OS REGISTROS E AS PREVISÕES PARA 2024 DOS ECONOMISTAS GAÚCHOS Alfredo Meneghetti Neto 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS REGISTROS E AS PREVISÕES PARA 2024 DOS ECONOMISTAS GAÚCHOS Alfredo Meneghetti Neto 1"

Transcrição

1 1 OS REGISTROS E AS PREVISÕES PARA 2024 DOS ECONOMISTAS GAÚCHOS Alfredo Meneghetti Neto 1 INTRODUÇÃO O objetivo desse artigo é dar continuidade aos estudos já realizados sobre a categoria de economistas gaúchos, analisando os cadastros da Relação Anual de Informações Sociais RAIS de 2013 e do CORECON-RS. Além disso será apresentada uma previsão da quantidade de economistas registrados no CORECON-RS em 2024, através do estudo da pirâmide etária. Em um estudo anterior (Meneghetti Neto, 2014) foi argumentado que existiam distorções nas informações de economistas na RAIS de Em primeiro lugar, algumas empresas erraram no lançamento dos economistas com base no Código Brasileiro de Ocupações CBO, pois muitas vezes são funcionários com outras formações e que não trabalham na função de economistas. Em segundo lugar, ainda não existia, por parte da legislação brasileira, a obrigatoriedade para que as empresas privadas e principalmente públicas solicitem aos seus funcionários o cadastramento junto aos órgãos de fiscalização profissional. Em terceiro lugar, e o mais importante, existia falta de uma definição maior das atividades que compõem o campo profissional dos economistas, dos administradores e dos contadores que atuam na área financeira. O estudo concluiu que havia nos últimos anos, um aumento enorme de cargos genéricos como: assessores financeiros e investimentos; analistas financeiros; dirigentes de políticas e planejamento e dirigentes financeiros. Esse último item trazia várias consequências, dentre as quais: uma queda no registro nos órgãos de classe de economistas, administradores e contadores, e uma fragilidade do esforço dos Conselhos pela fiscalização e regulamentação de seus profissionais. Sem dúvida, essas áreas compartilhadas por esses profissionais podiam levar ao enfraquecimento na sua inserção no mercado de trabalho. Todas essas distorções continuam, até o presente momento, sendo que a única mudança se refere a obrigatoriedade do registro junto aos órgãos de classe. De acordo 1 Economista da FEE, Professor da PUCRS e Conselheiro do CORECON-RS. O autor agradece aos comentários dos colegas do CORECON-RS: Helena Edi Cruz, Antonio Hickmann e Inara dos Santos Betat. Além disso, o texto foi enriquecido pelo apoio do monitor de estatística da PUCRS, Felipe Vaz, que atualmente tem um canal no YouTube (Excel Stuff), voltado para a certificação em Microsoft Excel Os erros que eventualmente tenham permanecido são de inteira responsabilidade do autor.

2 2 com a Lei nº de 21/05/2014 nos concursos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, fica exigida a comprovação de registro Conselho Profissional, quando a vaga for para cargo que exerça prerrogativas de profissões regulamentadas. Esse fato já mostra um avanço considerável, restando ainda outros encaminhamentos da legislação para cobrir mais amplamente as atividades profissionais dos economistas. Nesse sentido parece razoável supor que é fundamental atualizar a base de dados já disponíveis na atualidade, comparando os registros dos economistas da RAIS, com os do CORECON-RS e fazer as previsões por faixa etária para daqui a dez anos. Esse texto está organizado em quatro itens: a introdução, as fontes oficiais e os cruzamentos dos dados, as previsões para 2024 e as considerações finais. 1-AS FONTES OFICIAIS E OS CRUZAMENTOS DOS DADOS Investigando-se a Relação Anual de Informações Sociais RAIS de 2013 e confrontando-se com os dados de 2012 nota-se que houve um aumento do número de economistas de 13,2%, passando de 1,5 mil para 1,7 mil economistas cadastrados. Através da Tabela 1 é possível ver a distribuição dos economistas de acordo com o município onde a empresa está sediada. Nota-se que quase a metade dos economistas cadastrados pela RAIS se concentravam em cinco cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Sapucaia do Sul, Triunfo e São Leopoldo. Além disso chama atenção o aumento de economistas em Montenegro (233%); Santa Maria (156%), Passo Fundo (127%), Canoas (121%) e Novo Hamburgo (111%) e Bento Gonçalves (100%). Pode-se argumentar que esse aumento de contratações de economistas nessas cidades deve estar relacionado com o desempenho da economia em 2013, em relação ao ano anterior. Especificamente o ano de 2013 teve um aumento de 2,3% do PIB em relação ao ano anterior, em função da safra recorde, que impactou o setor agropecuário e todos os outros setores econômicos gaúchos. E isso foi decisivo para as empresas sediadas nessas cidades, que haviam sofrido com a quebra da safra em 2012, com uma queda da queda do PIB de 1%.

3 3 Tabela 1 Número de economistas nos municípios gaúchos de acordo com a RAIS em 2012 e 2013 Variação em MUNICÍPIOS relação ao ano anterior (%) PORTO ALEGRE ,1 CAXIAS DO SUL ,2 SAPUCAIA DO SUL ,9 TRIUNFO ,3 SAO LEOPOLDO ,3 HORIZONTINA ,8 ESTEIO ,0 GRAVATAI ,6 CACHOEIRINHA ,8 CANOAS ,1 FARROUPILHA ,6 SANTA CRUZ DO SUL ,8 MONTENEGRO ,3 MARAU ,0 BENTO GONCALVES ,0 ELDORADO DO SUL ,0 PASSO FUNDO ,3 SANTA ROSA ,6 NOVO HAMBURGO ,1 SANTA MARIA ,6 OUTROS ,1 TOTAL ,2 FONTE: RAIS de 2012 e 2013 Já o cadastro do CORECON-RS sugere que deve haver muito mais economistas ocupando cargos em empresas (no RS e demais estados), pois existem quatro vezes mais registros do que a RAIS, de acordo com a Tabela 2, que mostra a quantidade de economistas em cada um dos municípios nos anos de 2014 e Nota-se que quase a metade dos economistas cadastrados pelo CORECON-RS se concentravam em cinco cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Canoas. O maior aumento de economistas foi em Cachoeirinha (81%), Gravataí (73%), Canoas (42%) e Ijuí (32%). As explicações dessas variações estão atreladas aos esforços da fiscalização do CORECON-RS e também das Coordenações dos 18 Cursos de Ciências Econômicas do RS ao incentivar os registros no Conselho de seus formandos. Talvez também é possível associar, embora de forma mais discreta, ao

4 4 desempenho econômico das cidades, que eventualmente tiveram reflexos positivos da boa safra agrícola do ano de Tabela 2 Número de economistas gaúchos registrados no CORECON-RS em 2014 e 2015 MUNICÍPIOS 2014 Variação em relação ao 2015 ano anterior (%) PORTO ALEGRE ,6 CAXIAS DO SUL ,3 SANTA MARIA ,3 PELOTAS ,7 CANOAS ,8 RIO GRANDE ,1 PASSO FUNDO ,0 NOVO HAMBURGO ,8 BENTO GONCALVES ,8 SAO LEOPOLDO ,5 SANTA CRUZ DO SUL ,0 ALEGRETE ,8 BAGE ,8 CRUZ ALTA ,0 IJUI ,0 LAJEADO ,3 VIAMAO ,5 GRAVATAI ,7 SAO GABRIEL ,0 CACHOEIRINHA ,3 OUTROS ,0 TOTAL ,24 FONTE: CORECON-RS A Tabela 3 mostra a síntese das divergências dos economistas inscritos nas duas fontes oficiais, com uma diferença de 2,4 mil. O próximo passo é cruzar as informações das duas fontes. Como existem dados dos economistas por: CPF, nome da empresa onde trabalha, PIS, data de admissão e vínculo com a empresa, é possível relacionar as duas fontes para checar se os 1,7 mil economistas da RAIS estão registrados adequadamente no CORECON-RS. Fazendo-se isso verificou-se que somente 244 economistas constavam nas duas listagens, número esse que é bem inferior aos 441 economistas checados no estudo anterior (Meneghetti Neto, 2014).

5 5 Tabela 3 Número de economistas gaúchos de acordo com a RAIS de 2013 e CORECON-RS de 2015 FONTES OFICIAIS NÚMERO DE ECONOMISTAS RAIS CORECON-RS FONTE: CORECON-RS e RAIS Com base nessa constatação, a Comissão de Fiscalização encaminhou inúmeras correspondências às empresas no sentido de questionar se os profissionais estavam efetivamente ocupando cargos de economistas, pois ainda não possuíam registro no Conselho. 2 As empresas sistematicamente vêm informando ao CORECON-RS que tem havido erro de lançamento do Código Brasileiro de Ocupação CBO apresentando além dessa, outras explicações. 3 Além disso tem sido muito comum por parte das empresas a utilização de cargos genéricos no Brasil. Isso é fácil constatar fazendo-se um levantamento no IBGE dos profissionais das áreas financeiras ocupando cargos genéricos. A Tabela 4 mostra a quantidade surpreendente de profissionais com cargos genéricos, que têm relação com o campo profissional do economista. Pode-se notar que quase 13 mil profissionais foram cadastrados no IBGE ocupando cargos genéricos nas empresas do RS. São assessores financeiros (1,2 mil), analistas financeiros (7,6 mil) e dirigentes financeiros (3,4 mil), o que dá a verdadeira dimensão da dificuldade de se enquadrar adequadamente as atividades dos economistas. São as chamadas áreas sombras em que atuam economistas, administradores de empresas e contadores. 4 2 É sabido que as empresas devem informar a relação dos funcionários graduados em Ciências Econômicas que atuam na empresa, com a indicação do cargo ocupado e a descrição das atividades desempenhadas pelos mesmos. Além disso devem indicar os cargos da área econômico-financeira na empresa, com descrição das atividades desempenhadas e seus atuais ocupantes, bem como a formação escolar de cada um desses profissionais. 3 Geralmente elas justificam o erro, argumentando que: o funcionário não pertence mais ao quadro; ele tem graduação em outra profissão (em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas) e ele está envolvido em atividades de ensino médio (como auxiliar de cobrança, ou fiscal e assistente administrativo) e que por isso essas atividades não requerem graduação superior. 4 A Classificação Brasileira de Ocupações dispõe de uma área vasta relacionada ao cargo de economista. As ocupações são as seguintes: gestores públicos, diretores gerais, diretor de operações de serviços em instituição de intermediação financeira, diretores administrativos e financeiros, diretores de pesquisa e desenvolvimento, gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira, gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins, gerentes de comercialização, marketing e comunicação, gerentes de pesquisa e desenvolvimento afins, pesquisador em economia, professor de economia, auditor (contadores e afins), profissionais de administração econômico-financeira, profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários, corretores de valores, ativos financeiros, mercadorias

6 6 Tabela 4 Número de profissionais que ocupavam cargos genéricos no RS em 2010 CARGOS GENÉRICOS NÚMERO Assessores financeiros e investimentos Analistas financeiros Dirigentes de políticas e planejamento 734 Dirigentes financeiros Total FONTE: IBGE Não há dúvidas que se torna necessário obter mais informações da RAIS, não somente dos profissionais que ocupam cargos de economistas em empresas, mas principalmente de outros cargos nas áreas financeiras. Após esses dados estarem disponíveis, poderão existir mais cobranças das empresas, uma vez que se entende que existe um contingente maior de profissionais ocupando cargos de economistas, do que informa a RAIS, e o que é mais grave, sem ter registro no CORECON-RS. 2-AS PREVISÕES PARA 2024 Analisando-se a faixa etária da categoria dos economistas listados pelo CORECON-RS, a Tabela 5, mostra que a população masculina representa quatro vezes mais do que a feminina, pois cerca de 3,2 mil são homens e 852 são mulheres. Um fato que chama atenção é que mais do que metade do total (2,5 mil economistas) têm idades que variam de 40 a 75 anos, sendo que a média é de 56 anos para o gênero masculino e de 45 anos para o feminino. Tabela 5 Número de economistas cadastrados no CORECON-RS em 2015 FONTE: CORECON-RS e derivativos, analistas de comércio exterior, analista de exportação e importação, supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle.

7 7 Vaz (2015) em um estudo estatístico dos economistas cadastrados pelo CORECON-RS organizou uma pirâmide etária, onde é possível verificar através da Figura 1, os dois conjuntos de barras (azul e verde), que representam o sexo e a idade dos economistas. Figura 1 Pirâmide etária dos economistas inscritos no CORECON-RS em 2015 VAZ, F. Pirâmide Etária do CORECON-RS, Decênio, Curso de Estatística, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, p. (Mimeo). Fica visível a faixa etária dos economistas masculinos, de 52 a 56 anos, como sendo a mais representativa com quase 400 economistas, seguida das faixas de 57 a 61 anos (293 economistas) e de 62 a 66 anos (291 economistas). Para fazer as previsões para os próximos dez anos, Vaz (2015) estabeleceu três hipóteses. A primeira é que a idade média dos economistas entrantes é de 22 anos. A segunda diz respeito a idade média dos economistas que cancelam os seus registros no CORECON-RS, como sendo de 77 anos, com um desvio de 5 anos de idade. 5 A terceira 5 Ao estabelecer o ponto de corte para os economistas que cancelam suas inscrições, não foi levado em consideração o desvio padrão de 5 anos de idade, justamente para tornar a análise homogênea, já que não foi identificado o desvio padrão dos economistas que entram no conselho.

8 8 hipótese partiu do princípio que 150 novos economistas fazem as suas inscrições todos os anos no Conselho, sendo 118 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. 6 Dessa forma, Vaz (2015) adotou esses pressupostos e os aplicou na base de dados considerando como o ponto de corte, aqueles economistas que atingiam 77 anos, e automaticamente eram incluídos na categoria inativo. 7 Além disso, também foram acrescentados a cada ano, 150 novos economistas na categoria ativo. Todos os economistas tiveram suas idades projetadas ao longo do decênio, por exemplo, aquele que tinha 22 anos em 2015, teria 23 anos em 2016, e assim por diante. A amplitude do intervalo escolhido para determinar a idade dos economistas foi de 5 anos, para que fosse possível perceber o ponto de corte daqueles que cancelam os seus registros (77 anos). As evidências das mudanças que ocorrerão nos próximos anos estão apresentadas a seguir e são bem determinantes. Primeiramente constatou-se que embora 474 economistas (com idade igual ou superior a 77 anos de idade) estariam cancelando as suas inscrições nos próximos 10 anos, no ano de 2024 será maior o número de economistas registrados no Conselho. Isso é previsível pois aqueles que cancelam os seus registros são em quantidade menor, do que aqueles que entram. Em segundo lugar é possível argumentar que haverá uma queda no ano de 2016, em função da hipótese de cancelamentos de registros é com a idade de 77 anos, sendo que na base de dados apresentada, existem 471 economistas com idade igual ou maior a 77 anos, sendo 447 homens e 27 mulheres. Nos anos seguintes a quantidade de economistas irá gradativamente aumentar até o ano de 2024, atingindo em torno de 4,5 mil, sendo 3 mil homens e 1,4 mil mulheres, como está mostrado no Gráfico 1. 6 Essa quantidade foi estabelecida a partir da base de dados da categoria que mostra 78,9% constituída do gênero masculino e 21,1% do gênero feminino. 7 Em outras palavras, os economistas com idade igual ou superior a 77 anos, foram classificados como inativos na base de dados e foram excluídos a partir da classificação nos anos seguintes, para evitar dupla contagem. Importante salientar, que não existe mais a categoria de remido no CORECON-RS, o que torna obrigatório o pagamento da anualidade até a data de cancelamento do registro.

9 9 Gráfico 1 Evolução dos economistas inscritos no CORECON-RS de 2015 a 2024 VAZ, F. Pirâmide Etária do CORECON-RS, Decênio, Curso de Estatística, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, p. (Mimeo). Em terceiro lugar, a pirâmide etária em 2024, mostrada na Figura 2, tem uma configuração totalmente diferente do que a atual, pois haveria uma quantidade maior de economistas mais jovens, ao contrário da situação atual. Especificamente fica claro que a faixa etária de 22 a 26 anos, é a mais representativa, com 418 homens e 332 mulheres, embora ainda existe uma grande representatividade da faixa de 62 a 66 anos, com 382 masculinos e 69 femininos.

10 10 Figura 2 Pirâmide etária dos economistas inscritos no CORECON-RS em 2024 VAZ, F. Pirâmide Etária do CORECON-RS, Decênio, Curso de Estatística, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, p. (Mimeo). Em síntese fazendo-se uma comparação das duas pirâmides de 2015 e 2024, nota-se uma mudança no seu desenho, que de losango passa para pirâmide, como mostra a Figura 3. Além disso, a idade média dos economistas em 2024 será de 50 anos para o gênero masculino e de 40 anos para o feminino, o que representa uma idade média mais jovem do que a atual (56 anos e 45 anos respectivamente). Nos anexos estão apresentadas as pirâmides etárias do período de 2016 a 2024, onde são possíveis notar as alterações das faixas etárias a cada ano. De uma forma geral, o fato de a idade média dos economistas do CORECON-RS ter diminuído em seis anos dá mais condições de sustentabilidade financeira nos próximos dez anos, podendo inclusive conciliar a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS). 8 8 Importante salientar que a Comissão Especial composta pelos Economistas-Conselheiros Aristóteles Galvão, Jorge da Costa Mello, Henri Wolf Bejzman e Rogério Tolfo foi criada para analisar a repercussão econômico-financeira no CORECON-RS, em razão da implementação do Plano de Cargos e Salários

11 11 Figura 3 Pirâmides etárias dos economistas em 2015 e 2024 VAZ, F. Pirâmide Etária do CORECON-RS, Decênio, Curso de Estatística, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, p. (Mimeo). 3-CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo desse artigo foi dar continuidade a um estudo anterior sobre os dados dos economistas cadastrados em duas fontes oficiais: a Relação Anual de Informações Sociais RAIS de 2013 e o CORECON-RS. Não há dúvidas que as divergências continuam bem expressivas, uma vez que as informações de economistas gaúchos da RAIS (1,7 mil) devem estar subestimadas, uma vez que o CORECON-RS dispõe no seu cadastro quatro mil economistas. Na realidade as informações do IBGE de cargos genéricos relacionados com a área financeira sinalizam que existem inúmeros profissionais, que ocupam essas áreas sombras, onde atuam economistas que ainda não possuem registro no CORECON-RS. Procurando-se prever o quadro de economistas em 2024 notou-se que a idade média tenderá a ser mais jovem do que a atual, pois parece razoável supor que o (PCS). O estudo concluiu que os gastos com pessoal chegariam a 63,8% das Receitas Totais, desde que houvesse uma atualização das anuidades de 3,3% a cada dois anos. Em caso de não haver essa atualização, os gastos com pessoal atingiriam a 73% das Receitas Totais.

12 12 desenho da pirâmide etária atual passará gradativamente de um losango (com as idades maduras pronunciadas lateralmente), para um desenho na forma de uma bigorna (com idades mais jovens formando a base mais larga, seguida de uma segunda base menos pronunciada). É muito importante empreender mais esforços nessa linha de investigação, cruzando-se as informações, investigando-se com mais profundidade os dados dos economistas gaúchos para prever a sustentabilidade financeira nos próximos anos. Não há dúvidas, que as empresas estão tendo dificuldades de informarem adequadamente a área financeira classificada pelo número do Código Brasileiro de Ocupação CBO. O que não se pode deixar de esperar que as próximas listagens da RAIS já contenham algumas correções. Sem dúvida, a maior motivação dessa linha de pesquisa é agregar valor em atividades concretas em defesa do mercado de trabalho do economista e valorizar o seu registro profissional. Para isso é fundamental que o CORECON-RS estreite as relações com o Ministério do Trabalho buscando parcerias com empresas, universidades e principalmente outros órgãos de classe. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Consulta RAIS Trabalhador. Disponível em Acesso em CORECON-RS. Lista de pessoas físicas registradas no Conselho em Disponível em: Acesso em IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática SIDRA. Disponível em: Acesso MENEGHETTI NETO, A. Algumas considerações sobre os economistas gaúchos. CORECON-RS, Porto Alegre, p. (Mimeo) RIO GRANDE DO SUL. Lei nº de 21/05/2014. Disponível em: Acesso em TOLFO, R. ET ALII. Adaptação do Plano de Cargos e Salários do COFECON ao CORECON-RS. CORECONRS, Porto Alegre, p. (Mimeo).

13 VAZ, F. Pirâmide Etária do CORECON-RS, Decênio, Curso de Estatística, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. (Mimeo). 13

14 ANEXOS 14

15 15

16 16

17 17

18 18

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROGRAMA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROGRAMA CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROGRAMA A 2ª edição do Programa CNH Social ofertou 7 mil vagas: TIPO DE SERVIÇO: ADIÇÃO DE CATEGORIA TIPO DE ACESSO* TOTAL NEGRO GERAL 210 1.190 1.400 TIPO DE SERVIÇO: PRIMEIRA

Leia mais

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores Os resultados da 5ª Pesquisa sobre o perfil e a área de Relações com Investidores no Brasil divulgado

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Francine Leite Apresentação Este trabalho introduz o tema Envelhecimento

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro A taxa de desocupação registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principais Regiões Metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte,

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais

ANÁLISE CONJUNTURAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO CATARINENSE: 2012-2013

ANÁLISE CONJUNTURAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO CATARINENSE: 2012-2013 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO DITE COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO SINE SETOR

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ

A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ 1.0 Introdução Prof. Dr. Joilson Dias Assistente Científica: Cássia Kely Favoretto Costa Departamento de Economia Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás.

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. O Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, traz avanços do gênero feminino no mercado de trabalho formal. Segundo informações disponibilizadas

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Quais são os objetivos?

Quais são os objetivos? O que é EFD-Social EFD é a sigla para Escrituração Fiscal Digital. É o nome dado ao sistema que vai unificar o registro de escrituração das empresas em um único cadastro a ser compartilhado por diversos

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO www.cmisalto.com.br Pesquisa sobre a Frequência de Idosos em Grupos Em parceria

Leia mais

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Apoio: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo FNPJ Associação Brasileira

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE Brasília/DF Agosto/2015 Sumário Introdução... 2 1 Sistema de Gestão Estratégica... 3 2 Colegiados Em Rede... 5 2.1 Menu Cadastro... 6 2.1.1 Dados do Colegiado... 7 2.1.2 Composição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

3. Mundo do Trabalho: Facilitador: Eng. Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves Coordenador: Eng. Civil Mec. Alberto Stochero

3. Mundo do Trabalho: Facilitador: Eng. Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves Coordenador: Eng. Civil Mec. Alberto Stochero 3. Mundo do Trabalho: Facilitador: Eng. Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves Coordenador: Eng. Civil Mec. Alberto Stochero Legislação Profissional O Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 Qual a importância da discussão de gênero no mercado de trabalho? O campo de atuação profissional

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

Notas metodológicas. Objetivos

Notas metodológicas. Objetivos Notas metodológicas Objetivos Qual é a população de empresa em um determinado ano? Esta é aparentemente uma pergunta simples, entretanto, existem inúmeras questões envolvidas na definição, identificação

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 187, DE 9 DE MARÇO DE 2009

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 187, DE 9 DE MARÇO DE 2009 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 187, DE 9 DE MARÇO DE 2009 Estabelece normas para a geração, transmissão e controle de dados cadastrais de beneficiários

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o Sistema Único

Leia mais

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E OS TRABALHADORES Pulverizado, com uma grande concentração de empresas de pequeno porte - mais de 60% dos trabalhadores estão

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

MUDANÇA NOS CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO AO BENEFÍCIO SEGURO-DESEMPREGO

MUDANÇA NOS CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO AO BENEFÍCIO SEGURO-DESEMPREGO MUDANÇA NOS CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO AO BENEFÍCIO SEGURO-DESEMPREGO Márcio Alves Borges 1 Diego dos Santos Fernandes 2 1 INTRODUÇÃO A publicação da recente Medida Provisória (MP) n o 665, de 30 de dezembro

Leia mais

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 A Medida Provisória N o 540/2011 instituiu alguns benefícios fiscais e contemplou nesta o Setor de T.I.

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO! Fazendo regressão linear! Relacionando variáveis e criando uma equação para explicá-las! Como checar se as variáveis estão relacionadas!

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO (Área da Educação) PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO NO

Leia mais

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I)

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) www.brasil-economia-governo.org.br A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) Marcos Mendes 1 O governo tem comemorado, ano após ano, a redução da desigualdade de renda no país. O Índice de Gini,

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA Rui Cidarta Araújo de Carvalho, Edson Aparecida de Araújo

Leia mais

SOFTWARE PROFIT 2011.

SOFTWARE PROFIT 2011. apresenta o SOFTWARE PROFIT 2011. GESTÃO COMERCIAL O software PROFIT é um programa direcionado ao gerenciamento integrando de empresas de pequeno e médio porte, compreendendo todo o processo de negócio,

Leia mais

Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999*

Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999* Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999* Eduardo Marcondes Filinto da Silva Secretário Executivo e Pesquisador FIPE Marianne Thamm de Aguiar Graduanda em Economia pela FEA/USP O objetivo

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

3Apesar dos direitos adquiridos pelas

3Apesar dos direitos adquiridos pelas objetivo. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres mulheres ao longo do século 20, ainda há considerável desigualdade entre os gêneros no mundo. Em geral, as mulheres sofrem com a

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável por sistematizar os resultados do acompanhamento das condicionalidades

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa.

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. ORG 13.8 KOMUNIK O QUE É Manual Estoque - Versão 4.55.001-2ª Edição - 2012 O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. PRA

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação EDITAL DESAFIO Conferência Mapa Educação 1 APRESENTAÇÃO O Movimento Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. Na nossa

Leia mais

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade... ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...5 A Instituição Típica da Área de Cultura...5 A Instituição

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 06/2015 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Índice 1. A lei de responsabilidade fiscal...3 2. A integração entre o planejamento e o orçamento...3 3. Execução orçamentária

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

Adequação ao esocial Como se preparar?

Adequação ao esocial Como se preparar? www.pwc.com.br/esocial Adequação ao esocial Como se preparar? Agenda 1 2 3 4 5 Introdução O que é o esocial? Pesquisa Como as empresas estão se preparando? Impactos Mudanças no manual e seus impactos Discussão

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

ANEXO ÚNICO RESOLUÇÃO CRM-SC N 166, DE 16/8/2015 DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE CONTADOR

ANEXO ÚNICO RESOLUÇÃO CRM-SC N 166, DE 16/8/2015 DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE CONTADOR RESOLUÇÃO CRM-SC Nº 166/2015 Institui na estrutura administrativa de pessoal do CRM-SC o cargo de contador e dá outras providências. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, instituição

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Departamento de Ciências Contábeis, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015. Brasil. CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015. Brasil. CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006 Apresentamos os resultados da Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe, realizada com o apoio da SUCESU-BA. O objetivo dessa pesquisa é transmitir aos gestores e ao mercado

Leia mais

Workshop de Qualificação para a Décima Primeira Rodada de Licitações

Workshop de Qualificação para a Décima Primeira Rodada de Licitações Workshop de Qualificação para a Décima Primeira Rodada de Licitações QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO - FINANCEIRA Antonio Mello e Jorge Eduardo de Campos Pinto Superintendência de Promoção de Licitações Qualificação

Leia mais

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários.

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Contributários demitidos ou exonerados sem justa causa e/ou aposentados. www.saolucassaude.com.br 01_ DIREITOS E DEVERES DO BENEFICIÁRIO

Leia mais

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução V Pedreiros e Vendedores 1 Introdução No contexto da análise dos trabalhadores por conta própria, tendo em vista a destacada participação nos grupamentos de atividades da construção (17,4%) e do comércio

Leia mais