IMAS no lançamento da Campanha Nacional contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Expediente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMAS no lançamento da Campanha Nacional contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Expediente"

Transcrição

1 Comunicação da Gerência Social - Província Marista Brasil Centro-Norte - PMBCN Brasília, 03 de junho de Volume 3. edição 25 Expediente IMAS no lançamento da Campanha Nacional contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Gerente Social Cláudia Laureth Diretora Social Milda Moraes Analista de Comunicação Social-Jornalista Fernanda Carmo Analistas Sociais Fábio Feitosa Geraldo Costa Lauriene Queiroz Motorista Domingos Teixeira Estagiária Alessandra Santos Projeto Gráfico e Assessoria de Comunicação Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) Jornalista Responsável Fernanda Carmo Edifício Taguatinga Shopping Torre A, salas 707 e 708, 7ª andar - Taguatinga Sul/DF. Telefones: (61) / Aconteceu no dia 15 de maio, na Funarte, em Brasília, a Cerimônia do lançamento da Campanha 2013 Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) foi representada pelos adolescentes do Projeto de Educomunicação Marista Eco@r Jovem do Centro Marista Circuito Jovem de Ceilândia (CMCJ/DF) e da equipe do Instituto Marista de Assistência Social (IMAS). Além da presença marista, representantes do governo distrital e federal, sociedade civil organizada e o cantor, Sérgio Reis, padrinho do Programa Siga Bem Criança, participaram do evento. Na abertura dos trabalhos, os atores da Caravana Siga Bem fizeram o lançamento da Peça A Linda Rosa, que retratou o drama de uma adolescente de 14 anos que sonhava trabalhar no universo circense e acabou explorada sexualmente. A história revelou a eficácia do serviço Disque 100 e por meio de uma ligação, o explorador da peça foi rapidamente identificado e detido. Na sequencia, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Maria Izabel da Silva, fez o lançamento oficial do Plano Nacional de Enfretamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e explicou todo o processo de construção e estruturação do documento que está disponível para consulta pública no site do CONANDA ( Ainda na cerimônia foi lançada a Campanha de Rádio Entre em Campo pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram apresentados os spots de rádio com mensagens informativas de esportistas e famosos acerca da proteção integral aos Direitos da população infanto-juvenil e os riscos que esse público tão vulnerável pode sofrer durante os mega eventos. O objetivo é ampliar o serviço, especialmente nas cidades sedes da copa do mundo, a fim de conscientizar a sociedade e disseminar o Disque 100 como canal de denúncias.

2 P Á G I N A 2 A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH) do Governo Federal, Maria do Rosário, afirmou que o Disque 100, serviço telefônico que recebe as denúncias das mais variadas formas de violência contra a criança e o adolescente, se tornou um grande aliado da Campanha Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual infanto-juvenil e ressaltou que, em parceria com a atuação dos Conselhos Tutelares, tem sido possível detectar casos e alcançar cada vez mais abusadores. É dever do governo cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes, mas é imprescindível também a participação das entidades e movimentos sociais nessa batalha, disse a ministra. Lançamentos IMAS lança Fascículo alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio do Instituto Marista de Assistência Social (IMAS), traz para você o Fascículo 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Esta é a terceira edição do material que é elaborado anualmente com o objetivo de ampliar a conscientização social sobre essa problemática que atinge milhares de crianças e adolescentes em todo o Brasil. O objetivo do referido material é contribuir para a minimização e extinção do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da informação. Entenda o 18 de maio Uma criança brasileira chamada, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES. Seu corpo foi encontrado seis dias após o crime completamente desfigurado e com marcas de abuso sexual. A tragédia provocou comoção nacional e a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional. Todos os anos, diversas manifestações acontecem em todo o Brasil, por meio de audiências públicas e passeatas, visando potencializar a conscientização popular acerca do tema. Governo, Sociedade Civil Organizada, artistas, crianças e adolescentes participam das atividades. Acesse na íntegra: C3%ADculo-IMAS-18-de-maio-edi%C3%A7%C3%A3o pdf

3 P Á G I N A 3 Lançamentos IMAS e Fórum Nacional DCA apresentam o 1ºCADÊ? Brasil Informa No mês de maio, o IMAS, em parceria com o Comitê Gestor que integra o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) lançaram a 1ª Edição do CADÊ? Brasil Informa, fruto jornalístico do Relatório Crianças, Adolescentes em Dados e Estatísticas (CADÊ? Brasil?), uma produção do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente- FNDCA e parceiros, que contou com o Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) como entidade executora na construção do relatório. Para promover uma reflexão acerca do 18 de maio, separamos, para esta 1ª edição, alguns dados do CADÊ? Brasil Embora os dados não tenham o recorte específico do abuso e exploração sexual infanto-juvenil, entendemos que toda violação de Direitos deve ser interpretada dentro do contexto social em que vivem as nossas crianças e adolescentes. Acompanhe informações acerca dos Domínios Saúde e Educação, por meio dos indicadores: gravidez na adolescência, índices de suicídios, mortalidade por causas externas e ingressantes no Ensino Médio com idade irregular. Acesse aqui a 1ª edição do CADÊ? Brasil Informa: Informa-1%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf PR: IMAS participa de lançamento do Livro Infância, Adolescência e Direitos A Rede Marista de Solidariedade do Grupo Marista (Província Marista Brasil Centro- Sul), por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lança, lançaram no dia 9 de maio, a publicação Infância, adolescência e direitos: livro de dados do Paraná. Desenvolvido em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade e com a participação das organizações integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Fórum DCA/PR), o relatório compila 11 indicadores, divididos em oito áreas e baseados em fontes oficiais, que sinalizam como está a situação dos Direitos infantojuvenis nos 399 municípios do Estado. O material foi inspirado nas experiências de instituições como a Annie E. Casey Foundation (AECF), dos Estados Unidos, e a Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM), que sistematizam e publicam dados sobre a realidade das crianças e dos adolescentes em seus países. Essas iniciativas possibilitam intervenções políticas da sociedade civil, a partir de indicadores alinhados à Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (CDC). No Brasil, o IMAS é a entidade executora do Relatório Crianças, Adolescentes em Dados e Estatísticas (CADÊ? Brasil), produção do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e parceiros, que promove anualmente um monitoramento de dados da infância e adolescência em âmbito nacional. Atualmente dois relatórios do CADÊ? Brasil foram lançados e estão sendo disseminados por meio de um Plano de Comunicação. Paralelo a isso, o IMAS já trabalha na produção da 3ª Edição do CADÊ? Brasil que será lançado no segundo semestre de 2013.

4 P Á G I N A 4 Oficina de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente Posteriormente ao lançamento do Livro Infância, Adolescência e Direitos, a Rede Marista de Solidariedade promoveu a Oficina de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde as experiências no sistema de monitoramento de dados de outros países como o Uruguai e Chile foram apresentadas e discutidas. A experiência brasileira foi explanada pela diretora do IMAS, Milda Moraes, por meio do CADÊ? Brasil. A partir das informações coletadas, a ideia é identificar estratégias de articulação e incidência, pautadas na promoção e na garantia dos direitos. Fórum Nacional PETI IMAS nos preparativos para a 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil No dia 17 de maio o IMAS se reuniu com membros do governo e da sociedade civil organizada, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães/DF, para discutir acerca da 3ª Edição da Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que acontecerá em outubro deste ano, em Brasília. A reunião foi promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil PETI, espaço de incidência política que o IMAS possui assento. Na oportunidade, o grupo discutiu a respeito do documento interno, que norteia a conferência, e debateu sobre o papel protetivo do Brasil em relação ao Trabalho Infantil. DF apresenta aumento no Trabalho Infantil Os participantes analisaram e discutiram acerca dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, que revelou crianças e adolescentes, entre 10 a 17 anos, inseridos em atividades de trabalho precoce. O estudo fez um comparativo das Grandes Regiões e as Unidades da Federação de 2000 a Segundo a pesquisa, embora o Brasil tenha apresentado uma queda nacional no Trabalho Infantil, o Distrito Federal trouxe índices elevados, em todas as idades. Em 2000, a faixa etária de 16 a 17 anos no DF registrou 19,2% (total: ) de crianças e adolescentes que trabalhavam. Já em 2010, a mesma análise constatou uma elevação para 21,9% (total:18.785). O grupo continuará se reunindo para subsidiar o as temáticas da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil no intuito de que as pautas relevantes sobre o tema sejam contempladas no evento.

5 P Á G I N A 5 Direitos Humanos IMAS e parceiros acompanham agenda propositiva em Audiência Pública na Câmara No dia 23 de maio, o IMAS participou da Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, juntamente com outras instituições ligadas à promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes, para o acompanhamento da sessão. O objetivo da Audiência Pública foi apresentar ao Congresso Nacional uma agenda comum de incidência política, para o ano de 2013, em torno das proposições legislativas que tramitam no Congresso Nacional, com a apresentação de dois estudos: um envolvendo as propostas legislativas da Câmara dos Deputados e Senado Federal; outros, contemplando Orçamento Criança e Adolescente (OCA). Dentre outros assuntos foram ainda discutidos os Projeto de Lei que tramitam na Câmara, como o PL nº 33/12, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e o PL 348/11 que prevê penalizações mais severas aos adolescentes que cometerem atos infracionais. IMAS de olho nos megaeventos esportivos Especialistas do MPDFT discutem ações de Enfretamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Copa Aconteceu no dia 24 de maio o Seminário Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos e Obras e Técnicas de Investigações Psíquicas de Crianças e Adolescentes, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Na ocasião, o seminário discutiu acerca da proteção integral a crianças e adolescentes contra a exploração sexual em grande eventos e obras que vêm acontecendo no Brasil. Temáticas como: exploração sexual em sedes de grandes eventos e obras, com destaque para a Copa do Mundo 2014; pornografia, transfronteiriços e turismo sexual, foram abordados. Palestrantes do Ministério Público e representantes do Protocolo Nacional de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos e Obras, da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul conduziram os debates.

6 P Á G I N A 6 De olho nas Redes do DF IMAS traz notícias das Redes Sociais do DF Reuniões acontecem mensalmente e o IMAS vem acompanhando as discussões com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das Redes locais do Distrito Federal Reunião da Rede de Sobradinho Aconteceu no dia 24/05, a Reunião da Rede de Sobradinho do mês de maio na sede do CRAS. Na ocasião, os principais assuntos discutidos foram: as mobilizações locais para o I Encontro das Redes Sociais do DF, que acontecerão em agosto e a Oficina de Leitura e Cidadania de Sobradinho, que será promovida pelo IMAS em meados de setembro. Reunião da Rede de Ceilândia Aguardando as contribuições e imagens da Nayara (assistente social do Circuito) Reunião da Rede do Guará No dia 23 de maio, o IMAS se reuniu com os integrantes da Rede Social do Guará. As principais questões ali discutidas e encaminhadas foram: As Conferências Infanto-Juvenis sobre o Meio Ambiente, que irão acontecer nas escolas públicas e privadas do DF. Educadores estão preparando-se para conduzir essas conferencias, por meio de oficinas, promovidas pela Secretaria de Educação do DF, em parceria com as Secretarias de Governo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) entre outras entidades. A iniciativa faz parte da preparação para a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, prevista para outubro, que será precedida de uma conferencia distrital com a participação das escolas. Os presentes também se dedicaram a elaborar um mapeamento com informações gerais do perfil da rede e um histórico sucinto da sua formação a ser enviado à comissão organizadora do I Encontro das Redes Sociais do DF. Esse mapeamento servirá para subsidiar a metodologia do encontro. A abordagem à população de rua para o trabalho social tem sido uma questão recorrente nas reuniões dessa rede, mas que precisa avançar. Por isso, no próximo encontro virá alguém do Centro de Orientação Socioeducativa (COSE) para explicitar melhor em que consiste essa formação para a abordagem social da população de rua.

7 P Á G I N A 7 Notícias do CDCA/DF A UBEE/UNBEC, por meio dos representantes do IMAS, Milda Moraes e Fábio Feitosa possuem assentos respectivamente no CDCA/DF e CONANDA. Tratam-se de instâncias máximas, em âmbito Distrital (CDCA/DF) e Nacional (CONANDA) de formulação, deliberação e controle das políticas públicas para a infância e adolescência no Brasil. CDCA/DF divulga previsão orçamentária do FDCA/DF para 2014 A Secretaria Executiva do CDCA/DF apresentou o Projeto de Lei (PL) Orçamentária Anual de 2014 com a proposta dos índices percentuais para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA/DF). O recurso para o próximo ano está previsto em R$ ,00 e será distribuído em três programas: Assistência aos Adolescentes em Risco Pessoal e Social (59%), Realização de Eventos (7%) e Realização de Estudos e Pesquisas (12%). Diagnóstico Social da Infância e Adolescência no DF A Comissão de Políticas Públicas afirmou que atualmente o Governo do Distrito Federal (GDF) atende apenas 5% da demanda, no preenchimento das vagas em creches públicas. Foi discutida, no âmbito do Conselho, a relação entre a oferta e a demanda no setor e neste sentido, a referida Comissão propôs um levantamento para detectar a quantidade de creches existentes e em pleno funcionamento. De posse deste diagnóstico social, o CDCA terá subsídios concretos para dialogar com o governo a fim de que o serviço se estenda às crianças e adolescentes do DF que ainda não foram beneficiadas. Rejane Pitanga, secretária de Estado da Secretaria da Criança e presidente do CDCA/DF

8 P Á G I N A 8 Notícias do CONANDA CONANDA discute proposta do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo Em maio, o CONANDA se reuniu com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MEC, Planejamento, Esporte e a Coordenação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) para discutir acerca da proposta do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo. comissão única de acompanhamento ao Sinase nos Estados/DF no mesmo formato da Comissão Nacional. Visitas do Conanda aos Estados O conselheiro de Direitos do CONANDA e analista social do IMAS, Fábio Feitosa informou que o CONANDA está visitando os Estados que tem apresentando situações conflitantes nos centros de internação. Até agora foram visitados os Estados do Espírito Santo (no ano passado e está agendada uma visita de monitoramento no dia 21 de junho); nos dias 19 e 20 de junho será feita a visita ao Rio de Janeiro; 25 e 26 de junho em Santa Catarina; ocorreu nos dias 21 e 22 de maio em Sergipe e 02 de julho será a vez de Pernambuco. Feitosa informou ainda que está para ser definida ainda a data de retorno ao monitoramento no estado do Amapá. O objetivo das visitas é fazer a fiscalização no meio semi-aberto e fechado e, após as visitações, reuniões com o Sistema de Justiça, Governo do Estado e Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, construindo assim, uma agenda de compromissos. Chá com Prosa Edição de Maio Chá com Prosa celebra dois anos e discute Direito Juvenil ao Trabalho Na tarde do dia 23 de maio, aconteceu mais uma edição do Chá com Prosa: Direitos Humanos em Pauta, evento promovido pelo Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) e o Instituto Marista de Solidariedade (IMS). O debate foi conduzido pelo tema do Direito Juvenil ao Trabalho. O evento teve início com a diretora do IMS, Shirlei Silva, apresentando os palestrantes e dando a palavra ao Jovem Aprendiz, Gabriel Leite de 16 anos, que trabalha no IMS desde Gabriel falou da experiência e aprendizado dentro da instituição Marista. Muitos outros colegas que são aprendizes falam que não fazem nada, já aqui faço várias coisas. Já passei pela área da comunicação, financeiro e pela recepção, conheço todo o projeto e acho que levo vantagem em relação a isso. Luis Carlos Osório, auditor fiscal do trabalho, seguiu com a prosa explicando como é o trabalho dele dentro do Ministério do Trabalho. Dentre várias atividades, ele fiscaliza o fundo de garantia, o seguro desemprego e as condições dos trabalhadores. Vamos às empresas fiscalizar como estão às condições trabalhistas e se todos os funcionários estão com a carteira assinada, explicou Luis. Toda empresa tem que ter uma cota de aprendizes que é entre 5% a 15% do número de funcionários. Essa é outra fiscalização feita por Luis, ele vai à empresa e caso não tenha essa cota mínima de aprendizes, a empresa é retificada onde é estabelecido um prazo para que entre na norma. O auditor conta que muitas dessas empresas, que não possuem aprendizes, ao serem obrigadas a ter a conta mínima acabam gostando e contribuindo ao aprendizado desse jovem. Às vezes as empresas não tem a maturidade em relação a essa responsabilidade social com a contratação desses aprendizes, comenta Luis sobre a falta de incentivo em relação à contratação desses jovens. Estatuto da Juventude Bruno Elias, secretário-executivo da Secretária Nacional de Juventude, mostrou um breve histórico dessa luta na garantia dos Direitos dos jovens. Entre os anos de 1990 a 2000 começou a discutir e perceber sobre o protagonismo juvenil. Também nesse mesmo tempo, teve início os primeiros conselhos de juventudes no Brasil. O jovem só foi instituído na constituição apenas em 2010, porém, somente este ano (2013) foi aprovado o Estatuto da Juventude, que abrange a população de 15 a 29 anos.

9 P Á G I N A 9 Dentre os muitos Direitos contidos no Estatuto da Juventude, o secretário-executivo comentou do Direito à participação, à educação, à saúde e ao trabalho, onde o Direito ao trabalho deve ser assegurado a partir de um trabalho com garantias, como estudar. Hoje a realidade é marcada por uma longa jornada de trabalho e um trabalho precário, explicou Bruno. Foi pensado em uma agenda de trabalho decente para a juventude, onde quatro pontos são essências: Educação, sobretudo, no Ensino Médio onde há um grande índice de evasão; Conciliação de estudos, trabalho e vida familiar; Trabalho descente com proteção; Diálogo Social, onde podemos refletir sobre esse protagonismo. Acesse o site para vê o fascículo na íntegra sobre a agenda de trabalho decente para a juventude: ( O membro da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude e assessor de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL (União Marista do Brasil), Joaquim Alberto Andrade, instigou as pessoas a falarem como veem os jovens atualmente. Algumas palavras citadas foram: Atitude, esperança, futuro e sonhos. Joaquim pontuou três principais medos dos jovens: a morte, sobrar (ficar sem estudar, sem trabalho) e ficar desconectado. Ele ressaltou ainda que devemos nos atentar a outros medos como a violência, que é pauta sobre a maioridade penal, ao alto índice de mães adolescentes, a ausência de uma educação de qualidade e o desemprego que também atinge os jovens. Joaquim comparou a juventude dos anos 80 com a juventude contemporânea e constatou que na atualidade os jovens não deixaram de lutar pelos seus direitos como muitos dizem, mas eles têm outros artifícios para ter voz na sociedade e ser o protagonista da sua história. Por fim, exibiu um vídeo que fala exatamente dessa forma diferenciada do jovem garantir e lutar pelos seus Direitos. Uma dessas formas é a internet, onde, por meio dela, que muitos jovens conseguem ter voz na sociedade. A facilitadora Alessandra Miranda, assessora de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira e, também, membro da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, começou sua explanação falando do jovem que trabalha não apenas para ter uma autonomia financeira, mas que trabalha para ter uma renda a mais. Alessandra acrescentou ainda que esse trabalho deve ser pensado com muita responsabilidade, pois tem várias questões que afligem, como a conciliação do trabalho e a escola. A assessora refletiu sobre o aprendizado do jovem no trabalho e o quanto ele pode ser importante para empresa. O jovem tenta expressar sua opinião no ambiente de trabalho, mas não é ouvido por achar que se as coisas são feitas ao mesmo tempo da mesma forma (sem a participação juvenil) não tem por que mudar. Primeiro emprego O coordenador do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião (DF), Paulo Henrique Pereira, explicou sobre o trabalho desenvolvido no fórum, visando o primeiro emprego dos jovens. Em 2010 foi feito o cadastro de 400 jovens, através de alguns parceiros, como CIEE, Salesianos e Cesam. Também houve uma formação, através de uma apresentação teatral, para explicar melhor sobre o ambiente trabalhista. Mesmo assim, segundo Paulo, existem dificuldades enfrentadas em São Sebastião. A vivência do trabalho está muito longe desses jovens, devido há falta de conhecimento, tendo como um dos fatores a localização, afirmou Pedro Henrique. A diretora do IMS trouxe para a discussão a diferença entre mundo trabalhista e o mercado de trabalho. O auditor Luis Carlos, respondeu a respeito, classificando o mercado como algo mais formal, mostrado através de dados e o mundo do trabalho abrangendo tudo, desde quando nascemos. Por fim, houve uma comemoração com bolo dos dois anos do Chá com Prosa, que percorreu, até o momento, diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, principalmente da criança e do adolescente.

10 P Á G I N A de maio No mês de maio, homenageamos Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES. Seu corpo foi encontrado somente seis dias após o crime, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados e permanecem impunes. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

18 de Maio. Denuncie. Faça sua parte! Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de Maio. Denuncie. Faça sua parte! Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Denuncie. Faça sua parte! Ficha Técnica União Norte Brasileira

Leia mais

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES I ÁREAS DE INTERESSE Criança e Adolescente Apoio aos Fóruns, Comitês, Associações

Leia mais

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos / / Fique ligado Notícias / Especiais Promenino Fundação Telefônica 10/12/2012 Os desafios da fiscalização do trabalho infantil Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

SUGESTÕES DE COMO ABORDAR NAS EMPRESAS O TEMA DO ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

SUGESTÕES DE COMO ABORDAR NAS EMPRESAS O TEMA DO ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUGESTÕES DE COMO ABORDAR NAS EMPRESAS O TEMA DO ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRESIDENTA DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*)

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Dispõe sobre os Procedimentos e critérios para a aprovação de projetos a serem financiados com recursos

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas.

O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas. Página1 Curso de extensão universitária: O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas. Apresentação: Em 2015, comemorando 25 anos do ECA,

Leia mais

Edição Especial I Oficina de Educomunicação

Edição Especial I Oficina de Educomunicação Comunicação Área Social - Província Marista Brasil Centro Norte - PMBCN Expediente Brasília, 10 de outubro de 2011 Volume 1. edição 4 Edição Especial I Oficina de Educomunicação Reportagem e Edição Fernanda

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Brasília,12 de Dezembro de 2012. O Comitê Brasileiro de Defensoras/es

Leia mais

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno A crise de representação e o espaço da mídia na política RESENHA Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno Rogéria Martins Socióloga e Professora do Departamento de Educação/UESC

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Câmara Municipal de Uberaba A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904

Câmara Municipal de Uberaba A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904 A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904 Disciplina a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e dá outras providências. O Povo do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da política e do Plano Decenal

Leia mais

> Números da Childhood Brasil. 13 anos 6 programas próprios. 94 projetos apoiados. parceria com 54 organizações. R$ 34 milhões investidos na causa

> Números da Childhood Brasil. 13 anos 6 programas próprios. 94 projetos apoiados. parceria com 54 organizações. R$ 34 milhões investidos na causa > Números da Childhood Brasil 13 anos 6 programas próprios 94 projetos apoiados parceria com 54 organizações R$ 34 milhões investidos na causa 25 > Nossos programas Programa COMUNICAÇÃO e Mobilização:

Leia mais

Mobilização e Participação Social no

Mobilização e Participação Social no SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Mobilização e Participação Social no Plano Brasil Sem Miséria 2012 SUMÁRIO Introdução... 3 Participação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

Histórico 2006/ 2010

Histórico 2006/ 2010 Histórico 2006/ 2010 Programa Na Mão Certa O Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil, que tem como objetivo reunir esforços para mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

REF: As pautas das crianças e adolescentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

REF: As pautas das crianças e adolescentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, Dezembro de 2015 Exma. Sra. Dilma Rousseff Presidente da República Federativa do Brasil Palácio do Planalto Gabinete da Presidência Praça dos Três Poderes, Brasília - DF, 70150-900. REF: As pautas

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 416, DE 2008

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 416, DE 2008 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 416, DE 2008 NOTA DESCRITIVA FEVEREIRO/2008 Nota Descritiva 2 2008 Câmara dos Deputados. Todos os direitos reservados. Este trabalho poderá ser reproduzido ou transmitido na íntegra,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos A criança e o adolescente no centro da gestão municipal O Estatuto

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Brasil livre do trabalho infantil, todos juntos nesse desafio! O Governo Federal e a sociedade brasileira

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67. Planejamento Estratégico da PFDC

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67. Planejamento Estratégico da PFDC PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67 Planejamento Estratégico da PFDC Pessoa Idosa 2010 PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 68 INTRODUÇÃO Tema: Pessoa Idosa A missão da Procuradoria

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA Relatório das Ações Desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola 1. Apresentação Companheiros (as) da Associação Tremembé estamos concluindo mais um ano missão e com isso somos convidados (as) a socializar

Leia mais

Analistas do IMAS dialogam com estudantes no I Fórum Marista dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Expediente

Analistas do IMAS dialogam com estudantes no I Fórum Marista dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Expediente Brasília, 08 de julho de 20132012 Volume 3. edição 26 Analistas do IMAS dialogam com estudantes no I Fórum Marista dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Expediente Gerente Social Cláudia Laureth

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

Marco Legal da Primeira Infância é um passo importante para o avanço nas políticas públicas de proteção à criança

Marco Legal da Primeira Infância é um passo importante para o avanço nas políticas públicas de proteção à criança Marco Legal da Primeira Infância é um passo importante para o avanço nas políticas públicas de proteção à criança Recurso apresentado contra Projeto aprovado em Comissão Especial da Câmara dos Deputados

Leia mais

1ª Conferência Livre da Juventude em Meio Ambiente Foco em Recursos Hídricos

1ª Conferência Livre da Juventude em Meio Ambiente Foco em Recursos Hídricos 1ª Conferência Livre da Juventude em Meio Ambiente Foco em Recursos Hídricos Realização: Instituto Terrazul Parceria: Coordenadoria da Juventude da PMRJ Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Histórico Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) agosto de 2010 no Recife Transformando a sociedade a partir da igreja local

Histórico Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) agosto de 2010 no Recife Transformando a sociedade a partir da igreja local Histórico Esta campanha tem sua origem no contexto do V Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) em agosto de 2010 no Recife PE. Nessa ocasião, o enfoque do evento foi: Transformando

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 INTRODUÇÃO Esse edital é fruto de uma parceria entre a Childhood Brasil e a OAK Foundation

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento?

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? ANA LÚCIA ALVES Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

Quinta-feira, 26 de março de 2015

Quinta-feira, 26 de março de 2015 Quinta-feira, 26 de março de 2015 TRT-CE e Ministério Público realizam ação contra o trabalho infantil O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e diversas

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011 T CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MINAS GERAIS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013 Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil Salvador, 08 de abril de 2013 Fundada em 1919 (Tratado de Versalhes) Mandato: promover a justiça social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010

RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010 Estabelece parâmetros para orientar a constituição, no âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal, de Comissões Intersetoriais de Convivência

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES A 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul AJURIS, o Conselho Municipal dos Direitos

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo

Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo CAPÍTULO I Artigo 1o. A construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo realizar-se-á entre fevereiro e junho

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Cantando as Diferenças, destinado a promover a inclusão social de grupos discriminados e dá outras providências. O

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha) Por que pensar em formação de lideranças e assessores? A Pastoral da Juventude busca potencializar

Leia mais

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas SEDE NACIONAL DA CAMPANHA REDE NACIONAL FEMINSTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Porto

Leia mais

Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão:

Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão: RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão:

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS.

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. Com a participação de conselheiros do Conselho Nacional de Saúde (CNS) juntamente com

Leia mais

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO NIQUELÂNDIA/COCALZINHO Instituto Votorantim debate Educação Euclides Oliveira Criado em 2002 para identificar oportunidades de gerar valor para a sociedade brasileira, o Instituto Votorantim agora vai

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9

UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9 UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9 RELATÓRIO: JUVENTUDE NEGRA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL MARIA DO SOCORRO SILVA

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Dimensão formativa do programa voltada à educação para a cidadania

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Plano de Advocacy. Repensando o Plano. Isabel d Avila Coordenadora de Advocacy

Plano de Advocacy. Repensando o Plano. Isabel d Avila Coordenadora de Advocacy Plano de Advocacy Repensando o Plano Isabel d Avila Coordenadora de Advocacy Relembrando Ações Finalizamos o 1º Dia da Capacitação Listando: - as Ações que foram Realizadas e representam um Avanço à condução

Leia mais

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Disque Denúncia Nacional: DDN 100

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Disque Denúncia Nacional: DDN 100 Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças

Leia mais

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária Manaus/AM 29 de Abril de 2014 Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Planejando a Próxima Década. Alinhando os Planos de Educação

Planejando a Próxima Década. Alinhando os Planos de Educação Planejando a Próxima Década Alinhando os Planos de Educação EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 4º O caput do art. 214 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação,

Leia mais

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos NOTA DE REPÚDIO A presente Nota faz considerações referentes à Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 18 de 2011, de autoria do Deputado Federal Dilceu Sperafico e outros, que propõe o seguinte texto

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ DUCHEIKO, Angelina do Rocio 1 RODRIGUES, Camila Moreira

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Critérios de Elegibilidade Resolução CNAS nº08/2013 e Resolução CNAS nº10/2014

Critérios de Elegibilidade Resolução CNAS nº08/2013 e Resolução CNAS nº10/2014 Critérios de Elegibilidade Resolução CNAS nº08/2013 e Resolução CNAS nº10/2014 Municípios com alta incidência de trabalho infantil que apresentaram: a) mais de 250 casos de trabalho infantil ou com taxa

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral.

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral. EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente nos âmbitos federal, estadual,

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021

EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021 EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021 1. Função no Projeto Consultoria especializada para propor e subsidiar junto ao GT Temático - Juventude e Meio Ambiente, - Grupo de Trabalho

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º

TERMO DE REFERÊNCIA N.º MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS AS E ADOLESCENTES NO BRASIL.

DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS AS E ADOLESCENTES NO BRASIL. PRINCÍPIOS PIOS DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS AS E ADOLESCENTES NO BRASIL. Contextualização A elaboração da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 2008,

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais