CEAFi- CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM FISIOTERAPIA FABRÍCIA CARPENA BERTINETTI GIZELE MARA PICCOLI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEAFi- CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM FISIOTERAPIA FABRÍCIA CARPENA BERTINETTI GIZELE MARA PICCOLI"

Transcrição

1 0 CEAFi- CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM FISIOTERAPIA FABRÍCIA CARPENA BERTINETTI GIZELE MARA PICCOLI PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS NA UTI NEONATAL E UNIDADE SEMI-INTENSIVA DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA E MATERNIDADE DE RONDONOPOLIS-MT DE JULHO À DEZEMBRO DE 2011 Rondonópolis-MT 2012

2 1 FABRÍCIA CARPENA BERTINETTI GIZELE MARA PICCOLI PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS NA UTI NEONATAL E UNIDADE SEMI-INTENSIVA DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA E MATERNIDADE DE RONDONOPOLIS-MT DE JULHO À DEZEMBRO DE 2011 Trabalho de Conclusão de Curso em nível de Pósgraduação em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia. Orientadora: Profª Esp. Silvana G. Prado Rondonópolis-MT 2012

3 2 PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS NA UTI NEONATAL E UNIDADE SEMI-INTENSIVA DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA E MATERNIDADE DE RONDONOPOLIS-MT DE JULHO À DEZEMBRO DE 2011 BERTINETTI, Fabrícia Carpena 1 PICCOLI, Gizele Mara 2 PRADO, Silvana G. 3 Resumo O presente trabalho realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e unidade semi-intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis MT, teve como objetivo geral analisar a prevalência dos Recém- Nascidos (RNs) internados na UTI neonatal e semi-intensiva deste hospital. Os objetivos específicos foram: verificar as principais patologias; observar o tempo de permanência de internação e identificar a idade gestacional de nascimento. Participaram da pesquisa todos os RNs que permaneceram internados na UTI neonatal e semi-intensiva no período de 01/07/11 a 31/12/11 (n=233). O estudo mostrou que dentre as principais patologias 55,79% dos RNs apresentaram prematuridade associado a desconforto respiratório; 6,01% síndrome da aspiração de mecônio, 1,72% cardiopatias e 36,48% apresentaram outras patologias de menor incidência. O número de RNs a termo foi de 93; pré-termo 134 e pré-termo extremo 6. Para o tempo médio de internação obteve-se um resultado de aproximadamente 10,81 dias (70,38%), sendo o mínimo de 01 dia e máximo de 101 dias. Palavras-chave: UTI neonatal. Patologia. Idade gestacional. Tempo de internação. 1 Pós - graduada em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia CEAFi Centro de Estudos Avançados em Fisioterapia. fa_fisio9@hotmail.com. 2 Pós - graduada em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia CEAFi Centro de Estudos Avançados em Fisioterapia. gizelefisio@hotmail.com. 3 Pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP.

4 3 INTRODUÇÃO A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) desempenha papel decisivo na chance de sobrevida dos Recém-Nascidos (RNs). São unidades complexas dotadas de sistema de monitorização contínua, que através do suporte ventilatório e tratamento intensivo, apresentam a possibilidade de recuperação destes RNs (1). São internados, principalmente, recém-nascidos prematuros com risco de vida e necessidade de cuidados por 24h, bem como aqueles nascidos a termo que apresentam alguma patologia. Sendo assim, citamos algumas das indicações para UTI neonatal: peso abaixo de 1500g; pré-termo; filho de mãe diabética; malformação suspeita de infecção congênita; icterícia não fisiológica; pós-maturidade; asfixia perinatal; anomalias congênitas importantes; anemia aguda; síndromes hemorrágicas; convulções; pré e pós operatório; prolapso do cordão umbilical; placenta prévia ou descolamento de placenta; parto difícil ou tocotraumatismo; oligodrâmnio ou polidrâmnio; membrana hialina; sepse; doença hemolítica; cardiopatia congênita; síndrome da aspiração de mecônio; dentre outros (2). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde é considerado recém-nascido termo entre 37 a 41 semanas e seis dias de idade gestacional. Recém-nascido Pré-Termo (RNPT), aqueles com idade gestacional inferior a 37 semanas, sendo este grupo bastante amplo e heterogêneo, pois possuem características tanto fisiológicas quanto patológicas muito variáveis (3). Os recém-nascidos com idade gestacional abaixo de 26 semanas são considerados prematuros extremos e apresentam, dentre os principais fatores de risco: sepse, retinopatia da prematuridade, hemorragia intraventricular, hipóxia, displasia broncopulmonar, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), etc. Neste grupo ocorre grande índice de mortalidade, haja vista os consideráveis fatores de risco (4)). Com a disponibilidade de surfactante exógeno e administração de corticóides prénatal, a sobrevida dos recém-nascidos extremos em países desenvolvidos aumentou muito a partir do final da década de 80, uma vez que, a falta de surfactante é a principal causa da SDRA em prematuros, caracterizada pela imaturidade pulmonar onde a escassez de surfactante aumenta a tensão superficial do alvéolo durante e expiração causando o colabamento do mesmo. Tendo o recém-nascido pré-termo sinais e sintomas como:

5 4 taquipnéia, gemido expiratório, batimento de asa de nariz, retração de caixa torácica e cianose, os quais aparecem logo após o nascimento (5). No Brasil observa-se um alto índice de recém-nascido pré-termo, sendo assim, encaminhados a UTI neonatal. O RNPT geralmente apresenta desconforto respiratório, sendo a taquipnéia transitória e a síndrome do desconforto respiratória as mais comuns. Em prematuros com doença pulmonar aguda, os quais necessitam de oxigenoterapia, podem evoluir para displasia broncopulmonar, que é uma patologia multifatorial tendo como fator de risco as lesões pulmonares causadas pela ventilação mecânica, altas frações inspiradas de oxigênio, edema pulmonar, infecções e deficiências nutricionais (6). Em se tratando de doenças cardiovasculares, a principal doença acometida no RNPT é a Persistência do Canal Arterial (PCA) com manifestações que incluem sopro cardíaco, precórdio hiperdinâmico e pulsos amplos podendo evoluir para Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e hemorragia pulmonar. Quanto aos distúrbios metabólicos, a hipoglicemia é um distúrbio bastante freqüente, devido a imaturidade endócrina e enzimática e as baixas reservas de glicogênio. Também é frequente a anemia e complicações neurológicas, diretamente relacionadas idade gestacional, ou seja, quanto mais prematuro, maior o comprometimento neurológico. Há ainda o risco de infecções bacterianas, virais ou fúngicas em que o RNPT é bastante vulnerável, adquiridas tanto durante o parto ou mesmo sepses precoce intra-útero quanto infecções hospitalares (6). Esta pesquisa busca analisar o perfil dos recém-nascidos internados na UTI neonatal e semi-intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis-MT no período de julho à dezembro de 2011, demonstrando a prevalência das principais patologias, tempo médio de internação e idade gestacional. MÉTODOS O presente estudo foi realizado na UTI neonatal e unidade semi-intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis MT no período de um de julho de dois mil e onze à trinta e um de dezembro de dois mil e onze.

6 5 Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva, contemporânea, não-controlada, caracterizada como um estudo epidemiológico. De julho à dezembro de 2011 houve um total de 233 RNs internados, sendo que, como critério de inclusão, foram somente os RNs internados que permaneceram na unidade neste período, (n=218 RNs), deste modo, o critério de exclusão foram todos os RNs que estavam internados e permaneceram na unidade após o dia 31 de dezembro (n=15 RNs). Os RNs inclusos no estudo apresentavam a classificação quanto a idade gestacional de termo, prétermo ou pré-termo extremo, de ambos os sexos e independente da patologia acometida. Todos sendo acompanhados pela fisioterapia com indicação do neonatologista, dos quais foram analisadas a prevalência das principais patologias, idade gestacional de nascimento e tempo médio de internação. Os dados foram coletados através do livro de registro de pacientes da fisioterapia da UTI neonatal, o qual contém data de entrada/saída, nome da mãe do RN, patologia acometida, idade gestacional, tempo de permanência na unidade (em dias) e convênio médico. Através deste livro foram preenchidas fichas dos perfis do RNs internados e assim colhido os resultados (anexo). RESULTADOS Esta pesquisa realizada na UTI neonatal e unidade semi-intensiva do HSCMM-ROO tiveram 83,26% dos internamentos pelo SUS, 16,31% convênio médico e apenas 0,43% particular. O gráfico de número 1 mostra a porcentagem das principais patologias encontradas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e unidade semi intensiva do HSCMM Rondonópolis, sendo que a prematuridade foi a principal patologia acometida (55,79%), Síndrome da Aspiração de Mecônio (SAM) com 6,01%, cardiopatias com 1,72% e outras patologias totalizaram juntas 36.48%.

7 6 Gráfico 1 Síndrome aspiração mecônico. Fonte: Livro de registros de pacientes da fisioterapia da UTI N HSCMM Rondonópolis. O gráfico 2 apresenta a idade gestacional de nascimento dos recém- nascidos desta unidade. Do total de recém- nascidos analisados, representaram 65 (27,89%) entre semanas, 63 (27,03%) entre semanas, 80 (34,38%) entre semanas, 13 (5,58) entre semanas, 6 (2,58) entre semanas e apenas 6 (2,58%) prematuros menores que 26 semanas de gestação. Gráfico 2 Idade Gestacional. Fonte: Livro de registros de pacientes da fisioterapia da UTI N HSCMM Rondonópolis. No gráfico 3 referente ao tempo e internação dos RNs, observa-se que a maioria dos RNs analisados neste estudo permaneceram internados na UTIN e semi-intensiva por no máximo 10 dias (70,38%). O tempo médio de internação encontrado foi de 10,81 dias.

8 7 Gráfico 3 Tempo e internação dos RNs. Fonte: Livro de registros de pacientes da fisioterapia da UTI N HSCMM Rondonópolis. Gráfico 4 Recém-nascidos. Fonte: Livro de registros de pacientes da fisioterapia da UTI N HSCMM Rondonópolis. DISCUSSÃO Segundo estudo feito na UTI neonatal do hospital universitário de São Luiz- MA, os índices de prematuridade encontrados foram de 56% e a prevalência da

9 8 prematuridade/desconforto respiratório foi de 27% em RNs com idade gestacional (IG) inferior a 37 semanas; e ainda a SDR ocorreu em 50% dos casos em RNs entre semanas (7). Já no estudo realizado na UTI neonatal do hospital geral de Caxias do Sul-RS, a percentagem para a prematuridade foi maior, cerca de 84% e prematuridade extrema 12%. Afirmam também que RNs com IG inferior a 34 semanas, o risco de morte aumenta significativamente se comparados aos RNs termo (8). Estes números confirmam o que Miyoshi relata, onde a gravidade do RN internado na UTI neonatal está diretamente relacionado ao grau de prematuridade e idade gestacional de nascimento (9). Percebe-se que ainda ocorre um alto índice de prematuros nascidos no Brasil que se deve a alta prevalência de gestações de risco e baixo nível sócio-econômico das mães (10). A redução de RN com retardo no crescimento intra-uterino, baixo peso ao nascer e prematuridade estão diretamente ligados ao aumento de consultas médicas no pré-natal (11). Ainda em análise do gráfico 1, RNs com cardiopatias foi de 1,72%. Na UTI neonatal do hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP o índice de cardiopatias foi de 7.7% e SDR 26.9%, sendo os diagnósticos mais freqüentemente encontrados de prematuridade, sepse e má formação digestiva. Para SAM, este estudo encontrou um valor de 7% (12). Para patologias das quais não apresentavam valores significativos como hipoglicemia, malformação, icterícia, sepse entre outros, juntos corresponderam um total de 23% de todos os RNs analisados no período proposto. Quanto ao tempo de internação, verificou-se um tempo médio de internação de dias (mínimo de 1 e máximo de 101 dias) de permanência na unidade. Apesar de Penalva e Schwartz (2006) encontrarem uma média de internação de 15.6 dias, mas não relataram comparações entre tipo e gravidade de patologia ou associação com tratamento fisioterapêutico. O projeto mãe canguru propôs média de 12 dias, mas para amostra avaliada de população de risco com algum grau de reanimação ao nascer (3). Em estudo, o tempo médio

10 9 de permanência é de 19 dias, sendo que RNs menores que 1000g foi de 70 dias (8), tempo próximo do encontrado por outro estudo o qual foi de 20 dias (12). Neste estudo, o tempo médio de internação de RNs pré-termo e baixo peso recebendo atendimento fisioterapêutico foram de aproximadamente 28 dias (14). Sendo assim, verifica-se que o tempo médio de internação varia conforme cada estudo realizado, o qual se justifica por vários aspectos relacionados como região, grau de necessidades de cuidados especializados, peso, idade gestacional de nascimento, tipo de patologia entre outros. Quanto mais prematuro e maior o comprometimento o RN apresentar, maior será a permanência na UTI neonatal (9). CONCLUSÃO Com este estudo realizado na UTI neonatal e unidade semi-intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis MT verificou-se que a maioria dos recém-nascidos internados foram prematuros apresentando síndrome do desconforto respiratório ou apenas desconforto respiratório. Patologias com pequeno índice de acometimento como hipoglicemia, icterícia, sepse, malformação, etc, mas que representaram um total de 36.48% deve-se ao fato de que este estudo englobou os RNs internados tanto na unidade intensiva quanto na unidade semiintensiva, uma vez que os dados obtidos através do livro de registros da fisioterapia da UTI neonatal não especificam se o RN permaneceu internado somente na unidade intensiva, semiintensiva ou em ambas. Constatou-se também que o tempo de internação encontrado foi diferente em cada estudo mencionado, pois este tempo, como se pôde observar, é variável em muitos aspectos. Os valores encontrados por estes autores foram maiores que nesse estudo, pois, a maioria deles observa recém-nascidos com algum comprometimento específico, ora avaliam o peso, ora somente a idade gestacional ou patologias associadas, ou ainda, vários fatores em conjunto.

11 10 Encontrou-se um tempo médio de internação de 15,6 dias (13). Em outro estudo um tempo médio de internação de 19 dias (8). Outra pesquisa uma média de 20 dias (12). E por fim, outro estudo com média de internação de 28 dias, realizado apenas com recém-nascidos pré-termo e de baixo peso (14). Assim, o tempo médio encontrado neste estudo foi de aproximadamente 10,81 dias sendo que o portal de saúde propõe um tempo médio de 12 dias, ou seja, obteve-se um valor bem próximo a este. Com isso, este estudo mostrou que a UTI neonatal e unidade semi-intensiva do HSCMMR dispõe de uma boa assistência aos RNs internados, já que um baixo tempo de internação sugere menor risco de infecção hospitalar como também menores gastos ao hospital. Ao término desta pesquisa observamos a importância de levantarmos dados sobre perfis de RNs internados em UTI neonatal como patologias, idade gestacional mais incidentes e quanto ao tempo de internação destes RNs, pois avaliando os resultados obtidos podem-se realizar novos estudos relacionados especificamente às patologias mais acometidas, assim como os profissionais que trabalham neste setor podem buscar novas técnicas e tratamentos para melhorar o atendimento desta população, visto melhorar a sobrevida dos RNs e por consequência, melhorar a qualidade de atendimento do HSCMMR.

12 11 PROFILE OF NEWBORNS IN THE ICU UNIT END SEMI INTENSIVE OF HOSPITAL SANTA CASA OF MERCY AND MATERNITY THE RONDONÓPOLIS MT JULY OF DECEMBER 2011 Abstract The present work performed in the neonatal ICU and semi-intensive of hospital Santa Casa the Misericordy end Maternity of Rondonópolis- MT, and at analyzing the disease prevalence the newborns admitted to neonatal intensive care unit and semi-intensive this hospital. The specific objectives were to determine the main pathologies in these affected newborns, observing the length of stay in hospital and identify the gestacional age of newborns. Study participants all newborns who were hospitalized in the nicu and semi-intensive in the period from 01/07/11 to 31/12/11 (n=233). The study showed that among the main patologies 55,79% of infants had respiratory distress prematury, 6,01% of meconium aspiration syndrome and heart disease 1,72% e 36,48% showed a lower incidence of other diseases. The number of full term newborn was (n=93) preterm (n=134) and extremely preterm (n=6). For the average hospital obtained a result of approx. 10,81 days (70,38%), with a minimum of 01 day and maximum of 101 days. Keywords: ICU neonatal. Disease. Gestacional age. Length of stay. Referências (1) LUIZ AP., SILVA C.L.; MACHADO M. Fisioterapia respiratória e terapia intensiva. Monografia da UNISUL. [S.l: s.n.], [2000?]. (2) ALMEIDA, J. S., Saúde neonatal: enfermagem em neonatologia UTI neonatal. (3) PORTAL DE SAÚDE. Método Mãe Canguru. [S.l: s.n], dez (4) MARGOTTO, P. R. Prematuridade extrema: predição diagnóstica. In:. 6º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. João Pessoa, maio a 02 de jun (5) MIYOSHI, M. Síndrome do Desconforto Respiratório Neonatal. In: KOPELMAN, B. et al. Diagnóstico e tratamento em neonatologia. São Paulo: Ateneu, p

13 12 (6) GOULART, A. L. Assistência ao Recém-Nascido Pré-termo. In: KOPELMAN, B., et al. Diagnóstico e tratamento em neonatologia. São Paulo: Ateneu, [2000?]. p (7) SILVA, F.; SOUSA, N. Ventilação mecânica em recém nascidos com síndrome do desconforto respiratório em UTI neonatal. São Luiz, MA: [s.n.], (8) ARAÚJO B., et al. Estudo da mortalidade de recém-nascidos internados na UTI neonatal do hospital geral de Caxias do Sul. Revista Bras. de Saúde Materno Infantil. Rio Grande do Sul, v. 5, n. 4, 4 dez (9) MIYOSHI, M. H. et al. Ventilação pulmonar mecânica convencional. In: KOPELMAN, B. I; MIYOSHI, M. H.; GUINSBURG, R. Distúrbios respiratórios no período neonatal. São Paulo: Atheneu, p cap. 41. (10) ZUGAIB M. et al. Determinantes diretos do parto prematuro eletivo e os resultados neonatais. Revista Bras. Ginecologia e Obstetrícia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 8, set (11) KITSZTAJN S. et AL. Prenatal care low birthweight and prematurity in São Paulo. Revista Saúde Pública. v.37, (12) NÓBREGA FS.; SAKAI I.; KREBS VLJ. Painful procedures and relieving measures in NICU. Revista Med. ( ABREVIAÇÃO DE QUE MÉDICA, SE FOR COLOCAR TODAS AS LETRAS)São Paulo, (13) PENALVA, O. SCHWARTZMAN, J. S. Descriptive study of the clinical and nutricional profile and follow-up of premature babies in a kanguroo mathers care program. Jornal de Pediatria, v.82, n.1,2006. (14) RIBEIRO, A. P. Atuação da fisioterapia sobre o tempo de internação dos neonatos prétermos acometidos por distúrbios respiratórios na UTI neonatal do hospital Universitário São Francisco de Paula. Revista Saúde da UCPEL, Pelotas, RS, v.1, n.1, jan 2007.

14 13 ANEXOS FICHA DE AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RNS INTERNADOS NA UTI NEONATAL E SEMI-INTENSIVA DO HSCMMR Nome da Mãe: Patologia de Internação: Prematuridade + Desconforto Respiratório Cardiopatias SAM * Outros *Sindrome de Aspiração de Mecônio Idade Gestacional de Internação: 26 semanas semanas semanas semanas semanas semanas Tempo de Internação: 1 a 10 dias 11 a 20 dias 21 a 30 dias 31 a 40 dias 41 a 50 dias 51 a 60 dias 61 a 70 dias 71 a 80 dias 81 a 90 dias 91 a 100 dias 101 a 110 dias

Capítulo 15 Perinatologia PATOLOGIA PERINATAL

Capítulo 15 Perinatologia PATOLOGIA PERINATAL Capítulo 15 Perinatologia PATOLOGIA PERINATAL Tanto as patologias como as anomalias que têm origem no período perinatal estão classificadas no capítulo 15 da CID-9-MC e categorias 760 779. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2008 2 Relatório referente ao ano de 2008 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2008, são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M.

A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M. A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M. RESUMO A prematuridade encaminha-se com várias complicações respiratórias. A fisioterapia neste período

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2009 2 Relatório referente ao ano de 2009 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2009, são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

Marlou Cristine Ferreira Dalri. Declaração de conflito de interesse

Marlou Cristine Ferreira Dalri. Declaração de conflito de interesse Marlou Cristine Ferreira Dalri Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer forma de pagamento ou auxílio financeiro de entidade pública ou privada para pesquisa ou desenvolvimento de método

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2012 Relatório referente ao ano de 2012 2 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2012 são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

PATOLOGIAS NEONATAIS PROF. ELIÉL MARTINS

PATOLOGIAS NEONATAIS PROF. ELIÉL MARTINS PATOLOGIAS NEONATAIS PROF. ELIÉL MARTINS ASFIXIA NEONATAL DEFINIÇÃO PREJUIZO NAS TROCAS GASOSAS QUE RESULTA EM DIMINUIÇÃO DOS NÍVEIS DE OXIGÊNIO NO SANGUE (HIPÓXIA) E EXCESSO DE CO2. AGRAVO CLÍNICO MAIS

Leia mais

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR.

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. CAMPOS, Maiara Aparecida de 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Levantar no período de 2015 a 2017,

Leia mais

GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO?

GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO? GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO? MEDEIROS, Paola de Oliveira¹; GALHO, Aline Ribeiro¹; BARRETO, Daniela Hormain¹; MARTINS, Mariana dos Santos¹; VIEIRA, Pâmela Cabral¹;

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2011 2 RELATÓRIO ANUAL 2011... 1 INTRODUÇÃO... 3 Informações Referentes ao Pré-Natal... 4 Quadro 1 Dados maternos... 4 Quadro 2 - Corticóide Antenatal...

Leia mais

Disciplina: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA - MÓDULO NEONATOLOGIA

Disciplina: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA - MÓDULO NEONATOLOGIA Disciplina: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA - MÓDULO NEONATOLOGIA 1. Características Gerais Disciplina obrigatória Cenários de prática Hospital das Clínicas/UFMG - 4º andar Hospital Risoleta Tolentino Neves/UFMG

Leia mais

Capítulo 14 ANOMALIAS CONGÉNITAS

Capítulo 14 ANOMALIAS CONGÉNITAS Capítulo 14 ANOMALIAS CONGÉNITAS As anomalias congénitas, patologias anormais presentes no nascimento, estão classificadas no capítulo 14 da CID-9-MC e nas categorias 740 759. LOCALIZAÇÃO DOS TERMOS NO

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA SOUZA, Luciana Santana de¹; CARVALHO, Maria das Neves de Oliveira¹; MARTINS, Selma de Oliveira¹; LANCIA, Maria da

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA VIALE, C. S. S.; SANTOS, K. K. V.; HAYASHI, D. Resumo: O objetivo deste trabalho

Leia mais

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE A partir de 02.01.2018, entra em vigência a RN 428 onde passa a ter cobertura a Terapia Imunoprofilática com Palivizumabe para o Vírus Sincicial Respiratório,

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA Paulo César Gottardo 1, Ana Quézia Peixinho Maia¹, Igor Mendonça do Nascimento

Leia mais

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Profile of Low Birth Newborns in an Intensive Care Unit

Profile of Low Birth Newborns in an Intensive Care Unit Revista Perfil de Recém-Nascidos Médica de Minas Baixo Peso Gerais em uma Unidade de Terapia Intensiva 1 Perfil de Recém-Nascidos de Baixo Peso em uma Unidade de Terapia Intensiva Profile of Low Birth

Leia mais

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA TAVARES, V. A. 1 ; PEÇANHA, D. S. 2 ; PESENTI, F. B. 3 RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o perfil

Leia mais

Recém-nascido de termo com baixo peso

Recém-nascido de termo com baixo peso Reunião de Obstetrícia e Neonatologia Abril 2014 Recém-nascido de termo com baixo peso Departamento da Mulher, da Criança e do Jovem Unidade Local de Saúde de Matosinhos - ULSM Andreia A. Martins 1, Ângela

Leia mais

Ficha de Investigação de Óbito Infantil

Ficha de Investigação de Óbito Infantil MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Ficha de Investigação de Óbito Infantil Serviço de saúde hospitalar 1 da Criança N do Caso I2 2 da mãe

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL GABRIELLE MORAIS FELICIANO PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS ADMITIDOS

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

COMPLICAÇÕES DE NEONATOS COM SÍDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO EM UMA UTI NEONATAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB.

COMPLICAÇÕES DE NEONATOS COM SÍDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO EM UMA UTI NEONATAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NATÁLIA HERCULANO LIMA COMPLICAÇÕES DE NEONATOS COM SÍDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO

Leia mais

Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro. r p yequenha HTCT,

Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro. r p yequenha HTCT, Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro r p yequenha rupher.y@gmail.com HTCT, 08.11.17 COORDENAÇÃO Dr Rufino Yequenha Drª Lucília de Carvalho Drª Maria Jardim

Leia mais

PS 41 - ENFERMEIRO I para atuar na Unidade de Neonatologia. Pág. 1

PS 41 - ENFERMEIRO I para atuar na Unidade de Neonatologia. Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 03/2012 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 41 ENFERMEIRO I para atuar na Unidade de Neonatologia 01. B 11. E 21. A 02.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO Unidade: Departamento de Saúde Materno Infantil Curso: Medicina Unidade: Departamento de Saúde Materno Infantil

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Seminário de Monografia

Seminário de Monografia Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica Licenciatura em Fisioterapia Influência da Fisioterapia Cardio-Respiratória na variação dos Licenciatura em Fisioterapia Ano Lectivo 2011/2012

Leia mais

SEPSE NEONATAL: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS1

SEPSE NEONATAL: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS1 883 SEPSE NEONATAL: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS1 Caroline Bianca Souza de Freitas2, Graciana Maria Teixeira2, Priscilla De Pinho Lana2, Raiane Barbara Andrade Zopelaro2, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto3

Leia mais

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM NEONATOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA - FAP

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM NEONATOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA - FAP INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM NEONATOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA - FAP Emanuela Tavares Cavalcante de Sousa 1 ; Barbara Dayane Araujo de Sousa 2 ; Márcia

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neonatologia Código: Fisio 223 Pré-requisito: Desenvolvimento Humano

Leia mais

Susana de Sousa Izidório 2 Kellen Meneghel 3 RESUMO

Susana de Sousa Izidório 2 Kellen Meneghel 3 RESUMO PREVALÊNCIA DA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA E DAS PRINCIPAIS DISFUNÇÕES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2002 1 Susana de Sousa

Leia mais

INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS DETECTADAS ATRAVÉS DE ULTRA-SONOGRAFIA DE CRÂNIO DE BEBÊS DE RISCO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE GOIÂNIA-GO

INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS DETECTADAS ATRAVÉS DE ULTRA-SONOGRAFIA DE CRÂNIO DE BEBÊS DE RISCO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE GOIÂNIA-GO INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS DETECTADAS ATRAVÉS DE ULTRA-SONOGRAFIA DE CRÂNIO DE BEBÊS DE RISCO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE GOIÂNIA-GO 1,4 Lílian Silva Lacerda, 2,4 Patrícia Azevedo Garcia, 3,4

Leia mais

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Renato S Procianoy Prof. Titular de Pediatria da UFRGS Chefe do Serviço de Neonatologia HCPA Editor Jornal de Pediatria DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Hipoglicemia Hipocalcemia

Leia mais

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido...

