MANUAL DO PARTICIPANTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO PARTICIPANTE"

Transcrição

1 MANUAL DO PARTICIPANTE

2

3 APRESENTAÇÃO O objetivo é incentivar o empenho e estimular o talento de nossos empregados para que se dediquem nas tarefas de hoje, antevendo o horizonte com tranquilidade. Para isso, decidimos instituir este Plano de Benefícios Previdenciários a fim de possibilitar que todos constituam uma reserva financeira para garantir uma renda adicional àquela oferecida pela Previdência Oficial e permitir preservarmos a mão de obra formada pela Empresa. Com a criação da POUPREV - Fundação de Seguridade Social, passamos a integrar seleto grupo de instituições brasileiras conscientes de seu papel social e voltadas para um mercado atual e promissor. A adesão a esta proposta, mais que uma decisão, é uma opção pelo futuro de sua família. Para isso, foi elaborado este Manual que destaca os pontos mais importantes do Regulamento do Plano de Benefícios. Informe-se bem como funciona, lendo este Manual e consulte a íntegra dos documentos legais que instituíram a POUPREV. Assegure-se de que este Plano foi feito para oferecer o melhor a cada integrante da Família POUPEX.

4 A POUPREV é uma entidade fechada de previdência complementar, criada sob a forma de Fundação, sem fins lucrativos. Tem como objetivo assegurar, aos seus Participantes e respectivos beneficiários, a concessão de benefícios complementares, autônomos em relação ao Regime Geral de Previdência Social. Seu patrimônio pertence, exclusivamente, aos Participantes, cujas contribuições somadas às do Patrocinador e aos rendimentos advindos das aplicações garantem o presente e o futuro de toda a família. QUEM PARTICIPA O Plano de Benefícios foi desenvolvido para que todos os atuais empregados e dirigentes da POUPEX possam inscrever-se na POUPREV, mediante o preenchimento do Termo de Adesão, cabendo relacionar seus beneficiários e anexar os documentos necessários. O empregado que viera ser admitido poderá, também, aderir ao Plano. Participantes Ativos Aqueles que estejam em pleno exercício de suas atividades laborais ou em gozo de afastamentos legais, e recolham as contribuições determinadas no Plano de Custeio. Participantes Autopatrocinados Aqueles que, pelo rompimento do vínculo empregatício com o respectivo Patrocinador, deixarem de ser Participantes Ativos e optarem por permanecer inscritos, recolhendo as contribuições determinadas pelo Plano de Custeio. Participantes Vinculados Aqueles que, deixando de ser Participantes Ativo ou Autopatrocinados, optarem pelo Benefício Proporcional Diferido. Participantes Assistidos Aqueles que, deixando de ser Participantes Ativos, Autopatrocinados ou Vinculados, entrarem em gozo de benefício vitalício assegurado pelo Plano de Benefício da POUPREV. INSCRIÇÃO A inscrição de Participantes e de seus beneficiários é requisito indispensável à obtenção de qualquer benefício assegurado pelo Regulamento da POUPREV. A inscrição de Participante na POUPREV é facultativa e dar-se-á por meio de requerimento escrito em modelo específico fornecido pela POUPREV ao qual devem ser anexados os documentos por ela exigidos.

5 O Participante que rescindir seu contrato de trabalho com o Patrocinador, poderá manter sua inscrição, desde que manifeste sua intenção, por escrito, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias e recolha as contribuições previstas. JÓIA Ao Participante Ativo, Autopatrocinado ou Vinculado que solicite inclusão ou alteração em seus beneficiários após a sua inscrição, que implique aumento do custo do Piano, será cobrada joia calculada atuarialmente, a ser paga à vista ou parceladamente. CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO Dar-se-á o cancelamento da inscrição do Participante que: vier a falecer; requerer; deixar de exercer emprego no Patrocinador; deixar de pagaras contribuições a que estiver obrigado. BENEFICIÁRIOS Poderão ser inscritos como beneficiários dos Participantes da POUPREV, na forma estipulada no Regulamento: o cônjuge ou companheiro(a); os filhos solteiros menores de 21 (vinte e um) anos, desde que não emancipados, os inválidos de qualquer idade, e os maiores de 21 (vinte e um) anos e até 24 (vinte e quatro) anos solteiros, se estudantes; o pai e a mãe sem recursos, que recebam pensão alimentícia do Participante, em decorrência de decisão judicial, de valor não superior a 2 (duas) Unidades Monetárias do Plano UMP*. O enteado será equiparado aos filhos, desde que viva sob dependência econômica do Participante ou companheiro(a). * UMP = Unidade Monetária do Plano. O PLANO O Plano de Benefícios funciona como uma espécie de caderneta de poupança, um fundo, formado de contribuições dos Participantes e da POUPEX, acrescido da rentabilidade das aplicações financeiras cujos valores se destinam ao pagamento dos benefícios previstos no Regulamento.

6 BENEFÍCIOS O Plano prevê os seguintes benefícios: Renda de Aposentadoria: Poderá ser requerida aos 57 anos de idade, desde que o Participante esteja, também, vinculado ao Plano, há 15 anos. Para os empregados e dirigentes fundadores, inscritos no período de implantação, serão exigidos, simultaneamente, vínculos de 10 anos ao Plano e 15 com a POUPEX. Este benefício será calculado em função das cotas existentes na conta corrente do Participante e consistirá no resgate mensal e vitalício de número fixo de cotas. Renda Antecipada de Aposentadoria: Por opção, a Renda de Aposentadoria poderá ser obtida aos 48 anos de idade, sob a forma de Renda Antecipada de Aposentadoria. Renda de Aposentadoria por Invalidez: Concedida ao Participante que vier a se invalidar e mantida enquanto perdurar a condição de invalidez. Para manutenção do benefício, o interessado deverá submeter-se a exames, tratamentos e processos de reabilitação indicados pela POUPREV. O valor inicial deste benefício não poderá ser inferior a 1,6 (um inteiro e seis décimos) vezes a UMP. Renda de Pensão por Morte: Será devida a partir do dia seguinte ao da morte do Participante, aos seus beneficiários, sob a forma de renda mensal. O valor inicial do benefício será equivalente ao da renda que o Participante Assistido percebia do Plano, ou, no caso de Participante Ativo ou Autopatrocinado, o saldo da respectiva conta corrente, ou valor da Renda de Aposentadoria por Invalidez a que teria direito, o que for maior. Renda de Abono Anual Quando estiver recebendo renda mensal pelo Plano de Benefícios, o Participante receberá, em dezembro, um pagamento a título de abono, correspondente a 1/12 (um doze avos) do benefício devido no mês de dezembro, por mês de benefício recebido durante o ano. Não havendo benefício a ser pago no mês de dezembro, a Renda será calculada com base na quantidade de cotas que o Participante fazia jus. O pagamento da Renda de Abono Anual poderá ser realizado sob a forma de adiantamento equivalente à metade do seu valor integral, em datas a serem definidas pela POUPREV.

7 NOVOS INSTITUTOS O Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) resolveu disciplinar tipos de benefício existentes em Regulamentos, inclusive da POU PREV, visando a disciplinar os Novos Institutos: Autopatrocínio é a faculdade de o Participante manter o valor de sua contribuição e a do Patrocinador, no caso de perda parcial ou total da remuneração. A cessação do vínculo empregatício com o Patrocinador deverá ser entendida como uma das formas de perda total da remuneração recebida. Esta modalidade constava do Regulamento anterior da POUPREV, sob a denominação de Participante Optante. Benefício Proporcional Diferido é o instituto que faculta ao Participante optar por receber da Entidade, no futuro, um benefício proporcional. Os requisitos determinados na Resolução para que o Participante faça sua opção são: a) cessação do vínculo empregatício; b) não ter preenchido os requisitos para percepção da aposentadoria plena ou aposentadoria antecipada; c) prazo de carência de até três anos de vinculação do Participante ao plano de benefícios. A opção pelo Benefício Proporcional Diferido implicará, a partir da data do requerimento, a cessação das contribuições para o benefício pleno programado (Renda de Aposentadoria). Este instituto estava previsto no Regulamento da POUPREV, sob o título de Renda Diferida por Desligamento. Resgate é o instituto que faculta ao Participante o recebimento de valor decorrente de seu desligamento do plano de benefícios. A opção por este instituto somente poderá ser exercida quando: a) cessar o vínculo empregatício; b) não tiver implementado as condições para recebimento do beneficio pleno de aposentadoria, inclusive na forma antecipada. Sob a mesma denominação, este instituto integrava o Regulamento da POUPREV. Portabilidade é o instituto que faculta ao Participante transferir recursos financeiros correspondentes ao seu direito acumulado para outro plano de benefício em caso de desligamento da Patrocinadora e da Entidade. A Resolução estipulou os requisitos para que o Participante possa exercer sua opção: a) cessação do vínculo empregatício; b) não ter preenchido os requisitos de elegibilidade ao benefício de aposentadoria plena do plano;

8 c) carência de até 03 anos de vinculação ao plano (não aplicável para recursos portados de outro plano). SALÁRIO PARTICIPAÇÃO Entende-se por Salário Participação, no caso de: Participante Ativo, o salário acrescido dos anuênios, da comissão ou função interina e dos honorários e gratificação de representação; Participante Assistido, a Renda que lhe for assegurada pelo Regulamento; Participante Autopatrocinado, o Salário de Participação em vigor da data de cessação do contrato de trabalho ou da perda do vínculo empregatício ou funcional com o Patrocinador, conforme previsto no Regulamento. O 13º salário será considerado Salário da Participação isolado, na forma prevista pelo Regulamento do Plano de Benefícios da POUPREV. CUSTEIO DO PLANO O custeio do Piano de Benefícios da POUPREV, especificado no Regulamento, está embasado nas contribuições dos Participantes, da POUPEX e rendimentos das aplicações. CONTRIBUIÇÕES As contribuições mensais para o Plano de Benefícios incidentes sobre o Salário de Participação, a saber: Básica: 4% (quatro por cento); e Facultativa: livre Poderão ser feitas, também, contribuições extraordinárias, destinadas a melhorar o valor dos benefícios, sem contrapartida do Patrocinador. As contribuições mensais da POUPEX não terão relação paritária com as dos Participantes, mas corresponderão a: Básica: 4% (quatro por cento); e Facultativa: conforme Plano de Custeio Anual. As Despesas Administrativas e contribuições para custear a Renda de Aposentadoria por Invalidez e a Renda de Pensão por Morte: contribuições provenientes dos Participantes e Patrocinadora conforme Plano de Custeio Anual.

9 PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS O Participante Ativo ou Autopatrocinado poderá requerer, na data de concessão do benefício, o recebimento, à vista, de importância em dinheiro, correspondente a uma parcela do saldo acumulado no Fundo Individual e no Patrocinado, determinada em função da quantidade de cotas existentes nas contas correntes, conforme tabela abaixo: (%) DE RESGATE DO SALDO ACUMULADO NOS FUNDOS INDIVIDUAL E PATROCINADO ATÉ 250 UMP ATÉ 70 % SALDO TOTAL DAS CONTAS CORRENTES EM UMP DE 250,01 A 500 UMP ATÉ 50 % DE 500,01 A 750 UMP ATÉ 30 % ACIMA DE 750,01 ATÉ 20 % VALORIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS Os benefícios serão valorizados, no mês de setembro de cada ano, em função da quantidade de cotas correspondente e o valor da cota naquele mês, na forma especificada no Regulamento. RESGATE DAS CONTRIBUIÇÕES O Regulamento do Plano de Benefícios estabelece o resgate da totalidade das cotas abortadas pelo Participante. O valor inicialmente apurado será acrescido de percentual da contribuição do Patrocinador, obtido em função do tempo de contribuição para este Plano e do tempo de serviço.

10 DEDUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA Outra vantagem para os participantes da POUPREV: dedução no Imposto de Renda, até o limite de 12% (doze por cento) do total dos rendimentos tributáveis, das contribuições pagas ao Plano de Benefícios. Essa regra é aplicável para os Participantes que declaram pelo modelo da Declaração Completa do Imposto de Renda. ESCLARECIMENTOS FINAIS O objetivo deste manual é contribuir para esclarecer as questões básicas preliminares. É imprescindível comunicar à POUPREV, no prazo de 30 (trinta) dias de sua ocorrência, qualquer alteração nas declarações prestadas no ato de sua inscrição, inclusive em relação aos beneficiários, sob pena de ser suspenso o pagamento de benefícios. Produzido apenas para a divulgação ao empregado da Patrocinadora, o manual não substitui o Estatuto e o Regulamento, entregues na mesma oportunidade, cujo conteúdo prevalece, nas dúvidas eventuais. Lembramos que os contatos com a POUPREV podem ser feitos pelos telefones (61) e ou pelo pouprev@poupex.com.br. A gestão da POUPREV poderá ser acompanhada pelo site (

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA PARA OS PARTICIPANTES: manutenção, na aposentadoria, de padrão de renda próximo ao do período em atividade; formação de uma poupança de longo prazo; segurança, mesmo

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - BENEFÍCIOS OFERECIDOS O Plano de Benefícios FAF oferece os seguintes benefícios aos seus participantes, ou aos dependentes de participantes falecidos: I - quanto aos participantes: - suplementação

Leia mais

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul Manual Explicativo do Plano de Benefícios II da Fundação Enersul Novembro 2014 PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A Fundação Enersul é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, instituída pela Empresa Energética

Leia mais

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 1/11 CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 CUIDAR DO SEU FUTURO É O NOSSO NEGÓCIO! 2/11 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Junho/15 Benefícios programados na modalidade de Contribuição Variável (CV); Benefício programado determinado de acordo com capitalização dos recursos vertidos pelos Participantes e Patrocinador, acumulados

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE

CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE PLANO DE BENEFÍCIOS PREVPLAN Plano de previdência complementar dos servidores titulares de cargos efetivos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo,

Leia mais

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016 Regulamento do Plano Prever Junho, 2016 MODALIDADE CD CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA - O valor da contribuição é conhecido no ingresso; - O benefício varia de acordo com o tempo, contribuição e dos rendimentos

Leia mais

Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação

Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação PLANO PETROS 2 PREMISSAS DA SUA ESTRUTURAÇÃO O PLANO PETROS-2 será estruturado na modalidade de Contribuição Variável, nos termos da legislação aplicável

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - Quem pode ingressar no Plano de Benefícios FAF? O Plano de Benefícios está fechado ao ingresso de novos Participantes desde 01.01.2003. 2 - Como são fixadas as contribuições mensais dos Participantes

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência.

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. O que é o OABPREV/RS? CARTILHA DO PARTICIPANTE O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. Quem instituiu o OABPREV/RS? A Ordem dos Advogados

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD SISTEMA PREVIDENCIARIO NO BRASIL Previdência no Brasil Regimento Geral (INSS) Previdência Complementar Regimento Próprio Servidores Públicos Entidade Aberta Entidade

Leia mais

Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev

Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev Sou participante ativo (contribuo para o Plano RP4) ou assistido (recebo benefício do Plano RP4) Este material foi produzido para

Leia mais

CARTILHA DO PLANO CELPREV

CARTILHA DO PLANO CELPREV CARTILHA DO PLANO CELPREV O QUE É O CELPREV? O CELPREV é um plano de contribuição definida, também conhecido como plano CD, que nada mais é do que uma poupança individual na qual serão investidos dois

Leia mais

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado Entenda mais sobre O Plano Copasa Saldado Apresentação Senhor (a) Participante: Ao publicar este material, a Fundação Libertas tem por objeto facilitar o entendimento e a disseminação dos principais dispositivos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de informá-lo, de forma simples e precisa, sobre os principais pontos do Plano SERGUS de Benefícios na modalidade de Contribuição Definida (CD), baseado no seu

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

Cartilha. plano corporativo

Cartilha. plano corporativo Cartilha plano corporativo Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao FAMÍLIA PREVIDÊNCIA Corporativo, Plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

Plano de Benefícios CV-03

Plano de Benefícios CV-03 1/7 Plano de Benefícios CV-03 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/7 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário cujos benefícios

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA CARTILHA EXPLICATIVA QUEM É A DATUSPREV? A DATUSPREV é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar que tem por objetivo administrar o Plano de Benefícios CIASCPREV, instituído pelo CIASC para seus

Leia mais

Plano de Benefícios CD-05

Plano de Benefícios CD-05 1/5 Plano de Benefícios CD-05 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/5 1 Apresentação A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada, que tem como objetivo

Leia mais

PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN

PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN NÍVEL DE COBERTURA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Benefício da Previdência Social em % do Salário Final (R$) 100% 90% Teto INSS = R$ 5.531,31 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% Previdência

Leia mais

DE PARA JUSTIFICATIVA

DE PARA JUSTIFICATIVA CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES Art. 2º. Para efeito deste Regulamento entende-se por: XXX. Resgate: Instituto que prevê o recebimento do Saldo de Conta por ocasião do desligamento do Plano DentalUNIPrev; XXX.

Leia mais

PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN

PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN NÍVEL DE COBERTURA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Benefício da Previdência Social em % do Salário Final (R$) 100% 90% Teto INSS = R$ 5.531,31 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% Previdência

Leia mais

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF A Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, órgão que regulamenta e fiscaliza os fundos de pensão no Brasil, aprovou em 13 de

Leia mais

Cartilha. plano associativo

Cartilha. plano associativo Cartilha plano associativo Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao FAMÍLIA PREVIDÊNCIA Associativo, plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido Cartilha do Plano de Benefício Definido 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefício

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Cota Resgate Elegibilidade Institutos Você sabe o significado destes termos?

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II Cartilha do Plano de Benefícios II 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefícios

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV

REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV Í N D I C E GLOSSÁRIO... 4 CAPÍTULO I DO OBJETIVO...7 CAPÍTULO II DOS MEMBROS...7 SEÇÃO I DOS PATROCINADORES...8 SEÇÃO II DOS PARTICIPANTES...8 SEÇÃO

Leia mais

Consulte o assunto relacionado a sua dúvida e caso não encontre o esclarecimento necessário, Fale Conosco por ou pessoalmente na Previcel.

Consulte o assunto relacionado a sua dúvida e caso não encontre o esclarecimento necessário, Fale Conosco por  ou pessoalmente na Previcel. PERGUNTAS E RESPOSTAS Aqui os participantes e assistidos têm acesso às principais dúvidas sobre o plano de benefício. As perguntas mais solicitadas pelos participantes estão agrupadas por tema. Consulte

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Plano TelebrásPrev Junho/15 Sumário O que é um Plano de Benefícios Conheça a Sistel Plano TelebrásPrev Regras Gerais Plano TelebrásPrev - Benefícios Plano TelebrásPrev - Custeio Plano TelebrásPrev - Institutos

Leia mais

RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003.

RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. Dispõe sobre os institutos do benefício proporcional diferido, portabilidade, resgate e autopatrocínio em planos de entidade fechada de previdência complementar.

Leia mais

Plano de Previdência Complementar UnileverPrev

Plano de Previdência Complementar UnileverPrev Plano de Previdência Complementar UnileverPrev O PLANO PPCU Não existe garantia no valor do benefício do plano. O benefício que você receberá ao se aposentar pelo plano dependerá de 3 fatores: VOLUME PERÍODO

Leia mais

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV?

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV? O SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social foi criado no dia 2 de fevereiro de 2004. O SEBRAEPREV é o Plano de Benefícios administrado pelo Instituto, e possui todas as unidades do Sebrae

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II

PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II MIGRAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO! Conheça as principais diferenças entre o Plano de Benefícios PORTOPREV (Plano I) e o Plano de Benefícios

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO PREVIDENCIAL B DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL P R E V I R B

REGULAMENTO DO PLANO PREVIDENCIAL B DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL P R E V I R B REGULAMENTO DO PLANO PREVIDENCIAL B DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL P R E V I R B CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - O presente Regulamento Previdencial tem

Leia mais

C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV

C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV 2 CARTILHA INPELPREV Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao INPELPrev, Plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria.

É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria. DEFINIÇÃO DO PL ANO CD É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria. CARACTERÍSTICAS DO PL ANO CD Cada Participante possui

Leia mais

Manual do Participante

Manual do Participante Manual do Participante Plano de Benefícios PROCEMPA PREV SUMÁRIO O que é o PROCEMPA PREV?... 3 Quem pode participar do PROCEMPA PREV?... 3 Quem pode ser Beneficiário do Participante no Plano?... 3 Quais

Leia mais

O que você quer ser quando envelhecer

O que você quer ser quando envelhecer O que você quer ser quando envelhecer Entenda como funciona o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul - OABPrev-RS. 2 01 02 03 O que é OABPrev-RS?

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS

CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS A ECOS Fundação de Seguridade Social do Banco Econômico S/A é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, e a sua finalidade é

Leia mais

Regulamento de Benefícios Plano D

Regulamento de Benefícios Plano D Regulamento de Benefícios Plano D Introdução Você está recebendo a. Nela você encontrará um resumo das principais características do plano. O Plano D é um plano moderno e flexível que adota o modelo de

Leia mais

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO II ATIVOS Conheça, compare, decida. Quer ter mais gestão sobre o seu benefício de aposentadoria? Um dos

Leia mais

O Que é o ARYSTA PREV. Quem pode participar do ARYSTA PREV. Como aderir ao Plano. Quem pode ser Beneficiário do Participante no Plano

O Que é o ARYSTA PREV. Quem pode participar do ARYSTA PREV. Como aderir ao Plano. Quem pode ser Beneficiário do Participante no Plano SUMÁRIO O Que é o ARYSTA PREV...3 Quem pode participar do ARYSTA PREV...3 Como aderir ao Plano...3 Quem pode ser Beneficiário do Participante no Plano...3 Vantagens de aderir ao Plano...4 Como Funciona

Leia mais

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios II Plano Misto

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios II Plano Misto Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios II Plano Misto Resgate Elegibilidade Portabilidade Você sabe o significado dos

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO AURORA PREV PLANO DE BENEFÍCIOS INSTITUÍDO PELA COOPERATIVA CENTRAL OESTE CATARINENSE

MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO AURORA PREV PLANO DE BENEFÍCIOS INSTITUÍDO PELA COOPERATIVA CENTRAL OESTE CATARINENSE MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO AURORA PREV PLANO DE BENEFÍCIOS INSTITUÍDO PELA COOPERATIVA CENTRAL OESTE CATARINENSE 1 SUMÁRIO O que é o AURORA PREV?... 3 Quem pode participar do AURORA PREV?... 3 Quem

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS Capítulo A.7. Dos Institutos Legais Obrigatórios A.7.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Normal previsto neste Regulamento

Leia mais

SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I

SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I Abril 2016 COMO SERÁ O PLANO FECOMÉRCIO PLANO DE ACUMULAÇÃO DE RECURSOS, ONDE O BENEFÍCIO SERÁ RESULTANTE DESSES RECURSOS ACUMULADOS NA DATA DA APOSENTADORIA.

Leia mais

Novo cenário, maiores benefícios

Novo cenário, maiores benefícios Manual de Aderentes Novo cenário, maiores benefícios A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) aprovou a implantação do Plano de Benefícios Previdenciários PrevAmazônia (CNPB nº.

Leia mais

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 Nome: Matrícula: Prezado (a) participante Refere-se: CP Prev Sociedade Previdência Privada Tendo em vista o término do seu vínculo empregatício, nesta data,

Leia mais

C A R T I L H A C E R A N P R E V

C A R T I L H A C E R A N P R E V 02 Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao CeranPrev, Plano de Benefícios desenhado para oferecer uma aposentadoria num modelo moderno e flexível. A cartilha explicará,

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Sumário DEFINIÇÕES 05

Sumário DEFINIÇÕES 05 Sumário INTRODUÇÃO 04 DEFINIÇÕES 05 1. O que é um plano de previdência complementar? 05 2. O que é um Fundo de Pensão? 05 3. O que é a SÃO FRANCISCO? 05 4. O que é o Codeprev? 05 5. Quais são as modalidades

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS Capítulo B.8. Dos Institutos Legais Obrigatórios B.8.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Suplementar previsto neste Regulamento

Leia mais

R E G U L A M E N T O DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA

R E G U L A M E N T O DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA Pág. 0 R E G U L A M E N T O DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA SUPRE FUNDAÇÃO DE SUPLEMENTAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Aprovado pela Portaria N.º 227, de 16/05/2016, da Diretoria de Análise Técnica da Superintendência

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF do

Leia mais

MANUAL PARTICIPANTE. Plano Vida. Junho 2008

MANUAL PARTICIPANTE. Plano Vida. Junho 2008 MANUAL DO PARTICIPANTE Plano Vida Junho 2008 CAGEPREV - FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR APRESENTAÇÃO Este é o MANUAL DO PARTICIPANTE da CAGEPREV, material explicativo que descreve, em linguagem

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV

REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA POUPREV Sumário Í N D I C E GLOSSÁRIO... 4 CAPÍTULO I... 7 DO OBJETIVO... 7 CAPÍTULO II... 7 DOS MEMBROS... 7 Seção I... 7 Dos Patrocinadores... 7 Seção II...

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o Plano RP de Previdência Complementar das Universidades

Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o Plano RP de Previdência Complementar das Universidades Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o Plano RP de Previdência Complementar das Universidades Clique sobre a pergunta para acessar a resposta 1. O que é Previdência Complementar? 2. O que é a SP-PREVCOM? 3.

Leia mais

PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES

PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES INFORMATIVO N.º 165-13/07/2010 http://www.cbsprev.com.br Central de Atendimento 08000-268181 Caro(a) Participante, Para a melhor compreensão

Leia mais

5. Como fica a situação de quem não migrar para o InovaPrev?

5. Como fica a situação de quem não migrar para o InovaPrev? Perguntas InovaPrev 1. O que é o InovaPrev? É um plano de previdência complementar moderno, patrocinado pela Fundação CPqD, Instituto Atlântico, Já, STIC, Padtec e PSG Telecom. Sua administração é feita

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV DATUSPREV Sociedade de Previdência Complementar CIASC Plano CIASCPREV CNPJ 10.605.283/0001-59 CNPB 2009.0009-19 Órgão Regulamentador PREVIC Ministério da Previdência Social

Leia mais

C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v. Foz do Chapecó. Prev

C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v. Foz do Chapecó. Prev C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v Foz do Chapecó Prev 2 CARTILHA FOZ DO CHAPECÓ PREV Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao Foz do Chapecó Prev, Plano

Leia mais

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM Cartilha do Participante Previdência Complementar CASFAM APRESENTAÇÃO Caro (a) Participante, Preparar-se para o futuro, podendo aproveitar o período de aposentadoria com saúde e conforto, implica controlar

Leia mais

Manual. do Participante Plano TRENSUB PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB

Manual. do Participante Plano TRENSUB PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB Manual do Participante Plano TRENSUB PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB 1 Sumário O que é o TRENSURB PREV? 3 Quem pode participar do TRENSURB PREV? 3 Quem pode

Leia mais

Plano PBS-Telebrás. Junho/15

Plano PBS-Telebrás. Junho/15 Plano PBS-Telebrás Junho/15 Plano PBS-Telebrás Benefícios programados e de risco na modalidade de Benefício Definido (BD); Benefícios programados e de risco são determinados conforme regra de cálculo préestabelecida

Leia mais

Regras básicas do seu. Plano de Benefícios

Regras básicas do seu. Plano de Benefícios Regras básicas do seu Plano de Benefícios 1 2 índice 3 3 3 4 4 4 5 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 9 Apresentação Inscrição Cancelamento Institutos Obrigatórios Contribuição Joia Salário-de-Participação Salário-Real-de-Benefício

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE. Índice

MANUAL DO PARTICIPANTE. Índice MANUAL DO PARTICIPANTE Introdução 1.Sistema de Previdência 2. Baneses Estrutura Organizacional Patrimônio Quadro Social da Baneses Índice 3.Inscrição de Participantes O que é necessário para me inscrever

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Instituto Banese de Seguridade Social 1. APRESENTAÇÃO

Instituto Banese de Seguridade Social 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada com o objetivo de propiciar aos participantes do plano SERGUS, informações sobre os seus direitos e deveres de forma clara e precisa. É um material explicativo

Leia mais

Regulamento do Plano de Benefícios FAF CNPB

Regulamento do Plano de Benefícios FAF CNPB Regulamento do Plano de Benefícios FAF CNPB 1979.0006-38 Aprovado pela Portaria PREVIC nº 181, de 21/04/2016, publicada no Diário Oficial da União de 22/04/2016 Regulamento do Plano de Benefícios FAF Plano

Leia mais

II Encontro de Representantes Cuidar do seu futuro é o nosso negócio!

II Encontro de Representantes Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! II Encontro de Representantes - 2014 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! união paixão pertencimento sinergia Somos Regius Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! Vamos conhecer os planos de benefícios

Leia mais

SUPRE - Fundação de Suplementação Previdenciária REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA

SUPRE - Fundação de Suplementação Previdenciária REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA Pág. 0 REGULAMENTO DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS DA SUPRE FUNDAÇÃO DE SUPLEMENTAÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONTENDO ALTERAÇÕES REFERENTES À ADEQUAÇÃO À RESOLUÇÃO CGPC N.º19/2006, APROVADAS ATRAVÉS DA PORTARIA N.º

Leia mais

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Quem somos? Entidade Fechada de Previdência Complementar que administra os Planos de Previdência dos empregados do Grupo Rhodia. Plano SolvayPrev

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Previdência Complementar Previdência Complementar Fechada Organizações sem fins lucrativos (Fundos de Pensão) PREVIC Aberta Organizações com fins lucrativos (Seguradoras e bancos) SUSEP é uma previdência

Leia mais

O melhor da vida é feito em parceria

O melhor da vida é feito em parceria O melhor da vida é feito em parceria O Plano de Benefícios Previdenciários da SICOOB PREVI é uma importante ferramenta de planejamento financeiro para o futuro. A iniciativa de seu empregador em lhe proporcionar

Leia mais

Cartilha do Regulamento do Plano CelgPrev. Cartilha do Regulamento do Plano CelgPrev

Cartilha do Regulamento do Plano CelgPrev. Cartilha do Regulamento do Plano CelgPrev Cartilha do Regulamento do Plano CelgPrev 1 Apresentação A ELETRA apresenta, nesta cartilha, um resumo com os principais pontos do Regulamento do Plano CelgPrev, disposto em formato de perguntas e respostas

Leia mais

FUNDAÇÃO "ATTILIO FRANCISCO XAVIER FONTANA" REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS CNPB Nº Introdução

FUNDAÇÃO ATTILIO FRANCISCO XAVIER FONTANA REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS CNPB Nº Introdução O presente texto corresponde ao inteiro teor do Regulamento do Plano de Benefícios CNPB nº 19.790.006-38 em vigor, administrado pela Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana, compreendendo as disposições

Leia mais

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D Alterações no Regulamento do Plano de D Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de D, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo Alterações no Regulamento do Plano de A Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de A, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES...

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... ÍNDICE FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... 10 Participante Ativo... 10 Participante Assistido...

Leia mais

Cartilha FBPREV. Agindo no presente, melhorando o futuro

Cartilha FBPREV. Agindo no presente, melhorando o futuro Cartilha FBPREV Agindo no presente, melhorando o futuro O FBPREV é um Plano de Benefícios da Fundação Banrisul de Seguridade Social, na modalidade de Contribuição Variável (CV), com características de

Leia mais

Gerdau Sociedade de Previdência Privada REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFICIOS PREVIDENCIÁRIO I SALDADO

Gerdau Sociedade de Previdência Privada REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFICIOS PREVIDENCIÁRIO I SALDADO Gerdau Sociedade de Previdência Privada REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFICIOS PREVIDENCIÁRIO I SALDADO ÍNDICE Capítulo Página I Do Objeto... 2 II Dos Membros... 3 III Do Salário Real de Benefício SRB e do

Leia mais

Manual do Participante

Manual do Participante Manual do Participante Plano de Benefícios BBTUR PREV SUMÁRIO 1. O que é o BBTURPREV?...3 2. Como funciona o Plano BBTURPREV?...3 3. Quem pode participar do BBTURPREV?...3 4. Quais são as vantagens em

Leia mais

FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO

FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO CNPB nº 1993.0011-74 03 de janeiro de 2019 CAPÍTULO VI - DAS RECEITAS E DO PATRIMÔNIO DO PLANO Artigo 17 - As contribuições

Leia mais

Benefícios Destinados aos Beneficiários Suplementação de Pensão Suplementação de Auxílio-Reclusão... 16

Benefícios Destinados aos Beneficiários Suplementação de Pensão Suplementação de Auxílio-Reclusão... 16 Índice Pág Apresentação... 02 Administradora do Plano... 03 Patrocinadores do Plano... 04 Características do Plano... 05 Participantes... 06 Beneficiários e Designados... 07 Vantagens... 08 Salário de

Leia mais

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI Manual Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI O melhor da vida é feito em parceria O Plano de Benefícios Previdenciários da SICOOB PREVI é uma importante ferramenta de planejamento financeiro

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 PARTICIPANTES... 8 Participante Ativo... 8 Participante Assistido...

Leia mais

I S B R E REGULAMENTO PLANO DE BENEFÍCIOS II CNPB Nº Aprovado conforme D.O.U nº 239 de Portaria nº 1.952

I S B R E REGULAMENTO PLANO DE BENEFÍCIOS II CNPB Nº Aprovado conforme D.O.U nº 239 de Portaria nº 1.952 I S B R E REGULAMENTO PLANO DE BENEFÍCIOS II CNPB Nº 20010024-83 Aprovado conforme D.O.U nº 239 de 13.12.2007 Portaria nº 1.952 S U M Á R I O CAPÍTULO I - Finalidade e Definições... 3 CAPÍTULO II - Da

Leia mais

Regulamento do Plano de Benefício I da Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul FAPERS PBD-I

Regulamento do Plano de Benefício I da Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul FAPERS PBD-I Regulamento do Plano de Benefício I da Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul FAPERS PBD-I CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO INTRODUTÓRIA Índice CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES CAPÍTULO

Leia mais

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS XIII XIV "Índice de Reajuste": significa o índice geral de aumentos salariais concedidos pela Patrocinadora 3M do Brasil Ltda., desconsiderados os aumentos reais. O Conselho Deliberativo poderá determinar

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Fundação Baneste de Seguridade Social - BANESES Anexo I Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO FUNDAMENTAL. Material Explicativo Plano Fundamental 1

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO FUNDAMENTAL. Material Explicativo Plano Fundamental 1 MATERIAL EXPLICATIVO PLANO FUNDAMENTAL Material Explicativo Plano Fundamental 1 Material Explicativo Plano Fundamental 2 A Nestlé sabe da importância do bem-estar e da saúde física e mental de seus colaboradores,

Leia mais

FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PLANO A/B

FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PLANO A/B FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PLANO A/B ÍNDICE Capítulo I - Condições Gerais 4 Capítulo II - Condições Específicas do Plano A 15 Capítulo III - Condições Específicas

Leia mais

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano Saldamento do REG/Replan e Novo Plano 1 NOVOS CAMINHOS A FUNCEF apresenta duas novidades aos associados: o Saldamento do REG/Replan e o Novo Plano de Benefícios. Neste site, você tem a oportunidade de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO MULTI PATROCINADO Versão atualizada em atenção às exigências da Previc.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO MULTI PATROCINADO Versão atualizada em atenção às exigências da Previc. CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º O presente Regulamento estabelece os direitos e obrigações dos patrocinadores, dos participantes, dos beneficiários e da Fundação SICOOB de Previdência Privada SICOOB PREVI,

Leia mais