ESTUDO DIRIGIDO. 1º Trimestre º ano Artes Sharlene CONTEÚDO DO TRIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DIRIGIDO. 1º Trimestre º ano Artes Sharlene CONTEÚDO DO TRIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO"

Transcrição

1

2 Patrimônio Neoclassicismo Romantismo Antiguidade Clássica

3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.Seminário- 10 pontos 1.1 Qualidade do trabalho quanto ao conteúdo. 1.2 Qualidade do trabalho quanto a forma: apresentação e organização de modo elaborado e claro. 1.3 Postura, articulação na fala e eloquência na apresentação do seminário. 1.4 Domínio do conteúdo e capacidade de argumentação. 2.Trabalhos práticos- 10 pontos * 2.1 Criação artística a partir da experimentação de diferentes materiais e suportes. 2.2 Organização de formas no espaço bidimensional articulando percepção, imaginação, emoções e ideias. 2.3 Coerência com a proposta. 2.4 Qualidade de expressão e esmero apreensível visualmente. Critério de distribuição dos pontos em cada item: Excelente- 2,5 pontos Bom- 2 pontos Razoável- 1,5 ponto Insuficiente- 1 ponto Ausente- 0 ponto 3. Avaliação escrita- 10 pontos 3.1 Compreensão, coerência, coesão e domínio do conteúdo trabalhado.

4 TÓPICOS DE CONTEÚDO: 1. O Romantismo e o Neoclassicismo contemporâneos - a Revolução Francesa. 2. A Pintura Histórica e seu repertório visual a serviço da Revolução. 3. David e a pintura Marat Assassinado. 4. Leitura e releitura de obra de Arte. 5. A destruição dos prédios históricos franceses e o nascimento da ideia de preservação. 6. As gravuras de Goya. 7. Classicismo na arquitetura 8. Missão Artística Francesa. 9. Neoclassicismo no Brasil. 10. Debret entre a pintura histórica e as aquarelas com temas pitorescos.

5 Neoclassicismo O Neoclassicismo foi um importante estilo artístico que surgiu na Europa, do final do século XVIII, com a ascensão da burguesia. Resgatando os valores artístico do classicismo greco-romano, predominava o racionalismo e idealismo em detrimento do caráter emotivo do barroco e rococó. Alimentado pelas escavações arqueológicas, os temas eram de pintura histórica, retratos e mitologia, representados de forma heróica. Observe algumas obras:

6 O Quadro mais emblemático deste movimento foi o Marat de David. Entenda um pouco o porquê:

7 RELEITURA DE OBRA DE ARTE

8 PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FRANCÊS Com a Revolução Francesa, iniciou-se um processo de vasta destruição de edifícios relacionados à monarquia e à Igreja. Na queda da Bastilha, uma comissão legislativa propôs a criação de um espaço que pudesse proteger e memorar os fragmentos das demolições. Em 1973, com a criação de um museu, discutia-se a possibilidade de preservar prédios inteiros e já se instaurava as primeiras medidas governamentais para preservação de bens materiais.

9 ROMANTISMO O Romantismo foi um movimento que surgiu em oposição ao racionalismo e idealismo neoclássico. Ele buscava resgatar o caráter dramático do barroco. As cores eram predominantemente quentes. Os temas preferencialmente históricos e sobre a natureza. A violência era recorrente nas pinturas e gravuras, como podemos observar nas obras de Goya e Delacroix.

10 GRAVURAS DE GOYA

11 CHEGADA DO NEOCLASSICISMO NO BRASIL No século XVIII, a produção artística brasileira iniciou um processo de transformação, no qual o interesse por pinturas de paisagens e retratos cresceu em detrimento da temática religiosa. As oficinas, que até então eram predominantemente conventuais, passaram a trabalhar para construções civis. Em 1816, a pedido de Dom João VI, chegou a Terra Brasilis a Missão Artística Francesa. Com isso, chegou também o neoclassicismo inspirado em David, pintor francês, e todo o academicismo intrínseco a ele. O Brasil, agora Império, sofreu uma mudança radical de gosto, que teve como marco a abertura da Academia Imperial de Belas Artes, a primeira do país.

12 MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA [...] chefiada por Joachim Lebreton e integrada pelo arquiteto Gradjean de Montigny, os pintores Nicolas Taunay e Jean Baptiste Debreto, o escultor Auguste Taunay, o gravador Charles Pradier, além de alguns artífices, sendo posteriormente incorporados os escultores Marc e Zépherin Ferrez. Vindos para o Brasil principalmente pelas circunstâncias políticas ligadas à queda de Napoleão, alguns destes artistas posteriormente retornaram à França, como Nicolas Taunay e Pradier, mas outros permaneceram mais tempo como Debret, ou se radicaram definitivamente, como Montigny e os irmãos Ferrez, conseguindo cumprir em 1826 o objetivo maior da chamada Missão Francesa: a abertura da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. ¹ Com isso, a Academia iniciou no país uma nova produção artística onde a base do pensamente era o classicismo : A busca por um ideal de beleza Temas nobres, predominando a pintura histórica A importância de um desenho tecnicamente perfeito Preferência por materiais nobres Contrariando a tradição colonial, neste período houve uma ruptura com a preferência por temas religiosos e no uso da madeira para produção das imagens. Fundada e mantida pelo Estado, a Academia permaneceu atrelada aos interesses oficiais. ¹ PEREIRA, Sonia Gomes. Arte Brasileira no Século XIX. Editora C/Arte. P14.

13 No Youtube tem 4 episódios da PUC-Rio: Série Missão Francesa

14 Jean Baptiste Debret, além de pintor, também foi desenhista, gravador, decorador, cenógrafo e professor como era comum aos artistas da época. Aluno e primo de David aquele artista que pintou Marat, lembra?! seguiu o estilo neoclássico e marcou a cultura brasileira nos quinze anos que ficou por aqui. Enquanto professor, apresentava um estilo acadêmico, no qual os cânones clássicos organizavam as pinturas histórica e retratos da corte. Todavia, as aquarelas dele não foram inspiradas nos grandes mecenas, mas no povo; principalmente nos escravos, de quem ele compunha registros exóticos, como era de interesse dos europeus na época.

15 Debret Acadêmico Debret Acadêmico Debret Pitoresco

16 Debret é certamente o artista mais popular da Missão Artística Francesa, reconhecido internacionalmente pelos cadernos de viagens organizados na volta dele à França. O pintor publicou um livro, cujo nome foi traduzido como Viagem Pitoresca e Histórica pelo Brasil. Nele, continham registros com comentários sobre os índios, a mata, os negros, as festas tradicionais e manifestações populares.

17 ARQUITETO GRANDJEAN DE MONTIGNY

18 A permanência do clássico Quando nos deparamos com uma obra clássica, fazemos uma experiência de familiaridade. Pois nela, encontramos a nossa própria cultura. Veja: Grécia Antiga Renascimento Neoclassicismo ( Brasil)

19 Fases da arte grega... Arcaíca: imagens rígidas e de estilo próximo ao dos egípcios e orientais antigos. Postural frontal e simétrica. Artistas:os irmãos Cleóbis e Biton (Polímedes de Argos). Clássica: início da técnica do contraposto (contrapeso empregado como uma assimetria calculada). Inserção de movimento e naturalismo. Artistas: Policleto (Doríforo), Miron (Discóbolo) e Fídias (Zeus e Palas Atena). Helenística: conjuntos escultóricos trabalhados em todos os ângulos para ser observado por inteiro. Figuras representando movimento e dramaticidade nas cenas. Artistas: Hagesandro, Atenodoro e Polidoro (laocoonte e seus filhos).

20 Partenon ( a.c.) Machado (séc. XIX) Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do

21

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Missão Artística Francesa Neoclassicismo e Romantismo: entre a razão e a emoção Arte no Brasil Império Da tradição a modernidade: da pintura a fotografia Academicismo 1. Missão Artística Francesa. 2. Debret

Leia mais

Conservação e restauração do patrimônio histórico nacional

Conservação e restauração do patrimônio histórico nacional Artes Plásticas/ Sharlene 1º Bimestre 2018 CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE A pintura histórica e suas narrativas Neoclassicismo e Romantismo europeu

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal RENASCIMENTO Europa 1400 A 1600 BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII ATÉ INÍCIO XIX Forte relação

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

Tarefas 07, 09 e 11 Professora Tainá

Tarefas 07, 09 e 11 Professora Tainá Tarefas 07, 09 e 11 Professora Tainá TAREFA 07 01. As pinturas neoclássicas visavam, na maioria das vezes, construir símbolos para a nação. Analise a obra representada abaixo explicando a construção destes

Leia mais

A arte Grega.

A arte Grega. A arte Grega Arte de Destaque A expressão arte grega engloba as expressões culturais, arquitetônicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do período que se inicia na Idade do Ferro

Leia mais

NEOCLASSICISMO. Prof. Nunes

NEOCLASSICISMO. Prof. Nunes NEOCLASSICISMO Prof. Nunes CONTEXTUALIZAÇÃO A Última década do séc. XVIII e o início do séc. XIX foi marcado pela transição da Idade Moderna para a Contemporâneo e assinala a derrubada do Antigo Regime

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. 1 Habilidades: Reconhecer características e produções artísticas dos períodos denominados: Barroca Europeia

Leia mais

Contribuíram para a afirmação do movimento neoclássico a curiosidade pelo passado que se seguiu às escavações de Pompéia e Herculano, e a obra de

Contribuíram para a afirmação do movimento neoclássico a curiosidade pelo passado que se seguiu às escavações de Pompéia e Herculano, e a obra de NEOCLASSICISMO O neoclassicismo é um movimento artístico que, a partir do final do século XVIII, reagiu ao barroco e ao rococó, e reviveu os princípios estéticos da antiguidade clássica, atingindo sua

Leia mais

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 4: Unisalesiano Semestre Neoclassicismo

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 4: Unisalesiano Semestre Neoclassicismo História da Arte Publicidade e Propaganda Aula 4: Unisalesiano 2017-2 Semestre Neoclassicismo Conceito Movimento artístico iniciado no século XVIII até o século XIX que reviveu o espírito das grandes civilizações

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

Arte Grega Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do

Leia mais

NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga

NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga O ideal romântico de ressuscitar os valores estéticos da antiguidade clássica inspirou o movimento artístico conhecido como neoclassicismo, que dominou

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

A transição do século XVIII para o século XIX

A transição do século XVIII para o século XIX A transição do século XVIII para o século XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Missão Artística Francesa: Influências Neo-Clássicas e Acadêmicas. Apoio pedagógico: www.artevisualensino.com.br

HISTÓRIA DA ARTE. Missão Artística Francesa: Influências Neo-Clássicas e Acadêmicas. Apoio pedagógico: www.artevisualensino.com.br HISTÓRIA DA ARTE Missão Artística Francesa: Influências Neo-Clássicas e Acadêmicas 1 Apoio pedagógico: www.artevisualensino.com.br A queda de Napoleão Bonaparte, em 1815, e a decadência de seu império

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA.

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I A ARTE POR MEIO DA DOUTRINA GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. GRÉCIA Por arte da Grécia Antiga compreende-se

Leia mais

decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco.

decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles,

Leia mais

De 1808 à Independência

De 1808 à Independência De 1808 à Independência Contexto Expansão militar de Napoleão Portugal desobedece Bloqueio Continental Chegada da Família Real 22/01/1808 28/01/1808: Carta Régia: a abertura dos portos às nações amigas.

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles ARTE NA GRECIA História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

O trabalho escravo no Brasil Algumas imagens

O trabalho escravo no Brasil Algumas imagens O trabalho escravo no Brasil Algumas imagens Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, na França, em 18 de abril de 1768. Formado pela Academia de Belas Artes de Paris, Debret foi um dos membros da Missão

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística em

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

Rejeição às extravagâncias e caprichos do Barroco/Rococó, uma observância conscienciosa das regras.

Rejeição às extravagâncias e caprichos do Barroco/Rococó, uma observância conscienciosa das regras. NEOCLASSICISMO No final do século XVIII, com a Revolução Francesa, vai surgir o espírito dos tempos modernos. Abandonando o estilo barroco que era trabalhoso, temos como conseqüência a mudança do estilo

Leia mais

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323).

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO TURNO MATUTINO CONTEÚDOS DE AVALIAÇÃO PROFESSORA :EVA CRISTINA MIRANDA FEITOSA COMPONENTE CURRICULAR: ARTES TIPO AVALIAÇÃO CONTEÚDO DATA AV1 ESCRITA DISCURSIVA

Leia mais

AS INOVAÇÕES NA ARTE RENASCIMENTO BARROCO 1774 ROCOCÓ 1820 NEOCLASSICISMO 1850 ROMANTISMO 1900 REALISMO

AS INOVAÇÕES NA ARTE RENASCIMENTO BARROCO 1774 ROCOCÓ 1820 NEOCLASSICISMO 1850 ROMANTISMO 1900 REALISMO 1300 RENASCIMENTO AS INOVAÇÕES NA ARTE 1650 BARROCO 1790 1774 ROCOCÓ 1820 NEOCLASSICISMO 1850 Os es/los surgiram em um intervalo de tempo muito menor, se comparados aos anteriores. A Revolução Industrial

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes GRÉCIA Arte grega O povo grego foi um povo onde a criatividade se fez presente, tanto na arte quanto na literatura. Na arquitetura, as muitas construções públicas comprovam uma combinação de conhecimentos

Leia mais

Aula 3 Arte na Grécia

Aula 3 Arte na Grécia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 3 Arte na Grécia Profª Andréia Leite A Arte na Grécia -Por volta do século X a.c., os habitantes da Grécia eram formados por pequenas comunidades (cidades-estado). - Com

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

História B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História B: Aula 10. Europa no Século XIX. História B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA ARTE ROMÂNTICA O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA Mudanças: O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE UMA IMAGEM ARTE E RELIGIÃO BARROCO EUROPEU DO DESENHO A PINTURA CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA A DÍADE EMOÇÃO E RAZÃO 1. O Maneirismo como um estilo

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO 1 - CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ARTES PLÁSTICAS 2 - DATA DA ETAPA ESPECÍFICA 27 de junho de 2012 3 - LOCAL DA ETAPA ESPECÍFICA Prédio

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Prof. Victor Creti Bruzadelli

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Prof. Victor Creti Bruzadelli INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Prof. Victor Creti Bruzadelli Era das Revoluções Conceito de Eric Hobsbawn: Processo amplo de decadência do Antigo Regime e da ascensão de novos modelos políticos e grupos sociais

Leia mais

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo) Questão Sensações de ansiedade são, normalmente, parte da experiência humana, mas a ansiedade excessiva, frequente ou inapropriada pode levar a doenças. Esse estado mental é acompanhado por respostas comportamentais

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Pintura Brasileira século XIX Assim como a arquitetura, a pintura irá assimilar as mudanças sociais e políticas. Criaram-se neste período, no Brasil, empresas de mineração,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I Profs.: Dalmo Vieira Filho Rodrigo Almeida Bastos PLANO DE ENSINO 2 O. SEMESTRE

Leia mais

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE PROF. ESPECIALISTA LAILE ALMÉRIA DE MIRANDA e-mail: lailealmeria@hotmail.com DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE APRESENTAÇÃO EMENTA BOAS VINDAS FORMAÇÃO ACADÊMICA 1ª Pós Graduação 2004/2005. Campanha Nacional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

Partenon (Templo à deusa Atena)

Partenon (Templo à deusa Atena) ARTE GREGA A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

Família Real no Brasil. A Arte nesse período

Família Real no Brasil. A Arte nesse período Família Real no Brasil A Arte nesse período A FORMAÇÃO DO SISTEMA DE ARTE NO BRASIL Fatos e datas Importantes: 1804 França faz o bloqueio continental, que impedia todos os países Europeus a negociar com

Leia mais

2º Bimestre 2018 Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

2º Bimestre 2018 Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO AFRICANOS ORIGENS DA CULTURA BRASILEIRA INDÍGENAS EUROPEUS 1. A arte brasileira em suas raízes: portugueses, índios e africanos. 2. Tribos indígenas pré-cabralianas e contemporâneas. 3. O papel dos escravos

Leia mais

Rio de Janeiro Período Imperial - Neoclássico. Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes UNESP

Rio de Janeiro Período Imperial - Neoclássico. Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes UNESP Rio de Janeiro Período Imperial - Neoclássico Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes UNESP 1 A Luz divina e jardim das delícias As inúmeras perspectivas em vôo de pássaro das altas montanhas circundadas

Leia mais

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo.

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo. ミ Trabalho de Literatura 彡 Tema: Classicismo e Humanismo. Movimento cultural que se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas ciências e em outros ramos da atividade

Leia mais

ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO

ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

CARACTERÍSTICAS GERAIS: REALISMO Contexto histórico: O movimento do Realismo teve seu gênesis no campo da literatura e das diferentes artes a partir de meados do século XIX. Surgiu na França, tornando-se uma reação ao neoclassicismo

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE II. Século XIX

HISTÓRIA DA ARTE II. Século XIX HISTÓRIA DA ARTE II Século XIX O Neoclassicismo na Europa Contexto Histórico - Século XVIII: Idade das Luzes - Descoberta de Herculano (1713) e Pompéia (1748) - Na Europa: guerras (esgotamento das riquezas)

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Nome do Curso: Historiografia da arte - séculos XVII, XVIII e XIX - e os conceitos definidores de estilos, períodos e movimentos artísticos

Nome do Curso: Historiografia da arte - séculos XVII, XVIII e XIX - e os conceitos definidores de estilos, períodos e movimentos artísticos Ementa de Curso/Linha: HCA Período: 2018.1 Disciplina: HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE Código: BAC 764 (M) e BAC 810 (D) NOS SÉCULOS XVI AO XVIII - 1 Nome do Curso: Historiografia da arte - séculos XVII, XVIII

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Recuperação do II Trimestre / 2 º ano/arte Professor(a): Márcio Data: / setembro / 2016. 1-Sobre a Arte no Realismo, julgue os itens a seguirem(c) CERTOS

Leia mais

RESUMOS Discente do curso de mestrado em História e Crítica da Arte do Programa de Pósgraduação

RESUMOS Discente do curso de mestrado em História e Crítica da Arte do Programa de Pósgraduação RESUMOS 2014 A OBRA MURAL DE BANDEIRA DE MELLO Rafael Bteshe Discente do curso de mestrado em História e Crítica da Arte do Programa de Pósgraduação em Artes Visuais da UFRJ. Docente do Ensino Médio e

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ARTE NO BRASIL DO SÉCULO XIX

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ARTE NO BRASIL DO SÉCULO XIX ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel Neoclássico no Brasil A Missão Artística Francesa Neoclássico no Brasil Em 1816, durante a estada da família real portuguesa no Brasil, chega ao

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

Arte Grega e Arte Romana

Arte Grega e Arte Romana Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. Arte Grega e Arte Romana ANDREIA LEITE N1C2 3º ano Obras Figura 1 Vênus de Lespugue, 21000 a.c. Figura 2 - Kouros, 600 a.c. Figura 3 - Busto de Bruto Capitolino, 300-275

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico) PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA CNPJ 83.102.251/0001-04 Fone: (47) 3395-6300 E-mail: educacao@pomerode.sc.gov.br Rua 15 de Novembro, 649 Bairro Centro 89107-000

Leia mais

CLASSICISMO Foi um estilo de meados do séc. XVIII (1750 a 1830, aproximadamente). Iniciou com a morte dos compositores do Barroco e terminou com o

CLASSICISMO Foi um estilo de meados do séc. XVIII (1750 a 1830, aproximadamente). Iniciou com a morte dos compositores do Barroco e terminou com o CLASSICISMO Foi um estilo de meados do séc. XVIII (1750 a 1830, aproximadamente). Iniciou com a morte dos compositores do Barroco e terminou com o fim da era beethoviana. Foi um período curto da história

Leia mais

LISTAGEM DOS COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ELETIVOS)

LISTAGEM DOS COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ELETIVOS) LISTAGEM DOS COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ELETIVOS) Componente Curricular Complementar Total Teórica Prática EAD 1 Pré-requisitos 1. Alfabetização e Letramento BA000492 2. Análise de Livros

Leia mais

JEAN-BAPTISTE DEBRET: UM ARTISTA À SERVIÇO DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL

JEAN-BAPTISTE DEBRET: UM ARTISTA À SERVIÇO DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL JEAN-BAPTISTE DEBRET: UM ARTISTA À SERVIÇO DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL A Vinda da Corte Portuguesa para o Brasil Valmilson Pereira dos Santos 1 Para construção desse artigo, o ponto inicial será a observação

Leia mais

Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design ( ) professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design ( ) professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design (1808-1950) professor Rafael Hoffmann (...) uma cultura visual distintamente brasileira entrelaçada com os estilos internacionais do final

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04 HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 04 01. Em meados do século XX, o Brasil vivenciou formas de organização das instituições políticas e do Estado conhecidas como populismo. Identifique o mais importante

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º Ensino Médio Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 05 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Caro(a) aluno(a), Esta é a atividade de

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS RESOLUÇÃO N. 163/2011 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em História - Titulação: Licenciatura O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro Roberto Hofmann, São Bento, Rio de Janeiro, 23 de Junho 2002 O Barroco Colonial Principais intenções dos colonizadores portugueses: Tomar

Leia mais