CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA"

Transcrição

1 TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Musica no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes De família de mídia Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas através do cantar. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstraçõ es e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. Revisão de conteúdos do jardim 2.

2 TURMA: 1º ANO UNIDADE II Teoria musical 1 Notas musicais DO RE MI FA SOL LA SI Identificação A Fala, a escrita e a identificação das notas musicais na ordem correta. Compreender a sequencia das notas musicais e identificalas. A familiarização e a compreensão sobre a maneira teórica. figuras e escrita no quadro e no caderno Dvds, cds e vídeos. Figuras musicais Sinais de comunicação musical. SEMIBREVE MINIMA SEMINIMA A Fala, a escrita e a identificação das figuras musicais e sua organização. Compreender a sequencia das figuras musicais e identificalas. A familiarização e a compreensão sobre a maneira teórica. figuras e escrita no quadro e no Livros, Dvds, cds e vídeos. COLCHEIA identificação. Notação musical Escrita Utilização Todo o conteúdo do 2 bimestre de maneira escrita A escrever no caderno as notas e figuras A familiarização e a compreensão sobre a maneira teórica e prática. figuras e escrita no quadro e no caderno. Livros, Dvds, cds e vídeos.

3 TURMA: 1º ANO UNIDADE III Percepção musical Notas musicais Músicas Ritmos O uso da audição para a identificação de músicas e ritmos variados. Reconhecer músicas e ritmos variados através da audição Perceber a musica como uma forma de linguagem muito presente em sua vida. Audições e demonstrações de vídeos e shows infantis e diversas músicas que eles conhecem e que não conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre UNIDADE IV Ditado musical Ditado rítmico. Ditado melódico. O reconhecimento e o canto de ritmos e melodias. Aprender, reconhecer e cantarritmos e melodias propostos. Perceber a importância e a seriedade desta linguagem musical para a vida. Colagens e demonstrações de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. musicais, o canto, cds, dvds e filmes musicais infantis.

4 TURMA: 2º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Musica no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos, em filmes, De família de mídia Apresentação interna com o conhecimento de cada aluno Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas através do cantar. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstraç ões e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. UNIDADE II Figuras musicais Sinais de comunicação musical SEMIBREVE MÍNIMA SEMÍNIMA/PAUSA COLCHEIA/PAUSA A Fala, a escrita e a identificação das figuras musicais e sua organização. Compreender a sequencia das figuras musicais e identifica-las. A familiarização e a compreensão sobre a maneira teórica. figuras e escrita no quadro e no caderno Livros, Dvds, cds e vídeos. SEMICOLCHEIA/PA USA CLAVE DE SOL Identificação. Escrita Utilização Todo o conteúdo do 2 bimestre de maneira escrita A escrever no caderno as notas e figuras A familiarização e a compreensão sobre a maneira teórica e prática. figuras e escrita no quadro e no caderno. Notação musical Livros, Dvds, cds e vídeos.

5 TURMA: 2º ANO UNIDADE III Teoria musical 2 Pentagrama Posição das notas musicais no pentagrama Utilização das figuras Escalas musicais A pauta musical, os elementos teóricosmusicais e sua organização. Familiarizar-se com os elementos teóricos básicos da escrita musical Entender a música como uma linguagem que pode ser escrita. figuras, partituras e escrita no quadro e no caderno. Livros, Dvds, cds e vídeos. Percepção musical 3 Bimestre Notas musicais Músicas Ritmos O uso da audição para a identificação de músicas e ritmos variados. Reconhecer músicas e ritmos variados através da audição Perceber a musica como uma forma de linguagem muito presente em sua vida. Audições e demonstrações de vídeos e shows infantis e diversas músicas que eles conhecem e que não conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre Ditado rítmico. Ditado melódico. O reconhecimento e o canto de ritmos e melodias. Aprender, reconhecer e cantar Ritmos e melodias propostos. Perceber a importância e a seriedade desta linguagem musical para a vida. Ditado musical Colagens e demonstraçoes de musicais, o canto, figuras e audições na cds, dvdse filmes sala de aula e nos musicais infantis. momentos cívicos da escola.

6 TURMA: 2º ANO UNIDADE IV Historia da musica brasileira A cultura popular O reconhecimento sobre a historia da música popular. Aprender sobre a historia, reconhecer e cantarritmos e melodias propostos. Perceber a importância e a seriedade desta linguagem cultural musical para a vida. Colagens e demonstrações de figuras e audições na sala de aula. musicais, o canto, cds, dvds e filmes Batuque batuta A origem do samba A mistura do samba. De onde surgiu o samba e suas miscigenações. Editora Saraiva. Historia da musica Paraense A cultura popular A origem do carimbó O reconhecimento sobre a historia da música popular. De onde surgiu o carimbó e suas miscigenações. Aprender sobre a historia, reconhecer e cantarritmos e melodias propostos. Perceber a importância e a seriedade desta linguagem cultural musical para a vida. Colagens e demonstrações de figuras e audições na sala de aula. musicais, o canto, cds, dvds e filmes A mistura do carimbó.

7 TURMA: JARDIM I CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. Apresentação pessoal. Divisão de O aluno usar a música para conseguir se relacionar com as pessoas. O aluno irá aprender a se relacionar com os outros alunos por intermédio da música. Significa vencer alguma timidez ou insegurança por intermédio de algo que é universal, a música. Rodinhas pedagógicas, apresentação pessoal em forma de canto e brincadeiras cantadas. UNIDADE I Socialização musicais de fácil manuseio como chocalhos. Sons onomatopaicos Avaliação diagnostica. Sons de animais Sons do cotidiano Sons de musicais Reconhecer os diferentes tipos de sons que o cercam. Reconhecer, imitar e diferenciar os tipos de sons. Entender que tudo em sua volta possui um som e que os sons são diferentes. figuras, audições de áudios e manuseio de Cds e dvds com os sons de animais, musicais e sons diversos da vida cotidiana. Apresentação e classificação dos musicais de percussão melódicos A diferença sonora dos Reconhecera diferença característica dos sons dos. Familiarizar-se e reconhecera diferença das sonoridades destes figuras e manuseio de musicais musicais de fácil manuseio como chocalhos, violões e teclados

8 TURMA: JARDIM I UNIDADE II Fazer musical Tocar Criar Canto Apreciação musical As diferentes funções no mundo musical na aula de musicalização. Entender a importância e a função destes quatro itens. Aprender que a musica é algo prazeroso mas que precisa de organização O aluno irá tocar os, inventar músicas, canta-las e assistir os demais colegas com atenção, porém quando for chamado deverá levantar-se e entregar os para o professor. musicais diversos reciclaveis musicais de materiais reciclaveis Constuir musicaisde materiais reciclaveis. Como musicalizar reciclando Que alguns objetos que não são mais usados podem se transformar em Que o lixo pode ser transformado em musicais para alegrar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente. Manuseio e contato com de percussão reciclável. Tocata utilizando os construídos. Garrafão de agua mineral. Caixas de suco. Repertório musical Cantigas de roda Folclore Brasileiro As músicas infantis brasileiras de domínio público Familiarizar-se e cantarestas músicas Aprender sobre o folclore musical de seu país. Cantar coletivamente com o professor As vozes e Todos os bimestres Coordenação motora Ritmos, danças e movimentos corporais. Os diferentes andamentosassoc iados aos movimentos corporais Dançar e movimentar-se conforme o andamento proposto Entender que existem vários tipos andamentos musicais e que as danças acompanham este andamento Demosntração de musicas infantis de diferentes andamentos Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre

9 TURMA: JARDIM I UNIDADE III Música no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes De família de mídia Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas através do cantar. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstra ções e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. Timbres Características intensidade A diferença entre o agudo e grave (som fino e som grosso) Percebere identificar esta diferença na música Associar isto a vida cotidiana na escola e fora dela como o sons dos animais por exemplo. Manuseio de com características graves e agudas e audição de sons de animais com estas características. com características graves e agudas e cds e dvds com sons de animais e automóveis. UNIDADE IV Diversidade Musical Músicas cívicas Datas comemorativas As músicas cívicas como o hino Nacional, da bandeira,da escola e de datas comemorativas como Aprender,reconhe cer e cantar estas músicas. Perceber a importância e a seriedade destas músicas para a vida. Colagens e demonstraçoes de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. Figuras, Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis Todos os Bimestres

10

11

12 CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Socialização Apresentação pessoal. O aluno usar a música para conseguir se relacionar com as pessoas. O aluno irá aprender a se relacionar com os outros alunos por intermédio da música. Significa vencer alguma timidez ou insegurança por intermédio de algo que é universal, a música. Rodinhas pedagógicas, apresentação pessoal em forma de canto e brincadeiras cantadas. musicais de fácil manuseio a escolha do aluno. Avaliação diagnostica. Sons onomatopaicos Sons do cotidiano Reconhecer os diferentes tipos de sons que o cercam. Reconhecer, imitar e diferenciar os tipos de sons. Entender que tudo em sua volta possui um som e que os sons são diferentes. figuras, audições de áudios e manuseio de Cds e dvds com os sons de animais, musicais e sons diversos da vida cotidiana. Sons de musicais Apresentação e classificação dos musicais Família dos Adaptações aos estilos musicais A diferença sonora dos Reconhecera diferença característica dos sons dos. Familiarizar-se e reconhecera diferença das sonoridades destes figuras e manuseio de musicais Dvds, musicais de fácil manuseio

13 TURMA: JARDIM II UNIDADE II Fazer musical Tocar Criar Canto As diferentes funções no mundo musical na aula de musicalização. Entender a importância e a função destes quatro itens. Aprender que a musica é algo prazeroso mas que precisa de organização O aluno irá tocar os, inventar músicas, canta-las e assistir os demais colegas com atenção, porém quando for chamado deverá levantar-se e entregar os para o professor. musicais diversos Apreciação musica reciclaveis musicais de materiais recicláveis Apresentações extra classe. Constuir musicaisde materiais reciclaveis. Como se apresentar em publico Que alguns objetos que não são mais usados podem se transformar em Que o lixo pode ser transformado em musicais para alegrar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente. Manuseio e contato com de percussão reciclável. Tocata utilizando os construídos. Garrafão de agua mineral. Caixas de suco. Repertório musical Cantigas de roda Folclore Brasileiro As músicas infantis brasileiras de domínio público Familiarizar-se e cantarestas músicas Aprender sobre o folclore musical de seu país. Cantar coletivamente com o professor As vozes e Todos os bimestres Coordenação motora Ritmos, danças e movimentos corporais. Os diferentes andamentosassociad os aos movimentos corporais Dançar e movimentarse conforme o andamento proposto Entender que existem vários tipos andamentos musicais e que as danças acompanham este andamento Demosntração de musicas infantis de diferentes andamentos Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre

14 TURMA: JARDIM II UNIDADE III Música no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes, De família e de mídia. Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas através do cantar. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstraç ões e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. Timbres Características intensidade A diferença entre o agudo e grave no âmbito musical e as diferentes dinâmicas. Percebere identificar estas características na música Associar isto a vida cotidiana na escola, fora dela e principalmente em locais recreativos. Manuseio de com características graves e agudas e audição de sons diferentes dinâmicas. com características graves e agudas e cds e dvds com sons variados. UNIDADE IV Diversidade Musical Musicas cívicas Datas comemorativas As músicas cívicas como o hino Nacional, da bandeira,da escola e de datas comemorativas como aniversários. Aprender,reconhecer e cantar estas músicas. Perceber a importância e a seriedade destas músicas para a vida. Colagens e demonstraçoes de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. Figuras, Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis Todos os Bimestres

15 TURMA: MATERNAL I CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Socialização Rodinha musical pedagogica. divisão de O aluno usar a música para conseguir se relacionar com as pessoas. O aluno irá aprender a se relacionar com os outros alunos por intermédio da música. Significa vencer alguma timidez ou insegurança por intermédio de algo que é universal, a música. Rodinhas pedagógicas, apresentação pessoal em forma de canto e brincadeiras cantadas. musicais de fácil manuseio como chocalhos. Avaliação diagnostica. Sensibilização Sons onomatopaicos Vozes Ruídos corporais Sons de animais Sons do cotidiano Sons de musicais Reconhecer os diferentes tipos de sons que o cercam. Reconhecer, imitar e diferenciar os tipos de sons. Entender que tudo em sua volta possui um som e que os sons são diferentes. figuras, audições de áudios e manuseio de Cds e dvds com os sons de animais, musicais e sons diversos da vida cotidiana. Apresentação e classificação dos musicais A diferença sonora dos Perceber a diferença característica dos sons dos. Familiarizar-se com a diferença das sonoridades destes figuras e manuseio de musicais musicais de fácil manuseio como chocalhos e Teclados.

16 TURMA: MATERNAL I UNIDADE II Fazer musical Tocar Como tocar e brincar com o instrumento Entender que a aula de musicalização temhora para começar e terminar. Aprender que a musica é algo prazeroso mas que precisa de organização O aluno irá tocar os porém quando for chamado deverá levantar-se e entregar os para o professor. musicais diversos Repertório musical Cantigas de roda As músicas infantis brasileiras de domínio público Familiarizar-se e cantarestas músicas Aprender sobre o folclore musical de seu país. Cantar coletivamente com o professor As vozes e Todos os bimestres Ritmos, danças e movimentos corporais. Os diferentes andamentosassocia dos aos movimentos corporais Dançar e movimentar-se conforme o andamento proposto Entender que existem vários tipos andamentos musicais e que as danças acompanham este andamento Demosntração de musicas infantis de diferentes andamentos Folclore Brasileiro Coordenação motora Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre

17 TURMA: MATERNAL I UNIDADE III Música no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstra ções e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. De família de mídia O som Características intensidade A diferença entre o som forte e fraco e com o volume alto e baixo. Perceber esta diferença Associar isto a vida cotidiana na escola e fora dela como o sons dos animais e carros por exemplo. Manuseio de musicais tocando de maneira forte e fraca. com diferentes características e cds e dvds com sons de animais e automóveis. UNIDADE IV Diversidade Musical Musicas cívicas Datas comemorativas As músicas cívicas como o hino Nacional, da bandeira,da escola e de datas comemorativas como aniversários. Aprender a reconhecer estas músicas. Perceber a importância e a seriedade destas musicas para a vida. Colagens e demonstraçoes de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. Figuras, Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis Todos os Bimestres

18 TURMA: MATERNAL II CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Socialização Apresentação pessoal. divisão de Sensibilização O aluno usar a música para conseguir se relacionar com as pessoas. O aluno irá aprender a se relacionar com os outros alunos por intermédio da música. Significa vencer alguma timidez ou insegurança por intermédio de algo que é universal, a música. Rodinhas pedagógicas, apresentação pessoal em forma de canto e brincadeiras cantadas. musicais de fácil manuseio como chocalhos. Avaliação diagnostica. Sons onomatopaicos Vozes Ruídos corporais Sons de animais Sons do cotidiano Reconhecer os diferentes tipos de sons que o cercam. Reconhecer, imitar e diferenciar os tipos de sons. Entender que tudo em sua volta possui um som e que os sons são diferentes. figuras, audições de áudios e manuseio de Cds e dvds com os sons de animais, musicais e sons diversos da vida cotidiana. Sons de musicais Apresentação e classificação dos musicais de percussão melódicos A diferença sonora dos Reconhecera diferença característica dos sons dos. Familiarizar-se e reconhecera diferença das sonoridades destes figuras e manuseio de musicais musicais de fácil manuseio como chocalhos, violões e teclados

19 TURMA: MATERNAL II UNIDADE II Fazer musical Tocar Como tocar e manusear um instrumento para um melhor proveito na hora da aula Com regras de começo e fim Entender que a aula de musicalização temhora para começar e terminar. Aprender que a musica é algo prazeroso mas que precisa de organização O aluno irá tocar os porém quando for chamado deverá levantar-se e entregar os para o professor. musicais diversos reciclaveis musicais de materiais reciclaveis Como musicalizar reciclando Que alguns que não são mais usados objetos podem se transformar em Que algo que iria para o lixo pode ser transformado em musicais para alegrar a vida das pessoas. Manuseio e contato com de percussão reciclável. Garrafão de agua mineral. Repertório musical Cantigas de roda Folclore Brasileiro As músicas infantis brasileiras de domínio público Familiarizar-se e cantarestas músicas Aprender sobre o folclore musical de seu país. Cantar coletivamente com o professor As vozes e Todos os bimestres Coordenação motora Ritmos, danças e movimentos corporais. Os diferentes andamentosassoci ados aos movimentos corporais Dançar e movimentar-se conforme o andamento proposto Entender que existem vários tipos andamentos musicais e que as danças acompanham este andamento Demosntração de musicas infantis de diferentes andamentos Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre

20 TURMA: MATERNAL II UNIDADE III Música no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes De família de mídia Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas através do cantar. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstraçõe s e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. Timbres Características intensidade A diferença entre o agudo e grave (som fino e som grosso) Percebere identificar esta diferença Associar isto a vida cotidiana na escola e fora dela como o sons dos animais por exemplo. Manuseio de com características graves e agudas e audição de sons de animais com estas características. com características graves e agudas e cds e dvds com sons de animais e automóveis. UNIDADE IV Diversidade Musical Musicas cívicas Datas comemorativas As músicas cívicas como o hino Nacional, da bandeira,da escola e de datas comemorativas como aniversários. Aprender,reconhe cer e cantar estas músicas. Perceber a importância e a seriedade destas músicas para a vida. Colagens e demonstraçoes de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. Figuras, Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis Todos os Bimestres

21 TURMA: MATERNAL BABY CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO. UNIDADE I Socialização Apresentação pessoal Sensibilização Se familiarizar com músicas infantis O aluno irá aprender a se relacionar com os outros alunos por intermédio da música. Significa vencer alguma timidez ou insegurança por intermédio de algo que é universal, a música. Rodinhas pedagógicas, apresentação pessoal em forma de canto e brincadeiras cantadas. musicais de fácil manuseio como chocalhos. Avaliação diagnostica. Sons onomatopaicos Vozes Ruídos corporais Sons de animais Sons do cotidiano Sons de musicais Reconhecer os diferentes tipos de sons que o cercam. Reconhecer, imitar e diferenciar os tipos de sons. Entender que tudo em sua volta possui um som e que os sons são diferentes. figuras, audições de áudios e manuseio de Cds e dvds com os sons de animais, musicais e sons diversos da vida cotidiana. Apresentação e classificação dos musicais de percussão melódicos A diferença sonora dos Perceber a diferença característica dos sons dos. Familiarizar-se com a diferença das sonoridades destes figuras e manuseio de musicais musicais de fácil manuseio como chocalhos e teclados

22 TURMA: MATERNAL BABY UNIDADE II Fazer musical Tocar Como brincar usando os para um melhor proveito na hora da aula Entender que a aula de musicalização temhora para começar e terminar. Aprender que a musica é algo prazeroso mas que precisa de organização O aluno irá tocar os porém quando for chamado deverá levantar-se e entregar os para o professor. musicais diversos Com regras de começo e fim Repertório musical Cantigas de roda Folclore Brasileiro As músicas infantis brasileiras de domínio público Familiarizar-se e cantarestas músicas Aprender sobre o folclore musical de seu país. Cantar coletivamente com o professor As vozes e Todos os bimestres Coordenação motora Ritmos, danças e movimentos corporais. Os diferentes andamentos associados aos movimentos corporais Dançar e movimentar-se conforme o andamento proposto Entender que existem vários tipos andamentos musicais e que as danças acompanham este andamento Demosntração de musicas infantis de diferentes andamentos Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. 3 Bimestre

23 TURMA: MATERNAL BABY UNIDADE III Música no cotidiano Músicas que fazem parte do cotidiano Em desenhos e filmes De família de mídia Um pequeno resumo cantado das diversas músicas infantis presentes em vários aspectos na vida do aluno. Identificar e expressar seus sentimentos sobre estas músicas. Começar a construir uma memória musical relacionando ao seu cotidiano. Audições,demonstra ções e sondagem sobre o conhecimento dos alunos sobre as diversas músicas que eles conhecem. Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis. UNIDADE IV Diversidade Musical Musicas cívicas Datas comemorativas As músicas cívicas como o hino Nacional, da bandeira,da escola e de datas comemorativas como aniversários. Aprender a reconhecer estas músicas. Perceber a importância e a seriedade destas musicas para a vida. Colagens e demonstraçoes de figuras e audições na sala de aula e nos momentos cívicos da escola. Figuras, Violão, o canto e cds e dvds musicais infantis Todos os Bimestres

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

Janeiro. Março/Abril

Janeiro. Março/Abril Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança

Leia mais

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS Para as aulas de Percepção e Solfejo CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO Ensino Fundamental de Música Disciplina de Teoria Musical, Percepção e Solfejo CADERNO DE EXERCÍCIOS Para

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens.

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

Princípios do programa de Expressão Musical

Princípios do programa de Expressão Musical Princípios do programa de Expressão Musical Voz: Dizer, entoar e cantar rimas e lengalengas; cantar canções; experimentar sons vocais. Corpo: Experimentar percussão corporal; acompanhar canções e gravações

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo Cursos de Formação de Professores António José Ferreira 3/6/2008 Com a acção Formação Musical e Música no 1º Ciclo pretende-se

Leia mais

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: EXPRESSÃO MUSICAL]

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: EXPRESSÃO MUSICAL] 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro [PLANO ANUAL - AEC DE ALE: EXPRESSÃO MUSICAL] Introdução: Plano Anual de ALE - Expressão Musical Ano Letivo 2016/2017 a constituem. Esta atividade pretende

Leia mais

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos

Leia mais

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total:

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total: Instituto de Educação Infantil e Juvenil 7º ANO, 201. Londrina, de Nome: Tempo Início: Término: Total: Área do Conhecimento: ARTE Professora: Maria Kyoko PARÂMETROS DO SOM Você já percebeu como o mundo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo 1º CICLO EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL 3º E 4º ANOS TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA NAS CRECHES. Ana Paula Dias Torres Maria Lucia de A. Machado São Paulo dezembro 2015

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA NAS CRECHES. Ana Paula Dias Torres Maria Lucia de A. Machado São Paulo dezembro 2015 Ana Paula Dias Torres Maria Lucia de A. Machado São Paulo dezembro 2015 1 FAZER MÚSICA NA CRECHE É FUNDAMENTAL Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações,

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: Expressão Educação Musical/Ano de escolaridade: 3º e 4º anos Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Dizer rimas e lengalengas Cantar canções

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL PROVA 12/16 6º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 19/12, de 5 de julho, republicado pelo Decreto-Lei nº 91/1, de 10 de julho)

Leia mais

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total:

PARÂMETROS DO SOM. Instituto de Educação Infantil e Juvenil. , 201. Londrina, de. Nome: Início: Término: Total: Instituto de Educação Infantil e Juvenil 6º ANO, 201. Londrina, de Nome: Tempo Início: Término: Total: Área do Conhecimento: ARTE Professora: Maria Kyoko PARÂMETROS DO SOM Você já percebeu como o mundo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Teoria Musical em Foco

Teoria Musical em Foco Henrique Rodrigues Teoria Musical em Foco Primeiros Passos Para Começar a Ler Partituras Versão 1.0 2 Índice Índice 3 Introdução 5 Capítulo 1: Música e Som 6 1.1 O que é Música 6 1.2 Mas o que é som? 7

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

Propriedades do som musical:

Propriedades do som musical: 2. SOM MUSICAL, PAUTA, CLAVE, LINHA SUPLEMENTAR Propriedades do som musical: altura musical é a propriedade do som que permite distinguir sons graves de sons agudos; duração musical é a propriedade do

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2015.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Anual EDUCAÇÃO MUSICAL Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano Unidade Didática/Tema* Conceitos/Conteúdos Organizadores/Competências Específicas

Leia mais

Currículo Referência em Música 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Música 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Objetiv Currículo Referência em Música Conceit 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúd Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes 1º. Bimestre Fazer uso de formas não convencionais de registro,

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG Alexsandro Lima (UFCG); Augusto Matheus Vasconcellos de Araújo (UFCG);

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 01/017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Metas de Aprendizagem em EM / Manual 100%Músic@ 5ºano

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE

Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE Ano letivo de 2012-2013 Currículo da Disciplina de Educação Musical 5º Ano I UNIDADE - Ensaiar e apresentar publicamente interpretações individuais e em grupo de peças musicais em géneros e formas contrastantes

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil Cidade: Bairro: Instrutora: Examinadora responsável: Conselhos para o melhor funcionamento dos Grupos

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Preparatório PROVA MELÓDICA Reprodução de intervalos Capacidade de reproduzir sons e respetivas distâncias sonoras Canto de uma melodia Conhecimento de

Leia mais

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música Como foi dito anteriormente, o pleno domínio dos conteúdos inerentes a ritmo, melodia e harmonia, depende de um conhecimento mais específico da linguagem musical; por isso, o que se busca aqui é um aumento

Leia mais

Planificação de Música 1º ciclo

Planificação de Música 1º ciclo Planificação de Música 1º ciclo Notas previas: a) A presente planificação surge após reflexão e ponderação dos professores no seu conjunto, nomeadamente, no que respeita a Conteúdos e competências musicais

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL PROVA 12/17 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTEMOR - NOVO º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 19/12, de 5 de julho, republicado

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL

DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL Professor: João Polido Disciplina: Educação Musical Ano: 5º Turma: B Ano lectivo: 2011/2012 Interpretação

Leia mais

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ESCOLA do 1º Ciclo: EB1 Pego, EB1 Alvega, EB1 Alvega/Concavada, EB1 Rossio

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 5º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica.

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. Teoria Musical Definição de Musica O que é Musica? Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. O termo música

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 6.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação DOMÍNIO:

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO

UNIDADES DE ESTUDO SEGMENTO Ensino Infantil ETAPA 3ª DISCIPLINA Artes PROFESSOR (A) Wânia Parreiras ANO/SÉRIE Maternal TURNO Manhã / Tarde A) OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de expressão, observação e comunicação, relacionando-se

Leia mais

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES Primeiro trabalho didático sobre iniciação musical deu-se em forma de tese, apresentada no concurso para a cadeira de Teoria e Solfejo da Escola

Leia mais

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem.

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO ARTE 1º ANO ARTE - DANÇA Compreensão da dança como OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Música para tocar. Profª. Carla Lopardo

MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Música para tocar. Profª. Carla Lopardo MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Música para tocar Profª. Carla Lopardo carlalopardo@gmail.com O lugar da música para tocar na educação musical. Canção de Boas-vindas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 Planificação Anual de Educação Musical 5.º/6º/7º/8º anos Ano letivo 2016/17 EDUCAÇÃO MUSICAL 5º ano 1.º período O que é a música?

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

Distinguindo os parâmetros musicais: altura e intensidade

Distinguindo os parâmetros musicais: altura e intensidade Essa proposta prevê uma atividade que visa a compreensão de dois parâmetros básicos do som:. Os parâmetros em geral são a matéria-prima para a construção do som e da música e sua compreensão é muito importante

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros Exame de Seleção / VESTIBULAR IFPE 2016 Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical Avaliação Específica em

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016 Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Ano letivo 2015/2016 Atividades de Enriquecimento Curricular Ensino da Música no 1.º CEB Planificação Anual Introdução Considerando a importância do desenvolvimento

Leia mais

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01 EMT - Ranildo Lopes - Teoria Musical IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA DIREÇÃO PROF. AURÉLIO MELO COORD. ADMINISTRATIVA - LUCINEIDE COORD. PEDAGÓGICA PAULO DANTAS ORGANIZADOR PROF.

Leia mais

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas Projeto Escola para Musicistas Iniciantes Metal Essência Orquestra Ebenézer Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas APOSTILA Conteúdo CAPÍTULO I... 2 NOTAS... 3 PENTAGRAMA...

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE Educação Musical - Planificação Anual 5º ano Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º Período (Unidades 1 e 2) Pulsação. Tempo. Andamentos:

Leia mais

Programação de 6º ano

Programação de 6º ano Programação de 6º ano 2011 12 Esta programação está organizada com base nos conteúdos a desenvolver ao longo do 5º ano de escolaridade. E é através das situações educativas descritas que se torna possível

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professor: Carlos Velásquez Disciplina: Educação Musical Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Competências/metas Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação DOMÍNIO:

Leia mais

Vídeo 2. Bônus. Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; )

Vídeo 2. Bônus. Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; ) Vídeo Bônus Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; ) NESTE BÔNUS 3 Resumo do que foi visto no vídeo Dicas para praticar em um teclado virtual

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: MUSICALIZAÇÃO I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º ANO CARGA HORÁRIA TOTAL:

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2014.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 1. APRESENTAÇÃO A música está presente em todas as culturas, nos diferentes períodos históricos da humanidade e suas formas de organização se constituem em cada contexto específico.

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA THE 2010 MÚSICA CONQUISTE ESTA VITÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Humanidades Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música THE 2010

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos nós na sala de aula - módulo: música 1º ao 3º ano - unidade 7 É comum nos encantarmos ao ver alguém tocando de ouvido, ou seja, executando uma música

Leia mais

MÚSICA º semestre

MÚSICA º semestre MÚSICA 7 1º semestre 1º semestre LICENCIATURA OA009 Preparação canto coral I Auditivo I L OA017 Introdução à Pesquisa / Auditivo I L EM200 Didática I OA001 Teoria Musical OA121 Tópic. esp. história da

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 07/08 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Manual 00%Músic@ 5ºano º CICLO EDUCAÇÃO MUSICAL 5ºANO - INSTRUMENTOS

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais