Sefaz/RS Auditor-Fiscal da Receita Estadual Auditoria Contábil Pré-prova Prof. Marcelo Spilki

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sefaz/RS Auditor-Fiscal da Receita Estadual Auditoria Contábil Pré-prova Prof. Marcelo Spilki"

Transcrição

1 Sefaz/RS Auditor-Fiscal da Receita Estadual Auditoria Contábil Pré-prova Prof. Marcelo Spilki

2 01) Ano: 2018, Banca: CESPE, TCE/MG, Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis Determinado trabalho de um auditor consiste em examinar as demonstrações contábeis e outros relatórios financeiros, com o objetivo de expressar sua opinião, materializada em relatório de auditoria, acerca da adequação desses demonstrativos em relação aos princípios de contabilidade. Nesse caso, o trabalho realizado pelo auditor denomina-se auditoria a) contábil. b) de regularidade. c) de cumprimento legal. d) operacional. e) patrimonial.

3 02) Ano: 2018, Banca: CESPE, EBSERH - Técnico em Contabilidade Acerca das conciliações contábeis e do balancete de verificação, julgue o item a seguir. A auditoria contábil tem a mesma finalidade da perícia contábil. E 03) Ano: 2018, Banca: CESPE, CGM de João Pessoa - PB - Auditor Municipal de Controle Interno - Geral A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue o item a seguir. A auditoria interna e a externa são atividades que presumem independência na execução de seus trabalhos, independentemente se o auditor é terceiro contratado ou servidor público. C

4 04) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 1 Julgue o item a seguir, relativo aos trabalhos de auditoria e perícia. A necessária independência do auditor independente em relação ao cliente auditado impõe preocupações quanto ao tamanho relativo dos honorários acordados ou eventuais presentes de valor significativo recebidos do cliente, exigindo a adoção de salvaguardas. C Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: STM - Analista Judiciário - Contabilidade À luz das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade que tratam do auditor independente e da auditoria independente de informação contábil histórica, julgue os itens subsequentes. 05) Os objetivos gerais do auditor na condução de auditoria de demonstrações contábeis consistem em: obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante; apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis em conformidade com as normas. C 06) O relatório do auditor deve conter seção em que fiquem registradas as suas responsabilidades, indicando, entre outros, que o termo segurança razoável não significa que auditoria executada segundo as normas irá sempre detectar distorção relevante. C

5 07) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Direito O auditor designado para planejar a supervisão dos membros da equipe de auditoria poderá, em seu planejamento, ignorar a) os riscos de distorções relevantes. b) a capacidade dos membros individuais da equipe. c) as auditorias anteriormente realizadas. d) o porte e a complexidade da entidade. e) a área da auditoria.

6 NBC TA 300 A natureza, a época e a extensão do direcionamento e da supervisão dos membros da equipe e a revisão do seu trabalho podem variar dependendo de diversos fatores, incluindo: (a) o porte e a complexidade da entidade; (b) a área da auditoria; (c) os riscos de distorções relevantes (por exemplo, um aumento no risco de distorções relevantes para uma dada área de auditoria costuma exigir um correspondente aumento na extensão e no direcionamento e supervisão tempestiva por parte dos membros da equipe e uma revisão mais detalhada do seu trabalho); (d) a capacidade e a competência dos membros individuais da equipe que realiza o trabalho de auditoria.

7 08) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA, Auditor Estadual de Controle Externo No início do planejamento de uma auditoria, a questão crítica é a definição do volume de informações necessário à obtenção de uma segurança razoável. Essa decisão depende a) do conhecimento específico sobre a atividade da entidade. b) do tipo de opinião expressada no relatório final. c) da quantidade de pessoas envolvidas no trabalho de auditoria. d) da existência de recursos eletrônicos de informação. e) do conhecimento da legislação aplicável.

8 09) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis Antes de iniciar a etapa de planejamento de determinada auditoria, o auditor deve a) definir o envolvimento de especialistas. b) estabelecer o entendimento dos termos do trabalho. c) definir os procedimentos analíticos a serem aplicados. d) obter entendimento global da entidade a ser auditada. e) determinar a materialidade do objeto de auditoria.

9 NBC TA 300 Atividades preliminares do trabalho de auditoria O auditor deve realizar as seguintes atividades no início do trabalho de auditoria corrente: (a) realizar os procedimentos exigidos pela NBC TA 220 (R1) Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis; (b) avaliação da conformidade com os requisitos éticos, inclusive independência, conforme exigido pela NBC TA 220 (R1); e (c) estabelecimento do entendimento dos termos do trabalho, conforme exigido pela NBC TA 210 Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria.

10 10) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: CGM de João Pessoa/PB - Técnico Municipal de Controle Interno - Geral Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de auditoria. O planejamento para a realização de auditorias deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, sendo necessário constar nesse planejamento informações suficientes para a compreensão dos procedimentos que deverão ser executados pelos auditores. C

11 Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: CGM de João Pessoa/PB - Técnico Municipal de Controle Interno - Geral No que se refere ao planejamento de auditoria, julgue os itens subsequentes, relativo às afirmações de auditoria. 11) Classificação e compreensibilidade são afirmações de auditoria que direcionam o auditor para verificar se as informações contábeis estão adequadamente apresentadas e descritas e se as divulgações estão claramente expressas. C 12) Corte é a afirmação da classe de saldos que direciona o auditor para verificar se na entidade existem ativos, passivos e elementos do patrimônio líquido. E

12 NBC TA 315 As afirmações usadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer podem se enquadrar nas seguintes categorias: (a) afirmações sobre classes de transações e eventos e divulgações relacionadas, para o período sob auditoria: (i) ocorrência transações e eventos que foram registrados ou divulgados ocorreram e tais transações e eventos são da entidade; (ii) integralidade todas as transações e eventos que deviam ser registrados foram registrados; e todas as divulgações relacionadas que deveriam ter sido incluídas nas demonstrações contábeis foram incluídas; (iii) exatidão valores e outros dados relacionados a transações e eventos registrados foram registrados adequadamente, e respectivas divulgações foram apropriadamente mensuradas e descritas; (iv) corte as transações e eventos foram registrados no período contábil correto; (v) classificação as transações e eventos foram registrados nas contas corretas; (vi) apresentação transações e eventos estão apropriadamente agregados ou desagregados e claramente descritos, e as respectivas divulgações são relevantes e compreensíveis no contexto dos requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável;

13 (b) afirmações sobre saldos de contas e divulgações relacionadas no fim do período: (i) existência ativos, passivos e elementos do patrimônio líquido existem; (ii) direitos e obrigações a entidade detém ou controla os direitos sobre ativos e os passivos são obrigações da entidade; (iii) integralidade todos os ativos, passivos e patrimônio líquido que deviam ser registrados foram registrados, e todas as divulgações relacionadas que deveriam ter sido incluídas nas demonstrações contábeis foram incluídas; (iv) exatidão, valorização e alocação ativos, passivos e patrimônio líquido estão incluídos nas demonstrações contábeis nos valores apropriados e quaisquer ajustes resultantes de valorização ou alocação estão adequadamente registrados, e as respectivas divulgações estão apropriadamente mensuradas e descritas; (v) classificação ativos, passivos e patrimônio líquido foram registrados nas contas adequadas; (vi) apresentação ativos, passivos e patrimônio líquido estão adequadamente agregados ou desagregados e claramente descritos, e respectivas divulgações são relevantes e compreensíveis no contexto dos requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável.

14 13) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Controle Externo Entre os riscos envolvidos em uma auditoria, o único que existe apenas em função da realização do trabalho de auditoria é o risco a) residual. b) de controle. c) de detecção. d) de distorção relevante. e) inerente.

15 Os únicos riscos que o auditor controla são o de detecção (RD) e, por meio deste, o de auditoria (RA), já que o risco de distorção relevante (RDR), que é composto pelos riscos inerente (RI) e de controle (RC), são riscos da administração da entidade. Portanto, cabe ao auditor determinar o nível de risco de detecção aceitável para manter o risco de auditoria no nível estabelecido para o trabalho.

16

17 Avaliação de Riscos Respostas aos Riscos Significativos Estratégia Global Plano de Auditoria

18 14) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: EMAP - Analista Portuário - Financeira e Auditoria Interna Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue o item que segue. Quando da avaliação do risco de detecção, o auditor deve levar em conta que a organização está exposta ao risco independentemente de quaisquer ações gerenciais que possam reduzir a probabilidade de sua ocorrência ou seu impacto. E

19 15) Ano: 2017, Banca: CESPE, Órgão: TER/BA - Analista Judiciário Contabilidade A atitude de ceticismo profissional refere-se à maneira pela qual o auditor independente avalia criticamente, de forma mentalmente questionadora, a validade da evidência obtida e mantémse alerta para qualquer evidência que contradiga ou ponha em dúvida a confiabilidade de documentos ou representações da parte responsável. A partir dessa informação, assinale a opção que corresponde à realidade de auditoria quanto ao ceticismo profissional. a) As situações que o auditor deve observar com cuidado mais apurado não incluem aquelas que possam indicar possíveis fraudes, pois tais situações ensejam a instauração de inquérito policial. b) O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, mantendo-se alerta para circunstâncias que causem distorções relevantes nas demonstrações financeiras. c) O ceticismo profissional inclui executar a auditoria com máximo zelo, o que não obriga a considerar evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas. d) Informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas às indagações a ser usadas como evidências de auditoria em exame são fatos para a análise das futuras auditorias. e) Circunstâncias que gerem a necessidade de outros procedimentos de auditoria, que não estejam previstos nos padrões profissionais, não correspondem a possíveis alertas no que se refere a ceticismo profissional.

20 16) Ano: 2017, Banca: CESPE, Órgão: TER/TO - Analista Judiciário - Contabilidade João, analista judiciário de um tribunal regional eleitoral, apresentou prestação de contas de uma viagem realizada para representar o respectivo órgão público. Durante a revisão dos documentos, em um procedimento de auditoria interna, ficou constatado que, dos dezoito recibos de táxi apresentados por ele, oito tinham o nome e a assinatura do mesmo taxista; entretanto, desses oito, apenas cinco haviam sido preenchidos integralmente pelo taxista; no preenchimento dos valores dos demais, percebia-se claramente a caligrafia de João. Ao ser questionado pela auditoria interna, ele respondeu que preenchera os valores nos recibos a pedido do taxista, que estava apressado. João afirmou, ainda, haver registrado as quantias devidamente pagas por ele em dinheiro. Nessa situação hipotética, à luz dos conceitos de erro e fraude adotados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria interna (NBC TI 01), o auditor, inicialmente, deverá classificar o ato como indicativo de a) erro, por ser ato não intencional e não conter má-fé. b) erro, por ser ato intencional, porém não conter má-fé. c) fraude e erro, por ser ato intencional, mas não conter má-fé. d) fraude, por ser ato não intencional, mas conter má-fé. e) fraude, por ser ato intencional, mesmo que não tenha má-fé.

21 Fraude e Erro

22 17) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis Ao estabelecer a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria, o auditor poderá ignorar a) a natureza e a extensão das exceções identificadas. b) os riscos de distorção relevantes identificados. c) o tamanho e a complexidade da entidade. d) a metodologia de auditoria utilizada. e) a quantidade de sócios da entidade auditada.

23 NBC TA 230 A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como: (a) tamanho e complexidade da entidade; (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; (c) riscos identificados de distorção relevante; (d) importância da evidência de auditoria obtida; (e) natureza e extensão das exceções identificadas; (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida; (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas.

24 Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: EMAP - Analista Portuário - Financeira e Auditoria Interna Julgue os itens a seguir, relativos à documentação de auditoria. 18) A documentação preparada pelo auditor deve ser suficiente para permitir que outro auditor, sem envolvimento anterior com a auditoria, compreenda a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados. C 19) O término da montagem do arquivo final de auditoria, após a data do relatório do auditor, é um processo administrativo que não envolve a realização de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões. C

25 20) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: EMAP - Analista Portuário - Financeira e Auditoria Interna Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue o item que segue. Na organização dos papéis de trabalho do tipo corrente, o auditor deve assentar informações de natureza perene, que possam ser utilizadas em mais de um trabalho de auditoria. E 21) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Conhecimentos Gerais e Específicos - Cargos: 1, 2, 4, 5 e 7 Sabendo que a documentação de auditoria, independentemente do meio de sua elaboração, deve ser organizada e agrupada segundo sua finalidade, assinale a opção que indica a informação que deve ser arquivada como documentação de conteúdo corrente. a) composição da estrutura organizacional b) cópias de demonstrações financeiras c) correspondência enviada ou recebida d) planos e metas de longo prazo e) pedidos e comprovantes de diárias

26 22) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Controle Externo Na documentação de auditoria, deve-se excluir a) discussões da equipe de auditoria com a administração e com os responsáveis pela governança. b) informação que possa ser considerada inconsistente com a conclusão final da auditoria. c) registro de procedimentos de auditoria diferentes dos requeridos pelas normas técnicas. d) cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos. e) razões específicas para modificações na documentação de auditoria ocorridas após a emissão do relatório.

27 23) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: STM - Analista Judiciário - Contabilidade À luz das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade que tratam do auditor independente e da auditoria independente de informação contábil histórica, julgue o item subsequente. A documentação de auditoria e a evidência de auditoria remetem ao mesmo conceito, ou seja, ambas são constituídas por registros, documentos e outras informações que permitem a obtenção de conclusões pelo auditor. E 24) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: CGM de João Pessoa/PB - Auditor Municipal de Controle Interno - Geral A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue o item a seguir. O auditor, para tirar conclusões sobre a aplicação dos seus procedimentos, deverá considerar o conjunto de evidências observando se tal conjunto é suficiente e adequado; entretanto, em caso de análise quantitativa para conclusões em um relatório sem problemas a mencionar, sendo suficiente esse conjunto, a suficiência será dispensável. E

28 25) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Infraestrutura Os atributos que devem acompanhar as evidências, elementos essenciais e comprobatórios dos achados de auditoria, são a) razoabilidade, plausibilidade, materialidade e suficiência. b) validade, confiabilidade, relevância e suficiência. c) integralidade, abrangência, materialidade e legalidade. d) razoabilidade, confiabilidade, integralidade e plausibilidade. e) validade, adequação, relevância e legalidade.

29 26) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Infraestrutura Os testes de auditoria que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade são denominados a) aprovações. b) observância. c) salvaguarda. d) segregações. e) substantivos.

30 Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: EMAP - Analista Portuário - Financeira e Auditoria Interna Durante a execução de seus trabalhos, tendo verificado não conformidades nos registros contábeis de entidade estatal, o auditor realizou entrevistas com os responsáveis da área, circularização, conciliação e revisão analítica. Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens seguintes. 27) Na revisão analítica, o auditor deve considerar a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade. C 28) Na conciliação, o auditor deve realizar a retificação dos registros externos em função dos elementos disponíveis na área auditada. E 29) A circularização é a técnica utilizada para a obtenção de declaração formal e independente de partes internas da área auditada. E 30) A entrevista é técnica útil para a descoberta de novos fatos relacionados ao objeto da apuração e para a indicação de novos caminhos de investigação. C

31 31) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Infraestrutura Na auditoria, a técnica de obtenção de evidência documental que consiste na confirmação de informações obtidas junto ao auditado por parte de fontes externas à unidade auditada é denominada a) circularização. b) conciliação. c) exame documental. d) inspeção física. e) revisão analítica.

32 32) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis Se, ao investigar flutuações e relações identificadas, o auditor concluir que elas são inconsistentes com outras informações relevantes, essa investigação caracterizará o procedimento de auditoria denominado a) reexecução. b) confirmação externa. c) inspeção. d) observação. e) procedimento analítico.

33 33) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: CGM de João Pessoa/PB - Técnico Municipal de Controle Interno - Geral Acerca dos procedimentos de auditoria, julgue o item subsequente. Inspeção consiste em verificar os registros das transações contábeis por meio da análise de documentos e ativos tangíveis. C

34 34) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Controle Externo Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a a) existência dos componentes patrimoniais em determinada data. b) existência e a efetividade dos controles internos. c) ocorrência efetiva das transações contabilmente registradas. d) conformidade entre os mecanismos de avaliação patrimonial e as normas. e) existência de eventos ou itens patrimoniais não registrados.

35 35) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: EMAP - Analista Portuário - Financeira e Auditoria Interna Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue o item que segue. Ao planejar e executar testes de controle, o auditor deve verificar o modo como os controles foram aplicados ao longo do período, a consistência dos controles e quem os aplicou ou por quais meios eles foram aplicados. C 36) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 1 Julgue o item a seguir, relativo aos trabalhos de auditoria e perícia. Na definição do tamanho da amostra que o auditor utilizará para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis da auditada, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra. C

36 37) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Controle Externo Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento de que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o auditor, imediatamente, deve a) emitir relatório com opinião adversa. b) solicitar que a administração retire a limitação. c) emitir relatório com ressalva. d) comunicar o assunto aos responsáveis pela governança. e) renunciar ao trabalho de auditoria.

37 38) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCM/BA - Auditor Estadual de Infraestrutura O instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento é denominado a) certificado de auditoria. b) papel de trabalho. c) matriz de planejamento. d) relatório de auditoria. e) nota de auditoria.

38 39) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis Se determinado auditor examinar demonstrações contábeis que, em sua opinião, não atinjam uma apresentação adequada, embora estejam de acordo com os requisitos de apresentação das normas técnicas, ele deverá a) ignorar a forma de apresentação. b) abster-se de emitir sua opinião. c) expressar opinião não modificada. d) concluir pela existência de distorções relevantes. e) consultar a administração da entidade e, se necessário, modificar sua opinião. NBC TA 700 Se as demonstrações contábeis elaboradas de acordo com os requisitos de estrutura de apresentação adequada não atingem uma apresentação adequada, o auditor deve discutir o assunto com a administração e, dependendo dos requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável e de como o assunto for resolvido, ele deve determinar se é necessário modificar a opinião no seu relatório, de acordo com a NBC TA 705.

39 40) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Conhecimentos Gerais e Específicos - Cargos: 1, 2, 4, 5 e 7 A respeito da formação da opinião do auditor e da emissão do relatório de auditoria, assinale a opção correta. a) A conclusão do auditor deve restringir-se à obtenção de evidência de auditoria apropriada. b) A avaliação da adequação da apresentação das demonstrações contábeis é obrigatória. c) O parágrafo introdutório do relatório deve fazer referência ao resumo das principais práticas contábeis. d) O relatório do auditor independente pode ser emitido por escrito ou oralmente. e) O relatório do auditor independente deve ser endereçado com exclusividade à administração da entidade auditada.

40 41) Ano: 2018, Banca: CESPE, Órgão: TCE/MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis O auditor independente que, ao realizar trabalho de asseguração em determinada entidade, verificar que os efeitos ou possíveis efeitos de distorções são relevantes, mas não generalizados, deverá emitir conclusão a) com ressalvas. b) pela abstenção. c) adversa. d) favorável. e) pela retirada do trabalho.

41

42 Gabarito: 1) A 2) E 3) C 4) C 5) C 6) C 7) C 8) A 9) B 10) C 11) C 12) E 13) C 14) E 15) B 16) E 17) E 18) C 19) C 20) E 21) B 22) D 23) E 24) E 25) B 26) E 27) C 28) E 29) E 30) C 31) A 32) E 33) C 34) B 35) C 36) C 37) B 38) D 39) E 40) C 41) A

UERN 2015 AUDITÓRIA CONTÁBIL EMERSON FIRMINO

UERN 2015 AUDITÓRIA CONTÁBIL EMERSON FIRMINO UERN 2015 AUDITÓRIA CONTÁBIL EMERSON FIRMINO Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (FARN), Mestre e Doutorando pelo Programa Multi (UNB/UFPB/UFRN), Sócio da

Leia mais

Respostas aos Riscos Avaliados

Respostas aos Riscos Avaliados Respostas aos Riscos Avaliados Avaliação de Riscos Respostas aos Riscos Significativos Estratégia Global Plano de Auditoria NBC TA 330 Respostas do Auditor aos Riscos Avaliados O auditor deve planejar

Leia mais

Apresentação, xxi Prefácio, xxiii. Parte I - INTRODUÇÃO, 1

Apresentação, xxi Prefácio, xxiii. Parte I - INTRODUÇÃO, 1 Apresentação, xxi Prefácio, xxiii Parte I - INTRODUÇÃO, 1 1 Introdução, 3 Palavras iniciais, 3 Viabilização do processo de convergência, 5 Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade, 6 Vigência

Leia mais

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015 Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática Cristiano Seguecio 21/10/2015 Agenda Introdução NBC TA 800 - Alcance, objetivos, requisitos, relatórios e exemplos NBC TA 805 - Alcance,

Leia mais

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA Prof. Geraldo Carlos Introdução Contabilidade Ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, nos seus atos e fatos quantitativos e qualitativos Auditoria

Leia mais

Objetivos Gerais do Auditor

Objetivos Gerais do Auditor Objetivos Gerais do Auditor NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Estabelece requisitos necessários para o exercício da auditoria independente Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações

Leia mais

Olá prezado(a) aluno(a),

Olá prezado(a) aluno(a), Olá prezado(a) aluno(a), Resolvi apresentar para você como uma revisão nesta reta final para o concurso da CAGE/RS, duas provas de auditoria recentemente aplicadas pelo CESPE/CEBRASPE em concursos para

Leia mais

Sumário. Capítulo 2. Auditoria_00.indd 27 15/02/ :21:30

Sumário. Capítulo 2. Auditoria_00.indd 27 15/02/ :21:30 Sumário Capítulo 1 Origem, Conceitos, Trabalhos de Asseguração e Tipos de Auditoria... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito de Auditoria...2 1.3. Evolução da Auditoria...3 1.4. NBC TA Estrutura Conceitual...4

Leia mais

Relatório de Auditoria

Relatório de Auditoria Relatório de Auditoria NBC TA 700 Formação da Opinião e Emissão do Relatório Objetivo Os objetivos do auditor são: (a) formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na avaliação das conclusões

Leia mais

Procedimentos de auditoria; Confirmações externas; Procedimentos analíticos.

Procedimentos de auditoria; Confirmações externas; Procedimentos analíticos. Procedimentos de Auditoria Procedimentos de auditoria; Confirmações externas; Procedimentos analíticos. 1 Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. 1.1 Objetivo. O objetivo do auditor é o de obter evidência

Leia mais

Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos. Procedimentos de auditoria Conclusões e relatórios de auditoria

Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos. Procedimentos de auditoria Conclusões e relatórios de auditoria NBC TA 510 Trabalhos Iniciais, Saldos Iniciais Índice Item Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos Procedimentos de auditoria 5 9 Conclusões e relatórios de auditoria

Leia mais

Auditoria. Relatório de Auditoria. Professor Marcelo Spilki.

Auditoria. Relatório de Auditoria. Professor Marcelo Spilki. Auditoria Relatório de Auditoria Professor Marcelo Spilki www.acasadoconcurseiro.com.br Auditoria RELATÓRIO DE AUDITORIA NBC TA 700 Formação da Opinião e Emissão do Relatório Objetivo Os objetivos do

Leia mais

Evidência de Auditoria

Evidência de Auditoria Evidência de Auditoria NBC TA 500 Evidência de Auditoria Objetivo O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir evidência de auditoria apropriada

Leia mais

AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada.

AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada. AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria do TRF-3, aplicada em 03/04. Espero que tenham feito uma boa prova. Não vejo possibilidades de

Leia mais

Materialidade e sua aplicação nos trabalhos de auditoria NBC TA 320

Materialidade e sua aplicação nos trabalhos de auditoria NBC TA 320 Materialidade e sua aplicação nos trabalhos de auditoria NBC TA 320 SUMARIO - Objetivo da NBC TA 320 e normas correlatas - O que é materialidade e riscos Riscos, Ceticismo, Julgamento, suficiência - Limitação

Leia mais

CONCORDÂNCIA COM OS TERMOS DO TRABALHO DE AUDITORIA NBC TA 210 (R1)

CONCORDÂNCIA COM OS TERMOS DO TRABALHO DE AUDITORIA NBC TA 210 (R1) CONCORDÂNCIA COM OS TERMOS DO TRABALHO DE AUDITORIA NBC TA 210 (R1) Objetivos da norma Esta Norma trata da responsabilidade do auditor independente em estabelecer os termos de um trabalho de auditoria

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS: NBC TA 02 Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração NBC TA 200 Objetivos gerais do auditor independente e a

NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS: NBC TA 02 Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração NBC TA 200 Objetivos gerais do auditor independente e a AUDITORIA RISCO DA AUDITORIA NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS: NBC TA 02 Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração NBC TA 200 Objetivos gerais do auditor independente e a condução de uma auditoria

Leia mais

Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA?

Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA? Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA? CAPÍTULO 1 CONCEITOS GERAIS 1.1. Origem e evolução da auditoria 1.2. Tipos de auditoria 1.2.1. Auditoria das demonstrações contábeis 1.2.2. Auditoria de conformidade

Leia mais

PROVAS DE AUDITORIA I

PROVAS DE AUDITORIA I PROVAS DE AUDITORIA I 01. (Ano: 2015/ Banca: EXATUS/ Órgão: BANPARÁ/ Prova: Contador) Auditoria contábil, operacional e administrativa: Sr. Silvio Tarcio Bento, é auditor interno da empresa Delta S.A,

Leia mais

Modificações na Opinião do Auditor

Modificações na Opinião do Auditor Modificações na Opinião do Auditor NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor O objetivo do auditor é expressar claramente uma opinião modificada de forma apropriada sobre as demonstrações contábeis,

Leia mais

NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente

NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente Alguns aspectos sobre a NBC TA 705 e a determinação e aplicação dos diversos tipos

Leia mais

Procedimentos Analíticos

Procedimentos Analíticos Procedimentos Analíticos NBC TA 520 Procedimentos Analíticos Objetivo Os objetivos do auditor são: (a) obter evidência de auditoria relevante e confiável ao usar procedimentos analíticos substantivos;

Leia mais

NBC TA 520 Procedimentos analíticos

NBC TA 520 Procedimentos analíticos NBC TA 520 Procedimentos analíticos Índice Item Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivos 3 Definição 4 Requisitos Procedimentos analíticos substantivos 5 Procedimentos analíticos que auxiliam

Leia mais

uff ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

uff ASPECTOS INTRODUTÓRIOS uff PGCA 2017 AUDITORIA EXTERNA CONFORM E AS NORMAS BRASILEIR AS DE AUDITO RIA E O PRO CESSO DE CO NVERGÊ N CI A AO PADRÃO I NTERNACIO NAL Prof. Me. Ricardo Davi Moraes e Silva PROFESSOR R D MORAES E SILVA

Leia mais

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA PLANEJAMENTO DE AUDITORIA ALCANCE Esta Norma trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria das demonstrações contábeis. Esta Norma está escrita no contexto de auditorias recorrentes.

Leia mais

AUDITORIA VUNESP. Professor Felipe Mascara

AUDITORIA VUNESP. Professor Felipe Mascara AUDITORIA VUNESP Professor Felipe Mascara 1 01 VUNESP Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias

Leia mais

Risco de Auditoria (RA = RDR x RD) julgamento profissional Riscos de distorção relevante riscos da entidade não da auditoria

Risco de Auditoria (RA = RDR x RD) julgamento profissional Riscos de distorção relevante riscos da entidade não da auditoria Risco de Auditoria Risco de Auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. É função dos riscos de distorção

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Conteúdo Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações contábeis.... 3 Balanço Patrimonial... 9

Leia mais

Auditoria. Controle de Qualidade. Professor Marcelo Spilki.

Auditoria. Controle de Qualidade. Professor Marcelo Spilki. Auditoria Controle de Qualidade Professor Marcelo Spilki www.acasadoconcurseiro.com.br Auditoria CONTROLE DE QUALIDADE NBC PA 01 Controle de qualidade para auditores Trata das responsabilidades do auditor

Leia mais

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria.

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. Índice Item Introdução Alcance 1 Materialidade no contexto de auditoria 2 6 Data de vigência 7 Objetivo 8 Definição 9 Requisitos Determinação

Leia mais

EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes

EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC 2014 AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes Edital AUDITORIA CONTÁBIL a) Conceito e aplicação da Auditoria Contábil: Conceitos. Objetivo e finalidade da auditoria. Tipos de

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA (PAPÉIS DE TRABALHO)

DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA (PAPÉIS DE TRABALHO) AUDITORIA DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA (PAPÉIS DE TRABALHO) NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS: NBC TA 02 Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração NBC TA 200 Objetivos gerais do auditor independente e

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade... 2

SUMÁRIO. 1. Normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade... 2 SUMÁRIO 1. Normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade... 2 2. Conceitos de auditoria e sobre a pessoa do auditor. Responsabilidade legal. Ética profissional...

Leia mais

ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA PARA TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO

ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA PARA TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO INTRODUÇÃO Resolução CFC 1202/09 NBC TA 01 Vigência: 31 de dezembro de 2010 ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA PARA TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO Define e estabelece: Elementos Objetivos Aplicação: NBC TA NBC TR NBC

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 Orientação aos auditores independentes em relação à emissão de relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis regulatórias (DCRs), elaboradas de acordo com

Leia mais

Evidências de Auditoria e Documentação. Prof. Jerônimo Antunes

Evidências de Auditoria e Documentação. Prof. Jerônimo Antunes Evidências de Auditoria e Documentação Prof. Jerônimo Antunes 1 Agenda Norma de Evidência Evidência de Auditoria Adequação e Suficiência da Evidência Fontes de Evidências e onde obter Evidências Categorias

Leia mais

NBC TA 300 APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de

NBC TA 300 APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de NBC TA 300 APROVAÇÃO RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.211, de 03.12.2009 Aprova a NBC TA 300 Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AUDITORIA INTERNA Profº Silvelandio Martins

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AUDITORIA INTERNA Profº Silvelandio Martins EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AUDITORIA INTERNA Profº Silvelandio Martins 1 - ( Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Oficial Temporário - Ciências Contábeis) Relacione a coluna da direita com a da esquerda. Em seguida,

Leia mais

Prova de Auditoria TCE-SC/2016 comentada.

Prova de Auditoria TCE-SC/2016 comentada. Prova de Auditoria TCE-SC/2016 comentada. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria do TCE-SC, aplicada em 29/05, pela banca do CESPE/Unb. Espero que tenham feito uma boa prova. Não vejo possibilidades

Leia mais

NBC TR 2400 TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NBC TR 2400 TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NBC TR 2400 TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Introdução Alcance 1. Esta Norma trata de (ver A1): (a) as responsabilidades do auditor, quando contratado para realizar revisão de demonstrações

Leia mais

NBC TA 600 CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS AUDITORIAS DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE GRUPOS (Incluindo o trabalho dos auditores dos componentes)

NBC TA 600 CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS AUDITORIAS DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE GRUPOS (Incluindo o trabalho dos auditores dos componentes) NBC TA 600 CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS AUDITORIAS DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE GRUPOS (Incluindo o trabalho dos auditores dos componentes) Índice Item INTRODUÇÃO Alcance 1-6 Data de vigência 7 OBJETIVO 8

Leia mais

Auditoria: Procedimentos

Auditoria: Procedimentos O que é auditoria? Profa. Paula Nardi Conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de relatório sobre sua adequação, consoante os Princípios de Contabilidade e pertinente à legislação

Leia mais

Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho)

Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Processo organizado de registro de procedimentos, evidências e conclusões da auditoria. Devem ser registradas

Leia mais

Parágrafos de Ênfase e de Outros Assuntos

Parágrafos de Ênfase e de Outros Assuntos Parágrafos de Ênfase e de Outros Assuntos NBC TA 706 Parágrafos de Ênfase e de Outros Assuntos O objetivo do auditor, depois de ter formado opinião sobre as demonstrações contábeis, é chamar a atenção

Leia mais

NBC TA 300 (R1) PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NBC TA 300 (R1) PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NBC TA 300 (R1) PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número

Leia mais

Introdução Alcance 1-2 Data de vigência 3 Objetivo 4 Definições 5 Requisitos

Introdução Alcance 1-2 Data de vigência 3 Objetivo 4 Definições 5 Requisitos NBC TA 500 EVIDÊNCIA DE AUDITORIA Índice Item Introdução Alcance 1-2 Data de vigência 3 Objetivo 4 Definições 5 Requisitos Evidência de auditoria apropriada e suficiente 6 Informações a serem utilizadas

Leia mais

Avaliação das Distorções Identificadas

Avaliação das Distorções Identificadas Avaliação das Distorções Identificadas NBC TA 450 Avaliação das Distorções Identificadas O objetivo do auditor é avaliar: (a) o efeito de distorções identificadas na auditoria; e (b) o efeito de distorções

Leia mais

Auditoria Alterações nas Normas de Auditoria Prof. Rodrigo Fontenelle

Auditoria Alterações nas Normas de Auditoria Prof. Rodrigo Fontenelle Auditor Fiscal Auditoria Alterações nas Normas de Auditoria Prof. Rodrigo Fontenelle Introdução Pessoal, Mantendo o compromisso com o aluno, seguem as principais alterações nas NBC TAs ocorridas em setembro/16.

Leia mais

NBC TA APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de

NBC TA APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de NBC TA 710 - APROVAÇÃO RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.234, de 04.12.2009 Aprova a NBC TA 710 Informações Comparativas Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE,

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 NBC TR 2400 TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 NBC TR 2400 TRABALHOS DE REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Dispõe sobre trabalhos de revisão de demonstrações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, considerando o processo de convergência

Leia mais

IX ENCONTRO DE AUDITORES

IX ENCONTRO DE AUDITORES IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ES Relatório dos Auditores Independentes - uma análise crítica - Eduardo Assumpção IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ES Cursos Pontuados pelo PEC do CFC Atualização

Leia mais

NBC TA 550 Partes Relacionadas Definição: Outra entidade sobre a qual a entidade tem controle ou influência significativa, direta ou indiretamente,

NBC TA 550 Partes Relacionadas Definição: Outra entidade sobre a qual a entidade tem controle ou influência significativa, direta ou indiretamente, Partes Relacionadas NBC TA 550 Partes Relacionadas Definição: Outra entidade sobre a qual a entidade tem controle ou influência significativa, direta ou indiretamente, por meio de um ou mais intermediários.

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 Março/2018 1 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix. Agradecimentos, xxi. Parte I Fundamentos de Auditoria, 1

Sumário. Prefácio, xix. Agradecimentos, xxi. Parte I Fundamentos de Auditoria, 1 Prefácio, xix Agradecimentos, xxi Parte I Fundamentos de Auditoria, 1 1 Introdução à auditoria, 3 1.1 Noções de auditoria das demonstrações contábeis, 3 1.2 Contabilidade, 3 1.3 Auditoria, 5 1.3.1 Atitude

Leia mais

Práticas contábeis aplicáveis e apresentação das demonstrações contábeis

Práticas contábeis aplicáveis e apresentação das demonstrações contábeis NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE CTA Nº 008, DE 26.07.2013 Dá nova redação ao CTA 08 que dispõe sobre a emissão do relatório do auditor independente sobre demonstrações contábeis das Entidades Fechadas

Leia mais

Práticas Contábeis aplicáveis e Apresentação das Demonstrações Financeiras

Práticas Contábeis aplicáveis e Apresentação das Demonstrações Financeiras Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações financeiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) para os exercícios que se findam em ou após 31 de dezembro de 2012.

Leia mais

Sumário. Parte I FUNDAMENTOS DE AUDITORIA, 1

Sumário. Parte I FUNDAMENTOS DE AUDITORIA, 1 Sumário Parte I FUNDAMENTOS DE AUDITORIA, 1 1 Introdução à Auditoria, 3 1.1 Noções de auditoria das demonstrações contábeis, 3 1.2 Contabilidade, 3 1.3 Auditoria, 5 1.3.1 Atitude mental, 5 1.3.2 Atitude

Leia mais

Estimativas Contábeis

Estimativas Contábeis Estimativas Contábeis NBC TA 540 Auditoria de Estimativas Contábeis Estimativas são feitas quando não há como definir valor exato de registro de algum item das demonstrações contábeis. A complexidade da

Leia mais

Os testes em auditoria constituem o processo pelo qual o auditor reúne elementos comprobatórios.

Os testes em auditoria constituem o processo pelo qual o auditor reúne elementos comprobatórios. TESTES EM AUDITORIA Os testes em auditoria constituem o processo pelo qual o auditor reúne elementos comprobatórios. Pode-se aplicar os testes a todas as transações ou a uma amostra representativa adequada.

Leia mais

AUDITORIA INTERNA. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

AUDITORIA INTERNA. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações,

Leia mais

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA I. OBJETO O Objeto do presente Edital é a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE

Leia mais

Recusa da administração em permitir que o auditor envie solicitações de. Recusa da administração em permitir que o auditor envie solicitações de

Recusa da administração em permitir que o auditor envie solicitações de. Recusa da administração em permitir que o auditor envie solicitações de NBC TA 505 CONFIRMAÇÕES EXTERNAS Índice Item Introdução Alcance 1 Procedimentos de confirmação externa para obtenção de evidência de auditoria 2-3 Data de vigência 4 Objetivo 5 Definições 6 Requisitos

Leia mais

NBC TA 230 Documentação de Auditoria

NBC TA 230 Documentação de Auditoria NBC TA 230 Documentação de Auditoria (Aplicável a auditoria de demonstrações contábeis para períodos iniciados em ou após 1º de janeiro de 2010) Índice Item Introdução Alcance 1 Natureza e propósito da

Leia mais

NBC TA 530 Amostragem em Auditoria Se aplica quando o auditor independente decide usar amostragem na execução de procedimentos de auditoria Trata do

NBC TA 530 Amostragem em Auditoria Se aplica quando o auditor independente decide usar amostragem na execução de procedimentos de auditoria Trata do Amostragem NBC TA 530 Amostragem em Auditoria Se aplica quando o auditor independente decide usar amostragem na execução de procedimentos de auditoria Trata do uso de amostragem estatística e não estatística

Leia mais

ESTRUTURA CONCEITUAL DE TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO

ESTRUTURA CONCEITUAL DE TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO ESTRUTURA CONCEITUAL DE TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO Trabalho de asseguração significa um trabalho no qual o auditor independente expressa uma conclusão com

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores, Conselheiros e Cooperados da Cooperativa de Crédito e Serviços Financeiros de Curitiba e Região Metropolitana

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuárias

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuárias Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuárias Riscos, Materialidade e WP Prof. Dr Joshua Onome Imoniana Sumário Planejamento da

Leia mais

Representações Formais

Representações Formais Representações Formais NBC TA 580 Representações Formais Os objetivos do auditor são: a) obter representações formais da administração, e quando apropriado, dos responsáveis pela governança, de que eles

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA " AMARATI " BALANÇO GERAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2.016

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA  AMARATI  BALANÇO GERAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2.016 ATIVO 2.016 2.015 CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 10.999 18.588 Caixa e equivalentes de caixa - com restrição - 1.202 Aplicações financeiras 2.706.845 2.901.592 Aplicações financeiras - com restrição

Leia mais

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório,

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, NORMAS DE AUDITORIA as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, os procedimentos de auditoria descrevem as tarefas realmente cumpridas pelo auditor, na realização do exame. CONCEITO

Leia mais

NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE. INTRODUÇÃO Alcance 1. Tipos de opinião modificada

NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE. INTRODUÇÃO Alcance 1. Tipos de opinião modificada NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE Súmula INTRODUÇÃO Alcance 1 Tipos de opinião modificada 2 Data de vigência 3 OBJETIVO 4 DEFINIÇÕES 5 REQUISITOS Circunstâncias em que é necessário

Leia mais

6. Execução dos Procedimentos Substantivos

6. Execução dos Procedimentos Substantivos 6. Execução dos Procedimentos Substantivos 6.1. Realizar Procedimentos Analíticos 6.1.1 Para todos os postulados de auditoria efetuamos os procedimentos substantivos primários independentemente da nossa

Leia mais

Seminário. Novas Normas de Auditoria - Planejamento e Execução da Auditoria. Setembro Elaborado por: Roberto Vilela Resende

Seminário. Novas Normas de Auditoria - Planejamento e Execução da Auditoria. Setembro Elaborado por: Roberto Vilela Resende Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TO 3000, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015.

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TO 3000, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015. NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TO 3000, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015. Dá nova redação à NBC TO 3000 que dispõe sobre trabalhos de asseguração diferente de auditoria e revisão. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

Trabalhos de Compilação, Revisão e Procedimentos Previamente Acordados pelos Auditores

Trabalhos de Compilação, Revisão e Procedimentos Previamente Acordados pelos Auditores Trabalhos de Compilação, Revisão e Procedimentos Previamente Acordados pelos Auditores Asseguração e Serviços Correlatos para Reporte de Empresas de Pequeno/Médio Portes Papel do Profissional Contábil

Leia mais

NBC TA 700 FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NBC TA 700 FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NBC TA 700 FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Súmula Introdução Alcance 1 4 Data de vigência 5 Objetivo 6 Definições 7 9 Requisitos Formação

Leia mais

Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras

Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Aos Acionistas, Conselheiros e Administradores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP São Paulo - SP

Leia mais

Curso de Auditoria para ICMS RJ - Teoria e Questões Comentadas

Curso de Auditoria para ICMS RJ - Teoria e Questões Comentadas Curso de Auditoria para ICMS RJ - Teoria e Questões Comentadas Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro (AFRE-RJ) *De acordo com o edital divulgado em 30 de setembro de 2013 Professor: Lucas

Leia mais

Rio de Janeiro, 1º de julho de À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ

Rio de Janeiro, 1º de julho de À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ Rio de Janeiro, 1º de julho de 2019. À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ REF.: RELATÓRIO FINAL Nº 42/18 SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUÇÕES ÀS FIRMAS PARA EXECUÇÃO DA REVISÃO EXTERNA PELOS PARES. Introdução.01. Antes da Revisão.02. Durante a Revisão.

ANEXO 1 INSTRUÇÕES ÀS FIRMAS PARA EXECUÇÃO DA REVISÃO EXTERNA PELOS PARES. Introdução.01. Antes da Revisão.02. Durante a Revisão. ANEXO 1 INSTRUÇÕES ÀS FIRMAS PARA EXECUÇÃO DA REVISÃO EXTERNA PELOS PARES ÍNDICE Seção Parágrafo I Instruções às Firmas Revisadas Introdução.01 Antes da Revisão.02 Durante a Revisão.16 Término da Revisão.20

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014 Orientação para emissão de relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas do Conglomerado Prudencial das instituições financeiras

Leia mais

Prova de Auditoria ISS-Lages comentada gabarito preliminar.

Prova de Auditoria ISS-Lages comentada gabarito preliminar. Prova de Auditoria ISS-Lages comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria ISS-Lages, aplicada em 09/10, pela banca FEPESE. Espero que tenham feito uma boa prova.

Leia mais

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa Grupo 6 Nº USP Brenda Rangel 8925701 Diego Carrascosa 8925823 Gelson Marinho Bascuñan 4885120 Lucas Pereira 8925890

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO (ASSURANCE) QUE NÃO SEJAM DE AUDITORIA OU DE REVISÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS HISTÓRICAS Índice Itens Parte

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ilmos. Srs. Diretores e Acionistas do BANCO CLÁSSICO S.A. Opinião Examinamos as demonstrações contábeis individuais do Banco Clássico

Leia mais

Prova de Auditoria ISS-Juiz de Fora comentada gabarito preliminar.

Prova de Auditoria ISS-Juiz de Fora comentada gabarito preliminar. Prova de Auditoria ISS-Juiz de Fora comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria ISS-Juiz de Fora, aplicada em 28/08, pela banca AOCP. Espero que tenham feito uma

Leia mais

A NBC TA OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

A NBC TA OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA A NBC TA 200 é a mãe das demais normas de auditoria das demonstrações contábeis e que define o alcance e a autoridade das demais normas. A NBC TA 200 define os objetivos gerais do auditor. OBJETIVO DA

Leia mais

SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO ÍNDICE. Página. 1. Relatório dos auditores sobre as Demonstrações Financeiras Básicas 2

SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO ÍNDICE. Página. 1. Relatório dos auditores sobre as Demonstrações Financeiras Básicas 2 Public Disclosure Authorized SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO Public Disclosure Authorized ÍNDICE Página 1. Relatório dos auditores sobre as Demonstrações Financeiras Básicas 2 Public Disclosure

Leia mais

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Normas Brasileiras de Contabilidade. Prof. Osvaldo Marques 1

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Normas Brasileiras de Contabilidade. Prof. Osvaldo Marques 1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Normas Brasileiras de Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Frase do dia! Mira no alvo e vai Prof. Osvaldo Marques 2 Aula 1 Auditoria Prof. Osvaldo Marques Auditoria

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Órgãos de Fiscalização das Companhias Para empresas de Companhia Aberta (S.A.) temos os seguintes órgãos fiscalizadores: Comitê de Auditoria (COAUD) Conselho

Leia mais

NBC TA 260 (R2) COMUNICAÇÃO COM OS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA

NBC TA 260 (R2) COMUNICAÇÃO COM OS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA NBC TA 260 (R2) COMUNICAÇÃO COM OS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA Sumário Item INTRODUÇÃO Alcance 1 3 Papel da comunicação 4 7 Data de vigência 8 OBJETIVO 9 DEFINIÇÕES 10 REQUISITOS Responsáveis pela governança

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 510 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 510 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 510 PROVA DE REVISÃO/AUDITORIA Abril de 1998 ÍNDICE Parágrafos Introdução 1-3 Prova de Revisão/Auditoria 4-18 Considerações Gerais 4-6 Tipos de Prova 7-14 Apreciação da Prova

Leia mais

Estrutura das normas do CFC

Estrutura das normas do CFC Estrutura das normas do CFC Código de Ética Controle de Qualidade Nível da Firma (NBC PA 1) Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração Serviços Correlatos NBC TSC Auditoria e Revisão de Informações

Leia mais

NBC TA 320 (R1) MATERIALIDADE NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DA AUDITORIA

NBC TA 320 (R1) MATERIALIDADE NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DA AUDITORIA NBC TA 320 (R1) MATERIALIDADE NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DA AUDITORIA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número

Leia mais

Sumário Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 2 Controle na Administração Pública, 21

Sumário Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 2 Controle na Administração Pública, 21 Sumário Prefácio, xiii Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 1.1 Estado: definição, elementos, funções, 3 1.2 Governo, 5 1.3 Administração Pública,

Leia mais

Utilização do Trabalho de Auditoria Interna

Utilização do Trabalho de Auditoria Interna Utilização do Trabalho de Auditoria Interna NBC TA 610 Utilização do Trabalho de Auditoria Interna Os objetivos do auditor independente, onde a entidade tenha a função de auditoria interna e ele espera

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 Orientação aos auditores independentes para emissão de relatórios de asseguração razoável sobre informações financeiras pro forma preparadas para cumprimento do artigo

Leia mais