Ebook de ACM. Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ebook de ACM. Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas)"

Transcrição

1

2 E-book de ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas) Kaiowa Mara Ebook de ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas) 2 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

3 Este manual é distribuído gratuitamente. Você pode repassar livremente para todos aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida. Não é permitido copiar o conteúdo parcialmente. Pois apesar da gratuidade é propriedade intelectual da autora, protegido pela Lei n.º 9.610/98. Kaiowa Mara Formada em Koryo Sooji Chim (Manopuntura na Espanha), em Acupuntura sistêmica na EBRAMEC (Escola Brasileira de Medicina Chinesa). Anteriormente exerceu a profissão de Massoterapeuta e instrutora de Swásthya Yoga durante 25 anos. Fez diversas especializações na área da MTC (Medicina Tradicional Chinesa): Auriculoterapia, Acupuntura Estética, Analgesia com Acupuntura e outras. Atualmente ministra cursos presenciais (em algumas cidades do Brasil) e cursos online de ACM (Acupuntura Coreana nas Mãos) sem agulhas. 3 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

4 Palavras do redator do primeiro livro de Manopuntura editado na Espanha: - Com um mínimo de estimulo el efecto es mayor y más rápido y hasta podemos tratar enfermedades que la medicina clasica dá por incurables, campo en el que los maestros coreanos están logrando considerables avances. Por todo esto Koryo Sooji Chim es la medicina del futuro y creo que será de gran utilidad para la humanidad. Song Dal-Yong Índice 1 - Considerações 2 - História da Koryo Sooji Chim 3 - Minha primeira experiência com a Koryo Sooji Chim 4 - Gratidão 5 - Algumas experiências 6 - Introdução 7 - O que é a Acupuntura Coreana sem agulhas 8 - Desequilíbrios tratados com esta técnica 9 - Por que usar a Acupuntura nas mãos sem agulhas 10 - As bases da ACM 11- Primeiro nível de tratamento Terapia de correspondência 12 - Segundo nível de tratamento a) Indicação do Aquecedor Médio b) Indicação do Aquecedor Superior c) Indicação do Aquecedor Inferior 13 - Depoimento 14 - Alguns tratamentos 15 - Cursos online com ACM básico e tema específico 16 - Cursos presenciais com ACM básico e tema específico 17 - Cursos online com ACM avançado 18 - Cursos presenciais com ACM avançado 19 - Referencias 4 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

5 1 - Considerações A acupuntura nas mãos sem agulhas não apresenta o menor risco, ao contrário, só trará benefícios àquele que se autoaplica. Porém desejamos esclarecer que não pretendemos, com esta técnica, induzir a não consultar um profissional da área da saúde. Aqueles que estiverem usando-a será por sua própria responsabilidade. A utilização da ACM pode trazer a você grandes benefícios, desde que seja persistente e use-a conforme indicado. O conteúdo do manual de ACM tem o conteúdo básico, mas a técnica vai bem mais além em tratamentos avançados. Se você tiver interesse em saber mais participe de nossos cursos, que além da teoria mais avançada, contém uma parte prática que auxilia no maior entendimento e possibilita fazer sua prática orientada e a conhecer também o resultado em outras pessoas. - Este material é parte do curso on-line e presencial que ministro. Desejo que você compartilhe com todos aqueles que tiverem interesse em conhecer a técnica. 5 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

6 2- História da Koryo Sooji Chim O fundador do sistema, Dr. Tae Woo Yoo, escreveu: Uma noite de outono em 1971, me despertei com uma forte dor na parte de trás da cabeça. Por alguma razão, me encontrei apoiado na parte de trás do meu dedo médio. Aconteceu que toquei com a ponta da caneta no dedo e verdadeiramente, encontrei uma área bem dolorosa. Então, decidi estimular essa área e a dor de cabeça foi desaparecendo. Esse foi o começo de uma nova medicina que passou por um processo de muitos anos de pesquisa. Graças a perseverança do seu criador, deve-se o êxito da Koryo. De sua sabedoria e força no desenvolvimento desta ciência se beneficiaram, não só a acupuntura coreana, como também, milhões de pessoas em todo o mundo, que decidiram tratar suas doenças e patologias através de uma medicina natural, concretamente a Koryo Sooji Chim. Este método teve um desenvolvimento extraordinário nos últimos 30 anos, tanto no aspecto teórico como no prático. O método respeita as leis fundamentais da medicina tradicional oriental (teoria Yin/Yang, teoria dos cinco elementos, etc.). Assim como contém todos os pontos e meridianos da acupuntura clássica. 3 Minha primeira experiência com a Koryo Sooji Chim Quando comecei a estudar Manopuntura na Espanha, eu fazia parte daqueles 30% da população mundial que sofre de rinite alérgica. Quando começamos com as primeiras aulas com o professor, ele dispôs sobre a mesa várias agulhas pequenas de acupuntura e falou a todos os alunos, mostrando um mapa da mão, que teríamos que nos auto agulhar no ponto indicado por ele. Éramos 25 alunos. Creio que uns 15 alunos se agulharam, mas os outros 10 não se animaram. Então o professor deu o prazo de uma semana para que conseguissem fazê-lo. Caso contrário, disse que não poderiam fazer parte de seu grupo de alunos. Sua principal razão foi que um profissional da saúde que não conseguisse se tratar, não teria condições de tratar outras pessoas. Com esse acontecimento inicial, cheguei à conclusão, que quando formada, encontraria pessoas que não aceitariam as agulhas para tratamento. Foi assim que levei ao maestro minhas inquietações e perguntei se seria possível um tratamento que não fosse tão invasivo. Como a 6 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

