PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico."

Transcrição

1 PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

2 ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam os conhecimentos prévios dos alunos e trazem discussões que conectam os conhecimentos que os alunos possuem com os novos conteúdos.

3 ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS Os conceitos são abordados de forma contextualizada e praticados em exercícios estruturais. Boa parte deles se apoia em textos diversificados.

4 INFOGRÁFICOS Páginas especiais com infográficos enriquecem ainda mais o conteúdo das unidades em que aparecem, estimulando visualmente o aluno.

5 PROGRAMA DE ATIVIDADES Atividades de síntese, compreensão e sistematização dos conteúdos aprendidos promovem a reflexão ao propor que os alunos relacionem os conteúdos a novas situações.

6 Seções de compreensão textual tem o objetivo de desenvolver a competência leitora por meio da análise de diversos tipos de texto.

7 Boxes com dicas de livros, filmes e sites ampliam os conhecimentos do aluno.

8 AVALIAÇÃO Um quadro remete à avaliação no Guia de Estudo, para que o aluno possa averiguar o que assimilou.

9 GLOSSÁRIO O boxe Glossário traz palavras do texto lido que podem ser desconhecidas ou de uso pouco frequente do aluno, a fim de facilitar a compreensão do que está lendo.

10 Guia de estudo Síntese dos conteúdos: propõe atividades de revisão, com o auxílio de organizadores gráficos que facilitam a compreensão dos assuntos estudados. O que aprendi nesta Unidade: a autoavaliação permite identificar os pontos que necessitam de revisão e sugere estratégias para superar as dificuldades. Vocabulário em contexto: trabalha os significados das palavras e termos essenciais para a compreensão dos conceitos. Um ícone especial, presente no Livro do Aluno, indica que a expressão pode ser encontrada no Guia de estudo.

11 SÍNTESE DOS CONTEÚDOS Esta seção tem por objetivo sintetizar os principais conteúdos da unidade. Por meio de organizadores gráficos, textos e imagens, o aluno vai estudar e rever o que aprendeu.

12 O QUE APRENDI NESTA UNIDADE? Este é o momento de avaliar o aprendizado do aluno sobre os temas estudados. Ao preencher o quadro proposto, ele vai saber se atingiu os objetivos estabelecidos para cada questão e perceber os conteúdos que precisam ser revistos e retrabalhados.

13 VOCABULÁRIO EM CONTEXTO Ao final do Guia, há, em ordem alfabética, uma lista de palavras ou expressões que são essenciais para o estudo dos temas históricos abordados no livro. O objetivo desse trabalho com vocabulário é ajudar o aluno a compreender melhor os conteúdos da disciplina e a ampliar a capacidade de uso desse vocabulário.

14 Conteúdo digital disponível para todas as disciplinas, 6º a 9º ano: Português Matemática Ciências História Geografia

15 Relação com os livros Em todas as disciplinas, há menções nos livros do professor para indicar os temas que têm conteúdo digital relacionado.

16 Relação com os livros Os ícones nos livros do professor dão dicas também sobre o conteúdo de portal relativo a cada matéria.

17 Proposta de tecnologia ARARIBÁ PORTUGUÊS 1 Em foco no cinema 2 Projeto multimídia em equipe 3 Temas animados

18 Projeto de tecnologia Araribá Português 1 Em foco no cinema Reapresentação, por meio de trechos de filmes comerciais, do tema (diversidade de gêneros, autores etc.) estudado na unidade. Os trechos podem ser projetados pelo professor em sala ou (re)vistos pelos alunos no laboratório de informática.

19 Projeto de tecnologia Araribá Português 2 Projeto multimídia em equipe Versão multimídia do resultado do projeto proposto no livro, que pode ser compartilhada no novo portal Araribá sob a forma de áudios, vídeos, imagens e textos em um blog. No CD, haverá tutoriais sobre a parte técnica da atividade, explicando por exemplo o que é um blog e como fazer um. No portal, os alunos vão postar os trabalhos para o professor aprovar; somente após essa aprovação é que eles ficam visíveis e votáveis por todos.

20 Projeto de tecnologia Araribá Português 3 Temas animados Apresentações multimídia que expandem os conteúdos relativos aos infográficos de cada unidade. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

21 Proposta de tecnologia ARARIBÁ MATEMÁTICA 1 Vídeos exploratórios 2 Vídeos de experimento 3 Temas animados

22 Projeto de tecnologia Araribá Matemática 1 Vídeos exploratórios Vídeos que acompanham a abertura de várias unidades, trazendo flashes bem humorados dos principais conceitos que a compõem. Esse recurso adicional para o levantamento de conhecimentos prévios deve ser usado principalmente pelo professor em classe, mas pode ser (re)visto pelos alunos no laboratório de informática.

23 Projeto de tecnologia Araribá Matemática 2 Vídeos de experimento Vídeos com experimentos que envolvem conceitos matemáticos das unidades aliados a aplicações práticas. Cada vídeo tem 2 ou 3 abas: introdução, experimento e conclusão. Podem ser projetados pelo professor em sala ou (re)vistos pelos alunos no laboratório de informática.

24 Projeto de tecnologia Araribá Matemática 3 Temas animados Apresentações multimídia que mostram processos matemáticos ou complementam temas relevantes da Aritmética, Álgebra, Geometria etc. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

25 Proposta de tecnologia ARARIBÁ CIÊNCIAS 1 Animações 2 Videorreportagens 3 Vídeos de experimento

26 Projeto de tecnologia Araribá Ciências 1 Animações Animações que apresentam fenômenos e processos abstratos, passo a passo, com movimento, som e, quando apropriado, algum tipo de interação. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

27 Projeto de tecnologia Araribá Ciências 2 Videorreportagens Vídeos que apresentam diferentes pontos de vista relativos aos temas de ambiente e saúde da seção Por uma nova atitude. Ao final de cada um, os alunos são incentivados a retratar aquela mesma questão em sua região. Os vídeos que resultarem desse processo serão postados numa galeria do novo portal Araribá, que ficará visível e votável somente após a aprovação do professor.

28 Projeto de tecnologia Araribá Ciências 3 Vídeos de experimento Vídeos sobre temas complexos que aparecem nas unidades ou nas Oficinas de Ciências ao fim dos livros do professor. Cada vídeo tem 2 ou 3 abas (introdução, experimento e conclusão) que podem ser usadas antes (como aquecimento) ou depois (como aprofundamento) do professor fazer os experimentos com a turma, ou até como um substituto da experiência concreta nas escolas sem laboratório. Podem também ser (re)vistas pelos alunos na sala de informática.

29 Proposta de tecnologia ARARIBÁ HISTÓRIA 1 Videoanimações 2 Mapas animados e Mapas interativos 3 Temas animados

30 Projeto de tecnologia Araribá História 1 Videoanimações Reapresentação da seção Personagem em forma de pesquisa online, na qual a navegação é editada e complementada por uma locução. Ilustradas com fotos, músicas e trechos de filmes e vídeos, podem ser usadas pelo professor em sala como um estímulo às atividades dessa seção, além de pelos alunos no laboratório de informática como objeto de revisão.

31 Projeto de tecnologia Araribá História 2 Mapas animados e interativos Os mapas animados apresentam os processos históricos em sincronia no tempo e no espaço. Já os mapas interativos trazem dados de diferentes mapas dos livros, com a opção de cruzar várias informações entre eles. Ambos podem ser usados em sala pelo professor ou no laboratório de informática pelos alunos.

32 Projeto de tecnologia Araribá História 3 Temas animados Apresentações multimídia que complementam temas relevantes ou expandem os conteúdos dos infográficos de cada unidade. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

33 Proposta de tecnologia ARARIBÁ GEOGRAFIA 1 Vídeos exploratórios 2 Animações e Mapas interativos 3 Temas animados

34 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 1 Vídeos exploratórios Vídeos que acompanham a abertura de várias unidades, trazendo flashes bem humorados dos principais conceitos que a compõem. Esse recurso adicional para o levantamento de conhecimentos prévios deve ser usado principalmente pelo professor em classe, mas pode ser (re)visto pelos alunos no laboratório de informática.

35 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 2 Animações e mapas As animações apresentam processos e fenômenos complexos passo a passo, com movimento e som. Os mapas interativos trazem dados de diferentes mapas dos livros, com a opção de cruzar cada informação deles (clima com vegetação, por exemplo).

36 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 3 Temas animados Apresentações multimídia que complementam temas relevantes ou expandem os conteúdos dos infográficos de cada unidade. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

37 Proposta de tecnologia PORTAL ARARIBÁ 1 Atividades colaborativas 2 Planejador de aulas 3 Material complementar Acesso fechado a certas áreas por login/senha gerados a partir do cadastro pedido nos CDs pós-adoção ou no próprio portal (demais disciplinas)

38 Projeto de tecnologia Portal Araribá 1 Atividades colaborativas Área do portal em que os alunos poderão postar os trabalhos do Projeto Multimídia em Equipe (Português) e de Por uma Nova Atitude (Ciências). O uso dessa área deve ser mediado pelo professor, que atuará como moderador das próprias turmas. Os comentários de usuários serão preaprovados pela Moderna.

39 Projeto de tecnologia Portal Araribá 2 Planejador de aulas Ferramenta para uso do professor, que poderá montar online todo o seu planejamento de aulas, a partir dos sumários dos livros e dos conteúdos disponíveis no portal e nos CDs.

40 Projeto de tecnologia Portal Araribá 3 Material complementar Conteúdo extra para o professor, como resoluções e respostas, textos complementares, vídeos e sugestões de avaliação. Os recursos disponíveis variam com a disciplina; em Matemática, por exemplo, haverá resolução de exercícios em PowerPoint.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Geografia Araribá Geografia Material do Professor

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. PROJETO BURITI O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA! PRINCÍPIOS

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Moderna Plus História

Moderna Plus História Moderna Plus História Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro-texto - Professor Um único volume compõe todo o conteúdo de história do ensino médio. Livro Texto - Aluno O livro é dividido em três partes

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também!

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também! porta aberta Nova edição História 2º ao 5º ano Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. 25384COL06 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas

Leia mais

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS A tarefa de construção de materiais interativos é um desafio, uma vez que é pequeno o tempo de experiência da maioria dos profissionais de educação no planejamento de materiais

Leia mais

Moderna Plus Geografia

Moderna Plus Geografia Moderna Plus Geografia Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo de geografia do ensino médio. Livro Texto - Aluno Cada livro é divido

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental

Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental Adriana Justin Cerveira Kampff Fábio de Jesus Lima Gomes Mary Lúcia Pedroso Konrath Marie Soares Jane Carvalho Rosane

Leia mais

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO SESSÕES DE APRESENTAÇÃO Inscreva-se em www.leirilivro.pt ou pelo telefone 244 769 070 VENHA TER CONNOSCO... O QUE TEMOS PARA SI E PARA OS SEUS ALUNOS... Para o professor: Teacher s Book: inclui o livro

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO SEQUÊNCIA CÊNICA AUDIO-VISUAL (Obra Viagem ao Centro da Terra). Aula expositiva Apresentação

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O projeto que desenvolve habilidades para grandes conquistas Fale com nosso representante SM da região: MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM SM A melhor escolha neste PNLD Edições SM é referência em Educação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

Britannica Escola é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida com o Ministério da Educação para enriquecer o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. Pesquise Aprenda Explore Leia Enriqueça

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS Pelo Computador (online) ACESSE O SITE EDU.EDEBE.COM.BR Entrar com Usuário e Senha Caso não tenha, solicitar no e-mail ti@auxiliadora.g12.br,

Leia mais

Página Recurso Metas Sugestões de exploração

Página Recurso Metas Sugestões de exploração Célula eucariótica animal 3D * Este recurso apresenta, de forma apelativa, as várias estruturas presentes na célula eucariótica animal e a sua função. 34 3.1 Distinguir células procarióticas de células

Leia mais

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação,

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação, APRESENTAÇÃO Uma sala de aula, independentemente do perfil de estudantes que a ocupa, representa um universo inesgotável de possibilidades de ensino. É possível que, por exemplo, assim como livros, pincéis

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo 2017/2018 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Secção de Informática OFICINAS MULTIMÉDIA B 12.º Ano AV1 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Orientações gerais para o uso da infografia em sala de aula

Orientações gerais para o uso da infografia em sala de aula Pr oj et o: Vantagens do uso da infografia no ensino A infografia pode ser uma mais-valia para o ensino das alterações climáticas em contexto de sala de aula. A tabela abaixo apresenta algumas das vantagens

Leia mais

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo Acessibilidade na WEB Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo O que é acessibilidade? Campo da usabilidade que trata de necessidades especiais do usuário Eliminação de barreiras arquitetônicas,

Leia mais

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO I Nome do curso REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO Introdução à Educação Digital Proinfo Integrado II Apresentação: breve descrição do curso O Ministério da Educação (MEC) possui um programa educacional

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Página 1 de 6 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma forma

Leia mais

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI. Jéssica

Leia mais

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ENDEREÇO DESCRIÇÃO ÁREA http://www.nasa.gov/ Nasa - fotos e informações sobre missões espaciais www.uol.com.br/aprendiz Aprendiz

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro (a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Aprimora. Ensino Fundamental

Aprimora. Ensino Fundamental Aprimora Ensino Fundamental Acessar o aplicativo Aprimora EF utilizando o login/senha do Portal CSD. No Aprimora EF, a recomendação dos módulos a serem estudados é realizada por meio de passarinhos, sendo

Leia mais

REGISTO DE APRECIAÇÃO, SELEÇÃO E ADOÇÃO Manuais Não Certificados

REGISTO DE APRECIAÇÃO, SELEÇÃO E ADOÇÃO Manuais Não Certificados Manuais Não Certificados Título: What s up? 6 ISBN: 978-972-47-5533-5 ANO: 6. o ano Disciplina: Inglês Editora: Texto 1.1 Apresenta uma organização coerente e funcional. 1.2 Apresenta uma organização adequada

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual

MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual MANUAL DO ALUNO Disciplinas 20% à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Acessando e utilizando o sistema Online Sala Virtual Ferlagos Av. Júlia Kubitschek - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ,

Leia mais

QUE RECURSOS PODEM CONTRIBURIR PARA OTIM IZAR A APRENDIZAGEM. 1. O projeto Tele-ambiente estado da arte O que é o projeto Tele-Ambiente

QUE RECURSOS PODEM CONTRIBURIR PARA OTIM IZAR A APRENDIZAGEM. 1. O projeto Tele-ambiente estado da arte O que é o projeto Tele-Ambiente QUE RECURSOS PODEM CONTRIBURIR PARA OTIM IZAR A APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE VIRTUAL? 1 Márcia Campos Hermínio Borges Neto José Rogério Santana 1. O projeto Tele-ambiente estado da arte 1.1. O que é o projeto

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARTICIPANTE DO 11 O PIC 2016 http://11pic.obmep.org.br SUMÁRIO Como funcionará o 11º PIC (2016) ------------------------------------- 3 e 4 I. Encontros presenciais e virtuais II. Avaliações

Leia mais

Tutorial Portal Cientistas do Amanhã

Tutorial Portal Cientistas do Amanhã Tutorial Portal Cientistas do manhã 1 2 Sumário presentação...5 Cadastro...6 cesso...9 Visão geral da página principal...9 Vídeos de Formação... 10 Como acessar os vídeos de formação...10 Livro do Professor...

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2017 DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO PROGRAMA DE RÁDIO: OBRA: O ROBÔ QUE VIROU GENTE Visita e palestra dos profissionais da área

Leia mais

porta aberta 25388COL04 74 Central de Atendimento: O cotidiano é o aliado na compreensão das ciências. Ciências 2º ao 5º ano

porta aberta 25388COL04 74 Central de Atendimento: O cotidiano é o aliado na compreensão das ciências. Ciências 2º ao 5º ano porta aberta Nova edição Ciências 2º ao 5º ano O cotidiano é o aliado na compreensão das ciências. 25388COL04 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 90 e 102. Autoras

Leia mais

Guia do Professor. Esses processos de trocas ocorrem através da membrana plasmática e envolvem os processos de transporte passivo e ativo.

Guia do Professor. Esses processos de trocas ocorrem através da membrana plasmática e envolvem os processos de transporte passivo e ativo. Guia do Professor Introdução Este conjunto de objetos têm a intenção de trabalhar com fatos do cotidiano para facilitar a compreensão de fenômenos de trocas entre as células e o meio que as circunda. Esses

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE TUTORIAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM BLOG O uso da tecnologia, em especial

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke Informática Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

Colégio Lemos de Castro Calendário das Avaliações diversificadas e/ou testes do 2º Bimestre 6º ano do Ensino Fundamental II TURMA 601

Colégio Lemos de Castro Calendário das Avaliações diversificadas e/ou testes do 2º Bimestre 6º ano do Ensino Fundamental II TURMA 601 6º ano do Ensino Fundamental II TURMA 601 6º ano do Ensino Fundamental II TURMA 603 20 DE MAIO 6ª PORTUGUÊS (INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA) 1. A nota das avaliações diversificadas de Educação Artística do

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR britannica.com.br Guia do usuário: Britannica ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA DIGITAL LEARNING Os melhores recursos digitais para a sua escola Parabenizamos a sua decisão de usar o Britannica

Leia mais

Introdução. Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados?

Introdução. Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados? Aula - 01 Introdução Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados? Controle automático de estoques. Introdução Aplicações

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE 2016-2 ACESSO AO WEBCAF Acessar o site: www.castelobranco.br./portal Clicar em Webcaf e, em seguida, em aluno. No primeiro acesso aparecerá uma ficha de cadastro

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

e-manual Premium Dossiê do Professor Viva a História! CD-ROM

e-manual Premium Dossiê do Professor Viva a História! CD-ROM HISTÓRIA 8. o ANO zona de cola Manual inclui Mistério da História Com as fontes aprendes! Propostas de Resolução Propostas de resolução exclusivas para o professor Dossiê do Professor Agenda Banco de Recursos

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um ebook com o literacia digital Ferramenta de edição de texto criar, partilhar, publicar e ler livros digitais que envolvem e apoiam aprendentes diversificados de acordo

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

SmartNews: aliando tecnologia à informação 1

SmartNews: aliando tecnologia à informação 1 SmartNews: aliando tecnologia à informação 1 Dina Márcia Cândido VIEIRA 2 Vanessa Abreu de Oliveira VIEIRA 3 Yasmin Iara Lima GUEDES 4 Roni Petterson de Miranda PACHECO 5 Universidade Federal de Roraima,

Leia mais

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SAS PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO O SAS acredita que o estudo precisa estar integrado à vida, por isso nossos alunos dispõem de uma plataforma de produtos e serviços desenvolvidos para colaborar

Leia mais

Credibilidade e Interatividade

Credibilidade e Interatividade Credibilidade e Interatividade Ao mesmo tempo em que possui profundidade jornalística e qualidade editorial de um jornal, também possui informação rápida e multimídia da internet. O site do Correio Braziliense

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem

Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Ms. Daisy Schneider Mestranda

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Multimídia Código: SIF32 Professor: Edemilton Alcides Galindo Junior E-mail: edemilton.junior@fasete.edu.br

Leia mais

Letícia Roland (UFRGS)

Letícia Roland (UFRGS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO VII CICLO DE PALESTRAS SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Letícia Roland (UFRGS) leticia@learningbrazilian.com

Leia mais

Media Kit - Publicidade

Media Kit - Publicidade Media Kit - Publicidade ANO Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações relacionadas

Leia mais

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades.

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Prezados Usuários: O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Mais um ano se inicia e com ele desfrutaremos de muitos momentos de aprendizado e descobertas. Vamos

Leia mais

TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica

TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica TEACHING WITH ANIMATION Manual e Guia de exploração do Teaching With animation para utilização

Leia mais

Entra a página 13 do arquivo abas.

Entra a página 13 do arquivo abas. Entra a página 13 do arquivo abas. Entra a página 14 do arquivo abas. Formatos e s super banner Super Banner Este formato está presente na Capa e nos canais Brasil/Economia/ Política, Cidades-DF, Mundo,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Cátia Resende Paula Pinho Filipe Silva Eduardo Pinto

Cátia Resende Paula Pinho Filipe Silva Eduardo Pinto d Ordem da apresentação - Áreas desenvolvidas anteriormente - Áreas a desenvolver na versão Beta - Áreas efectivamente desenvolvidas - Apresentação da versão Beta - Resultado dos testes Mapa de navegação

Leia mais

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS

PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - DISCIPLINAS Embora cultura escolar não seja um conceito simples de delimitar, considera-se que, nesse espaço, na escola, foram sendo historicamente construídas normas e práticas

Leia mais