Comunicação: linhas gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação: linhas gerais"

Transcrição

1 Comunicação: linhas gerais

2 A comunicação não é uma ciência com um único enfoque, mas sim uma área de estudos multidisciplinar, que busca seus modelos teóricos ou paradigmas em diversas outras ciências, de acordo com o assunto a ser pesquisado. A Comunicação é, portanto, um fenômeno que pode ser entendido a partir de várias abordagens ou paradigmas, com base nos pensamentos da Sociologia, Psicologia e das Ciências Exatas, por exemplo. É disso que se ocupa a disciplina Teorias da Comunicação, que muitos profissionais de jornalismo, publicidade, relações públicas, por exemplo, cursaram na faculdade.

3 Além de apresentar as linhas gerais de como os meios de comunicação evoluíram até aqui, o objetivo dessa disciplina geralmente é discutir quais são os modelos teóricos utilizados para compreender problemas de comunicação ao longo dos tempos, especialmente durante o século XX - quando a comunicação de massa ganhou força em todo o mundo - até os dias de hoje, quando vivemos a era da comunicação digital. Mas antes de estudarmos as teorias da comunicação propriamente ditas, vamos fazer um breve resumo da história dos meios de comunicação, história essa que pode ser dividida nas seguintes etapas:

4 1. Símbolos e sinais Comunicação por gestos resultantes de instintos herdados. O comportamento adquirido através da comunicação (cultura) era mínimo. Há cerca de 60 mil anos, fala e linguagem. 2. Escrita A Era da Escrita, posteriormente, acontece há 5 mil anos, entre os sumérios e egípcios no antigo Crescente Fértil da Mesopotâmia região entre os rios Tigre e Eufrates onde hoje existem a Turquia, o Iraque, o Irã e o Egito. Papiro/pergaminho/papel 3. Imprensa 1455, na cidade alemã de Mainz, quando Johannes Gutenberg imprimiu a Bíblia com tipos móveis.

5 4. Comunicação de Massa Impressão de massa no século XIX e invenção do rádio, telégrafo, fotografia, telefone. 5. Era da Informação Década de 60/70, com expansão das redes de informação, fibra ótica e processadores. A nova estrutura social dominante, a sociedade em rede, dá origem a uma nova economia, a economia da informação ou global. Surge também uma nova cultura, a cultura da virtualidade real, ou do real virtual.

6 O início das pesquisas em Comunicação

7 A partir do século XIX, com a crescente industrialização e migração para os grandes centros, surge a problemática da sociedade de massa e dos meios de difusão de massa Conceito de massa: conjunto de contágios psíquicos essencialmente produzidos por contatos físicos; condição coletiva; grupo sem vínculos fortalecidos - históricos ou sociais.

8 Nesse período, a massa apresenta-se como ameaça real ou potencial para a sociedade como um todo. Sociológico italiano Scipio Sighele e médico psicopatologista francês Gustave Le Bom fortalecem uma mesma visão manipulatória da sociedade.

9 Sighele: A massa criminosa (1891) trata das violências coletivas da plebe, como greves, revoltas públicas. Segundo ele, em toda multidão há condutores e conduzidos, hipnotizadores e hipnotizados. Jornalista é retratado como agitador, e leitores como gesso molhado sobre o qual sua mão deposita sua marca. Psicologia das multidões (1895): Le Bon considera todas as formas coletivas como retrocesso á evolução das sociedades. Teoriza sobre raças superiores e inferiores.

10 Ortega y Gasset ( ): crítico da sociedade de massa, ressalta a ideia do homem-massa, que se encontra nos vários extratros sociais e é um indivíduo abrutalhado, violento, promotor do esgarçamento social. Afirma que os meios de comunicação fazem emergir a barbárie pela massa, que é descrita como sendo formada por indivíduos atomizados, reclusos nos seus espaços privados. Os meios de comunicação fariam uma ponte entre tais indivíduos e a sociedade.

11 Os primeiros estudos sobre a comunicação de massa acontecem nos Estados Unidos, no começo do Século XX. São pesquisas basicamente instrumentais, e surgem a partir da necessidade política do governo norteamericano em classificar e quantificar o comportamento dos indivíduos expostos a peças de propaganda, como cartazes e filmes.

12 Tanto interesse tinha um motivo específico: entender como seria possível repassar aos cidadãos a importância do patriotismo e do nacionalismo, e assim motivá-los para o propósito da guerra.

13 Communication Research: conjunto de abordagens sobre a comunicação de massa Teoria Hipodérmica Abordagem Empírico-experimental Abordagem Empírica de Campo Teoria Funcionalista elaboradas no início do século XX em centros de pesquisa dos Estados Unidos.

14 Tais estudos tinham em comum métodos que buscavam resultados objetivos - herança positivista - já que utilizavam procedimentos das ciências naturais da época para tentar medir os efeitos da comunicação.

15 A Communication Research é baseada num modelo de pesquisa administrativa, que verifica a aplicação que o sujeito faz do conhecimento, partindo da premissa de que o conhecimento só tem valor se tiver aplicação ou função. Para os pesquisadores dessa corrente, a economia, e por conseguinte, os meios de comunicação, não são contra a cultura, mas se integram à cultura e ajudam a produzí-la.

16 Daí a analogia feita por Umberto Eco de que a Communication Research é integrada, e que a Escola de Frankfurt, na Alemanha e outras teorias de cunho crítico são apocalípticas, ou seja, tais pensadores defendem que os meios de comunicação de massa causam prejuízo à sociedade e que a economia destrói a cultura.

17 1. A Teoria Hipodérmica A importância da Teoria Hipodérmica se deve ao fato de ter sido a primeira tentativa, embora falha, de conceituar o papel da comunicação numa sociedade de massa.

18 É uma abordagem global dos mass media. Isso quer dizer que não leva em conta a diversidade e especificidade de cada mídia, nem os diferentes impactos que cada uma delas poderia causar na percepção e nas formas de cognição humanas. A preocupação central desta abordagem teórica é descrever, e não verificar empiricamente, os efeitos da mídia.

19 1.1Contexto histórico da Teoria Hipodérmica A Teoria Hipodérmica começa a se estruturar durante a I Guerra Mundial e é utilizada como modelo para explicar fenômenos comunicativos até a Segunda Grande Guerra, não só nos Estados Unidos, como também na Europa. Os pensamentos sobre os efeitos da propaganda ganham força a partir da década de 20, época em que emergem os mass media e especialmente a sociedade de consumo norte-americana.

20 O conceito de comunicação ainda não era corrente, mas sim o da difusão, uma vez que o feedback do público para a mídia não era medido ou considerado: o papel dos meios era divulgar informações para a manipulação, enquanto indivíduos passivos eram vistos apenas como receptores. O rádio era o meio mais popular, utilizado como inoculador de propaganda e entretenimento para grandes audiências. O cinema também tinha função estratégica para os governantes, que levavam às salas de projeção as conquistas militares, as paradas em datas comemorativas, até instruções sobre como promover a purificação da raça na Alemanha nazista de Adolf Hitler.

21 Os meios de comunicação de massa eram considerados uma espécie de sistema de distribuição que injetava mensagens com uma agulha muito comprida, que poderia alcançar todas as camadas do tecido social, da mais superficial (instituições) até a mais profunda (sentidos humanos), de modo indiferenciado, daí o nome Teoria da Agulha Hipodérmica, criado por Harold Lasswell.

22 Diante desse contexto histórico - em que os Estados totalitários emergiam em todo o mundo, enquanto os meios de comunicação sofriam controle e serviam como ferramentas de dominação - os pesquisadores da época foram induzidos pelas evidências (contexto político) a pensar e afirmar que as mensagens causavam efeitos inevitáveis e instantâneos.

23 Por causa disso, a teoria também foi chamada de Bullet Theory, Teoria da Seringa, Teoria da Bala, ou Teoria da Bala Mágica, cujo alvo fácil era sempre a audiência. Vale lembrar que os efeitos da mídia foram apenas dados como certos pelos estudiosos dessa corrente, pois não houve pesquisas empíricas que de fato comprovassem esses efeitos.

24 1.2 Algumas premissas da Teoria Hipodérmica Com o capitalismo industrial, o enfraquecimento dos laços tradicionais entre os indivíduos contribuiu para o isolamento e a alienação desses indivíduos nas massas. A atomização, a fragmentação e o isolamento do indivíduo nas sociedades modernas, que começam a ser formar no século XIX, favorecem a manipulação desse indivíduo pelos mass media e a formação das massas.

25 1.2 Algumas premissas da Teoria Hipodérmica A Sociologia Funcionalista - que enxerga a sociedade como um organismo, e o indivíduo como célula que deve colaborar para o equilíbrio social teve grande influência sobre a Teoria Hipodérmica. As mensagens dos mass media atuam como estímulos a determinados comportamentos; provocam impulsos, emoções e processos sobre os quais os indivíduos exercem escasso controle. A teoria considerava "cada elemento do público pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright, 1975 apud Wolf).

26 1.2 Modelo comunicativo da Teoria Hipodérmica Psicologia behaviorista (comportamental): Segundo o behaviorismo, o estímulo provoca a resposta, e a relação entre eles é direta. Ou seja, para cada estímulo (informação veiculada), sempre a mesma resposta; presume-se que não haja interferência alguma entre emissor e receptor - um age diretamente sobre o outro. E R (ESTÍMULO GERA RESPOSTA)

27 O contexto é de total controle da mídia, e tanto líderes políticos, como a ciência a serviço do poder, difundem a idéia de que não há capacidade entre os indivíduos de filtrar a informação recebida. Assim, as informações veiculadas (estímulo propaganda) deveriam gerar sempre as mesmas respostas (comportamento massificado).

28 A superficialidade deste modelo está em não considerar nenhum tipo de obstáculo entre estímulo e resposta (como os ruídos, por exemplo) e simplesmente descartar a possibilidade de um estímulo (E1) gerar diferentes respostas (R1, R2, R3...).

29 1.4 O modelo de Lasswell e a superação da Teoria Hipodérmica Propaganda: técnica de influenciar a ação humana através da manipulação das representações, como símbolos, por meio de rumores, relatos, imagens e outras formas de comunicação social. (Harold Lasswell)

30 Cientista político da Universidade de Chicago, um dos mais importantes da primeira metade do século XX nos EUA, Harold Lasswell se interessa por propaganda, opinião pública, negócios de Estados e eleições. A eleição de Roosevelt em 1932 inaugura as técnicas de formação da opinão pública. Nascem as sondagens de opinião como ferramentas da administração cotidiana da coisa pública. As pesquisas pré-eleitorais de Gallup, Roger e Crossley conseguem prever a reeleição de Roosevelt.

31 Interesse de Lasswell pela ascenção, nos anos 30, das estratégias de propaganda das potências do Eixo e da União Soviética. World Politics and Personal Insecurity (1935): Lasswell propõe o estudo sistemático do conteúdo da mídia e a elaboração de indicadores para revelar tendências (trends) do ambiente simbólico mundial para elaborar políticas Coordena, de 1940 a 1941, a organização da War Time Communication Study da Biblioteca do Congresso Americano.

32 Pai da análise de conteúdo na Comunicação da Massa. É também considerado o fundador da Communication Research, porque foi o primeiro autor que escreveu sobre um tema da mídia de massa, e não apenas sobre o processo de comunicação, que já era estudado em outras ciências, como a psicologia, linguística e biologia.

33 A primeira obra da Mass Comunication Research é de 1927, Propaganda Techniques in the World War, de Harold D. Lasswell ( ), sobre o uso da propaganda na guerra de Meios de difusão instrumentos indispensáveis para a gestão governamental das opiniões, tanto de aliados como de inimigos. Para Lasswell, propaganda rima com democracia : meio de participação e gestual do homem médio

34 Propaganda constitui único meio de suscitar a adesão das massas É mais econômica que a violência, a corrupção e outras técnicas de governo Pode ser utilizada tanto para bons como para maus fins A audiência é tida por Lasswell como alvo amorfo, que obedece cegamenta ao esquema estímulo-resposta. Consagra visão da onipotência da mídia, considerada ferramenta de circulação eficaz de símbolos

35 Visão de Lasswell se une a teorias psicológicas da época: - Psicologia das massas de Le Bon; - Behaviorismo de John B. Watson - Teorias de condicionamento de Ivan Pavlov - Violação das massas pela propaganda, do russo Serge Tchakhotine (1939): alimenta a ideia de mídia e da propaganda todo-poderosas, com base nas teorias de Pavlov

36 A sociologia funcionalista da mídia Um dos primeiros modelos para o estudo da comunicação foi proposto por Lasswell no texto A estrutura e a função da comunicação da sociedade ( 1948). Procurou apresentar um modelo teórico, tomando como ponto de partida estudos sobre mídia e política. O modelo procura dar conta de uma articulação linear entre os vários elementos de uma interação. Lasswell desenvolve sua concepção a partir de uma ampliação do modelo de comunicação de Aristóteles (Emissor-Mensagem-Receptor) exposto na Arte Retórica.

37 Lasswell formula sua hipótese: publica um modelo de comunicação, criado a partir das análises feitas sobre o conteúdo das propagandas, e continha as seguintes premissas: Uma forma adequada para desenvolver um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas: QUEM DIZ O QUÊ A QUEM POR QUE CANAL (OU A QUE CANAL, OU ATRAVÉS DE QUE MEIO) COM QUE EFEITO (1948)

38 O esquema proposto por Lasswell para analisar a mídia e seu conteúdo resultaria em outras frentes posteriores de pesquisa: análise do controle, análise de conteúdo, análise das mídias ou dos suportes, análise da audiência e análise dos efeitos. Na prática, privilegiou dois pontos: análise dos efeitos e análise dos conteúdos. Essa técnica de pesquisa visa à descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto das comunicações estudar o conteúdo era estudar o próprio efeito, a reação sobre o público.

39 A partir deste modelo, Lasswell especifica as funções da comunicação na sociedade: a) articulação das partes com o todo estabelecimento de relações entre os compoentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio; b) vigilância sobre o meio revelar tudo o que poderia ameaçar ou afetar o sistema de valores de uma comunidade ou das partes que a compõem; c) transmissão da herança social garantir continuação do sistema transmitindo conhecimento e valores de geração em geração (por isso, para fins de prova, a teoria hipodérmica também pode ser chamada de teoria funcionalista, ou teoria de base funcionalista)

40 A falha de Lasswell em sua obra foi acreditar que o simples estudo dos conteúdos, ou técnicas de elaboração da propaganda, era um modo de revelar sua eficácia. A atenção do modelo e dos estudos do autor recai sobre a emissão e a mensagem, enquanto a audiência é apenas dividida em classes genéricas, como idade e sexo, e não é analisada em profundidade (ausência de estudos de recepção consistentes).

TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2

TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2 TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2 Atos de comunicação Grr 1 Atos de comunicação 2 Comunicar significa tornar comum. Tanto os companheiros de tribo dos homens das cavernas, quanto leitores da Internet podem

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Emissor

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Relembrando

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 A Escola de Frankfurt Em 1923, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO BREVE REVISÃO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Teoria Hipodérmica Teoria da Persuasão Teoria Empírica de Campo (Teoria dos Efeitos Limitados) Teoria Funcionalista Teoria Crítica Teoria Culturológica Teoria do

Leia mais

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 INTRODUÇÃO 7 ÍNDICE PREFÁCIO 15 INTRODUÇÃO 17 COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 CAPÍTULO 1 SIGNO E COMUNICAÇÃO 1. O HOMEM E OS SÍMBOLOS 27 Dois mundos 27 Semiologia 29 Semiótica

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

A História da Psicologia Social

A História da Psicologia Social Então estamos falando de duas Psicologias Sociais? A História da Psicologia PSICOLOGIA SOCIAL I PROFA. DRA. ROSANA CARNEIRO TAVARES Psicologia Tradicional: descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais,

Leia mais

Fake news e Internet: esquemas, bots e a disputa pela atenção. Por Gabriel Itagiba

Fake news e Internet: esquemas, bots e a disputa pela atenção. Por Gabriel Itagiba Fake news e Internet: esquemas, bots e a disputa pela atenção Por Gabriel Itagiba Depois de 2016 a menção ao fenômeno das fake news parece sempre lembrar a eleição norte-americana e o hábito do presidente

Leia mais

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro TEXTO-BASE: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 ...Vem do latim communicatio = atividade realizada

Leia mais

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007 Prof. Günter W. Uhlmann 2007 www.institutosiegen.com.br 1 Comunicação: (K. Merten 1977) É um processo pelo qual uma informação ou mensagem é transmitida de um emissor a um receptor. É uma troca de informações.

Leia mais

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação A Teoria da Informação (Teoria Matemática da Comunicação) é uma das vertentes que estudam a Comunicação de maneira mecanicista, ou seja, como

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves.

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves. Faculdade de Tecnologia Senac Gestão em Tecnologia da Informação Atividade Projeto Integrador Comunicação Empresarial Alunos: Venicyus Venceslencio Geovane Alves Gabriel Napolis Jakson Tavares Goiânia.

Leia mais

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA LASSWELL... Pioneiro T. HIPODÉRMICA: visão linear do processo Meios de Comunicação para guiar/direcionar

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Cilene Victor

23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Cilene Victor 23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES Cilene Victor PROJETO PCRD PromoçÃO DA CULTURA DE RISCOS DE DESASTRES Iniciativa do Departamento de Minimização

Leia mais

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Objetivos Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Comunicação e as Tecnologias Emergentes

Comunicação e as Tecnologias Emergentes Comunicação e as Tecnologias Emergentes Processo de Comunicação Estímulo Resposta mídias Processo de Comunicação emissor receptores mensagem mídias código Processo de Comunicação emissor receptores mensagem

Leia mais

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres:

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres: Formação Geral PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis: Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Planificação Anual da Disciplina de Área de Integração 11 º ano Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: sem manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso Cinqüentenário de um discurso cultural fundador WILLIAMS, R. Culture and society 1780-1950. [Londres, Longman, 1958]. Cultura e sociedade. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1969. Agenealogia dos Estudos

Leia mais

Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura.

Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura. Cultura, comunicação e mídia Profa. Maria Bernardete Toneto Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura. O que é comunicação? O conceito de comunicação é difícil de

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

Perspectiva Comportamental Externa

Perspectiva Comportamental Externa Watson (1878-1958) Perspectiva Comportamental Externa Valorização do Meio O objecto da Psicologia Estuda o comportamento observável e mensurável Acesso WATSON O Estudo do Comportamento (behaviour) O Método

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 Índice 1. O Que é Comunicação?...3 1.1. Características... 3 1.2. Formas e Componentes da Comunicação... 3 1.3. Conceitos Básicos... 4 1.3.1. Conceito etimológico... 4 1.3.2.

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU SOUZA, Erisvaldo¹ Universidade Federal de Goiás Programa de Pós Graduação em Sociologia ¹erisvaldosouza@yahoo.com.br RESUMO Um forte elemento

Leia mais

Comunicação em Dispositivos Móveis

Comunicação em Dispositivos Móveis Comunicação em Dispositivos Móveis emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código ruído feedback Processo de Comunicação

Leia mais

Comunicação em Dispositivos Móveis

Comunicação em Dispositivos Móveis Comunicação em Dispositivos Móveis emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código emissor Processo de Comunicação receptores mensagem mídias código ruído feedback Processo de Comunicação

Leia mais

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Modelagem conceitual para sistemas de hipertexto INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Profa. glima@eci.ufmg.br A Tradição Oral A fala enunciada pela voz humana é rica em informações

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

pág. 1908 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

pág. 1908 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. ESTUDO DE RECEPÇÃO DAS MASSAS: UM OLHAR PARA O RECEPTOR Juliana Rettich jsrettich@gmail.com 1. Introdução Este artigo tem por objetivo analisar os diferentes olhares que foram lançados sobre a ideia de

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO SOCIOLOGIA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Cultura e transformações 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1 Conteúdos Cultura de Massa ou Indústria

Leia mais

Unidade 09. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 09. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 09 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar as transformações científicas, sociais e culturais que contribuíram para o desenvolvimento de uma abordagem funcional

Leia mais

Modelo de Roman Jackobson

Modelo de Roman Jackobson Modelo de Roman Jackobson LRI Tecnologias da Informação e Comunicação Trabalho elaborado por: Carlos Morais (16619); Flávio Morais (17849); Paulo Diegues (18402) Introdução Nascido a 11 de Outubro de 1986

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 205328 No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência

Leia mais

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO Benilda Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES Texto

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS APRESENTAÇÃO O conhecimento não deve ser colocado de forma muito restrita, de modo que o Aluno não acredite que o assunto está encerrado e que a pesquisa não deve ser

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos Metodologia Parte 01 Apresentação de Análise Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos da Realidade Objetivo principal Metodologia de como fazer análise de conjuntura Conteúdo Princípios,

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas;

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas; Grupo 01 QUESTÃO 01 - Segundo José Luiz dos Santos, ao abordar o tema O Que se Entende por Cultura ele afirma que não há por que nos confundirmos com tanta variação de significado. O que importa é que

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Modulo 5. Técnicas de análise e interpretação dos dados.

Modulo 5. Técnicas de análise e interpretação dos dados. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 5 Técnicas de análise e interpretação dos dados. Estatística descritiva Estatística inferencial Análise de conteúdo Análise de discurso Analogias

Leia mais

Propaganda capitalista durante a Guerra Fria

Propaganda capitalista durante a Guerra Fria Propaganda capitalista durante a Guerra Fria A propaganda ideológica já vinha ocorrendo desde os anos de 1920, intensificou-se na década seguinte e, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ganhou uma

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica Módulo 3 Técnicas para envolvimento 3c Comunicação estratégica No Módulo 3c... Porquê e o que comunicar? Comunicação eficaz Uso de redes Ser estratégico Sessão de trabalho Porquê e o que comunicar? A comunicação,

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Formação da opinião pública brasileira: o caso do Congresso Nacional

Formação da opinião pública brasileira: o caso do Congresso Nacional Formação da opinião pública brasileira: o caso do Congresso Nacional NOVELLI, Ana Lucia C. R. Imagens cruzadas: a opinião pública e o Congresso Nacional. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Comunicação)

Leia mais

Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa

Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa Introdução Aparecimento das condições históricas exigiu análise da vida social Amadurecimento do pensamento científico Interesse pela vida material

Leia mais

LICENCIATURA - 1º CICLO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA - 1º CICLO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO LICENCIATURA - 1º CICLO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO Doutor Luís Humberto Jardim Marcos lmarcos@ismai.pt PROVAS DE INGRESSO Filosofia (0); ou História (11); ou Inglês (13);

Leia mais

Aula n.º 26 06/11/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 8. Exigências em relação ao público externo, em termos de

Aula n.º 26 06/11/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 8. Exigências em relação ao público externo, em termos de PÚBLICO EXTERNO Como ser lembrado pelo público externo? Para que o público externo lembre de sua empresa, você precisa antes de mais nada fazer valer a sua confiança. O público externo são os consumidores

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

ISRAEL BELO DE AZEVEDO A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO SOBRE O COMPORTAMENTO VIOLENTO (Projeto de pesquisa, elaborado para fins didáticos na graduação em 1980 e nunca desenvolvido). Disponível em http://www.prazerdapalavra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=542:projeto-de-pesquisaexemplo-2&catid=1442:projeto-de-pesquisa

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Manifestações Populares no Brasil Primeiro Alguns Questionamentos No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

BRI 010 Regimes e OIs

BRI 010 Regimes e OIs BRI 010 Regimes e OIs Regimes Internacionais e Segurança e a OTAN Janina Onuki IRI/USP janonuki@usp.br 9 de maio de 2014 Segurança Internacional Estudos na área de segurança: Segurança internacional Defesa

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes O que é ser criança? O que significa a infância? Infância

Leia mais

Resenha. Discurso das Mídias. (CHARADEAU, Patrick. Contexto, 2006)

Resenha. Discurso das Mídias. (CHARADEAU, Patrick. Contexto, 2006) Resenha Discurso das Mídias (CHARADEAU, Patrick. Contexto, 2006) Daniela Espínola Fernandes da Mota 1 Patrick Charaudeau é professor na Universidade de Paris-Nord (Paris 13), e diretor-fundador do Centro

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

FUNÇÕES DE LINGUAGEM AULAS 1 À 4 Prof. Sabrina Moraes FUNÇÕES DE LINGUAGEM As funções de linguagem são recursos utilizados pelo emissor ou destinatário (pessoa que fala ou escreve) no momento de transmitir uma mensagem, com

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

crescimento do tempo médio de uso do brasileiro entre junho e julho de 2009 (IBOPE, 2009). Apesar dos indicadores de uso da Internet apresentarem-se

crescimento do tempo médio de uso do brasileiro entre junho e julho de 2009 (IBOPE, 2009). Apesar dos indicadores de uso da Internet apresentarem-se 1 Introdução Nenhuma empresa se mantém sem se comunicar com seus clientes. Tradicionalmente, procuram influenciá-los através de mídias que seguem um modelo passivo de comunicação, estruturado com base

Leia mais

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Ferreira, Sónia; Travancas, Isabel Antropologia da mídia:

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES expandindo O SIGNIFICADO DA TV A T V M U I TO A L É M D O Q U E VOCÊ IMAGINA Os efeitos da revolução digital no consumo

Leia mais

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Relacionada à produção em larga escala e padronizada de bens de consumo; Metáfora que explica

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Objetivos Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009

EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009 EXAME 1 EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009 PARA RESOLUÇÃO DO TESTE ACONSELHA-SE QUE LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: O cabeçalho de teste deve ser preenchido

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos Monise Cristina Berno Mestranda Unesp/Assis Resumo Esta comunicação busca apresentar minhas reflexões sobre trabalhos

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Caderno Didático. A comunicação em disputa

Caderno Didático. A comunicação em disputa Caderno Didático Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Marechal Cândido Rondon Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista

Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre 2017 O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista Todo mundo é influenciado pela propaganda? A propaganda seduz nossos sentidos,

Leia mais

O nascimento da Sociologia. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O nascimento da Sociologia. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O nascimento da Sociologia Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: terças-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto Violência como objeto de estudo A violência é um fenômeno fracionado em diversas categorias; Presente espaço urbano

Leia mais

Monitorização e Avaliação Modulo C5

Monitorização e Avaliação Modulo C5 Monitorização e Avaliação Modulo C5 A tradução deste documento foi feita por Translators Without Borders, único responsável pela qualidade e fidelidade ao original desta versão em português. 1 Objetivo

Leia mais