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido... Sumário Parte I Papéis e relacionamentos 1. Visão geral da enfermagem materna...23 O processo de enfermagem...25 Planejamento familiar...26 Gestação na infância ou na adolescência...26 Gestação após os

Leia mais

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO RESUMO SEPSE PARA SOCESP 2014 1.INTRODUÇÃO Caracterizada pela presença de infecção associada a manifestações sistêmicas, a sepse é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção, sendo causa freqüente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: SPREAD Neo - Perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva neonatais de hospitais brasileiros Pesquisador:

Leia mais

APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC.

APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC. 1 APLICAÇÃO DO TIMP (TESTE DE DESEMPENHO MOTOR INFANTIL) NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS DA UTIN DO HNSC. Josiane Borba Nunes*, Dayane Montemezzo**. * Estudante do curso de Fisioterapia da Universidade

Leia mais

Artigo 1. Finalidade do Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia.

Artigo 1. Finalidade do Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia. Programa Mínimo de Formação do Colégio de Subespecialidade de Neonatologia da Ordem dos Médicos para o Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia - Versão 1.3 Contexto O desenvolvimento da Medicina Perinatal,

Leia mais

ANAIS DO 1º WORKSHOP DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE MEDICINA ( ISSN )

ANAIS DO 1º WORKSHOP DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE MEDICINA ( ISSN ) ENSINO DE NEONATOLOGIA PARA ALUNOS DO QUARTO ANO DE : UMA PRÁTICA DE ATENCÃO ESTRUTURADA E DE COMPLEXIDADE CRESCENTE BASEADA NO CONCEITO DE RISCO. Paulo R. Bezerra de Mello*, Paula Ghattas Bunlai*, Vinicius

Leia mais

Procedimento x CID Principal

Procedimento x CID Principal Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS Procedimento x CID Principal 03.03.16.001-2 TRATAMENTO DE ENTERITE

Leia mais

PLANO DE AULA. Aulas práticas

PLANO DE AULA. Aulas práticas PLANO DE AULA Disciplina: PCF Fisioterapia Hospitalar e em UTI Professor Emerson dos Santos e Érica Bertaglia de Paula Curso: Fisioterapia Ano 2010 5º. Ano Turma: A Data Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MÃES DOS PREMATUROS ATENDIDOS NA UTI NEONATAL EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF MOTHERS OF PREMATURE SERVED IN ICU NEONATAL

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MÃES DOS PREMATUROS ATENDIDOS NA UTI NEONATAL EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF MOTHERS OF PREMATURE SERVED IN ICU NEONATAL Perfil epidemiológico das mães dos prematuros atendidos na UTI neonatal 37 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MÃES DOS PREMATUROS ATENDIDOS NA UTI NEONATAL EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF MOTHERS OF PREMATURE SERVED

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES MEDICINA /2017.1

PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES MEDICINA /2017.1 FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA DIREÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO DE LABORATÓRIOS PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES MEDICINA 2016.2/2017.1 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 02/08/2016

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO NORTE DO BRASIL 1

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO NORTE DO BRASIL 1 ARTIGO ORIGINAL INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO NORTE DO BRASIL 1 ACUTE KIDNEY INJURY IN A NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT IN NORTHERN BRAZIL Cássia de Barros LOPES 2, Anna

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE Tatiane Patrícia da Silva 1 ; Maria Gorete Lucena de Vasconcelos 2 1 Estudante do Curso de Enfermagem- CCS UFPE; E-mail: tatianne_ps@hotmail.com,

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE II

INDICADORES DE SAÚDE II Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC Departamento Medicina Preventiva Disciplina de Epidemiologia INDICADORES

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES ABRIL 2016 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 69 TAXA DE

Leia mais

DISCURSIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO PEDIATRIA MED. ADOLESCENTE NEONATOLOGIA CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

DISCURSIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO PEDIATRIA MED. ADOLESCENTE NEONATOLOGIA CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO DISCURSIVA PEDIATRIA MED. ADOLESCENTE NEONATOLOGIA CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ. 3

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.   3 BENEFÍCIOS DO CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA 1 BENEFITS OF OPPORTUNE CLAMPING OF THE UMBILICAL CORD: LITERATURE S NARRATIVE REVIEW Martha Gaulke 2, Gabriela

Leia mais

SEPSE NEONATAL. Acadêmicos do Curso de Biomedicina na Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e

SEPSE NEONATAL. Acadêmicos do Curso de Biomedicina na Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e SEPSE NEONATAL CARIMAN, L.I.C 1 ; ANDRADE, D. S 2 ; PEREIRA, D.T. 3 ; PINHEIRO, J. F. C. 4 ; AZEVEDO, A. L. O 3 ; 1,2,3,4 Acadêmicos do Curso de Biomedicina na Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 5 Profª. Lívia Bahia Assistência imediata ao recém- nascido Objetivo: proporcionar condições ótimas que visam auxiliá-los em sua

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

O Perfil Epidemiológico de Mortalidade Neonatal no Ambiente Hospitalar. The Epidemiological Profile of Neonatal Mortality in the Hospital Environment

O Perfil Epidemiológico de Mortalidade Neonatal no Ambiente Hospitalar. The Epidemiological Profile of Neonatal Mortality in the Hospital Environment www4.fsanet.com.br/revista Revista Saúde em Foco, Teresina, v. 4, n. 2, art. 7, p. 118-128 jul./dez.2017 ISSN Eletrônico: 2358-7946 http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2017.4.2.7 O Perfil Epidemiológico de

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica DETECÇÃO DE PATOLOGIAS VENTRICULARES EM CÉREBROS DE NEONATOS PREMATUROS ATRAVÉS DA ULTRA-SONOGRAFIA TRANSFONTANELA Ludmilla Marques Rabello 1,4 ; Patrícia D Angelles Pereira 1,4 ; Josy Paula Souza Vieira

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES MAIO 2017 ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial TAXA DE ACOLHIMENTO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES

CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES NOME: ESTÁGIO EM PERINATOLOGIA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES Código: MED Carga horária total (teórica/prática): 300h Créditos: 20 Período do curso: 12 o p Pré-requisitos: ESTÁGIO EM GINECOLOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Jose Roberto Fioretto

Jose Roberto Fioretto Jose Roberto Fioretto jrf@fmb.unesp.br Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Hipoglicemia Distúrbio metabólico mais comum

Leia mais

JOURNAL CLUB HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE NEONATOLOGIA

JOURNAL CLUB HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE NEONATOLOGIA HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE NEONATOLOGIA JOURNAL CLUB Mariza Isabel Magalo Residente junior de pediatria themagassy@hotmail.comm 824824860/ 848406064sabel SUMÁRIO Introdução

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS ADMISSÕES EM UNIDADE NEONATOLÓGICA DE MÉDIO RISCO DE HOSPITAL INFANTIL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ

CARACTERIZAÇÃO DAS ADMISSÕES EM UNIDADE NEONATOLÓGICA DE MÉDIO RISCO DE HOSPITAL INFANTIL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ CARACTERIZAÇÃO DAS ADMISSÕES EM UNIDADE NEONATOLÓGICA DE MÉDIO RISCO DE HOSPITAL INFANTIL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ Jéssica Lourenço Carneiro (1); Priscila Pereira de Souza Gomes (2); Liana Mara

Leia mais

Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD

Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD MATRICIAMENTO PEDIÁTRICO EM AD NO DF Colaboradores: Bibiana Coelho Monteiro, Elaine Horta de Souza, Eduardo André Viana Alves e Maria Leopoldina de Castro

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE. Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE

DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE. Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE Luiz Olavo Leão DIRETOR TESOUREIRO Natali Salim DIRETORA SECRETÁRIA CONSELHO

Leia mais

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS EM RECÉM- NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO (SDRA)

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS EM RECÉM- NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO (SDRA) ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS EM RECÉM- NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO (SDRA) Géssica Santana Soares* Taila Alves Araújo Souza** Resumo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 08:00 12:00 h CURSO 2 COMUNICAÇÃO CURSO 3 VENTILAÇÃO MECÂNICA CURSO 4 EMERGÊNCIA CURSO 1 PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM TERAPIA INTENSIVA Acesso venoso central: anatomia, escolha

Leia mais

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização Em 2005 nasceram em Portugal 109 399 nados vivos, dos quais 6,6 % (7260) foram prematuros (idade gestacional abaixo das 37 semanas), 7,5% (8200)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Morbidade em recém- nascidos prematuros de extremo baixo peso em unidade de terapia intensiva neonatal

Morbidade em recém- nascidos prematuros de extremo baixo peso em unidade de terapia intensiva neonatal ARTIGOS ORIGINAIS Morbidade em recém- nascidos prematuros de extremo baixo peso em unidade de terapia intensiva neonatal Derijulie Siqueira Sousa 1 Airton Salviano Sousa Júnior 2 Arielly Duarte Rabelo

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia

Imagem da Semana: Radiografia Imagem da Semana: Radiografia Imagem 01. Radiografia de tórax e abdome em AP Recém-nascido (RN), a termo, sexo masculino e parto vaginal. Foi reanimado na sala de parto devido a apneia e frequência cardíaca

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Lidiane de Oliveira Carvalho PERFIL DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE 2018 Lidiane de

Leia mais

DISCIPLINA: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA-MÓDULO NEONATOLOGIA Coordenadora: Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho

DISCIPLINA: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA-MÓDULO NEONATOLOGIA Coordenadora: Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho DISCIPLINA: ESTÁGIO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA-MÓDULO NEONATOLOGIA Coordenadora: Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho 1 Características Gerais Disciplina obrigatória Cenários de prática: Hospital das Clínicas-

Leia mais

Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10

Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10 UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAIS (UCIN) PATECS_009/2016 Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10 1. Solicitante: Hospital e Maternidade Santa Casa de Misericórdia de Maringá Dra. Maria

Leia mais

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul Residência em Neonatologia. Nathália Falchano Bardal

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul Residência em Neonatologia. Nathália Falchano Bardal Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul Residência em Neonatologia Nathália Falchano Bardal RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL DOS RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DA UTI NEONATAL

Leia mais

ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR RESUMO A prematuridade associada ao baixo peso é considerada um fator determinante para uma maior imaturidade

Leia mais

Nutrição Parenteral em Pediatria

Nutrição Parenteral em Pediatria NUTRIÇÃO PARENTERAL OBJETIVO Quantidade e Qualidade - Volume correto - Oferta Calórica adequada - Equilíbrio: CH / Proteina/Gordura - Na, K, Ca, Mg, Cl, P - Vitaminas e Oligoelementos Grandes Desafios

Leia mais

A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos

A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos de saúde, resultando em mais benefícios e menos custo.

Leia mais

COMPLICAÇÕES NEONATAIS RELACIONADAS À PREMATURIDADE: REVISÃO DE LITERATURA **

COMPLICAÇÕES NEONATAIS RELACIONADAS À PREMATURIDADE: REVISÃO DE LITERATURA ** COMPLICAÇÕES NEONATAIS RELACIONADAS À PREMATURIDADE: REVISÃO DE LITERATURA ** NEONATAL COMPLICATIONS RELATED TO PREMATURITY MATERNITY: LITERATURE REVIEW Carolina Serva de Oliveira; Pamela Vera Silva Jesus;

Leia mais

de Liga Acadêmica de Dor, Intervencionismo e Reabilitação para acadêmico de medicina, fisioterapia e enfermagem.

de Liga Acadêmica de Dor, Intervencionismo e Reabilitação para acadêmico de medicina, fisioterapia e enfermagem. EDITAL DE CONVOCAÇÃO Liga Acadêmica de Dor, Intervencionismo e Reabilitação UNESC A UNESC, através de seu Instituto de Pesquisa, comunica abertura de edital para seleção de membros de Liga Acadêmica de

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 2,2 2,2 2,2 % 2 1 1,28 1,47 1,79 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 % 1,5 1,21 1,28 1,96,96,96,5

Leia mais

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Walusa Assad Gonçalves-Ferri Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora colaboradora do

Leia mais

Perfil epidemiológico da população atendida no setor de neonatologia do hospital das clínicas de teresópolis costantino ottaviano no ano 2015

Perfil epidemiológico da população atendida no setor de neonatologia do hospital das clínicas de teresópolis costantino ottaviano no ano 2015 Revista da Jopic, v.1, n.1, 2016 Perfil epidemiológico da população atendida no setor de neonatologia do hospital das clínicas de teresópolis costantino ottaviano no ano 2015 Epidemiological profile of

Leia mais

PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA ( )

PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA ( ) http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude20 PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA (2010-2014) Jully Anne Wiggers Duessmann jullyannew_17@hotmail.com Silvia Salvador

Leia mais

LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO

LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO LARISSA MARTINI APLICAÇÃO DE ESCORE DE GRAVIDADE DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, para a conclusão do Curso de Graduação

Leia mais

Artigo Original Atenção à Saúde

Artigo Original Atenção à Saúde PERFIL CLÍNICO DE NEONATOS INTERNADOS EM UMA UTI DO SUL CATARINENSE Clinical profile of newborns admitted on a south catarinense ICU Josiani Mondardo Sávio 1, Cecília Marly Spiazzi dos Santos 2, Rozilda

Leia mais

Repercussões da fisioterapia na unidade de terapia intensiva neonatal

Repercussões da fisioterapia na unidade de terapia intensiva neonatal ISSN 0103-5150 Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 1, p. 65-73, jan./mar. 2011 Licenciado sob uma Licença Creative Commons [T] Repercussões da fisioterapia na unidade de terapia intensiva neonatal [I]

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARDIOLOGISTA Anatomia, fisiologia e semiologia cardiovascular. Métodos complementares em cardiologia: eletrocardiografia.

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS RECÉM-NASCIDOS QUE FORAM A ÓBITO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UMA MICRORREGIÃO DO LESTE DE MINAS GERAIS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS RECÉM-NASCIDOS QUE FORAM A ÓBITO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UMA MICRORREGIÃO DO LESTE DE MINAS GERAIS Vol.20,n.2,pp.54-59 (Set Nov 2017) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research BJSCR PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS RECÉM-NASCIDOS QUE FORAM A ÓBITO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UMA MICRORREGIÃO

Leia mais

Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso

Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso Assistência de enfermagem na transfusão feto-fetal: estudo de caso MARIANA CHISTE LIBÂNIO ZANDARIN (G-UNINGÁ) 1 SILVANA BORTOLUZZI (G-UNINGÁ) ) 1 MARIA DO ROSÁRIO MARTINS (UNINGÁ) 2 RESUMO A Síndrome da

Leia mais

Estudo sobre os Efeitos Fisiológicos da Técnica de Aumento do Fluxo Expiratório Lento em Prematuros

Estudo sobre os Efeitos Fisiológicos da Técnica de Aumento do Fluxo Expiratório Lento em Prematuros ARTIGOS ORIGINAIS Estudo sobre os Efeitos Fisiológicos da Técnica de Aumento do Fluxo Expiratório Lento em Prematuros Fabiane Elpídio de Sá 1 *, Lêda Maria da Costa Pinheiro Frota 2, Ivaneide Fernandes

Leia mais

ANÁLISE DE RECÉM-NASCIDOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM.

ANÁLISE DE RECÉM-NASCIDOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. ANÁLISE DE RECÉM-NASCIDOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. Karina Xavier de Carvalho (Apresentador) 1, Marieta Fernandes Santos (Orientador) 2 Rosane Meire

Leia mais

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL . NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL .. Introdução A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade infantil são indicadores frequentemente utilizados na caracterização da população. O estudo da taxa de natalidade,

Leia mais