Manual de Preenchimento Questionário Achilles Brasil FORNECEDOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Preenchimento Questionário Achilles Brasil FORNECEDOR"

Transcrição

1 Manual de Preenchimento Questionário Achilles Brasil FORNECEDOR

2 2 Sumário 1 Introdução Procedimentos para ingresso ao questionário Preenchendo as informações Seção Geral: Seção Pessoal: Seção Empregados: Seção Centros de Trabalho Seção Registro Fiscal: Seção Banco, Auditor e Seguro: Seção Dados Financeiros: Seção Empresas Associadas: Seção Qualidade Seção Meio Ambiente Seção Prevenção de Riscos Seção Outras Certificações Seção Responsabilidade Social Corporativa Seção Produtos/Serviços: Seção Declaração Dúvidas?... 20

3 3 1. Introdução Este Manual tem o objetivo de facilitar o preenchimento do Questionário Oline para os clientes Achilles. Sendo uma ferramenta de fácil entendimento, o manual tem respostas rápidas para qualquer tipo de dúvida. 1.1 ACESSO AO SITE DA ACHILLES: No período de inscrição os senhores receberam um de nosso departamento de registro contendo a senha de acesso ao questionário e a lista de documentos obrigatória. Ao receber este comunicado deve-se acessar o site e em seguida clicar em CLIENTE na parte superior direita da tela, em Portal do fornecedor, serão solicitados o nome de usuário e a senha enviados anteriormente. PS. Caso não possua dos dados, favor enviar um para repro.brasil@achilles.com

4 4 2 Procedimentos para ingresso ao questionário: 2.1 TIPO DE NAVEGADOR: Para que possam acessar ao questionário online, o navegador padrão que deverá ser utilizado é o Internet Explorer a partir da Versão BLOQUEADORES DE POP-UPS: Os bloqueadores de pop-ups deverão estar desativados, caso contrário, o ícone de espera ficará girando incessantemente e não será possível ingressar na tela principal do questionário online. Geralmente existem barras de ferramentas independentes que são instaladas junto com o navegador, por exemplo, a barra de ferramentas do Google, como mostrado a seguir. Se esta existir, basta clicar no ícone com o desenho de um círculo vermelho e o desabilite como mostrado na figura abaixo. Outro bloqueador que existe pertence ao próprio navegador, e é desabilitado pelo botão ferramentas, conforme figura na página seguinte.

5 5 3 - Preenchendo as informações: Seguirá abaixo um demonstrativo de todas as seções que se apresentam no questionário online e informativo de como preencher os dados solicitados. 4 Seção Geral: Serão preenchidos os dados gerais da empresa (Razão social, endereço, telefones, etc.).

6 6 5 Seção Pessoal: Pessoa de Contato Repro - Dados referentes à pessoa de contato com o cliente, costuma ser o responsável pelo comercial ou comprador. O Endereço a ser cadastrado é do local de trabalho do contato, seja filial ou o próprio endereço que está sendo cadastrado. Pessoal Chave (presidente, diretores, etc.). Representantes legais: campo a ser preenchido de acordo com o contrato/estatuto social da empresa. Procuradores também devem ser indicados. 6 Seção Empregados: Nesta seção aparecerão dois botões chamados de Modificar e em cada campo será inserida a quantidade de funcionários de acordo com o nível de escolaridade, baseados nos dois últimos anos encerrados. No campo média no quadro de funcionário, será preenchido com a média aritmética dos dois totais de empregados referentes aos dois últimos anos (Ex: 2009: 20; 2008: 30; média 25). No campo Jornada Anual, será realizada a conta da jornada de somente 1 (um) funcionário, da seguinte forma: 220 (jornada máxima no mês) x 12 meses do ano, ressaltando que o valor máximo a ser inserido é de Caso ultrapasse, preencha com o limite. No campo % de trabalhadores com deficiência, preenche-se com o número de trabalhadores deficientes, divido pelo total de empregados, já que este campo solicita valor percentual.

7 7

8 8 7 Seção Centros de Trabalho: Os endereços a serem inseridos nesta seção referem-se obrigatoriamente ao endereço cadastrado, e, caso possua, qualquer outro estabelecimento que pertença ao mesmo CNPJ da empresa (CNPJ de filiais são diferentes).

9 9 8 Seção Registro Fiscal: Serão preenchidos dados como CNPJ da empresa, cidade de registro, inscrição municipal, inscrição estadual. Os dados abaixo serão preenchidos da seguinte forma: Nº da Junta comercial será inserido neste campo o registro da empresa na junta comercial da cidade de registro. (Não é o número de registro das alterações contratuais). OBS: Caso a empresa não possua este número da Junta comercial, deve ser inserido o registro do respectivo órgão em Comentários adicionais. Matrícula CEI Caso não possua basta colocar o CNPJ da empresa até o Capital Social Valor mais atualizado retirado do balanço patrimonial; PS: Números inteiros, sem vírgulas e pontos. Nome dos Acionistas deverá ser preenchido de acordo com o contrato/estatuto social da empresa. Atividade Principal da Companhia deverá colocar a atividade principal conforme consta no cartão do Cnpj.

10 10 9 Seção Banco, Auditor e Seguro: Deverá preencher os dados do banco principal da empresa. Campo Auditor não é obrigatório. Se refere ao Contador da empresa, sendo funcionário da empresa ou serviço terceirizado. No campo Responsabilidade Civil, serão preenchidos os dados referentes à Seguradora e valores envolvidos.

11 11 10 Seção Dados Financeiros: Nesta seção serão inseridos os dados baseados nos balanços patrimoniais dos dois últimos anos encerrados. Os valores devem ser preenchidos sem pontos, vírgulas e casas d ecimais. PS: Neste momento, sugerimos solicitar auxilio do Contador da empresa, em caso de dúvida nos valores a preencher.

12 12 11 Seção Empresas Associadas: Caso a empresa cadastrada preste contas a sua matriz (no caso empresa acionista), deverão ser inseridos os dados financeiros desta, bem como endereço. Se a empresa possuir acionistas, que sejam pessoas jurídicas, filiais ou tenha participação em outra empresa, esses dados deverão ser inseridos nesta seção. 12 Seção Qualidade: Nesta seção será preenchido o escopo do certificado de qualidade da empresa, bem como data de vencimento e emissão do mesmo, clicando no botão novo. Dispõe de algum Sistema de Gestão da Qualidade certificado por terceiros? Se refere se a empresa possui certificação ISO 9001 por empresa credenciada (EX: Bureau Veritas, BVQI do Brasil, etc); NOTA: Favor inserir os dados da empresa certificadora em Norma de Referência Dispõe de um sistema de Gestão da Qualidade documentado? Se a empresa possui uma política de gestão de qualidade interna, isto é, métodos próprios de boas práticas; Nome do Responsável pelo Sistema da Qualidade: Informar pessoa responsável por este departamento. EX: Engenheiro de Qualidade, Gerente de Qualidade, Técnico de Segurança etc.; Existe formação especifica na área da Qualidade? Se refere a treinamentos internos com os funcionários da empresa, onde demonstra que a empresa dissemina a cultura de Qualidade internamente;

13 13 13 Seção Meio Ambiente: Nesta seção será preenchido o escopo do certificado Meio ambiental da empresa, bem como data de vencimento e emissão do mesmo. Dispõe de um sistema de Gestão de Meio Ambiente documentado? Se a empresa possui uma política de gestão de meio ambiente, isto é, métodos próprios de boas práticas; Dispõe de algum Sistema de Gestão de Meio Ambiente certificado por terceiros? Se a empresa possui certificação ISO por empresa credenciada (EX: Bureau Veritas, BVQI do Brasil, etc); NOTA: Favor inserir os dados da empresa certificadora conforme print abaixo, clicando em Novo Sistemas de Gestão Meio Ambiental certificados por terceiros Sistemas de Gestão Meio Ambiental

14 14 Nome do Responsável pelo Sistema: Informar pessoa responsável por este departamento. EX: Engenheiro de Meio ambiente, Gerente de Meio ambiente, Técnico de Segurança etc.; A sua empresa já foi condenada por incumprimento de questões ambientais nos últimos 3 anos com sentença transitada em julgado? Quais as causas da sanção? Favor preencher caso a empresa tenha sido penalizada Judicialmente 14 Seção Prevenção de Riscos: Nesta seção deverá ser preenchido se a empresa possui um sistema de SHST (Sistema de Higiene e Segurança de Trabalho) documentado. Exemplos: PCMSO, PPRA ou CIPA. Dispõe de um Sistema de Gestão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho documentado? Caso SIM, porém NÂO possua certificação externa, colocar a opção de referência conforme print abaixo: SHST Documentado Dispõe de um Sistema de Gestão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho documentado? Sim Norma de referência: ESPECIFICAÇÃO PRÓPRIA OU DO GRUPO

15 15 NOTA: 1. Caso possua certificação, como o OHSAS 18001, este deverá ser indicado nos respectivos campos (Norma de referência, Sistema Certificado por Terceiros, Entidade Certificadora, Data da Certificação). 2. Caso a empresa terceirize este serviço de SHST, será indicado no questionário como SERVIÇO EXTERNO. 3. O nome do responsável de prevenção é obrigatório, caso não possua, deve ser preenchido com, pelo menos, uma pessoa para contato. Os Dias de baixa por acidente de trabalho e Dias de baixa por doença profissional, serão indicados através do somatório de dias de todos os funcionários que se afastaram por doença ou acidente, baseado no último ano encerrado. Caso não exista este tipo de informação na empresa, preencha este campo com 0.

16 Seção Outras Certificações: Nesta seção serão indicadas quaisquer outras certificações as quais a empresa possua. Para inseri-las, clique no botão novo, quantas vezes forem o número de certificações a serem cadastradas.

17 17 16 Seção Responsabilidade Social Corporativa: Será respondido se a empresa é signatária do Pacto Mundial das Nações Unidas e se possui alguma política específica com relação aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho e deveres com o Meio Ambiente. Caso a empresa possua alguma política específica referentes a direitos humanos, ajude qualquer entidade, seja filiada a alguma entidade filantrópica ou similar, dever ser descrito no campo comentários adicionais. No decorrer desta seção, será necessário responder algumas questões sobre o funcionamento da empresa perante à Sociedade, Funcionários, Ética, Cultura e Valores. Liderança; Diálogo; Sistemas de Gestão; Sistemas de RSC certificados por terceiros; Comunicação e Transparência 17 Seção Produtos/Serviços: Nesta seção os dados serão preenchidos da seguinte forma: A categoria relacionada com a atividade da empresa, selecionar pelo botão Mudar de Categoria ; O campo inscrição detalhada somente será preenchido quando indicado pelo próprio questionário, já que se refere a especificações de determinadas categorias. Ao selecionar a categoria, clique em validar/salvar, assim o questionário indicará se é necessário ou não o preenchimento.

18 18 O campo Descrição será preenchido de acordo com a especificação do produto/serviço. (Pedimos que não repitam o nome da categoria e sim especifiquem o melhor possível, pois este campo é uma das principais consultas do comprador em nosso banco de dados). Os campos relacionados a Pormenores do produto/serviço serão preenchidos com os dados de contato do setor comercial. Campos Gama/linha indicados para atividades, normalmente relacionados com o setor elétrico. Esses dados referem-se a faixas de especificações do P/S (ex.: postes de 5m a 20m).

19 19 Campo de qualidade somente será preenchido caso tenha sido indicado algum certificado de qualidade na seção Qualidade, caso não, este campo deve ficar em branco. O campo de Selos de Qualidade, Rótulo ecológico ou certificação de qualidade é preenchido somente quando a empresa possuir algum destes itens. As informações são inseridas da seguinte forma:

20 20 IMPORTANTE Clicando no botão novo, poderá adicionar mais produtos/serviços prestados por sua empresa, conforme tela a seguir:

21 21 18 Seção Declaração: Nesta seção serão indicados o estado das certidões, ou seja, se negativa, positiva ou a impossibilidade em obtê-las. No início desta seção há uma pergunta referente à Lei SARBANEY-OXLEY, que se refere às empresas estrangeiras de capital aberto com ações em alguma bolsa de valores norteamericana, bem como as próprias empresas de capital aberto, norte-americanas. Resumidamente, as empresas envolvidas neste processo não poderão ter nenhum tipo de correlação, tanto por parte das empresas gestoras de informação, àquelas que irão gerar convites licitatórios e os chamados fornecedores. Desta forma, os processos seguirão conforme os padrões e não haverá nenhum beneficiário de forma irregular. Serão inseridos também o Registro no Conselho Regional correspondente ou o sindicato da empresa.

22 22 Dúvidas? Caso tenha dúvidas e/ou necessite esclarecimentos favor entrar em contato: Departamento de Registro de Fornecedores Telefone: opção 3 repro.brasil@achilles.com

INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT-0002

INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT-0002 Páginas: 1 de 9 Pré-Cadastro O pré-cadastro é a etapa inicial do processo de cadastramento de fornecedores da Rumo e deve ser realizado pelo fornecedor através do site www.rumolog.com, seguindo os passos

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada.

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. ITBI Online Manual do Usuário Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

Thiago Barbosa, SCM-Vendor Master Data Management, 16/12/2015 Portal de Fornecedores Web Preenchimento do novo portal para cadastro de fornecedores

Thiago Barbosa, SCM-Vendor Master Data Management, 16/12/2015 Portal de Fornecedores Web Preenchimento do novo portal para cadastro de fornecedores Thiago Barbosa, SCM-Vendor Master Data Management, 16/12/2015 Portal de Fornecedores Web Preenchimento do novo portal para cadastro de fornecedores ABB Slide 1 Atualização Portal Gefor Web O portal para

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO Processo de cadastro e homologação de fornecedores INTRODUÇÃO Este manual serve de auxílio para realização do cadastro do fornecedor no Miisy, ferramenta

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Com vistas a agilizar os processos de perícia, autorização e realização de procedimentos do Plano Odontocasse,

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Informações preliminares 1 Solicitação de Autorização de Consultas 2 Faturamento das Guias de Consulta 3 Gerenciamento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros 2. Processo de Homologação de um prestador de serviços junto à BRF Em conformidade

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo:

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo: Este documento visa apresentar, de forma sucinta, as funcionalidades do sistema de inscrição das delegações participantes dos JIFs (Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia),

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário

ITBI Online. Manual do Usuário ITBI Online Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online da Prefeitura. Acesse o site da Prefeitura e nele

Leia mais

CADASTRO DE FORNECEDOR (ME-Mercado Eletrônico)

CADASTRO DE FORNECEDOR (ME-Mercado Eletrônico) CADASTRO DE FORNECEDOR (ME-Mercado Eletrônico) 1ª ETAPA - Cadastro Básico Acessar o site do Mercado Eletrônico: www.me.com.br *Utilizar somente o navegador Internet Explorer. *Nunca utilizar o Google Chrome,

Leia mais

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO MANUAL DO CORRETOR CADASTRO Página 1 de 15 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1.1. PRÉ-CADASTRO CORRETOR... 4 1.1. TIPO DE PARCEIRO... 5 1.2. NUM REGISTRO SUSEP... 5 1.3. MENSAGEM... 5 1.2. CADASTRO DO CORRETOR...

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES MANUAL DE SUPORTE #NOVAGOL FORNECEDORES SU MÁ RIO 1. REQUISITOS DE CADASTRO... 1.1. Documentação Necessária... 2. PRÉ-CADASTRO DE FORNECEDORES... 2.1. Como Fazer o Pré-cadastro... 2.2. Informações Básicas...

Leia mais

Manual de Treinamento

Manual de Treinamento Manual de Treinamento Utilização do portal de Compras 1ª Parte Sistema Integrado de Governança Crescimento com excelência Introdução Caro Fornecedor, Buscando aperfeiçoar sua cadeia de suprimentos a Delta

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA O sistema de emissão de guias avulsas é destinado aos departamentos de pessoal ou recursos humanos dos empregadores rurais, muitas

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço:

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: Atendimento Acesso ao Sistema Atendimento O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao Digitando o endereço acima, aparecerá a HOME PAGE do Sistema

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS Manual do Portal do Prestador Envio de arquivos XML do Padrão TISS 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Envio de arquivos XML 4 2 Histórico de envio de arquivos XML 8 3 Impressão do

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA O sistema de emissão de guias avulsas é destinado aos departamentos de pessoal ou recursos humanos dos empregadores rurais, muitas

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 1 12/08/2015 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL PROGRAMA INTERNET PARA TODOS Manual de orientação de adesão ao programa Internet

Leia mais

Manual. Inclusão de Notas Fiscais

Manual. Inclusão de Notas Fiscais ACESSO AO AUDATEX WEB 1. Acesse o link: http://cwbradesco.audatex.com.br/consultaweb 2. Insira o CNPJ da oficina no campo Usuário e clique no botão Entrar. 2 2 3. Cadastre uma senha conforme a tela abaixo:

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade...

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade... 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 2 4. TIPOS DE SENHA...3 4.1 Senha de unidade...3 4.2 Senha Administrativa...3 4.3 Senha Master...4 5. EXAMES

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS º Ano do Ensino Fundamental

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS º Ano do Ensino Fundamental TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO / INSCRIÇÃO As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo site do Colégio Loyola (www.loyola.g12.br/admissao). Recomendamos

Leia mais

O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br.

O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br. Acesso como representante de OSC Passo 1: Acesse o Mapa O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br. Passo 2: Represente uma OSC 2.1 Não possuo cadastro no Mapa Caso você

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS

MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS Instalando o Digitador TIS S Para iniciar a instalação, clique sobre o Instalador_ DigitaTISS.exe. Obs.: Na primeira instalação, ou quando for lançada uma nova versão do

Leia mais

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor Pag. Nº 1/23 SUMÁRIO 1 Comentários Gerais 2 Login 3 Segurança do Sistema 4 Área Principal 5 Ferramentas de comunicação 6 Solicitação de serviço: identificação da auditoria 7 Solicitação de serviço: documentos

Leia mais

Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys

Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys ÍNDICE 1. REQUISITOS...1 2. ACESSO AO SISTEMA...2 3. CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS NA BASE DE DADOS...3 3.1. INCLUSÃO E EXCLUSÃO...3 3.1.1. INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS...5

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras?

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-611-00009-10 Última Atualização 07/01/2015 Quer se Cadastrar na Petrobras? Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Assunto: Abertura de solicitações de serviço, via web, relativas aos sistemas do comércio exterior. Resumo: 1. Efetuar os procedimentos

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS 2018 TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS 2018 TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo site do Colégio Loyola (www.loyola.g12.br/admissao). Recomendamos utilizar

Leia mais

Manual Espelho de NF para Serviços

Manual Espelho de NF para Serviços Manual Espelho de NF para Serviços Indice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista de

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS. Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação

PORTAL DE COMPRAS. Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação PORTAL DE COMPRAS Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação Versão 1.0 Última atualização out/2015 1. INTRODUÇÃO Este manual de utilização é direcionado aos fornecedores que irão participar de eventos

Leia mais

Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web

Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web. Manual do Usuário Este manual destina-se a tirar as duvidas básicas de utilização do sistema. Duvidas?

Leia mais

Manual de UTILIZAÇÃO DO PORTAL

Manual de UTILIZAÇÃO DO PORTAL Manual de UTILIZAÇÃO DO PORTAL APRESENTAÇÃO A Unimed Vitória disponibiliza este manual com o intuito de facilitar o acesso aos serviços disponíveis na área restrita do Portal Unimed Vitória. São inúmeras

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Roteiro I. Portal Petronect II. Termo de Adesão IV. Oportunidades Públicas V. Minha Assinatura V.I.Taxa de Acesso V.II. Informações Financeiras VI. Dicas de Segurança

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Manual de Orientação Para Impressão do Comprovante de Quitação de Débitos

Manual de Orientação Para Impressão do Comprovante de Quitação de Débitos Manual de Orientação Para Impressão do Comprovante de Quitação de Débitos Sumário 1. PRÉ-REQUISITOS... 3 1.1 Desbloqueando pop-ups no Windows Internet Explorer 6.0... 3 1.2 Desbloqueando pop-ups no Windows

Leia mais

Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Jurídicas

Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Jurídicas Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Jurídicas A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES AOS PRESTADORES

MANUAL DE INSTRUÇÕES AOS PRESTADORES MANUAL DE INSTRUÇÕES AOS PRESTADORES ANEXOS CLÍNICOS QUIMIOTERAPIA 1 Identificação CAMARJ Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro CNPJ: 27.085.968/0001-14 Registro

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

4. Uso do SIG para gestão de informações do Dia C

4. Uso do SIG para gestão de informações do Dia C Manual de Orientação para Inscrição e Preenchimento e Envio de Relatórios do Dia C com uso do Sistema de Informações Gerenciais do Sistema OCEMG SIG 1. Objetivo O presente manual tem por objetivo instruir

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2017 Instrução aos Fornecedores Página 1 ÍNDICE 1. INTRUÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES... 3 1.1. COMO FAZER O MEU PRÉ-CADASTRO?...

Leia mais

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016 ÍNDICE SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de IPTU Emitir Guias Diversas Emitir Certidão Contribuinte

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Centro de Aprendizagem Fresenius Guia Rápido

Centro de Aprendizagem Fresenius Guia Rápido Centro de Aprendizagem Fresenius Guia Rápido SUMÁRIO 1. Como acessar o Centro de Aprendizagem Fresenius? 03 2. Como me conecto ao Centro de Aprendizagem Fresenius? 03 3. O que devo fazer se esquecer minha

Leia mais

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado 1. Como efetuar o LOGIN DE ACESSO ao Sistema PAT? Basta acessar o site http://www.trabalho.gov.br/pat

Leia mais

Cartórios de Registro de Imóveis

Cartórios de Registro de Imóveis Cartórios de Registro de Imóveis A Central Nacional de Indisponibilidade é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para acessar a Central Nacional de

Leia mais

Plataforma de Gestão do Sassmaq Rev 02 novembro/2018

Plataforma de Gestão do Sassmaq Rev 02 novembro/2018 Introdução O Sistema de Gestão SASSMAQ é uma ferramenta que foi especialmente projetada para facilitar a interação entre Companhias de Transporte, Organismos Certificadores e a ABIQUIM no gerenciamento

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS Março de 2019 2 Objetivo Esse manual do GLPI tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema de Service Desk. Neste documento

Leia mais

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Manual Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Índice Índice...1 Introdução...2 Aplicabilidade...2 Formas de acessar o Sistema...3 Solicitação de Cotação...4 Cabeçalho e dados básicos...5 Recusar cotação,

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e Natureza 86 Simples Remessa Por causa do sigilo fiscal, foram hachurados os dados do contribuinte. Toda NFP-e emitida neste ambiente

Leia mais