PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1"

Transcrição

1 PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1 Introdução Estudar e entender Matemática exige do aluno um esforço contínuo. Os conteúdos mais básicos são usados no aprendizado dos mais complexos e o raciocínio lógico aumenta a nossa capacidade de entendê-los. Desenvolveremos o raciocínio lógico e usaremos a lógica matemática para resolver problemas. Vamos aprender procedimentos que nos ajudam a interpretá-los e resolvê-los. Os números naturais Uma das maneiras de desenvolver o raciocínio lógico é saber lidar e ter uma certa intimidade com os números. Vamos começar pelos Naturais! Este primeiro conjunto de números contém aqueles que utilizamos para contar coisas, representar a quantidade de unidades que estão agrupadas. Matematicamente, representamos da seguinte forma: N = {0, 1, 2,, 4, 5, 6, }, lembrando que as reticências indicam a infinidade de elementos. Podemos analisar o número natural algarismo por algarismo. Vejamos alguns exemplos: Ou seja: 12 = 1x10 + 2x1 100 = 1x x10 + 0x1 Outro exemplo: 2015 = 2x x x x1 Essa composição dos números naturais pode ser visualizada através do famoso material dourado. Essa ferramenta possui peças representando unidades, dezenas, centenas e milhares, como na figura abaixo Doze: 12 duas unidades uma dezena Cem: 100 nenhuma unidade nenhuma dezena uma centena FONTE 1 agem/ /md jpg

2 Desenvolvendo o raciocínio lógico O raciocínio lógico é importante por, entre outros, aumentar nossa capacidade de assimilação, entendimento e interpretação dos mais diversos conteúdos. Está ligado, também, a saber organizar as situações cotidianas e clarear as ideias, possibilitando ao indivíduo não somente resolver os problemas, mas fazê-lo melhor e mais facilmente. Nestes, sobretudo os matemáticos, o nível de atenção deve ser altíssimo para conseguirmos chegar em uma solução e não sermos pegos de surpresa no caminho nas famosas pegadinhas. Observação Chamamos de pegadinhas aquelas exceções facilmente esquecidas ou aquelas frases de duplo sentido que interferem na interpretação. Porém, como diria Chapolim Colorado: Não criemos pânico!, basta ter disciplina e paciência. Proposições e operações lógicas Proposição é um conjunto de palavras ou símbolos que faz uma afirmação, podendo ser verdadeira ou falsa. Duas proposições possuem relações entre si, as chamadas operações lógicas. Operações lógicas são relações entre proposições, que expressam a dependência de um fato em relação a outro. Vejamos as mais importantes: condicional e bicondicional. Condicional A relação entre duas proposições é condicional quando é estabelecida uma condição entre elas: o acontecimento de uma implica no acontecimento da outra. O contrário não é necessariamente verdadeiro. Simbolizamos por: A B. ( A implica B ) Se ocorrer o fato A, ocorrerá o B (por consequência). Exemplo 1: Se eu faltar no Kali em duas aulas consecutivas, serei expulso do Projeto. Fato A: Faltar em duas aulas. Fato B: Ser expulso do Kali. Pelas regras do Projeto, é fato que, se houver duas faltas seguidas, o aluno é expulso. Mas o contrário não é verdadeiro: a ocorrência de B não exige que tenha ocorrido A. O aluno pode ser expulso por outros motivos. Bicondicional Na relação bicondicional, além de um fato implicar em outro, o contrário também é verdadeiro. Ou seja, além de garantir que A B, também garante que B A. Simbolizamos por: A B. ( A se e somente se B ) Só ocorre o fato A se ocorre B e vice-versa. Exemplo 2: Estarei vivo se, e somente se, eu não estiver morto. Fato A: Estar vivo. Fato B: Não estar morto. Apesar de parecer reduntante, são duas afirmações diferentes e tornam válida a relação bicondicional. Você só está vivo se não está morto e vice-versa (só não está morto se está vivo).

3 Tabela verdade (Condicional) Como já foi dito, as proposições podem ser classificadas em verdadeiras ou falsas e elas podem ter relações entre si. Pensando na relação condicional, podemos montar uma tabela com todos os resultados possíveis da sentença A B. A B A B V V V F V V V F F F F V Exemplos Veremos agora exemplos de exercícios que são resolvidos com a ideia de analisar a veracidade das proposições e a relação entre elas. Exercício 1 (IBMEC) Para responder a essa questão, considere que todo indivíduo que contrai dengue apresenta febre alta e dores musculares. Carlos e Silvio deram entrada num hospital, com suspeita de dengue. Carlos apresentava febre alta e dores musculares, enquanto Sílvio se queixava de dores musculares, mas não apresentava febre. A partir dessas informações, pode-se concluir que: a) Carlos e Sílvio certamente contraíram dengue. b) Carlos certamente contraiu dengue, e Sílvio pode ou não ter contraído a doença. c) Carlos certamente contraiu dengue, e Sílvio certamente não contraiu a doença. d) Carlos pode ou não ter contraído dengue, o mesmo ocorrendo com Sílvio. e) Carlos pode ou não ter contraído dengue, e Sílvio certamente não contraiu a doença. Logo no início do enunciado, é dito que todo indivíduo que contrai dengue apresenta febre alta e dores musculares. Porém, não podemos afirmar que quem tem febre alta e dores musculares necessariamente contraiu dengue, já que outras doenças também possuem esses sintomas. Ou seja: Fato A: Contrair dengue. Fato B: Ter febre alta e dores musculares. É verdadeira a seguinte relação: A B. As alternativas que garantem que algum deles tem dengue estão erradas, pois não podemos afirmar com certeza. Assim, restam apenas as alternativas D e E, que diferem na situação de Sílvio. Devemos perceber que ele não pode ter dengue, pois não apresenta febre, fato necessário para garanti-la.

4 Exercício 2 (IBMEC) Considere as duas sentenças a seguir: (1) Se o filme já começou, então o telefone está (2) O telefone está desligado se, e somente se, o cidadão é educado. Sabendo que a sentença 1 é falsa e a sentença 2 é verdadeira, é correto concluir que: a) o filme já começou, o telefone não está desligado e o cidadão é educado. b) o filme já começou, o telefone está desligado e o cidadão é educado. c) o filme já começou, o telefone não está desligado e o cidadão não é educado. d) o filme não começou, o telefone está desligado e o cidadão é educado. e) o filme não começou, o telefone não está desligado e o cidadão não é educado. Exercício Analisemos os fatos: Fato A: Filme ter começado. Fato B: O telefone estar Fato C: O cidadão é educado. Sabendo que (1), A B, é falsa, concluímos que, se A é verdadeiro, B é falso. Por (2), B C, ser verdadeira, temos que C é falso. a) Está errada. Não faz sentido, por (2) ser verdadeira, que o telefone esteja ligado e que o cidadão seja educado. b) Está errada. Por (1) ser falsa, se o filme já começou, o telefone não está c) Está correta. d) Está errada. Não podemos afirmar com certeza que, se o filme não começou, o celular está e) Está errada. Não podemos afirmar com certeza que, se o filme não começou, o celular não está (IBMEC) Se a afirmação Se não é verdade eu dizer que eu não saiba onde ela não está, então ela não sabe dizer onde eu não estou. é falsa, então a) eu sei onde ela não está e ela sabe onde eu não estou. b) eu sei onde ela está e ela sabe onde eu não estou. c) eu sei onde ela não está e ela sabe onde eu estou. d) eu sei onde ela está e ela sabe onde eu estou. e) eu não sei onde ela não está e ela não sabe onde eu não estou. Observações: (1) Algo que não é verdade só pode ser mentira. (2) Se sei onde você está, sei também onde você não está, pois você só pode estar em um lugar em um certo instante. Logo, se não sei onde você não está, também não sei onde você está.

5 Proposição A: Se não é verdade eu dizer que eu não saiba onde ela não está. Proposição B: Ela não sabe dizer onde eu não estou. Sabendo disso, analisemos o primeiro trecho da sentença: Se é mentira eu dizer que eu não sabia onde ela não está. Já que é falso, então sei onde ela não está (I) (mas isso não garante que sei onde está). Portanto, a afirmação original se resume a: Se eu sei onde ela não está, então ela não sabe dizer onde eu não estou. Agora devemos considerar a afirmação falsa como foi proposto no enunciado. Lembremos, então, da Tabela Verdade. Como queremos que essa condicional seja falsa, temos que aplicar a terceira linha da tabela a seguir: A B A B V V V F V V V F F F F V Logo, devemos tomar a proposição B como falsa. Ela não sabe dizeronde eu não estou Ela sabe dizer onde eu não estou (II). Assim, por (I) e (II) a alternativa correta é a A. Para saber mais: Atividade! Muitas atividades foramcriadas pelo ser humano para aperfeiçoar o raciocínio lógico. Um jogo muito interessante é o PUZZLE. Assim como qualquer exercício de lógica, o Puzzle permite que cada pessoa crie sua própria linha de raciocínio para resolver o problema dado. Diante das restrições do jogo, veremos algumas técnicas para atingir a meta e contamos com vocês para descobrir novas. Como funciona? A primeira coluna do tabuleiro indica a quantidade de quadrados consecutivos que devem ser pintados em cada linha; a primeira linha, a quantidade qe deve ser pintada em cada coluna. Observemos alguns exemplos: Temos as seguintes opções: Há também opções: A ordem também importa. Tente resolver o seguinte tabuleiro:

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016. de Raciocínio Lógico da gente Penitenciário/M, aplicada em 24/04/206. - sentença Se Maria é médica, então Silvio é engenheiro. é logicamente equivalente a () se Maria é médica, então Silvio é engenheiro.

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares Sistemas Lineares - Parte 2 Terceiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto 1 A representação

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples

Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples Apresentamos aqui diversas propriedades gerais dos números inteiros que não precisarão ser provadas quando você, aluno, for demonstrar teoremas nesta disciplina.

Leia mais

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios...

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios... Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 11 Tautologias Sumário 1 Comportamento de um enunciado 2 1.1 Observações................................ 4 2 Classificação dos enunciados 4 2.1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE Blog: www.profelisson.com.br AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS Exercícios resolvidos e comentados Proibida reprodução e/ou venda não autorizada. REVISÃO: COMO

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE

RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE Olá galera! Sou o Richard Falconi, Fundador do Já Passei e Professor da Disciplina de Raciocínio Lógico. Estou disponibilizando para vocês um conteúdo sobre TABELAS VERDADE,

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional Notas de aula de MAC0329 (2003) 9 2 Cálculo proposicional Referências para esta parte do curso: capítulo 1 de [Mendelson, 1977], capítulo 3 de [Whitesitt, 1961]. Proposição Proposições são sentenças afirmativas

Leia mais

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22 Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01 1 / 22 Introdução: O que é

Leia mais

Operações com Números Naturais. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Operações com Números Naturais. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Resolução de Exercícios Operações com Números Naturais 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Resolução de Exercícios Operações com Números Naturais 1 Exercícios Introdutórios Exercício

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Seja a seguinte sequência lógica: A, C, F, J, O,.... Sabendo que esta sequência segue um padrão lógico na sua formação, a próxima letra desta sequência é: a) W b) Z c) Y d) U e) T

Leia mais

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por:

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por: LÓGICA Objetivos Apresentar regras e estruturas adicionais sobre o uso de proposições. Conceituar implicação lógica, tautologias, e as propriedade sobre proposições. Apresentar os fundamentos da dedução,

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Técnico Legislativo CLDF 2018 Professor: Alex Lira Prova comentada: Técnico Legislativo CLDF 2018 Raciocínio Lógico-Matemático SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS...

Leia mais

Demonstrações Matemáticas Parte 2

Demonstrações Matemáticas Parte 2 Demonstrações Matemáticas Parte 2 Nessa aula, veremos aquele que, talvez, é o mais importante método de demonstração: a prova por redução ao absurdo. Também veremos um método bastante simples para desprovar

Leia mais

TABELA VERDADE. por: André Aparecido da Silva. Disponível em:

TABELA VERDADE. por: André Aparecido da Silva. Disponível em: TABELA VERDADE por: André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/logica Normalmente, as proposições são representadas por letras minúsculas (p, q, r, s, etc). São outros exemplos

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

Matemática Básica I Notas de aula - versão

Matemática Básica I Notas de aula - versão 1 - Departamento de Matemática Aplicada (GMA) Matemática Básica I Notas de aula - versão 3 2011-1 Marlene Dieguez Fernandez Observações preliminares A disciplina Matemática Básica I é oferecida no mesmo

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições.

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições. Caros alunos, Antes de darmos início a nossa aula demonstrativa, vamos às apresentações pessoais e profissionais: meu nome é Letícia Protta, sou agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego,

Leia mais

(a) 20. (b) 21. (c) 22. (d) 23. (e) 24.

(a) 20. (b) 21. (c) 22. (d) 23. (e) 24. 41. Na figura ao lado, feita fora de escala, considere os triângulos ABC e BCD. M é ponto do lado AC, P é o ponto do lado BC tal que os segmentos BC e DP são perpendiculares, e Q é o ponto onde os segmentos

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

Como começar a estudar depois de todo mundo

Como começar a estudar depois de todo mundo Como começar a estudar depois de todo mundo Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. E aí, vestibulando?

Leia mais

Matemática 2 Unidade I Álgebra Série 6 - Princípios básicos da contagem. Pelo princípio fundamental da contagem, temos: Resposta: A

Matemática 2 Unidade I Álgebra Série 6 - Princípios básicos da contagem. Pelo princípio fundamental da contagem, temos: Resposta: A 01 2 20 33 1 320 Resposta: A 1 02 4 3 2 24 Resposta: C 2 03 6 5 4 3 360 Resposta: E 3 04 a) 6 6 6 216 b) 6 5 4 120 c) Formar números de três algarismos com pelo menos dois algarismos iguais é equivalente

Leia mais

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13.

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Raciocínio Lógico I O estudo da Lógica é essencial para os alunos que desejam participar de olimpíadas de matemática.

Leia mais

Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar. Noções de Lógica

Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar. Noções de Lógica Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar Noções de Lógica Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-2 Objetivos Compreender do que é composto um programa Compreender o que é lógica Compreender

Leia mais

FACULDADE DO SUDESTE GOIANO Av. Lino Sampaio nº 79 Centro Pires do Rio Goiás ATIVIDADES INTERDISCIPLARES 2018/2 8º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DO SUDESTE GOIANO Av. Lino Sampaio nº 79 Centro Pires do Rio Goiás ATIVIDADES INTERDISCIPLARES 2018/2 8º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DO SUDESTE GOIANO Av. Lino Sampaio nº 79 Centro Pires do Rio Goiás ATIVIDADES INTERDISCIPLARES 2018/2 8º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1. Da introdução/apresentação Este guia descreve os procedimentos

Leia mais

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA Conversão de Bases 1 NOTAÇÃO POSICIONAL - BASE DECIMAL Desde os primórdios da civilização o homem adota formas e métodos específicos para representar números, para contar objetos e efetuar operações aritméticas.

Leia mais

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas.

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas. n. 6 Equivalências Lógicas A equivalência lógica trata de evidenciar que é possível expressar a mesma sentença de maneiras distintas, preservando, o significado lógico original. Def.: Diz-se que uma proposição

Leia mais

SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016

SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016 SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016 N1Q1 Solução Carolina escreveu os números 132 e 231. Esses são os únicos números que cumprem as exigências do enunciado e que possuem o algarismo 3 na posição central. Para

Leia mais

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I:

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I: Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Unidade I: 0 Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Nesta unidade, veremos a partir de nossos estudos em tabelas-verdade as proposições logicamente

Leia mais

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar)

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar) Questão 1 Como o algarismo das unidades é 1, para que o número seja aditivado, a soma dos algarismos das casas das dezenas, centenas e unidades de milhar deve ser igual a 1. Existe só um número com quatro

Leia mais

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa Raciocínio Lógico Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 17/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I PARA ENGENHARIA. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I PARA ENGENHARIA. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Compreender do que é composto um programa Compreender o que é lógica Compreender

Leia mais

~W ;f 1 L IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

~W ;f 1 L IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Em certa região, existe uma linha de trem que atende a muitos moradores. As estações são numeradas. A estação inicial, de onde parte o trem, é chamada estação O. As outras se seguem: estação 1, estação

Leia mais

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Raciocínio Lógico II Nesta aula continuaremos o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico. Inicialmente,

Leia mais

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z)

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z) CAPÍTULO 1 Capítulo 1 1.1 Conjuntos Numéricos Conjunto dos Números Naturais (N) Os números naturais são em geral associados à ideia de contagem, e o conjunto que os representa é indicado por N. N = {0,

Leia mais

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009 Noções de Lógica Matemática 2 a parte Argumentação em Matemática período 2009.2 Prof. Lenimar N. Andrade 1 de setembro de 2009 Sumário 1 Condicional 1 2 Bicondicional 2 3 Recíprocas e contrapositivas 2

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Inequações-Produto Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 23 de

Leia mais

Resumo de Aula: Notação científica kg. Potências positivas Potências negativas ,1

Resumo de Aula: Notação científica kg. Potências positivas Potências negativas ,1 Resumo de Aula: Notação científica. 1- Introdução Este resumo não trata exatamente sobre física, é sobre uma das formas que expressamos os resultados numéricos em ciências em geral (e na física em particular).

Leia mais

RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem

RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem Monitores: Juliana e Alexandre Exercício 1 Para resolver esse exercício, devemos levar em consideração os algarismos {0, 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9}. Para que esse

Leia mais

Raciocínio Lógico. Object 1

Raciocínio Lógico. Object 1 Object 1 Raciocínio Lógico 01- Numa fábrica de brinquedos, 90 funcionários trabalham no setor de carros, 120 trabalham no setor de bonecas, 70 trabalham no setor de jogos; 40 trabalham tanto no setor de

Leia mais

Mais Permutações e Combinações (grupo 2)

Mais Permutações e Combinações (grupo 2) Capítulo 4 Mais Permutações e Combinações (grupo 2) Como vimos anteriormente, é possível resolver um grande número de problemas interessantes de contagem sem utilizar fórmulas, apenas empregando apropriadamente

Leia mais

Leitura e escrita de números - centenas de milhar. Leitura e escrita de números - centenas de milhar

Leitura e escrita de números - centenas de milhar. Leitura e escrita de números - centenas de milhar A1 1. Regista na tabela e escreve a Milhares Unidades leitura dos números seguintes. C D U C D U 32 799 1609 1001 101 12633 79526 909090 A1R 32 - trinta e dois. Milhares Unidades 799 - Setecentos e noventa

Leia mais

Inequações do 1º grau

Inequações do 1º grau A UUL AL A Inequações do 1º grau Analisando as condições de vida da população brasileira, certamente encontraremos um verdadeiro desequilíbrio, tanto na área social como na área econômica. Esse desequilíbrio

Leia mais

A conta do = = 8 Logo, = 385 Como você poderia estabelecer o produto de um número de três algarismos abc por 11.

A conta do = = 8 Logo, = 385 Como você poderia estabelecer o produto de um número de três algarismos abc por 11. Aula n ọ 05 A conta do 11 Para multiplicar um número de dois algarismos por 11, podemos fazê-lo assim: conservamos a unidade na unidade do resultado; a dezena na centena do resultado; e a dezena do resultado

Leia mais

~W ;f 1 L IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. Acesse:

~W ;f 1 L IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. Acesse: Em certa região, existe uma linha de trem que atende a muitos moradores. As estações são numeradas. A estação inicial, de onde parte o trem, é chamada estação O. As outras se seguem: estação 1, estação

Leia mais

8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno

8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno 8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno ANÁLISE COMBINATÓRIA Introdução Consideremos o seguinte problema: Uma lanchonete

Leia mais

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019 Princípio KISS Semana Olímpica/2019 - Nível 1 Prof. Armando Barbosa 25 de janeiro de 2019 1 Pensar simples (Principio KISS) A ideia dessa seção é apresentar o príncipio KISS (Keep it simple, stupid) à

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade VERDADES E MENTIRAS Chamamos de a um tipo específico de questão, cujo enunciado nos apresenta uma situação qualquer, envolvendo normalmente alguns personagens, que irão declarar algo. O ponto principal

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha CURSO DE MATEMÁTICA Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Meu querido aluno,

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. Qual é a probabilidade de que um equipamento selecionado aleatoriamente esteja inativo ou seja do tipo A? a) 6/27 b) 14/27

Leia mais

Matemática 6ºano. Alunos dos 6º anos, espero que todos estejam bem e com muita disposição para volta às aulas.

Matemática 6ºano. Alunos dos 6º anos, espero que todos estejam bem e com muita disposição para volta às aulas. Matemática 6ºano Alunos dos 6º anos, espero que todos estejam bem e com muita disposição para volta às aulas. Abaixo estão as instruções para que vocês possam retornar às aulas mais interados com a matéria

Leia mais

Prof. Pedro A. Silva

Prof. Pedro A. Silva Prof. Pedro A. Silva www.aplicms.com.br profpas@alanet.com.br CORREÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO DO CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL - CADERNO 1 /2009 Questão 24 Uma professora formou grupos de

Leia mais

Dados? A matéria-prima da informação. 13/07/16 Departamento de Ciência da Computação

Dados? A matéria-prima da informação. 13/07/16 Departamento de Ciência da Computação Dados? A matéria-prima da informação 1 Objetivo Entender como o computador armazena e trata os dados 2 Sumário Introdução Desenvolvimento Considerações Finais 3 Como a gente armazena informações no computador?

Leia mais

Conversão de Bases. Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54. Sistemas Numéricos - Aritmética. Prof.