7 resposta foi afirmativa, aproveitei a oportunidade para solicitar um auto tratamento para minha rinite. Nesse mesmo dia comecei a tratar-me, pressionando três pontos da mão com uma caneta. Naquela época eu tinha coriza constante, muitos espirros ao longo do dia, peso na cabeça, o nariz entupido geralmente na noite e seguidamente passava por processos de dor garganta com febre alta. Após um mês de estimular-me os pontos na mão diariamente, o resultado foi muito bom. A coriza havia diminuída bastante e já não espirrava tanto. Continuei com o tratamento sem faltar um só dia. Quando completei o quarto mês, continuava fazendo tudo como no começo, mas de repente percebi que estava totalmente sem sintomas de rinite. Daquele terrível transtorno em minha vida, que havia começado desde a infância. Que me impediu de desfrutar muitas coisas em diferentes etapas por anos trás anos.então me apaixonei por essa técnica tão milagrosa e ao mesmo tempo tão simples, que me dediquei de corpo e alma durante quatro anos ao estudo de Koryo Sooji Chim. Com o tempo fui procurando experimentar, com a orientação do professor, a tratar novas doenças com a pressão nos pontos, sem usar agulhas. Os resultados foram excelentes, pois geralmente, se não passavam as dores ou incômodos, ao menos diminuíam consideravelmente. Quando me formei mantive essas duas formas de tratamento, uma com agulhas e outra sem agulhas que dependia muito mais da pessoa que queria se curar do que de mim. Hoje, continuo estudando, pois creio que ainda tenho muito a aprender. Já aprendi diferentes técnicas de acupuntura, mas considero que a ACM é a técnica mais acessível a qualquer pessoa que deseja ter qualidade de vida e saúde. Passei mais da metade de minha vida sofrendo com uma moléstia que me impediu de usufruir de muitos bons momentos e agora, graças a essa técnica, acordo todas as manhãs descansada depois de um sono reparador e consigo respirar profundamente apreciando os primeiros raios de sol do dia. Tenho uma vida com muita qualidade e saúde. Por essas razões decidi divulgar minhas experiências e todo meu aprendizado, como gratidão a Deus por tudo que venho recebendo, pois conforme aprendi com essa medicina que: energia estagnada é uma forma de doença, e saudável é quando ela está em movimento. 7 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

8 Quando mudamos alguma coisa no corpo estamos mudando também no todo de um ser que é corpo, mente e espírito. Desejo poder levar a um grande número de pessoas esses conhecimentos tão simples, mas que podem transformar muitas vidas e principalmente porque estaremos colocando nas mãos de cada um a possibilidade de se transformar por seu próprio esforço. Então, literalmente posso dizer que a sua saúde está em suas mãos, porque para nós seres humanos, que estamos aprendendo a usar o grande potencial que temos, não há doença incurável, mas emoções que não foram liberadas. 4 Introdução A Acupuntura nos dias de hoje é bem compreendida por nós ocidentais e já utilizamos para tratar também os animais. A linguagem já faz parte da nossa cultura e só temos que agradecer aos antigos orientais que muito lentamente foram nos ensinando esse conhecimento milenar que até o mundo científico já comprova e aprova o seu funcionamento e sua importância. Aqui no Brasil a historia da Acupuntura se confunde com a chegada dos povos orientais que a trouxeram em suas bagagens. Apesar de que, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil já existiam relatos da população brasileira da época que os índios que aqui habitavam praticavam acupuntura de maneira bem rudimentar, talvez através de inserção de espinhos no corpo, ou estímulos de lascas de pedras, mas de forma semelhante e com os mesmos princípios que a Medicina Tradicional Chinesa faz com as agulhas, laser, estímulo manual e etc. A Koryo Sooji Chim teve origem na Coréia e foi se difundindo por vários países, como Japão inicialmente e após em 16 países da Ásia. A Acupuntura Coreana é reconhecida e difundida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão máximo da saúde do planeta e recomenda para o tratamento de muitos tipos de doenças. O Brasil como é um país membro da OMS adotou a Medicina Tradicional Chinesa.O uso da acupuntura nas mãos na Coréia é tão freqüente, que é utilizado de forma cotidiana. Mas é praticada mais por pessoas comuns, que por profissionais. Na 8 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

9 Coréia é muito natural que pessoas com conhecimento, tratem a amigos, vizinhos e até estranhos, sem nenhum custo. 5 Gratidão Quero expressar aqui a minha gratidão a Deus, a Vida, ao Universo, por haverme proporcionado esse encontro com a Acupuntura Coreana, que me transformou tanto como pessoa física e emocional, enfim, no meu todo. Trato de expressar em meus atos, com meus alunos e clientes entregando-me com amor a esse trabalho, que só me gratifica. E agradeço, principalmente, por estar realizando o meu sonho de divulgar a ACM (sem agulhas), levando-a a muitas famílias, que também poderão transformar seu mundo e receber verdadeiramente a saúde em suas mãos. 6 - Algumas experiências Mulher de 60 anos Chegou se sentindo mal depois de comer ovos fritos com lingüiça e contou que tinha uma pedra na vesícula. Ela tentou vomitar, mas não conseguiu. Fiz o estímulo no canal da vesícula para dispersar e aos 15 minutos começou a melhorar. Homem de 54 anos Teve um ataque de lombalgia por levantar um peso. Foi efetuado o estímulo em quatro pontos no dorso da mão e um ponto na palma. Após meia hora se sentiu mais aliviado. Homem de 57 anos Amanheceu com o rosto inchado e com dor nos dentes. Foi pressionada a área de reação no dedo médio. Depois de quarenta minutos começou a notar grande alívio. 9 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

10 Homem de 59 anos Chegou com forte dor de ouvido. Realizei uma forte pressão na área lateral do dedo médio, correspondendo ao ponto do ouvido. Diminuiu bastante a dor. Após recomendei procurar o médico, pois aparentava ter infecção. Homem de 25 anos Devido a um salto torceu o tornozelo e chegou com ele imobilizado, porém com muita dor. Busquei os pontos de dor no dedo mínimo correspondente ao tornozelo da perna esquerda e mantive a pressão por mais de cinco minutos. No dia seguinte estava muito melhor, mas continuou se aplicando a pressão nos pontos a ele indicado. Mulher de 44 anos Sentia muita dor no ombro esquerdo. Busquei os pontos sensíveis na mão, correspondentes ao ombro e realizei a pressão. Como era uma dor antiga, foi orientada para auto tratar-se. Após um mês só sentia alguma sensibilidade nos movimentos do braço, mas já não havia dor. 7 - O que é a Acupuntura Coreana (sem agulhas) É muito fácil explicar essa forma de acupuntura. Só temos que entender a correspondência que existe do corpo com a mão. Tem-se em nossas mãos todo o correspondente do corpo, portanto a Acupuntura Coreana nas Mãos se baseia na constatação que um transtorno de uma parte do corpo deixa sensibilizado seu ponto correspondente na mão. Esse ponto sensível se utiliza como ponto de tratamento. Ou seja, meridianos e pontos da Acupuntura Chinesa, são utilizados nos correspondentes nas mãos para equilibrar. A totalidade do corpo está, então, representada em ambas as mãos, sendo que nos possibilita um duplo tratamento. Na Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas) utilizam-se vários instrumentos para estímulos nos pontos. O mais usado é o apalpador. Passando aos níveis mais avançados, também utilizamos as técnicas, assim como na acupuntura sistêmica (corporal), para tonificação e dispersão. 10 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

11 8 - Desequilíbrios tratados com esta técnica A Acupuntura nas mãos, de acordo com a técnica coreana, pode ser usada para tratar um grande número de desequilíbrios, tanto físico, mental e emocional como: Gastrite Dores de estômago Diarréia Constipação Inflamações nas articulações Rigidez cervical Lombalgia Ciatalgia Resfriados Alergias Asma Tosse Cistite Obesidade Cólicas de menstruação Impotência Transtornos digestivos Rinite Enxaqueca Dor de ouvido Dor de cabeça Insônia Depressão Dor de garganta Memória fraca Imunidade baixa Frigidez Artrite Etc. 11 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

12 9 - Por que usar a Acupuntura Coreana nas mãos sem agulhas - A mão representa e corresponde a todo o corpo (se parte da base que o todo está em cada parte e cada parte está no todo). - Na mão estão representados todos os meridianos e pontos de acupuntura do corpo, e todos eles são suscetíveis de tratamento (diferente do que acontece com outros micros sistemas). - A mão é ideal como zona de tratamento, pois está repleta de terminações nervosas. - É ideal para auto-tratamento já que as bases são fáceis de aprender e a facilidade de acesso. - Está à disposição de qualquer pessoa interessada em sistemas de cura e ou autocura. - Pode ser utilizada em qualquer ambiente. - Você poderá transformar a sua vida, a vida de sua família, de seus amigos e /ou adicionar à sua profissão, pois é uma técnica acessível a qualquer nível de estudo, sendo que qualquer pessoa pode aprender As bases da ACM A Koryo Soojí Chim é à base da Acupuntura Coreana nas Mãos. A mão é considerada um plano do corpo humano em miniatura; sendo que a Koryo se baseia na mesma teoria de tratamento que o da acupuntura clássica. Porém se obtém dela um efeito mais rápido e melhor, porque temos na mão a manifestação externa do cérebro. Se fizermos uma comparação do nosso corpo com o Universo teremos: - A cabeça corresponde ao céu; - Os pés a terra; - Os braços e as pernas equivalem aos 4 pontos cardeais e as 4 estações. À cabeça então corresponde aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Os E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

13 meridianos aos 12 meses do ano, e os 365 pontos da acupuntura aos 365 dias do ano. Conforme a Medicina Chinesa, a Acupuntura Coreana também utiliza para tratamento os 14 meridianos ( incluídos Vaso Concepção e Vaso Governador), que estão representados na mão com seus 365 pontos. Na aplicação do terceiro e quarto nível de tratamento serão estudados os meridianos, seus órgãos e várias técnicas de anamnese, tonificação e dispersão. Porém para tal necessitaremos um estudo mais aprofundado, que será realizado depois de haver uma prática maior com as duas técnicas iniciais. Cada meridiano tem diariamente duas horas de atividade: Pulmão das 03:00 às 05:00 Int. Grosso das 05:00 às 07:00 Estômago das 07:00 às 09:00 Baço/Pâncreas das 09:00 às 11:00 Coração das 11:00 às 13:00 Int. Delgado das 13:00 às 15:00 Bexiga das 15:00 às 17:00 Rim das 17:00 às 19:00 Pericárdio das 19:00 às 21:00 T. Aquecedor das 21:00 às 23:00 Vesícula Biliar das 23:00 às 01:00 Fígado das 001:00 às 03:00 13 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

14 Foi estabelecido uma letra do alfabeto para cada micro meridiano da mão: Número de pontos: A == Vaso Concepção 33 B == Vaso Governador 27 C == Pulmão 13 D == Intestino Grosso 22 E == Estômago 45 F == Baço / Pâncreas 22 G== Coração 15 H == Intestino Delgado 14 I == Bexiga 39 J == Rim 38 K == Pericárdio 15 L == Triplo Aquecedor 12 M == Vesícula Biliar 32 N == Fígado Primeiro Nível de Tratamento Terapia de Correspondência A terapia de correspondência é o nível de tratamento mais fácil e simples. As partes dolorida do corpo se localizam na mão e se tratam diretamente nela. A mão representa o corpo com braços e pernas abertos. As extremidades superiores correspondem aos dedos indicador e anular; e as inferiores aos dedos polegar e mínimo. A palma da mão corresponde a parte anterior do corpo e o dorso a parte posterior, sendo que o dedo médio contém a cabeça, o pescoço e vai até o peito na frente e no dorso a cabeça com toda a coluna. Deve-se prestar especial atenção as alterações que se apresentam na mão. Estas podem jogar um papel importante no diagnóstico. Assim, por exemplo, zonas de 14 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

15 tensão, ossos salientes, cicatrizes ou zonas mais ásperas denotam alguma alteração na parte correspondente no corpo. O corpo influencia as mãos e as mãos ao corpo. As mãos de um corpo saudável são suaves, elásticas e ágeis. Enquanto que a palidez, as cores amareladas, a redução de movimentos são sinais de enfermidades. Então, pressionar nas mãos os pontos correspondentes às partes do corpo que estão doentes é tratar-se com a terapia de correspondência ACM. As referências de saúde segundo a terapia KORYO SOOJI CHIM são as seguintes: As mãos e os pés devem apresentar calor adequado, isso significa que a circulação sanguínea está normal. Se a circulação sanguínea não estiver funcionando bem, imediatamente as mãos e os pés tornam-se gelados, o coração dispara e ocorre e o fenômeno de elevação das energias. É uma técnica muito simples de aprender e praticar, porque nós temos as duas mãos na nossa frente. Na Coréia esta acupuntura na mão, está sendo divulgada em massa, por meio de comunicação popular como na TV, Jornal, Revistas e etc. Uma boa parte da população coreana já se auto-trata com acupuntura na mão como se fosse receita caseira. Qualquer pessoa tem a capacidade de localizar um ponto correspondente numa mão, observando simplesmente um mapa da mão. Basta pressionar o ponto ou a região, de maior sensibilidade, podemos equilibrar a energia do local alterado se for uma alteração leve. O corpo inteiro está representado nas duas mãos, portanto temos cada parte dele representado duplamente. A acupuntura nas mãos se baseia na constatação de que um transtorno de uma parte do corpo deixa sensibilizado seu ponto correspondente na mão. Quanto mais grave a enfermidade, mais sensíveis são os pontos correspondentes. Antes e após um tratamento com ACM, realizar uma massagem na mão e principalmente próximo à área afetada. 15 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

16 Cada órgão do corpo está representado na mão. 16 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

17 As articulações dos dedos correspondem às articulações do corpo. A totalidade do corpo está representada em ambas as mãos. Portanto, quando há um ponto sensível, esse será um ponto de tratamento, por essa razão esse primeiro nível de tratamento chama-se terapia de Correspondência. Micro meridiano A (Vaso Concepção) e a localização dos pontos na mão: Vamos conhecer inicialmente o micro meridiano A, pois através dele podemos chegar a todos os Órgãos, tanto sólidos como ocos e é onde se realizam os tratamentos Base no Triplo Aquecedor que veremos a seguir. Controla os meridianos Yin. Em termos estruturais o útero representa o Vaso Concepção. Controla o abdômen, tórax, garganta e face, mantendo o equilíbrio energético dos órgãos dessas regiões. Começa na ponta do triângulo formado com a prega do pulso e a mão; sobe por toda a palma da mão indo até a ponta do dedo médio. 17 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

18 Correspondência do Vaso Concepção com o micro meridiano A: VC 1 = A 1 Órgãos sexuais, transtornos psíquicos. VC 2 = A 2 VC 3 = A 3 ponto Mo (ponto de alarme) da Bexiga; enfermidades da Bexiga. Aumenta a energia sexual ; importante nos homens. VC 4 = A 4 ponto Mo (ponto de alarme) do Intestino Delgado; enfermidades do Intestino Delgado e do Útero. VC 5 = A 5 ponto Mo (ponto de alarme) do Triplo Aquecedor; doenças do Triplo Aquecedor; doenças femininas, incluindo o Útero. VC 6 = A 6 VC 7 = A 7 18 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

19 VC 8 = A 8 Se corresponde com o umbigo; controla as funções da vida congênitas e adquiridas. VC 9 = A9 VC 10 = A 10 VC 11= A 11 VC 12 = A 12 ponto Mo (ponto de alarme) do Estômago; se corresponde com o Estômago; é utilizado na terapia base para o Aquecedor Médio. VC --- = A 13 VC 13 = A 14 VC --- = A 15 VC 14 = A 16 ponto Mo (ponto de alarme) do Coração; todos os problemas no Coração. VC 16 = A 17 problemas do Pericárdio (emoções). VC 17 = A 18 ponto Mo (ponto de alarme) do Pericárdio. VC --- = A 19 VC 22 = A 20 dores no Esôfago e Faringe. VC --- = A 21 VC --- = A 22 VC--- = A 23 VC 23 = A 24 VC 24 = A 25 VC --- = A 26 VG 26 = A 27 VG 25 = A 28 Enfermidades nasais. YINTANG = A 29 VG 24 = A 30 VG --- = A31 19 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

20 VG --- = A32 VG 20 = A33 Problemas psíquicos, perda de conhecimento. Como realizar o estímulo Utilize uma caneta sem tinta, um palito de laranjeira ou algum objeto que tenha ponta similar. Observe bem as linhas da mão, que aparecem na imagem que acompanham os tratamentos, e compare com as suas mãos para identificar bem a localização da cada ponto. Pressione cada ponto com a ponta do objeto durante três minutos. Faça isso no mínimo uma vez ao dia! 11 - Segundo nível de tratamento Terapia Base - Utiliza o meridiano A (Vaso Concepção) na mão, pois ele está em conexão com todos os órgãos. O tratamento de correspondência pode ser reforçado mediante uma harmonização dos Órgãos internos. Os pontos selecionados para esse fim são os que pertencem a uma prescrição Base: 20 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

21 a) Prescrição base para o Aquecedor Médio O Aquecedor Médio é o responsável pela digestão e está na área do abdômen, entre o diafragma e o umbigo. Os órgãos digestivos ali localizados são o fígado, a vesícula, o baço e o estômago. A boa digestão é a base fundamental para a saúde. b) Prescrição base para o Aquecedor Superior O Aquecedor Superior é o responsável pela circulação sanguínea e pelo fluxo de energia através do corpo humano e está localizado acima do diafragma. Os órgãos mais importantes são o coração e o pulmão. Muitas pessoas com enfermidades graves sofrem de transtornos no coração e no sistema circulatório, o qual se exterioriza com os seguintes sintomas: dor no peito, sensação de opressão, respiração entrecortada, asma, tosse, asfixia ou moléstias ao ingerir alimentos. A prescrição base para esses pacientes é a estimulação dos pontos A16, A18, A20, A22 e A E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

22 c) Prescrição base para o Aquecedor Inferior O Aquecedor Inferior controla as funções de reprodução e secreção. Situa-se na esfera abaixo do umbigo e engloba os órgãos urogenitais. Se o sistema digestivo ou bem sua regulação nervosa trabalha harmoniosamente, o aquecedor inferior estará provido de energia suficiente para assegurar uma vida sexual satisfatória assim como um alto grau de resistência física. Se, ao contrário, existe uma disfunção do aquecedor inferior, isso levará a uma perda de energia, sensação de fadiga, debilidade, propensão a adoecer, perda de apetite sexual, impotência, ejaculação precoce, enfermidades dos órgãos genitais, hemorragia da matriz, frigidez, micção freqüente ou escassa, dor ao urinar, enfermidades do baixo ventre em geral, dores na área inferior das costas, etc. A prescrição base será diferente para homens e mulheres sendo que o aquecedor inferior se situa na área dos órgãos genitais. (Mais adiante ensinarei uma técnica para tornar mais efetivo o tratamento), porém é necessário mais conhecimento sobre o assunto. 22 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

23 A prescrição base para os homens é a seguinte: A1, A3 e A12. Para as mulheres, os pontos são: A1, A4, A5, A8 e A Depoimentos 23 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

24 24 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

25 25 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

26 14 - Alguns tratamentos Prescrição base para o abdômen Esta fórmula serve para tratar todos os problemas abdominais, incluindo os do aquecedor médio e o aquecedor inferior. É eficaz para dor de estômago, diarréia, constipação intestinal, prolapso do reto, anorexia, vômitos e flatulência. Os pontos para tratar são os seguintes: E21 e E24, em ambos os lados, que se corresponde com os pontos do abdômen no meridiano clássico do estômago. 26 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

27 Prescrição base para o sistema nervoso Esta fórmula serve de ajuda como tratamento base em caso de doenças neurológicas e psiquiátricas. Estimular os pontos A12, E8, I2 e I38. Os dois últimos pontos correspondem aos pontos do meridiano clássico da Bexiga, o qual tem tradicionalmente uma estreita relação com o sistema nervoso. Prescrição base para a área lombar Utiliza-se para problemas ligados a parte inferior das costas, principalmente no caso de moléstias do aparelho musculoesquelético (por exemplo, a dor nos rins). A prescrição é a seguinte: estimular os pontos E19, I21 e M18.Estes correspondem aos pontos dos meridianos clássicos da vesícula biliar e da bexiga, que são igualmente utilizados para o tratamento da região lombar. 27 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

28 Dor de cabeça Buscar no dedo médio os pontos mais sensíveis e pressionar por 3 minutos. Aqui vemos o ponto onde o criador da Koryo Dr. Tae-Woo Yoo aplicou-se por primeira vez quando sentiu dor de cabeça. Porém se sua dor de cabeça estiver em outra área, procure-a com o apalpador. 28 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

29 Tratamento para dor cervical Tratamento para dor lombar 29 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

30 Tratamento para dor no joelho Tratamento para estimular a memória 30 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

31 Tratamento para dor de ouvido Tratamento para os olhos (excesso de lágrimas devido a ardência, incômodo com muita luz) 31 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

32 Tratamento para problemas nasais (por resfriados, hemorragia, ronco) Tratamento para o fígado 32 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

33 Tratamento para o estômago (dor ou má digestão) Tratamento para as vias respiratórias (dor de garganta, tosse, bronquite) 33 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

34 Tratamento para a circulação e coração Tratamento para enxaquecas 34 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

35 Tratamento para diminuir o apetite Tratamento para equilibrar o intestino grosso (diarréia, constipação, intestinal, dores abdominais) 35 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

36 Tratamento para aumentar a imunidade Tratamento para cólicas menstruais 36 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

37 Tratamento para artrite reumatóide Tratamento para manchas na pele (melasma) 37 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

38 Tratamento para pressão alta Tratamento para impotência 38 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

39 Tratamento para insônia Tratamento para estresse 39 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

40 Tratamento para queda de cabelos Tratamento para zumbido 40 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

41 Tratamento para depressão 15 - Cursos online com ACM básico e tema específico Ministro cursos online e gravados. De forma que permita ao aluno assisti-lo onde desejar a qualquer hora do dia. As datas dos cursos estarão publicadas em meu blog e na página do Facebook Cursos presenciais com ACM básico e tema específico (workshops) Breve estarei realizando cursos presenciais em algumas capitais do Brasil, que também serão divulgados em: E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

42 17 - Cursos online com ACM avançado Nos cursos de ACM avançado são apresentados os 5 níveis de Acupuntura Coreana, possibilitando o uso mais aprofundado e específico da técnica. Os temas tratados são: - Primeiro Nível Terapia de correspondência - Segundo Nível Terapia base -Terceiro Nível Conhecimento dos 14 meridianos e seus órgãos com seus 365 pontos correspondentes na mão -Quarto Nível Terapia das quatro constituições coreanas e as três constituições de Tae Woo-Yoo -Quinto Nível Técnicas de estímulos para tonificação e dispersão Informações: Cursos presenciais com ACM avançado É apresentado o mesmo conteúdo que no curso online em 20 horas divididos em dois fins de semana. Informações: Referências Este material foi realizado com base no livro La Manopuntura Coreana do dr. Tae- Woo Yoo, nos ensinamentos do maestro Shim, nos 9 anos de prática com a Koryo Sooji Chim e no uso dessa técnica sem as agulhas. Blog: contato@kaiowamara.com Facebook: Skype: Kaiowa Mara 42 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

43 43 E-book ACM Acupuntura Coreana nas Mãos (sem agulhas).

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo

Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo Conhecendo o segredo da acupuntura coreana da mão 1ª edição São Paulo 2014 Copyright 2014 Ícone Editora Ltda. Ilustrações Choo H. Kim Projeto gráfico,

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

Formacão em Renascimento com Fanny Van Laere

Formacão em Renascimento com Fanny Van Laere Formacão em Renascimento com Fanny Van Laere Apoiado por Rebirthing internacional, escola oficial fundada por Leonard Orr, criador do Renacimiento. A quem se destina? Para quem deseja transformar a sua

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de Kimberly Willis The Little Book Of Diet Help Tradução de Inês Rodrigues Ilustrações de Liliana Lourenço PARTE 1 > SOBRE ESTE LIVRO 9 PARTE 2 > VAMOS COMEÇAR 19 PARTE 3 > MUDE A FORMA COMO SE SENTE 49

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Condições de saúde dos consumidores

Condições de saúde dos consumidores Condições de saúde dos consumidores Pesquisa global GfK Outubro 2015 1 Pesquisa global GfK: A condição de saúde dos consumidores 1 Metodologia 2 Resultado global 3 Resultado do Brasil 2 Metodologia 3 Abrangência,

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Saúde Preventiva e Natural. Por que não?

Saúde Preventiva e Natural. Por que não? Saúde Preventiva e Natural. Por que não? Luiz Alberto Verri (1) Miriam Regina Xavier de Barros (2) 1. Introdução Com base em ampla experiência em gerenciamento de projetos nos mundos acadêmicos e da tecnologia,

Leia mais

OITO PASSOS PARA ELIMINAR A ENXAQUECA, RECUPERANDO A AUTOESTIMA

OITO PASSOS PARA ELIMINAR A ENXAQUECA, RECUPERANDO A AUTOESTIMA OITO PASSOS PARA ELIMINAR A ENXAQUECA, RECUPERANDO A AUTOESTIMA OITO PASSOS PARA ELIMINAR A ENXAQUECA, RECUPERANDO A AUTOESTIMA Fátima Borges Silva 1ª Edição 2014 OITO PASSOS PARA ELIMINAR A ENXAQUECA,

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho da gripe Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO Fertilidade Natural: Reflexologia e Shiatsu CAPÍTULO 13 Reflexologia e Shiatsu O TOQUE DA FILOSOFIA ORIENTAL O indivíduo nasce, cresce, pode ser chamado de Maria,

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA ANEXAR AO PRONTUÁRIO DO PACIENTE CLÍNICA DE ANESTESIA - Equipe do Dr. MAURO PEREIRA DE AZEVEDO CRM-RJ 52.51600-9 Leia atentamente o questionário abaixo e o preencha usando letras

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo.

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo. Apoio: A Constituição Federal do Brasil diz que: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Dr. JOSÉ BENTO Médico ginecologista e obstetra A MELHOR IDADE DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Sumário Apresentação... 7 Introdução... 11 Capítulo 1 Um corpo de mudanças...

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Koryosoft_MTC. Manual de usuário (LOTD15M2A12)

Koryosoft_MTC. Manual de usuário (LOTD15M2A12) Koryosoft_MTC Manual de usuário 2011 (LOTD15M2A12) Sumário Introdução... 02 Leia com atenção... 03 Instalação de Programa... 04 Ativação de Programa... 06 Editor... 09 ATLAS... 10 Buscar... 11 Backup...

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO O QUE É TELEMEDICINA? Os recursos relacionados à Telemedicina são cada vez mais utilizados por hospitais e clínicas médicas. Afinal, quem não quer ter acesso a diversos

Leia mais

O poder do elemento Éter. O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais

O poder do elemento Éter. O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais O poder do elemento Éter O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais 1 O poder do elemento Éter O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais manú 3 Índice Apresentação... 13 Os chackras... 24 Ativando

Leia mais

Se sim passar para apresentação 2 abaixo, se não passar para A2 A2 Será possível falar com essa pessoa numa outra altura?

Se sim passar para apresentação 2 abaixo, se não passar para A2 A2 Será possível falar com essa pessoa numa outra altura? Entrevistador: Nome: Data: Número de telefone: Prefixo: Sufixo: Hora de início da entrevista: Apresentação 1 Bom dia/tarde, o meu nome é.. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto está a realizar

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

CURSO sobre a EFT,ACUPUNTURA EMOCIONAL SEM AGULHAS e os princípios da PSICOLOGIA ENERGÉTICA

CURSO sobre a EFT,ACUPUNTURA EMOCIONAL SEM AGULHAS e os princípios da PSICOLOGIA ENERGÉTICA e AAMET Association for the Advancement of Meridian Techniques - Fundada em 1999, é uma associação sem fins lucrativos com o intuito de promover e manter a ética da profissão, bancar pesquisas científicas

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

Terapia Breve Reichiana

Terapia Breve Reichiana Terapia Breve Reichiana Professores Responsáveis Dr. João Paulo Lyra da Silva Doutor em Saúde Pública. Frinéa Souza Brandão Especialização em Orgonoterapia Facebook Com práticas comprovadas cientificamente

Leia mais

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento O que são pedras quentes? A massagem com pedras quentes é muito utilizada em terapias naturais ou complementares, como em consultórios

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN RYODORAKU Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN SIGNIFICADO DO RYODORAKU Ryo significa boa, Do conduzir e Raku linha ou canal. Caminhos Permeáveis (Linha de boa eletrocondutividade). É um

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Erickson Rosa - MASTER REIKI USUI Página 1

Erickson Rosa - MASTER REIKI USUI Página 1 Erickson Rosa - MASTER REIKI USUI Página 1 O poder da gratidão Agradeço aos mestres da fraternidade branca por me concederem o direito de trabalhar em nome da luz. Agradeço aos meus guias de luz que sempre

Leia mais

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD P á g i n a 1 7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD Como toda boa prática de Gestão de Projetos, gostaria de compartilhar com você as MINHAS 7 LIÇÕES APRENDIDAS durante o

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula Fratura da Clavícula Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia O osso da clavícula é localizado entre o

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

A HORA PELO MUNDO. Inicial

A HORA PELO MUNDO. Inicial Inicial Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de

Leia mais

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga.

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. 10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. Este documento é para praticantes de yoga que considerem a possibilidade de se tornarem instrutores ou professores de

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais