Fundamentos de matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de matemática"

Transcrição

1 Fundamentos de matemática para engenharias e tecnologias Eercícios complementares

2 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS Eercícios complementares para o Capítulo. Sendo A = { a,b,c,d,e,f }, B = { d,f, g} e C = { a,h,i}, determine os seguintes conjuntos: a) A B b) A B c) A C d) A C e) B C f) B C g) A B h) B A i) A C j) C A k) (A B) C l) (A B) C m) A (B C ) n) (A B) C o) (A B) (A C ) p) (A B) (A C ). Dois clubes A e B têm juntos 50 sócios, sendo que o clube B tem 79 sócios. Sabe-se que 39 sócios pertencem aos dois clubes simultaneamente. Determine o número de sócios do clube A. 3. Em uma pesquisa entre os alunos do o ano de engenharia, os entrevistados responderam a um questionário sobre as disciplinas nas quais sentiam necessidade de aulas etras para reforço. Os dados obtidos foram: Disciplina Estudantes Cálculo I 30 Física I 00 Ambas 50 Nenhuma 40 De acordo com os dados da tabela, qual o número de estudantes entrevistados? 4. Dados os conjuntos A = {,, 3, 4, 5}, B = {, } e C = {, 6}, obtenha: a) O conjunto complementar de B com relação a A. b) O conjunto complementar de C com relação a A. c) O conjunto complementar de A com relação a A. 5. Dê alguns eemplos de números racionais compreendidos entre e + 0, Escreva na forma de uma potência mais simples e em seguida calcule: a) b) ( ) 3 d) 0 3 c) 0 e) g) 5 3 f) Calcule o valor de que torna verdadeira cada igualdade: a) 0 3 = 0 b) 0 = c) 4 = 4 6 d) 5 + = 5 e) + = 3 6 f) 4 = 8. Calcule, se possível: a) 8 8 b) 4 c) 3 6 d) ( ) 3 e) 00 f) 9 g) ( 5) h) 5 9. Fatore colocando em evidência o fator comum: a) a+ a b) a+ ab c) d) ( +)+ 3( +) e) (a+ b) (a+ b) a b f) (m+) ( )+(m ) ( ) 0. Fatore por agrupamento: a) a+ a b b b) m p + 5m + 6p + 30 c) + d)

3 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 5 7. Em um teste de qualidade, um técnico eaminou 75 ml de um combustível e constatou que 5% da mistura eaminada era água, 35% era etanol e o restante era gasolina. Calcule a quantidade de gasolina da mistura. 8. Uma empresa está estudando o processo produtivo de três máquinas, A, B e C, quanto à sua produção diária e porcentagem de vendas dessa produção. A máquina A tem uma produção diária de peças com epectativa de vendas de 60% dessa produção; a máquina B produz diariamente peças com epectativa de vendas de 70% da produção. A máquina C tem epectativa de vendas de 80% de sua produção diária. Se confirmadas as epectativas e as vendas totais chegarem a unidades, quantas peças serão produzidas pela máquina C? 9. Uma mercadoria custava $,50 e seu preço foi reajustado para $ 4,00. Qual foi o aumento percentual? 30. Uma pessoa tem uma prestação em atraso, cujo valor nominal é de $ 950,00. Para o pagamento, o valor foi corrigido e atualizado para $.0,00. Qual a taa percentual de acréscimo dessa prestação? 3. Uma maratona tem homens e mulheres inscritos. Sabe-se que o total de homens é de.00 e que as mulheres perfazem 40% dos inscritos. Qual o total de inscritos na maratona? 3. Uma loja de departamentos está realinhando seus preços de tal forma que determinado produto da linha branca teve seu preço original aumentado 30%. Entretanto, após esse aumento as vendas do produto decaíram. Para aumentar novamente as vendas do produto, foi anunciado um desconto de 5% diretamente sobre o novo preço. Após essas alterações, qual foi o aumento percentual sobre o preço inicial do produto? Eercícios complementares para o Capítulo. A tabela a seguir relaciona a variável tempo t, em segundos, e a posição S, em metros, de um móvel: t (segundos ) S (metros ) a) Eplique por que a tabela define que as posições S estão em função de t, ou seja, S = f (t ). b) Se a função que relaciona as posições em função do tempo é epressa por S = 4t, obtenha S(0), S(), S(,5) e S(0). c) Qual é a variável dependente e qual é a variável independente da função? d) Determine o domínio e a imagem da função.

4 6 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS. A tabela a seguir relaciona o tempo t (em minutos) e a variação de temperatura (em ºC) no intervalo de tempo em que um corpo de massa 00 g é aquecido por uma fonte de calor constante. t (minutos) ( o C ) a) Podemos afirmar que a variação de temperatura do corpo é em função do tempo? b) Sendo a variação de temperatura em relação ao tempo epressa por = 0+t, qual é a variável dependente e qual é a variá vel independente da função? c) Calcule a variação de temperatura sofri da pelo corpo de t = 0 a t = 50 minutos. d) Se o corpo foi aquecido durante uma hora, qual é o domínio e qual é a imagem da função? 3. Considerando valores reais para e tais que =0 3, podemos afirmar que é uma função de? 4. Considerando valores reais para e tais que = +, podemos afirmar que é uma função de? 5. Obtenha o domínio e a imagem para cada uma das funções: a) =0 +0 b) = 5 c) = 40 d) = 6. Os gráficos a seguir representam funções? a) b) Considere um móvel, com posição S = 0+t (em metros), no decorrer de um intervalo de tempo (em segundos) tal que 0 t 5: a) Qual a posição do móvel no instante 4 segundos? b) Qual o conjunto imagem da função? c) A função é crescente ou decrescente? 8. Considere um ponto material movimentando-se ao longo de uma trajetória retilínea segundo uma função S =0 t (t em segundos e S em metros) e limitado pelo domínio D = { t R /0 t 0}. a) Qual é o valor de S(0)? b) Qual é o instante em que a posição é de 6 metros? c) Qual é a raiz da função? d) Qual é a imagem da função? e) A função é crescente ou decrescente? 9. Dois automóveis A e B estão se movimentando ao longo de uma estrada, com funções que descrevem suas posições no decorrer do tempo dadas por S = 00t e A S B = t (S em km e t em horas): a) Qual é o instante em que os carros se encontram? b) Qual é a posição de encontro dos automóveis? c) Para que instantes temos S A > S B?

5 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 9 b) Encontre a função de depreciação anual do imóvel, ou seja, = f ( ). c) Qual o significado do coeficiente angular para essa função? d) Qual é o valor do imóvel após seis anos? e) Em que momento o imóvel tem valor estimado de $ ,00? 8. Um vendedor à procura de emprego recebe propostas de duas empresas: A e B. Cada empresa propõe salários que serão compostos por uma remuneração mínima e fia mensal mais uma parte variável que dependerá do valor das vendas realizadas pelo vendedor no mês. A empresa A pagará mensalmente remuneração fia de $.000,00 mais % do valor das vendas do mês. A empresa B pagará mensalmente remuneração fia de $.000,00 mais 3% do valor das vendas do mês. a) Escreva, para cada uma das empresas, o salário S em função do valor v das vendas em um mês. b) Esboce, em um mesmo sistema de eios, os gráficos das funções obtidas no item anterior para vendas de até $ ,00. c) Qual das empresas paga o melhor salário? 9. Para uma pilha comum de lanterna, a equação característica é dada por U = ε ri, em que U é a tensão, ε é a força eletromotriz, r é a resistência interna da pilha e i é a intensidade da corrente que atravessa a pilha. U e ε são medidas em volt (V ), r é medida em ohm ( ) e i é medida em ampère ( A). Sabe-se que correntes de intensidade A e A resultam para pilha, respectivamente, em tensões de V e 0,5 V. a) Obtenha os valores de ε e r. b) Escreva U = f (i ). c) Esboce o gráfico de U = f (i ). 0. O lucro, L, na comercialização de quantidades, q, de um produto é dado por uma função linear. Quando são comercializadas as quantidades 50 kg e 00 kg, obtêm- -se, respectivamente, os lucros $ 500,00 e $ 3.000,00. Quando o lucro é negativo, diz-se que há prejuízo. a) Dê a relação algébrica que epressa L = f (q ). b) Qual o lucro quando são comercializados 75 kg do produto? c) Qual é o valor da taa de variação dessa função? Qual é o significado prático dessa taa de variação? d) Determine o ponto em que o gráfico da função cruza o eio L. Qual é o significado prático desse ponto? e) Esboce o gráfico dessa função. f) Para quais quantidades ocorre prejuízo? g) Para quais quantidades o lucro é positivo?

6 0 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS Eercícios complementares para o Capítulo 4. Dada a função quadrática f ( )=, determine: a) f () b) f ( ) c) f (0) d) f e) As raízes da função. f), de modo que f ( )= 4. g), de modo que f ( )=.. Escreva a epressão f ( )= 4[( ) 0] na forma f ( )= a +b +c, com a, b e c constantes. Após a obtenção da função, represente-a graficamente, salientando os principais pontos. 3. Para que valores de p a função quadrática f ( )= + +p é positiva? 4. Dada a função = 7 +, determine: a) O ponto em que a curva corta o eio vertical. b) Os pontos nos quais a função corta o eio horizontal. c) O vértice da parábola. d) O conjunto imagem da função. e) Para que valores de a função é crescente. f) Para que valores de a função é decrescente. 5. Qual o valor de m para que a função de segundo grau = +m tenha um valor mínimo igual a? 6. Em cada item a seguir, obtenha a função correspondente à parábola dada: a) 0 0 b) Obtenha a função correspondente à parábola a seguir. 7 C 5 A 8. Sejam as curvas f ( )= + e g ( )= a) Faça um esboço gráfico das duas curvas em um mesmo sistema de eios. b) Encontre os pontos de intersecção das curvas, caso eistam. c) Encontre o vértice, domínio e imagem de f ( ). d) Encontre o vértice, domínio e imagem de g ( ). e) Para quais valores de temos g ( )> f ( )? 9. A função demanda q de um produto é dada por q = 30 60p, sendo p o preço de venda em unidades monetárias. Sabe-se que a receita é dada por R = p q. Calcule o preço para que a receita seja máima. B

7 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 3 9. A empresa FKS produz rolamentos automotivos e espera que, após o término de certo treinamento, um funcionário, sem eperiência anterior, seja capaz de montar Q(t )=00 50e 0,4t rolamentos por dia em t meses, logo que começar a trabalhar em sua linha de produção. a) Quantos rolamentos o funcionário po de produzir por dia, totalizando, 3 e 6 meses de eperiência em sua linha de montagem? b) Imediatamente, realizado o treinamento pelo novo funcionário, qual o número de rolamentos por dia que poderão ser montados? c) Qual o número de rolamentos que um funcionário pode montar, em média, por dia, quando adquirir total eperiência? d) Construa o gráfico da curva de aprendizagem para o novo funcionário. 0. Suponha que um corpo, apresentando temperatura positiva, seja inserido em um meio cuja temperatura seja menor que a temperatura apresentada pelo corpo. Segundo a lei de Newton, a temperatura T de um corpo decresce à medida que o tempo passa. Supondo a equação T = 5+65e 0,075t, que dá a temperatura T em C no decorrer do tempo t em minutos: a) Qual é a temperatura inicial do corpo? b) Qual é a temperatura ambiente? c) Qual é a temperatura após 0 minutos do início do fenômeno? d) Qual é a temperatura após 0 minutos do início do fenômeno? e) Estime, por tentativa e erro, o tempo decorrido do início do fenômeno quando a temperatura é de 9,5 C. f) Esboce o gráfico desse fenômeno.. Pensando na produtividade, uma metalúrgica utiliza uma relação que medirá a eficiência com que esse funcionário realizará tal tarefa e seu tempo de treinamento ou eperiência por meio de uma curva de aprendizagem, cuja epressão é representada por Q(t)= e 0,5t, em que t representa o intervalo de tempo em meses de treinamento ou eperiência da tarefa eigida para a produção de Q peças por hora. De acordo com dados levantados pela engenharia, um funcionário em questão não apresenta nenhuma epe riência inicial, mas espera-se que sua produtividade chegue a alcançar o limite máimo de 700 peças por hora. Considerando o modelo que relaciona a eficiência do funcionário e seu tempo de treinamento na produção de novos componentes, pede-se: a) Quantas peças por hora o funcionário conseguirá montar se não tiver treinamento? b) Quantas peças por hora o funcionário conseguirá produzir em 3, em 6 e em meses de treinamento ou eperiência? c) Esboce o gráfico de Q(t) e diga o que ocorre com Q(t), quando t cresce ilimitadamente e quando t se aproima muito de zero. d) Caso apenas a constante k na função Q(t) se altere de k = 0,5 para k = 0,3, qual a sua interpretação para esse fato?. A confiabilidade R de um componente pode ser escrita como uma função do tempo t, de acordo com a função eponencial dada pelo modelo teórico R =e Ft, sendo F a taa de falhas de um componente e t a variável tempo. Considere o modelo que retrata a confiabilidade de

8 4 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS um componente por meio da equação R =e 0,008t, sendo a variável t medida em horas. a) Qual é a taa de falhas por hora, ou seja, qual é o valor de F? b) Sabendo-se que a vida média de um componente pode ser calculada pela epressão V =, calcule sua vida média F em horas por falha. c) Calcule a confiabilidade para o componente para um tempo de 00 horas, 00 horas e.000 horas de uso. d) A relação entre as variáveis confiabilidade e tempo é uma função crescente ou decrescente? Qual o significado dessa classificação na prática? Justifique sua resposta. e) Esboce o gráfico da função R =e 0,008t. 3. Um aparelho eletrônico possui a curva de confiabilidade dada por R =e 0,4t, com t medido em anos. a) Qual é a taa de falhas por ano? b) Qual é a vida média em anos por falha? c) Calcule a confiabilidade do aparelho para, e 5 anos. d) Esboce o gráfico da curva de confiabilidade. Eercícios complementares para o Capítulo 6. Considere a função = e seu gráfico dado a seguir, em que foram ressaltados os pontos A, B e C. A B C 0 4 Por meio de transformações gráficas, esboce o gráfico das funções em cada item, indicando o novo posicionamento dos pontos A, B e C. a) = 5 b) = +5 c) = d) = e) = 5 f) = 5. Considere a função = 3 e seu gráfico dado a seguir, em que foram ressaltados os pontos A, B e C. A B 0 C 3 Por meio de transformações gráficas, esboce o gráfico das funções em cada item, indicando o novo posicionamento dos pontos A, B e C. a) = 3 + b) = 3 c) = 3 d) =0 3 e) = ( ) 3 f) = 5 ( +) 3 3. Esboce o gráfico da função = e atribuindo a os valores, 0 e e, a partir desse gráfico, por meio de transformações gráficas, esboce o gráfico de cada função a seguir: a) = e b) = e

9 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 7. Na escala Richter, a magnitude M = 3 log E E 0 de um terremoto é obtida a partir da energia liberada E (em joules) pelo terremoto, e E 0 =0 4,4 joules é a energia liberada por um pequeno terremoto de referência (medida padrão). a) Calcule a magnitude de um terremoto de E = 7, joules. b) Calcule a energia liberada pelo maior terremoto já registrado, o terremoto de Valdívia no Chile em 960, cuja magnitude foi de 9,5 graus na escala Richter.. Sabendo-se que o nível de intensidade, D, de som (em decibel, db) detectado pelo ouvido humano está relacionado com sua intensidade I (em watts/metro quadrado), dada pela equação D =0log I, I 0 sendo I 0 o limiar da audição humana, em média dado por I 0 =0 W/m, pede-se: a) Calcule o nível de intensidade para I igual a vezes o limiar da audição humana. b) Convenciona-se que sons com nível de intensidade acima de 65 db apresentam riscos de danos à saúde. Um aparelho de som tocando uma música com intensidade I =,0 W/m, neste caso, poderia ocasionar danos ao ouvido humano? Justifique sua resposta. c) Se a intensidade do aparelho de som atingir 0 5 W/m, qual o nível de intensidade do som? 3. A partir do potencial hidrogeniônico (ph), podemos classificar uma solução aquosa em ácida ( 0 ph < 7 ) ou básica (7 <ph 4 ). Sabendo que ph = log[h + ], em que [H + ] é a concentração de íons de hidrogênio em moles por litro à temperatura de 5 o C, calcule o ph aproimado das substâncias e classifique-as em ácida ou básica em cada item: a) Água do mar: [H + ]=,0 0 8 b) Vinagre: [H + ]= 6,3 0 3 c) Café: [H + ]= 0,00000 d) Tomate: [H + ]= 0, Utilizando a relação ph = log[h + ], encontre [H + ], ou seja, a concentração de íons de hidrogênio em moles por litro, quando: a) ph = 3,55 b) ph = 7,5 5. Os estoques de uma empresa estão em queda, regidos pela equação V = (,5) 0,5, em que é o número de dias e V o volume aproimado do estoque no período, em unidades. Supondo = 0 o início da contagem dos dias, pede-se: a) Qual o volume aproimado do estoque após 0 dias a partir do início da contagem dos dias? b) Em qual momento os estoques alcançarão volume de.000 unidades? 6. A magnitude de uma estrela está intimamente ligada ao seu brilho, pelo qual é visualizada na Terra, e descrita pela relação MAG =,5log ( B /B 0 ), em que B é o brilho da estrela vista na Terra e B 0 é o brilho padrão (brilho da estrela Vega). a) Encontre a magnitude de uma estrela considerando seu brilho 4,5 vezes o brilho da estrela Vega. b) Se uma estrela tem magnitude 5, encontre seu brilho B em função de B 0.

10 8 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS 7. A pressão atmosférica, em atmosferas, varia aproimadamente segundo o modelo matemático P =e 0,0005h, sendo h a altura em metros acima do nível do mar. Se a pressão atmosférica equivale a 0,30 atmosferas, calcule a altura h. 8. Dois isótopos do elemento químico Plutônio apresentam equações de decaimento eponencial de acordo com o isótopo A igual a Q =Qoe 0,000 e o isótopo B, Q =Qoe a) Calcule a meia-vida dos isótopos. b) Esboce os gráficos dos isótopos e compare seus decaimentos eponenciais. Eercícios complementares para o Capítulo 8. Para cada item, determine os valores de e, assinalados nos triângulos. a) b) 35º 0m 55º A B α β D C 3. Conforme a figura, calcule a medida do lado DC, sabendo que para os triângulos a seguir temos AB=0cm, sen cos = 4 5 e tg = 3 4. = 3 5, c) 60m D α A d) 8m 6m 00m 65º 40º. Conforme a figura, calcule a medida do lado CD, sabendo que para os triângulos a seguir temos AB=6cm, sen = 5 3, cos = tg 3 = 5, sen = 3, cos 5 = 4 5 e tg = º C B 4. Uma circunferência de raio 8cm tem um arco de medida cm. Determine a medida, em radianos e em graus, do ângulo central correspondente. 5. Uma circunferência tem raio 0cm. Qual a medida de um arco correspondente a um ângulo central de: a) 4 3 rad? b) 5o? 6. Na circunferência trigonométrica a seguir, os pontos A, B, C e D são vértices de um retângulo. Se o ponto A representa o

DATA: VALOR: 20 PONTOS NOTA:

DATA: VALOR: 20 PONTOS NOTA: DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORAS: ADRIANA E CLÁUDIO DATA: VALOR: 0 PONTOS NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª SÉRIE EM TURMAS: NOME COMPLETO: Nº: Prezado (a) aluno (a), A recuperação

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015)

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Profa Olga (º sem de 05) Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Definição Chama-se função polinomial do o grau, ou função afim, a qualquer função f: dada por uma lei

Leia mais

MATEMÁTICA QUESTÕES DE VESTIBULARES Função Modular Função Exponencial Função Logarítmica 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2009 Prof.

MATEMÁTICA QUESTÕES DE VESTIBULARES Função Modular Função Exponencial Função Logarítmica 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2009 Prof. MATEMÁTICA QUESTÕES DE VESTIBULARES Função Modular Função Eponencial Função Logarítmica a SÉRIE ENSINO MÉDIO 009 Prof. Rogério Rodrigues =======================================================================

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões de 01 a 04

MATEMÁTICA. Questões de 01 a 04 GRUPO 1 TIPO A MAT. 5 MATEMÁTICA Questões de 01 a 04 01. Considere duas circunferências concêntricas em C, conforme figura, em que a externa representa o círculo trigonométrico e a interna, o velocímetro,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU. Apontamentos Teóricos: Função Exponencial e Função Logarítmica

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU. Apontamentos Teóricos: Função Exponencial e Função Logarítmica INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU Departamento Matemática Disciplina Matemática I Curso Gestão de Empresas Ano 1 o Ano Lectivo 007/008 Semestre 1 o Apontamentos Teóricos:

Leia mais

LISTA DE PRÉ-CÁLCULO

LISTA DE PRÉ-CÁLCULO LISTA DE PRÉ-CÁLCULO Instituto de Matemática - UFRJ Prof. Nei Rocha Rio de Janeiro 2018-2 Eercício 1 Resolva: (a) 1 = + 1 (b) 6 3 1 = 3 (1 + 2 2 ) (c) 8 < 3 4 (d) 2 2 + 10 12 < 0 (e) 1 2 + 2 3 4 (f) +

Leia mais

Lista de Exercícios Matemática Instrumental Função do Primeiro Grau Função Composta Função Exponencial

Lista de Exercícios Matemática Instrumental Função do Primeiro Grau Função Composta Função Exponencial Lista de Eercícios Matemática Instrumental Função do Primeiro Grau Função Composta Função Eponencial Professor: Anderson Benites FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função é chamada de função do 1º grau (ou

Leia mais

2º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1

2º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Introdução No estudo científico de qualquer fato sempre procuramos identificar grandezas mensuráveis ligadas a ele

Leia mais

FUNÇÃO. D: domínio da função f D R R: contradomínio da função f f y = f(x): imagem de x. x. y. Está contido REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA FUNÇÃO

FUNÇÃO. D: domínio da função f D R R: contradomínio da função f f y = f(x): imagem de x. x. y. Está contido REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA FUNÇÃO FUNÇÃO Introdução ao Cálculo Diferencial I /Mário DEFINIÇÃO Seja D um subconjunto dos reais, não vazio. Definir em D uma função f é eplicitar uma regra que a CADA elemento D associa-se a UM ÚNICO R. Notação

Leia mais

Lista 6. (d) y = 2x 3 2

Lista 6. (d) y = 2x 3 2 Lista 6 6 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira. Construa o gráfico cartesiano das funções de R em R: (a) = (b) = + (c) = + (d) = (e) = 4 (f) = 4. O gráfico da função = a+b é Determine: (a) os valores

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática A B C D E A B C D E. Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do Aluno 1 a série do Ensino Médio

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática A B C D E A B C D E. Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do Aluno 1 a série do Ensino Médio AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática a série do Ensino Médio Turma EM GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO o Bimestre de 6 Data / / Escola Aluno A B C D E 4 5 6 7 8 9 A B C

Leia mais

Exercícios Propostos

Exercícios Propostos Cursinho: Universidade para Todos Professor: Cirlei Xavier Lista: 5 a Lista de Matemática Aluno (a): Disciplina: Matemática Conteúdo: Equações e Funções Turma: A e B Data: Setembro de 016 01. Resolva 11

Leia mais

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 16/novembro/2014

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 16/novembro/2014 CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 6/novembro/04 MATEMÁTICA. O valor da epressão + + para = 400 é igual a: 3. Se = 4, y = 3 e y = z, o valor de z é igual a: a) 0,05 b) 0,50 c) 0,0 d) 0,0

Leia mais

7 Derivadas e Diferenciabilidade.

7 Derivadas e Diferenciabilidade. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 1 7 Derivadas e Diferenciabilidade. E 7-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite

Leia mais

5,7 0,19.10, então x é

5,7 0,19.10, então x é EQUAÇÕES E FUNÇÕES EXPONENCIAIS ) O valor de que verifica a equação 7 9 é 0,4 0,8,,, ) A solução da equação 7 é ) Se 0, então o valor de é 6) O valor positivo de em 6 é 7) Se,7 0,00 0,9.0, então é ) A

Leia mais

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) =

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) = EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - ª ETAPA ============================================================================================== 0- Assunto: Função Polinomial do

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões de 01 a 12

MATEMÁTICA. Questões de 01 a 12 GRUPO 5 TIPO A MAT. 1 MATEMÁTICA Questões de 01 a 12 01. Um circo com a forma de um cone circular reto sobre um cilindro circular reto de mesmo raio está com a lona toda furada. O dono do circo, tendo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 1º Ensino Médio Professor: João Ângelo Matemática Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Caro(a)

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 018 ª PROVA PARCIAL DE MATEMÁTICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/08/018 Nota: Professor(a): Luiz Gustavo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

9 Integrais e Primitivas.

9 Integrais e Primitivas. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 9 Integrais e Primitivas. E 9- Determine a primitiva F da função f que satisfaz a condição indicada, em cada um dos casos seguintes: a) f() = sin, F (π) = 3.

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - FUNÇÕES 2011/1

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - FUNÇÕES 2011/1 1 1. Esboce o gráfico da função y = 1 + 2., determine o domínio, imagem, crescimento ou 2 decrescimento e a assíntota. 2. Esboce o gráfico da função y 2 3.(2) =, determine o domínio, imagem, crescimento

Leia mais

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x).

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x). 1. (Fuvest 2000) a) Esboce, para x real, o gráfico da função f(x) = x - 2 + 2x + 1 - x - 6. O símbolo a indica o valor absoluto de um número real a e é definido por a = a, se a µ 0 e a = - a, se a < 0.

Leia mais

CDA AD CD. 2cos 2sen 2 2cos sen 2sen 2 2 A A A A

CDA AD CD. 2cos 2sen 2 2cos sen 2sen 2 2 A A A A Preparar o Eame 01 016 Matemática A Página 19 88. 88.1. O ângulo CDA está inscrito na circunferência, portanto CDA. Assim: AD CD A ABCD A CDA AD CD AD Tem-se que, cos AD cos CD e sen CD sen. Portanto,

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR II:

MATEMÁTICA ELEMENTAR II: Marcelo Gorges Olímpio Rudinin Vissoto Leite MATEMÁTICA ELEMENTAR II: situações de matemática do ensino médio no dia a dia 009 009 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 9 Etapa Questão. Determine se as afirmações abaio são verdadeiras

Leia mais

Lista 8. Bases Matemáticas. Funções Quadráticas, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas. Funções Quadráticas

Lista 8. Bases Matemáticas. Funções Quadráticas, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas. Funções Quadráticas Lista 8 Bases Matemáticas Funções Quadráticas, Eponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas Funções Quadráticas Esboce o gráfico das seguintes funções, indicando em quais intervalos as funções são crescentes

Leia mais

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À FUNÇÕES: LISTA 05

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À FUNÇÕES: LISTA 05 COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 1. Considere o gráfico abaio e responda: 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1ª do Ensino Médio

Leia mais

DATA DE ENTREGA: 19/ 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª SÉRIE EM TURMA:

DATA DE ENTREGA: 19/ 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª SÉRIE EM TURMA: DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORES: ADRIANA E CLÁUDIO DATA DE ENTREGA: 19/ 1 / 016 VALOR: 0,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª SÉRIE EM TURMA: ALUNO (A): Nº: Os conteúdos selecionados para

Leia mais

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas Resolução dos Eercícios sobre Derivadas Eercício Utilizando a idéia do eemplo anterior, encontre a reta tangente à curva = 0 e = y = nos pontos onde Vamos determinar a reta tangente à curva y = nos pontos

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLÓGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLÓGIAS MTEMÁTIC E SUS TECNOLÓGIS Lista de Eercícios / º ano Professor(a): Data: //6. De sonhos e luno(a):. Dê as coordenadas cartesianas dos pontos assinalados na figura abaio: H C D E F I G J. Observe o diagrama

Leia mais

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação Unidade 5 Diferenciação Incremento e taa média de variação Consideremos uma função f dada por y f ( ) Quando varia de um valor inicial de para um valor final de, temos o incremento em O símbolo matemático

Leia mais

Bacharelado em Ciências da Computação Profª. Adriana FUNÇÕES

Bacharelado em Ciências da Computação Profª. Adriana FUNÇÕES número de bactérias Bacharelado em Ciências da Computação Profª. Adriana FUNÇÕES. Um biólogo, ao estudar uma cultura bacteriológica, contou o número de bactérias num determinado instante ao qual chamou

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática Atividades de Recuperação Paralela de Matemática 1ª série Ensino Médio 2º Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Orientações de estudos O estudo da matemática começa

Leia mais

Exercícios de Cálculo p. Informática, Ex 1-1 Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar

Exercícios de Cálculo p. Informática, Ex 1-1 Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar Eercícios de Cálculo p. Informática, 2006-07 Números Reais. E - Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar o número dado: 7 a) b) 6 7 c) 2.(3) = 2.33 d) 2 3 e)

Leia mais

Lista Sabe-se que o gráfico abaixo representa uma função quadrática. Encontre a expressão que define esta função.

Lista Sabe-se que o gráfico abaixo representa uma função quadrática. Encontre a expressão que define esta função. 8 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira. Construir o gráfico cartesiano das funções definidas em R: (a) = (b) = (c) = (d) = (e) = (f) = (g) = (h) = +4 (i) = (j) = 4 0+4 (k) = + + (l) = +6 (m) = +

Leia mais

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1 Lista de Eercícios de Cálculo I para os cursos de Engenharia - Derivadas 1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (a) f() = (b) f() = 5 (c) f() = + 1 (d) f() = + 1. O limite abaio representa

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 01 Um triângulo ABC está inscrito numa semicircunferência de centro O. Como mostra o desenho abaixo. Sabe-se que a medida do segmento AB é de 12 cm. QUESTÃO 04 Numa cidade a conta de telefone é

Leia mais

F U N Ç Ã O. Obs.: Noção prática de uma função é quando o valor de uma quantidade depende do valor de outra.

F U N Ç Ã O. Obs.: Noção prática de uma função é quando o valor de uma quantidade depende do valor de outra. Definição: F U N Ç Ã O Uma função f definida em um conjunto de números reais A, é uma regra ou lei (equação ou algoritmo) de correspondência, que atribui um único número real a cada número do conjunto

Leia mais

(a) Obtenha o valor de f( 1). (b) Estime o valor de f(2). (c) f(x) = 2 para quais valores de x? (d) Estime os valores de x para os quais f(x) = 0.

(a) Obtenha o valor de f( 1). (b) Estime o valor de f(2). (c) f(x) = 2 para quais valores de x? (d) Estime os valores de x para os quais f(x) = 0. Lista de Exercícios de Cálculo I para os cursos de Engenharia - Funções 1. Dado o gráfico de uma função: (a) Obtenha o valor de f( 1). (b) Estime o valor de f(). (c) f(x) = para quais valores de x? (d)

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando 5 a Ficha de eercícios de Cálculo para Informática CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite quando h tende

Leia mais

A) 45 B) 22,5 C) 43 D) 21, A soma das áreas dos 20 primeiros trapézios é igual a: [A] 260 [B] 130 [C] 70 [D] 450

A) 45 B) 22,5 C) 43 D) 21, A soma das áreas dos 20 primeiros trapézios é igual a: [A] 260 [B] 130 [C] 70 [D] 450 6. Observe a sequência de trapézios rectângulos construídos como é sugerido na figura. Seja (a n ) a sucessão das áreas dos trapézios, em que o trapézio de ordem tem dois vértices nos pontos (, 0) e (,

Leia mais

Matemática B Extensivo v.2

Matemática B Extensivo v.2 Etensivo v. Eercícios 0) A Se cos α /, então, a representação em um triângulo retângulo será: Pitágoras Como o arco tem etremidades no segundo quadrante, 0 seno é positivo e tangente é negativa, logo:

Leia mais

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com:

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com: Avaliação 0 ) Médicos ligados aos desportos de desenvolveram empiricamente a seguinte fórmula para calcular a área da superfície de uma pessoa em função do seu peso e sua Altura. 0,45 0,75 S( P, A) 0,007P

Leia mais

MATEMÁTICA ENEM 2010

MATEMÁTICA ENEM 2010 MATEMÁTICA ENEM 10 2 de Outubro FUNÇÕES: Para que servem mesmo? PROF. MARCELO CÓSER Essa apresentação pode ser baiada em http://www.marcelocoser.com.br. Funções Lineares: problemas com variação constante.

Leia mais

MATEMÁTICA MARATONA AFA 2012 SIMULADO AFA

MATEMÁTICA MARATONA AFA 2012 SIMULADO AFA MARATONA AFA 0 SIMULADO AFA. Duas cidades A e B, que distam entre si 6 km, estão ligadas por uma estrada de ferro de linha dupla. De cada uma das estações, partem trens de 3 em 3 minutos. Os trens trafegam

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Funções trigonométricas, eponenciais e logarítmicas Aula 0 Projeto GAMA

Leia mais

1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3].

1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3]. Lista de Exercícios - Função Afim 1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3]. 2. As frutas que antes se compravam

Leia mais

Atividades de Funções do Primeiro Grau

Atividades de Funções do Primeiro Grau Atividades de Funções do Primeiro Grau 1) Numa loja, o salário fio mensal de um vendedor é 500 reais. Além disso, ele recebe de comissão 50 reais por produto vendido. a) Escreva uma equação que epresse

Leia mais

Lista 8. Bases Matemáticas. Funções Quadráticas, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas

Lista 8. Bases Matemáticas. Funções Quadráticas, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas Lista 8 Bases Matemáticas Funções Quadráticas, Eponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas Funções Quadráticas Esboceográficodas seguintes funções, indicando em quais intervalos as funções são crescentes

Leia mais

MATEMÁTICA Questões de 1 a 20

MATEMÁTICA Questões de 1 a 20 MATEMÁTICA Questões de 1 a 0 Um corpo lançado do solo verticalmente para cima tem posição em função do tempo dada pela função f(t) = 40 t 5 t, onde a altura f(t) é dada em metros e o tempo t é dado em

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Eatas Departamento de Matemática 3 a Lista MAT 141 - Cálculo Diferencial e Integral 016/I Professores: Filipe, Juliana, Bulmer 1. Estude a variação de

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

Cálculo I - Lista 1: Números reais. Desigualdades. Funções.

Cálculo I - Lista 1: Números reais. Desigualdades. Funções. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Universidade de São Paulo Cálculo I - Lista : Números reais Desigualdades Funções Prof Responsável: Andrés Vercik Um inteiro positivo n é par se n k para

Leia mais

7. f(x,y,z) = y + 25 x 2 y 2 z f(x,y,z) = f : D R 2 R (x,y) z = f(x,y) = x 2 + y 2

7. f(x,y,z) = y + 25 x 2 y 2 z f(x,y,z) = f : D R 2 R (x,y) z = f(x,y) = x 2 + y 2 Lista Cálculo II -B- 007- Universidade Federal Fluminense EGM - Instituto de Matemática GMA - Departamento de Matemática Aplicada LISTA - 007- Domínio, curva de nível e gráfico de função real de duas variáveis

Leia mais

1 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT /02/2011 Professores: Rosane (Coordenadora), Allan e Cristiane. = 2x. , determine os valores de x tais que:

1 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT /02/2011 Professores: Rosane (Coordenadora), Allan e Cristiane. = 2x. , determine os valores de x tais que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 3657-000 - VIÇOSA - MG BRASIL. Resolva as equações: a) 3 7 + b) 5 3 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT 4 8/0/0 Professores: Rosane (Coordenadora),

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( ) Fundamental ( X ) Médio SÉRIE: _ 2º _ TURMA: TURNO: DISCIPLINA: _MATEMÁTICA PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA LISTA DE RECUPERAÇÃO

Leia mais

Funções Reais a uma Variável Real

Funções Reais a uma Variável Real Funções Reais a uma Variável Real 1 Introdução As funções são utilizadas para descrever o mundo real em termos matemáticos, é o que se chama de modelagem matemática para as diversas situações. Podem, por

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina: Matemática Ano: 1 Professor (a): Ana Cristina Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

23- EXERCÍCIOS DE FUNÇÃO LOGARÍTIMA

23- EXERCÍCIOS DE FUNÇÃO LOGARÍTIMA 1 23- EXERCÍCIOS DE FUNÇÃO LOGARÍTIMA 1) (F.G.V - 72) Seja x o número cujo logaritmo na base raiz cubica de 9 vale 0,75. Então x 2 1 vale: a) 4 b) 2 c) 3 d) 1 2) (PUC-SP-77) O número, cujo logaritmo na

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Eatas e Tecnológicas Departamento de Matemática MAT 040 Estudo Dirigido de Cálculo I 07/II Encontro 5 - /09/07: Eercício : Seja f a função cujo gráfico

Leia mais

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) }

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) } TRABALHO º ANO REGULAR - MATEMATICA Conjuntos: Questão : Escreva o conjunto expresso pela propriedade: x é um número natural par; x é um número natural múltiplo de 5 e menor do que ; x é um quadrilátero

Leia mais

Derivadas e suas Aplicações

Derivadas e suas Aplicações Capítulo 4 Derivadas e suas Aplicações Ao final deste capítulo você deverá: Compreender taa média de variação; Enunciar a definição de derivada de uma função interpretar seu significado geométrico; Calcular

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 013-1 a Chamada Proposta de resolução 1. Como o João escolhe 1 de entre 9 bolas, o número de casos possíveis para as escolhas do João são 9. Como os números, 3, 5 e

Leia mais

LISTA 1. a) [57, 60] c) [60, 180[ b) ]58, 116] d) ]57, 178]

LISTA 1. a) [57, 60] c) [60, 180[ b) ]58, 116] d) ]57, 178] LISTA 1 1- Seja n N tal que n dividido por 5 deia resto 3, n dividido por 4 deia resto e n dividido por 3 deia resto 1. Os três primeiros números naturais que satisfazem as condições de n pertencem ao

Leia mais

Solução Comentada Prova de Matemática

Solução Comentada Prova de Matemática 18. Se f é uma função real de variável real definida por f() = a + b + c, onde a, b e c são números reais negativos, então o gráfico que melhor representa a derivada de f é: A) y B) y C) y D) y E) y Questão

Leia mais

1. Seja V o volume de um cilindro tendo altura h e raio r e suponha que h e r variam com o tempo.

1. Seja V o volume de um cilindro tendo altura h e raio r e suponha que h e r variam com o tempo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA DISCIPLINA: MAT0339 - Cálculo e Geometria Analítica para Arquitetos PROFESSOR: Vilmar Trevisan

Leia mais

MAT Lista de exercícios para a 3 a prova

MAT Lista de exercícios para a 3 a prova Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística MAT - Lista de eercícios para a a prova Valentin Ferenczi de maio de 9. Estude a função dada com relação a máimos e mínimos locais e globais.

Leia mais

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra.

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra. Universidade Federal Fluminense Departamento de Análise GAN0045 Matemática para Economia Professora Ana Maria Luz 00. Unidade Revisão de função de uma variável real O objeto fundamental deste curso são

Leia mais

1ª Avaliação. 2) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: = + corte o eixo Oy

1ª Avaliação. 2) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: = + corte o eixo Oy 1ª Avaliação 1) Se = 3,666 e y = 0,777, calcule y ) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: 7 0 1 3 0 3) Calcule m para que o gráfico de f( ) ( m 7m) no ponto de ordenada 10 = + corte o

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 06 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como P A B ) P A B ) P A B), temos que: P A B ) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,4 Como P A B) P A) + P B) P A B) P A

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do Bimestre Matemática Prof. Leandro Capítulo : Função eponencial: potenciação; função eponencial; gráfico; equações eponenciais; inequações

Leia mais

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática no Lectivo de 00/04 Trigonometria 1 (Revisões) 1º no Nome: Nº: Turma: 1 Um cone, cuja base tem raio r e cuja geratriz tem comprimento l, roda

Leia mais

MAT-2453 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - BCC Prof. Juan Carlos Gutiérrez Fernández

MAT-2453 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - BCC Prof. Juan Carlos Gutiérrez Fernández MAT-2453 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - BCC Prof. Juan Carlos Gutiérrez Fernández Lista 3: Introdução à Derivada, Limites e continuidade. Ano 207. Determine a função derivada e seu domínio para a função

Leia mais

Lista CIU. Bases Matemáticas. 5. Simplificando a expressão 2(x 2)(x 3) 3 3(x 2) 2 (x 3) 2 0, , 036 : 0, 04 = (x 3) 6

Lista CIU. Bases Matemáticas. 5. Simplificando a expressão 2(x 2)(x 3) 3 3(x 2) 2 (x 3) 2 0, , 036 : 0, 04 = (x 3) 6 Lista CIU Bases Matemáticas.. Álgebra 0, 3 4 + 0, 036 : 0, 04 = 3 8 + 30 0 8,9 0,9 0,8 D. 0,04 8,8 8 9 8 D. 9 ( 8 0 ) /3 3. Se A = + 7 x então A é: + x 7 x(x + 7) x (x + 7) D. x(x + 7) x + 7 4. Qual o

Leia mais

Matemática e suas tecnologias CONTEÚDOS POR ETAPA 1ª ETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA. Função Afim Função Quadrática Função Exponencial ORIENTAÇÕES

Matemática e suas tecnologias CONTEÚDOS POR ETAPA 1ª ETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA. Função Afim Função Quadrática Função Exponencial ORIENTAÇÕES Matemática e suas tecnologias MATEMÁTICA GLAYSON L. CARVALHO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL RECUP. FINAL 5 pts,75 pts 8 º ANO A B CONTEÚDOS POR ETAPA ª ETAPA ª ETAPA ª ETAPA Função Afim Função Quadrática

Leia mais

Equações do 2º grau 21/08/2012

Equações do 2º grau 21/08/2012 MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 5 Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite Equações do º grau Toda epressão que possui a forma + + =0, onde, e são números reais e 0, é uma equação do grau na incógnita.

Leia mais

Atividades de Funções do Primeiro Grau

Atividades de Funções do Primeiro Grau Atividades de Funções do Primeiro Grau 1) Numa loja, o salário fio mensal de um vendedor é 500 reais. Além disso, ele recebe de comissão 50 reais por produto vendido. a) Escreva uma equação que epresse

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x

FÍSICA. Questões de 01 a Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x FÍS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 06 01. Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x 0 de um espelho plano, conforme mostrado na figura desta questão. Responda:

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A - 009. A LISTA DE EXERCÍCIOS a Questão:. Para cada uma das funções seguintes, determine as derivadas indicadas: a) f(u) = u, u() =,

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y.

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y. LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULO RETÂNGULO 1) Um caminhão sobe uma rampa inclinada de 10º em relação ao plano horizontal. Se a rampa tem 30 m de comprimento, a quantos metros o caminhão se eleva, verticalmente

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: 1º Ensino Médio Professor: João Ângelo Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: O momento de revisão deve

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA PROFESSORA ANDRÉIA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA PROFESSORA ANDRÉIA LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA PROFESSORA ANDRÉIA Conteúdo da P: Função do 1º grau e do º grau, Probabilidade e Situações Problemas de funções. Função de 1º Grau 1. Observe o quadro abaio e responda:

Leia mais

1 = 0,20, teremos um aumento percentual de 20% no gasto com

1 = 0,20, teremos um aumento percentual de 20% no gasto com 6ROXomR&RPHQWDGDURYDGH0DWHPiWLFD 0. Suponha que o gasto com a manutenção de um terreno, em forma de quadrado, seja diretamente proporcional à medida do seu lado. Se uma pessoa trocar um terreno quadrado

Leia mais

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à Limite I) Noção intuitiva de Limite Os limites aparecem em um grande número de situações da vida real: - O zero absoluto, por eemplo, a temperatura T C na qual toda a agitação molecular cessa, é a temperatura

Leia mais

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização 35 Funções A função é um modo especial de relacionar grandezas. Por eemplo, como escrevemos o deslocamento de um móvel em movimento retilíneo variado dependendo do tempo? E se o móvel está em movimento

Leia mais

UPE/VESTIBULAR/2002 MATEMÁTICA

UPE/VESTIBULAR/2002 MATEMÁTICA UPE/VESTIBULAR/00 MATEMÁTICA 01 Os amigos Neto, Maria Eduarda, Daniela e Marcela receberam um prêmio de R$ 1000,00, que deve ser dividido, entre eles, em partes inversamente proporcionais às respectivas

Leia mais

OITAVA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INFORMÁTICA E BIOESTATÍSTICA CURSO: FARMACIA PROF.: Luiz Celoni

OITAVA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INFORMÁTICA E BIOESTATÍSTICA CURSO: FARMACIA PROF.: Luiz Celoni OITAVA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INFORMÁTICA E BIOESTATÍSTICA CURSO: FARMACIA PROF.: Luiz Celoni ASSUNTO: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU ) As seguintes funções são definidas em R. Verifique quais delas são funções

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 101 - Fundamentos de Matemática I 2012/I 2 a Lista - Funções (Parte I) 1. Dados os conjuntos M = {1, 3, 5} e N

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 16: Problemas de Otimização Objetivos da Aula Utilizar o Cálculo Diferencial para resolução de problemas. 1 Problemas de Otimização Nessa

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y) EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática a série do Ensino Médio Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO o Bimestre de 6 Data / / Escola Aluno Questão A tabela a seguir informa

Leia mais

28/03/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA. AJUSTAMENTO de OBSERVAÇÕES GA751

28/03/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA. AJUSTAMENTO de OBSERVAÇÕES GA751 UNIVERSIDADE FEDERA DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA AJUSTAMENTO de OBSERVAÇÕES GA75 Prof. Alvaro Muriel ima Machado ei de Propagação das Covariâncias Consideremos duas v.a.

Leia mais

Processo Seletivo Estendido 2016 LISTA FUNÇ~OES - 5

Processo Seletivo Estendido 2016 LISTA FUNÇ~OES - 5 Processo Seletivo Estendido 06 LISTA FUNÇ~OES - 5 Professor: Fernando de Ávila Silva Departamento de Matemática - UFPR Esta lista foi inicialmente elaborada pelo professor Aleandre Trovon UFPR A presente

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

O valor da expressão y = para x = 1,3 é: a) 2 b) 2 c) 2,6 d) 1,3 e) 1,3 Resolução. y = = = 0,7 x. Para x = 1,3 resulta y = 0,7 ( 1,3) = 0,7 + 1,3 = 2

O valor da expressão y = para x = 1,3 é: a) 2 b) 2 c) 2,6 d) 1,3 e) 1,3 Resolução. y = = = 0,7 x. Para x = 1,3 resulta y = 0,7 ( 1,3) = 0,7 + 1,3 = 2 MATEMÁTICA a 0,9 x O valor da expressão y = para x =, é: 0,7 + x a) b) c),6 d), e), 0,9 x (0,7 + x)(0,7 x) y = = = 0,7 x. 0,7 + x (0,7 + x) Para x =, resulta y = 0,7 (,) = 0,7 +, = e A soma dos valores

Leia mais

(Teste intermédio e exames Nacionais 2012)

(Teste intermédio e exames Nacionais 2012) Mais eercícios de 1.º ano: www.prof000.pt/users/roliveira0/ano1.htm (Teste intermédio e eames Nacionais 01) 79. Relativamente à Figura Resolva os itens seguintes, recorrendo a métodos, sabe-se que: eclusivamente

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: /09/018 Nota: Professor(a): LUIZ GUSTAVO Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 ) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos

Leia mais

SIMULADO GERAL DAS LISTAS

SIMULADO GERAL DAS LISTAS SIMULADO GERAL DAS LISTAS 1- Sejam as funções f e g definidas em R por f ( x) x + αx g β, em que α e β são números reais. Considere que estas funções são tais que: = e ( x) = ( x x 50) f g Valor mínimo

Leia mais

Cálculo I IM UFRJ Lista 1: Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão Para o Aluno. Tópicos do Pré-Cálculo

Cálculo I IM UFRJ Lista 1: Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão Para o Aluno. Tópicos do Pré-Cálculo Cálculo I IM UFRJ Lista : Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão 7.03.05 Para o Aluno O sucesso (ou insucesso) no Cálculo depende do conhecimento de tópicos do ensino médio que chamaremos de pré-cálculo.

Leia mais