo de geografia do ensino médio. Livro Texto - Aluno Cada livro é divido

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também!

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também! porta aberta Nova edição História 2º ao 5º ano Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. 25384COL06 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

Britannica Escola é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida com o Ministério da Educação para enriquecer o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. Pesquise Aprenda Explore Leia Enriqueça

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Sobre o trabalho Elabore uma apresentação.ppt, considerando essas recomendações, sobre o tema definido pela sua equipe (1 artigo; 2 artigos;

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual

MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual Ferlagos Av. Júlia Kubitschek - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ,

Leia mais

Guia do Professor OA Pontos em Batalha

Guia do Professor OA Pontos em Batalha Guia do Professor OA Pontos em Batalha Introdução No geral, em Geometria Analítica no ensino médio, trabalha-se apenas a maneira formal, com a utilização de fórmulas e técnicas de resolução, sem a devida

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-2º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 2. Ecossistemas aquáticos 3. Biomas 1 Inicie a aula apresentando

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais

Aquisição de Vocabulário: o Efeito de Glossários Eletrônicos. Marcelo Foohs PPGIE-UFRGS

Aquisição de Vocabulário: o Efeito de Glossários Eletrônicos. Marcelo Foohs PPGIE-UFRGS Aquisição de Vocabulário: o Efeito de Glossários Eletrônicos Marcelo Foohs PPGIE-UFRGS mmfoohs@hotmail.com Noções Preliminares Vocabulário: elemento essencial no domínio de uma linguagem. Abordagens principais

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

Aula 5 Site e Portal Pedagógico

Aula 5 Site e Portal Pedagógico Conteúdos da aula 1. Site externo 2 1. Site externo O possui um site www.grupoetb.com.br chamado de portal da etb. Aqui, o usuário pode acessar todas as informações relevantes sobre o Grupo etb: 3 1. Site

Leia mais

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância 1 Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD MINISTÉRIO DA SAÚDE/UNA-SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O projeto que desenvolve habilidades para grandes conquistas Fale com nosso representante SM da região: MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM SM A melhor escolha neste PNLD Edições SM é referência em Educação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA ÁREA DE GEOGRAFIA: RELATOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITÃO TORMENTA E PACO EM MOVIMENTOS DA TERRA, REDE GEOGRÁFICA, FUSOS HORÁRIOS E ESTAÇÕES DO ANO. Meri

Leia mais

Arte. Explorando o mundo

Arte. Explorando o mundo Arte 59 Uma série fascinante para os pequenos que são muito curiosos sobre o mundo. Estes livros estão cheios de informações sobre como as coisas são, funcionam ou crescem, além de janelas, adesivos e

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades.

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Prezados Usuários: O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Mais um ano se inicia e com ele desfrutaremos de muitos momentos de aprendizado e descobertas. Vamos

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização;

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização; Sites educativos Descrição Pontos positivos Pontos negativos Atividades educativas Apesar de muitas informações site apresenta uma visualização limpa e agradável de seu conteúdo. Bem colorido, próprio

Leia mais

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI. Jéssica

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde Desenhos eficientes de painéis Augusto Mello Verde Índice Índice Alguns Conceitos Cognição ou Carga Cognitiva e Saturação Percepção Visual Gestalt de Percepção Visual Acabou os textos Montagem de um painel

Leia mais

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí NTE/Ijuí Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica O Uso

Leia mais

Orientações gerais para o uso da infografia em sala de aula

Orientações gerais para o uso da infografia em sala de aula Pr oj et o: Vantagens do uso da infografia no ensino A infografia pode ser uma mais-valia para o ensino das alterações climáticas em contexto de sala de aula. A tabela abaixo apresenta algumas das vantagens

Leia mais

Orientações para elaboração de material didático para EAD

Orientações para elaboração de material didático para EAD Orientações para elaboração de material didático para EAD Nome do autor: Disciplina/Curso: Carga horária: Data de entrega: E-mail: Telefones: Link Lattes: Orientação para elaboração de material didático

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Página 1 de 6 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma forma

Leia mais

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO SESSÕES DE APRESENTAÇÃO Inscreva-se em www.leirilivro.pt ou pelo telefone 244 769 070 VENHA TER CONNOSCO... O QUE TEMOS PARA SI E PARA OS SEUS ALUNOS... Para o professor: Teacher s Book: inclui o livro

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 3

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 3 Nome: José Eugenio Pires Matilde Regional: Metropolitana VI Tutor: Nilton Miguel da Silva Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 3 1. INTRODUÇÃO Este Plano de Ação está sendo elaborado com o intuito

Leia mais

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Adriana Justin Cerveira Kampff Fábio de Jesus Lima Gomes Mary Lúcia Pedroso Konrath Marie Soares Jane Carvalho Rosane

Leia mais

5.9.1 Matriz Curricular

5.9.1 Matriz Curricular 5.9.1 Matriz Curricular O curso Técnico em Multimídia será oferecido na forma de oferta Integrado ao Ensino Médio, com tempo mínimo de integralização do curso de 4 (quatro) anos e máximo de 8 (oito) anos.

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

Guia do Professor Biodiesel

Guia do Professor Biodiesel Guia do Professor Biodiesel Introdução Este objeto de aprendizagem foi idealizado devido à necessidade de mostrar aos estudantes as novas tecnologias de energias limpas que estão sendo desenvolvidas e

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARTICIPANTE DO 11 O PIC 2016 http://11pic.obmep.org.br SUMÁRIO Como funcionará o 11º PIC (2016) ------------------------------------- 3 e 4 I. Encontros presenciais e virtuais II. Avaliações

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA CIÊNCIAS O melhor recurso digital interativo para o ensino de ciências Este

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

CINEMATECA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA ANÁLISE INTELIGENTE DE DADOS¹

CINEMATECA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA ANÁLISE INTELIGENTE DE DADOS¹ CINEMATECA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA ANÁLISE INTELIGENTE DE DADOS¹ RIBEIRO, T. V.²; TEIXEIRA, I.³ 1 Parte do Projeto Desenvolvimento de uma Plataforma para Análise Inteligente

Leia mais

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA PROJETO PERMANECER IDENTIFICAÇÃO Desenvolvendo atividades digitais de aprendizagem PROPONENTE: Anna Friedericka Schwarzelmüller DESCRIÇÃO O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado

Leia mais

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo Acessibilidade na WEB Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo O que é acessibilidade? Campo da usabilidade que trata de necessidades especiais do usuário Eliminação de barreiras arquitetônicas,

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem Frações Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico.

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Destinatários Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Visão Geral Com esta atividade os alunos são desafiados a explorar o tema da alimentação, a nível cultural e fisiológico, tanto nas disciplinas de língua

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Prof. Me. Luana Serra Secretaria Municipal de Educação de Santos DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Material adaptado de Beatriz Ferraz Educação Infantil na BNCC A Base Nacional

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2015/2016 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 A Linguagem Música Matemática Estudos Sociais Linguagem Matemática Linguagem Religião Recreação Ciências Ciências Matemática Estudos Sociais EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 B Linguagem

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha Graduando em Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Pará, ricardoemanuelrocha@gmail.com

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

Media Kit - Publicidade

Media Kit - Publicidade Media Kit - Publicidade ANO Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações relacionadas

Leia mais

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES Aula META Apresentar o suporte textual como o lugar físico ou virtual em que o texto se fi xa e por onde se mostra, estabelecendo relações entre os gêneros de texto e seus suportes

Leia mais

TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica

TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO INTRODUÇÃO 167 A aprendizagem de uma segunda língua no ambiente escolar pode parecer, inicialmente, um grande desafio aos olhos do aprendiz

Leia mais

Conteúdo Fundamental I

Conteúdo Fundamental I Conteúdo Fundamental I Data: 03/10/2017 Turma: ano I Ens.Fund./Matutino Ciências 2º Português 3º Empreend. 4º Matemática Classificação dos animais. *Atividade extraclasse. *Palavras com: bl cl fl gl PL

Leia mais

Técnicas de Estudos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de Estudos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor José Ricardo Moreira Pós graduado em Literatura e autor de literatura para jovens de todas as idades, como prefere classificar as narrativas alinhadas com os grandes temas da atualidade. Em meados

Leia mais

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola Britannica Escola Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola 325 N LASALLE ST, SUITE 200 CHICAGO, IL 60654 Britannica Escola, uma ferramenta para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Leia mais

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS Embora cultura escolar não seja um conceito simples de delimitar, considera-se que, nesse espaço, na escola, foram sendo historicamente construídas normas e práticas

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro (a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como

Leia mais

Novos Produtos Digitais K /2019

Novos Produtos Digitais K /2019 Novos Produtos Digitais K12 2018/2019 Conteúdos Digitais Conteúdos Digitais Objetivo Substitui os antigos portais Klick Educação e Jornalismo Educativo; Notícias e atualidades relacionadas com temas curriculares

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Página 1 de 7 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente

Leia mais

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades Tablets Educacionais Uso pedagógico & possibilidades Novos desafios ao professor Sei utilizar as tecnologias? Sei digerir as informações no cyber espaço? Qual a velocidade do saber? Conhecer o aluno e

Leia mais

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011 Media Kit Publicidade Válido até 31/12/2011 Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações

Leia mais

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Votuporanga 2012 BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Manual com dicas para pesquisa e leitura na confecção de trabalhos acadêmicos. Votuporanga

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais