Prova ANATEL / CESPE 2012 /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova ANATEL / CESPE 2012 /"

Transcrição

1 Prova AATL / CSP 2012 m ação judicial contra operadora de telefonia móvel, o defensor do cliente que interpôs a ação apresentou a argumentação a seguir. P1: A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por ligações é quatro vezes superior à quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por minutos. P2: Se ocorrer falha técnica na chamada ou a operadora interromper a chamada de forma proposital, então ocorrerá interrupção nas chamadas de meu cliente. P3: Se a quantidade de interrupções em chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por ligações for quatro vezes superior à quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por minutos, então não ocorrerá falha técnica na chamada. P: Ocorre interrupção na chamada de meu cliente. Logo, a operadora interrompeu a chamada de forma proposital. Com base nas proposições acima, julgue os itens subsecutivos. 111 A negação da proposição Ocorre falha técnica na chamada ou a operadora interrompe a chamada de forma proposital é corretamente expressa por ão ocorre falha técnica na chamada nem a operadora interrompe a chamada de forma proposital. Dando nomes às proposições temos: A: Ocorre falha técnica na chamada : A operadora interrompe a chamada de forma proposital. Utilizando a lei de Morgan que prever que para negar uma proposição composta por conectivo ou OU, basta mudar o valor lógico de cada proposição, ou seja, se for A, ficar A, se for A, fica A, e em seguida inverte o conectivo, ou seja, se fica OU e vice versa. O item afirma que a negação de Ocorre falha técnica na chamada ou a operadora interrompe a chamada de forma proposital = A é ão ocorre falha técnica na chamada nem a operadora interrompe a chamada de forma proposital = A. Desta forma, basta aplicar a regra apresentada acima para negação de A. ( A ) A, confirmando assim o que foi afirmado no item. Ainda podemos confirmar isto na tabela verdade: ( A ) A A A A V V F F V F F V F F V V F F F V V F V F F F F V V F V V Percebam que tanto ( A ) A ITM CORRTO 112 m face das proposições apresentadas, é correto afirmar que o argumento do defensor é um argumento válido. Um argumento composto por premissas e um conclusão é dito válido se e somente se as premissas e a conclusão possuem as mesmas proposições e se as premissas se encontrarem em sintonia com a conclusão. Ou seja, para dada uma conclusão verdadeira todas as premissas forem verdadeiras ou para dada uma conclusão falsa todas as premissas são falsas.

2 Prova AATL / CSP 2012 Antes de qualquer coisa, temos que dar nomes às proposições A: P1; : Ocorrer falha técnica na chamada; C: A operadora interromper a chamada de forma proposital; D: ocorrer interrupção nas chamadas de meu cliente. Atualizando: P1 = A P2 = C D P3 = A P = D Percebam que P1 e P foram afirmações, então devemos toma-las como verdadeiras. Assim, temos que A e D são verdadeiras. Atualizando P2 e P3, temos: V V V P2) C D P3) A teve que ser verdadeira, pois, caso contrário, a composta por condicional seria falsa. Se verdadeira, então resta a ser falsa. Atualizando novamente temos: F V V V P2) C D P3) A é este momento, o único valor lógico que faltou obter foi exatamente a conclusão do argumento: C. ntretanto, independentemente do valor lógico de C, seja ele V ou F, P2 será verdadeira do mesmo jeito. O que nos leva a entender que a conclusão não está correta, pois a operadora, diante das premissas apresentadas, poderá interromper a chamada de forma proposital ou não que mesmo assim ocorrerá interrupção nas chamadas do cliente e a premissa P2 continuará verdadeira. Desta forma, argumento inválido. ITM RRADO O gabarito definitivo do Cespe considerou o argumento válido e em consequência deu o item como correto, contrariando as regras da lógica. Imagina-se que o Cespe considerou o seguinte: quando a conclusão é verdadeira, as premissas também serão. sta de fato é regra da argumentação lógica válida, porém, percebam que a o fato das premissas serem verdadeiras ou falsas não depende da conclusão, independentemente, elas serão verdadeiras. para argumentação lógica, a valoração das premissas deve depender da valoração da conclusão, caso contrário, não temos uma relação lógica a ser discutida. 113 A negação de P1 é corretamente expressa por A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por ligações é quatro vezes inferior à quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por minutos. A negação correta de P1 seria: A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por ligações ÃO é quatro vezes superior à quantidade de interrupções nas chamadas realizadas de aparelhos cadastrados em planos tarifados por minutos. Logo, ITM RRADO. Supondo que, por determinação da AATL, as empresas operadoras de telefonia móvel tenham enviado a seguinte mensagem a seus clientes: Caso não queira receber mensagem publicitária desta prestadora, envie um SMS gratuito com a palavra SAIR para 1111, julgue os próximos itens, considerando que a mensagem corresponda à proposição P.

3 Prova AATL / CSP A proposição P é logicamente equivalente à proposição Queira receber mensagem publicitária desta prestadora ou envie um SMS gratuito com a palavra SAIR para P = Caso não queira receber mensagem publicitária desta prestadora, envie um SMS gratuito com a palavra SAIR para Dando nomes às proposições temos: A = Querer receber mensagem publicitária = nviar um SMS gratuito com a palavra SAIR para Atualizando P = A O item afirma que esta composta é equivalente à queira receber mensagem publicitária desta prestadora ou envie um SMS gratuito com a palavra SAIR para Chamando está última proposição de Q, temos que Q = A. Para os que conhecem a equivalência lógica da condicional, saberá de imediato que A é equivalente a A. Assim, saberá que o item é CORRTO. ntretanto, para que não conhece a equivalência resta verificar na tabela verdade se A tem a mesma valoração de A. A A A A V V F F V V V F F V V V F V V F V V F F V V F F Percebam que de fato A tem a mesma valoração de A ITM CORRTO.. Desta forma: 115 Considerando-se que a proposição P seja verdadeira, é correto inferir que o cliente que não envia SMS gratuito com a palavra SAIR para 1111 quer receber mensagem publicitária de sua prestadora. P = A é dada como verdadeira. O item afirma que Se o cliente não envia SMS gratuito com a palavra SAIR para 1111 quer receber mensagem publicitária = A. Senhores, questão muito fácil. ovamente vou falar: para os que conhecem as equivalências lógicas da condicional acerta facilmente: m qualquer condicional A proposição, então o inverso da primeira. será equivalente à A, ou seja, o inverso da segunda Partindo deste princípio, A é equivalente ao inverso de, então o inverso de A, ou seja, A. Assim, já saberíamos que o item está correto. ovamente, é possível também resolver por tabela verdade, basta verificar se A tem a mesma valoração de A:

4 Prova AATL / CSP 2012 A A A A V V F F V V V F F V V V F V V F V V F F V V F F Percebam que de fato as duas proposições em vermelho têm a mesma valoração na tabela verdade. ITM CORRTO. Para cada x = 0, 1, 2, 3 ou, a partir de um conjunto de pessoas, x corresponde ao conjunto de indivíduos do conjunto que são clientes de pelo menos x operadoras de telefonia móvel e x, à quantidade de elementos de Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. 116 Para cada x do conjunto {0, 1, 2, 3, }, tem-se que x. É uma questão delicada e que precisa de bastante interpretação. De acordo com o enunciado é o número de elementos do conjunto, ou seja, aquele conjunto formado por pessoas que são cliente de pelo menos operadoras. Quando o item afirma que x, têm-se que ; 3; 2; 1; 0. Mas, percebam que não temos e nem temos como descobrir os valores de ; ; ; ;, o que nos faz entender que não existe nenhuma forma de concluir que x. Pode ser que para algum valor de x x. Desta forma: ITM RRADO. 117 A menor quantidade possível de pessoas que devem ser selecionadas no conjunto, de forma que se tenha certeza de que, entre elas, pelo menos uma seja cliente de alguma operadora de telefonia móvel, é igual a Primeiro vamos entender o que significa cada quantidade: 0 é o número de pessoas que são cliente de pelo menos 0 operadoras. Ou seja, 0 é o total de pessoas que são e não são clientes de alguma operadora. Desta forma: ( ) É preciso entender que 0 1 é o número de pessoas que não são cliente de nenhuma operadora, pois quando retiramos os que são cliente de pelos menos uma operadora, 1, somente resta quem não é cliente de nenhuma operadora. Q ( ), com certeza não teremos A partir disto devemos entender que qualquer quantidade 0 1 nenhum cliente de alguma operadora. Agora, se adicionarmos uma unidade a este valor 0 1, teremos a quantidade mínima de pessoas, de modo a garantir que pelo menos uma seja cliente de alguma operadora. Assim, a resposta, de fato é Portanto, ITM CORRTO.

5 Prova AATL / CSP Se x e y forem elementos do conjunto {0, 1, 2, 3, } e x y, então, y será um subconjunto de ssa já é uma questão tranquila. Para um conjunto A qualquer ser considerado subconjunto de algum outro conjunto, basta verificar se A está dentro de, ou seja, todos os elementos de A devem esta também em. Ou seja A. Percebam que: x =, então y, desta forma x y. x 3 3, então y 3 ou y, Se y 3, Será igual a x. Se y, então y, ou seja, y menor que x e, portanto, subconjunto de isto sempre irá acontecer para qualquer valor de x e y. Assim, podemos concluir que y sempre será igual ou menor que x, por isto sempre será um subconjunto de ITM CORRTO. Considerando-se que, em um aparelho de telefonia móvel do tipo smartphone, o acesso a diversas funcionalidades seja autorizado por senhas compostas de dígitos escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, é correto afirmar que: 119 há mais de possibilidades de senhas distintas para acessar as funcionalidades desse smartphone. esta questão, o enunciado nada fala se os algarismos são distintos, desta forma, ela permite que os algarismos sejam iguais. Assim, basta utilizar o princípio multiplicativo: 1 Algarismo 2 Algarismo 3 Algarismo Algarismo 10 Possibilidades 10 Possibilidades 10 Possibilidades 10 Possibilidades P Senhas distintas. Portanto, ITM RRADO. 120 a quantidade de possibilidades de senhas de acesso distintas cujos algarismos são todos distintos é inferior a Percebam que aqui, o enunciado já afirma que todos os algarismos devem ser distintos. este tipo de problema devemos utilizar a combinação simples, pois a ordem dos algarismos importa: Por exemplo: uma senha igual a 123 é diferente de uma senha 321 apesar de possuírem os mesmos algarismos. 1 Algarismo 2 Algarismo 3 Algarismo Algarismo 10 Possibilidades 9 Possibilidades 8 Possibilidades 7 Possibilidades P Senhas distintas. ITM RRADO.

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

PROVA / ANALISTA IBAMA - CESPE 2013

PROVA / ANALISTA IBAMA - CESPE 2013 Uma extensa região de cerrado é monitorada por 0 fiscais do IBAMA para evitar a ação de carvoeiros ilegais. Dessa região, a vegetação de 87 km foi completamente arrancada e transformada ilegalmente em

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I Prova de Agente de Polícia Federal 01 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson Caderno de Questões Tipo I Texto 1. Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Agente Polícia Federal 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES... 10 Página

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22).

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Tendo como referência a proposição P: Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira Prova comentada: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS...

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva @ LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q: ~ p 3) Proposição contra positiva de p q: ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios...

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios... Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 11 Tautologias Sumário 1 Comportamento de um enunciado 2 1.1 Observações................................ 4 2 Classificação dos enunciados 4 2.1

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b (CESPE Agente da PF) Julgue os seguintes itens: 1.Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição ( P) v ( Q) também é verdadeira. 2. Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site !"#$%&"$!'!'"& '&()**+,(,-$%.!! /)(,-$'(),*0)**+ /'$/1'"%%!2%/! )**+, ORIENTAÇÃO Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site www.educon.br/unitins ATENÇÃO: 1. Verifique se a numeração

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

Prova Analista BACEN / CESPE 2013 /

Prova Analista BACEN / CESPE 2013 / A numeração das notas de papel-moeda de determinado país é constituída por duas das 26 letras do alfabeto da língua portuguesa, com ou sem repetição, seguidas de um numeral com 9 algarismos arábicos, de

Leia mais

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I:

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I: Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Unidade I: 0 Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Nesta unidade, veremos a partir de nossos estudos em tabelas-verdade as proposições logicamente

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Em uma festa com 15 convidados, foram servidos 30 bombons: 10 de morango, 10 de cereja e 10 de pistache. Ao

Leia mais

Resolução da Prova MPU Técnico Disciplina: Raciocínio Lógico Professor: Valdenilson Garcia

Resolução da Prova MPU Técnico Disciplina: Raciocínio Lógico Professor: Valdenilson Garcia Resolução da Prova MPU 01 - Técnico Disciplina: Raciocínio Lógico Professor: Valdenilson Garcia e-mail: profvaldenilson@hotmail.com 01 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao

Leia mais

ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE

ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse respeito,

Leia mais

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUANTIFICADORES LÓGICOS Chama-se argumento a afirmação de que

Leia mais

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional Lógica Proposicional CAPÍTULO I Lógica Proposicional Sumário: 1. Lógica proposicional 2. Proposição 2.1. Negação da proposição 2.2. Dupla negação 2.3. Proposição simples e composta 3. Princípios 4. Classificação

Leia mais

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível Raciocínio Lógico p/ POLITEC-MT agrega alguns assuntos da matemática básica estudada no ensino médio. Vamos dar uma olhada no conteúdo: RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica sentencial ou

Leia mais

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q :

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q : LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q : ~ p 3) Proposição contra positiva de p q : ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios 1 - (UNB CESPE MCT - AUX - 2008) 2 - (UNB CESPE SEGER - 2007) 3 - (UNB CESPE MRE 2008) 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 4 - (UNB CESPE TRT 17 REG. ES TEC. JUD -2009) 2 É

Leia mais

LÓGICA MATEMÁTICA. Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte: RELEMBRANDO 23/02/2016

LÓGICA MATEMÁTICA. Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte: RELEMBRANDO 23/02/2016 LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com RELEMBRANDO Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte:

Leia mais

a) 20 b) 16 c) 12 d) 10 e) 4

a) 20 b) 16 c) 12 d) 10 e) 4 Uma loja vende barras de chocolate de diversos sabores. Em uma promoção, era possível comprar três barras de chocolate com desconto, desde que estas fossem dos sabores ao leite, amargo, branco ou com amêndoas,

Leia mais

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade Resumo de Filosofia Capítulo I Argumentação e Lógica Formal Validade e Verdade O que é um argumento? Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão,

Leia mais

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO DEFINIÇÃO: É uma tabela que representa todas as combinações de valorações possíveis para uma proposição composta. IMPORTANTE: Cada conectivo possui a sua lei e consequentemente,

Leia mais

LÓGICA (ANÁLISE COMBINATORIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E LÓGICA FORMAL (TABELA VERDADE)

LÓGICA (ANÁLISE COMBINATORIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E LÓGICA FORMAL (TABELA VERDADE) PETROBRAS - TÉCNICO EM INFORMÁTICA LÓGICA (ANÁLISE COMBINATORIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E LÓGICA FORMAL (TABELA ERDADE) 13. A Figura apresenta a disposição de 20 carteiras escolares em uma sala de aula. As

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO Edital-PCDF: 1.2 RACIOCÍNIO LÓGICO (6 QUESTÕES): 11 Proposições e conectivos. 12 Operações lógicas sobre proposições.

RACIOCÍNIO LÓGICO Edital-PCDF: 1.2 RACIOCÍNIO LÓGICO (6 QUESTÕES): 11 Proposições e conectivos. 12 Operações lógicas sobre proposições. RACIOCÍNIO LÓGICO Edital-PCDF: 1.2 RACIOCÍNIO LÓGICO (6 QUESTÕES): 11 Proposições e conectivos. 12 Operações lógicas sobre proposições. 13 Tabelas-verdade. 14 Tautologias, contradições e contingências.

Leia mais

Matemática 2 Unidade I Álgebra Série 6 - Princípios básicos da contagem. Pelo princípio fundamental da contagem, temos: Resposta: A

Matemática 2 Unidade I Álgebra Série 6 - Princípios básicos da contagem. Pelo princípio fundamental da contagem, temos: Resposta: A 01 2 20 33 1 320 Resposta: A 1 02 4 3 2 24 Resposta: C 2 03 6 5 4 3 360 Resposta: E 3 04 a) 6 6 6 216 b) 6 5 4 120 c) Formar números de três algarismos com pelo menos dois algarismos iguais é equivalente

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico Questão 61 POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico Pertencer ao conjunto A, pode ser apenas A ou pode ser apenas A e B ou pode ser A e B e C, mas não pode ser apenas A e C. Pertencer

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos:

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/53 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL. Agente e Escrivão. Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan

POLÍCIA FEDERAL. Agente e Escrivão. Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan POLÍCIA FEDERAL Agente e Escrivão Questões - Revisão Raciocínio Lógico Prof. Dudan Revisão 1. Julgue o item a seguir, a respeito de lógica proposicional. A proposição A vigilância dos cidadãos exercida

Leia mais

tjsp raciocínio lógico

tjsp raciocínio lógico tjsp raciocínio lógico Lógica de argumentação Livro Eletrônico SUMÁRIO Lógica da Argumentação...3 Apresentação do Professor...3 Formas de Argumentos...10 O Que É um Silogismo?...14 Validade de um Argumento...15

Leia mais

INSS 2016 Técnico CESPE

INSS 2016 Técnico CESPE INSS 2016 Técnico CESPE Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de 20 por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição. Considerando o art. 21 da

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais

VALEC FEMPERJ

VALEC FEMPERJ VALEC FEMPERJ - 2012 01. Observe a sequência: O próximo termo é: (A) 99 (B) 0 (C) 1 (D) 2 (E) 3 121, 119, 116, 112, 7,... diminuiu 2 unidades 121 diminuiu 3 unidades 119 119 116 diminuiu 4 unidades 116

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02

RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02 RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02 1. (CESPE/CAIXA/TÉCNICO BANCÁRIO) Considerando a proposição Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro, julgue os itens seguintes.

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO LÓGICO Existem duas formas de verificar, no método tradicional, a validade

Leia mais

Atenção: Esse conectivo transmite a ideia de e / ou e não apenas a de exclusão como muitas pessoas imaginam.

Atenção: Esse conectivo transmite a ideia de e / ou e não apenas a de exclusão como muitas pessoas imaginam. CONCEITO DE PROPOSIÇÃO É todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem uma ideia de sentido completo e que, além disso, pode ser julgado como verdadeiro (V) ou falso (F). NÃO SÃO PROPOSIÇÕES Frases

Leia mais

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno,

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno, CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4 Prezado Aluno, Neste EP daremos sequência ao nosso estudo da linguagem da lógica matemática. Aqui veremos o conectivo que causa mais dificuldades para os alunos e

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO Olá galera!!!! Hoje estou postando a resolução da prova de Raciocínio Lógico para agente penitenciário do DF,

Leia mais

A Linguagem dos Teoremas - Parte II. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto

A Linguagem dos Teoremas - Parte II. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto Material Teórico - Módulo de INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA A Linguagem dos Teoremas - Parte II Tópicos Adicionais Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto 12 de maio

Leia mais

Matemática Discreta. Lógica Proposicional. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG

Matemática Discreta. Lógica Proposicional. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG Matemática Discreta Lógica Proposicional Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Tautologias Tautologia é uma fórmula proposicional que é verdadeira para todos os possíveis valores-verdade

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ

Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ 21. Em uma sala há 10 pessoas: 4 cariocas, 3 paulistas, 2 mineiros e 1 baiano. É correto afirmar

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

CESPE UnB PROVA DE LÓGICA POLÍCIA FEDERAL DE 21 DE DEZEMBRO DE 2014 Prof Pacher ENUNCIADO PRINCIPAL QUESTÃO 57. Solução

CESPE UnB PROVA DE LÓGICA POLÍCIA FEDERAL DE 21 DE DEZEMBRO DE 2014 Prof Pacher ENUNCIADO PRINCIPAL QUESTÃO 57. Solução CESPE UnB PROVA DE LÓGICA POLÍCIA FEDERAL DE 21 DE DEZEMBRO DE 2014 Prof Pacher ENUNCIADO PRINCIPAL QUESTÃO 57 Partindo da hipótese que João pediu peixe, coloque um V na tabela para atender a informação

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Escrivão da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Escrivão da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Escrivão Polícia Federal 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES... 9 Página

Leia mais

Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas. José Gustavo de Souza Paiva. Introdução

Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas. José Gustavo de Souza Paiva. Introdução Lógica Proposicional Métodos de Validação de Fórmulas José Gustavo de Souza Paiva Introdução Análise dos mecanismos que produzem e verificam os argumentos válidos apresentados na linguagem da lógica Três

Leia mais

Manual de Boas Práticas Agregadores e Integradores

Manual de Boas Práticas Agregadores e Integradores Introdução O Manual de Boas Práticas para Agregadores e Integradores apresenta, aos parceiros de download e interatividade, as principais regras e práticas para disponibilização dos produtos CLARO aos

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica proposicional Chama-se proposição toda sentença declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa, mas não as duas. Letras são usualmente utilizadas para denotar proposições.

Leia mais

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam.

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2012/13 Cap1 Lógica pg 10 Lógica formal (continuação) Vamos a partir de agora falar de lógica formal, em particular da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados. Todos

Leia mais

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são freqüentemente representadas por letras maiúsculas e, a

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Equivalências parte 1. Prof. Renato Oliveira Principais Equivalências 1ª) Se..., então MACETE Nega, inverte. Exemplo Se chove, então bebo.

Leia mais

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos: Ø x + 4 = 12. Essa expressão

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 21/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 21/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 21/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2 Página 1 FCC 06. (FCC) Em uma grande empresa, 50% dos empregados são assinantes da revista X, 40% são assinantes da revista Y e 60% são assinantes da revista Z. Sabe-se que 20% dos empregados assinam as

Leia mais

Introdução à Lógica Matemática

Introdução à Lógica Matemática Introdução à Lógica Matemática Disciplina fundamental sobre a qual se fundamenta a Matemática Uma linguagem matemática Paradoxos 1) Paradoxo do mentiroso (A) Esta frase é falsa. A sentença (A) é verdadeira

Leia mais

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Registro CMI 40616 Aula Proposição 4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Toda proposição é uma frase mas nem toda frase é uma proposição; uma frase é uma proposição apenas quando

Leia mais

Aula 00. Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA. Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves

Aula 00. Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA. Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves Aula 00 Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA Apresentação... 3 Negação de Proposições

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Negação de Proposições e Leis de De Morgan...

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO ATRIBUIÇÃO: AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA 2014

TÉCNICO LEGISLATIVO ATRIBUIÇÃO: AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA 2014 CESPE UnB TÉCNICO LEGISLATIVO ATRIBUIÇÃO: AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA 2014 Assunto: lógica d argumntação Prof Pachr Considrando qu P sja a proposição S o bm é público, ntão não é d ninguém, julgu os

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1 PROJETO KALI - 2015 MATEMÁTICA B AULA 1 Introdução Estudar e entender Matemática exige do aluno um esforço contínuo. Os conteúdos mais básicos são usados no aprendizado dos mais complexos e o raciocínio

Leia mais

PCDF AGENTE/2013. Resolução:

PCDF AGENTE/2013. Resolução: PCDF AGENTE/2013 (CESPE/UnB) O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur RACIOCÍNIO LÓGICO: Proposições logicamente equivalentes (Símbolo ) São proposições

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO FCC - 2014 TRT 16ªREGIÃO(MA) Técnico Judiciário - Administrativa Q409180 - (questão nº 1) Prof. Renato Oliveira Ou

Leia mais

> Para F2. A distribuição será feita pelo. > Para F3. A distribuição será feita pelo

> Para F2. A distribuição será feita pelo. > Para F3. A distribuição será feita pelo PROVA DE LÓGIA BANO DO BRASIL 2007-3 A numeração segue a ordem do caderno YANQUE. ENUNIADO PRINIPAL Julgue os itens seguintes quanto aos rincíios de contagem. 61.(ESPE) onsidere que 7 devam ser distribuídas

Leia mais

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel:

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Todo mundo que usa o Excel, desde o básicão até as funções mais avançadas pode ter tido a experiência de ver as mesmas

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA DE INVESTIGADOR POLÍCIA CIVIL SP Noções de Lógica

COMENTÁRIOS DA PROVA DE INVESTIGADOR POLÍCIA CIVIL SP Noções de Lógica COMENTÁRIOS DA PROVA DE INVESTIGADOR POLÍCIA CIVIL SP Noções de Lógica COMENTÁRIO: A lei de formação é da progressão é decrescente, e irá funcionar da seguinte maneira: Se o termo for par, iremos dividir

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES MODIICADORES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (),

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 02 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não :

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não : Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Superior) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Professor Marcelo Jardim TEMA: OPERADORES LÓGICOS ANÁLISE LÓGICA DAS PROPOSIÇÕES 1.(FCC TCE/CE 2015) Considere as afirmações verdadeiras: Se compro leite ou farinha, então faço um bolo. Se compro ovos

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Quem pode ser Vivo Easy? Como eu viro um cliente Vivo Easy?

FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Quem pode ser Vivo Easy? Como eu viro um cliente Vivo Easy? FAQ Vivo Easy O que é o Vivo Easy? Vivo Easy é o novo plano de celular digital da Vivo. É o primeiro plano que é controlado direto pelo aplicativo, onde possibilita o cliente a fazer a gestão total de

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Prova comentada: Técnico Legislativo CLDF 2018 Raciocínio Lógico-Matemático SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS...

Leia mais

Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral

Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral 4 4 13 + 1 = 53 Em que temos a fórmula geral: Exatamente um

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves Olá! Antes de começarmos o assunto desta aula, vamos resolver algumas questões da FGV referentes aos assuntos da aula passada. 01. (Pref. de Osasco 2014/FGV) Marcos afirmou: Todos os medicamentos que estão

Leia mais

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 01. Entre um grupo de amigos existe o seguinte arranjo: Se João vai ao cinema, Maria vai para a lanchonete. Se Maria vai para a lanchonete, José vai ao cinema. Se José

Leia mais

Se todos os empregados trabalharem 12 horas por dia durante 2 dias, então eles construirão, nesse período, mais de 55 cisternas.

Se todos os empregados trabalharem 12 horas por dia durante 2 dias, então eles construirão, nesse período, mais de 55 cisternas. Raciocínio Lógico- Prof. Vinicius Werneck 1- Prova: CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico Administrativo Determinada construtora emprega 200 empregados na construção de cisternas em cidades assoladas

Leia mais

O recurso solicita a mudança do gabarito da alternativa C para a alternativa A.

O recurso solicita a mudança do gabarito da alternativa C para a alternativa A. Nível: SUPERIOR Área: Raciocínio Lógico QUESTÃO 14. O recurso solicita a mudança do gabarito da alternativa C para a alternativa A. A alternativa correta é a letra C. O item em questão envolve Princípio

Leia mais

PROVA PCDF / CESPE 2013 /

PROVA PCDF / CESPE 2013 / PROVA PCDF / CESPE 01 Em uma pescaria, os pescadores Alberto, Bruno e Carlos colocavam os peixes que pescavam em um mesmo recipiente. Ao final da pescaria, o recipiente continha 16 piaus e piaparas. Na

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Conteúdo Apresentação...

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional

Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro Alguns fatos históricos Primeiros grandes trabalhos de lógica escritos

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (02); SEFAZ; JULHO DE 2017 (Álgebra das Proposições) PROPOSIÇÕES EQUIVALENTES P Q Lê se: P é LOGICAMENTE equivalent e a Q São proposições cujas tabelas-verdade

Leia mais

GABARITO DA AULA PASSADA

GABARITO DA AULA PASSADA GABARITO DA AULA PASSADA SLIDES: PROPOSIÇÕES LÓGICAS: 1-C 2-E 3-E 4-A 5-C 6-C 7-E 8-C 9-E 10-C 11-C 12-E 13-C 14-C 15-E 16-E 17-C 18-C 19-E 20-C 21-E 22-C 23-C TABELAS ERDADES: 1- E 2-C 3-E 4-E 5-E 6-E

Leia mais