Cursos de Língua Inglesa T&HMS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cursos de Língua Inglesa T&HMS"

Transcrição

1 Cursos de Língua Inglesa T&HMS

2 Acreditamos que a educação é essencial para o desenvolvimento das nações. Trabalhamos em conjunto com os alunos para contribuir para o desenvolvimento de líderes empresariais em todo o mundo. T&H Management School

3 Índice A Quem se Destina o Curso? A T&H Management School A parceria com o ISEC Estrutura dos Cursos Inglês I Inglês para Executivos Inglês Académico II/III Inglês para Professores Especificações dos Cursos Curso de Inglês I Cursos de Inglês Académico II/III Curso de Inglês para Executivos Curso de Inglês para Professores Avaliação de Conhecimentos Antigos Alunos (Alumni)

4 A Quem se Destina o Curso? Os cursos de língua inglesa destinam-se quer a estudantes, quer a professores da língua inglesa,quer ainda a executivos. A T&H Management School A T&H Management School é uma Escola de Negócios privada com sede em Londres no Reino Unido e com campus em Londres e Lisboa. A escola oferece cursos da língua inglesa com uma forte ênfase nos negócios e nos estudos académicos, através de programas a vários níveis, destinados a um público de estudantes ou executivos internacionais. Temos desenvolvido várias parceiras pelo Mundo para permitir aos nossos alunos uma experiência culturalmente diversificada. A parceria com o ISEC O curso será lecionado em parceria com o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Oficialmente reconhecido em Agosto de 1991, o ISEC define-se como um estabelecimento particular de ensino superior e de investigação, sem fins lucrativos, cuja missão institucional consiste em conferir formação científica, técnica, cultural, pedagógica, profissional e humana. O ISEC é uma instituição de utilidade pública. A escolha do ISEC como parceiro teve como base os objetivos comuns presentes nas duas instituições o de promover um desenvolvimento qualificado, integrado e harmónico da educação superior num ambiente multicultural. Estrutura dos Cursos Os cursos desenvolvem-se ao longo de um semestre (cerca de seis meses). No final de cada um, e após conclusão com aproveitamento, você obterá um certificado. São quatro os tipos de cursos: Inglês I Nosso currículo é baseado no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) para a aprendizagem de línguas, usando métodos que mais lhe agradam. Nós nos concentramos em aprendizagem centrada no aluno e combinamos metodologias como o Ensino da Língua Comunicativa (CTL) e a Aprendizagem Baseada em Tarefa (TBL), que fornecem comunicação e uso da linguagem prática. Nosso programa de estudos para todos os cursos é baseada em materiais do curso de editores estabelecidos e complementados por materiais autênticos. O programa inclui: funções da linguagem e vocabulário, habilidades de comunicação integradas, interação, prática de pronúncia e fluência sempre fazendo as atividades de sala de aula o mais próximo possível a situações da vida real.

5 Inglês para Executivos Nosso currículo para o curso de Inglês I será baseado no Quadro Europeu Comum de Referência(QECR) para a aprendizagem de línguas, utilizando métodos que sejam mais adequados às suas necessidades. Seguindo uma abordagem semelhante como os nossos cursos de inglês geral, vamos nos concentrar na aprendizagem centrada no aluno e combinar metodologias como o Ensino da Língua Comunicativa (CTL) e a Aprendizagem Baseada em Tarefa (TBL), que fornecem comunicação e uso da linguagem prática. A fim de assegurar que você aprenda o vocabulário mais relevante e que realmente seja útil para você em suas atividades de negócios, nós selecionamos excelentes materiais do curso de editores estabelecidos. Estes são sempre suplementados por materiais autênticos. O programa inclui: funções da linguagem e vocabulário, habilidades de comunicação integradas, interação, prática de pronúncia e fluência sempre fazendo as atividades de sala de aula o mais próximo possível de situações da vida real de negócios. Inglês Académico II/III O curso de Inglês Académico é preparado para lhe fornecer orientações gerais sobre como escrever no "estilo académico" exigido pelos cursos universitários, utilizando métodos que sejam mais adequados às suas necessidades para alcançar um alto padrão de prática acadêmica na confecção dos trabalhos. Apesar da utilização de apostilas didáticas como principal recurso para a sua aprendizagem, normalmente as atividades serão complementadas com materiais autênticos como, jornais e revistas especializados e a Internet. Inglês para Professores O nosso Curso de Inglês para Professores é adequado a participantes com alguma experiência, mas pouco treinamento, ou até mesmo aqueles com pouca ou nenhuma experiência prévia que queiram trabalhar como professores de inglês. Nosso currículo para o curso de Inglês para Professores será baseado no Quadro Europeu Comum de Referência(QECR) para a aprendizagem de línguas, utilizando métodos que sejam mais adequados às suas necessidades. Iremos enfocar no planeamento e execução de aulas, treinamento em metodologias que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos, suas preferências de aprendizado e suas necessidades correntes. Além disso, promoveremos discussões sobre as habilidades linguísticas, ou seja, a leitura, a audição, a fala e a escrita, que também serão praticadas durante o curso, através de atividades dinâmicas e estrategicamente elaboradas e que irão contribuir enormemente para o desenvolvimento de seu profissionalismo e de suas habilidades de ensino.

6 Especificações dos Cursos Nas páginas seguintes são apresentadas as especificações que constituem os vários cursos. Curso de Inglês I Visão Geral do Curso O curso irá ajudar a desenvolver a audição, a fala, a leitura, a escrita e as habilidades de comunicação intercultural. Além disso, os alunos poderão melhorar todos os aspetos práticos de gramática. Objetivos do Curso Os objetivos do curso são: Melhorar a audição, fala, leitura e escrita através da análise e compreensão de histórias e trechos curtos. Capacitar os alunos a se familiarizarem com estratégias de aprendizagem. Aprender mais sobre as estruturas de sentenças e de parágrafos. Melhorar a sensibilidade dos alunos com relação a linguagem. Descrição do Curso O curso de Inglês I concentra-se em quatro aspetos básicos: - audição, fala, leitura e escrita. Além disso, este curso ainda envolve aspetos culturais. Os estudantes melhoram seu nível no idioma e maximizam sua capacidade de uso do Inglês em diversas situações quotidianas. Embora voltado para os quatro aspetos anteriormente referidos, os alunos praticam, concomitantemente, os aspetos de pronúncia, vocabulário, gramática e conversação. Assim, o curso irá ensinar alunos, iniciantes ou não, através de metodologia especializada, de maneira didática e eficiente, a estrutura gramatical, léxica e fonológica da língua inglesa. No caso de alunos não-iniciantes, o curso irá ajudá-los a recapitular e ampliar as habilidades adquiridas anteriormente, melhorando a fluência através da expansão do conhecimento geral e prático da linguagem. Cada aluno deverá cumprir os seguintes requisitos do curso: Passar pelo menos quatro horas por semana em autoestudo. Autoestudo inclui todas as tarefas dadas pelo instrutor. Participar ativamente das discussões em sala de aula online, fazendo perguntas e dando seus comentários ou opiniões, sempre que solicitado pelo instrutor. Fazer pesquisa na Internet e na biblioteca, revisar anotações de aula e apostilas, estudar o livro e realizar todas as outras atividades, conforme solicitado. Preparar e dar uma apresentação oral com duração de 5 a 10 minutos sobre temas que devem ser previamente selecionados e submetidos ao instrutor. Cada aluno fará a apresentação sobre um tema diferente. Participar de palestras, tutoriais e exames. Fazer todas as tarefas marcadas para casa. Entregar os trabalhos de curso na data marcada.

7 Resultados da Aprendizagem Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Adquirir mais habilidades no uso prático da linguagem. Participar de forma mais ativa e com precisão nas interações da vida real. Visualizar e selecionar rapidamente textos desconhecidos. Produzir redações curtas. Avaliação de Conhecimentos A avaliação de conhecimentos divide-se me quatro fases: TESTE 1 20% TESTE 2 20% Presentação Oral 20% Exame Final 40% Cursos de Inglês Académico II/III Visão Geral do Curso O Curso de Inglês Acadêmico deverá concentrar-se em dois aspetos principais, ou seja, leitura e escrita académicas. Portanto, este curso foi concebido para ajudar o aluno a ter sucesso nas tarefas de escrita que lhe serão exigidas como parte de seu curso académico. Objetivos do Curso Os objetivos do curso são: Melhorar a sua leitura e escrita acadêmicas através da análise e compreensão de teorias e artigos de carácter científico. Aprimorar habilidades de audição e fala acadêmicas, frequentando palestras e participando de debates e seminários acadêmicos. Capacitar os alunos com os processos da escrita desde a busca das fontes até a revisão de textos. Conhecer mais sobre os elementos da escrita acadêmica, desde os argumentos até os trabalhos em grupo. Melhorar a precisão na escrita, lidando com abreviaturas e tempos verbais Desenvolver estilos e a capacidade de abordagem crítica das fontes utilizadas.

8 Descrição do Curso O curso irá ajudá-lo através de metodologia especializada, didática e eficiente como estruturar seus estudos acadêmicos em Inglês, tanto de graduação e pós-graduação, o que pode muitas vezes ser bastante desafiador. Além do vocabulário acadêmico em inglês, você também aprenderá a lidar com metodologia científica, convenções de estilo, referenciação e formatos, muitas vezes inéditos para os alunos. No entanto, o mais importante no curso é o desenvolvimento sistemático de sua habilidade de pensamento crítico e de argumentações lógicas. Enfim, o curso irá ajudar você a recapitular e ampliar as habilidades adquiridas anteriormente, melhorando a fluência linguística através da expansão do conhecimento geral e prático da linguagem acadêmica. Cada aluno deverá cumprir os seguintes requisitos do curso: a) b) c) d) e) f) Passar pelo menos quatro horas por semana em autoestudo. Autoestudo inclui todas as tarefas dadas pelo instrutor. Participar ativamente das discussões em sala de aula online, fazendo perguntas e dando seus comentários ou opiniões, sempre que solicitado pelo instrutor. Fazer pesquisa na Internet e na biblioteca, revisar anotações de aula e apostilas, estudar o livro e realizar todas as outras atividades, conforme solicitado. Preparar e dar uma apresentação oral com duração de 10 a 15 minutos sobre temas que devem ser previamente selecionados e submetidos ao instrutor. Cada aluno/grupo fará a apresentação sobre um tema diferente. Participar de palestras, tutoriais e debates. Entregar os trabalhos de curso na data marcada. Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Adquirir mais habilidades no uso acadêmico da linguagem na escrita, leitura e fala. Abordar criticamente as fontes de material pesquisado e utilizado. Produzir textos científicos coerentes e coesos. Avaliação de Conhecimentos A avaliação de conhecimentos divide-se me quatro fases: Trabalho 1 20% Trabalho 2 20% Presentação Oral 20% Trabalho Final 40%

9 Curso de Inglês para Executivos Visão Geral do Curso O curso irá ajudar a desenvolver a audição, a fala, a leitura, a escrita e as habilidades de comunicação intercultural. Além disso, os alunos poderão melhorar as habilidades práticas de gramática. Objetivos do Curso Os objetivos do curso são: Enfocar nas competências em negócios e na estrutura da linguagem. Fornecer ao aluno condições de melhorar as quatro habilidades linguisticas através de material didático especializado. Apresentar vocabulário-chave para cada competência. Darindicações essenciais sobre consciência intercultural para trabalho em ambientes internacionais. Incentivar o autoestudo combinado com atividades propostas em classe. Descrição do Curso O curso centra-se em quatro aspectos básicos: audição, fala, leitura e escrita. Além disso, este curso envolve também aspectos culturais. Você vai melhorar seu nível de inglês e maximizar a sua capacidade de usar o Inglês em várias situações do dia-a-dia. Embora incidindo sobre os quatro aspectos acima mencionados, você vai praticar simultaneamente pronúncia, vocabulário, gramática e conversação. De modo o curso vai te ensinar, iniciante ou não, através de uma metodologia especializada, didática e eficiente a estrutura gramatical, lexical e fonológica da língua inglesa. Para os alunos não-iniciantes, o curso vai ajudá-los a rever e ampliar as competências adquiridas anteriormente, melhorando a fluência através da expansão do conhecimento geral e prático da língua. Cada aluno deverá cumprir os seguintes requisitos do curso: a) b) c) d) e) f) Passar pelo menos quatro horas por semana em autoestudo. Autoestudo inclui todas as tarefas dadas pelo instrutor. Participar ativamente das discussões em sala de aula online, fazendo perguntas e dando seus comentários ou opiniões, sempre que solicitado pelo instrutor. Fazer pesquisa na Internet e na biblioteca, revisar anotações de aula e apostilas, estudar o livro e realizar todas as outras atividades, conforme solicitado. Preparar e dar uma apresentação oral com duração de 5 a 10 minutos sobre temas que devem ser previamente selecionados e submetidos ao instrutor. Cada aluno fará a apresentação sobre um tema diferente. Participar de palestras, tutoriais e exames. Entregar todos os trabalhos de curso na data marcada. Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Adquirir mais habilidades no uso prático e específico da língua. Participar mais ativamente e com precisão em interações de negócios na vida real. Visualizar e selecionar rapidamente textos desconhecidos. Analisar dados e produzir redações técnicas curtas.

10 Avaliação de Conhecimentos A avaliação de conhecimentos divide-se me quatro fases: Trabalho em grupo/individual Trabalho em grupo/individual Trabalho em grupo/individual Apresentação Oral (individual e/ou em grupo): 20% 20% 20% 40% Curso de Inglês para Professores Visão Geral do Curso O curso irá capacitar os candidatos a: Compreender as teorias sobre a aquisição do Inglês como língua estrangeira; Lecionar em todos os níveis, através de métodos integrados de enfoque no aluno; Trabalhar com as 4 habilidades (fala, audição, leitura and escrita); Aprimorar as técnicas de correção de erros; Desenvolver materiais didáticos; Lidar com grupos multiculturais; Propor tarefas para casa eficazes e atraentes; Lidar com diferentes tipos de avaliações. Objetivos do Curso O curso permite que os candidatos a: 1. Adquirir conhecimento do assunto essencial e familiaridade com os princípios do ensino eficaz; 2. Desenvolver uma gama de habilidades práticas para o ensino de Inglês; 3. Demonstrar a sua capacidade de aplicar a sua aprendizagem em um contexto de ensino real.

11 Descrição do Curso O curso prepara os alunos para enfrentar situações diárias e obter melhores resultados das suas carreiras, através do enfoque nos aspetos mais importantes que permitem ao aluno tornar-se um bom professor. Nossos profissionais são treinados e qualificados para ministrar aulas de inglês tanto Geral quanto de negócios para professores. Os alunos serão treinados através de diversas atividades como seminários e aulas práticas, literaturas britânicas e americanas; aspetos culturais dos países de língua inglesa e treino nas últimas novidades em técnicas de ensino e aprendizagem desenvolvidas na aplicação da metodologia. Você terá tudo isto acima, num ambiente com instalações modernas e confortáveis totalmente propícias ao seu desenvolvimento. Cada aluno deverá cumprir os seguintes requisitos do curso: a) b) c) d) e) f) Passar pelo menos quatro horas por semana em autoestudo. Autoestudo inclui todas as tarefas dadas pelo instrutor. Participar ativamente das discussões em sala de aula online, fazendo perguntas e dando seus comentários ou opiniões, sempre que solicitado pelo instrutor. Fazer pesquisa na Internet e na biblioteca, revisar anotações de aula e apostilas, estudar o livro e realizar todas as outras atividades, conforme solicitado. Preparar e daraulasa serem observadas e avaliadascom duração de 20 a 30 minutos cada, sobre temas que devem ser previamente selecionados e submetidos ao instrutor. Cada aluno dará uma aula sobre um tema diferente. Participar de palestras, tutoriais e debates. Entregar todos os trabalhos de curso na data marcada. Resultados da Aprendizagem Após a conclusão do curso, os alunos poderão: Adquirir mais habilidades no ensino de Inglês como língua estrangeira. Desenvolver mais habilidades na gestão de grupos de inglês como língua estrangeira. Tornar-se mais consciente das necessidades dos alunos na sala de aula Analisar os dados e produzir avaliações mais precisas e adequadas para grupos e para indivíduos.

12 Avaliação de Conhecimentos A avaliação de conhecimentos divide-se em dois componentes Componente 1: Componente 2: Planeamento e ensino; Trabalhos escritos relacionados com a Sala de Aula (dos quais existem quatro no total) O objetivo da avaliação para cada tópico espera que os candidatos sejam capazes de: a) b) c) d) e) f) Avaliar as necessidades do aluno, planear e ensinar lições que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos, preferências de aprendizagem e necessidades reais; Demonstrar consciência e conhecimento linguísticos e estratégias de ensino adequadas; Demonstrar conhecimento sobre as competências linguísticas e como elas podem ser adquiridas; Planear e preparar aulas que visem desenvolver a competência global linguística de seus alunos; Demonstrar um conjunto adequado de competências de ensino a este nível, assim como consciência e responsabilidade profissional. Avaliação de Conhecimentos Todos os módulos terão um sistema de avaliação de conhecimentos conduzido pelo responsável de cada módulo e verificado externamente por um assessor, como forma de garantir uma avaliação justa e objetiva. Todas as avaliações de conhecimento terão como referência os critérios estabelecidos nos Resultados de Aprendizagem de cada módulo.

13 Antigos Alunos (Alumni) Os Alumni desempenham um papel importante na T&H Management School. Eles ajudam a criar oportunidades de emprego e estágios para estudantes de graduação e pós-graduação através de uma rede social própria. Além disso, podem ainda atuar como oradores convidados em muitos programas, trazendo sua experiência em negócios. Para além disso, anualmente a T&H Management School promove ações de formação complementar aos seus antigos alunos, como forma de garantir uma atualização continuada de seus conhecimentos. Possuímos uma equipe dedicada com a missão de planear, promover atividades e proporcionar assistência e informação para antigos alunos.

14 Call Us: + 44 (0) CONTACT US T&HMS International office/ Admissions Processing Centre 15 Leeland Road London W13 9HH United Kingdom +44 (0) info@thmschool.com T&HMS - Lisbon Campus International Office (T&HMS), Alameda Linhas de Torres 179, Lisbon, Portugal lisbon@thmschool.com Tourism & Hospitality Management School

Diploma Preliminar em Estudos de Gestão

Diploma Preliminar em Estudos de Gestão Diploma Preliminar em Estudos de Gestão Acreditamos que a educação é essencial para o desenvolvimento das nações. Trabalhamos em conjunto com os alunos para contribuir para o desenvolvimento de líderes

Leia mais

Diploma em Turismo e Gestão Hoteleira

Diploma em Turismo e Gestão Hoteleira Diploma em Turismo e Gestão Hoteleira Acreditamos que a educação seja essencial para o desenvolvimento das nações. Trabalhamos em conjunto com os alunos para contribuir para o desenvolvimento de líderes

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais ao nível de Licenciaturas e Mestrados

Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais ao nível de Licenciaturas e Mestrados 2011 2014 Project Number N 517575 LLP 1 2011 1 CH ERASMUS EMCR AGREEMENT N 2011 3648 / 001 001 Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais ao nível de Licenciaturas e Mestrados

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*):

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*): PAC UFSCar 2016 1.INTRODUÇÃO A Política de Capacitação da UFSCar estabelece as diretrizes para capacitação de servidores com vistas ao desenvolvimento de um processo de educação continuada e permanente

Leia mais

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus Como funciona uma aula de inglês na Language Plus professores nativos de inglês. Sobre os Cursos da Language Plus Os Cursos de Inglês da Language Plus foram desenhados especialmente para os profissionais

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de TIC Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Pró diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;

Leia mais

Pacote de Informações

Pacote de Informações Pacote de Informações Um documento detalhado sobre o Curso de Hebraico Bíblico Nível E Ministrado pelo eteacher Group e pela Universidade Hebraica de Jerusalém Informações para Contato Você tem uma pergunta

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES OS NOSSOS

MISSÃO VISÃO VALORES OS NOSSOS VISÃO MISSÃO Criar Recursos Humanos de Excelência e alta qualidade que tenham a capacidade de inovação, competitividade e criação de riqueza, num ambiente exigente ao nível nacional e internacional. Contribuir

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação e Formação Especialização: E-learning e Formação a Distância (Regime a Distância) 14 15 Edição Instituto

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROVAS SEGUNDO O MODELO ENADE. Profa. Tânia Moura Benevides

ELABORAÇÃO DE PROVAS SEGUNDO O MODELO ENADE. Profa. Tânia Moura Benevides ELABORAÇÃO DE PROVAS SEGUNDO O MODELO ENADE Profa. Tânia Moura Benevides Agenda QUESTÕES NORTEADORAS SINAES ENADE Estrutura da prova Responsabilidades Tipos de questões QUESTÕES NORTEADORAS O que nós professores

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Cursos de Doutoramento

Cursos de Doutoramento PROSPECTO FACULDADE DE ECONOMIA Cursos de Doutoramento CONTACTOS FACULDADE DE ECONOMIA Av. Julius Nyerere, Campus Universitário, 3453 Tel: +258 21 496301 Fax. +258 21 496301 1 MENSAGEM DO DIRECTOR Sejam

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Introdução A Seção de Leitura da IFLA tem o prazer de apresentar algumas sugestões práticas para as bibliotecas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR NOVA ANDRADINA MS Julho/2014 ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR Projeto elaborado pela professora

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2008 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários.

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Módulo 3: Etapa 1 Treinamento e qualificação O Processo de Qualificação / Treinamento e Desenvolvimento Até agora

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

Projecto de Lei n.º 54/X

Projecto de Lei n.º 54/X Projecto de Lei n.º 54/X Regula a organização de atribuição de graus académicos no Ensino Superior, em conformidade com o Processo de Bolonha, incluindo o Sistema Europeu de Créditos. Exposição de motivos

Leia mais

o(a) engenheiro(a) Projeto é a essência da engenharia 07/02/2011 - v8 dá vazão

o(a) engenheiro(a) Projeto é a essência da engenharia 07/02/2011 - v8 dá vazão empíricos ou vulgar ou senso comum filosófico exige raciocínio reflexões racional e objetivo produto precede a construção conjunto de atividades o(a) engenheiro(a) aplica conhecimentos científicos ligado

Leia mais

da Computação Experimental nacamura@utfpr.edu.br

da Computação Experimental nacamura@utfpr.edu.br Métodos Quantitativos em Ciência da Computação Experimental Luiz Nacamura Júnior nacamura@utfpr.edu.br O sistema de pós graduação Especialização Mestrado profissional Mestrado acadêmico Doutorado Pós Doutorado

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Privado da escolaridade, o ser humano não abdica da sua condição de produtor de conhecimentos.

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG.

Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG. Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG. Noelma Silva noelmasilv@yahoo.com.br Elisabete Tomomi Kowata betinha@ueg.br

Leia mais

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade.

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade. JOVEM APRENDIZ A SERCIDADÃO Somos uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP que nasceu a partir da atuação de diversos profissionais das diferentes áreas de atuação. Nossos projetos buscam,

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão ministrar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Formação de Professores Tema: Educação Especial 16 17 Edição Instituto de Educação da

Leia mais

Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD

Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD Patrícia Roberta de Almeida Castro MACHADO (FL-UFG) patricia_cultura@hotmail.com Lucielena Mendonça de LIMA orientadora (FL-UFG) lucielenalima@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE MATEMÁTICA: RELATOS DECORRENTES DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS Inês Ivone Cecin Soprano 1

A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE MATEMÁTICA: RELATOS DECORRENTES DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS Inês Ivone Cecin Soprano 1 A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE MATEMÁTICA: RELATOS DECORRENTES DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS Inês Ivone Cecin Soprano 1 Resumo: O presente relato é fruto de uma experiência do componente curricular

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 Estabelece regras e critérios de execução e monitoramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PROCURADORIA GERAL DO ESTADO CONSELHO SUPERIOR DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO Nº 003/2008

ESTADO DE ALAGOAS PROCURADORIA GERAL DO ESTADO CONSELHO SUPERIOR DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO Nº 003/2008 Página 1 RESOLUÇÃO Nº 003/2008 APROVA O REGULAMENTO DO PROGRAMA PERMANENTE DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO APLICÁVEL AOS PROCURADORES DE ESTADO, DESENVOLVIDO PELO CENTRO DE ESTUDOS. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Évora A.1.a. Outra(s)

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

THE STATE EDUCATION DEPARTMENT / THE UNIVERSITY OF THE STATE OF NEW YORK BLUEPRINT FOR ENGLISH LANGUAGE LEARNERS (ELLS) SUCCESS

THE STATE EDUCATION DEPARTMENT / THE UNIVERSITY OF THE STATE OF NEW YORK BLUEPRINT FOR ENGLISH LANGUAGE LEARNERS (ELLS) SUCCESS A missão da Secretaria de Educação Bilíngue e Estudos de Idiomas Estrangeiros (Office of Bilingual Education and World Languages - OBE-WL) do Departamento de Educação do Estado de Nova Iorque (New York

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS 1.ª Edição 2011-2012 Nos termos do disposto no artigo 8.º, n.º 1, a), do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, aprovado

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

TRABALHAR E ESTAGIAR NA UE OPORTUNIDADES DE CARREIRA NA UNIÃO EUROPEIA

TRABALHAR E ESTAGIAR NA UE OPORTUNIDADES DE CARREIRA NA UNIÃO EUROPEIA TRABALHAR E ESTAGIAR NA UE OPORTUNIDADES DE CARREIRA NA UNIÃO EUROPEIA r ) INSTITUIÇÕES EUROPEIAS Conselho da UE Comissão Europeia Conselho Económico Social Europeu Comité das Regiões Parlamento Europeu

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

9 EDIÇÃO - LISBOA 10 EDIÇÃO - PORTO

9 EDIÇÃO - LISBOA 10 EDIÇÃO - PORTO Este é um programa de aperfeiçoamento destinado a dirigentes de instituições da economia social (IPSS, ONGs, misericórdias e outras instituições sem fins lucrativos) que pretendam melhorar a sua capacidade

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

República de Moçambique Ministério da Saúde Direcção Nacional de Saúde Pública

República de Moçambique Ministério da Saúde Direcção Nacional de Saúde Pública República de Moçambique Ministério da Saúde Direcção Nacional de Saúde Pública Processo para o Reconhecimento do Desempenho dos Serviços de Saúde Materna e Neonatal, de Planeamento Familiar e de Prevenção

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Ministério da Educação CNPJ: 00.394.445/0124-52 SETOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria de Educação Básica(SEB) ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Maria de Lurdes Rodrigues Em matéria de educação, em quase todo o mundo, foram definidas regras que consagram o objetivo de proporcionar a todas as crianças

Leia mais

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida!

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Pósgraduação 2016 O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Estamos na era do conhecimento: não existe mais data para encerrar os estudos para atender a um mercado em constantes mudanças. Para

Leia mais

NATIONAL EMPLOYEE DEVELOPMENT TRAINING CENTRE

NATIONAL EMPLOYEE DEVELOPMENT TRAINING CENTRE Informações NATIONAL EMPLOYEE A ESCOLA A NED (National Employee Development Training Centre) é uma instituição privada de ensino com sede em Dublin, capital da Republica da Irlanda. Temos como propósito

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Cartilha Primeiros Passos``

Cartilha Primeiros Passos`` Cartilha Primeiros Passos`` A diretoria de gestão de pessoas da Colucci Consultoria Jurídica Júnior preparou para você que se inscreveu no processo seletivo, um manual que contêm uma explicação mais elaborada

Leia mais

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ariana Aparecida Soares Leonel 1 Ana Paula Ferreira 2 Natália Pereira Inêz 3 Frank José Silvera Miranda 4 RESUMO

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2016 Apresentação O Sindusfarma deseja oferecer aos seus associados à possibilidade de

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Escola Nacional de Saúde Pública REGULAMENTO E PLANO DE ESTUDOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Escola Nacional de Saúde Pública REGULAMENTO E PLANO DE ESTUDOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA REGULAMENTO E PLANO DE ESTUDOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA JULHO DE 2015 ÍNDICE CHAVE DE SIGLAS 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESTINATÁRIOS... 4 3. FINALIDADE... 4 4. OBJECTIVOS GERAIS... 4 5. PLANO

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Caracterização dos cursos de licenciatura

Caracterização dos cursos de licenciatura Caracterização dos cursos de licenciatura 1. Identificação do ciclo de estudos em funcionamento Os cursos de 1º ciclo actualmente em funcionamento de cuja reorganização resultam os novos cursos submetidos

Leia mais

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade TERMO DE REFERÊNCIA nº 004/2016 Contratação na Área de Projetos Especiais Responsável: Leonardo Geluda Setor: Área de Projetos Especiais Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016 1. Identificação Recrutamento

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Lançada pela Fundação Schlumberger em 2004, a Universidade para o Futuro cresceu para se tornar uma comunidade de 142 mulheres em 43 países.

Lançada pela Fundação Schlumberger em 2004, a Universidade para o Futuro cresceu para se tornar uma comunidade de 142 mulheres em 43 países. Próxima sessão de concessão de bolsas de estudo A sessão de concessão de bolsas de estudo de 2011 abrirá para inscrições a partir de 15 de setembro de 2010. Formulários de orientação e inscrição estarão

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª. Série Análise Estruturada de Sistemas Sistemas de Informação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino A escola e a gestão do conhecimento Entender as instituições educacionais pressupõe compreendê-las e colocá-las em relação

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA Anilda Costa Alves Jamile Alves da Silva Leônidas José da Silva Jr Universidade Estadual da Paraíba anildauepb@gmail.com milygta10@hotmail.com

Leia mais