Conversão de Bases. Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54. Sistemas Numéricos - Aritmética. Prof. Conversão de Bases Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54 1 NOTAÇÃO POSICIONAL - BASE DECIMAL O SISTEMA DE NUMERAÇÃO É FORMADO POR UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS UTILIZADOS PARA REPRESENTAR

Leia mais

Teste de Matemática A 2015 / 2016

Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste N.º 1 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em cada

Leia mais

Aula 1: Introdução ao curso

Aula 1: Introdução ao curso Aula 1: Introdução ao curso MCTA027-17 - Teoria dos Grafos Profa. Carla Negri Lintzmayer carla.negri@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC 1 Grafos Grafos

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio

Leia mais

INSS 2016 Técnico CESPE

INSS 2016 Técnico CESPE INSS 2016 Técnico CESPE Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de 20 por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição. Considerando o art. 21 da

Leia mais

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~ Aula 9 Vamos imaginar o seguinte: você precisa saber quanto é 14 x 12, mas ainda não sabe fazer esta conta e, também, não dispõe de uma calculadora para ajudá-ia. Um amigo sugeriu que você fizesse 140

Leia mais

Direto do concurso. Comentário CONJUNTOS NUMÉRICOS

Direto do concurso. Comentário CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais (propriedades e operações). Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Como existem vários tipos de conjuntos,

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I

INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-2 Objetivos Compreender do que é composto um programa Compreender o que é lógica Compreender o que são

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa

TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa Resumo TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa anac@eselx.ipl.pt Tenta estima tenta é uma tarefa de investigação que tanto pode ser explorada por alunos do 1º ciclo, no contexto

Leia mais

NÍVEL 1 M. a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001

NÍVEL 1 M. a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001 NÍVEL 1 M a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001 b) Partindo que o algarismo das unidades é 6, temos

Leia mais

Argumentos e Validade Petrucio Viana

Argumentos e Validade Petrucio Viana GAN00166: Lógica para Ciência da Computação Texto da Aula 7 Argumentos e Validade Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF Sumário 1 Argumentos 1 1.1 Observações................................

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social - 2016 Professor: Marcos Piñon AULA 00: Demonstrativa Raciocínio Lógico p/ INSS Observação importante:

Leia mais

2016 / Nome do aluno: N.º: Turma:

2016 / Nome do aluno: N.º: Turma: Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste N.º 1 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22).

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Tendo como referência a proposição P: Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente

Leia mais

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Em 2017 o Planejamento Acadêmico do Programa OBMEP na Escola prevê a realização de atividades avaliativas em forma de listas de questões. A cada ciclo

Leia mais

Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas

Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas Aula 00 Raciocínio Lógico e Matemático p/ Secretaria de Cultura-DF - Todos os Cargos - Com videoaulas Professor: Arthur Lima ! ## AULA 00 (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 01 2. Edital e cronograma

Leia mais

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~ Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Aula 9 Vamos imaginar o seguinte: você precisa saber quanto é 14 x 12, mas ainda não sabe fazer esta conta e, também, não dispõe de uma calculadora para ajudá-ia. Um

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

PLACAS DE VEÍCULOS - DESVENDANDO OS MISTÉRIOS

PLACAS DE VEÍCULOS - DESVENDANDO OS MISTÉRIOS PLACAS DE VEÍCULOS - DESVENDANDO OS MISTÉRIOS Vamos estudar as questões de análise combinatória através de um exemplo. Só para relembrar: análise combinatória é aquela parte da Matemática que trata das

Leia mais

Limites envolvendo infinito primeira parte

Limites envolvendo infinito primeira parte Limites envolvendo infinito primeira parte Ao infinito... e além! Buzz Lightyear, Toy Story Meta da aula Estender o conceito de ites de funções aos casos que envolvem o símbolo. Objetivos Ao final desta

Leia mais

Operações elementares

Operações elementares Operações elementares Katarine Emanuela Klitzke Introdução Algo muito importante em olimpíadas, é conhecer o estilo da prova, o modo como os conteúdos são abordados nas questões e os caminhos que devem

Leia mais

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO COM QUANTIFICADORES VÁLIDO SILOGISMO QUESTÃO COMENTADA

Leia mais

Prova ANATEL / CESPE 2012 /

Prova ANATEL / CESPE 2012 / Prova AATL / CSP 2012 m ação judicial contra operadora de telefonia móvel, o defensor do cliente que interpôs a ação apresentou a argumentação a seguir. P1: A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais