PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA LISTA DE EXERCÍCIOS #1: COMPONENTES QUÍMICOS DOS SERES VIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA LISTA DE EXERCÍCIOS #1: COMPONENTES QUÍMICOS DOS SERES VIVOS"

Transcrição

1 Laranjeiras do Sul: Rua 7 de Setembro, Fone: (42) Quedas do Iguaçu: Pça. Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) / contato@genevestibulares.com.br PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA LISTA DE EXERCÍCIOS #1: COMPONENTES QUÍMICOS DOS SERES VIVOS 01 - (UEM PR) Considerando os componentes inorgânicos que são encontrados no organismo humano, assinale o que for correto. 01. A perda excessiva de água por transpiração devida ao calor exagerado ou ao clima muito seco é uma das causas de desidratação. 02. O hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, a falta de exercícios físicos e uma alimentação deficiente em cálcio são fatores que favorecem o surgimento da osteoporose. 04. O bócio endêmico, popularmente conhecido como papo, é uma doença que se estabelece no organismo quando a dieta é pobre em sais de ferro. 08. O sal mineral mais conhecido popularmente é o cloreto de sódio (NaCl), solúvel em água e muito utilizado no preparo de alimentos. 16. Os sais de iodo são necessários para a produção de hormônios na glândula tireoide. Esses hormônios aceleram o metabolismo celular e têm papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do organismo humano (CEFET PR) Muitos sais minerais são importantes para os seres vivos, atuando na forma de íons ou participando da composição de moléculas orgânicas. Assinale a alternativa correta sobre esta atuação. a) Os íons cálcio e potássio são importantes na formação da hemoglobina. b) Os íons sódio e potássio são importantes nos impulsos nervosos. c) O magnésio participa na formação de um hormônio produzido pela tireóide. d) O iodo participa na formação da clorofila. e) Os íons de ferro são importantes no transporte ativo através da membrana plasmática (UEM PR) Com relação aos constituintes químicos da matéria orgânica, assinale o que for correto. 01. O mineral cálcio, presente nos vegetais verdes e no leite, é essencial à coagulação do sangue e à contração muscular no organismo humano. 02. A união entre dois aminoácidos se dá por uma reação de síntese por desidratação e as moléculas resultantes são genericamente chamadas de peptídeos. 04. A vida na Terra baseia-se essencialmente no elemento hidrogênio, átomo tetravalente, que constitui a estrutura básica de todas as moléculas orgânicas. 08. Na espécie humana, os íons de sódio (Na + ) e de potássio (K + ) são responsáveis pelas alterações elétricas na membrana plasmática do neurônio durante o impulso nervoso. 16. Os seres humanos são capazes de produzir todos os vinte tipos de aminoácidos necessários para a composição das proteínas (UFAC) Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da:

2 a) Contração muscular e da formação do ácido clorídrico no estômago b) Coagulação do sangue e da molécula dos ácidos nucléicos c) Coagulação do sangue e da contração muscular d) Composição do osso e da forma da hemoglobina e) Forma da hemoglobina e da constituição dos hormônios da tireóide 05 - (UFMS) Os sais minerais, em função da quantidade necessária ao organismo, são classificados em macrominerais (macroelementos) e microminerais (microelementos). Assinale a(s) proposição(ões) que indica(m) os elementos classificados como microminerais: 01. Fósforo e Cloro. 02. Ferro e Zinco. 04. Enxofre e Magnésio. 08. Flúor e Iodo. 16. Sódio e Potássio. 32. Cobre e Manganês (UFAM) Os sais minerais são fundamentais para a matéria viva, são encontrados nos organismos sob formas insolúveis e solúveis. relacione os papeis biológicos desses sais com as proposições dadas. 1. participa da constituição da hemoglobina do sangue e dos citocromos, substâncias indispensáveis para a ocorrência da fotossíntese e da respiração celular. 2. participa da constituição do esqueleto e de moléculas como os ácidos nucléicos e o ATP. 3. participa da constituição do esqueleto. Atua na coagulação sanguínea e na contração muscular. 4. participam da regulação osmótica nas células e associam-se com o mecanismo de transporte do impulso nervoso nos neurônios. ( ) Potássio (K + ), Sódio (Na+) e Cloro (Cl ) ( ) Cálcio (Ca ++ ) ( ) Ferro (Fe ++ ) ( ) Fósforo (PO4 ) A seqüência correta de relacionamento é: a) 1; 3; 4; 2 b) 2; 3; 1; 4 c) 3; 4; 1; 2 d) 4; 3; 1; 2 e) 2; 1; 3; (UFU MG) Na composição celular são encontrados vários elementos, entre os quais, os sais minerais. Por serem fundamentais ao adequado funcionamento de diversas células e órgãos, esses sais aparecem em diferentes regiões do corpo humano e em diversos alimentos. Faça a correlação entre os sais minerais apresentados na COLUNA A com as informações descritas na COLUNA B.

3 COLUNA A 1- Ferro 2 - Potássio 3 - Iodo 4 - Cálcio 5 - Fósforo COLUNA B a - Sua maior reservaestánosossos;é importantena contração muscular e sanguínea; é encontradoem folhasverdese casca doovo. b - É um dos componentes da hemoglobina; encontradonofígadoe carnes. c - Faz parte do esqueleto de vários processodetransferênciadeenergianointerior dacélulae da molécula deácidosnucléicos;é encontradoemcarnes,feijão,ervilhae peixes. d - Atuana transmissão de impulsos nervosos;é encontradoem frutas,verdurase cereais. e - É umimportantecomponente de um hormônio, cujacarênciapodelevar à obesidade; é encontrado emfrutosdomar e peixes. na cascatadecoagulação é animais, do Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta. a) 1-b; 2-d; 3-e; 4-a; 5-c. b) 1-b; 2-d; 3-e; 4-c; 5-a. c) 1-d; 2-b; 3-e; 4-c; 5-a. d) 1-a; 2-d; 3-c; 4-b; 5-e (UEPG PR) O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios. Acerca do exposto, assinale o que for correto. 01. A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireóide. 02. A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides. 04. A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireóide. 08. A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais. 16. O cálcio, além de entrar na composição dos ossos, participa da contração dos músculos e da coagulação do sangue (UEM PR) Com relação à nutrição e às necessidades energéticas da espécie humana, assinale o que for correto. 01. Os sais minerais, como os cloretos e os fosfatos, por serem inorgânicos, não são considerados nutrientes. 02. Alimentos de origem vegetal, como a soja e o feijão, são desprovidos de nutrientes plásticos, ou seja, de proteínas. 04. Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em quantidades relativamente pequenas, mas que exercem grandes efeitos no organismo. 08. Glicídios e lipídios são nutrientes orgânicos cuja função principal é fornecer energia às células. 16. Uma dieta balanceada é aquela que fornece a quantidade de energia necessária, dispensando as gorduras e os carboidratos (UEM PR) Sabendo-se que a maior parte da energia de que o corpo humano necessita vem dos carboidratos e das gorduras, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. O amido, um carboidrato, é hidrolisado no intestino humano, formando glicose e frutose. 02. A decomposição dos carboidratos é rápida, portanto sua energia é fornecida rapidamente ao corpo.

4 04. As gorduras são os melhores acumuladores de energia no corpo humano, pois são solúveis em água, o que facilita o transporte até as células. 08. A energia liberada quando 1 grama de uma substância sofre combustão é chamada de calor específico de combustão. 16. A celulose, por apresentar estrutura química similar à do amido, serve como alimento rico em energia para a dieta humana (UFMS) Os carboidratos apresentam importantes funções, entre as quais destacam-se as energéticas e as estruturais. Classificam-se em: monossacarídeos, oligossacarídeos (os dissacarídeos são os mais conhecidos nesse grupo) e polissacarídeos. Em relação aos carboidratos, é correto afirmar: 01. A glicose é classificada como dissacarídeo. 02. A celulose exerce importante função estrutural, participando da parede celular dos vegetais. 04. O amido é classificado como polissacarídeo e desempenha importante função de reserva energética em vegetais. 08. A sacarose, encontrada na cana-de-açúcar e na beterraba, é classificada como monossacarídeo. 16. A quitina, classificada como polissacarídeo, exerce importante função estrutural, a exemplo do exoesqueleto dos artrópodes e da parede celular dos fungos. 32. O glicogênio é classificado como oligossacarídeo e apresenta funções energéticas e estruturais em animais e vegetais (UPE) A celulose vegetal, o açúcar da cana-de-açúcar e a glicose do mel são respectivamente: a) um polissacarídeo, um dissacarídeo e um monossacarídeo. b) um monossacarídeo, um dissacarídeo e um polissacarídeo. c) um carboidrato, um polissacarídeo e uma pentose. d) um glicídeo, um carboidrato e uma pentose. e) um fosfolipídeo, um glicídeo e uma proteína (UFMS) Uma das principais formas de armazenagem de glicose pelas células é o polímero denominado glicogênio. Sobre esse polissacarídeo, é correto afirmar: 01. Constitui a principal forma de armazenagem de glicose em células animais e de fungos; em células vegetais, esse papel é do amido. 02. Na verdade, corretamente, é um monossacarídeo com diversos isômeros, composto por uma única molécula, cuja fórmula é: C 6 H 12 O Constitui a principal forma de armazenagem em células vegetais e não-animais, sob a forma de um amido. 08. Participa das reações conhecidas como glicólise, sendo seu principal substrato e reduzido a piruvato. 16. Pode ser armazenado no fígado e nos músculos, sob a forma de glicogênio hepático e muscular, respectivamente. 32. Sua hidrólise, que pode ser estimulada pelos hormônios do córtex supra-renal, provoca o aumento da taxa de glicose no sangue (UFAL) A matéria que constitui os seres vivos revela abundância em água, cerca de 75% a 85%, além de proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), glicídios (1%), ácidos nucléicos (1%), e de sais minerais diversos (1%). Com relação a alguns componentes químicos do corpo humano, assinale a alternativa incorreta. a) Na composição química das membranas celulares, há fosfolipídios organizados em duas camadas; há também moléculas de proteína.

5 b) O colesterol, conhecido principalmente por estar associado ao enfarte e a doenças do sistema circulatório, é um importante componente de membranas celulares. c) Um importante polissacarídeo, o amido, é armazenado no fígado e, quando o organismo necessitar, esse polissacarídeo pode ser quebrado, originando moléculas de glicose para o metabolismo energético. d) Os íons de cálcio (Ca ++ ) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos. e) Os íons de sódio (Na + ) e de potássio (K + ), entre outras funções, são responsáveis pelo funcionamento das células nervosas (UPE) Os rótulos dos alimentos trazem informações sobre as substâncias neles contidas e que devem ser observadas com cuidado, principalmente para quem tem restrições alimentares. Os alimentos diet e light, por exemplo, atestam que reduzem, respectivamente, os teores de açúcar e de gordura. Outros alertam: contêm fenilalanina e assim por diante. Sobre esses componentes químicos, analise as alternativas e assinale a CORRETA. a) Sendo a fenilalanina um aminoácido não essencial, pode ser removida da dieta, entretanto para os fenilcetonúricos, faz-se necessária uma dieta balanceada desse aminoácido. b) Alimentos de origem animal, como ovos e leite, são mais pobres em aminoácidos que os de origem vegetal, como arroz e feijão. c) As gorduras são lipídios formados, principalmente, por ácidos graxos saturados. Dietas ricas em ácidos graxos contribuem para doenças cardiovasculares, pois há depósito de placas de gorduras na parede das artérias, que dificultam a circulação de sangue. d) A digestão de carboidratos no trato digestório dos seres humanos produz monossacarídeos, como a glicose e o glicogênio. A glicose é usada na respiração, e o glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado. e) Os seres humanos e outros mamíferos armazenam gorduras, como triglicerídeos, em células do tecido conjuntivo frouxo que constitui fonte de reserva de energia e isolante térmico (UEL PR) No alvorecer da humanidade, e durante muito tempo da nossa história, as refeições foram literalmente um vale tudo. Pelo fato dos seres humanos terem evoluído num mundo onde a disponibilidade de alimentos era apenas intermitente, a sobrevivência exigiu que tivéssemos a capacidade de armazenar energia para épocas de escassez. O tecido adiposo, familiarmente conhecido como gordura, é o órgão especializado para essa tarefa. Nossa capacidade de armazenar gordura continua essencial à vida e pode permitir que uma pessoa sobreviva à fome por meses. Na história humana recente, contudo, a quantidade de energia acumulada como gordura está aumentando em muitas populações. Obesidade é o nome que damos quando o armazenamento de gordura se aproxima de um nível que compromete a saúde de uma pessoa. (SCIENTIFIC American. Especial: Alimentos, saúde e nutrição. Out p. 46.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. Restringir as gorduras insaturadas encontradas, por exemplo, na carne bovina, nos embutidos, na margarina, assim como nas gorduras de laticínios diminuem o risco de doença cardíaca coronariana. II. O glicogênio é uma forma importante de armazenamento de energia, o que se justifica por dois motivos básicos: ele pode fornecer combustível para o metabolismo de carboidrato muito rapidamente, enquanto a mobilização de gordura é lenta; e, talvez o mais importante, o glicogênio pode prover energia sob condições anóxicas.

6 III. A totalidade de depósitos de gordura em adipócitos é capaz de extensa variação, conseqüentemente, permitindo mudanças de necessidades do crescimento, reprodução e envelhecimento, assim como flutuações nas circunstâncias ambientais e fisiológicas, tais como a disponibilidade de alimentos e a necessidade do exercício físico. IV. O tecido adiposo aumenta: pelo aumento do tamanho das células já presentes quando o lipídeo é adicionado, fenômeno este conhecido como hiperplasia; ou pelo aumento do número de células, fenômeno conhecido como hipertrofia. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e III. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV (UEL PR) Os triglicerídeos são substâncias orgânicas presentes na composição de óleos e gorduras vegetais. O gráfico a seguir fornece algumas informações a respeito de alguns produtos usados no cotidiano em nossa alimentação. Observe o gráfico e analise as afirmativas. I. Todos os óleos vegetais citados no gráfico são substâncias puras. II. Entre todos os produtos citados, o de coco está no estado sólido a 20 ºC. III. Entre todos os óleos citados, o de girassol é o que possui a maior porcentagem de ácidos graxos com duas ou mais duplas ligações. IV. Entre todos os óleos citados, o de canola e o de oliva são líquidos a 12ºC. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

7 18 - (UEPG PR) Os lipídios constituem um dos grupos formados pelas principais substâncias orgânicas que compõem a matéria viva. Dentre as suas várias funções destacam-se a energética e a estrutural. Com base nestas informações, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto. 01. São formados pela reação entre ácido graxo (longa cadeia de átomos de carbono ligados a átomos de hidrogênio apresentando um grupamento ácido carboxílico na extremidade terminal) e álcool (uma ou mais hidroxilas ligadas a átomos de carbono saturados). 02. Um dos álcoois mais comumente encontrados na formação dos lipídios é o glicerol. 04. Na formação de um lipídio, álcool e ácido graxo estabelecem uma ligação na qual uma hidroxila do primeiro reage com o grupo ácido carboxílico do segundo, liberando uma molécula de água. Esse processo é conhecido como reação de esterificação. 08. Na reação de esterificação, se o álcool for o glicerol, o produto será um glicerídeo (óleo ou gordura). Caso se trate de um outro álcool de cadeia aberta, o lipídio formado será um cerídeo (cera). Álcoois de cadeia fechada caracterizam os lipídios classificados como esteróides ou esterídeos. 16. Ao serem degradados, os lipídios liberam grandes quantidades de energia. Cada grama fornece o dobro da energia que a mesma quantidade de glicídio (UFG) Leia as informações abaixo. A ingestão de gordura trans promove um aumento mais significativo na razão: lipoproteína de baixa densidade/lipoproteína de alta densidade (LDL/HDL), do que a ingestão de gordura saturada. Aued-Pimentel, S. et al. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 62 (2): , [Adaptado]. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um alimento só pode ser considerado zero trans quando contiver quantidade menor ou igual a 0,2 g desse nutriente, não sendo recomendado consumir mais que 2 g de gordura trans por dia. O quadro abaixo representa um rótulo de um biscoito comercialmente vendido que atende às especificações do porcentual de gorduras trans, exigidas pela nova legislação brasileira. As informações apresentadas permitem concluir que o consumo diário excessivo do biscoito poderia provocar alteração de a) triglicéride, reduzindo sua concentração plasmática. b) triacilglicerol, diminuindo sua síntese no tecido adiposo. c) LDL-colesterol, aumentando sua concentração plasmática. d) HDL-colesterol, elevando sua concentração plasmática. e) colesterol, reduzindo sua concentração plasmática (UFMS) Quando é analisada a matéria que constitui os organismos vivos, são encontrados principalmente os elementos carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre (os quatro primeiros são os mais abundantes), embora uma série de outros elementos químicos sejam funcionalmente necessários. Com relação à matéria viva e seus constituintes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

8 01. Os carboidratos (glicídios, açúcares ou hidratos de carbono) são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio; os dois últimos elementos estão sempre na proporção de 1:1 na molécula. 02. Aminoácidos naturais (ou não-essenciais) são aqueles que um organismo consegue produzir a partir de outras substâncias; aminoácidos essenciais são aqueles que um organismo não consegue produzir. 04. O termo lipídio é usado de forma genérica para designar alguns tipos de substâncias orgânicas que têm solubilidade em água e em diversos solventes orgânicos. 08. Duas proteínas que possuam o mesmo número e os mesmos tipos de aminoácidos podem ser diferentes, dependendo da seqüência em que os aminoácidos estiverem inseridos na cadeia polipeptídica. 16. Os glicídios têm nos seres vivos uma única função (energética), ou seja, constituem a principal fonte de energia para os organismos vivos. 32. Nas células humanas, podem ser produzidos todos os diferentes tipos de aminoácidos que constituem as nossas proteínas (UFMS) As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano apresentando forma globular como a maioria das proteínas. 02. A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido. 04. A ptialina, enzima produzida pelas glândulas salivares, atua na digestão de proteínas. 08. A anemia falciforme, causada por fatores nutricionais, é atribuída ao rompimento das hemácias em função da desnaturação da molécula protéica de hemoglobina em decorrência do aumento da temperatura corporal. 16. A insulina, envolvida no metabolismo da glicose, é um exemplo de hormônio protéico. 32. As proteínas caseína e albumina são encontradas no leite e na clara do ovo, respectivamente (UDESC SC) Os aminoácidos apresentam quimicamente um carbono central onde eles estão ligados. Em relação a isso, assinale a alternativa correta. a) 1 grupo amina (NH 2 ), 3 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 4 Radical (R) b) 2 grupo amina (NH 2 ), 1 hidrogênio (H), 2 grupo carboxila (COOH), 1 Radical (R) c) 1 grupo amina (NH 2 ), 1 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 1 Radical (R) d) 1 grupo amina (NH 2 ), 1 hidrogênio (H), 3 grupo carboxila (COOH), 2 Radical (R) e) 2 grupo amina (NH 2 ), 1 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 3 Radical (R) 23 - (UEPG PR) As proteínas, que são moléculas grandes, apresentam estrutura complexa, já que uma molécula de proteína é constituída por várias unidades menores, ligadas entre si, que são os aminoácidos. A respeito dos aminoácidos, assinale o que for correto. 01. São exemplos de aminoácidos naturais: glicina, alanina, serina, cisteína, tirosina, fenilalanina, valina, lisina e leucina. 02. Os seres vivos necessitam de 20 aminoácidos para promover a síntese de suas proteínas. Os vegetais são capazes de produzir todos eles, ao passo que os animais, tendo em vista que suas células só sintetizam 12 deles, obtêm os 8 restantes a partir dos alimentos.

9 04. Toda molécula de aminoácido tem um grupo ácido carboxílico ( COOH) e um grupo amina ( NH2) ligado a um átomo de carbono. A esse mesmo carbono se liga ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R), que pode ser um simples átomo de hidrogênio (na glicina), um CH 3 (na alanina), ou grupos mais complexos (em outros aminoácidos). Assim, os aminoácidos existentes na natureza diferem entre si apenas quanto aos seus radicais. 08. Na molécula de proteína, dois aminoácidos se unem por meio de uma ligação peptídica entre as suas carboxilas, com a perda de uma molécula de água, caracterizando uma síntese por desidratação (FEI SP) O "teste do pezinho", utilizado para identificação de fenilcetonúricos, foi desenvolvido em 1967 pelo Dr. Robert Guthrie. O teste consiste em tirar gotas de sangue do pé do recém-nascido e colocar em um meio de cultura contendo bactérias específicas. O resultado é positivo quando ocorre inibição do crescimento das bactérias e negativo quando ocorre o crescimento das bactérias. Com relação ao exposto acima é correto afirmar: a) A ausência do aminoácido fenilalanina no sangue da criança provocou a inibição do crescimento das bactérias. b) A ausência do glicídio alanina no sangue da criança provocou a inibição do crescimento das bactérias. c) A ausência do glicídio fenilalanina no sangue da criança provocou a inibição do crescimento das bactérias. d) A presença do glicídio alanina no sangue da criança provocou a inibição do crescimento das bactérias. e) A presença do aminoácido fenilalanina no sangue da criança provocou a inibição do crescimento das bactérias (UNESP SP) As proteínas são moléculas complexas formadas por unidades denominadas......, que se unem umas às outras por meio de Cada unidade é formada por um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo......, um grupo......, que apresenta um átomo de nitrogênio, e um radical de estrutura variável. Os termos que completam corretamente os espaços em branco são, pela ordem, a) monopeptídeos ligação glicosídica carboxila amina b) monopeptídeos ligação peptídica amina carboxila c) aminoácidos ligação peptídica carboxila amina d) aminoácidos ligação glicosídica amina carboxila e) nucleotídeos reação de desidratação carboxila amina 26 - (UNIOESTE PR) Relativo aos componentes químicos das células é correto afirmar que: 01. O teor de água nos tecidos de animais superiores é maior quanto maior seu metabolismo e menor com o aumento da idade. 02. Os lipídeos são moléculas orgânicas formadas da associação entre ácidos graxos e álcool e formam um material de isolamento térmico nas aves e mamíferos. 04. O amido é o polissacarídeo que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nas células animais. 08. Os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes da matéria viva, constituídos de unidades denominadas aminoácidos e são responsáveis pela estruturação dos tecidos. 16. Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas intracelulares encontradas em todos os seres vivos, e são responsáveis pelo controle dos processos metabólicos vegetais.

10 32. Os sais minerais presentes na célula apresentam-se sob a forma imobilizada como principais componentes de estruturas esqueléticas. 64. Algumas proteínas atuam como enzimas catalisando uma reação biológica e apresentando especificidade de substratos e dependência de temperatura (UFSC) Proteínas são moléculas essenciais à vida, atuando como enzimas, hormônios, anticorpos, antibióticos e agentes anti-tumorais, além de estar presentes nos cabelos, na lã, na seda, em unhas, carapaças, chifres e penas dos seres vivos. Em relação às proteínas é CORRETO afirmar que: 01. são biopolímeros constituídos de aminoácidos, os quais são unidos entre si por meio de ligações peptídicas. 02. a produção destas moléculas se dá sem gasto de energia pelos organismos, já que os aminoácidos provêm da alimentação. 04. todas as proteínas possuem peso molecular idêntico, característica especial dessas moléculas. 08. a insulina, que foi o primeiro hormônio a ter sua seqüência de aminoácidos conhecida, é produzida por células especializadas do pâncreas. 16. apesar da diversidade na constituição e estruturação de seus aminoácidos, essas moléculas apresentam, no seu conjunto, a mesma velocidade de degradação no meio ambiente. 32. a grande variabilidade biológica dessas moléculas permite sua utilização para fins de identificação pessoal, da mesma forma e com a mesma precisão que os exames de DNA (UEM PR) Sobre a expressão dos genes, assinale o que for correto. 01. As proteínas podem ser formadas por mais de uma cadeia polipeptídica. 02. Com os recursos da tecnologia do DNA recombinante, os cientistas conseguiram produzir o hormônio de crescimento humano em bactérias. Independentemente dos recursos tecnológicos utilizados, esse feito só foi possível porque o código genético das bactérias é idêntico ao código genético humano. 04. A seqüência completa das bases do genoma é o código genético de uma espécie. 08. Nos organismos multicelulares adultos, as células são geneticamente idênticas, mas são encontrados muitos tipos de células diferenciadas, isto é, especializadas em diferentes funções. A forma e a função da célula dependem dos grupos de genes que entram em funcionamento ou que são desativados durante o desenvolvimento. 16. A síntese de uma molécula de DNA necessita de um molde que determina a seqüência de bases da nova molécula. Na natureza, a regra é uma molécula de DNA servir de molde para a síntese de outro DNA. Os retrovírus constituem uma exceção, pois, na sua reprodução, o DNA é sintetizado a partir de um molde de RNA. 32. Na célula, as proteínas enzimáticas, ou enzimas, catalisam as reações químicas do anabolismo e as reações químicas do catabolismo. 64. Os anticorpos são produzidos por células sangüíneas nos vertebrados e por células foliares nas plantas fanerógamas (UEM PR) Identifique o que for correto sobre a molécula do DNA e do RNA. 01. A duplicação do DNA é semiconservativa. 02. Se em uma molécula de DNA 30% dos nucleotídeos apresentam a guanina, 20% dos nucleotídeos apresentarão a timina. 04. As quatro bases nitrogenadas do RNA mensageiro, reunidas três a três, formam 64 trincas distintas. 08. Na molécula de RNA, o pareamento das bases nitrogenadas é descrito pela relação (U+C) + (G+A) = 1.

11 16. O fluxo da informação genética nas células eucarióticas ocorre do DNA para o RNA e, na maioria das vezes, do RNA para um polipeptídio ou uma proteína (UESPI) Considerando a estrutura do ácido desoxiribonucleico, representada abaixo, e sua função, é correto afirmar que esse ácido: a) é formado por nucleosídeos arranjados em fitas duplas antiparalelas conectadas entre si por pontes de hidrogênio. b) se replica de forma semiconservativa e se inicia a partir da região 3 terminal para a região 5 terminal. c) compreende nucleotídeos, composto por grupos fosfato, uma hexose e uma base nitrogenada. d) tem a maioria do DNA composto de regiões chamadas introns, sem informação gênica. e) em sua tradução, produz fitas simples de RNA mensageiro (UNIOESTE PR) O material genético tem a função de armazenar, transmitir e expressar as informações nele contido. Sobre estes processos e seus constituintes, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas. I- DNA. II- RNA. III- Proteína. a- Ligações peptídicas. b- Pontes de hidrogênio. c- Pontes dissulfeto. d- Anticódon. e- Ligações fosfodiéster. f- Bases nitrogenadas. a) I-e, II-d, III-c. b) I-b, II-a, III-f.

12 c) I-f, II-c, III-a. d) I-e, II-f, III-d. e) I-d, II-b, III-a (UEPG PR) A respeito do DNA e do RNA, assinale o que for correto. 01. Os dois se originam a partir da união dos nucleotídeos compostos por ácido fosfórico, açúcar e base nitrogenada. 02. Embora o DNA e o RNA sejam estruturalmente bem distintos, a união entre os nucleotídeos dessas duas moléculas ocorre por meio da radical fosfato (ácido fosfórico) com a pentose. 04. As bases nitrogenadas que compõem os nucleosídeos do DNA são adenina, guanina, citosina e uracila, e as bases nitrogenadas que compõem os nucleosídeos do RNA são adenina, guanina, citosina e timina. 08. Eles podem ser distinguidos por meio de suas bases piramídicas. A timina é exclusiva do RNA e a uracila só aparece no DNA. 16. O RNA é geralmente composto por uma fita simples, e o DNA se apresenta como uma dupla hélice numa configuração espacial denominada helicoidal (UDESC SC) O esquema abaixo representa um filamento de DNA e, a partir dele, ocorre a síntese do RNAmensageiro. Assinale a alternativa correta sobre a transcrição deste filamento. a) A transcrição da mensagem genética significa passar o código da sequência de letras do RNA para uma sequência de aminoácidos da proteína. b) A sequência AUG CCU GAUCGA AUC no RNA-mensageiro formou-se a partir desta transcrição. c) A sequência UAC GGA CUA GCU UAG no RNA-mensageiro formou-se a partir desta transcrição. d) O processo de transcrição ocorre no citoplasma da célula. e) Um grupo de três letras no RNA-mensageiro constitui o aticódon, a partir desta transcrição (UEM PR) Assinale o que for correto sobre a constituição das células. 01. O átomo de carbono faz parte da constituição das moléculas de vitaminas e dos fosfolipídios. 02. As unidades básicas formadoras de enzimas, de polissacarídeos e de ácidos nucleicos são aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos, respectivamente. 04. A autoduplicação de moléculas de DNA e de RNA origina cópia exata de si mesma. 08. As bases nitrogenadas adenina, citosina e timina constituem tanto o DNA quanto o RNA. 16. Os triglicerídeos são lipídios solúveis em água e formados por glicerol e ácidos graxos (UFSC) O DNA é a molécula biológica responsável pela codificação da informação genética nos seres vivos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que: 01. a molécula de DNA é formada por duas cadeias caracterizadas por seqüências de bases nitrogenadas.

13 02. na molécula de DNA podem existir oito diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas. 04. a quantidade de adenina presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de timina da cadeia complementar. 08. na molécula de DNA podem existir cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas. 16. no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a quatro moléculas de DNA exatamente iguais (UEPG PR) A respeito da molécula de DNA, assinale o que for correto. 01. Durante a duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio que ligam as bases nitrogenadas se rompem, e as duas fitas se separam. Cada uma das fitas originais, então separadas, serve agora como molde para a produção de fitas novas. 02. Além da capacidade de se duplicar, o DNA também fabrica RNA. A duplicação é uma propriedade que permite a transmissão da informação genética às células-filhas, ao passo que a produção de RNA relaciona-se à síntese de proteínas, no citoplasma. 04. O DNA é uma molécula constituída por duas cadeias de nucleotídeos, em cada uma das quais os nucleotídeos estão ligados uns aos outros pelos fosfatos. As duas cadeias estão ligadas uma à outra pelas suas bases nitrogenadas, por meio de pontes de hidrogênio, e essas ligações ocorrem entre pares de bases específicas. Sendo assim, a adenina liga-se somente à timina, e a citosina liga-se sempre à guanina. Toda essa estrutura apresenta-se torcida e em forma de dupla-hélice. 08. O DNA sempre tem a forma de dupla-hélice e sempre é constituído por apenas quatro tipos de nucleotídeos. Na verdade, uma molécula de DNA pode diferir da outra pelo numero total de nucleotídeos. Embora o menor DNA conhecido tenha ao redor de nucleotídeos, a maioria das moléculas de DNA tem algumas centenas de milhares de nucleotídeos. Assim, varia muito o tamanho de uma molécula para outra. Além do tamanho, as moléculas de DNA diferem pela seqüência dos pares de bases (UDESC SC) Os organismos vivos são constituídos de várias macromoléculas orgânicas, conhecidas como polímeros biológicos. Sobre essas macromoléculas, é incorreto afirmar: a) Ácidos nucléicos são polímeros de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, com funções estruturais. b) Os lipídeos são compostos formados por ácidos graxos, que podem constituir membranas celulares e exercer papéis importantes como hormônios. c) Proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações peptídicas e que podem exercer funções enzimáticas, estruturais e energéticas. d) Carboidratos são conhecidos como açúcares, constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo as principais fontes de energia da célula. e) Alguns tipos de polissacarídeos podem ser encontrados na estrutura da parede celular dos vegetais e também ser estocados como reservas energéticas em vegetais (UNCISAL AL) O esquema representa um monômero constituinte de uma macromolécula.

14 Esse monômero está presente nas seguintes estruturas citoplasmáticas de células eucarióticas: a) complexo golgiense e vacúolos. b) condriomas e cloroplastos. c) cromossomos e condriomas. d) cloroplastos e nucléolos. e) ribossomos e nucléolos (UFSC) Todas as formas de vida do nosso planeta têm suas informações genéticas codificadas nas seqüências de bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s), considerando as informações abaixo: Seqüência 1 AAAGATCCCGAATCGGTCGGCGATTTATCG Seqüência 2 TTTCTAGGGCTTAGCCAGCCGCTAAATAGC 01. As seqüências 1 e 2 são complementares no DNA e, juntas, representam um segmento de molécula de DNA. 02. Se considerarmos 1 a seqüência molde, o RNAm formado por esta seqüência conterá as mesmas bases nitrogenadas da seqüência 2, trocando-se a timina pela uracila. 04. Na seqüência 1 estão representados 30 códons e 10 nucleotídeos. 08. A seqüência 1 pode ser a representação de um DNA ou de um RNA, dependendo de como for lida. 16. O código genético é exclusivo de cada espécie. Prova disso é que determinados aminoácidos, como por exemplo a fenilalanina, são encontrados apenas na espécie humana. 32. Adenina, timina, citosina e guanina são aminoácidos essenciais, presentes em todos os seres vivos. 64. Com o seqüenciamento do genoma humano foi possível determinar a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas humanas (UFSM) Em relação ao pareamento típico de bases na molécula de DNA, assinale a alternativa correta. a) C G;A T;A T;C G;T A;C G;G C b) A G;C T;C T;A C;T T;C C;G G c) A G;C T;C T;A G;T C;A G;G A d) T G;A C;T G;C A;T G;G T;A C e) A C;C A;C T;T C;G A;A G;A T 41 - (UNIOESTE PR) O esquema abaixo representa o modelo da estrutura do DNA proposto por Watson e Crick em Relativo às estruturas indicadas no esquema abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

15 01. 1 representa uma base pirimídica representa a ligação iônica que ocorre entre os dois filamentos de DNA representa uma base púrica representa a pentose, que no DNA pode ser tanto a ribose quanto a desoxirribose representa um grupo fosfato, responsável pela carga negativa do DNA e 7 estão emparelhados mas em sentidos opostos. 64) Um par de nucleotídeos é composto apenas pelas estruturas 1, 2 e (UFMS) Considerando que os 4 nucleotídeos A, U, C e G podem constituir 64 diferentes códons (ou trincas de bases) do RNA mensageiro, os números de códons que poderiam ser formados com: a) os nucleotídeos A, U e G; e, b) os 4 nucleotídeos, com um ou mais Cs em cada códon, correspondem respectivamente a a) 27/64 e 37/64. b) 37/64 e 27/64. c) 16/64 e 48/64. d) 48/64 e 16/64. e) 9/54 e 55/ (UEM PR) Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias ao funcionamento adequado do organismo humano. Assim, identifique o que for correto sobre os seus sintomas de deficiência e as suas fontes alimentares. 01. A coagulação do sangue é prejudicada pela carência da vitamina K, cuja fonte alimentar são os vegetais verdes, entre outros exemplos. 02. O escorbuto surge no organismo humano em consequência de alimentação deficitária em vitamina C. 04. Vegetais vermelhos, como a beterraba e o pimentão, são as principais fontes alimentares da vitamina D. 08. A vitamina E previne a doença conhecida como pelagra. 16. A doença conhecida por beribéri surge em decorrência da deficiência de vitamina A.

16 44 - (UFMS) As vitaminas podem ser classificadas, quanto à solubilidade, em hidrossolúveis ou lipossolúveis. Considerando tal classificação e observando que as deficiências vitamínicas, ou seja, as hipoavitaminoses ou avitaminoses, podem causar doenças, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. A deficiência de vitamina B1 (tiamina), classificada como hidrossolúvel, causa o beribéri. 02. A pelagra é causada pela deficiência de vitamina E (tocoferol), classificada como hidrossolúvel. 04. O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina B9 (ácido fólico), classificada como lipossolúvel. 08. A vitamina A (retinol), classificada como hidrossolúvel, previne a anemia perniciosa. 16. A deficiência de vitamina D (calciferol), classificada como lipossolúvel, causa o raquitismo. 32. A vitamina C (ácido ascórbico), classificada como lipossolúvel, previne a cegueira noturna (UDESC SC) Assinale a alternativa correta, quanto ao resultado da carência das vitaminas K, D, B1, C e A, respectivamente. a) Beribéri dificuldade na coagulação sanguínea raquitismo escorbuto e cegueira noturna b) Raquitismo dificuldade na coagulação sanguínea cegueira noturna beribéri e escorbuto c) Cegueira noturna dificuldade na coagulação sanguínea raquitismo escorbuto e beribéri d) Dificuldade na coagulação sanguínea raquitismo beribéri escorbuto e cegueira noturna e) Escorbuto beribéri dificuldade na coagulação sanguínea raquitismo e cegueira noturna 46 - (UEL PR) As vitaminas são usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, o que, para alguns graus determina sua estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento no tecidos. (MAHAN, L. K. & ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 9.ed. São Paulo: Roca, p. 78.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) A vitamina E é lipossolúvel, age como um antioxidante, protege as hemácias da hemólise, atua na reprodução animal e na manutenção do tecido epitelial. b) A vitamina A é hidrossolúvel, auxilia na produção de protrombina um composto necessário para a coagulação do sangue e apresenta baixa toxicidade quando consumida em grande quantidade. c) A vitamina D é hidrossolúvel, auxilia no crescimento normal, melhora a visão noturna, auxilia o desenvolvimento ósseo e influencia a formação normal dos dentes. d) A vitamina B6 é lipossolúvel, auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, além de estar envolvida na glicólise, na síntese de gordura e na respiração tecidual. e) A vitamina C é lipossolúvel, auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, na síntese e quebra de aminoácidos e na síntese de ácidos graxos insaturados (UFMS) Em relação as vitaminas, que previnem diversas doenças e são classificadas, conforme sua solubilidade, em hidrossolúveis ou lipossolúveis, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. As vitaminas A e D são hidrossolúveis. 02. A vitamina C previne o escorbuto. 04. As vitaminas do complexo B são classificadas como lipossolúveis. 08. A cegueira noturna, conhecida como xeroftalmia, é prevenida pela vitamina A. 16. O raquitismo e o beribéri são prevenidos pelas vitaminas D e B 1, respectivamente. 32. A pelagra é uma doença decorrente da deficiência de vitamina K.

17 48 - (UFMS) Em relação às vitaminas humanas, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. A vitamina C tem a função de manter os epitélios e de formar os pigmentos visuais. 02. A vitamina B1 pode ser encontrada nos levedos, na gema de ovo, nas cascas dos cereais e é responsável pelo metabolismo dos açúcares. 04. A vitamina D é responsável pela oxidação celular. 08. A vitamina cuja deficiência causa o raquitismo em crianças de 4 meses a 2 anos de idade é a vitamina K. 16. A vitamina E previne infecções e mantém a integridade dos vasos sangüíneos. 32. A deficiência da vitamina D causa raquitismo (UFMS) Embora sejam exigidas em quantidades mínimas na química da célula, as vitaminas são substâncias orgânicas de grande importância para o metabolismo dos seres vivos. A falta de determinada vitamina no organismo causa distúrbios que caracterizam sempre uma avitaminose. Se tomarmos como exemplo a vitamina mais conhecida (vitamina C), sabemos que sua carência provoca o escorbuto. Nas afirmativas a seguir, assinale aquelas que mostram as relações corretas entre as vitaminas e suas carências. 01. A xeroftalmia é causada pela falta de vitamina A no organismo. 02. O raquitismo e a formação defeituosa dos ossos estão relacionados com a carência de vitamina B Uma dieta carente em vitamina B 1 tem como conseqüência o beribéri. 08. A carência de vitamina B 12 provoca a anemia perniciosa. 16. A esterilidade masculina pode ser causada pela deficiência conjunta das vitaminas D e E. 32. Uma dieta deficiente em vitamina B 9 determina a ocorrência freqüente de hemorragias (UEM PR) A química da vida é conduzida por moléculas que permitem a organização e a funcionalidade das células. Identifique o que for correto sobre algumas dessas moléculas. 01. A semipermeabilidade da membrana plasmática a gases, como o O 2 e o CO 2, é atribuída ao caráter hidrofílico dos componentes da sua dupla camada lipídica. 02. Frutose, ribose e sacarose são carboidratos classificados como dissacarídeos. 04. Apesar de a água ser o componente químico mais abundante na matéria viva, a sua quantidade é variável nas diferentes partes de um organismo. Nos humanos, as células nervosas, por apresentarem maior atividade metabólica, contêm mais água do que as células ósseas. 08. Aminoácidos, amido e clorofila exercem funções distintas nas células. Porém, todos apresentam os átomos de C e de H em suas moléculas. 16. Cada enzima apresenta um ph ótimo para a sua atividade. Assim, uma enzima X qualquer pode apresentar o ph ótimo igual a 2,0 (meio ácido) e outra enzima Z ph 8,0 (meio básico) (UEM PR) A planta de cenoura, o homem e os artrópodes utilizam diversos componentes químicos comuns para a formação e o funcionamento de seus organismos. A esse respeito, assinale o que for correto. 01. As membranas celulares da cenoura apresentam duas vezes menos colesterol do que as membranas celulares do homem. 02. Amido, glicogênio e quitina são polissacarídeos de reserva, respectivamente, na cenoura, no homem e nos artrópodes. 04. Nos ácidos nucleicos, presentes em todos os seres vivos, os monossacarídeos são a desoxirribose e a ribose.

18 08. O -caroteno, pigmento alaranjado da cenoura, no organismo humano é precursor da vitamina B 1, essencial para o bom funcionamento dos olhos. 16. As enzimas presentes na cenoura, no homem e nos artrópodes catalisam reações químicas. Ao término das reações, apresentam-se quimicamente inalteradas (UFPR) Um experimento foi realizado para demonstrar a atividade da enzima catalase, também conhecida como peroxidase: em um recipiente foi colocado um pedaço de fígado bovino fresco (condição A), enquanto que em outro foi colocado um pedaço de fígado bovino cozido (condição B). A seguir, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) foi adicionado a cada um dos recipientes. Na condição A, muitas bolhas foram observadas saindo do pedaço de fígado; na condição B não foi observada a formação de bolhas. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta. a) A catalase está ativa na condição A, promovendo a formação de gás oxigênio pela quebra do peróxido de hidrogênio. b) As bolhas que apareceram na condição A são conseqüência da formação de vitamina C, pela reação conhecida como peroxidação hepática. c) A catalase aumentou a energia de ativação da reação do peróxido de hidrogênio, produzindo calor e conseqüentemente as bolhas no fígado fresco. d) As bolhas formadas na condição A são de gás hidrogênio, produzido pelo contato do peróxido de hidrogênio com o ar. e) A água oxigenada foi convertida em gases na condição A e convertida em água pura na condição B. TEXTO: 1 - Comum à questão: 53 Figura 1: Cristalografia 53 - (UEL PR) A cristalografia de raios X auxiliou a desvendar a estrutura do DNA, cujo modelo foi construído por Watson e Crick, em Com base na figura 1 e nos conhecimentos sobre os principais aspectos da estrutura do DNA, é correto afirmar: a) A determinação dos átomos que compõem o DNA foi possível porque o comprimento de onda dos raios X é da mesma ordem de grandeza que o comprimento médio da molécula do DNA. b) As posições dos átomos em uma substância química cristalizada podem ser inferidas pelo padrão de refração resultante dos raios X que a atravessam.

19 c) As ligações que ocorrem entre as bases nitrogenadas no interior da hélice do DNA são possíveis devido à diferença de eletronegatividade entre os átomos de nitrogênio ligados a átomos de hidrogênio nas bases. d) Os fosfatos se ligam às pentoses pelos átomos de fósforo por meio de ligações de hidrogênio. e) Na estrutura do DNA as ligações de oxigênio ocorrem entre pares de bases específicos: a adenina liga-se à citosina e a timina liga-se à guanina. GABARITO: 1) Gab: 27 2) Gab: B 3) Gab: 11 4) Gab: C 5) Gab: 42 6) Gab: D 7) Gab: A 8) Gab: 18 9) Gab: 12 10) Gab: 10 11) Gab: 22 12) Gab: A 13) Gab: VFFFVV 14) Gab: C 15) Gab: C 16) Gab: B 17) Gab: B 18) Gab: 31 19) Gab: C 20) Gab: 10 21) Gab: 50 22) Gab: C 23) Gab: 06 24) Gab: E 25) Gab: C 26) Gab: 83 27) Gab: 09 28) Gab: 59 29) Gab: 23 30) Gab: D 31) Gab: A 32) Gab: 19 33) Gab: B 34) Gab: 03 35) Gab: 05 36) Gab: 15 37) Gab: A 38) Gab: B 39) Gab: 03 40) Gab: A 41) Gab: 48 42) Gab: A 43) Gab: 03 44) Gab: 17 45) Gab: D 46) Gab: A 47) Gab: 26 48) Gab: 34 49) Gab: 13 50) Gab: 28 51) Gab: 20 52) Gab: A 53) Gab: C

23/03/2015. Moléculas orgânicas - Carboidratos

23/03/2015. Moléculas orgânicas - Carboidratos Moléculas orgânicas - Carboidratos São formados por C, H, O. São Conhecidos como: Hidratos de Carbono Glucídios Glicídios Açúcares Sacarídeos Funções: Energética (glicose); Glicogênio : reserva energética

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande

Leia mais

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino Função orgânica nossa de cada dia Profa. Kátia Aquino Vamos analisar! Funções Carboidratros (ou Glicídios) Energética: eles são os maiores fornecedores de energia para os seres vivos, principalmente a

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS

COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS COMPOSTOS INORGÂNICOS Não apresentam Carbono em sua estrutura DOIS TIPOS: Água e Sais Minerais ÁGUA:

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva

A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva Principais elementos químicos dos seres vivos Quando se analisa a matéria-viva que constitui os seres vivos, encontram-se principalmente os seguintes

Leia mais

O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA?

O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA? O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS? O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS? QUAL A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE CADA UMA? SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS: CARBONO, HIDROGÊNIO, OXIGÊNIO E NITROGÊNIO FORMAM CADEIAS LONGAS E COMPLEXAS

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Ácidos Nucleicos 01- Os

Leia mais

Princípios moleculares dos processos fisiológicos

Princípios moleculares dos processos fisiológicos 2012-04-30 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 5: Princípios moleculares dos processos fisiológicos (Fisiologia Vegetal, Ano

Leia mais

Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe!

Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe! Aula: 2 Temática: Ácidos Nucléicos Hoje estudaremos a bioquímica dos ácidos nucléicos. Acompanhe! Introdução: Os ácidos nucléicos são as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação

Leia mais

BIOLOGIA - AULA 04: NOÇÕES DE QUÍMICA CELULAR; MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES.

BIOLOGIA - AULA 04: NOÇÕES DE QUÍMICA CELULAR; MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES. BIOLOGIA - AULA 04: NOÇÕES DE QUÍMICA CELULAR; MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES. I. NOÇÕES DE QUÍMICA CELULAR 1. A composição química da célula Certas substâncias são essenciais para a manutenção da vida

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia

Equipe de Biologia. Biologia Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5B Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Ácidos nucléicos Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores

Leia mais

> ESTUDO DO RNA. (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes.

> ESTUDO DO RNA. (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes. Biologia > Citologia > Sintese Protéica > Alunos Prof. Zell (biologia) (C) O ácido nucléico I é DNA e o II, RNA. (D) O ácido nucléico I é RNA e o II, DNA. (E) I é exclusivo dos seres procariontes. > ESTUDO

Leia mais

1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA".

1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou impressão digital de DNA. Ácidos Nuclêicos 1. (Unesp) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA". a) Segundo o resultado acima, qual dos homens,

Leia mais

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos.

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos. NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL I TURMA: DATA: / / PROF(ª).:Sandra Medeiros ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS 1. Questão Estabeleça relação entre as colunas. (a) Beribéri ( ) Falta de vitamina D. Dificuldades

Leia mais

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas.

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas. 1- TIPOS DE ÁCIDO NUCLÉICO: DNA E RNA Existem dois tipos de ácidos nucléicos: - Ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA): é o principal constituinte dos cromossomos, estrutura na qual encontramos os genes,

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais;

Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais; Lipídios Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais; Eles compartilham a característica de apresentarem baixa solubilidade em água sendo solúveis em

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

As bactérias operárias

As bactérias operárias A U A UL LA As bactérias operárias Na Aula 47 você viu a importância da insulina no nosso corpo e, na Aula 48, aprendeu como as células de nosso organismo produzem insulina e outras proteínas. As pessoas

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Eucarioto: núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca) Portador dos fatores hereditários e controlador

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

O processo fisiológico que está representado no gráfico é

O processo fisiológico que está representado no gráfico é Questão 01) Analise o gráfico a seguir. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2014. O processo fisiológico que está representado no gráfico é a) o efeito do aumento

Leia mais

27/08/2014. Carboidratos. Monossacarídeos. Introdução. Classificação (quanto ao número de monômeros) Carboidratos

27/08/2014. Carboidratos. Monossacarídeos. Introdução. Classificação (quanto ao número de monômeros) Carboidratos Introdução CARBOIDRATOS Outras denominações: - Hidratos de carbono - Glicídios, glícides ou glucídios - Açúcares. Ocorrência e funções gerais: São amplamente distribuídos nas plantas e nos animais, onde

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEÍCOS RIBOSSOMO E SÍNTESE PROTEÍCA

ÁCIDOS NUCLEÍCOS RIBOSSOMO E SÍNTESE PROTEÍCA ÁCIDOS NUCLEÍCOS RIBOSSOMO E SÍNTESE PROTEÍCA ÁCIDOS NUCLÉICOS: Moléculas orgânicas complexas, formadas polimerização de nucleotídeos (DNA e RNA) pela Contêm a informação que determina a seqüência de aminoácidos

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

1. Substâncias Inorgânicas: Água e Sais Minerais. 2. Substâncias Orgânicas: Lipídeos, Carboidratos, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucléicos.

1. Substâncias Inorgânicas: Água e Sais Minerais. 2. Substâncias Orgânicas: Lipídeos, Carboidratos, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucléicos. A QUÍMICA DA CÉLULA: C 1. Substâncias Inorgânicas: Água e Sais Minerais. 2. Substâncias Orgânicas: Lipídeos, Carboidratos, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucléicos. Água(H2O): Substância polar; Substância

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE Profª Sandra Carvalho A carne magra: 75% de água 21 a 22% de proteína 1 a 2% de gordura 1% de minerais menos de 1% de carboidratos A carne magra dos diferentes animais de abate

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: Genética Animal. Prof a.: D rd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: Genética Animal. Prof a.: D rd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: Genética Animal Prof a.: D rd. Mariana de F. Gardingo Diniz TRANSCRIÇÃO DNA A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde

Leia mais

Exercícios complementares. Biologia I. Capítulo I. Geovane souza

Exercícios complementares. Biologia I. Capítulo I. Geovane souza Exercícios complementares Biologia I Capítulo I Geovane souza QUESTÃO 1 Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

M E T B O L I S M O CATABOLISMO ANABOLISMO

M E T B O L I S M O CATABOLISMO ANABOLISMO METABOLISMO É o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas. ...metabolismo Do ponto de vista físico-químico,

Leia mais

Professor Fernando Stuchi M ETABOLISMO DE C ONSTRUÇÃO

Professor Fernando Stuchi M ETABOLISMO DE C ONSTRUÇÃO M ETABOLISMO DE C ONSTRUÇÃO P ROTEÍNAS P ROPRIEDADE BÁSICA São grandes moléculas (macromoléculas) constituídas por aminoácidos, através de ligações peptídicas. É o composto orgânico mais abundante no corpo

Leia mais

Importante reserva energética; são as gorduras.

Importante reserva energética; são as gorduras. Importante reserva energética; são as gorduras. 1g de lipídio libera 9kcal contra 4kcal por 1g de carboidrato. Podem ser armazenados de forma mais concentrada que os carboidratos. O excesso do consumo

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

Ácidos nucléicos. São polímeros compostos por nucleotídeos. Açúcar - pentose. Grupo fosfato. Nucleotídeo. Base nitrogenada

Ácidos nucléicos. São polímeros compostos por nucleotídeos. Açúcar - pentose. Grupo fosfato. Nucleotídeo. Base nitrogenada ÁCIDOS NUCLÉICOS Ácidos nucléicos São polímeros compostos por nucleotídeos Açúcar - pentose Nucleotídeo Grupo fosfato Base nitrogenada Composição dos Ácidos nucléicos pentoses: numeração da pentose: pentose

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

BASES NITROGENADAS DO RNA

BASES NITROGENADAS DO RNA BIO 1E aula 01 01.01. A determinação de como deve ser uma proteína é dada pelos genes contidos no DNA. Cada gene é formado por uma sequência de códons, que são sequências de três bases nitrogenadas que

Leia mais

95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. uma secreção serosa outra secreção mucosa

95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. uma secreção serosa outra secreção mucosa SISTEMA DIGESTÓRIO SALIVA A saliva é um líquido claro, viscoso, alcalino (ph entre 6 e 7), que contém em sua composição: 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. Além disso, também

Leia mais

Profa. Dra. Juliana Garcia de Oliveira Disciplina: Biologia celular e molecular Cursos: Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e TO.

Profa. Dra. Juliana Garcia de Oliveira Disciplina: Biologia celular e molecular Cursos: Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e TO. Profa. Dra. Juliana Garcia de Oliveira Disciplina: Biologia celular e molecular Cursos: Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e TO. Bases Macromoleculares das Células Composição química das células

Leia mais

95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. uma secreção serosa outra secreção mucosa

95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. uma secreção serosa outra secreção mucosa SISTEMA DIGESTÓRIO SALIVA A saliva é um líquido claro, viscoso, alcalino (ph entre 6 e 7), que contém em sua composição: 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. Além disso, também

Leia mais

www.aliancaprevestibular.com

www.aliancaprevestibular.com Professor Juliana Villa-Verde Disciplina Bio I Lista nº Assuntos Texto I Intodução à Citologia CITOLOGIA É o ramo da biologia que estuda a célula, unidade básica dos seres vivos. Hans e Zacarias Jensen

Leia mais

Professor Carlos - Proteinas

Professor Carlos - Proteinas 14085. (Fuvest 2001) Os três compostos abaixo têm uso farmacológico Considere as afirmações: I Nas moléculas dos três compostos, há ligações peptídicas. II A porcentagem em massa de oxigênio na dropropizina

Leia mais

Os primeiros indícios de que o DNA era o material hereditário surgiram de experiências realizadas com bactérias, sendo estas indicações estendidas

Os primeiros indícios de que o DNA era o material hereditário surgiram de experiências realizadas com bactérias, sendo estas indicações estendidas GENERALIDADES Todo ser vivo consiste de células, nas quais está situado o material hereditário. O número de células de um organismo pode variar de uma a muitos milhões. Estas células podem apresentar-se

Leia mais

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221)

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221) 1 SUMÁRIO Módulo 6 Alimentos e nutrientes... 1 Atividade 1 (página 221)... 1 Atividade 2 (página 228)... 1 Atividade 3 (página 229)... 2 Em Casa (pagina 231)... 3 Módulo 7 O processo de digestão I... 4

Leia mais

NUTRIÇÃO. Prof. Marta E. Malavassi

NUTRIÇÃO. Prof. Marta E. Malavassi Prof. Marta E. Malavassi Conceito: processo orgânico que envolve ingestão, digestão, absorção, transporte e eliminação das substâncias alimentares para a manutenção de funções, a formação e regeneração

Leia mais

BIOLOGIA Composição química dos seres vivos

BIOLOGIA Composição química dos seres vivos Composição química dos seres vivos Módulo 3 Página 29 à 48 INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... ÁTOMOS MATÉRIA (SERES VIVOS) CHON (Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio) INTRODUÇÃO... ÁTOMOS MATÉRIA (SERES

Leia mais

3ªsérie B I O L O G I A

3ªsérie B I O L O G I A 3.1 QUESTÃO 1 Três consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma bebida em embalagem longa vida, adequada às suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informações nutricionais sobre cada

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm

Leia mais

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Células e Membranas As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Organelas são compartimentos celulares limitados por membranas A membrana plasmática é por si só uma organela.

Leia mais

(04) I - C (08) IV - C

(04) I - C (08) IV - C COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. COMPOSIÇÃO QUÍMICA (INORGÂNICA E ORGÂNICA) TERCEIRÃO 2012 (NANNI) 01) Sobre as substâncias que

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA Laranjeiras do Sul: Av. 7 de Setembro, 1930. Fone: (42) 3635 5413 Quedas do Iguaçu: Pça. Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) 3532 3265 www.genevestibulares.com.br / contato@genevestibulares.com.br PROFESSOR

Leia mais

08/10/2012. Citologia. Equipe de Biologia. De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas. Água Sais minerais. Substâncias orgânicas

08/10/2012. Citologia. Equipe de Biologia. De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas. Água Sais minerais. Substâncias orgânicas Citologia Equipe de Biologia De que são formados os seres vivos? Substâncias inorgânicas Água Sais minerais Substâncias orgânicas Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucleicos .

Leia mais

A descoberta da célula

A descoberta da célula A descoberta da célula O que são células? As células são a unidade fundamental da vida CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Prof.(a):Monyke Lucena Composição Química da Célula Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos Nucléicos Composição

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA

COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS MOLÉCULAS DE DNA E RNA Andréia Cristina Hypólito José 11075810 Fernando Caldas Oliveira 11085410 Giovana Zaninelli 11017210 Renato Fernandes Sartori 11061110 Rodrigo de Mello

Leia mais

EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009)

EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009) INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009) Nome do Candidato Classificação Leia as seguintes informações com atenção. 1. O exame é constituído

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno COLESTEROL A n a L a u r a B u e n o Esteróides são álcoois de alto peso molecular. São compostos lipossolúveis muito importantes na fisiologia humana. Os esteróis possuem uma estrutura básica chamada

Leia mais

CONTROLE DO METABOLISMO GENES

CONTROLE DO METABOLISMO GENES CONTROLE DO METABOLISMO GENES 10/06/15 1º ANO - BIOLOGIA 1 ESTRUTURA DO GENE Segmentos (pedaços) da molécula de DNA, o constituinte dos nossos cromossomos, onde estão inscritas receitas (códigos genéticos)

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS

AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS AULA 1 ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS Apesar da diversidade entre os seres vivos, todos guardam muitas semelhanças, pois apresentam material genético (DNA) em que são encontradas todas as informações

Leia mais

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE Profª MSc Monyke Lucena Para podermos praticar esportes, estudar ou realizar qualquer outra atividade, devemos ter energia no nosso organismo; Essa energia é fornecida pelos

Leia mais

Capacidade de organizar os produtos da digestão usando a energia extraída dos mesmos produtos da digestão (REGULAÇÃO)

Capacidade de organizar os produtos da digestão usando a energia extraída dos mesmos produtos da digestão (REGULAÇÃO) Capacidade de organizar os produtos da digestão usando a energia extraída dos mesmos produtos da digestão (REGULAÇÃO) As proteínas são digeridas até aminoácidos, as gorduras (triglicérides) até glicerol

Leia mais

Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva

Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva Estrutura e função dos ácidos nucléicos Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva > Polímeros de nucleotídeos Funções: DNA (ácido desoxirribonucléico) : > Armazenar as informações necessárias para a construção

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA Aulão: 16/05/2015 Conteúdo: Bioquímica Celular Básica Profº Davi Vergara Profº Roberto Fonseca Os avanços da Química, nos séculos XIX e XX, foram fundamentais para o desenvolvimento atual da Biologia.

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015)

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) 1- A Fábrica Celular Células de bactérias (procarióticas) e células animais (eucarióticas), apresentam semelhanças e diferenças. a) Qual a estrutura presente em ambas que

Leia mais

VALOR NUTRITIVO DA CARNE

VALOR NUTRITIVO DA CARNE VALOR NUTRITIVO DA CARNE Os alimentos são consumidos não só por saciarem a fome e proporcionarem momentos agradáveis à mesa de refeição mas, sobretudo, por fornecerem os nutrientes necessários à manutenção

Leia mais

Curso superior em Agronomia GESA- Grupo de estudo em solos agrícolas Absorção de nutrientes e Fotossíntese Bambuí-MG 2009 Alunas: Erica Marques Júlia Maluf É o processo pelo qual a planta sintetiza compostos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada.

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada. DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO: 9º ano de escolaridade UNIDADE DIDÁCTICA: Saúde individual e comunitária. O organismo humano em equilíbrio: alimentação. 1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação

Leia mais

Bioenergética. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Bioenergética. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Bioenergética Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Natal/RN Fevereiro de 2011 Substratos para o exercício O corpo utiliza nutrientes carboidratos, gorduras e proteínas consumidos diariamente para

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: FUNDAMENTOS DE GENÉTICA Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. A importância da digestão para o nosso corpo é: a) desenvolver nosso organismo.

Leia mais

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815.

Leia mais

BIOQUÍMICA - composição química das células

BIOQUÍMICA - composição química das células BIOQUÍMICA - composição química das células I) Substâncias inorgânicas: água e sais minerais II) Substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos,... Substâncias mais presentes

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Mensagem Química: Hormônios Os hormônios são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

Replicação Quais as funções do DNA?

Replicação Quais as funções do DNA? Replicação Quais as funções do DNA? Aula nº 4 22/Set/08 Prof. Ana Reis Replicação O DNA é a molécula que contém a informação para todas as actividades da célula. Uma vez que as células se dividem, é necessário

Leia mais

DNA E SÍNTESE PROTEICA

DNA E SÍNTESE PROTEICA Genética Animal DNA e síntese proteica 1 DNA E SÍNTESE PROTEICA Estrutura do DNA: -Molécula polimérica, cujos monômeros denominam-se nucleotídeos. -Constituição dos nucleotídeos: açúcar pentose (5 -desoxirribose)

Leia mais

GENÉTICA VII APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO GENÉTICO

GENÉTICA VII APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO GENÉTICO GENÉTICA VII APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO GENÉTICO Prof. Jose Amaral/2012/2013 Metabolismo de controle O metabolismo é controlado pelos ácidos nucléicos, compostos que coordenam uma série de reações em que

Leia mais

A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008. Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista

A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008. Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008 Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É Completa Fornece energia e todos os nutrientes essenciais

Leia mais

Questões complementares

Questões complementares Questões complementares 1. Definir célula e os tipos celulares existentes. Caracterizar as diferenças existentes entre os tipos celulares. 2. Existe diferença na quantidade de organelas membranares entre

Leia mais

Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais.

Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais. Conteúdo Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais.... 2 Como ler os rótulos dos alimentos... 5 Dose de produto... 7 Calorias... 7 Quantidade de nutrientes... 8 Explicação da quantificação

Leia mais

Genética Humana. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Genética Humana. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Genética Humana Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JAN/2012 Princípios Básicos As proteínas são vinculo entre genótipo e fenótipo; A expressão gênica é o processo pelo qual o DNA coordena

Leia mais

O fluxo da informação é unidirecional

O fluxo da informação é unidirecional Curso - Psicologia Disciplina: Genética Humana e Evolução Resumo Aula 3- Transcrição e Tradução Dogma central TRANSCRIÇÃO DO DNA O fluxo da informação é unidirecional Processo pelo qual uma molécula de

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

Tipo de itens. O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano.

Tipo de itens. O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano. Tipo de itens O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano. 1. Quais são as suas principais funções? Transporte de nutrientes, defesa, regulação térmica e controlo 2. Quais os seus constituintes?

Leia mais

Hidratos de Carbono. Monossacarídeo (Glicose) Polissacarídeo (Glicogénio) Dissacarídeo (Frutose + Glicose = Sacarose)

Hidratos de Carbono. Monossacarídeo (Glicose) Polissacarídeo (Glicogénio) Dissacarídeo (Frutose + Glicose = Sacarose) Hidratos de Carbono Os hidratos de carbono são compostos orgânicos, constituídos por carbono (C), hidrogénio (H) e oxigénio (O). São a principal fonte de energia para o movimento, trabalho e realização

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCA O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura

Leia mais

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Citoplasma região entre a membrana plasmática e o núcleo (estão presentes o citosol e as organelas). Citosol material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas

Leia mais

Genes. Menor porção do DNA capaz de produzir um efeito que pode ser detectado no organismo. Região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.

Genes. Menor porção do DNA capaz de produzir um efeito que pode ser detectado no organismo. Região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Genes Menor porção do DNA capaz de produzir um efeito que pode ser detectado no organismo. Região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Ácidos nucleicos Os ácidos nucléicos são macromoléculas

Leia mais

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS HISTOLOGIA = estudo dos tecidos TECIDOS Grupos de células especializadas, semelhantes ou diferentes entre si, e que desempenham funções específicas. Num

Leia mais